View Full Version : Aldulterações à imagem...
Tenho tido oportunidade de comparar ligações digitais com ligações analógicas. Notei que as ligações analógicas proporcionam uma imagem mais rica, com cores mais vivas, mais juicy!
Será que isso não será uma adulteração ao original, mostrado por ex. com uma ligação digital? Não será o nosso gosto influenciado por uma paleta de cores mais rica em detrimento da imagem "como deve ser"?
Cumps.
miguelbarroso
07-03-2005, 14:39
O que sucede a meu ver, é que a ligação digital, sendo mais analítica, poderá fazer transmitir o sinal tal como ele é, para o projector ou plasma. No entanto estes aparelhos poderão estar concebidos para tirar maior partido das "deficiências" dos sinais analógicos, e por conseguinte, a imagem por ligação digital "perder alguma graça". Isto associado a uma "juventude" destas ligações e protocolos, fará com que em muitos casos se obtenha pior imagem com uma ligação digital.
Recordo-me agora, de no AVSForum, muita gente se queixar do efeito "black-crush", resultante de transformar o sinal HDMI em DVI... ora se é digital, e é supostamente compatível, não deveria haver qualquer problema, né? pois, mas parece que não... (já agora, o "black-crush" é uma basicamente uma compressão ao nível dos pretos/cinzas escuro - de tal modo que fica tudo com pouca gama dinâmica nestes tons)
M.
Alguém reparou num teste na Audio deste mês em que o Themescene só tem entrada DVI, mas ao lado no plástico tem qualquer coisa como "para entrada HDMI usar o adaptador HDMI/DVI".
Agora, se é isto que provoca o black-crush a themescene ia fazer isto???
IMHO as ligações digitais ainda estão muito verdinhas... pode ser que venha a dar frutos, mas para já ainda não me convenceu.
miguelbarroso
07-03-2005, 16:11
Pois, não sei... mas se derem um salto ao AVSForum e fizerem uma busca por black crush encontram mais informações - parece que o efeito ocorre apenas com algumas combinações de aparelhos... enfim, o usual "alinhamento dos astros"... :-/
M.
Problemas de compatibilidades... ou incompatibilidade de personalidades!!! :eheheh:
Tenho observado diariamente as duas ligações, e se a digital cativa e vicia pela superior definição e recorte, a analógica vicia pela paleta de cores.
Há quem diga que essa paleta de cores é rica demais, que o mundo não é assim. Só quem nunca foi aos Açores é que pensa assim... :MrGreen: :MrGreen: :MrGreen:
Maverick
07-03-2005, 18:03
O que sucede a meu ver, é que a ligação digital, sendo mais analítica, poderá fazer transmitir o sinal tal como ele é, para o projector ou plasma. No entanto estes aparelhos poderão estar concebidos para tirar maior partido das "deficiências" dos sinais analógicos, e por conseguinte, a imagem por ligação digital "perder alguma graça". Isto associado a uma "juventude" destas ligações e protocolos, fará com que em muitos casos se obtenha pior imagem com uma ligação digital.
Eu acho que as ligações analógicas per se não têm nenhuma deficiência. Se os DAC's e ADC's no leitor e PJ forem bons e o cabo de ligação a acompanhar, não há razão para que esta ligação seja pior do que o suposto 'digital perfeito'. Por outro lado, as próprias ligações digitais também estão sujeitas a processamento e conversões, pelo que o conceito de 'pureza' associado às ligações DVI e HDMI está um bocado 'marketizado'.
A mim parece-me que se por um lado as ligações digitais podem ter maior potencial pela simplicidade de ligação e eliminação de conversões, por outro lado têm inerentes outras limitações, privilégio do reino digital, que recomendam alguma prudência. Como dizes, ainda é uma tecnologia um bocado verde, e IMHO, talvez não seja a mais adequada ao formato DVD...
Quanto à questão inicial, talvez o nosso benchmarking em termos de paleta de cores seja com o que estamos habituados no cinema. IMHO os filmes apresentam normalmente uma paleta de cores diferente do que a que consideramos de 'real' (aliás podemos ver isso bem quando fazemos um video caseiro com uma camara. Não tem nada a ver, pois não?). Os filmes em cinema têm a tal componente 'juicy' que identifico mais facilmente numa ligação analógica do que na digital.
Mav
miguelbarroso
07-03-2005, 18:15
Eu acho que as ligações analógicas per se não têm nenhuma deficiência.
Por isso eu coloquei "deficiências" entre aspas ;) :MrGreen:
M.
Oi Mav,
Tenho tido a oportunidade e acima de tudo o prazer de "discutir" contigo esta problemática. Ainda hoje me lembrei de ti porque, retirei o cabo HDMI e assiti a um concerto no Royal Albert Hall por componentes. Aquelas cores são viciantes...
Questão: Quando falas em processamento e conversões nas ligações digitais, referes-te a quê?
Eu por acaso faço o meu benchmarking com o que vejo na vida real (aiiiii, está a parecer TVI :snif:) e as gravações com camaras de tira colo nunca me serviram de inspiração, exactamente porque se afastam da minha visão da vida real, o que eu vejo não é decididamente o que eu gravo. Bom, alguns videos caseiros são agradáveis, mas isso são outros 500... :-P
Abraço
Maverick
08-03-2005, 12:40
As pessoas às vezes pensam que por a ligação ser feita no domínio digital, os '0's e '1's do disco são entregues aos pixeis do display inalterados, mas, na realidade há muito processamento digital da imagem desde o disco até ao display e esse processamento também gera artefactos. Como sabes, eu não desvalorizo o conceito do HDMI e DVI (aliás até já referi como solução óptima um DVD com saída SDI), mas, há outros aspectos que me parecem ter maior impacto na imagem e que tenho visto por aí fora serem negligenciados em detrimento das saídas digitais. As pessoas preferem um DVD marca branca com saída HDMI/DVI a um bom leitor com saída por componentes.
