View Full Version : Revista Video & DVD
Tem um artigo interessante, acerca de HDMI/DVI vs. Componentes. Dei só uma vista de olhos e vêm ao encontro daquilo que temos discutido. Logo à noite vou ler com mais atenção... :-P
Maverick
06-04-2005, 15:01
Por falar em revistas, alguém já leu o artigo na Audio sobre os projectores?
Mav
Nopes, levei-a para a terra e deixei-a lá... :duh:
Ah, na Video&DVD vem lá um tal de Sim2 20H. :-*
Skywatcher
07-04-2005, 17:00
Presumo que o tenham desancado, aquilo ouvi dizer que não dá imagem nenhuma... :-P
Parece que é um PJ assim-assim... :zzzz:
Maverick
07-04-2005, 17:06
Presumo que o tenham desancado, aquilo ouvi dizer que não dá imagem nenhuma...
Verdade... Mais tarde (muito mais tarde) vim a descobrir que é preciso ligá-lo. :huum: Vá-se lá perceber...
Parece que é um PJ assim-assim...
Principalmente quando não dá imagem nenhuma :eheheh:.
Mav
Verdade... Mais tarde (muito mais tarde) vim a descobrir que é preciso ligá-lo. :huum: Vá-se lá perceber...
Desculpai sr... um PJ que custa aqueles números todos, e ainda por cima tens de ser tu a ligá-lo??? :o Pior que isso só aqueles tipos das telas manuais + acessório-protese-capitão-gancho. :duh:
Maverick
07-04-2005, 17:30
Desculpai sr... um PJ que custa aqueles números todos, e ainda por cima tens de ser tu a ligá-lo??? Pior que isso só aqueles tipos das telas manuais + acessório-protese-capitão-gancho.
Já tentei conversar com ele, mas népias...
Na verdade, a partir de hoje vou ter uma solução integrada. Depois de umas compras na Dimofel (diodo, relé, cabos, fichas, caixa, etc..), hoje devo conseguir soldar/montar tudo para que, a um pequeno toque no comando, o PJ se ligue e a tela baixe. Mais tarde quero criar uma macro para, não só ligar o PJ (que comanda a tela) mas também baixar os estores. Só preciso de trocar os interruptores e programar a macro.
Sweet :Yes:
Mav
Amadores... :nao:
Pois eu fiz assim: ensinei o puto a ligar o sistema, a carregar no botão dos estores e agora estamos na fase de varar a tela... :eheheh:
Estou convicto que daqui a um mês ou dois, basta sentar e dizer: Quico, liga... :eheheh:
Maverick
07-04-2005, 17:54
E eu estou convicto que com a cena no gancho daqui a um mês ou dois tens uns buracos na tela... :eheheh:
Mav
Olha, vê-lá se com tanto relé e diodo, quando ligas o sistema não ligas também o carro e a fritadeira, oh agoirento... :duh:
Skywatcher
07-04-2005, 20:02
Amadores... :nao:
Pois eu fiz assim: ensinei o puto a ligar o sistema, a carregar no botão dos estores e agora estamos na fase de varar a tela... :eheheh:
Estou convicto que daqui a um mês ou dois, basta sentar e dizer: Quico, liga... :eheheh:
Ahahah, vou-te chibar à comissão de protecção de (muito) menores :eheheh:
Vê-lá se não me chibo à CGTP, bem sei que andas a ficar com os descontos que faço para a SS. Á minha conta compraste um Toyota. :nao:
Ontem estive a ler com mais atenção o texto acerca das ligações... muito interessante a maneira como eles abordam o "problema". Recomendado. :Yes:
Ontem estive a ler com mais atenção o texto acerca das ligações... muito interessante a maneira como eles abordam o "problema". Recomendado. :Yes:
Só li o artigo por alto numa papelaria, mas foi o suficiente para perceber 2 coisas:
Está cheio de bacoradas :duh:
Continuo com a mesma opnião dessa revista: não vale o que custa :duh:
Cumprimentos,
J. Rosado
Maverick
10-04-2005, 13:15
Só li o artigo por alto numa papelaria, mas foi o suficiente para perceber 2 coisas:
Está cheio de bacoradas
Rosado, podias dar alguns exemplos sobre o que não concordas no artigo?
