View Full Version : Bi-cablagem...
No seguimento do tópico crossover, a seguinte dúvida se levanta:
- haverá alguma implicação no uso da bi-cablagem, o tipo de xover? Ou seja, há algum tipo de xover que "funcione" melhor com bi-cablagem? Ou tanto faz e os benefícios/malefícios da bi-cablagem são independentes de que xover as colunas utilizam?
Cumps.
Lowrider
07-03-2005, 16:50
Como podem ver no artigo anexo bi-cablagem modifica, (estraga), o sinal e consequentemente o som, agora há que goste de tudo...* ::)
http://www.sonicdesign.se/biwire.html
Tanto faz o tipo de xover, IMHO...
Lowrider
08-03-2005, 15:15
Disclaimer: Nunca testei bi-cablagem nem bi-amplificação... :nao:
Mas pelo que leio e pelas experiências de algumas pessoas credíveis, concluo que a reacção dos drivers à amplificação, particularmente dos woofers, provoca diferenças de fase, e outros "problemas", no sinal, com bi-whatever essas diferenças só afectam os amplificadores dos ditos woofers, por isso os tweeters não sendo afectados, vão estar incoerentes com o resto...
Estes argumentos são coerentes para mim, por isso nunca tive curiosidade de testar...
As minhas já longinquas Mission 733I tocavam melhor bicabladas do que com um conjunto de cabos. Depois da minha experiencia apenas posso sugerir que oiçam e tirem conclusões.
São ideias, eu não noto qualquer desfasamento quando opto pela bi-cablagem, e diga-se o que se disser se há onde por vezes noto diferênça é no agudos.
Com Bi-Amplificação nem se fala, e há colunas onde a bi-amplificação é obrigatoria devido ao seu tipo de construção e o seu fabricante defende que não afectará qualquer coerência no alto-falante.
Eu não sou um defensor da bi-qualquer coisa , apenas sou defensor dos testes pessoais.
Amiguinhos, hoje vou experimentar bi-amplificar a central.
Há problema de utilizar cabos diferentes para o efeito? Para o woofer usava o Dali e para o tweeter usava o Cable Talk 3.1? O comprimento dos cabos deve ser idêntico?
Gracias e Abraço
Lowrider
14-03-2005, 17:54
No problem com cabos diferentes...
Até pode ser que um seja "bom" para os graves e o outro os agudos.
Liguei... e desliguei. Fica para a próxima. :-P
João Lopes
15-03-2005, 14:11
Não sendo a favor nem contra, experimentei na central e pareceu-me que ganhei no extremo agudo e que a inteligibilidade das vozes ficou melhor - logo ficou bicablada.(á...e ficou com cabo supostamente pior :duh:)
Também experimentei com a central. Prefiro como está, a ser aplificada pelo receiver Sony.* :-[
Com o Sony as vozes "saem" da tela, bi-amplificada as vozes "saem" da coluna...* :huum:
marcolopes
30-11-2005, 18:42
Já testei a bi-cablagem e a bi-amplificação. Não gostei nem de um nem de outro.
No que toca á bi-cablagem, e com CAbos de marca diferente, apenas consegui uma MISTELA. Se já é difícil encontrar o cabo certo, encontrar 2 CABOS certos é do pior...
Na Bi-Amplificação, consegui perder a musicalidade das colunas...
Mas é como tudo! Nada como TESTAR.
Em alguns casos será mesmo obrigatória a bi-amplificação (mas nesses casos estamos a falar de colunas PREPARADAS para serem bi-amplificadas, não apenas de mais um PAR de binding-posts :lalala:)
A bicablagem é um tópico que começou a ser falado em meados dos anos 80. Como muitas vezes acontece, foi recebido como uma espécie de panaceia. Isto teve um efeito perverso : a possibilidade de bicablar passou a ser um must (a febre já passou em boa parte) e a sua não inclusão era, do ponto de vista de marketing pouco inteligente ...
Na maior parte dos casos a presença de dois pares de terminais é apenas isso: marketing. O benefício ou malifício da utilização de bicablagem depende em primeiro lugar da forma como o x-over está desenhado. Nos casos em que o fabricante acha que a bicablagem não é tecnicamente recomendável, deveria vende-las (e os fabricantes mais sérios costumam fazê-lo) com apenas um par de terminais...
Dito isto, já tive resultados mistos com a bicablagem, embora - mesmo nos casos em que esta se mostra benéfica - eu ache que o resultado mais efectivo passa pela utilização de um cabo de melhor qualidade e uns bons shunts (de preferência utilizando o mesmo cabo.
just my 2 cents ...
o_erro_de_descartes
os meus cabos vêm preparados para bicablagem. os condutores estão divididos em 4 grupos que nos terminais do amp se juntam 2 a 2, e nos das colunas se terminam em 4 forquilhas.
as minhas colunas vêm "não prontas" para monocablagem... ie, têm 4 terminais, 2 para cada via, e nem trazem nenhum vestigio de shunt... não deve ser por o fabricante achar que tocam melhor monocabladas.
sorry, não consigo perceber como é que:
o sinal que cada driver recebe, vindo por cabos exactamente iguais, fica desfasado
enquanto se um driver o receber via cabo e outro o receber passando por um shunt que na maioria das vezes é dum mau condutor (niquel) mesmo que dourado, vai ficar com mais coerencia de fase....
deve ser por não ser engenheiro...:duh:
lowrider, aquele artigo tb não me convence...
então...
What does this sound like? Well, usually, just as you may expect from physics, it appears as a change in the reproduction of space and sound stage. Often, the first impression is that the "biwired" sound presents extended "dimensions", more "air", and is more "living". The impression after a week or month, however, is that all recordings sound very much alike, and the "airiness" appears on all records. It does not even sound like air anymore, instead more like a slime that pollutes every record you play. No wonder, since it is not a real, recorded quality but a "speaker characteristic" added to all reproduced material. "Sameness" is another word for it.
tenham dó...
melhor espacialidade e melhor reprodução do ar à volta e do decay é o que se ganha quando se melhora a qualidade.... tb é o que se ganha quando se muda de cd para sacd...
eu sou da altura em que a amplificação em configurações activas estava na moda. e o que se ouvia era justamente a tradução duma melhoria da coerencia!! e um maior controle!
e se a "moda" não se manteve não foi por falta de qualidade!! foi pq... imaginem o que é vos proporem comprar 3 powers stereo da naim com fontes de alimentação à parte para um par de colunas activas...
não é isso que pega, o que pega é o barato, e aí é que se ganha dinheiro: o que deu mais lucro à apple? o ipod... o que é que a malta curte ouvir? mp3... infelizmente a moda nunca vai atrás da qualidade, senão estavamos todos a ouvir sacd. por mim garanto-vos que depois de ouvirem a sério deixam de querer comprar cds...
por mim, hei-de tentar biamplificação... when funds allow...
marcolopes
01-12-2005, 02:24
Isto pelo "acho" não vai lá.
São precisas medições. O sinal eléctrico tem muito que se lhe diga!
Dividir o sinal á saída do AMP, por mais "parecidos" que os cabos sejam,
vai resultar SEMPRE (digo eu) em sinais diferentes, com tempos diferentes ao chegar ás colunas.
Isto para não falar nas variáveis de Impedância do Amp/colunas & Resistência do cabo...
Não é pelo sinal ser dividido em condutores diferentes que este vai chegar mais "puro" ás colunas, ou com mais ou menos "detalhe".
Para mim o "Bi-wire" é como tentar dividir um cabo de interligação em 4 CABOS distintos...
Não penso que o "melhor espacialidade e melhor reprodução do ar à volta e do decay" se estava a referir a melhor separação e localização instrumental... mas sim a um efeito que não é de todo desejado, e é induzido por alterações no sinal que não deviam lá estar!
Quando falamos de "Bi-AMP" AÍ se calhar já perderia tempo a fazer mais uns testes... com alguns tipos de colunas e os cabos certos (e comprimentos certos!) os resultados podem ser animadores! Mas biwire? Sorry...
MikeF, tens razão quando dizes que "a moda nunca vai atrás da qualidade". Isso é verdade practicamente em TUDO... mas não deites as culpas ao IPod! o Ipod PODE ::) ser usado com mp3... no meu caso uso-o com WAV purinho! Abaixo disso, não, obrigado. O Lossless da Apple não é mau, Não uso por outras razões.
Bernstein
01-12-2005, 12:02
Eu, eu relação à bicablagem, como em relação a quase tudo, perfiro ver, (neste caso ouvir), para crer.
No caso das minhas P5, experimentei monocabladas (com o shunt), bicabladas, e depois ainda experimentei com os dois pares de cabos mas deixando o shunt.
Como gostei mais de ouvir foi mesmo bicabladas.
Porque isto de ir só pela lógica, lembra-me o menino Zézinho, que qd vai para a escola, todas as manhãs, toca nas campainhas da vizinhança toda.
LOGICAMENTE, deviam chamar-lhe "o tocador de campainhas"
Mas não...
É o filho da p#%&# do 5º esquerdo ! ;)
os meus cabos não são parecidos, são iguais... as divisões são iguais...
o que não é igual aos cabos é o shunt!
e não percebo pq é que as impedancias são diferentes se os cabos se unirem nos bornes do amplificador... e não são se meterem o shut nos bornes da coluna...
os meus cabos não são parecidos, são iguais... as divisões são iguais...
o que não é igual aos cabos é o shunt!
e não percebo pq é que as impedancias são diferentes se os cabos se unirem nos bornes do amplificador... e não são se meterem o shut nos bornes da coluna...
A impedancia varia com a frequência. No primeiro caso vais ter diferentes frequências a "circular" pelos cabos devido aos filtros das colunas. Além de que esses filtros devem ter impedancias diferentes um do outro, e a impedancia que o amplificador vai "ver" é o resultado da impedancia do cabo+impedancia do filtro.
Assim por alto acho que é mais ou menos isto. :huum:
Após vários testes com as minhas colunas (as 804) prefiro bicablagem. O som fica mais encorpado e consistente. Fiz vários testes e cheguei a essa conclusão.
Com as 801 não noto grandes diferenças.
O TEXUGOrato
31-12-2008, 00:02
Olá.
Este tópico atira-se para 2005. No entanto, para mim a dúvida persiste:
Sendo as minhas colunas, umas colunas com possibilidade de bicablar e com um shant em formato tubular e de origem, pergunto-vos obviamente sem experiemtar:
Parece-vos lógico que o fabricante (Quad) faça insistencia á bicabagem e biamplificação nas suas instrúções quando fornece estes "pauzinhos dourados" (3mm de diametro)?
Tenho os cabos ligados aos bornes de baixo e os tais pauzinhos (shunts) a ligar aos de cima.
Posso tirar os ditos paus, dividir, os cabos e mandar uma ponta para cada lado.
Bicablar puramente com os prós e contras que tenho lido.
ESquecer tudo e não bicablar
Ou ainda descarnar 10 ou 15 centimetros e enfiar de baixo para cima e fazer o contacto total dos bornes.
O que me aconselham como ponto de partida? Esta tanga da bicablagem é MKT, ou verdade?
Sinceramente acho que: segundo vocês dizem, se a baixa capacitancia é mais que suficiente e eficaz, se ao dividir um cabo de alta capacitancia em dois para bicablagem, não estarei a conseguir uma baixa capacitancia dividida por dois e logo eficáz?
abraços
Na minha opinião para já deves retirar os shunts de origem das colunas e descarnar mais um pouco o cabo de modo a que ele próprio sirva de shunt.;)
Um dia experimentas com mais cabos...
vinilsuporter
31-12-2008, 18:54
Na minha opinião para já deves retirar os shunts de origem das colunas e descarnar mais um pouco o cabo de modo a que ele próprio sirva de shunt.;)
Um dia experimentas com mais cabos...
os shunts não estão ai a fazer nada, só atrapalham.
nunca me passaram pelas mãos colunas que "exigissem" bicablagem. a pouca experiência que tenho com bicablagem diz-me que nos casos que experimentei ela não melhorava em nada o som, pelo que optei no caso das MA em usar o cabo de coluna a unir os pernos de baixo aos de cima como se um shunt se tratasse. para ajudar á festa, os cabos internos de cablagem das colunas são os mesmos que uso para a ligação ao amplificador (cyrus solid core).
os shunts não estão ai a fazer nada, só atrapalham.
Na verdade eles são indispensáveis ou corres o risco de só ouvires o tweeter ou o drive.
O que se pode fazer é shunts de cabo igual ao das colunas ou aproveitar o mesmo cabo, descarnando-o para unir os 2 terminais.
Como diz o povo, os shunts são nossos amigos.:declare:
M Figueiredo
31-12-2008, 20:43
O que os shunts (que em português significa +- "ligação directa", estão a fazer é estabelecer uma ligação que poderia estar no circuito dos crossover e não está para dar a possibilidade de se fazer a bi-cablagem.
Se as colunas têm 4 bornes, é indispensável que se utilizem "shunts". Podem ser os que acompanham as colunas e são retiráveis no caso de se pretender a bi-cablagem, ou podem (como eu e muito boa gente faz), ser feitos com o mesmo cabo que alimenta as colunas. Basta, como foi já dito, fazer passar o cabo pelos dois bornes de baixo e de cima, da mesma polaridade.
Em teoria a bi-cablagem deveria ser vantajosa. Para além de duplicar a secção do cabo, ainda separa as eventuais sobrecargas no cabo dos graves, causadas pela energia induzida pela bobina do woofer. Na prática se o é, eu não notei nada. O mais certo é trazer também alguns malefícios, que anulam os eventuais ganhos. Aumentam a capacitância????
vinilsuporter
31-12-2008, 21:10
pato disse: Como diz o povo, os shunts são nossos amigos
yo digo: no me lo creo (en la forma tradicional de los shunts).
M Figueiredo
31-12-2008, 21:27
Pois.
Também sabemos que a qualidade condutora dos shunts de origem pode ser duvidosa. Então, se confiamos no condutor que utilizamos do amp até à coluna, para quê usar um diferente entre os bornes dos graves e os dos agudos?
Eu diria mais: Porque não shuntar também a entrada do sinal nas placas de ligação? Nas minhas "meninas", em todas elas, tenho os bornes de entrada também shuntados. O cabo vai directamente ao primeiro contacto do crossover. Enfim... Manias.
Isso é outra conversa, que shunts usas.
Agora que eles são indispensáveis, são. :vinsent: