PDA

View Full Version : How To......ajustar a imagem

Maverick
18-03-2005, 19:54
Há uns dias troquei umas impressões com um instalador profissional de sistemas de HT e aproveitei para lhe perguntar como afinava os projectores nos seus clientes, nomeadamente o brilho, contraste e cor. A resposta foi: a olho ::). Em algumas lojas é raro ver discos de referência com imagens de teste e a ideia com que fico é que os lojistas parecem agarrados ao passado e ao conceito de que os displays se afinam até a imagem "parecer natural".

Por isso é que depois acontecem situações caricatas: ao entrar numa loja onde estava um PJ a ser demonstrado, o lojista afinou os parâmetros a olho usando (neste caso) o DVD do Hulk. Depois de concluída a afinação ficámos a ver um bocado do filme. Tudo estava aceitável até a uma das cenas finais onde se dá o combate com o progenitor, sendo que a imagem é predominantemente escura. Resultado, o PJ estava tão bem afinado, que não se via literalmente NADA. :snif:.

Pessoalmente, não me consigo imaginar a fazer o setup do meu (ou qq projector) sem recorrer a imagens de teste e tenho pena de não ter um analisador de cor para afinar correctamente a temperatura de cor. Tipicamente uso o "reverse gray ramps" para a temperatura de cor/contraste/brilho, o "Pluge" para o brilho e as cores com o auxílio do filtro.

Como é que vocês habitualmente configuram os Vossos displays?

Mav

Lowrider
18-03-2005, 20:16
Queres mesmo saber... :eheheh:

Daffyduck
18-03-2005, 20:48
tenho o AVIA e o DVE.

calibrei o meu PJ com o T2... :duh: o DVE ainda não tive pachorra de lhe pegar depois do stress que foi mexer naquele DVD sem lógica nenhuma. O avia é muito bom, mas nem tive muito tempo ainda , nem com os primeiros testes, achei que a imagem precisasse de calibração.

Para a PS2 noutro dia peguei no Colin Mcrae 4 e mudei a calibração toda porque no teste não conseguia ver as letras....

:lalala:

Pato
19-03-2005, 13:47
Como é que vocês habitualmente configuram os Vossos displays?

Uso um Mav!!! :poing:

chivato
20-03-2005, 15:23
Embora vocês tenham mais experiência que eu neste campo, até agora tenho usado o DVE.
Interessante é ter afinado a Vitros de um amigo com os testes que vêm no DVD do Indiana Jones e agora voltei lá com o DVE...
Eh eh ::) Praticamente não mexi em nenhum valor que tinha deixado da 1ª vez. Somente mexeu uns 2 pontos a menos com o filtro da côr.

Maverick
20-03-2005, 19:56
Se no caso da música muitas coisas derivam em alguma preferência pessoal, já no caso da imagem, acho que se consegue ganhar muito com um ajuste adequado. Por exemplo, a "gama dinâmica" da imagem (entre o branco e o preto) é definida com o ajuste correcto do brilho e contraste por forma a garantir que se consegue ver o maior número de gradientes possível e que com os pretos mais escuros possível.

Não é que não se consigam resultados aceitáveis com testes a olho, mas, consegue-se normalmente muito mais com um DVD de referência como o DVE ou o AVIA. A estrutura do DVE está tudo menos bem conseguida, mas como eu vou sempre ao mesmo sítio (test patterns), não me incomoda.

Mav

Pato
21-03-2005, 10:22
E mesmo assim convém dizer que até para afinar com o DVE é necessária alguma experiência, facto comprovado com a visita do Mav. Eu e o Hugo tinhamos afinado o meu PJ com o DVE e mesmo assim necessitou de alguns retoques. o:)

chivato
23-03-2005, 14:27
Necessito dar um "toque" na afinação de imagem da minha TV, por isso peço ajuda aos experts...

É assim... após afinação milimétrica com o DVE, noto nas cenas mais escuras alguma perda de definição, isto é, se houver um preto escuro seguido de um preto muito escuro praticamente só vemos o preto muito escuro.
Se colocar numas das afinações de fábrica (jogos p.ex.), vê-se perfeitamente as diferenças de tom, mas estragando o resto.

Que valor devo alterar para poder melhorar as diferenças nos pretos?

Lowrider
23-03-2005, 14:35
Só vejo uma solução, onde diz Sony, pôe Loewe...* :naosei:

Pato
23-03-2005, 14:38
Sim... para estar de acordo com a imagem que descreves, é melhor colocar Loewe. o:)

Lowrider
23-03-2005, 14:46
Mas ele está a descrever uma Sony, não é...* :huum:

Disclaimer: Eu não tenho nada contra a marca SONY... :nao:

Pato
23-03-2005, 14:47
Mal calibrada... :-*

Lowrider
23-03-2005, 14:49
Bem, a desculpa habitual para colunas é a sala, então a desculpa para as Sony é a calibração... :eheheh:

Maverick
23-03-2005, 14:53
Se com o reverse gray ramps no DVE consegues ver claramente todos os níveis, então o problema não está na afinação da TV mas na fonte. Ás vezes podem fazer-se alguns compromissos: podes aumentar um pouco o brilho perdendo densidade no preto se o display tiver dificuldades nos tons mais escuros.

Há um outro problema comum aos CRT's que reside no facto deles se comportarem de maneira diferente quando a imagem tem muito ou pouca intensidade de tons claros.
Também podes testar isso com o DVE e afinar o contraste e brilho num ponto intermédio.

Mav

Pato
23-03-2005, 14:56
Nop... acontece-lhe isso porque ele está a usar o DVE mal como eu estava.

Tipicamente uso o "reverse gray ramps" para a temperatura de cor/contraste/brilho

Por exemplo, a "gama dinâmica" da imagem (entre o branco e o preto) é definida com o ajuste correcto do brilho e contraste por forma a garantir que se consegue ver o maior número de gradientes possível e que com os pretos mais escuros possível.

Ele está a afinar com base no 1º teste e não no "reverse gray ramps"... *o:)

chivato
23-03-2005, 15:05
Mav, quando queres fazer uma visita a Cascais???

Podes escolher o queijo... :eheheh:

Maverick
23-03-2005, 15:17
Temos que combinar...Até 2ª não vou estar por cá, mas para a semana marcamos um almoço no sítio do costume e combinamos um Rally DVE para fazer uns setups.

Queijos é com o Pato. O último encontro foi muito bom, por isso não vejo razões para não contratarmos o mesmo serviço de catering :-P.

Mav

Lowrider
23-03-2005, 15:32
Aproveitam e vêm conhecer o David... :beer:

Ainda bem que há TVs que precisam de calibração, só que voçês se andam a esqueçer de me convidar... o:)

Pato
23-03-2005, 16:07
Isso não é verdade... :huum:

Lowrider
23-03-2005, 16:16
Águas passadas não movem moinhos... o:)

Mas se me oferecerem um plasma Sony, por exemplo o da caixa de controlo separada, podem cá vir a casa calibrá-lo, além da cerveja, até compro queijo se quiserem... :eheheh:

Pato
23-03-2005, 16:18
Ultimamente é mais Vinho Tinto e Queijo. Cerveja era dantes... o:)

Maverick
23-03-2005, 16:25
E não é um queijo qualquer....

Por mim é uma óptima oportunidade para conhecer o David ;)

Mav

Lowrider
23-03-2005, 18:03
Então fica combinado para sábado à tarde, depois vêmos as horas, podemos começar em casa do Hugo e depois vimos à minha... :poing:

Maverick
23-03-2005, 18:14
No próximo fds não posso, mas lá para 2 de Abril...

Mav

Lowrider
23-03-2005, 18:26
OK, 2 de Abril então...* :Yes:

Tinha-me esquecido que este fim-de-semana é a Páscoa, também não posso, tenho os filhos e netos cá em casa... :huum:

chivato
24-03-2005, 09:25
Case closed!!! :Yes:

Desta vez não vai haver cortes, senão... http://www.clicksmilies.com/s0105/waffen/violent-smiley-039.gif

Maverick
30-03-2005, 16:50
Ainda voltando à questão do reverse gray ramps (e porque me parece que ninguém o usa), para mim a importância reside no facto de podermos ver vários níveis de branco a preto o que permite não só afinar o brilho e contraste (nos extremos está o below black e o above white) como também a temperatura da cor.
Para este último, claro que se pode usar outras patterns como as janelas de IRE's, mas aí é uma a uma o que dificulta a coisa.

Hoje em dia os PJ's têm normalmente configurações pessoais para a temperatura de cor (normalmente com a possibilidade de mexer no "Gain" e "Offset") o que permite compensar por alguns desvios que normalmente todos os PJ's trazem nomeadamente o exagero dos vermelhos e dos azuis.
Para quem possa interessar, o "Gain" de R, G e B afecta os tons claros e o "Offset" os escuros. Naturalmente são interactivos e o objectivo é retirar a presença de qualquer cor nesta imagem.

Porque tipicamente o pessoal não se aventura muito por estes caminhos, acabamos por tentar compensar os desvios de cor com a manipulação da sua intensidade o que faz bem a umas coisas mas estraga outras.

Mav

Lowrider
30-03-2005, 17:01
Sabado mostras-nos isso tudo, pena que é numa Sony, porque a minha Loewe gosto mais descalibrada... :huum:

Será muito complicado medir a minha sala com o ETF, ou fica para outra altura... :???

Maverick
30-03-2005, 17:09
Nas TV's normalmente não há acesso a estas parametrizações, só brilho, contraste, cor e sharpness. Mesmo aqui, tipicamente não é possível um setting por entrada (que considero essencial). Ou seja, se a TV tiver uma imagem azulada, azar....

Não acredito que prefiras a tua Loewe descalibrada... No que toca à imagem, se nas tonalidades pode haver alguma preferência pessoal (embora eu considere que os standards são o ideal), já o brilho e o contraste definem se os pretos são mesmo pretos (ou se são cinzas) e a quantidade de detalhe nas sombras que a TV consegue mostrar (que eu sei ser uma coisa importante para ti, como aliás deve ser para todos, IMHO).

O problema com muitos CRT's é que os resultados variam com a intensidade de brilho existente na imagem que estivermos a usar para calibrar. Esta questão é inerente à tecnologia, melhor em alguns, pior noutros...

Vamos lá a ver se o meu filho não me passa a perna e adoece...

Mav

Lowrider
30-03-2005, 17:28
Dá-lhe vitaminas, e um bagaçito... o:)

chivato
31-03-2005, 10:18
Eu espero por vós depois de almoço... :MrGreen:

Ouvi dizer que o pato anda numa de cortes...:huum:

Pato
31-03-2005, 10:27
Vou pah terra... :-*

chivato
01-04-2005, 10:27
Como é que ficamos então????

Mav, podemos contar contigo?

Mais alguém vai?

Lowrider
01-04-2005, 10:51
Em principio o lpleao também aparece em minha casa, combinem as horas... :salute:

Maverick
01-04-2005, 14:01
Em princípio contem comigo. Só não sei ainda as horas... normalmente ao Sábado almoço bastante tarde, mas eu depois ligo.

Mav

chivato
01-04-2005, 14:21
Falamos amanhã então!

Maverick
04-04-2005, 00:27
Uma tarde bem passada, primeiro em casa do Chivato e depois na do Lowrider. Obrigado a ambos pelo convite :Yes:.

Apesar do primeiro objectivo em casa do Chivato ser fazer algum tunning na imagem, acabámos por estar mais tempo a ouvir uma músicas, agora com as novas adições (desde a minha última estadia), do Strata III do TAG AV32R e do DV27. Que diferença!

Satisfaz-me imenso poder estar a ouvir um sistema que, apesar de soar diferente do meu (que inevitavelmente acabamos por usar como referência, não em termos de benchmarking, mas de sonoridade), me fez bater o pé e despertar vontade de estar ali a tarde toda a ouvir disco após disco. Parabéns, Hugo, tens aí um sistema e peras.

Aproveitei também a oportunidade para matar saudades da FQ75 (também já morou uma lá por casa) e trocar algumas ideias sobre o ajuste da imagem. Uma vez que o Chivato já usava o DVE, IMHO os settings já estavam bem ajustados podendo ser alvo de um toque ou outro mas que já recai dentro do âmbito pessoal. Se voltasse a comprar um CRT este continuaria ainda hoje a ser a minha primeira escolha...

Como tempo era escasso, fomos então até casa do Lowrider ouvir o seu novo DaViD. Sempre que vou a casa dele ouço sempre um bom sistema o que dificulta, no regresso, estabelecer melhorias claras porque saio normalmente com uma imagem muito positiva. Sendo assim, quando lá chego, tento lembrar-me do que não gostei da última vez (o que não é nada fácil). Pedi-lhe para ouvir algo que me serve de referência e que não tinha gostado da última vez. Lembrei-me da 'Velha Infância' dos Tribalistas e posso dizer que pela primeira vez gostei plenamente de ouvir este tema lá em casa. O timbre das vozes perfeito, o grave linear. Perfeito!
Depois ficámos à mercê das suas escolhas musicais onde, pessoalmente, fui fulminado pelas 4 estações de Vivaldi (neste caso o Inverno). Fantástico!

Sempre mantive o que ouvi na sua primeira casa como a minha referência, e confesso que sempre senti que nesta sala/sistema havia sempre algo que não era tão bom como na outra. Agora, sinto que essa referência pode começar a cair no esquecimento. Este som é diferente, é certo (o grave, por exemplo, chega-nos mais ao estomago), mas é também excelente. E como está sempre presente a personalidade das Sonus Faber e do Strata (que também habitam a minha sala) sinto-me como se estivesse em casa :).

Com uma performance tão fantástica e um som que preenche todos os cm3 da sala, fica mais uma vez a sensação que o display é pequeno para o palco criado pelo sistema. Se não és muito de ver filmes nem tens paciência para baixar a luz sempre que quiseres ver, então um PJ não será para ti (se bem que um Sim2 com a tela a cair do tecto ficava aí a matar), mas já um plasmazito ou um LCD de 37"... acho que ficava muito bem, e se escolheres um com a moldura fina, até nem deve ocupar mais espaço que a Loewe. Agora que o sistema está como gostas, não te resta muito mais para ir..
O mesmo digo ao Chivato, quando o som do sistema começa a ficar tão bom, rapidamente concluímos que nada como um PJ para os filmes ganharem uma nova dimensão, e acredita que há soluções discretas. Depois verás como ficou cá em casa...

Mav

Lowrider
04-04-2005, 10:05
Quando eu fôr grande quero saber escrever reviews assim... :Yes:

Já disse que açeito um plasma ou um LCD, quando quiseres ofereçer... :-P

Manda mas é as fotos do sistema para eu actualizar, thanks... :salute:

chivato
04-04-2005, 10:47
Mav obrigado pela review simpática!!
Finalmente consegui colocar o som a um nível que me permite estar a ouvir um disco/concerto ou a ver um filme e não estar sistemáticamente à procura do que poderia melhorar.

Agora relativamente ao Theta do Lowrider, depois dos discos começarem a rodar, só ouvimos música por todos os lados. A resolução do som, o timbre do piano, as vozes, os pequenos pormenores são qualquer coisa de extraordinário.
Fiquei com a impressão que o som ficou mais doce (para a positiva). :huum: Têm a mesma opinião? ou sou só eu?

Lowrider
04-04-2005, 11:31
Esse "mais doce" é a diferença do timbre que acabava um pouco metálico entre os médios e os agudos... :Yes:

Pato
04-04-2005, 11:36
Esse "mais doce" é a diferença do timbre que acabava um pouco metálico entre os médios e os agudos... :Yes:

Era o que me acontecia mais com o AA dual mono e que com os mono blocos "amaciou" um pouco. Mesmo assim, o "cheiro a digital" permanece um pouco, só com um AV32 é que lá vai. Pelo menos quero acreditar nisso... o:)

Lowrider
05-04-2005, 12:23
Substitui as fotos na galeria, agora correspondem ao sistema actual... 8)

Pato
19-04-2005, 14:22
É verdade, chegaram a calibrar a Loewe ou é um caso perdido? :-*

Lowrider
19-04-2005, 15:30
Já vem calibrada, está incluido no preço... :-P

Maverick
20-04-2005, 19:28
Não deu tempo... Mas os CRT's são um bocado frustantes: têm pouco onde mexer :eheheh:

Mav