PDA

View Full Version : Grande noise

highlander
06-04-2005, 11:07
Ontem chegou a casa o novo elemento p/ o meu sistema - o integrado Krell KAV-300iL - que foi substituir o Denon POA-T3.

Os integrados da Krell possuem a funcionalidade "theater throughput" que facilita a sua integração em sistemas a/v: define-se esta função para uma das entradas e o sinal aí ligado vai directamente para o andar de potência sem passar pela pré-amplificação. Ou seja, pode-se ligar os pré-out de um a/v ao Krell e usá-lo como power.

Isto tudo para contar o seguinte: ao activar a função "theater throughput" para a entrada que estava ligada ao a/v, fiquei com muito ruido, que deduzi só poder ser um ground loop. O que é estranho é que com o Denon não acontecia isso e os cabos que liguei ao Krell, quer o de corrente quer os IC's, eram os que estavam antes ligados ao Denon.

Não acham isto estranho?

Pato
06-04-2005, 11:17
Ok, tem função bypass... ;)

O Krell a funcionar como integrado normal, deduzo que com uma fonte ligada directamente (CD ou DVD), não tem problemas?

Só quando o utilizas em modo bypass, com o av a servir de pre é que acontece isso?

highlander
06-04-2005, 11:22
Exactamente.

Logo vou experimentar com uma extensão sem terra para ver o que é que dá...

Pato
06-04-2005, 11:24
Mas a haver ground loop, não aconteceria sempre? :huum:

highlander
06-04-2005, 11:43
O próprio manual do Krell alerta para a possibilidade de aparecer "noise" quando se adicionam componentes ao sistema, e o ground loop é exactamente uma das causas apontadas.

Eu tenho o equipamento todo ligado à mesma tomada através de uma régua banal, ou seja, todos os componentes estão ligados à mesma terra.

Ontem como cheguei a casa já um pouco tarde não deu para fazer experiências de despistagem do problema, mas hoje vou descobrir o gato.

Orpheus
06-04-2005, 14:03
Eu aposto mais nos RCA, algum encostado a algum outro cabo ou ponto de massa ou falta dela, experimenta tirar os cabos, verificas se com as mudanças não aconteceu algo com eles, se tiverem fichas de desenroscar verificas se não partiu algum contacto junto á solda ou se não estalou, depois colocas tudo certinho sem encostar a nada e vê o resultado.

chivato
06-04-2005, 15:27
Eu com a instalação do power rotel tive o mesmo problema. Só com o corte da terra é que resolvi o problema.

Há uns adaptadores para colocares na tomada da tvcabo que resolvem o problema, mas são carotes.

A forma mais barata é colocares fita isoladora em cima dos teminais de terra da tomada. Assim podes testar.

Kraal
06-04-2005, 18:27
Não sei se o integrado é novo ou não, mas se não for, tenta limpar bem as RCA.

highlander
06-04-2005, 21:10
Bem, já estive a isolar os contactos de terra das tomadas da régua (a tomada de parede onde está ligada a régua não está muito acessível por isso fiz assim).

O hum diminuiu bastante mas ainda é audível quando não tenho nenhuma fonte seleccionada no receiver, que é o prévio activo quando ponho o Krell em by-pass.

Será que vou ter que comprar um daqueles filtros da Jensen de que o Miguel Barroso falou num tópico no outro fórum?

Lowrider
06-04-2005, 21:18
Em minha casa bastou desligar a terra em todas as tomadas com AV, excepto uma, (já agora convem ser o processador/receiver que mantem a terra ligada), eu tenho um dos subwoofers por o processador estar ligado à régua, para ti deverias manter o Krell com terra, já que para ouvir musica não usas o receiver... :huum:

Pato
08-04-2005, 11:22
(...)já agora convem ser o processador/receiver que mantem a terra ligada(...)

Aconselhas a manter a terra ligada para este tipo de equipamento? :huum:

Lowrider
08-04-2005, 11:47
Neste caso limito-me a retransmitir o que li, devidamente filtrado pela minha experiência e falta de ciência... o:)

Como sabem, há ligação de terra entre os componentes pelos cabos de sinal, apesar de ter estado muito tempo sem qualquer saída para a terra da instalação elétrica, sem problemas, li algures que se deve ter pelo menos uma ligação à terra para descarregar o "circuito" dos cabos de ligação, também li que, como o processador/receiver é o aparelho ligado a mais componentes, se possível, convém ser esse o ponto de saída para evitar que a corrente dê muitas voltas, capisci... :huum:

Ainda há outra ligação à terra disfarçada, a ligação à TVcabo, que dá problemas a muita gente, a mim, por enquanto, não chateia...

Pato
08-04-2005, 11:58
Faz sentido...

Mas o meu receiver não tem ligação à terra, logo não vou por aí. :lalala:

Neste caso, quando o proc/receiver não dispõe desta ligação, haverá alguma alternativa? :huum:

miguelbarroso
08-04-2005, 13:44
Mas o meu receiver não tem ligação à terra, logo não vou por aí. :lalala:

Neste caso, quando o proc/receiver não dispõe desta ligação, haverá alguma alternativa? :huum:

Podes sempre ligar um fio qualquer ao chassis do teu receiver, e segurares na outra ponta - qualquer excesso sai direitinho à terra, passando por ti primeiro, pois tá claro! :P

Orpheus
08-04-2005, 13:59
Convém ser o último aparelho do sistema a ser ligado á terra para não fzer loops internos e retornos, assim a terra dos restantes aparelhos está ligado ao power pelos cabos(todos optimos condutoes) inclusive a Tê Bê pela scart ou o projector pelos componentes ou lá o que for.
O circuito de terra funciona sempre mesmo com o aparelho (neste caso power) desligado mas mesmo que não fosse o caso, sempre que vais oubire alguma cousa tens de o ligar de qualquer das formas, portanto... :salute:

highlander
08-04-2005, 14:09
De todos os meus componentes, o único que tem cabo com terra é o Krell (e antes também o Denon). O meu receiver também não tem ligação à terra.

É possível que eu com o Denon tivesse já ground loop mas não fosse perceptível/audível, e agora com o Krell, que tem uma construção diferente (supostamente melhor), se tenha dado a conhecer?

Orpheus
08-04-2005, 14:13
Eu continuo a achar que terás algo mais que um mau circuito de terra, acho que devias desligar tudo e ir ligando e testando tendo o novo aparelho desde logo como base a ver se isolas mesmo o problema, ou o Kreel ligado sozinho com as colunas faz esse barulho?

highlander
08-04-2005, 14:30
As ligações que eu tenho activas no Krell são:

» leitor dvd - não há ruido
» saida audio da TV - não há ruido
» pré-outs do receiver a/v (by-pass ao prévio do Krell) - ruido

Mas vou fazer como dizes, desligar as ligações todas e ir ligando uma a uma para ver de onde surge o ruido.

miguelbarroso
08-04-2005, 15:53
Antes de desligares tudo, experimenta apenas desligar o cabo de antena da TV. Se deixares de ter esse ruído, então trata-se sim de ground loop provocado pela TV cabo...

M.

Lowrider
08-04-2005, 16:09
Qualquer serve, eu tenho um dos subs com terra, o resto tudo sem...