Mav
Está cheio de bacoradas
Mav
Posso sim:
1º Afirma que DVI e HDMI são iguais, sendo a unica diferença um ter audio e outro não. Falso. DVI foi uma norma criada para transporte de sinais video sobre a forma digital, mas para o mundo dos computadores apenas. Surgiu como opção para interligar computadores a ecrãs TFT evitando as desnecessárias conversões que todos já sabemos. HDMI surgiu mais tarde, dirigido essencialmente para o mundo audio-video, colmatando o que faltava no DVI. A norma DVI apenas transtmite sinais no espaço RGB, 8 bits. A norma HDMI transmite sinais no espaço RGB, YUV 8 bits e YUV 10 bits.
2º Diz que o formato foi pensado para transmissão sobre cabos coaxiais. Nada mais falso. Se o formato tivesse sido pensado para transmissão sobre cabo coaxial, os sinais nunca seriam diferenciais, mas em modo comum. EM cabo coaxial transmite-se em modo não balanceado, com sinais em modo comum. Em par entrançado transmite-se sempre em modo diferencial, pois aproveita-se principal vantagem do par entrançado: ambos os condutores "captam" o mesmo ruído. Como o sinal é diferencial, no final, amplifica-se a diferença entre os sinais presentes nos dois condutores que constituem o par entrançado. Como o ruído é igual nos dois (caracteristica dos pares entrançados), a diferença deste é nula.
3º Diz que as reflexões (devido às impedâncias não serem iguais) provocam arredondamento do sinal. Nada mais falso. O que provoca arredondamento do sinal é a limitação de largura de banda do meio físico, que elemina as componentes de frequência mais alta do sinal, arredondando assim o sinal. O que as reflexões provocam no sinal é uma atenuação deste e interferêcia inter-simbólica, levando a erros de interpretação (o que era 0, pode ser confundido com 1, o que era 1 pode ser confundido com 0)
4º Culpa a falta de correção de erros como responsável pelo máximo comprimento possivel para os cabos. Embora em parte seja verdade, o que queria ele? Uma implementação de correção de erros numa transmissão de sinais video? O gajo faz a minima ideia do overhead que um código corrector de erros introduz? Só para dar um exemplo, para conseguir corrigir um erro numa "word" de 7 bits são precisos 4 bits, ou seja um overhead de quase 50% :o. Portanto, correção de erros é inviável, pelo overhead extra que introduzia, além do poder de processamento necessário, para corrigir erros em video e em tempo real. Ia encarecer muito mais o sistema, e os requerimentos em termos de largura de banda aumentavam muito. Outra hipótese era usar o que se faz em redes: detecção de erros com pedido de retransmissão da trama errada. Introduz muito menos overhead, mas infelizmente é inviável em video :(. Porquê? Porque numa transmissão continua de video, não podemos ficar à espera de que uma trama seja corrigida. Não podemos "colocar" uma mensagem no ecrã "Espere enquanto corrijo os erros" e pausar o video a meio da acção ;D É preferivel que apareçam pequenos erros em alguns pixeis :(
Isto foi o que apanhei, mas como disse, li o artigo por alto. Não invalida no entanto que parte doque se diz seja real, em termos da comparação entre os 2 (3) tipos de "formato" de transporte de sinal.
Cumprimentos,
J. Rosado
Ricardo Felisberto
27-04-2005, 17:27
Finalmente tive oportunidade de aderir !!! Isto andava dificil ... ufa ....
Também comprei a revista e infelizmente com razões especiais, pois quis ler o artigo HDMI vs Componentes, então não é que fui de novo supreendido de forma negativa. Comprei (de novo) o AE700E, e ao liga-lo via HDMI (Supra 15m) ao 3910 deu barraca, constantes perturbações na imagem ...
Hoje vou buscar um HDMI mais curto, mas já ando a ver de um Componentes (Belden) a conselho do Pato. Porra 6km p/metro, hehe, exagero claro mas ....
Tentarei dar noticias da sequência desta .... fabula !!! :'(
E já tinha a nova versão que deveria corrigir esse problema?
Daffyduck
27-04-2005, 18:57
HDMI em 15 metros é complicado.
