View Full Version : Colunas de chão Vs. Monitoras
Tenho um amigo que está em processo de selecção de colunas, estando inclinado para colunas de chão (a gama 300 da BW ou as de chão da AE).
Tento demovê-lo e para isso conto com a vossa ajuda.
Argumentos SFF?
Ressonâncias.
IMHO não há solução que bata umas monitoras com um bom Sub. OS graves das colunas de chão são geralmente abafados com distorções. A GranPiano terá sido a única coluna de chão que gostei de ouvir (em gamas para mortais).
Claro que um processador com uma boa performance em bass management é fundamental.
Depende dos orçamentos.
O cone de uma coluna de chão tem que mover uma muito maior massa de ar para conseguir chegar às frequências mais baixas, podendo facilmente prolongar o som além do ponto onde devia cortar, baralhando o resultado final.
Xavier, não se consegue ver a tua foto aqui nos posts...
O cone de uma coluna de chão tem que mover uma muito maior massa de ar para conseguir chegar às frequências mais baixas, podendo facilmente prolongar o som além do ponto onde devia cortar, baralhando o resultado final.
So does the subwoofer... :-P
Com os sub também acontece, mas com menor influência que com colunas de chão IMHO :lalala:
Miguel Linhares
07-04-2005, 13:52
Eu passei pelas duas situações.
Primeiro tive "colunas de chão", as B&W 604 S2. Depois passei para monitoras, as Nautilus 805 mais Strata III. A actual e última configuração é com colunas de chão, as Nautilus 802 mais Storm V (depois de passar pelas Nautilus 803).
As minhas conclusões depois destas trocas todas é que (já sei que o António me vai cair em cima) acho que não há setup de monitoras + sub que bata umas boas "full range", especialmente em velocidade, integração e coerência. Penso que o Caetano também vai um pouco ao encontro desta ideia, embora agora tenha monitoras.
Claro que isto é a minha opinião, baseada nas minhas experiências pessoais e com este equipamento que descriminei. Outras pessoas e/ou outros equipamentos podem levar/ter opiniões diferentes.
miguelbarroso
07-04-2005, 15:11
[anti-flame suit on] E claro, umas colunas de chão são quase sempre mais bonitas do que as monitoras em cima do raio da "#%!"#% dos suportes :duh: :duh: :duh: [anti-flame suit off]
Pronto, pronto... batam lá no ceguinho! :eheheh: :eheheh: :eheheh:
M.
Maverick
07-04-2005, 16:19
Acho que este assunto já foi extensivamente discutido e o resultado final acaba por ser um bocado insípido, ou seja, cada um fica na sua e pronto...
Tenho ouvido boas monitoras e boas colunas de chão, o que me parece é que, para se ter uma boa coluna de chão é preciso investir muito mais do que numa boa coluna monitora. É muito mais difícil (e mais caro) conseguir construir uma boa coluna de chão porque requer cuidados adicionais na caixa e no crossover para garantir bons resultados.
As colunas de chão do mercado low ou mid end não são mais do que um prolongamento das suas variantes de suporte com uma caixa maior, com mais drivers e um crossover com uma banda adicional. O resultado típico que eu vejo nestas colunas é que o som é naturalmente mais cheio e mais 'disco' do que as de suporte mas perdem em transparência e clareza da gama média, principalmente porque obrigamos (em alguns casos) o mesmo driver a tratar dos médios, médios/baixo e/ou baixo, na maioria das vezes com a partilha da mesma câmara acústica.
Apesar de não ser propriamente fácil integrar um sub com uma monitora, penso que, para o mesmo valor, conseguem-se resultados bem melhores do que o equivalente em coluna de chão. O que acontece é que por um lado na maioria das vezes quer-se um som "completo" e não um solução monitora+sub que só vai dar trabalho (e além disso são 2 caixotes); por outro lado, até há muito pouco tempo, o bass management dos receivers (que estão por trás da maioria das soluções) tinha uma performance deficiente o que dificultava a integração.
