PDA

View Full Version : Questão sobre bass managemant...

Pato
29-03-2005, 10:07
Porque é que no meu sistema só consigo colocar as frontais em large? Não tenho qualquer espécie de vontade mórbida em colocar todas a large, só queria compreender... :duh:

As colunas que me dão mais problemas são as surround, se as colocar em large, causam-me uma ressonância chata. A central também mas mais comedida. :naosei:

chivato
29-03-2005, 10:13
Tens o sub presente?

Lowrider
29-03-2005, 10:27
Será por as outras colunas estarem encostadas à parede, e cheias de mobília à volta... o:)

Pato
29-03-2005, 10:37
Chi,

Não tenho sub... :'(

António,

Provavelmente. o:) Mas mesmo sendo colunas de surround? No teste de resposta em frequência do DVE aquela porcaria é intragável. :duh:

chivato
29-03-2005, 10:47
Provavelmente é feitio do receiver sony... :huum:

Lowrider
29-03-2005, 10:51
Porque é que julgas que tenho o xover a 100hz... ::)

Normalmente não se nota muito nas surround por estarem baixinho e serem mais pequenas, mas as ressonâncias estão lá... :naosei:

Lowrider
29-03-2005, 14:39
Experimenta, pôe as 805 no lugar das surround e mede a resposta, alias basta encosta-las à parede... :eek:

Mas há muito mais problemas com o bass management, por exemplo, normalmente, (a maior parte dos processadores e receivers), primeiro aplicam o time delay correspondente à diferença de distância que marcamos, só depois tiram e misturam o baixo, resultado uma misturada de sinais atrasados com adiantados, por isso tenho as minhas todas à mesma distância, quer estejam fisicamente quer não, e aconselho o mesmo a todos... :nao:

No meu sistema bastava marcar 50cms de diferença no sub, que era a diferença real, e ouvia dois contrabaixos em vez de um... :snif:

O som fica muito melhor, se pensarem bem, qual é a diferença de nos sentarmos no sweet spot ou estarmos mais atrás o à frente, acham que o som fica estragado, atrasado ou adiantado... :???

Claro que não, à parte variações de volume, óbviamente, no aspecto de timming é indiferente estar sentado aqui atrás ao PC ou no meu lugar habitual de lado ou no sweet spot, e assim o bass management fica correcto, pelo menos nesse aspecto, acreditem, testem... :duh:

Pato
29-03-2005, 16:26
Numa perspectiva puramente multi-canal (filmes principalmente), as distâncias correctas fazem algum sentido. Ou pelo menos proporcionais, já que há quem defenda uma superior distância, outros uma distância inferior.

Sempre adoptei pelas correctas, ainda mais quando comprei o PJ, já que com as distâncias antigas notava ligeiro lip sync.

Se não introduzir as distâncias correctas, a passagem de sinal idêntico entre frontal e surround por exemplo, não é uniforme, facilmente comprovável com helicópteros, explosões, etc etc...

Lowrider
29-03-2005, 16:44
Essa não é a minha experiência, aliás estou farto de ver profissionais a configurarem distâncias ridículas, exageros tipo 9 metros, por exemplo quando me levaram o primeiro sistema a casa, e a passagem de sinal idêntico da frente para trás funciona sem problemas audíveis, nesse caso o que interessa é o volume relativo frente/surround... :nao:

As nossas salas não têm tamanho que justifique, acabas por ouvir o mesmo som duas vezes se configurares distâncias diferentes, por exemplo agora estou a ouvir a Diana Krall, e só oiço um piano, na frente se me sentar no sofá, nas Signum aqui no PC, mas sem fantasmas... :Yes:

Pato
29-03-2005, 17:11
(...)nesse caso o que interessa é o volume relativo frente/surround...(...)

Mas com o volume, tu controlas o ganho das diferentes colunas, importante para que todas estejam a funcionar solidáriamente em pressão sonora. Não controlas o processamento dos canais discretos. Ao definires uma distância de 4mts quando na realidade são 2, estás a provocar um atraso na passagem entre canal frontal e surround que se nota. Quer dizer, eu pelo menos noto. Mas volto a dizer, isto numa perspectiva multi-canal e em filmes principalmente.

No caso da Diana Krall, e se estás a falar do dvd Live in Paris, ouves o piano atrás das costas porque o dvd vem codificado assim. :duh:

chivato
29-03-2005, 17:20
Numa configuração que tenhas as 4 colunas (frontais + surround) equidistantes, não faz sentido estares a colocar valores diferentes de 0, tanto no ganho como na distância.
Naturalmente que se tens as 4 configuradas dessa forma, não fará sentido configurares a central de forma diferente das outras...