Até 7 não deve apresentar problemas mas depois acho que ainda não se fazem cabos que não tenham erros (Wireworld a preços proibitivos talvez)
O Supra do Ricardo em minha casa não apresentou nenhum problema... e testei a sério, não foram só 15 min. o:)
Maverick
27-04-2005, 19:16
Com a qualidade de video do 3910, eu não creio ser muito crítico a preferência da ligação por componentes com um bom cabo. E aí, não há problema nenhum com os 15m...
Mav
Da conversa que tive com o Ricardo, o problema é o 3910 levar só 576p por componentes, já que ele nota diferença entre o scaler do 3910 e o do AE700. :huum:
adomingos
27-04-2005, 21:59
HDMI em 15 metros é complicado.
Até 7 não deve apresentar problemas mas depois acho que ainda não se fazem cabos que não tenham erros (Wireworld a preços proibitivos talvez)
O meu cunhado teve exactamente o mesmo problema com o mesmo cabo HDMI de 15m da Supra. Não que seja problema da marca mas sim da tecnologia e dos compoenentes envolvidos. Já agora o resto do material era o Denon 2910 e o Infocus 4805.
António, ouvi dizer que mora em tua casa um Sim2... contente de certeza não, é uma máquina terrível. :Yes:
Ricardo, qual a versão de firmware que tem esse Panasonic? É a 1.05 ou a nova 1.07?
Cumprimentos,
J. Rosado
adomingos
29-04-2005, 17:54
António, ouvi dizer que mora em tua casa um Sim2... contente de certeza não, é uma máquina terrível.* :Yes:
Estaria contente se a transportadora não o tivesse f#$%&o!* :eek:* :#$%: Digamos que estou mais com o coração nas mãos.... Por isso também não postei nada aki, tou em sofrimento. :snif:
Qd o tiver se o tiver de novo, convidarei a malta para uma sessão A/V. Já coloquei as malditas fotos (de ultra baixa resolução) na galeria...
Daffyduck
30-04-2005, 11:12
É pena do Sim2 20H não estar preparado para o futuro (resolução HD) porque para DVD é sem dúvida uma máquina fabulosa. (E cara)
Maverick
02-05-2005, 09:30
É pena do Sim2 20H não estar preparado para o futuro (resolução HD) porque para DVD é sem dúvida uma máquina fabulosa. (E cara)
Para isso tens o 30H...
Considerando que o HD (seja em emissões seja com DVD's) ainda vai durar uns anos até se estabelecer como um standard 'de facto' e tendo em conta a evolução dos PJ's (hoje por exemplo pode-se comprar um Sim2 30H a metade do preço do que custava um HT300 há 1 ano e meio, sendo o 30H uma máquina tão boa como o HT300), talvez faça mais sentido em investir em algo mais para o curto prazo...
Mav
Ricardo Felisberto
02-05-2005, 14:33
A versão é a 1.07.
Relativamente à diferença entre os componentes e o HDMI, esta é menor do que eu esperava. Fiquei muito bem impressionado com a imagem por componentes, que de resto é o que estou a usar de momento, graças ao Ricardo da Digisom que me emprestou um cabo (os meus agradecimentos uma vez mais, tens sido inexcedivel). Noto contudo pequenas diferenças, que de resto vão de encontro ao que o Pato já havia dito, ou seja a imagem sai mais recortada, com contornos mais nitidos (parece mais defenida), ou mas palavras da minha esposa mais crispy, hehe. Noto também alguma melhoria nos negros (será da opção HDMI ehanced do 3910 ?)
Só uma palavra para a correcção de dados no video digital, e relativa à informação acima de correcção de dads com o UDP/IP. Existem dois procolos muito usados, um é o TCP/IP que correige a info que chega (ou não chega) mal ao destinatário, reenviando a informação novamente. Quanto ao UDP/IP este simplesmente numera os pacotes IP, e os que chegarem fora de ordem são deitados fora. Estamos contudo a falar de telecomunicações a grandes distâncias, penso que em termos de comunicações locais, e com uso de buffers se poderia ter ido algo mais longe. Mas isto é a teoria ....
Quanto ao cabo HDMI vão-me emprestar o de 10m para ver o que acontece, pois com o de 2m foi tudo muito bem.
