View Full Version : Cannes 2005
alan smithee
27-04-2005, 23:12
O festival de Cannes de 2005, que irá decorrer entre 11 e 22 de maio, terá 20 filmes em competição:
Lemming – Dominik Moll (Filme de Abertura)
Sin City - Roberto Rodriguez and Frank Miller
Last Days - Gus Van Sant
Manderlay - Lars von Trier
Where The Truth Lies - Atom Egoyan
Once You’re Born You Can No Longer Hide - Marco Tullio Giordana
Hidden - Michael Haneke
A History Of Violence - David Cronenberg
The Best Of Our Times – Hou Hsiao-Hsien
Election - Johnny To
Broken Flowers - Jim Jarmusch
The Three Burials Of Melquiades Estrada – Tommy Lee Jones
Bashing - Kobayashi Masahiro
Batalla En El Cielo – Carlos Reygadas
Kilometre Zero – Hiner Saleem
Shanghai Dreams – Wang Xiaoshuai
Peindre Or Faire L’Amour – Arnaud and Jean-Marie Larrieu
The Child - The Dardenne Brothers
Don’t Come Knockin’ - Wim Wenders
Free Zone – Amos Kitai
Olhando para esta lista de filmes, parece-me que o evento de 2005, será um dos mais interessantes dos últimos anos.* :Yes:
P.S. coloquei este topic neste fórum, porque no fórum "cartaz" não existe a opção de criar um "novo tópico"* :???* :huum:
DarkPhoenix
28-04-2005, 01:06
Muitos dos cineastas são-me completamente desconhecidos ( e que bem que sabe... :Yes: ).
Além da curiosidade acerca dos novos Cronemberg e Von Trier, também quero ver o que Gus Van Sant fará com os últimos dias de Kurt Cobain.
Espero que a abordagem seja tudo, menos clássica e boçal.
E como este realizador é algo irregular, temos mesmo que esperar...
alan smithee
28-04-2005, 13:56
Segundo as últimas notícias, a abordagem será semelhante a do “Elephant"o que é óptimo. Em princípio teremos um filme contemplativo, com uma câmara que não julga, apenas observa, com uma história que não conclui, apenas exibe. Como alguém disse uma vez, a arte é grandiosa não por mostrar mas por esconder.
Além dos filmes que mencionaste, também tenho muitas expectativas em relação ao último filme de Win Wenders. Essencialmente porque trata-se do reencontro de Wenders e Sam Shepard, e na única vez em que estes dois homens trabalharam juntos, produziram aquela obra notável que se chama “Paris, Texas”.* :D
Segundo as últimas notícias, a abordagem será semelhante a do “Elephant"o que é óptimo. Em princípio teremos um filme contemplativo, com uma câmara que não julga, apenas observa, com uma história que não conclui, apenas exibe. Como alguém disse uma vez, a arte é grandiosa não por mostrar mas por esconder.
Se assim for, então fico com muito mais expectativa em relação ao filme! É que dos dois filmes que mais gosto do Gus van Sant, um deles é exactamente o "Elephant" (já agora o outro filme... para o caso de estares curioso... é o "My Own Private Idaho" ;))
Quanto a Cannes... uau!
Tenho grande curiosidade em relação a:
Manderlay - Lars von Trier - palavras para quê?
A History Of Violence - David Cronenberg
Don’t Come Knockin’ - Wim Wenders - apesar de, deste realizador, apenas adorar "Paris, Texas" e "As Asas do Desejo" ... uma colaboração com o grande Sam Shepard só deve resultar bem!
E curiosidade em relação a:
Sin City - Roberto Rodriguez and Frank Miller - nunca lli a BD, mas as imagens e posters que tenho visto deixam antever um filme com estilo e ambiente. logo se verá...
Last Days - Gus Van Sant (ver tópico ;))
Where The Truth Lies - Atom Egoyan - afinal, estamos a falar de Atom Egoyan que nos deu o belo "Sweet Hereafter"
Hidden - Michael Haneke - o tema desperta a curiosidade. Quanto ao realizador, é daqueles que ainda me divide: tanto gosto como sou indiferente...
Broken Flowers - Jim Jarmusch - se for um Jarmusch à moda antiga...
De resto, não conheço todos os realizadores. O que, como refere o Sephiroth, é sempre bom porque nos permite ter sempre algo a descobrir no cinema!
alan smithee
21-05-2005, 21:48
Fonte: Jornal o Público
Cannes: Irmãos Dardenne vencem Palma de Ouro com “L´enfant”
21.05.2005 - 19h49* *PUBLICO.PT
Os irmãos belgas Jean-Pierre e Luc Dardenne foram distinguidos pela segunda vez com a Palma de Ouro do Festival de Cannes. Seis anos depois de “Rossetta”, a dupla vence na 58ª edição do festival com o filme “L´enfant”, uma distinção que acabaram por dedicar a dois reféns no Iraque, a jornalista francesa Florence Aubenas e ao seu guia iraquiano Hussein Hanoun.
“Obrigado a todos os que nos permitiram fazer esta aventura”, afirmou Jean-Pierre Dardenne, dirigindo-se, em particular, aos dois actores principais do seu filme, Jérémie Renier e Déborah François. Pouco antes, o seu irmão Luc segurava o troféu que simboliza a Palma de Ouro, que dedicou, em nome da dupla Dardenne, a Florence Aubenas e Hussein Hanoun.
“L´enfant”, a história de um jovem casal que vive às custas de subsídios sociais e pequenos delitos e cujas vidas passam por um novo teste com o nascimento de um filho, volta a dar provas da excelência dos Dardenne em mostrar a realidade social da forma mais crua.
A dupla belga entra, assim, para o restrito grupo de realizadores que conseguiram por duas vezes levar para casa a Palma de Ouro, depois de Emir Kusturica, Bille August, Francis Ford Coppola e Shohei Imamura.
Outro dos nomes vencedores da 58ª edição do Festival de Cannes é o do norte-americano Jim Jarmusch, distinguido com o Grande Prémio pelo filme "Broken Flowers", uma comédia que conta com as interpretações de Bill Murray e de Julie Delpy.
O Grande Prémio do Júri foi para "Shanghai Dreams", de Wang Xiaoshuai
"Caché", de Michael Haneke, tido com um dos favoritos, termina o festival com a distinção de Melhor Realizador. "Last Days" de Gus Van Sant, "Manderlay" de Lars von Trier e "A history of violence" de David Cronenberg abandonam Cannes sem prémios mas com algumas das críticas mais fortes aos filmes em competição.
O norte-americano Tommy Lee Jones sai também vencedor pela sua interpretação e pelo cenário do seu primeiro filme enquanto realizador “The Three Burials Of Melquiades Estrada”.
A actriz israelita Hanna Laslo foi distinguida com o prémio de melhor interpretação feminina pelo seu papel em “Free Zone”, do seu compatriota Amos Gitaï.
Fim de citação
Ainda não vi nenhum dos filmes, mas estou com a sensação que tal como o ano passado foi cometida uma enorme injustiça na atribuição da Palma D’ouro. Não sei porque, mas tenho a sensação que filmes como “Caché” “Last Days"* "Manderlay" e* "A history of violence" proventura serão mais interessantes do que este “L’enfant”. Talvez porque este “L’enfant” seja dos mesmos realizadores que há uns anos atrás fizeram um filme absolutamente intragável chamado “Rossetta”... que ganhou nesse ano a palma d’ouro.