View Full Version : Tela Normal ou de Alto Contraste ?
Ok, já não novidade nenhuma que estou a considerar a possibilidade de um projector (mesmo que ainda faltando uns meses para a decisão final) ;D. A pedido de muitas familias :eheheh: ,surge então esta questão da tela. Em principio o projector será o AE700 (se é que ainda existir nesta altura), com as seguintes condições:
Distância do Projector à tela: 2,9 metros (mais centimetro, menos centimetro)
Dimensões da tela(imagem): 168cm x 99cm (diagonal de 193cm , zoom do projector a 1,6x)
Ganho da Tela: 1.0
De acordo com estas condições e a calculadora do site projectorcentral, tenho uma recomendação de baixar o brilho, aumentando o tamanho da imagem ou diminuindo o ganho da tela. Aumentar o tamanho da imagem está fora de questão. Diminuir o ganho da tela tb. me parece algo ridiculo. Ao mesmo tempo também me dá jeito ter um bocado de brilho a mais, pois nem sempre a sala estará na total escuridão.
No entanto com estas condições ("excesso de brilho") tenho a sensação que irei perder em termos de contraste e nomeadamente em termos de pretos. Assim, a ideia era colocar uma tela de alto contraste em vez de uma normal, para ganhar no contraste. Só que não sei se esta não fará que a qualidade da imagem piore, nomeadamente em termos de cores.
Assim, está aberta a discussão!
Maverick
05-05-2005, 10:25
Em termos de tamanho da tela, acho que, face à distância a que te encontras, a tua escolha é adequada (eu pelo menos não iria nunca para uma tela maior, tendo em conta a distância, a não ser que estivessemos num mundo pleno de HD, coisa que está a muitos anos de distância).
Para um LCD com brilho -Lumens- decente (hoje em dia quase todos o têm) eu não consideraria uma tela com ganho superior a 1. O LCD, per se, já não faz os pretos, 'pretos', quanto mais numa tela com ganho (a não ser que seja cinzenta). Acho que 1.0, é uma "safe bet". Se o PJ tiver muito brilho e pensares em ver com alguma iluminação na sala, até podes considerar telas com ganho inferior a 1 e/ou cinzentas, mas face aos desvios de cor que provocam, eu testava primeiro.
Como disse, ganho 1 é o mais seguro. :Yes:
Quanto à questão do excesso de brilho, hoje em dia os PJ's têm uma opção para 'economizar' a lâmpada que fará o mesmo efeito.
Quando falas em tela de alto contraste pressuponho que te referes a algo ganho (ou estás a referir-te a telas cinzentas?), e, como já disse antes, considerando um LCD, pessoalmente não iria por aí. O alto ganho vai reflectir mais luz ou seja vai tornar os preto-cinza ainda mais cinza e vai cansar-te mais no visionamento.
Pondo um pouco a foice em seara alheia, porque não consideras ver, para além do AE700, o Themescene que usa o chip Matterhorn? Eu não compraria hoje qualquer LCD na gama dos AE700, TX100, etc.., sem ver este 1º...
Mav
Viva:
Quando falo em tela de alto contraste, estou a falar nas telas cinzentas em vez de brancas. O ganho é o mesmo (1.0). A opnião geral nos foruns que tenho obtido lá por fora é que o projector no modo económico não terá tanto brilho e poderá não ser problemático quanto isso. Mas mesmo assim, recomendam-me realmente uma tela cinzenta (alto contraste) e se necessário a colocação de filtros que diminuam a luminosidade.
Esse themescene que falas é capaz de ser bicho muito $$ para a minha carteira. Para que preço anda isso?
Cumprimentos,
J. Rosado
adomingos
05-05-2005, 11:32
Tens o H31 que penso será comparável em preço ao AE700 mesmo nos sitios mais económicos(web) e depois tens o H57 já mais puxadito...
Até podes ver uma review do H31 aki http://www.audioholics.com/productreviews/avhardware/OptomaH31DLPProjectorReview1.php. Se bem me lembro também saiu uma review na Audio de Março aliás com comparativo de vários PJs dessa gama.
O H57 saiu na Audio do mês passado, assim como na DVD e Vídeo.
Mas o melhor mesmo é tentares ver ao vivo, o que nem sempre é fácil!
Maverick
05-05-2005, 11:35
Para um LCD eu testaria uma tela cinzenta por causa dos pretos, mas só se tivesse lumens suficientes (que parece ser o caso), e tinha cuidado com a questão das cores.
Eu estive na iminência de comprar um AE500/TX100/Z2, mas estou agora completamente rendido aos DLP's, daí ter-te sugerido veres o Themescene que usa o mesmo chip do Sim2 D20H e creio que custa na ordem dos 2.000 €.
