PDA

View Full Version : Subwoofers...

Lowrider
11-03-2005, 16:33
Antes só gostava de ouvir com xover a 60 hz ou menos, o baixo parecia menos rápido que das colunas, acima dessas frequências...

Desde que têm Superspikes e cabos de corrente VDH, uso-os até aos 100 hz, com a mesma qualidade de baixos, mais as vantagens de menos trabalho das colunas, (menos distorção, mais dinâmica), e menos ressonâncias na central e nas surround que estão nos cantos... :Yes:

Pato
11-03-2005, 17:10
Eu não tenho sub... :duh:

Enquanto tive o Quake + SuperSpikes + VdH, era-me impossível colocá-lo nos 100Hz. O Quake não é um Strata, só tinha 1 o que trazia problemas de direccionalidade, e a integração com as colunas estava muito porreira, testada cientificamente com o SPL e aquele programa marado do Mav. :eheheh:

Xavier
11-03-2005, 17:27
Com o meu Strata V tenho o xover a 80hz. O som ganha uma dinâmica fabulosa. E o Strata é muito competente entre os 16-99hz. O resultado final é fabuloso. :Yes:

Lowrider
11-03-2005, 18:06
Quando tiveres dois, um atrás de cada coluna, até podes subir para os 100 hz sem "ouvir" os subs...

chivato
14-03-2005, 11:42
Falando em subs...

Actualmente tenho o ganho no processador a 0db e o volume do sub por volta das 11h. Nalguns discos tenho que reduzir o volume um pouco, senão o sub sobressai em relação ao resto do som.
Como é que fazem em relação a esta situação? Encontraram o compromisso perfeito entre os 2 volumes?

Será que as ressonâncias da sala não estão a deixar atingir o máximo das capacidades do strata?

Lowrider
14-03-2005, 14:35
Eu, sempre que possível, tenho o volume no processador a zero e ajusto nos subwoofers, o mesmo com as distâncias das colunas, mesmo que não sejam exactamente iguais, quanto menos processamento melhor... :nao:

Pato
17-03-2005, 11:34
António, explica-me uma coisa:

- Se colocas os 2 subs a trabalharem até aos 100hz, não tens problemas de direccionalidade? Do que sei, não os tens ligados por hi-level, usas a gestão de baixos do Krell. E como tens um spliter, os 2 são solidários, funcionando em mono. A ouvir musica por ex. em DPL II, a info que devia ir para as traseiras, vai para os subs colocados na frente, sendo que ainda tens uma gama direccional de 20 a 30hz no minimo... :huum: O que devia ir para a coluna esquerda, é reproduzido pelos 2 subs também. :huum:

É isto, ou estou a ver mal o filme? :-[

Xavier
17-03-2005, 11:51
António

Os dois Subs seriam uma solução optima, mas, para mim, só possível numa sala dedicada. :duh:

Pato
17-03-2005, 12:46
Não os consegues "esconder" atrás das SF? :huum:

Kraal
17-03-2005, 12:52
Eu tenho o meu nos 80Hz e só ligado por low-leve. Em stereo uso o Direct+sub. Para já é o melhor que consigo fazer, vamos ver se com umas colunas a irem mais baixo, posso alterar a configuração.

Lowrider
17-03-2005, 13:58
Pato,

No problem, para começar o baixo é na maior parte das vezes mono, mesmo quando não é, com dois subs, ou duas colunas, a tocar o mesmo sinal ouves o som do meio...

Quanto às surround, em DPLII tocam o mesmo que as da frente, mais atenuado, por isso o baixo vindo da frente não faz nenhuma diferença, em DVDs, os efeitos especiais geralmente estão no LFE de qualquer maneira...

Mais, não te esqueças que as surround estão nos cantos, por isso o baixo é atenuado pelo bass management e reforçado pelas paredes, sentado aqui ao PC, oiço as Signum com todo o corpo, nada dá a sensação de vir lá da frente, baixos, claro... Com o xover mais abaixo oiço muitas ressonâncias aqui atrás...

Pato
17-03-2005, 14:26
(...)Quanto às surround, em DPLII tocam o mesmo que as da frente, mais atenuado(...)

Como é que fazes isso??? Cortesia do processamento do Krell? A central já sei que está atenuada, só com aconchego. Mas também dá para colocar o mesmo som do canal frontal, nas traseiras? Um 2 x stereo? :-P

Lowrider
17-03-2005, 14:33
Calma aí, mais ou menos o mesmo, não é informação discreta, é extraída dos canais da frente, capisce... :huum:

Kraal
17-03-2005, 14:49
Um 2 x stereo? :-P

O NAD fazia isso e tb tansformava as surround num sistema stéreo. Ou seja, as quatro u só as surround.

Lowrider
17-03-2005, 14:54
Acho que a maioria dos receivers/processadores tem um modo "all speakers stereo", com esse ou outro nome, mas não uso, só usava antes de ter DPLII...

Pato
17-03-2005, 14:54
António,

Mas o funcionamento do canal surround em DPL II não é solidário com o canal frontal, nem discreto. É uma miscelânea... O que eu estava a pensar é que o Krell permitia seleccionar o que coloca nas surround, à semelhança do que o que o TAG faz. Do género, permitir colocar exactamente a mesma info nas surround mas atenuado. *:huum:

Kraal,

Isso tb o meu receiver faz. Não é isso que estou a dizer, estou a falar de parametrização do DPL II. *:-*

Xavier
17-03-2005, 15:00
Não os consegues "esconder" atrás das SF? :huum:

Não tenho espaço.

Xavier
17-03-2005, 15:03
Pato,

Off topic. Existe um post de Powercords que está preso ao topo da lista sem ter posts novos.

Pato
17-03-2005, 15:11
É o cromo do Orpheus que quer que a gente não se esqueça do teste aos powercords... :eheheh:

Lowrider
17-03-2005, 15:23
Não é bem isso que o TAG faz, mas o Krell faz o mesmo... 8)

Pato
17-03-2005, 15:27
O que faz, explica sff... :poing:

Lowrider
17-03-2005, 15:51
Varia a mistura, mais ou menos sinal da frente para trás, acho eu de que... :huum:

O mesmo com o canal central, mais ou menos mistura da direita com a esquerda, e ainda tem a opçãp Panorama, que "alarga" o palco...

Além disso o Krell tem DPLII Matrix especial para fontes mono, tipo TV, fantástico, e com a vantagem que as regulações mencionadas não o afectam, só o nível dos canais, por isso está afinado à maneira para TV e CDs ao mesmo tempo... :Yes:

DPLII cinema não gosto, quase só toca o canal central com musica...

miguelbarroso
17-03-2005, 16:04
António, essas opções já estão disponíveis na maior parte dos receivers actuais... fantástico foi a TAG em 1999 já ter isso.

No entanto continuo a preferir o Circle Surround (da SRS Labs, agora já na sua versão II) para ver TV (em comparação com o DPL II - mesmo o do TAG). A separação de canais é superior, a simulação do surround é francamente mais bem conseguida - mas como os SRS Labs têm uma expressão declaradamente inferior ao Dolby Labs, quase ninguém ouve falar no CS...

M.

Lowrider
17-03-2005, 16:17
Independentemente da qualidade do Circle Surround, que nunca ouvi, só podes comparar o que ouviste no teu sistema, digo eu... o:)

E a maior parte dos receivers ainda não tem estas afinações todas, nem o 3805 tem... :snif:

miguelbarroso
17-03-2005, 16:34
epá, então o SR7400 é uma ganda máquina :P :-P já tem a opção panorama, tem center width, e tem o dimension (a que lança mais ou menos sinal das frontais para as traseiras)

Acho que o 3805 tb deve ter estas opções todas, pois é daquelas coisas que estão cada vez mais banalizadas nesta gama de receivers (e até em inferiores)

M.

Pato
17-03-2005, 16:37
Isso é que o meu já na tem... mas tem uma luzinha azul quando descodifica DD/DTS. o:)

Lowrider
17-03-2005, 16:44
Só se o 3805 do meu irmão tinha falta de software... ;)

miguelbarroso
17-03-2005, 16:52
António... vais ter de ir a casa do teu irmão afinar aquilo melhor, pois ficaram coisas por fazer :MrGreen:

páginas 42-43 do manual do 3805 - panorama, dimension e center width...

:MrGreen: :MrGreen: :eheheh: :Yes:

M.

Lowrider
17-03-2005, 17:08
As surround ainda não estão ligadas no sistema do meu irmão, se calhar por isso não aparece a opção, eu tenho ideia que procurei, mas nesta idade nunca se sabe... :huum:

Pato
17-03-2005, 17:16
Nunca se sabe se é do peixe, se é da gaija... :eheheh:

Lowrider
17-03-2005, 17:25
Só se misturares as duas coisas, eu cá não misturo, ou peixe ou... :nao:

adomingos
17-03-2005, 23:15
Falando em subs...

Actualmente tenho o ganho no processador a 0db e o volume do sub por volta das 11h. Nalguns discos tenho que reduzir o volume um pouco, senão o sub sobressai em relação ao resto do som.
Como é que fazem em relação a esta situação? Encontraram o compromisso perfeito entre os 2 volumes?

Será que as ressonâncias da sala não estão a deixar atingir o máximo das capacidades do strata?

Chivato, curioso que os settings que temos são os mesmos, 0dB e 11h! Também sinto esse problema, depende dos discos. E sofro sem dúvida do problema das ressonâncias na sala, no entanto depois de tanto mexer, desisti, agora oiço sempre com as configurações que estão...

Lowrider
18-03-2005, 08:59
Fazes bem, o sistema é para ouvir musica e ver filmes, não para andar sempre a mexer... o:)

Inverso
31-07-2011, 23:36
Tenho um passivo ao qual ligam as colunas principais, e um activo com alimentação claro ligado ao amplificador, um sony topo de gama (Receiver), eu sei que Marantz é muito melhor, ou NAD até, mas na altura foi para ter tudo sony, comprei o dvd em andorra em 2000, desde 1995 que vejo fimes home cinema, primeiro em vhs, depois dvd, um som espetacular com as mission (principais), som fabuloso, mesmo a ouvir a antena 3 à sexta à noite e ao sabado à noite (house, dance, techno... etc)

No computador estou sempre (quase sempre) a ouvir a mix, tenho trafego ilimitado, apesar de ter muito pouca velocidade há dias que faço 25 Gigas... está lá na minha gestão de conta do kanguru....