View Full Version : Sonus faber Domus
http://www.hificlube.net/common/ver_artigo.asp?id_artigo=658&seccao=Noticias&subseccao=Noticias
Alguém já as ouviu?
Não ouvi mas já toquei numas concertino. ;D São mais pequenas que a série Home.
Estou curioso.
miguelbarroso
23-05-2005, 18:52
Ouvi de "raspão" na Fnac... sem poder ficar com uma opinião conclusiva, pareceram-me bastante competentes e agradáveis.
M.
Maverick
24-05-2005, 20:17
Acho esta série muito interessante. De quem já conhece a SF há muitos anos falou-me que mantém a sonoridade da SF mas num estilo mais 'acutilante' que agradará a algumas facções...
Mav
Esta porcaria dos novos modelos é perigoso. É melhor nem sequer ouvir!!! ;D
Maverick
25-05-2005, 10:17
É verdade, mas as marcas têm de dar pelo menos a percepção que fazem algo novo (não necessariamente melhor, mas preferencialmente diferente).
Pessoalmente considero-me um bocado 'viciado' na marca e por isso, aquele canal central não escapa a uma audição lá em casa... ;).
Mav
Lá começa a saba do:
"STAR TWEETER II - A Coluna Central contrataca"
:o
No sábado ouvi na FNAC o seguinte sistema:
- Project 2 Xperience
- NAD phono box
- Primaluna Prologue Two
- Sonus faber Domus Concerto
- cablagem kimber nas colunas
O que ouvi agradou-me, mas longe de ser o meu som. Talvez devido ao espaço onde esta instalado o sistema, ou como o Lowrider disse, talvez devido ao toe in, o palco era bastante profundo mas terminava no limite das colunas, além de que os sons stereo estavam agarrados às colunas, o que deixava uma sensação estranha na audição.
2.500€ pelas Concerto parece-me um pouco exagerado, mas dou o benefício da dúvida para uma audição com amplificação solid state. :naosei:
Mrs.Pato
06-06-2005, 12:35
Na minha opinião de esposa, acho q as colunas são giras ::) mas n posso comentar sobre o som porque ainda n ouvi...o meu marido ainda n me levou a ouvir... :'( Mas acredito q ele sabe ouvir...
Lá giras são, mas 2.500€ é muita fruta. :duh:
Hoje à noite vamos à Fnac e ouves, mas aviso já que não é o teu som. É muito mais meloso (devido às valvulas ok o:)) e sem os extremos vincados como gostas. Ou seja, B&W. Ou seja, O QUE TENS EM CASA, if you catch my drift. :-*
highrider
06-06-2005, 12:55
No sábado ouvi na FNAC o seguinte sistema:
- Project 2 Xperience
- NAD phono box
- Primaluna Prologue Two
- Sonus faber Domus Concerto
- cablagem kimber nas colunas
O que ouvi agradou-me, mas longe de ser o meu som. Talvez devido ao espaço onde esta instalado o sistema, ou como o Lowrider disse, talvez devido ao toe in, o palco era bastante profundo mas terminava no limite das colunas, além de que os sons stereo estavam agarrados às colunas, o que deixava uma sensação estranha na audição.
2.500€ pelas Concerto parece-me um pouco exagerado, mas dou o benefício da dúvida para uma audição com amplificação solid state. :naosei:
Pato
Onde é que as ouviste? No novo Estúdio Hi-End ou cá fora na loja? A AUDIO diz muito bem delas mas como o Zeferino escreve 3 advérbios de modo em cada 10 palavras (aprendeu com o JG), quem não sabe escrever também não deve saber ouvir...
Onde é que as ouviste? No novo Estúdio Hi-End ou cá fora na loja? A AUDIO diz muito bem delas mas como o Zeferino escreve 3 advérbios de modo em cada 10 palavras (aprendeu com o JG), quem não sabe escrever também não deve saber ouvir...