Mav
Viva:
em relação às possiveis alterações de cor, vou poder testar antes com um ecrã cinzento (embora não seja a tela final) da lusoscreen. Irei também falar com a casa que o Pato me indicou para comprar a tela (que será uma projecta) sobre a possibilidade de troca por uma tela branca se a cinzenta não me agradar.
Em relação ao H31, é um projector de resolução standard e o AE700 é de HD. Além disso há sempre o risco de efeito arco-iris :???...
Cumprimentos,
J. Rosado
miguelbarroso
05-05-2005, 13:05
Se eu comprar um projector, muito provavelmente tb será o AE700... porquê? porque nessa gama de preços, é o único com "long throw", ou seja, o local que tenho disponível para colocar o projector, é muito afastado da tela que pretendo com cerca de 1,80m de diagonal.
Outro problema prende-se ao efeito arco-íris, que nos DLPs que tenho visto, a preços mais contidos, é-me insuportável. Ok, num Infocus 5700 já não noto, mas esse custa o dobro de um AE700.
M.
Daffyduck
05-05-2005, 14:31
o Benq 7700 também tem tido optimas reviews.
http://www.projectorcentral.com/BenQ-PE7700.htm
HD; roda de 5X
Maverick
05-05-2005, 14:45
Nos DLP's de baixa gama (tipo X1) também me impressiona o rainbow, por isso nunca o compraria. Mesmo no 5700 sinto o mesmo efeito, embora só nas legendas o que significa que até o consideraria. Já no D20H não noto rigorosamente nada, a não ser que me ponha que nem um maluco à procura dele. O factor tamanho da tela/posição também afecta esta questão por isso convém testar em condições semelhantes às que vamos ter em casa.
O PJ que falava é o H57 que o Domingos referiu que creio ficar por volta dos 2.000 €. É, de facto, resolução SD mas pelo que tenho visto, mesmo com fontes HD (que para já nem se verifica porque o que vemos é SD, quer na TV quer em DVD), prefiro de longe um bom DLP com 1024x576 a um LCD com 1280x720.
Não tenho experiência pessoal com o H57, mas se não ficar muito longe da performance do Sim2 D20H, então, mesmo custando um pouco mais que o AE700, em termos absolutos de experiência cinemática, prefiro o H57. Acho que se a questão económica puder ser ultrapassada, não ponhas o H57 de lado (ou semelhantes de outras marcas como o Benq) só porque é SD. Vê os 2, não custa nada ;).
O Domingos também viu o TX100 e penso que está rendido ao DLP SD dele.
Mav
(...)O Domingos também viu o TX100 e penso que está rendido ao DLP SD dele.(...)
Mas não estamos a falar de equipamentos do mesmo campeonato. Tens de admitir que é muito fácil ficarmos rendidos ao 20H. Para mim foi... :duh:
Daffyduck
05-05-2005, 16:01
Maverick, por volta dos 2000€ parece que é o H31... o H57 deve custar bastante mais...
Estou e pensar cá... na Web não sei...
adomingos
05-05-2005, 16:05
(...)O Domingos também viu o TX100 e penso que está rendido ao DLP SD dele.(...)
Mas não estamos a falar de equipamentos do mesmo campeonato. Tens de admitir que é muito fácil ficarmos rendidos ao 20H. Para mim foi...* :duh:
Sem dúvida que fiquei rendido. :MrGreen:* O Pato tem no entanto razão que são equipamentos de campeonatos diferentes, claro que eu não paguei preços da 1ª liga o:) A lamentar apenas o percalço no transporte. :duh:
Mas voltanto por exemplo ao TX100, é um excelente projector sem dúvida. Mas aquilo que senti ao vê-lo foi qualquer coisa como "Ora ali está uma boa imagem grande, limpa recortada, definida. Só não tenho a sensação cinematográfica!". Só! :o* É uma coisa puramente subjectiva e puramente pessoal, mas foi o que senti e suspeito que sentirei com outros LCD's. COm os DLP's de baixa gama também sofro com os Rainbows mas com o meu, nop! :MrGreen:* Não cheguei a ver o H57, mas é um pouco mais caro do que o Mav disse, penso que à volta dos 2700 PVP, mas suspeito que será uma excelente máquina uma vez que deriva dos modelos topo de gama da mesma marca mas sem a motorização na óptica.
Já agora quanto a telas, onde aconselham a compra? Falaram nessas da "Projecta", quem vende? Já aqui alguém teve hipótese de ver telas fixas à venda em Portugal? E DIY já aqui alguém investigou alguma coisa?!
