PDA

View Full Version : Gravadores de CD

aemarques
18-05-2005, 10:52
Olá a todos.
Estou neste momento a testar o novo gravador de CDs da Yamaha, o CDR-HD1500 (sucessor do HD1300).
Gostava de saber qual a opinião do fórum sobre este tipo de aparelhos, especialmente as vossas experiências pessoais.

O que gravam (gravam de todo?), como gravam (em PC? em quê), porque gravam (consigo lembrar-me de várias razões para usar um aparelho deste tipo em vez de um PC), o que acham dos resultados?

Ficou a aguardar comentários.

Pato
18-05-2005, 11:11
Tenho gravador de CDs no PC, e só o utilizei para fazer cópias dos meus CDs para ouvir no carro.

Apesar de ser bastante discutível a qualidade (ou falta dela) obtida das cópias, tenho como principio não colocar nada que não seja original no meu sistema principal, dado o investimento não se justifica que o alimente com cópias.

Para mim é o tipico equipamento que não me diz nada. o:)

aemarques
18-05-2005, 11:39
Tenho gravador de CDs no PC, e só o utilizei para fazer cópias dos meus CDs para ouvir no carro.

Apesar de ser bastante discutível a qualidade (ou falta dela) obtida das cópias, tenho como principio não colocar nada que não seja original no meu sistema principal, dado o investimento não se justifica que o alimente com cópias.

Para mim é o tipico equipamento que não me diz nada.* o:)

OK, pronto, eis algumas ocasiões onde me parece que possa fazer sentido:
• Gravar concerto em DVD para CD (quando não existe versão em CD original disponível);
• Gravar DAB (sei que há pouco por cá, mas há) para CD;
• Gravar LP para CD por questões de arquivo (tenho vários LPs priceless que jamais serão editados em CD e que pretendo preservar);
• No caso específico do Yamaha, que tem disco rígido, criar uma jukebox de músicas - ideal para festas e dinner partys!
• De uma maneira geral, criar cópias para ouvir no carro (OK, esta pode ser feita no PC sem problema)...
...

Lowrider
18-05-2005, 11:48
O único gadget desse género que acho interessante/prático é o gravador em harddisc, ou memory stick, ou o que fôr, que começa a vir com os displays, apesar de quando gravava programas no video, raramente os via depois, mesmo os que não podia ver em directo... :naosei:

Pato
18-05-2005, 11:54
• Gravar concerto em DVD para CD (quando não existe versão em CD original disponível);

1º É possível fazer isso com esse gravador, por causa das protecções de conteúdos?
2º Fiz isso uma vez no gravador de PC, e além das voltas que tive de dar por causa do acima exposto, passar de um formato comprimido (DD5.1) para PCM, o resultado é :puke:

aemarques
18-05-2005, 12:12

1º É possível fazer isso com esse gravador, por causa das protecções de conteúdos?
2º Fiz isso uma vez no gravador de PC, e além das voltas que tive de dar por causa do acima exposto, passar de um formato comprimido (DD5.1) para PCM, o resultado é :puke:

É possível, mas só através da saída analógica estéreo. O resultado, surpreendentemente, não é nada mau. Experimentei com um DVD que tenho da Norah Jones ao vivo e o resultado é muito bom. É o tipo de utilização que através do PC é muito complicada - é possível, mas depois o resultado é um WAV imenso, que é preciso reeditar e cortar aos pedaços se quisermos ter a coisa dividida por temas!

Kraal
18-05-2005, 13:39
No que a mim diz respeito, não é aparelho que esteja nos meus planos. O que tenho para fazer, faço geralmente com o PC.