View Full Version : Formatos de alta definição
Como é que os meus caros acham que vão proceder?
A meu ver, inicialmente vão aparecer leitores a preços estúpidos com uma pequena quantidade de títulos. Leitores que provavelmente serão inferiores a fazer aquilo que os nossos fazem actualmente (leia-se DVD e CD) e equipamentos que sejam realmente bons a fazerem tudo, vão demorar até a tecnologia estar amadurecida ao ponto de termos preços aceitáveis.
Associado a isso, temos os displays, que embora alguns já tenham compatíveis com HD a grande maioria das pessoas não os terá.
Outro factor que, na minha opinião, também deverá ter peso é o facto de a nova tecnologia vir em algo igual a um cd. A grande maioria das pessoas irá pensar "então estes gajos continuam a meter os filmes num cd e agora pedem mais dinheiro pela mesma coisa?". "Mas eu já vejo filmes dum cd..."
Eu só avançarei para uma nova tecnologia após sentir o mercado maduro suficiente que permita disfrutar dessa tecnologia 7 dias por semana. Isto é, quando quiser ver um filme, não estiver limitado a meia duzia de filmes na prateleira.
Lowrider
22-04-2005, 11:11
Eu só avanço quando os canais TV forem de alta defenição, não vou comprar um display que depois não é apropriado para o que vejo mais... :nao:
miguelbarroso
22-04-2005, 11:30
Para quem tenha TVs normais, como tu e eu, acho que não há muito interesse em formatos de alta definição... basicamente o leitor terá de fazer "downscaling" para que apareça como deve ser no teu ecrã... ou seja, fica "igual" a DVD. Mais importante do que o leitor, acho que será a TV ou projector.
No entanto, ando seriamente a considerar a hipótese de um HTPC... mas com especificações bem exigentes do ponto de vista de som e imagem, assim como de software. Provavelmente uma placa de som da M-Audio (as placas de som que vêm com o ProTools, o progama de edição mais utilizado nos estudios de gravação em todo o mundo) e uma gráfica a condizer. Depois uma caixa construída por mim a rigor, com shielding bem concebido, para eleminar as malfadadas EMIs dos PCs. Para os interessados, há caixas já bastante boas no mercado (DIGN, Silverstone, Accent, etc)
Seja qual for o formato que vingue, é facil num equipamento destes fazer os upgrades.
Mas um HTPC construído de raiz, não é para qualquer um... as possibilidades de tweaking são tantas, que se torna uma operação pouco user friendly. No UK já há empresas orientadas para este mercado (constroem HTPCs à medida dos clientes, e configuram tudo como deve ser) No final pode-se ter um sistema audiovisual capaz de ler tudo e mais alguma coisa, com qualidade mesmo muito elevada. No AVForums, há gente a arrumar DV27 pois preferem os resultados que obtêm dos HTPCs...
Eu sei que há muita gente de pé atrás em relação aos HTPC... mas isso é devido ao facto de a maior parte das ofertas não serem referência (Por exemplo, a Chip7 vende um HTPC, onde a única coisa boa é a caixa da DIGN... o resto é um PC multimédia banalíssimo). Por fim, não se esqueçam que hoje em dia, todas as gravações são feitas com recurso a computadores... só é preciso que os mesmos sejam construídos com as qualidades necessárias. (os receivers, processadores e afins, não são nada mais do que computadores optimizados para utilizações específicas.)
M.
Lowrider
22-04-2005, 11:44
Isso é bom para quem não liga à qualidade do som e prefere brincar com o PC a ver/ouvir discos... o:)
Muita gente nem repara na ótima qualidade das bandas sonoras de muitos filmes, só se interessam pelas explosões, etc... :naosei:
Daffyduck
22-04-2005, 12:04
O problema dos HTPC é o não serem user friendly.
Tens de tratar dos drivers, problemas de incompatiblidades, arrancar o windows, abrir o programa de leitura, abrir outro para configurar a resolução nativa da Tv/projector - mudar a resolução caso seja PAL ou NTSC...
Estão a ver a Maria a fazer isso para ver um filme? *:huum: *Acho que nem eu tinha pachorra para tanto *:zzzz:
Agora não duvido que a imagem conseguida seja melhor (com os componentes certos). mas o preço também andará acima dos 1500€ logo não é uma opção barata...
