View Full Version : Upgrades à sala...
Bom dia,
Se me falta $$$ para os upgrades que quero a nível de sistema :'(, ainda vai dando para fazer uns upgrades a um elemento chave que é a sala.
Como sabem, ou pelo menos viram nas minhas fotos, pintei a parede onde está instalada a tela de cor diferente, o que para a minha mente mais conservadora foi um absoluto choque devo dizer. Mas o Mav tinha ido lá a casa e falou-me nisso (começo a pensar que ele faz estas experiências em minha casa só para não @§%&&## a dele :huum:) e até fazia sentido, etc e tal, e pronto, tá pintado, tá pintado. Ainda hoje a patroa acha que foi um golpe de decoração... :eheheh:
Bom, resolvi pintar a parede lateral da mesma cor, criando assim um estilo de "câmara escura" e mais importante ainda, retirar um quadro enorme que está escondido atrás da tela (a cena do capitão gancho não é para mim, logo vai ficar sempre para baixo) e recolocá-lo na parede lateral, que está muito despida.
E é sobre este quadro (tela 150x150) que vos quero hablar: acho que foi o Lowrider que falou em forrar o interior destas telas com algo que não me recordo. O que era? Devo forrar aquilo com o quê? Aguardam-se sugestões.
Abraço
Pato
O material que compõe o interior dos edredons acho que é bom para isso...:huum:
Na Polux havia disso à venda.
Senão metes umas placas de cortiça por dentro da tela. A cortiça é dos melhores isolantes acusticos domésticos, e já podes comprar quadrados de corticite.
O material que compõe o interior dos edredons acho que é bom para isso...:huum:
Na Polux havia disso à venda.
Acho que era isso... :Yes: E é capaz de ser mais fácil de instalar que a cortiça. :huum:
O lowrider noutro dia disse-me que o essa treta dos edredons não é grande coisa e tinha substituído por outro material (não me lembro ao certo), mas ele agora anda mergulhado em biroses e cavalos de troia...
Outra coisa, a minha sala já tem uma acustica sopimpa, tenho circuitos dedicados para analogico e digital, que mais haverá a fazer sem esquecer que é uma sala comum e não dedicada ao bicio? :lalala:
adomingos
08-04-2005, 11:02
Ouvir muitos CD's e ver muitos DVD's. :eheheh:* :Yes:
Tenho o sistema desligado... :'(
Ontem tive de ouvir os meus cds no escritório onde tenho um sistema da Creative todo xpto alimentado por um CD Sony com dac multibit (supostamente uma máquina soberba depois de kitada), sistema este que a minha mulher diz ter um som muito nice, porque tem subwoofer e faz pum pum pum... :lalala:
É o pavor! :duh: Como é que se pode apreciar música com aquilo craças??? :huum: Meu rico Tivoli. :-[
Lowrider
08-04-2005, 11:53
Se ao menos a Helena viesse dentro do cavalo de Tróia... :snif:
Enchimento de edredon não funciona, testei à frente do tweeter e não fazia diferença nenhuma... :nao:
Eu uso duas camadas de cortiça fininha do AKI, mais duas de beitão (blackout), aquela flanela de algodão para protejer as cortinas do sol, nada de nylon, junto à tela, mandei fazer numa loja de molduras, fazem acabamento de cartão atrás e fica sopimpa... :Yes:
Mrs.Pato
08-04-2005, 12:00
Só queria comentar uma coisa sobre o q o meu marido disse sobre eu gostar do som da aparelhagem do escritório...
NÃO VENDESSES O SUBWOOFER DA SALA.... :-/
Obrigada e até mais logo
:oops:
Eu compenso-te... :worship: O novo vai ser mesmo ao teu gosto, um bocadito maior, mas uma maravilha. :king:
:-* :-* :-* :-* :-*
António,
As duas camadas de beitão, são para colocar entre as duas placas de cortiça? Onde se compra o beitão?
Skywatcher
08-04-2005, 13:31
Nota mental: Nunca deixar a minha namorada vir ao fórum :eheheh:
miguelbarroso
08-04-2005, 13:36
Pato, de que cor pintaste as paredes? (EDIT: Já vi as fotos... pintaste a lateral da mesma cor?... parece-me gritante demais, mas com as luzes apagadas, talvez fique porreira)
Já agora, atenção aos excessos de materiais absorventes ... correm o risco de ficar com uma sala "morta".
M.
PS. Felizmente a minha mulher não quer nem ouvir falar de forums... assim até poderia dizer mal... mas como não digo, tb não há problema de ela algum dia vir cá.