Se o teu amigo é mais pró "wham bang thank you mam" então sigam as colunas de chão. Se o budget for contido e ele apreciar recorte e detalhe, então que experimente a solução com monitoras+sub onde, IMHO, vair obter um melhor resultado (se estiver bem configurado...).
Claro que, se estivermos a falar em plafonds mais altos, então aí já acho que há colunas de chão muito boas. Umas Wilson ou umas Stradivari são dois exemplos que, pessoalmente, aprecio.
A questão estética é puramente pessoal. Eu cá até acho as monitoras+suporte mais elegantes do que as de chão.
Mav
adomingos
07-04-2005, 17:05
Aspectos também a ter em conta são por exemplo a dimensão do local onde se vai colocar as colunas, mas também aqui concerteza que as opiniões serão variadas.
O que acho é que a tocar, as colunas monitoras "desaparecem" de cena mais facilmente e com mais naturalidade que as de chão.
Confesso que antes de entrar mais neste mundo o que queria sem dúvida eram colunas de chão, mas depois acabei por pender para as monitoras pelas mais variadas razões já aqui apontadas.
Concordo apesar de tudo que umas full range de gamas superior fazem as minhas delícias, mas o orçamento... como diz o outro vai lá vai!
Para responder ao Miguel, "raio da "#%!"#% dos suportes "* * :nao: Tudo depende do que escolhes. :-P
Esteticamente imho, o conceito monitora + sub sai vencedor. o:)
De acordo com a minha capacidade financeira (neste momento falar de capacidade é no minimo :puke:) e com as dimensões da minha sala, também prefiro a solução monitora + sub. Mas se tivesse espaço e $$$, umas 802 eram a aposta... e em full range, nada de cortes aos 50hz!!! :hammer:
miguelbarroso
07-04-2005, 17:41
Para responder ao Miguel, "raio da "#%!"#% dos suportes " :nao: Tudo depende do que escolhes. :-P
As tuas colunas, são dos poucos casos felizes... sem dúvida que os suportes das Cremona estão fantásticamente desenhados... ainda assim, prefiro as Cremona de chão :Yes: (em acabamento graphite, claro :-P )
M.
Maverick
07-04-2005, 17:51
De acordo com a minha capacidade financeira (neste momento falar de capacidade é no minimo ) e com as dimensões da minha sala, também prefiro a solução monitora + sub. Mas se tivesse espaço e $$$, umas 802 eram a aposta... e em full range, nada de cortes aos 50hz!!!
As 802 têm uma resposta de 34Hz a 22kHz a -3dB, pelo que uns bons subs talvez não lhe fizessem mal nenhum... eu cá esperimentava antes...
Mav
Eu não disse que não lhes punha subs... disse que as deixava a large. :-* Era uma piada para o Linhares. ;)
Miguel Linhares
07-04-2005, 19:55
Neste momento estou a ouvir sem sub, portanto não há corte.
Os suportes das Nautilus 805 são bastante bonitos, e já agora os da Tag Calliiope's também, aliás são ligeiramente semelhantes.
Há um outro aspecto a considerar. E se não houve a possibilidade de bass management? Por exemplo, neste momento estou a utilizar em certas alturas, um DAC externo directamente no bypass. Se só tivesse monitoras, estava :duh: :duh: :duh:.
Óra vivam , até me admira o Lowrider ainda não se ter pronunciado :eheheh:.
A minha posição é mais conhecida que a salada de feijão fradinho mas de qualquer das formas vou tentar expressar o mais sintéticamente possivel o que acho do assunto.
Em primeiro lugar se se pudesse fazer um corte vertical bem ao estilo de autopsia ao nosso sistema na sua totalidade eu diria que 50% é a sala de audição, 25% as colunas e o restante quarto para o restante com alimentação eléctrica incluída, parece mal , é uma chatice não é, mas é o que eu acho e mais que tudo é o que eu tenho vindo a concluir. A acústica da sala faz a diferença de uma gravação boa para uma péssima agora imaginem o que faz ao nosso som em casa. Conheço um sistema na Régua, uma casinha de pedra com uma sala com não mais que 30m2, a única sala que conheço em forma de (T), cheguei lá e o sistema estava ao fundo (á cabeça do T) “atravessado” na sala, a parede frontal nua, a lateral direita com livros empilhados nas prateleiras e a esquerda aberta para fazer o dito (T), atrás é uma estufa de vidro cheia de plantas, duas colunas monitoras Diapason Karis, um cd da Copland e um amplificador da Audion, eu olhei e pensei foi isto que vim ouvir, grande coisa, sentei-me na cadeira (única por sinal) e bem, estava no céu, os graves então eram por demais, eram mais, mais dinâmicos e um exemplo de controle, eu com as Adamantes e com o strata III nem aos calcanhares, nunca tinha presenciado nada assim, aqui está um exemplo do que a acústica pode fazer por um sistema, neste caso a acústica não foi pensada, calhou assim logo não se mexe. O sistema por si não é metade em nome daquilo que toca mas o facto é que naquele local colunas melhores não tocam necessariamente melhor, as Karis ali são do melhor que se pode ter.
Isto tudo para dizer que para qualquer coluna o espaço condiciona o resultado e não olhem para as colunas de chão como colunas full-range, olhem para elas como uma outra visão sobre o mesmo problema, é que não significa que uma colunas de chão desça mais abaixo que uma monitora nem que tenha mais drivers,
Se no nosso sistema a sala for o elo mais fraco de nada adianta trocar os elos do sistema por outros o quadruplo melhor, a nossa sala é finita, tem limites acusticos, uma sala de 8m de comprimento está apta para reproduzir uma frequência até 25hz, as que tiverem 4m azar ao seu dono mas não adiantará muito ou nada mesmo acrescentar um sub que desce aos 20hz, talvez umas colunas que desçam bem aos 50hz são uma coluna full range para o dado espaço e ali vão tocar muito bem, não faz sentido gastar uma pipa de massa para adquirir equipamentos que vão ser essencialmente melhores na gama que a nossa sala não permnite.
Agora pergunto como é que estão a pensar ouvir o som grave e dinâmico da última tecla esquerda de um piano de concerto a uma frequência de 27hz em casa, não pensem mais , vão ao concerto.
Um alto-falante produz som para a frente e para trás mas em fases acústicas diferentes, quando se encontram cancelam-se não há nada a fazer, colunas fechadas tentam fazê-lo mas o que é lixado é que quando se aprisiona um alto-falante de bobina móvel numa caixa selada ele reage e foge do padrão que foi concebido, ou seja ganha-se em corte perde-se em costura.
Cheguei então agora ao que queria, ou seja o que é lixado é que todos os alto-falantes têm um ponto de ressonância, a titulo de exemplo peguemos num alto-falante que no “banco de ensaios” apresenta essa dita nos 25hz, uma bitola que apresenta já muita inveja á concorrência pois esse ponto ressonante é bem abaixo do ponto de audição , mas depois de acoplado na caixa esse ponto vai subir, e subirá mais quanto menor for a caixa, pois é o mesmo alto-falante numa monitora apresenta certamente o ponto de ressonância no espectro audível e numa colunas de grande porte pode já não ser o caso, por isso não gostei do Strata V VS Strata III e gostei do Storm (muito mesmo), por isso muitas vezes as monitoras têm tendencias a tocar mal em full range, não porque se atrapalhem com os graves a mais mas porque o buummm aparece no espectro audível.
Tenho dito, a minha escolha sempre recairá para colunas de chão, as monitoras nunca deixarão de ser o seu parente pobre, o que não quer dizer que quer, que em certos locais não funcionem melhor que funcionam, mas não porque sejam melhores ou as de chão uma concepção para alucinados que não querem ver a luz, nada disso, unicamente porque o local onde têm de tocar não está preparado acusticamente para uma dita coluna bem pensada para um espectro sonoro na sua totalidade.
Espero que tenham lido tudo sem se aborrecerem é ás vezes acho que me estico.
Um abraço.
Lowrider
07-04-2005, 22:28
Então foram voçês que me mandaram os %&&/(/%$% dos Trojans, a ver se eu não via isto... :#$%:
Como de costume voçês só se lembram de uma linha das minhas opiniões... :-P
1 - Colunas de chão para ter qualidade só acima de uns 1.500 contos...
2 - Abaixo desse valor tocam melhor as monitoras...
3 - Independentemente do preço, é mais fácil pôr monitoras + sub a tocar bem numa sala polivalente...
4 - As Grand Piano são uma merda num sistema normal... com valvulas, numa sala dedicada e mais ou menos tratada, musica escolhida a dedo, tocavam razoavelmente... queria ver o resultado a tocar o Nitin ou qualquer musica com contrabaixo, etc...
5 - Os REL podem ser ligados por high-level para ouvir DACs marados... :zzzz:
Estou bêbado... concordo com o António! drunk:
Maverick
07-04-2005, 23:18
Lowrider,
Estava a ver que não postavas....Foste laminar (comme d'habitude) e poupaste-me um testamento para dizer basicamente o que defendes, que eu subscrevo totalmente. Ainda estou para ouvir uma coluna de chão que toque tão bem como o seu parente pobre + sub, ao mesmo preço. Um bom exemplo é precisamente o que deste: Concerto + Strata (III, V,..) é decididamente melhor do que Grand Piano. *
Não deixa de ser curioso (pode ser coincidência), mas das pessoas que aqui postaram, quase 3/4 têm colunas monitoras.
Não saindo do tópico (porque isto corre seriamente o risco de acabar numa conversa de surdos-mudos), reitero ao Chivato que o melhor que o seu amigo tem a fazer é ouvir as duas soluções. Eu cá acho que se a solução Monitora+Sub for bem montada, ele, em condições financeiramente iguais, vai preferi-la à coluna de chão.
Mav
Eu passei pelas duas situações.
Primeiro tive "colunas de chão", as B&W 604 S2. Depois passei para monitoras, as Nautilus 805 mais Strata III. A actual e última configuração é com colunas de chão, as Nautilus 802 mais Storm V (depois de passar pelas Nautilus 803).
As minhas conclusões depois destas trocas todas é que (já sei que o António me vai cair em cima) acho que não há setup de monitoras + sub que bata umas boas "full range", especialmente em velocidade, integração e coerência. Penso que o Caetano também vai um pouco ao encontro desta ideia, embora agora tenha monitoras.
Claro que isto é a minha opinião, baseada nas minhas experiências pessoais e com este equipamento que descriminei. Outras pessoas e/ou outros equipamentos podem levar/ter opiniões diferentes.
Miguel,
Eu falei em colunas para o comum dos mortais e na mesma gama de preços. Sem dúvida que umas Nautilus, Stradivari e afins, conseguem atingir níveis de construção e empregar materiais que ultrapassam os constrangimentos de uma coluna full range. Mas isso tem o seu preço.
A questão para mim é até que ponto uma determinada concepção pode ultrapassar constrangimento como a ressonância, a preço razoáveis e sem comprometer a qualidade. Por exemplo IMO as Concerto + Strata V fazem.
O setup do António (com 2 sub) é um exemplo de como se consegue integrar monitoras e unidades de subgraves sem comprometer a integração e acoerência do som.
Claro que depois vem o gosto pessoal e ai nem vale a pena discutir.
Xavier, não se consegue ver a tua foto aqui nos posts...
Chivato,
Não consigo colocar a minha foto. Que tal uma ajudinha :???
Vais a:
Perfil -> Informações do Perfil no Fórum
Aí carregas uma foto que queiras mas que esteja alojada algures num site, não dá para carregar directamente do disco.
A minha está em http://img.photobucket.com/albums/v41/Ganso/Nautilus805.jpg
Espero que ajude... o:)
A questão da integração é uma outra que depende das opiniões, ou do ouvido claro, na minha opinião consegue-se uma boa integração é facto, mas a anos luz da realidade. :-\
Lowrider
08-04-2005, 16:19
Depende se a gravação foi feita na Sé ou na Lua... :-P
Miguel Linhares
08-04-2005, 19:11
Xavier, apenas respondi ao tópico "Colunas de chão Vs. Monitoras" com a minha experiência pessoal, que passei de monitoras + sub para colunas de chão (por vezes com sub também), e referi a conclusão a que cheguei.
