View Full Version : MM ou MC
Ora bem, já esteve mais longe a compra do Pro-Ject (deixam-me reservá-lo mas enquanto não tiver a certeza do income não arrisco* :nao:) e começam as dúvidas:
- O RPM4 utiliza uma Grado MM fornecida de origem. Qual a diferença entre MM e MC??? :naosei:
- Devo investir já numa Phono box? O Sony tem entrada de phono, mas já me aconselharam a investir... :huum:
highlander
23-05-2005, 14:33
Pato, pode ser que encontres aqui respostas para algumas das tuas dúvidas:
http://www.vandenhul.com/artpap/phono_faq.htm#1
aemarques
23-05-2005, 18:21
Os meus 2 cêntimos sobre o assunto:
Já tive MMs e MCs (em ambos os casos Goldrings) e oferecem experiências um pouco diferentes.
Há pano para mangas sobre as vantagens e desvantagens de umas relativamente às outras, mas grosso modo, é assim:
• MM (íman móvel): a tecnologia usada pela esmagadora maioria das células de preço acessível. Relativamente alto output, normalmente com agulha amovível. As mais compatíveis, pois quando um amp tem entrada Phono, normalmente estamos a falar de entrada para célula MM, a menos que explicitamente seja indicado o contrário.
Uma boa MM oferece resultados excelentes em gira-discos de preço médio. Pessoalmente tenho uma Grado Prestige Black que comprei há muito pouco tempo, depois de uma das minhas crianças me ter arruinado a minha Goldring Eroica LX (MC)* :'(
• MC (bobina móvel): a esmagadora maioria das células de custo elevado. Relativamente baixo output. Pouco compatíveis, pois requerem um andar phono dedicado - terá de comprar uma phono box com suporte explítico para MC no caso da entrada do seu amp não suportar phono ou só suportar MM. Normalmente têm a agula fixa ao corpo, o que significa que quando trocar de agulha tem de trocar a célula toda...* :( Contudo, muitos fabricantes dão um valor de retoma nestes casos, para adoçar a pílula.
As MC são menos compatíveis e requerem gira-discos (e, especialmente, braços) de gama média-alta... Mas cada caso é um caso.
Quanto a prés de gira-discos, gosto muito do NAD PP-2. Tem bom preço e suporte MM/MC, pelo que pudemos começar por uma MM e ecoluir para uma MC no futuro. Mas, para começo de conversa, o melhor será usar uma MM de preço moderado (eventualemtne a que venha com o gira-discos) e a entrada Phono do seu amp. Depois logo verá se vale a pena evoluir.