Não esquecer que qualquer das soluções é ineficaz abaixo de 150hz o que significa que se procuram melhorias nos graves podem começar a pensar em outras coisas.
Depois a concentração de graves numa sala é nos cantos e é lá que as ressonancias estão, se querem fazer bricolages "põe tua mão na mão do meu senhor..." e façam-nas para o local certo, a decoração só tem a ganhar se as coisas forem bem feitas.
Os graves pedem supreficies irregulares, armadilhas por onde eles se perdem e difundem e não há nada mais lindo que uma parede interior irregular. :Yes:
miguelbarroso
08-04-2005, 13:50
Os graves pedem supreficies irregulares, armadilhas por onde eles se perdem e difundem e não há nada mais lindo que uma parede interior irregular. :Yes:
Deve ser por isso que na casa nova não tenho tantos problemas com os graves como na anterior...o prédio é em curva, e não tenho uma parede direita que seja... - já a meio da sala, há lá um ponto qualquer onde parece que os graves disparam absurdamente - mas como não é nenhum local de audição (é de passagem) "no problemo" :Yes: - deve ser onde se encontram as baixas frequências para irem tomar um cafezinho :-P
M.
Nesse local podes sempre fazer uma decoração especifica e totalmente irregular numa das paredes de modo ás ondes estacionarias serem difundidas e tens a cituação resolvida mesmo sem emprego de qualquer materiial absorvente, é que aumentar á absorvência para controlar os graves é um passo para perder agudos, estes são mais facilmente absorvidos... :huum:
miguelbarroso
08-04-2005, 14:01
Sim, mas como ainda estou à espera dos cortinados, isto ainda vai mudar... só quem já viu a minha sala (Hugo) é que percebe o quão fora do vulgar é a geometria da mesma. Além dos cortinados também faltam umas estantes numa parede, etc... ou seja, quando estiver tudo concluído, creio que vai ser diferente.
M.
PS: Situação é com SSSSSS nada de CCCCC :nao: ;)
Pois isso do ssssssssst é que é resolvido com os quadros nas paredes com um material absorvente, na minha opinião a cortiça é mais isolante que absorvente, prefiro de todo lã de rocha, mas o pessoal tem medo (não sei de quê), de qualquer das formas os quadros têm de ser bem posicionados de modo a ficarem precisamente com o seu centro no centro das reflexões primárias do tweeter da coluna, não sei se o lowrider teve esse cuidado , mas o tamanho do quadro permite que apanhe sempre esse ponto. ::)
Bom, vamos a respostas:
Sr. Administrador
:-*
Miguel,
As fotos foram tiradas em modo esquisito, por causa da pouca iluminação. Já lá estiveste com a parede pintada e nem notaste. ;)
Marcos,
O objectivo não é apanhar as baixas frequências, mas sim as altas. ;)
Quanto aos ssssssss que o Miguel estava a dizer, é em relação ao facto de escreveres situação com "c". Já deu para rir um pouco. :eheheh:
Bem visto :duh:, é o que faz ler na diagonal e á pressa, de qualquer das formas haja felicidade.
Quanto á ortografia e uma vez que estou num forum de audio nem penso nisso, daí a minha resposta dsem nexo...
miguelbarroso
08-04-2005, 16:09
Miguel,
As fotos foram tiradas em modo esquisito, por causa da pouca iluminação. Já lá estiveste com a parede pintada e nem notaste. ;)
Quando fui a tua casa ainda estavas a projectar na parede amarela...
M.
Lowrider
08-04-2005, 16:16
My, my, my... O ponto mais importante é o/os das primeiras reflexões, e não interessa que seja o centro do quadro, só que cubra o dito ponto... :duh:
O beitão compra-se nas lojas de tecidos de cortina, para ali para os lados do cemitério dos Prazeres há muitas, foi lá que comprei... :snif:
Convem pôr os materias menos densos à frente, por isso as duas camadas, ou uma, eu escolhi duas por ser mais fácil de cortar a cortiça mais fininha, são junto à parede, o beitão logo atrás da tela...
Tu até percebeste o que quiz dizer mas não te apeteceu, o que quiz dizer é que por vezes a estetica manda colocar o quadro fora da reflexão primária certo? e o som manda coloca-lo noutro lugar, se fores colocar pela estetica arriscas-te a colocar o quadro cheio de apetrechos num local que não faz ponta de chouriço e se fores pelo som mais vale fazer a coisa bem feita, o que referi no teu caso foi que pelas dimensões do quadro e de parede em questão éra dificil não acertar, mas isso não significa que tenhas acertado se fizeste pela estetica, depende do angulo de dispersão do teu tweeter. ;)
Lowrider
08-04-2005, 19:39
O quadro da esquerda é de propósito para as primeiras reflexões, lembram-se que punha uma almofada nesse lugar para as audições... :???
No entanto, mesmo sem essa preocupação serve para atenuar as reflexões/ecos de agudos/médios na sala e, no meu caso, diminuiu notavelmente o "ruído de fundo"... :huum:
Maverick
09-04-2005, 11:45
Em termos estéticos, acho que o contraste entre a cor da parede onde está a tela e a lateral ficava muito bem :Yes:. Também já recolhi algumas opiniões femininas e a conclusão foi unânime, mas não quer dizer que com a lateral da mesma cor não fique bem. ;).
Em termos acústicos, e sem cair no exagero do "damping" (que acho difícil em salas comuns), sou mais pró uma sala silenciosa do que viva. Fiz uma pequena experiência há uns anos onde artilhei uma sala despida com edredons e almofadas e o resultado foi fenomenal. O silêncio permite-nos ouvir muito mais detalhe na música, mas é preciso ter cuidado para não cortar muito as freq. altas.
Mav
Ganhas em som mas perdes em impacto, e em Home cinema então fica-se a notar muito.
Eu sei porque já andei a "avivar" mais o meu projecto :eheheh:, estava muito estudio de gravações.
Oba, depois de uns dias atribulados, em que comprei algumas 6 latas de tinta para acertar na trampa da cor, lá consegui acabar o trabalho.
Ficou sopimpa. :eheheh:
Acusticamente ainda não testei, mas esteticamente acho que ficou bem melhor. Logo vou ver se consigo tirar fotos... o:)
miguelbarroso
11-04-2005, 10:40
Acusticamente ainda não testei, mas esteticamente acho que ficou bem melhor.
Acusticamente????? agora a cor da parede também muda o som????? :huum: :huum: :MrGreen: :eheheh:
M.
Miguel, Miguel, Miguel... :-*
Não ler os posts todos geralmente dá nisto, perdemos uma boa oportunidade de não teclar. o:)
Jovem, TODA A GENTE SABE que quanto mais escura a cor, menos reverbâncias! :-P
Vai lá ler o meu post inicial e depois boltamos à cumbersa... :duh:
miguelbarroso
11-04-2005, 10:48
Li... mas já forraste o quadro????
M.
Nopes, daí -> acusticamente ainda não ter testado... o:)
Mas mesmo sem forrar o quadro, vou colocá-lo na parede para ver se há diferenças, já que, e como tinha dito, aquela parede estava muito despida.
Skywatcher
27-04-2005, 19:17
Deixa-te de minimalismos Pato. Compra móveis todos novos comprados a estes senhores... http://www.asc-hifi.com/products.htm :MrGreen:
Um abraço,
São caros pah!!! :huum:
Acho que já não mexo mais na sala, os agudos começam a ficar macios de mais. :nao: Menos trabalho com o beitão... :eheheh:
nmtavares
30-05-2005, 19:46
OFF-TÓPICO: Olá pessoal, agora sei o que é que é feito do ppl que andava desaparecido do Hardware do Mania. Ao menos podiam ter avisado, assim sempre vou poder aprender mais qq coisita, mas já perdi um tempito.
Uma pergunta, a sala, ou uma sala deve ter as paredes não paralelas, certo?? E no caso de ser uma sala tipo ovo, ou seja a parte onde supostamente leva a tela ou tv, vertical, e o resto como o interior de um ovo, haveria alguma vantagem a nivel sonoro????
Lowrider
30-05-2005, 20:21
Na prática é melhor uma forma regular, mais fácil de afinar, mas teóricamente redondo seria melhor...
Por outro lado os auditórios normalmente são paralelipípedos... :huum:
nmtavares
30-05-2005, 20:36
Sr Antonio Ribeiro, eu conheço algumas salas antigas, que a forma é como uma garrafa de coca-cola, mais larga perto do palco, depois um pouco mais estreita no meio e alarga na parte dinal da sala, acho que os teatros antigos são mais deste tipo, verdade?? Se é assim pq não se usa esse modelo para uma sala dedicada?? Ou não tem a ver com problemas de efeciência acustica.
Obrigado.
Lowrider
30-05-2005, 20:58
COKE is it... :king:
Por acaso nunca vi nada com essa forma, fora as ditas garrafas... :huum:
O auditório mais comum são as Igrejas, rectangulos com o topo redondo, os "teatros" muitas vezes são mais largos e mais altos do lado da audiência, mas angulares, não redondos, já li que essa é a forma ideal...
O problema das salas muito irregulares/redondas são as reflexões que baralham a localização dos intérpretes/instrumentos...