Não duvido que um DLP nessa gama possa proporcionar uma melhor imagem que um LCD HD. Aliás a inexistência de fontes HD não torna sequer a comparação justa, pois enquanto que um deles está a receber um sinal igual à resolução nativa dele, o outro não (ou então está a receber um sinal criado com um scaller).
No entanto a minha ideia é apostar neste momento em algo que seja future proof, por isso a escolha de um projector HD, mesmo que tenha que ser em detrimento de uma qualidade" ligeiramente" menor que um DLP de resolução ED.
Em relação às telas projecta (informação dada pelo Pato),tens os tipos da multivisual (www.multivisual.pt)
Cumprimentos,
J. Rosado
Maverick
05-05-2005, 23:27
Maverick, por volta dos 2000€ parece que é o H31... o H57 deve custar bastante mais...
Estou e pensar cá... na Web não sei...
Fui ver as últimas Audio que testaram o H30A e o H57 e confirmo que o H30A tem um PVP de 1.520 € e o H57 2.796 €. Assim sendo, nas lojas conseguir-se-á facilmente cerca de 2.500 € pelo H57, e na web menos.
Mas não estamos a falar de equipamentos do mesmo campeonato. Tens de admitir que é muito fácil ficarmos rendidos ao 20H. Para mim foi...
Claro que não é a mesma coisa, mas eu não estava a fazer uma comparação com o D20H, mas com o H57 pressupondo que a sua performance não será muito inferior ao D20H.
Mav
miguelbarroso
06-05-2005, 01:11
O melhor preço que encontrei na net (na europa) para o Optoma H57 foi de 2500€, ou seja, mais 1000€ do que o AE700... são ligas diferentes.
M.
Maverick
06-05-2005, 09:59
Pelo que tenho visto, a diferença entre ambos será mais na ordem dos 750 €, mas de qualquer forma, é um valor considerável.
No entanto a minha ideia é apostar neste momento em algo que seja future proof, por isso a escolha de um projector HD, mesmo que tenha que ser em detrimento de uma qualidade" ligeiramente" menor que um DLP de resolução ED.
Eu não sei se classificaria a diferença entre o HD LCD e o SD DLP como sendo de qualidade "ligeiramente" melhor. Eu acho que são coisas diferentes e, tal como o Domingos já referiu, é puramente pessoal. Como já aqui foi realçado, há uma diferença financeira a considerar, pelo que os meus comentários são sempre em termos absolutos (e pessoais). Como um antigo participante do fórum da TAG costumava dizer: "it's your money".
Como estive na mesma situação do que tu, vou dizer-te qual foi a minha linha de orientação.
Eu acho as imagens entre os DLP's e os LCD's diferentes. Os LCD's parecem-me mais "sharp" e têm, no papel, mais definição (comparando um DLP SD com LCD HD, que foi o que fiz). O que me fez ir para o DLP foi o facto de não padecer dos problemas associados aos LCD's como o Vertical Banding (e afins), ter o bloco óptico selado (nada de particulas de pó que são um pesadelo), ter a resolução exacta dos DVD's (que IMHO por uns bons anos vão ser a minha fonte primária, evitando scaling desnecessário), e, em teoria o chip DLP não sofre dos problemas de desgaste que os painéis LCD têm (induzindo variações nas cores que só podem ser, eventualmente, corrigidas com filtros). Em termos de experiência, os DLP's que vi (mesmo os mais baratinhos) dão-me uma experiência mais 'cinemática' do que os LCD's. Não sei se tem a ver com o facto de ter menor efeito de rede ou das cores serem diferentes, mas é a única forma que encontro para descrever a sensação.
Estes foram fundamentalmente os meus critérios, mas não os tomes como argumentos de A vs B. Foi apenas o raciocínio que segui e a experiência que tive.
A questão do "future proof" que todos nós pensamos antes de largar uma pipa de massa num PJ (seja uma pipa de 1.500 €, 2.500 € ou de 4.000 €) sempre me intrigou.
A minha conclusão sobre este ponto é a seguinte: IMHO qualquer tecnologia que tenha um elevado nível de rotatividade de versões (onde os PJ's assentam que nem uma luva), das duas uma, ou se compra agora o que parece servir para os próximos anos e pura e simplesmente "sais" desta roda viva (fóruns, revistas e afins) para evitar cair numa situação onde a um dado dia concluis que por muito menos compras muito mais (deixando-te numa situação delicada) ou então estás feito. IMHO, neste tipo de tecnologia o conceito "future proof" não existe, por mais que as revistas me tentem convencer do contrário. Lês as reviews dos últimos receivers topo de gama da Denon lançados nos últimos 4 anos e todas têm um aspecto em comum: o reviewer diz estar perante uma máquina sublime, muito melhor do que a anterior, e ainda por cima "future proof" (com módulos de expansão, SW ou whatever). O que ele se esquece de dizer é que o conceito que está a aplicar de "future" para ele quer dizer "por um ano".