Lowrider
29-03-2005, 17:22
Não estás a perceber, vou fazer um desenho... *:naosei:

O volume relativo das colunas frente/surround é que te faz ouvir o som de trás ou da frente, não tem nada a ver com o time delay... *:nao:

Como as distâncias são relativamente curtas, usares time delay é, IMHO, irrelevante, a não ser para bass management, onde estraga o som, digo eu... *:salute:

Pato
29-03-2005, 17:38
Chivato,

Mesmo que tenhas as 4 colunas equidistantes é diferente colocar que as surround distam 4 mts de onde te sentas do que colocares 2 mts. Porque as distâncias não são entre elas, mas sim até ao local de audição. Idem para as frontais... Até há quem defenda que para aumentar a experiência "envolvência multi-canal" se deve colocar metade das distâncias correctas. Outros como o António referiu, que se deve colocar o máximo... :huum:

António,

Falaste em volume relativo em detrimento das distâncias. Para mim uma coisa é idependente da outra.

Se dizes que as distâncias interferem na gestão de baixos, também o corte do LFE afecta (em alguns equipamentos) e não é por causa disso que se deixa de usar.

Se mexes no volume, o que te vai alterar é a pressão sonora que cada coluna exerce na sala. Se ela vai ter mais presença ou não. Não afecta se a mesma coluna reproduz determinado sinal com atraso para compensar a distância ou não. Uma coisa é colocar uma coluna mais presente ou menos (volume) outra é definir-lhe quando ela entra em acção (distância). E na minha sala, mesmo com curtas distâncias eu noto se a distância não estiver correcta.* o:) Ou há sobreposição de sinal ou vazio entre uma passagem que se quer uniforme.

chivato
29-03-2005, 17:50
Mesmo que tenhas as 4 colunas equidistantes é diferente colocar que as surround distam 4 mts de onde te sentas do que colocares 2 mts. Porque as distâncias não são entre elas, mas sim até ao local de audição.

Se o teu local de audição for o centro das 4 colunas penso teres os problemas resolvidos...

Lowrider
29-03-2005, 19:20
Não estamos a falar a mesma lingua...* :-P

O que estou a dizer é que o volume relativo das colunas é que dá a colocação da origem "fisica" do som, exemplo, se tiveres volume 9 na frente e 0 atrás, o som vem da frente, se fôr 5 em cada vem do meio, se fôr 0 à frente e 9 atrás vem de trás, se as colunas estiverem a distâncias diferentes ou tiverem sensibilidade diferente, compensas com os niveis de volume de cada canal no receiver, a configuração de distâncias não afecta nada de onde vem o som...

Por outro lado tens o timming do som, óbviamente depende de quando toca no disco, mais ou menos 2 metros de distância às colunas não faz diferença significativa em sons discretos que são muito poucos, pelo contrário em musica, onde se ouve o mesmo instrumento em várias colunas ao mesmo tempo, cria "fantasmas" e estraga muito a qualidade da reprodução...* :naosei:

Não sei se notas a diferença, ou se ficas influenciado com a teoria, já agora testa, pôe um disco a tocar e move-te para trás e para a frente na sala a ver se ouves diferenças de timming, duvido...* o:)

Eu uso e recomendo tudo a 0, além do mais sempre são menos umas contas que o processador tem de fazer, ficam mais neurónios para o resto...* drunk:

Lowrider
30-03-2005, 09:19
Ontem tentei telefonar-te para explicar, mas não atendeste, aqui vai mais um argumento...* :blah:

Estás absolutamente correcto na teoria, só que teorias há muitas, e nem sempre se comprovam na prática, pelo menos em situações habituais... :nao:

Onde está a afinação da distância das colunas em equipamentos stereo...* :???

Têm BALANCE, ou seja volume relativo, mas nada mais, no entanto podes estar sentado a metade da distância de uma coluna em relação à outra e não ouves os instrumentos a tocar atrasados, ouves o som mais para o teu lado, mas tudo toca ao mesmo tempo...

Eu já não tenho mais argumentos, desisto, o melhor é testares...* :naosei:

Pato
30-03-2005, 10:49
António,

Antes de mais bom dia.* :-*

1º Vi as tuas chamadas e do Hugo, liguei para ele e depois para ti, lá pelas 22h talvez.
2º Não desistas que a "discussão" está bastante interessante.* ;)

Quanto à "discussão" em si, eu bem avisei que estava a falar numa perspectiva multi-canal (filmes principalmente). E quando falo em multi-canal entenda-se canais discretos.* o:)

Quanto ao volume do som, estamos de acordo, já o tinha dito em posts anteriores. Tenho por hábito usar o test tone para as colocar todas com a mesma pressão sonora, pelo menos até onde o meu ouvido permite. Aliás estamos todos correctos já que felizmente todos concordamos quanto às aplicações do volume, distância, delay, bla bla bla...* :-P

Mas não é isso que está em causa. O que está em discussão é: distâncias correctas, usar ou não usar?

Imho sim e porquê? Porque e volto a dizer, numa perspectiva multi-canal (filmes principalmente), importa que a passagem de testemunho entre as colunas seja uniforme. E já testei várias vezes, basta eu colocar as minhas surround a 3,5 mts (mesma distância que estão as frontais) quando na realidade estão a 1,8 mts, e há um vazio numa passagem de helicóptero por exemplo, ou numa explosão... Há um desfasamento na entrega do sinal, e o mesmo se passa com as frontais ou central.

Quanto à música, epah isso são outros 500. O facto de só em tua casa o dvd da Diana Krall não apresentar o piano atrás das costas, é prova disso.* ;) No que toca ao stereo, estamos a falar de 2 colunas que não dependem de mais 3 ou 4 ou 5, e que não têm de interagir com elas.

Lowrider
30-03-2005, 15:36
Porque e volto a dizer, numa perspectiva multi-canal (filmes principalmente), importa que a passagem de testemunho entre as colunas seja uniforme. E já testei várias vezes, basta eu colocar as minhas surround a 3,5 mts (mesma distância que estão as frontais) quando na realidade estão a 1,8 mts, e há um vazio numa passagem de helicóptero por exemplo, ou numa explosão... Há um desfasamento na entrega do sinal, e o mesmo se passa com as frontais ou central.

Só me estás a dar razão, o desfazamento é na tua cabeça, induzido pela interpretação da teoria, que neste caso até é ao contrário do que tu ouves, pensas que ouves... :nao:

Quando pôes a distancia certa, mais curta, o som é atrazado para compensar a maior proximidade, por isso assim é que podia haver vazio, quando estão as colunas todas iguais, tocam ao mesmo tempo, por isso é impossível ouvir atrazo, capisce... :naosei:

No que toca ao stereo, estamos a falar de 2 colunas que não dependem de mais 3 ou 4 ou 5, e que não têm de interagir com elas.

Qual é a diferença de 2 ou mais colunas, quando oiço musica no meu lugar habitual estou a 2 metros da coluna da esquerda e a uns 4 da da direita, a mesma diferença para os que se sentam nas cadeirinhas redondas, com esta diferença devia haver atrazos, se fosse verdade o que dizes... :huum:

Pato
30-03-2005, 15:57
Tens razão no que respeita ao exemplo, não está correcto. Mas acho que isso não é razão para se pensar que é só na minha cabeça... Só o facto de tu o questionares e corrigires já me dá por satisfeito. Sem querer vieste ao encontro daquilo que estou a dizer, tocam ao mesmo tempo... Elas não têm de tocar ao mesmo tempo se a codificação original não o indicar.

O que me parece a mim é que te estás a basear mais numa perspectiva "música" em detrimento de "filme". Se em música ainda posso perceber que as distâncias possam parecer de menor importância, em filmes não. Até porque em concertos por exemplo, quanto mais discretos são os canais, mais nos incomoda (o exemplo da Diana Krall outra vez). Em filmes, já não entendo que não se queira que os canais sejam discretos como no original, e não são tão poucos os efeitos como isso.

A interpretação que faço de envolvência não é concerteza ter as 5 colunas a tocarem solidárias umas com as outras, é sim cada uma reproduzir o que deve, no timming preciso.

Qual é a diferença de 2 ou mais colunas, quando oiço musica no meu lugar habitual estou a 2 metros da coluna da esquerda e a uns 4 da da direita, a mesma diferença para os que se sentam nas cadeirinhas redondas, com esta diferença devia haver atrazos, se fosse verdade o que dizes...

Tu não ouves stereo. :-* Tens uma âncora do palco sonoro e as traseiras estão solidárias com as frontais. Queres transmitir o setup do Krell? ;)

Lowrider
30-03-2005, 16:05
Tens razão no que respeita ao exemplo, não está correcto. Mas acho que isso não é razão para se pensar que é só na minha cabeça... Só o facto de tu o questionares e corrigires já me dá por satisfeito. Sem querer vieste ao encontro daquilo que estou a dizer, tocam ao mesmo tempo... Elas não têm de tocar ao mesmo tempo se a codificação original não o indicar.

Pato, pensa Pato, pensa, não sei quem é mais teimoso... Acho que sei... :duh:

Tocam ao mesmo tempo o que está no disco ao mesmo tempo, e em tempos diferente o que está no disco em tempos diferentes, tal como o realizador pretende... :hammer:

Pato
30-03-2005, 16:36
Pronto... eu penso... porque é que os proc/receivers têm a opção de distâncias? :duh:

Lowrider
30-03-2005, 16:58
Pela mesma razão que têm uma data de outras coisas, senão tu não compravas... :-P

É como DACs nos leitores de DVD, xover nos subwoofers AV, terminais para bi-amplificação e uma data de altofalantes nas colunas, etc... :huum:

Teóricamente está certo, em salas normais, pelo menos na minha, não funciona, ou antes, estraga mais do que arranja... :naosei:

Pato
30-03-2005, 17:29
pelo menos na minha, não funciona, ou antes, estraga mais do que arranja...

Tenho uma teoria acerca disso, mas fica para um encontro de queijos... o:)

Lowrider
30-03-2005, 17:37
Combinado, entretanto testa, mas sem pensar muito... :-P