Viva:
supostamente a versão 1.07 já deveria corrigir ese problema :huum:..Há pessoal no avforums com combinações parecidas (num caso que encontrei era um 2910) que não notaram mais os tais problemas, desde que instalaram a versão 1.07.
Já agora, onde compraste o projector desta vez?
Cumprimentos,
J. Rosado
Ricardo Felisberto
03-05-2005, 12:41
No sitio mais em conta, ou seja no mesmo da ultima vez, hehe, o hificomponents. Mas desta vez não penso em devolver o PJ, até no VB tive 'sorte', pois com 40 horas de funcionamento está simplesmente perfeito (ainda que tenha procedido a ajustes no menu avançado que não usei da primeira vez)
Mas o problema de que falo agora (isto das transferencias digitais de video ... se sabia nunca me tinha metido por aqui), é diferente do da última vez. O outro problema era o 'white flash', ocurrência rara por oposição a este que é de uma frequência inaudita, pois ocorre a cada 4 ou 5 segs.
Acontece porém que com um cabo HDMI da mesma marca (Supra) e mais curto (2m) não existe qualquer problema, ou seja, caímos na 'velha' questão do comprimento dos cabos digitais ...
Quando chegar o cabo de 10m logo vejo o que acontece, e dou feed-back aqui no forum.
Ok! Fico ansiosamente à espera de novidades, pois ando com ideias de avançar para uma coisa igual lá para o Natal, ou mais tarde :). Tudo vai depender da disponibilidade financeira :MrGreen:
Cumprimentos,
J. Rosado
miguelbarroso
03-05-2005, 13:18
(...) pois ando com ideias de avançar para uma coisa igual lá para o Natal,
:o :o então rosado... um projector... este homem está sempre a surpreender uma pessoa... então e o plasma? fica só para ver TV????
M.
eheh ;D Bigger is better :MrGreen:
São ainda ideias só, mas em principio será algo do género que dizes. Plasma para ver TV, testar dvd's assim à pressa (quando acabamos de os comprar) ou para ver séries ou dvd's quando não patecer puxar a tela, ou o filme não mereça ser projectado ::)
Neste momento, ao preço que os plasmas andam (mesmo os bons) acho que já não compensa a ninguem comprar um CRT, a não ser que queira gastar pouco.
Cumprimentos,
J. Rosado
:o :o então rosado... um projector... este homem está sempre a surpreender uma pessoa...(...)
Pois... :eheheh: E pergunta-lhe lá se quer um SD? o:)
aemarques
11-05-2005, 16:48
* Está cheio de bacoradas
Mav
Posso sim:
* * * * * * * * * 1º Afirma que DVI e HDMI são iguais, sendo a unica diferença um ter audio e outro não. Falso. DVI foi uma norma criada para transporte de sinais video sobre a forma digital, mas para o mundo dos computadores apenas. Surgiu como opção para interligar computadores a ecrãs TFT evitando as desnecessárias conversões que todos já sabemos. HDMI surgiu mais tarde, dirigido essencialmente para o mundo audio-video, colmatando o que faltava no DVI. A norma DVI apenas transtmite sinais no espaço RGB, 8 bits. A norma HDMI transmite sinais no espaço RGB, YUV 8 bits e YUV 10 bits.
* * * * * * * * * 2º Diz que o formato foi pensado para transmissão sobre cabos coaxiais. Nada mais falso. Se o formato tivesse sido pensado para transmissão sobre cabo coaxial, os sinais nunca seriam diferenciais, mas em modo comum. EM cabo coaxial transmite-se em modo não balanceado, com sinais em modo comum. Em par entrançado transmite-se sempre em modo diferencial, pois aproveita-se principal vantagem do par entrançado: ambos os condutores "captam" o mesmo ruído. Como o sinal é diferencial, no final, amplifica-se a diferença entre os sinais presentes nos dois condutores que constituem o par entrançado. Como o ruído é igual nos dois (caracteristica dos pares entrançados), a diferença deste é nula.
* * * * * * * * * * * * * * * * * *J. Rosado
É infelizmente habitual que os membros de qualquer fórum "entrem a matar" só porque se julgam detentores de toda a razão. Mas começar por usar o termo "bacorada" e depois ser o primeiro a cometer outra não fica bem a ninguém...