Que é que te aconteceu ao HS10? Deu o berro? :huum:
miguelbarroso
22-04-2005, 12:46
Isso é bom para quem não liga à qualidade do som e prefere brincar com o PC a ver/ouvir discos... o:)
Já esperava isto... Lowrider, se tiveres uma placa de som de referência, com qualidade "audiófila", acredita que podes mesmo ter muito bom som... que raio... o som que todos nós gostamos tanto dos CDs da Diana ou da Nora, etc... passam todos por lá - são gravados directamente para computadores, são editados nos computadores, e por fim são masterizados nesses mesmos computadores.
Quanto ao problema da falta de facilidade de utilização. Em relação à sua configuração, concordo que são difíceis - por isso a UVEM por exemplo, no UK, monta e configura os HTPCs deles à medida do cliente... no fim aquilo fica pronto a usar - com preços bem elevados (segundo o gajo da UVEM, uma boa configuração típica, ronda as 2.500£, ou seja, muito dinheiro)
E o que significa pronto a usar? Um interface fácil de utilizar (não é com o windows normal), que qualquer "maria" utiliza sem problemas.
Como eu disse, um HTPC não é para todos... pelo menos para já. :eheheh: :-P
M.
Maverick
22-04-2005, 12:55
IMHO, para quem tenha displays até umas 37" acho que a alta definição não vai trazer grandes melhorias que justifique investimento. E isto pensando em emissões terrestres. Ver a bola ou outros espectáculos em HD até deve interessante mas não vai ser fácil persuadir o consumidor a pagar mais por isso, principalmente quando este tiver uma TV de 28" na sala.
Com os preços dos Plasmas/LCD's a baixar, é possível que se comece cada vez mais a investir em displays maiores, até porque não é tão crítico colocar 42" numa sala. Aí, já o HD pode ser interessante. Mas é preciso que as emissoras também invistam nessa área, e eu não tenho visto muito por aí. Por cá (e lá fora também) aposta-se mais na quantidade do que na qualidade. As emissões actuais em SD podiam (no formato digital) ter uma qualidade muito boa e até próxima do DVD e só não têm porque não justifica. Não é isso que o consumidor procura.
Quanto a DVD HD já sou ainda mais céptico...Ou o mercado vai lentamente "baldeando" o lancamento de títulos de SD para HD criando fontes com retrocompatibilidade ou então acho muito difícil vingar. O DVD está muito bem implantado no consumidor e, salvo para os que têm ecrãs com mais de 50", o HD não representa uma diferença que represente investimento considerável. E depois, que comprou os blockbusters tipo LOTR e SW vai agora reenvestir nas suas versões HD para ver em 32"? Não me parece. O caso dos SACD e DVD Audio também foi criado sob o pressuposto do Holy Grail do som (até as moscas se ouviam) e, anos após o seu lancamento, vejam o catálogo de títulos que existe. Quantos de vós pensam de DVD-A ou SACD quando querem comprar um DVD novo?
O DVD-HD corre o risco de ir pelo mesmo caminho...
Mav
Daffyduck
22-04-2005, 13:02
Que é que te aconteceu ao HS10? Deu o berro? :huum:
Com a minha sorte:
http://www.avforums.com/forums/showthread.php?t=179741
MORREU! :duh: :duh: :duh: :duh: :duh: :duh: :duh: :duh: :duh: :duh: :duh:
miguelbarroso
22-04-2005, 13:09
Realmente, voltando à questão da HD (desculpem o desviar do tópico para a questao dos HTPCs), concordo em parte com o Maverick.
Mas creio que num ecrã de 37", a HD já se justifica.
Em relação às emissoras, se lá fora o panorama é muito diferente, por cá é vergonhoso - o AXN por exemplo, que em termos de conteúdos é para mim dos melhores canais da oferta da TVCABO, tem uma qualidade horrível, tanto a nível de imagem como de som.
Em relação ao triunfo do HD-DVD ou Blu-ray ou o formato que resulte do novo "romance" Sony-Toshiba (vá lá, agora já resolveram conversar uns com os outros, e já falam em lançar um formato único) creio que vai depender de tantos factores, que me é difícil antever se conseguirá ou não vencer.
M.
Desculpem o off-topic...
