View Full Version : Drivers
Bom dia...
Sabendo que há vários tipos de material, tais como Papel, Kevlar, Metal, quais as diferenças entre eles, ups & downs? :huum:
António, please, links sim mas com um texto a acompanhar sff... :eheheh:
Lowrider
23-03-2005, 10:33
A palavra chave é COMPROMISSO, como sempre... :snif:
Esqueçendo a qualidade absoluta dos drivers, assumindo que são drivers de qualidade relativa equivalente, e simplificando muito... :huum:
1 - Metálicos vs papel ou plástico
Os drivers metálicos são mais rijos, dobram menos, mas têm ressonâncias mais fortes e mais perto da frequência em que são utilizadas, por isso precisam de xover mais "forte" ou de mais drivers para limitar a faixa de utilização
Os outros dobram, uns mais outros menos, mas quase não têm ressonâncias, permitindo xover de 1ª ordem e faixa de utilização mais larga, menos vias
2 - Woofers grandes, mais de 20 cms, vs pequenos
Os grandes movem mais ar com menos excursão, por isso têm menos distorção e/ou permitem maior volume de som, mas são mais direccionais nas frequências altas, obrigando a xover mais baixo, e são menos "rápidos" por terem mais massa, obrigam a caixas mais largas, o que normalmente implica pior imagem sonora
180 cms ou menos dispensam driver de médios, melhor imagem, mais rapidez, coluna mais barata por ter menos componentes, mas menos volume e maior distorção a niveis sonoros altos ou em salas grandes
As colunas antigas usavam woofers grandes de papel por este ser mais leve e amortecido, ainda há muita gente que jura que são os melhores, é ver os driver full-range, Fostex, Lowther, colunas Tannoy, etc...
Actualmente, por as casas serem mais pequenas e se ter desenvolvido novos materiais, a "moda" é woofer "sintéticos" de cerca de 150 cms, muito mais "bonitos", a maior parte do pessoal preocupa-se mais com a estética que com a qualidade do som, Miguel, diz-te alguma coisa... :-P
Em woofers, entre Kevlar, carbono, polypropileno, fibra de vidro ou o que seja, venha o diabo e escolha, o que interessa é a implementação, já os de metal normalmente exigem os xovers altos, o que, IMHO, afecta o som...
Nos tweeters, os mais comuns são de seda, teóricamente os de metal podem tocar frequências mais altas, será que isso interessa... :??? Mas os de seda já chegam alto que chegue e sobre, o da minha CC2 vai a 30 khz, e os ring-radiator vão ainda mais alto, os de materiais exóticos, tirando topo de gama como berilium e diamante, não me convencem, mais uma vez por exigirem xovers altos... :nao:
Lowrider
23-03-2005, 18:24
Já agora aqui vai a lista de materiais dos drivers que tenho em casa, sem contar com o do Tivoli que não sei de que é feito...* :P
Papel nos REL
Fibra de carbono nas EAII
Polipropilene na CC2
Fibra de vidro nas Signum
Seda todos os tweeters
Além disso os tweeters das minhas colunas não são arrefecidos a ferrofluid, por isso são mais "rápidos", usa-se o dito como arrefercimento dos tweeters para estes aguentarem mais potência, mas amortece um pouco, como é óbvio... 8)
miguelbarroso
24-03-2005, 00:14
Tal como o pato referiu, excelente post, este do António... :Yes:
a maior parte do pessoal preocupa-se mais com a estética que com a qualidade do som, Miguel, diz-te alguma coisa...
Em relação a esta questão, concordo, e enfio a carapuça em certa parte. Para mim um aparelho tem de ser bonito. Se está à vista, tem mesmo de ser bonito e integrar-se na minha sala. É claro que se tivesse uma sala dedicada para HC, então talvez a exigência começasse a baixar.
Mas não se confunda, que não aceito algo que toque declaradamente mal, só porque é bonito. É certo que isto dificulta as coisas, e obriga a certos compromissos - mas eu sou uma pessoa de compromissos. Em tudo o que faço, gosto de algum equilibrio. No que diz respeito a hifi e HC, sou incapaz de aceitar um produto que toque bem, mas que tenha um mau interface, que seja bonito, mas que toque mal, que tenha uma imagem boa, mas que nem sempre funcione... enfim. É óbvio que se tivesse um orçamento muito mais alargado (no geral, pois não é só "nisto" que torro as patacas), secalhar investiria num sistema onde poderia conjugar o visualmente espetacular com o sonicamente impressionante - sempre com um funcionamento irrepreensível.
M.
Lowrider
24-03-2005, 14:14
Se vires bem, também tenho preocupação com a estética, tive de fazer alguma concessão com o rack e o que nele está, não é que os aparelhos não sejam bonitos, até são, mas não deixa de ser um trambolho no meio da janela... :huum:
De qualquer maneira, a função às vezes sobrepôe-se, até "impressiona" as visitas, sem ofender estéticamente, é fácil compreender que para atingir alta qualidade de AV nesta sala não havia alternativa, as madamas ficam muito bem impressionadas com as colunas e sempre reparam e elogiam as ditas, sem criticar o resto, que por sua vez é alvo da atenção dos machos que se babam todos, o que mais impressiona é a central, todos pensam que é um subwoofer, ninguém repara nos Strata, estão muito bem dissimulados atrás das colunas... :Yes:
Resumindo, concordo com as preocupações estéticas, mas sem sacrificar o objectivo, eu cá acho que tu sacrificaste o teu, acho que queres mais do que vais conseguir com o receiver, por isso andas a explorar outras soluções... :snif:
Eu prefiro pôr os ovos todos no mesmo cesto, gozo mais com UM bom sistema que com um compromisso na sala, outro na salinha, outro no escritório, outro no quarto, outro no armário, capisce... :naosei:
miguelbarroso
24-03-2005, 16:58
Resumindo, concordo com as preocupações estéticas, mas sem sacrificar o objectivo, eu cá acho que tu sacrificaste o teu, acho que queres mais do que vais conseguir com o receiver, por isso andas a explorar outras soluções... :snif:
A opção, ou "sacrilégio" de não ter ficado com o TAG foi muito além da estética (pois até gosto bastante do "look" do mesmo) - entre outros, prendeu-se mais ao factor de o mesmo me obrigar a entrar num percurso de aquisições a curto prazo que não seriam compatíveis com as necessidades actuais. Como referi, não foi o único motivo, mas foi o principal.
Quanto aos sistemas existentes no resto da casa, nem contam, pois são "restos de coleção", e mesmo que os vendesse, o retorno seria tão pouco que nem vale o esforço (para não falar que "preciso" deles onde estão)
Para já ficou de parte. Quem sabe se daqui a uns tempos as coisas não mudam de figura.
M.
Lowrider
24-03-2005, 17:14
Não penses que te quero criticar, só estou a pensar alto, exagerei um bocado com esses sistemas todos para passar a minha mensagem, na realidade referia-me às tuas incursões "exotéricas", ou não, no power digital, fazer amplificadores, DACs esquesitos, you know what I mean... :-X
Estive muitos anos sem som como deve ser, desde que avariou o transformador para o sistema que trouxe do Canada, tinha outras prioridades, como a maioria das pessoas, nem sempre há "vagar" para estes hobbies caros, e tinha outros sistemas, um no quarto dos miudos, outro no meu, ligado ao PC, etc... o:)
miguelbarroso
24-03-2005, 17:43
(...) na realidade referia-me às tuas incursões "exotéricas", ou não, no power digital, fazer amplificadores, DACs esquesitos, you know what I mean... :-X
Ah, isso... essa ideia surgiu mais pelo gozo de construir algo, não pelo objectivo de vir a ter algo muito bom - apenas considerei isso pois os T-amp são mesmo baratos (30 USD) e como até tenho jeitinho para fazer "coisas", pensei nessa ideia.
M.
Lowrider
24-03-2005, 18:34
Fazes bem, não estou a criticar, embora pareça... :huum:
Lowrider
26-03-2005, 12:12
Miguel, e este... :luz:
http://www.michael.mardis.com/sonic/maunakea.htm
miguelbarroso
26-03-2005, 12:56
Que chaleira mais feia!!! :duh: eu pretendo fazer algo mais bonito... :MrGreen:
No entanto no que diz respeito ao interior, parece que o senhor percebe do assunto... boa fonte de informação :Yes: obrigado!
M.
Lowrider
26-03-2005, 17:37
É, os gajos lá no Audio Asylum primeiro queixaram-se de publicidade descarada, mas acabaram por dizer que, como tinha a info necessária para duplicar a máquina, até era util... ::)
... tirando topo de gama como berilium e diamante, não me convencem, mais uma vez por exigirem xovers altos... :nao:
olá ppl, já cheguei... :-P
Por falar em drives de diamante, esta semana estive ao pé de umas 801D, dentro da caixa >:( >:( (uma até estava na rua, devia ter chegado na hora).
A loja tinha uma boa colecção de colunas B&W e outras, inclusive SF. Foi pena o gajo ser tão antipático, do tipo FdPut@.
Ainda lhe perguntei se iam estar em exposição/audição, mas disse que só para a semana ou para a outra. Tinha de arranjar espaço, isso era verdade.
Lowrider
14-04-2005, 19:25
Dar algum desconto por ser fabricante, mas coincide com a minha opinião... *:Yes:
http://www.vmpsaudio.com/dc11.htm
Reparem no que ele diz do ferrofluid, afinal não inventei... *:nao:
http://www.vmpsaudio.com/dc21.htm
Lowrider
18-04-2005, 18:21
Interessante sem ser técnico demais, e com exemplos... :Yes:
http://www.nutshellhifi.com/library/speaker-design2.html