Entendamo-nos: A revista VIDEO&DVD destina-se ao grande público e, como tal, sou o primeiro, como responsável editorial, a conceder algumas simplificações de forma a fazer passar a mensagem. Já agora, o artigo sobre cabos que é citado (edição n.º 20, de Abril) foi escrito não por qualquer jornalista da revista mas por um responsável da Blue Jeans Cable, uma empresa norte-americana que produz cabos sob medida, especialmente de vídeo, para o consumidor final.
Relativamente ao ponto 1), mantenho: para todos os efeitos práticos dos utilizadores “normais” (sem ofensa!), HDMI e DVI, do ponto de vista do vídeo, é o mesmo. De resto, não sou o único a achar isso, como uma rápida pesquisa num motor de busca e até em artigos na imprensa escrita o prova.
Relativamente ao ponto 2) a “bacorada” não é da V&D, mas do autor do post: NUNCA foi escrito que o DVI/HDMI foi criado para cabos coaxiais. O que está escrito é o contrário!, e cita-se o caso do SDI, que usa cabos coaxiais num mundo profissional, lamentando-se que o mesmo não tenha sido decidido no caso do DVI/HDMI para o consumo.
Já agora, uma outra nota: não fica bem dizer coisas como “a revista xpto não vale o que custa”. No caso da V&D, certamente que não vale para si, caro J. Rosado, que já sabe tudo ;). Mas vale para muito milhares de pessoas (leitores, assinantes, anunciantes...) que nela encontram todos os meses informação que consideram útil.
Cumprimentos ao fórum,
AEM
Utilizado o direito de resposta, assunto encerrado.* :Yes:
Nota de rodapé: o Rosado é uma pessoa muito especial. Tempos houve em que me pegava sistemáticamente com ele, maioritáriamente por causa da SONY. Hoje em dia ele encomenda cabos da Belden!!!* :poing: A terminologia que ele utiliza frequentemente não deve ser levada à letra, nem lhe diminui a capacidade que tem de ajudar naquilo que percebe, desde que seja administrada com a devida precaução.* o:)
BTW, achei o artigo bem interessante. Aqui há uns meses atrás era o próprio Rosado a defende-lo, mas como vendeu o Yamakawa, ele agora é mais componentes. :eheheh:
Abraço
Pato
Ricardo Felisberto
19-05-2005, 17:55
Continuando a minha experiência, e após ter encontrado problemas com o cabo HDMI Supra de 15m, testei um de 2m que funcionou bem, outro de 8 m que funcionaou igualmente sem problemas e finalmente um de 10m da Profigold que deu barraca.
Na artaudio têm sido muito profissionais, e apesar de não importarem os cabos de 12m por norma, vão faze-lo, pois lá em casa o de 8m que tenho entretanto emprestado, é demasiado curto.
A ver vamos ....
Ainda relativamente à escolha do PJ, havia uma ENORME, hehe, condicionante, era o unico que a 4,3m de distância à tela conseguia fazer 'apenas' 1,7m de base de projecção, e que portanto se enquadrava devidamente na minha sala. O novo Sony quase que lá 'cabia' ...
Com este cabo estou satisfeito, apesar de confirmar as diferenças já antes realçadas entre os componentes (tive um cabo gentilmente emprestado pelo Ricardo da Digisom durante 3 semanas), e o HDMI. Melhor recorte, definição e negros (com a opção HDMI avançada activa no denon 3910) no segundo, para ter umas cores mais ... naturais com a opção por componentes. Lá tive de ajustar os gamas e outros para o HDMI mas está bastante bem.
E então, novidades?
Devo dizer que tive hipotese de testar esse projector no outro dia em minha casa, com o meu denon 2910 ligado por componentes com um belden de 1,5m e apesar de estar apenas a ser proejctada numa parede branca, a imagem estava fabulosa ;) :Yes: Dentro de dias espero vir poder a testar com um cabo DVI-HDMI (e desta vez poder ter som - cabos curtos é o que dá :duh:). Além do mais, o projector é extradionariamente silencioso.
Posso dizer neste momento que a minha escolha está feita :Yes: