PDA

View Full Version : Em casa do pbara...

Pato
06-06-2005, 12:15
Bom dia,

Ontem, eu e o Lowrider fomos a casa do Pedro, era uma visita prometida há muito. Depois de ultrapassadas as dificuldades de comunicação entre os intervinientes, e de eu e o António quase termos ficado desidratados à espera do Pedro, lá chegamos ao local da audição. Fomos apresentados à familia, que nos recebeu com muita simpatia, e à qual eu desde já agradeço.* :Yes:

Chegados ao local do crime, deparei-me com algo que me impressionou de imediato: o aquário!!! Sim porque eu agora, ando numa de fishi fishi fishi...* :eheheh:

Adiante, lá olhamos para o sistema e foi isto que encontrámos:

DVD Denon A11, pre-power Vincent, Sonus faber Concerto, Solo e Concertino, REL Strata V e uma belissima TV Sony já com alguns anos. A cablagem estava a cargo de DPA Black 16, Black Slink Balanceados, Kimber Tonic Balanceados, Apogee Wide Eye e Audioquest G-Snake. Extensão de sector não havia e a cablagem de corrente era stock.

Em matéria de som, deixo para o António dizer o que achou inicialmente, o que fez e quais as conclusões.

O que a mim me saltou logo à vista foi:

- a cablagem atrás do sistema parecia um molho de brocolos, situação que o Pedro me disse que iria resolver aquando da chegada do móvel novo;
- espaço inexistente para respiração do DVD e do conjunto pre power;
- tratamento da alimentação que não estava à altura da cablagem utilizada entre os diversos componentes do sistema;
- a TV necessita urgentemente de ser substituida por um plasma ou LCD.

Dado a especificidade da sala e a colocação dos sistema, devo dizer que fiquei surpreendido com o que saia daquelas colunas após o António ter "mandado o Pato" carregar as usual :-P. Além de serem lindas de morrer, estavam a cantar e a encher a sala de musica. Pode-se dizer que o sistema do Pedro é um sistema muito coerente, muito honesto. Não ouvi ali nada que tentasse desesperadamente marcar uma posição, som muito homogéneo, muito correcto. Pode-se gostar ou não, isso são outros 500, mas que reproduz de uma forma agradável e nada intrusiva, isso é um facto.

Depois fomos a casa do António, mas isso deixo para o Pedro reflectir e reproduzir aqui o que achou.

Abraço

Pato

Lowrider
06-06-2005, 14:35
Benvindo Pedro,

Antes de mais, obrigado pelos aperitivos e pelas cervejas, tens uma família muito simpática... :Yes:

O equipamento fala por si, todos conhecemos razoávelmente as marcas usadas, melhor não arriscar como eu, para evitar surpresas... o:)

Primeira impressão, o som vinha todo da TV,e o baixo era muito proeminente e um pouco descontrolado, começei logo a planear a redecoração da sala, como de costume, os Ps viram a vida a andar para trás, desmanchar tudo, trocar as frontais para os tweeters ficarem do lado de fora, mover o sub para o outro lado, já estávamos a ver a Miss P a mandar tudo de volta para onde estava... :-P

Afinal bastou afastar a coluna da esquerda, centrar de novo o rack e afastar o sub do canto, entre a coluna da direita e o móvel, o Pedro respirou de alívio por não ter de tirar o candeeiro de pé do canto esquerdo, aí é que estaria tudo estragado, por falar nisso, ela reparou na mudança... :???

Depois baixámos o volume da central e tirámos os 10db de baixos que alguém tinha deixado, e voilá... a sala cheia de musica, o baixo seco e controlado, só o surround é que não pode ficar como deve ser, as colunas estão encostadas aos nossos ouvidos, mas serve para dar emoção nos filmes... :salute:

Enfim, um sistema bem equilibrado, claro que eu poria tudo em frente à janela para ter surround a sério, mas, como disse o Pato, o sistema toca muito bem, sem pontos fracos ou fortes a pedir upgrade, a não ser uns cabitos de corrente VDH e uma extensão à maneira... :naosei:

pbara
06-06-2005, 23:46
Boas

Bom, isto realmente, é bem mais fácil ler do que escrever ::) ::).

Primeiro que tudo, não queria deixar de agradecer, agora publicamente, ao António e ao Pato, por terem ido gastar o seu tempo até minha casa, mas não há dúvida que é deste tipo de experiências que preciso, para ir aprendendo alguma coisa.

Realmente, já há um tempo que se tinha falado em me fazerem uma visita. Não foi antes, e ainda bem, pois assim deu para ir compondo melhor a coisa (já deu para "mostrar" a última aquisição, o A11 -substituiu um SD-220- que apanhei numa retoma de um gajo que foi para o novo Denon que saiu agora).

Em relação ao calorzito, eu confesso, a culpa foi minha, o sítio escolhido não foi o melhor para se estar às 17h de um domingo em que não devia haver muita gente que não estivesse a banhos. Mas enfim, depois tentou-se compensar com umas cervejolas bem geladas.

Relativamente ao que se fez no sistema, e que o António já descreveu, ainda bem que não se confirmaram os meus piores receios (isto é o que dá nunca me ter posto com afinações como vos vejo tantas vezes a contar, e nunca ter tido lá em casa alguém que, como foi agora o caso, tivesse paciência e conhecimentos para aconselhar sobre os melhoramentos a fazer),e não foi preciso virar a sala ao contrário, colocar a televisão no tecto e as colunas nas paredes, etc, etc, para se chegar a um bom equilíbrio em termos de som.
Em relação às melhorias, eu realmente já achava que as frontais não estavam tão abertas como gostaria (factor WAF em acção). Agora, o que nunca imaginei, é que as diferenças por abrir mais as colunas pudessem ser tão grandes. Realmente, não estava à espera. Se já achava que com o A11 tinha passado finalmente a sentir o espaço realmente preenchido pela música, agora, então, com esta alteração, nem se fala (especialmente ao nível do palco, que ficou bem mais aberto). ;D ;D ;D
Em relação às outras afinações, volumes da central e do sub, é a tal coisa, só mesmo em casa de que não domina a temática. :duh: :duh:

Depois, em casa do António, bom, pelos relatos que já tenho lido, acho que muitos aqui dos meus amigos foristas já sabem do que estou a falar. Entramos noutro campeonato, aquilo que nós achamos que é bom, qdo chegamos a casa do António, passa, no máximo, a ser assim assim.
Tenho a certeza que não tenho o ouvido que têm muitos dos meus colegas de forum, mas realmente fiquei muito impressionado com o trabalho daquele par de Stratas III (estrategicamente colocados). É espectacular o poder que demonstram e o controlo que mantêm, tudo em fracções de segundo se for preciso. :-P :-P :-P

Agora, em termos de futuro, é como o António e o Pato disseram: uma extensão decente (provavelmente Audio Agile) e 1 ou 2 powercords (se bem que neste caso ainda gostava de experimentar 2 ou 3 opções distintas, por que já percebi que, para além de serem diferentes uns dos outros, tb podem ser diferentes entre eles consoante o sistema em que se aplicam).
Depois, lá mais para a frente ainda, então um plasmazito(zão) decente, sim por que qq CRT, mesmo sendo Cony, tb chega aos finalmentes

Bem hajam

Pedro Bara

Só mais um pormenor: é um espectáculo poder voltar a ler posts decentes.

Kraal
07-06-2005, 10:11
Realmente essa é uma das experiências que eu tb queria ter, mas ainda não consegui :(
O Pato já ca esteve, mas só se interessou pelo queijo e pelo presunto!!!! ;D ;D ;D

Pato
07-06-2005, 11:10
Quando for de férias passo por aí com tempo, e levo alguns CDs decentes, nada dessa porcaria que tens. :-P

Mas tens de estar "aberto" a outras perspectivas sonoras e algumas alterações fisícas do espaço. o:)

Kraal
07-06-2005, 13:03
Quando for de férias passo por aí com tempo, e levo alguns CDs decentes, nada dessa porcaria que tens. :-P

Mas tens de estar "aberto" a outras perspectivas sonoras e algumas alterações fisícas do espaço. o:)

Outras perspectivas sonoras?!!!! Não digas que vais trazer as 805? 8) 8) :-P

Espaço, ainda há algum...