IMHO (e pensando exclusivamente em Video) é mais importante a qualidade do MPEG decoder e do deinterlacer (e eventualmente outros elementos no sistema, como as fontes de alimentação) do que o facto de ter ou não saída digital.
Um bom exemplo disso é o que podes ver no site do hometheraterhifi onde eles testaram o DV79 da Arcam tanto em HDMI como por componentes analógico e o resultado da performance é identico (à excepção do "image cropping").
Mav
João Lopes
14-03-2005, 14:00
é pá desculpem lá mas eu não acho as gravações assim tão más o:)deve ser porque voces nã têm cameras çoni :duh: :duh:
uma pergunta: o que é SDI????
Ligação digital no domínio profissional.
A saída é idêntica à coaxial para audio. Neste caso o cabo passa video.
Lowrider
15-03-2005, 15:34
SDI transmite o sinal que está no disco, sem processamento, ao contrário de DVI e HDMI, excepto alguns leitores que têm a opção HDMI interlaçado, por exemplo os Arcam...
marcolopes
05-11-2005, 19:17
Tendo em conta que os sinais do formato DVD são gravados em RGB (formato component), não acredito que a "conversão" dos sinais para o formato DVI/HDMI (que SEPARA o RGB e envia o sincronismo de forma autónoma), vá melhorar em nada a qualidade de imagem.
E depois, lá por ser DIGITAL, não quer dizer grande coisa... a discussão é sempre a mesma e o resultado tb: Nada como TESTAR.
Através das especificações TÉCNICAS dos formatos, NADA garante que um seja melhor que o outro. Partindo do princípio do "Keep It SIMPLE", Se Component está no disco, COMPONENT sai do DVD... nada de conversões. Por outro lado, se os cabos DVI tivessem a mesma qualidade que um cabo Component, teriamos uma MANGUEIRA de bombeiros a atravessar a nossa sala... :-p
Com um formato digital podes enviar uma maior bandwidth, produzida artificialmente, certo, para o plasma/projector, etc... Equivale um pouco ao oversampling que se faz em audio antes de passar o sinal digital ao DAC. Penso que é comum concordar que esta técnica produz melhor som. Idem para a imagem ;-)
Quanto à qualidade dos cabos, não podes comparar o nível de exigência de um cabo para fazer passar sinal analógico com um para fazer passar sinal digital. O primeiro tem que tentar preservar o sinal as-is, evitar interferências, não introduzir ruídos, etc. O segundo é tolerante, só tem que fazer passar o sinal good-enough que dê para produzir os mesmos bits na outra ponta.
eu uso ligação hdmi e não me queixo. mas por acaso até era giro experimentar com componentes para ver outra coisa: deixar o deinterlacer do proj actuar e ver se faz um melhor trabalho.
mav, pato, num querem cá vir um dia e trazer um bom cabinho comp? pode ser só meio metro...
bom, tb posso pedir para experimentar um acoustic zen ao antónio quadros... e o hdmi da acoustic, quem sabe se faz diferença pro meu qed.
quanto às ligações digitais, uma coisa é serem boas, outra coisa é serem baratas...
há tempos dizia o jvh que uma ligação hdmi bem implementada com bons chips saía mais cara que muitos dos leitores que as têm. por isso se calhar muitas acabam com tão mau resultado. já vi por aí criticas a um panasonic baratucho em que diziam que a saída hdmi era péssima.
por isso, como nos cds, lá por ser uma saída digital não pensem que os bits vão ser todos iguais, e que um nadzeco de 150€ tem a mesma saída digital que um transporte da mark levinson...
quando comprei o meu leitor tb era a melhor saída hdmi que havia no mercado nessa altura. e agora quero um melhor...
mas que me parece à partida que as ligações digitais são o futuro e que evitar de todo a passagem por sinais analógicos só melhora a coisa, isso sim.
e quem está habituado a fotografia digital tem bem essa noção. mas nesse domínio tb há camaras e camaras... e ópticas são importantissimas. quando um projector custa pouco mais que uma boa objectiva para uma maquina fotográfica tb dá que pensar...
Boas..
Nesta thread a única coisa que acho que posso dizer sem me enganar muito é relativamente à palete de cores. Como é mais que sabido não há nenhum filme a sair para o cinema sem que as cores sejam alteradas de um forma ou de outra. Se olharmos para os filmes da Triologia Senhor dos Aneis (e só para não ir mais longe9, estes serão 99% editados nesse aspecto. Mas isto já sabe, a palete de cores tem de reflectir o ambiente físico e psicológico da situação. Assim como o desejado por quem filme e realiza o filme.
Numa nota mais específica hhá uma marca, julgo ser a Panasonic, que implementa nos seus Plasmas um algoritmo dedicado a fazer umas ligeiras deturpações nas cores. Através de um estudo a marca ficou a saber as cores que, por normal, o olho humano mais gosta e como tal toca a agradar ao cliente. o algoritmo tende a facilitar a projeção das cores mais agradaveiis ao olho. Ou seja, quem tem Panasonic pode andar enganado com o que anda a ver. ehehe!!!
MAs qual será melhor? ver aquilo que o realizador entende que devemos ver ou aquilo que é mais agradavel?
Fonte. um primo cuja vida revolve à volta de montar projectores e sistema AV profissionais. :)
Espero que não tenha saido muito do tópico.
Cumprimentos:
Pedro Vouga