Acho que no fundo a vantagem acaba por ser uma maior coerência, uma maior rapidez (testado exaustivamente com o tipo que me ficou com as 803 +sub Strata III) que acaba por proporcionar uma melhor integração. IMO
Isto acaba por ser como quase tudo, no fim o que conta é a opinião pessoal.
António, quanto à ligação hi-level, tens toda a razão, mas nem todos os sub as têm.
Lowrider
08-04-2005, 19:32
Uma boa (cara) coluna de 3 vias, chão ou não, pode ter mais detalhe nos médios, e mais baixos que uma monitora sem sub, mas um sub razoável tem mais extensão e melhor baixo que a maior parte das colunas de chão, incluindo as 803, não só por ser especializado e pela melhor localização, mas por ter um power melhor integrado, sem xover passivo, o que não é crítico nos médios e agudos, mas é nos baixos...
Por outro lado com xover activo acabamos por ter colunas de 3 vias, com a vantagem de os baixos não sujarem os médios, caixa e amplificador separados... o:)
Eu tenho o xover a 100hz, o mesmo que muitas colunas XPTO de chão, com as vantagens acima mencionadas, mais a robustez da caixa, não comparável com colunas maiores, menos rigídas...
Olá
Aproveito para cumprimentar todos e em especial o Luís Patuleia e o António Melo Ribeiro, que conheço pessoalmente* :Yes:.
Em relação ao tópico, penso que aínda não foi pensado da seguinte maneira:
Entre ter umas colunas de chão e umas de suporte com o mesmo valor, muito provavelmente iremos ter as de chão mais descontroladas que as monitoras. Penso que haveria um melhor equilibrio e um maior range de frequências com as monitoras + sub. Se eu tiver, por ex. €2500 para gastar e tiver de escolher (apenas como exemplo) colunas da Sonus Faber, concerteza que era capaz de ir para umas Concerto + Rel Stampede em detrimento de umas Grand Piano.
Temos de fazer, imho, o comparativo correcto, que é, pelo mesmo dinheiro o que escolheria?
Um abraço.
Daffyduck
11-04-2005, 09:03
Não esquecendo o preço dos suportes.... :huum:
Lowrider
11-04-2005, 10:08
Embora o comparativo "mesmo valor" faça todo o sentido para stereo, é preciso não esqueçer que o subwoofer é obrigatório num AV minimamente decente, por isso, nesse caso, até é razoável comparar monitoras + suportes com colunas de chão sem somar o custo do subwoofer... :huum:
Mas repito, na maior parte das nossas salas, nem se consegue instalar colunas de chão como deve ser, tornando a comparação em nada mais que um exercício teórico... o:)
Um exemplo, nas poucas vezes que ouvi as Cremona, achei que tocam pior que as EAII, mesmo sem subwoofer... :nao:
miguelbarroso
11-04-2005, 10:44
Um exemplo, nas poucas vezes que ouvi as Cremona, achei que tocam pior que as EAII, mesmo sem subwoofer... :nao:
Como dizem os bifes, YMMV... até hoje, dos sons que mais gostei foi exactamente umas Cremona a serem alimentadas por Krell Showcase...
M.
Lowrider
11-04-2005, 11:03
Eu ouvi primeiro com Audio Research, péssimo, depois o set-up da Delmax com Krell, acho eu de que, é desse que falas... :???
Se é, tens de vir cá a casa, ou a casa do Maverick, rápidamente, porque não sabes o que é bom som... o:)
Tens de dar um certo desconto ao Miguel, ele ouve muito com os olhos... :eheheh:
Lowrider
11-04-2005, 15:48
Exactamente... :snif:
miguelbarroso
11-04-2005, 17:39
Tens de dar um certo desconto ao Miguel, ele ouve muito com os olhos... :eheheh:
E sou feliz assim...!!! :eheheh: :MrGreen: :MrGreen: :-P
M.
Lowrider
11-04-2005, 17:46
Está na cara, basta ver o teu avatar... :-P