View Full Version : DAB (rádio)
Miguel Linhares
07-03-2005, 19:35
Devo confessar que ando extremamente curioso (e pelos vistos não sou só eu ;)), já estive inclusivamente para comprar a placa DAB para o meu T32. Mas… já alguém efectivamnte ouviu uma emissão DAB? Vale a pena?
Lowrider
07-03-2005, 19:53
Pensei nisso há uns tempos, mas como só havia as estações da emissora nacional desisti...
Miguel Linhares
07-03-2005, 20:09
Sim, a limitação do número de estações é um problema. Não percebo como é que não se dissemina mais, género UK ou mesmo Alemanha.
Pois, a oferta de emissão que existe neste momento em Portugal é de facto limitada, no entanto a sua qualidade é excelente.
Lembro-me de estar a ouvir uma entrevista e sentia-se o ar em torno do microfone, as reverbações da sala estavam vincadissimas, notavam--se perfeitamente as paredes do estudio de gravação, éra perceptivel com clareza o aproximar e o afastar do locutor ao microfone.
No entanto há o reverso da moeda, na Alemanha não sei como está, mas na Inglaterra as emissões por via digital estão a gerar grande polémica, nos principios éram notorios estes avanços que descrevi num qualquer receptor (coisa que via analogica só era conseguida e nem sempre com investimentos incalculaveis por parte dos audiofilos que se dedicavam ás ondas de frequência), neste momento nem os melhores receptores tiram partido do seu potêncial simplesmente porque nos últimos tempos as rádios a emitir via digital quase quadriplicaram e a largura de banda permaneceu a mesma e ainda com a agravante de cada vez mais informação estar a ser enviada como nome da musica, artista, e informações várias.
Não prevejo nada melhor para Portugal, mas...
(e pelos vistos não sou só eu ;))
Hare you talking to me?! o:)
Pois é, ando a pensar comprar um rádio e já que ia gastar dinheiro, aproveitava e comprava um com BAB, mesmo que a oferta não seja muita.
Claro está que não estou a pensar gastar muita guita num rádio, por isso estava a pensar num Sony, quanto muito um Pure ou Cambrige.
Um que gosto muito é o HK, mas estéticamente fica muito longe dos restantes elementos na rack.
Miguel Linhares
07-03-2005, 22:53
Hare you talking to me?! o:)
Of course. Eu ando já há vários anos curioso com o DAB, e temos a vantagem de mandar o sinal digital para o processador.