PDA

View Full Version : Last Days - Gus Van Sant

Frances
08-04-2005, 14:40
Kurt Cobain morreu há 11 anos, mas lembro-me como se fosse hoje. Tinha 14 anos na altura e Nirvana era a minha banda favorita. Aquela que andava sempre no meu walkman, aquela cujos posters forravam as paredes do meu quarto... enfim, a única altura da minha vida em que fui fã na verdadeira acepção do termo ::)

Isto para dizer que qualquer dia chega o filme de Gus Van Sant... que me suscita curiosidade mas não me entusiasma...

Notícia do Público:

Este é o Kurt Cobain de Gus Van Sant

É um dos filmes de que se fala para o Festival de Cannes: "Last Days", uma meditação sobre Kurt Cobain tal como Gus Van Sant o vê - um músico introspectivo e atormentado na hora da sua morte. A colagem ao líder dos Nirvana, que se suicidou em Abril de 1994, é explícita (basta ver as fotografias do filme...), mesmo que o protagonista de "Last Days" se chame Blake (é interpretado por Michael Pitt). Não se esperem conclusões sobre o suicídio de Cobain, "Last Days" anuncia-se como um filme na senda do anterior "Elephant" (que valeu a Van Sant a Palma de Ouro), elíptico e meditativo. E, tal como "Elephant" pretendia ser uma leitura alternativa aos media sobre o massacre no liceu de Columbine, "Last Days" não corresponde ao Cobain mediático. "Conheci-o [Kurt Cobain] um par de vezes, e ele tocou num concerto de beneficência em Portland [cidade de Van Sant]", explica o realizador à revista "Tokion". "Falei com ele uma vez ao telefone. À parte isso, não posso dizer que o conhecia bem. O filme não se baseia nas minhas percepções dele, porque essas percepções foram tão breves que são o mesmo ou menos informativas do que as da imprensa.

PÚBLICO

alan smithee
19-04-2005, 00:18
Não te entusiasma porquê?* :???

Frances
22-04-2005, 04:48
Porque o Gus Van Sant é um realizador irregular para mim. Apenas gosto verdadeiramente de dois filmes dele, o resto não gosto ou passa-me ao lado.

Depois, porque fico sempre receosa quando começam a mexer no baú das recordações. Para mim, Kurt Cobain e Nirvana estão nesse baú, entendes? ;)

alan smithee
22-04-2005, 20:06
Entendo. Eu também tenho um baú desses.* ;)

DarkPhoenix
28-04-2005, 01:18
Já somos três com baús semelhantes.

Mas no meu caso, o baú está fechado no sotão há bastante tempo, tendo embora os Nirvana sido pedras basilares e influentes nos finais da minha adolescência, condicionando juntamente com outros factores culturais, o meu estilo de jovem adulto ( na altura ) e a forma como entendia o mundo.

Hoje, encaro o legado da banda do Kurt Cobain como que desfasado e remetido a uma dimensão perdida no tempo, uma linha efémera, ligeiramente insignificante, na grande lista de nomes da música que ainda me dizem algo e aos quais os meus ouvidos ainda agradecem o talento.

Logo, tenho apenas uma ligeira curiosidade na abordagem ao tema.