Não menosprezes o poder do MKT. O que hoje te parece adequado para os próximos 10 anos, daqui a um ano eles convencem-te que o novo é muito melhor do que o anterior.
Mav
Daffyduck
06-05-2005, 10:11
Depois do que me aconteceu, acho que um projector deve ser das poucas coisas que não estou disposto a comprar na NET. Prefiro pagar mais mas saber que se algo acontece ele tem assistênicia na garantia...
Há muitas marcas como a Marantz e outras em que a garantia não serve de nada para eles se o produto não vier de um revendedor autorizado... Para além de que na NET a gasrantia devia vir já carimbada...
A maioria dos fabricantes obriga a que se devolva o artigo à origem para reparação ou seja transporte internacional...
A garantia Europeia ainda é uma miragem na prática...
Mantenho a ideia de que devias dar um olhada ao Benq PE-7700...
miguelbarroso
06-05-2005, 10:17
Bem, o melhor preço para o AE700 que vi foi de 1500€... e o melhor para o H57 foi de 2500€, mas é irrelevante... mesmo que fosse uma diferença de 750€, seriam mais 50%.
Agora o que eu ainda não consegui encontrar foi um projector que permita projectar imagens de dimensões mais contidas, a grandes distâncias, do mesmo modo que o AE700 faz. E isso, para mim, é imprenscidível - ou seja, na aplicação do Projectorcentral, para calcular distâncias... preciso de colocar o projector a 4m, e projectar uma imagem de 180m de diagonal. Ainda não tive pachorra para testar todos, mas os concorrentes nestas gamas de preços, nenhum parece querer "colaborar", a não ser o AE700 :huum:
M.
Em termos de garantia para produtos vindos via Net, no caso da panasonic, já pude confirmar que a garantia é europeia.
Em relação aos modelos DLP sugeridos, a diferença ainda é significativa em termos de preços. Ronda os 1000€. Mesmo o Benq apontado pelo daffy custa na ordem dos 1000 a 1300€ mais que o Panasonic. Este Benq, segundo a calculadora do projector central seria tb. ideal para as minhas condições, pois não precisava de usar quase zoom nenhum para obter a imagem com o tamanho desejado. E pelo que li no projector central, ainda há o risco do arco-iris (apesar da velocidade de 5x). Se não fosse o preço ser tão alto, era uma boa opção. Entretanto pode ser que desça até ao Natal :MrGreen:
Cumprimentos,
J. Rosado
Mas a que distância vais estar tu da tela?
Viva:
Eu vou estar à volta de 3m a 3.5m. O projector vai estar à volta de 2.9 m da tela. Não tenho espaço para mais :duh: :(
Cumprimentos,
J. Rosado
Essa distância é mesmo à pele... eu estou a 4 mts e é essa tela que tenho. Maior já significava estar a ver um desafio de ténis. :duh: Já para não falar do chicken wire dos LCDs, que não é problema no meu (cof cof o:)) mas que é real noutras propostas. :-P
No chicken wire no Panasonic ;D Smooth Screen Technology :MrGreen:
Tenho estado a ler umas coisas sobre o Benq PE7700 e realmente parece ser uma opção a ter muito em conta, especialmente porque tem um bom preço na todosonyc. Ao que parece os unicos pontos fracos notáveis são:
1- Scaller interno não parece ser dos melhores.
2- Não tem Lens Shift.
Qualquer um destes pontos não me afecta, uma vez que será para ligar apenas o Denon, e posso usar o scaller deste. Em relação ao lens shift, creio que consigo sempre colocar o projector na posição certa, pois já escolhi o provavel suporte de tecto, que permite ajustes.
Cumprimentos,
J. Rosado
Daffyduck
08-05-2005, 10:49
Que preço fabuloso para o Benq... A este preço eu esquecia o Panasonic. :Yes:
O Toshiba M700 é igual ao Benq em quase tudo mas tem o scaller da Faroudja, deve é ser mais caro...
Rosado, não te esqueças que para utilizares o scaler do Denon só via HDMI. Vê-se há relatos de incompatibilidades entre Benq e Denon, não vá o diabo tecê-las...* :huum:
Viva:
Realmente o preço do Benq é muito bom. Já o toshiba, acho que os 500€ a mais não valem o Faroudja que já está incluído no Denon :MrGreen: Entretanto, até ao Natal, as coisas descem ainda mais de preço :Yes: :eheheh:
Pato, naõ encontrei nada referindo isso, mas o projector ainda é recente....Terei muito tempo para descobrir isso :)
Cumprimentos,
J. Rosado