Daffy, xiça homem, o que é que tu fazes aos equipamentos??? Não há nada que dure em tua casa??? :huum:
Aquele DavidW é um tipo com sorte hem, começo a ter vontade de um Prism block failure. :eheheh:
Vai dando notícias de como o caso está a ser resolvido, como é óbvio isso interessa-me bastante. ;D ou :'(
Abraço e boa sorte.
Daffyduck
22-04-2005, 14:01
Até domingo o único problema que tinha tido foi com o FMJ mas isso passou-se com algum problema de fábrica tal a rapidez com que aconteceu... Mas esse já está a bombar em grande de novo e com uma garantia de 5 anos! :Yes:
Agora, o HS10 é que pelos vistos saiu cheio de problemas porque o meu caso não nem pouco mais ou menos único..
Aquelas riscas na imagem estão lá mesmo, não foram feitas com o paint!!! :lalala:
As minhas eram parecidas, mas a que vai na diagonal para cima is mesmo quase até ao topo superior direito (tenho umas fotos giras que tirei) :-/ :-/ :-/ :-/
Não conto com noticias em menos de 2 meses...
Vamos ver...
Quanto à discussão em si, penso sinceramente que a alavanca para o formato HD serão as emissões terrestres e a capacidade dos fabricantes em ajustarem os custos de implementação de um novo formato à realidade do mercado.
O factor wow nos audioshows, ao vermos as emissões HD reforçam a minha ideia. Eu nunca pensei que ao fim de 5 anos a ver DVDs, pudesse dar comigo a reclamar da péssima qualidade de imagem de alguns filmes ou concertos que lá tenho em casa. Aí estou com o Mav, até 37" penso que não haverá grande problema, mas a partir daí é impossível não sermos tentados pela PQ da HD.
Quanto à massificação do formato, será possível se o caminho for percorrido como o do DVD. 1º os freaks (como nós) a "desnatar" o mercado, o resto vem a seguir com propostas da Momitsu e Yamakawa e etc etc... Não se esqueçam que ainda há pessoal a ver filmes em VHS, logo o DVD banal também imho se manterá por mais uns anos.
Imaginemos que a HD está implementada e convive com o DVD. Sai mais um filme XPTO e fazem mais uma magnifica edição tipo LOTR. No meu caso aconteceria que estaria fora de causa pagar uma pipa de massa por determinada edição em DVD, sabendo que na prateleira do lado estava uma melhor em HD, mas eu não a poderia disfrutar convenientemente.
Temos o caso do Kill Bill em que não comprei as edições normais. Aguardo pacientemente uma edição com os 2 filmes decente.
Acho que reduziria para muito perto de zero as compras de dvd's
Lowrider
22-04-2005, 15:40
Há computadores e computadores, até SONY... *:-P
Vocês já se esqueceram do exemplo 16:9...
O que levou o pessoal todo a preferir este formato na escolha de uma TV? O filme vê-se na mesma em 4:3, mas algo fomentou a procura.
Penso que além da moda do vizinho ter uma, logo eu tembém tenho que ter, o que terá implementado de vez as 16:9 foram os dvd's. Embora se vejam também numa 4:3, só se consegue tirar todo o potencial do dvd numa tv 16:9.
Ora aí está... :eheheh:
Os displays HD também podem, devem, sofrer do mesmo mal. o:)
Maverick
22-04-2005, 17:23
Eu tenho um display de 37" e para DVD não vejo necessidade de mais resolução. Acho que não faz sentido. Acima disto, já começamos a ver alguns artefactos inerentes à limitação do DVD, mas não deixa de ser espectacular.
O Wow dos Audioshows foi sempre com emissões de espectaculos (tipo Superbowl e afins) por isso reservo os meus comentários quanto à mais valia que o HD poderá trazer para o cinema em casa. Se calhar só servirá para nos sentarmos um pouco mais perto.
Não te esqueças que o salto do VHS para o DVD foi em grande parte pelo ganho na conveniência e pela introdução do 5.1, não propriamente pela qualidade (embora ela seja prontamente identificada).
Coexistindo ambos os formatos, uns comprarão o melhor e outros o mais barato, como em tudo. O problema é que para um formato subsistir tem de se massificar e eu não sei se o HD coexistindo com o SD vai conseguir-se massificar (tenho sérias dúvidas), daí ter colocado como possibilidade haver uma migração suave do SD para o HD por forma a 'obrigar' as pessoas a evoluir. Tens or exemplo a edição do 'Hotel California' dos Eagles em CD a 5 € e em 5.1 a mais do triplo. Qual é que achas que se vende?
Há um outro aspecto que considero importante: em termos de resolução eu não sinto muita diferença na experiência que tenho no cinema em comparação com a que tenho em casa (e o meu PJ é SD). Para o HD vencer vai ter de criar uma experiência mais 3D do que aquela que temos num cinema, ou seja, talvez seja depois a indústria cinematográfica a ir a reboque do HC..
Mav
Lowrider
22-04-2005, 18:43
Eu tenho um display de 37" e para DVD não vejo necessidade de mais resolução. Acho que não faz sentido. Acima disto, já começamos a ver alguns artefactos inerentes à limitação do DVD, mas não deixa de ser espectacular.
Então para que é que compraste um projector SD...* :huum:
Maverick
23-04-2005, 10:08
Então para que é que compraste um projectore SD...
Por várias razões, uma delas o facto do PJ ter a mesma resolução dos DVD's que representam 95% do que vejo nele. Evitam-se assim alguns artefactos de upscaling.
Uma coisa é a resolução da fonte (que é o que estamos a discutir) outra é a do display. Até podia ter um display com 1080 linhas e ver TV SD que não acredito ter melhor imagem do que tenho agora. IMHO o ideal é o display ter a mesma resolução que a fonte, a não ser que se queira estar em cima da imagem e o dot pitch do display seja alto (como é o caso dos LCD's). Aí já se corre o risco de ver a grelha do painel. Com as novas resoluções de > 720 linhas dos painéis essa questão põe-se cada vez menos.
Eu estou a 3,4 metros da tela e a partir dos 1,5 metros já não vejo os pixeis.
Mav
Repescando esta "discussão" cito o JVH:
A simples visão das potencialidades do Blu-Ray, em certames como a CES, de Las Vegas, também me deixa frustrado e num estado de ansiedade. Em especial quando nos «intervalos» sou obrigado a sobreviver com uma dieta de DVD. Para quem «come» habitualmente na cantina da TVCabo, a imagem de um DVD é uma iguaria. Quando se prova o «caviar» Blu-Ray percebe-se contudo que o DVD não passa de pasta de sardinha. A imagem de alta definição do Blu-Ray não é apenas mais «colorida» (no bom sentido) e mais nítida, é mais real e tem mais produndidade. Tanta que parece 3D aos nossos olhos. E é, sobretudo, mais estável, mais repousante: o cérebro não precisa de compor o ramalhete do MPEG, está lá tudo. Pouco e pouco habituamo-nos de tal forma à qualidade da imagem que passamos a considerá-la «normal». Até que somos de novo confrontados com a imagem do DVD convencional, e só então compreendemos o que temos andado a perder.
In http://www.hificlube.net/common/ver_artigo.asp?id_artigo=446&seccao=Audiofilia%20Cronica&subseccao=Audiofilia%20Cronica
Agora imaginem que têm à disposição os "Morangos com Natas" em formato HD... e depois à noite vão ver o LOTR em SD???* :nao:
Daffyduck
18-07-2005, 19:47
O HD vai ser lançado formalmente com a PS3 lá para o natal do próximo ano. Ainda estamos a 17 meses de vermos o HD lançado para home cinema. TV no minimo 5 anos...
Até lá o que aparecer vai ter preços exorbitantes... De lembrar também que as primeiras gerações de aparelhos vão ser, para além de carissimas, rapidamente ultrapassadas à medida que a tecnologia acenta o pó..
Eu devo comprar a PS3 daqui a 2 anitos e vou começar por aí a aventura da alta definição... quando chegar à TV já se deve arranjar um bom leitor a preços ao alcance dos mortais (pelo menos ao meu)... o:)
P.S. Ah. e espero nessa altura já ter todos os filmes da minha wishlist em DVD. Depois é ir comprando um ou outro por ano (o que vale a pena)...
cochinada
18-07-2005, 20:22
http://www.hificlube.net/common/ver_artigo.asp?id_artigo=749&seccao=Audiofilia%20Cronica&subseccao=Audiofilia%20Cronica
adomingos
22-07-2005, 12:10
Cabovisão lança 1º canal de alta definição em Portugal
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/noticia.php?id=562799&div_id=1728