:eheheh: :eheheh: :eheheh: :eheheh:
Não podia ter descrito melhor o "sabor" que me deixou a review das Grand Piano. :Yes: Atenção que as que estão em audição são as Concerto e sim, estão na loja. Tive a sorte de estar pouca gente, não haver mais nada ao lado a tocar, consegui ouvir 2 músicas inteirinhas sem ser importunado quer presencialmente, quer por algum ruído estranho ao sistema. Nem as habituais "pipocas" que os detractores do Vinil usa como argumento se ouvia. o:)
No passado fds ouvi as novas Concerto Domus e fiquei espantado pelo facto de serem colunas de chão.* :??? E mais espantado quando comecei a ouvir ressonância a torto e a direito,* :duh:
Minha ricas coluna monitoras!!!* ;D
No passado fds ouvi as novas Concerto Domus e fiquei espantado pelo facto de serem colunas de chão. :??? E mais espantado quando comecei a ouvir ressonância a torto e a direito, :duh:
Minha ricas coluna monitoras!!! ;D
Hum... então e a construção exemplar das SF, etc e tal??? :huum:
Ouviste na Fnac (na loja)? Eu ouvi lá, com o setup acima descrito e não havia ressonâncias dignas de registo. :naosei:
Lowrider
08-06-2005, 14:32
Os amplificadores a válvulas não têm baixos, como é que havia de ter ressonâncias... o:)
Então, não reproduzem abaixo dos 100hz? :nao:
Off Topic: Só para te dar um docinho, amigo Lowrider, conta-me o nosso Administrador que a frase mais curiosa que apareceu no motor de busca é... tcham tcham... "Fotos sistema Lowrider" :eheheh: Tu brilhas... :-P
Lowrider
08-06-2005, 14:57
Mas não sou de comer... :drool:
És um cota simpático... biggrin:
Explica lá essa das válvulas não terem baixos. :zzzz:
Lowrider
08-06-2005, 15:47
Moi, não percebo nada de tecnologia, mas é o que se diz por aí... :naosei:
Alias basta ter ido ao audioshow para confirmar, por exemplo as GrandPiano da Delmax, a primeira vez que as ouvi sem ressonâncias... o:)
Sem ressonâncias não quer dizer que não tenham baixos, digo eu... :naosei:
Lowrider
08-06-2005, 16:18
As ressonâncias são a reacção da sala aos baixos, portanto... signhere:
Quer dizer que tu não tens baixos? :huum:
Lowrider
08-06-2005, 16:33
Quer dizer que eu tenho uma sala razoável e as colunas/subwoofers bem posicionados e bem configurados... :-P
Ah... se calhar o mesmo se passava no Audioshow, chez Delmax... :-P
Lowrider
08-06-2005, 16:42
Achas... :nao:
Pronto, fiquei a saber que amplificadores a valvulas não reproduzem abaixo dos 100hz, por volta disso. o:)
Lowrider
08-06-2005, 16:58
Onde é que viste isso... o:)
Em lado nenhum, são daquelas deduções que só a minha cabeça se lembra. Sei lá, amplificadores a válvulas não têm baixos, logo não devem reproduzir abaixo desse valor... mais o menos... :-P
Isto apesar de o Primaluna Two indicar como resposta 20Hz - 30kHz (+/- 0.5dB)... :naosei:
Ou será que os amplificadores a válvulas agarram melhor nas colunas? :huum:
Lowrider
08-06-2005, 17:25
Não devias estar a trabalhar, ou estás desempregado como eu... :-P
Lowrider
08-06-2005, 17:33
Vou dar-te uma pista:
Para tocar bem as frequências mais baixas as colunas "normais" precisam de muita potência... :zzzz:
Vou dar-te uma pista:
Para tocar bem as frequências mais baixas as colunas "normais" precisam de muita potência... :zzzz:
E qual é o problema? Potência é algo que não falta às Valvulas :huum:
António,
Muita potência ou muita corrente?* :zzzz:
Vou dar-te outra pista: quando o amplificador não agarra bem nas colunas, qual o comportamento delas?* :-P
Lowrider
08-06-2005, 18:13
40 watts é imenso, não sei se as colunas aguentam...* :duh:
Alias, os subwoofers vêm todos com amplificadores de válvulas... :-P
40 watts é imenso, não sei se as colunas aguentam... :duh:
:eheheh: :eheheh: :eheheh: :eheheh: :eheheh:
Quer dizer então que o meu receiver Sony, do alto dos seus 110w, agarra pelos tomates uma coluna "normal". Graves profundos e controlados... :-P
Olha, o meu Audio Analogue "só" com 60w agarra melhor nas 602 que o Rotel que vendi. Até há por aí um tipo que preferiu o AA aos Bryston PP. surprised:
Alias, os subwoofers vêm todos com amplificadores de válvulas... lingua
Não seria algo de muito prático ;D..Aliás, as válvulas foram "abandonadas" porque além de consumirem imenso e terem um rendimento baixo, também tem o problema de "aquecimento" :duh:
Também tem associado o facto de apresentarem uma impedância de saída elevada, o que obriga a recorrer a transformadores de adaptação de impedâncias...
No entanto, nada disso justifica que não sejam capazes de entregar grandes potências :nao: Aliás, ainda hoje são utilizadas nos emissores rádio de alta potência!
Alias, os subwoofers vêm todos com amplificadores de válvulas... :-P
Questão de espaço e ventilação, digo eu... :naosei:
Lowrider
08-06-2005, 18:42
Se voçês sabem tudo, não percebo porque é que perguntam... :naosei:
Bem, estamos a discutir um assunto pertinente. Vai lá buscar mais uma cerbeza... :-P
Há aqui algo que não bate bem (além de mim OK o:)): estou errado ao assumir que um amplificador com pouca potência/corrente provoca um descontrolo nas baixas frequências?
miguelbarroso
08-06-2005, 19:01
Esta é das "cabeça de amplificação" para baixo mais conceituadas do momento...
http://www.dmaudio.co.uk/svt2.html
... é a valvulas.
M.
Lowrider
08-06-2005, 19:07
Os amplificadores que usaram com as Stradivari também tinham bastante potência... o:)
Normalmente são as próprias colunas que provocam o descontrolo, depois o power ou tem RAD ou não, e não é proporcional à potência, pelo menos a declarada, 40 watts class A não é o mesmo que 40 watts Çony... :nao:
40 watts class A não é o mesmo que 40 watts Çony...
Queres desenvolver um pouco mais este assunto sff... o:) Eu trago a cerbeza... :-P
Lowrider
08-06-2005, 19:20
Eu não percebo nada de ciência, pergunta ao engenheiro... :-P
As colunas geram uma "coisa" chamada EMF e mandam-na para o amplificador, isso é contrariado pelo damping factor, mas há colunas, particularmente sem xover, que não têm esse problema, por isso tocam bem com válvulas que, se bem me lembro, não têm DF por aí além... :huum:
Eu não percebo nada de ciência, pergunta ao engenheiro... :-P
Esta deve ser para mim :-P
As colunas geram uma "coisa" chamada EMF e mandam-na para o amplificador,
Se bem te entendi estás a falar da força contar-electromotriz gerada pelas colunas, que de acordo com a lei de Lenz, vai criar uma corrente oposta aquela que levou à criação do movimento :MrGreen:
isso é contrariado pelo damping factor, mas há colunas, particularmente sem xover, que não têm esse problema, por isso tocam bem com válvulas que, se bem me lembro, não têm DF por aí além... :huum:
Vávulas não é o meu forte, mas tinha a sensação que era ao contrário: as válvulas tinham um damping factor muito elevado, sendo essa uma das razões por a qual os "audiofilos" tem uma grande tendência para gostar do som de amplificadores a vávulas :huum:
Mas é algo que terei que investigar e rever. Assim que souber mais, informo :MrGreen:
Cumprimentos,
J. Rosado
A minha alma está parva... :drool:
Se me dissessem aqui há uns anos que ia assistir a debates destes e COM NÍVEL, eu diria que estavam... drunk:
Ficamos então a aguardar pela tua investigação Rosado e da sempre acutilante contra argumentação do Lowrider. :Yes:
Cá um abracinho os dois. :worship:
Lowrider
09-06-2005, 16:29
Rosado,
O teu forte não são as sensações, digo eu, e andas a ler pouco ultimamente, faltam-te aquelas afirmações categóricas, pouco verossímeis, mas categóricas... :-P
Porque será que as especificações dos amplificadores a válvulas não mencionam o tal damping factor... :huum:
Ok...
Mais alguma info. Primeiro o que é o Damping Factor (http://www.classic-audio.com/marantz/mdampingfactor.html).
O damping factor nas válvulas é de facto inferior ao damping factor nos transistores e a utilização de um transformador de inpedâncias não ajuda muito no facto. Mesmo assim, há amplificadores de válvulas ou mistos (etapa inicial transistorada e etapa final a válvulas) que conseguem um bom damping factor :Yes:
Agora eleminando a minha confusão sobre o porquê das válvulas se comportarem melhor e serem mais agradaveis que os transistores nos amplificadores:
Tem a ver com questões de linearidade. Os transistores tem uma certa linearidade, mas esta é afectada pelo aquecimento (todos os amplifcadores de potência tem uma etapa de saída final que dá a potência e que aquece bastante - amplificadores classe D é outra história). Ora as válvulas já estão per si quentes e funcionam per si aquecidas. O que significa que mesmo quentes elas mantém a sua linearidade, pois elas só funcionam é mesmo quentes :Yes:
Espero que dê para perceber a ideia o:)
Cumprimentos,
J. Rosado
Lowrider
09-06-2005, 19:16
Mais ou menos, na realidade, ou pelo menos como eu entendi, o que se passa é que os transistores distorcem muito e desagradávelmente, harmónicas impares, quando ultrapassam a banda de potência linear, as válvulas não se queixam, vão tocando o que podem sem tentar impossíveis, e a distorção são principalmente harmónicas pares, agradáveis...
Como mesmo tocando baixinho há picos instantâneos que puxam pelos watts, convém que os amplificadores a transistores tenham bastante potência para não distorcerem nos tais picos, principalmente nos baixos... A vantagem das colunas em small de que tanto falo é minimizar isto... o:)
Não quer dizer que as válvulas aguentem os tais picos, por isso a famosa falta de baixos... :nao:
E eu que só quiz dar a minha opinião sobre a Concerto :??? :??? :???
Como fiquei tão impressionado com as Gran Piano da Delmax , o choque foi maior. Talvez a passagem da Concerto de monitora para coluna de chão não tenha sido bem sucedida. Não vou perder a oportunidade de ouvi-las novamente.