View Full Version : Ligação "low" - Dúvidas
Boas,
Vamos lá a começar a trabalhar para a assinatura ;D
(Ainda) ando com uma duvida que é a seguinte: se eu pretender manter-me sempre na ligação Low com o meu sub, eu sei que ele me vai trabalhar com todos os discos que sejam multicanal (desde que sejam X.1) e com qualquer disco de 2 canais apenas, desde que, nestes casos, ouça em PL II.
Atão, e nas situações (bastante frequentes, diga-se), em que quero ouvir um simples CD, tal como ele foi gravado de origem, ou seja, nos 2 canais frontais?
É que nestas situações, mesmo mantendo no processador o setup que estava ou seja, Yes no sub e o resto tudo Small, o sub não trabalha (parece-me ter lógica, na medida em que não há canal .1, a gravação é 2.0), só que me chateia, pois fui investir num bom sub tb para tirar proveito dele em toda a música e não só a de multicanal.
Será que a única maneira de ter o sub a bombar a ouvir CD's é através da ligação High?
Isto é mesmo assim, ou há algo (importante) aqui que me tá a escapar?? :snif:
Help, please.
Cumprimentos
Pedro Bara
Lowrider
10-06-2005, 10:02
Se as colunas da frente estiverem em small, e não fizeres bypass do bass management, com o modo directo ou equivalente, tens as frequências abaixo do xover defenido mais o canal .1 a tocar no subwoofer sempre...* :Yes:
Agora, se o xover está a 60hz ou menos, como a maior parte dos CDs quase não tem nada abaixo dessa frequência, não vais "ouvir" o sub, mas ele está lá e melhora o som de qualquer maneira a reproduzir a informação ambiente que está no disco, e a evitar esforço extra do power e das colunas...* :naosei:
Pedro,
O teu proc Vincent tem de ter a hipótese 2ch + sub, só assim é que ele vai cortar parte de informação e redirecciona-la para o sub. Como é roll off, mesmo que corte aos 60Hz, e partindo do pressuposto que os teus CDs não têm nada abaixo disso :naosei:,o sub vai reproduzir com atenuação bem para cima dos 60Hz, logo ajuda sempre a dar mais corpo às Concerto.
Já experimentaste a opção Hi-Level? Podes ter uma surpresa... surprised:
Lowrider
13-06-2005, 17:33
Não precisa de nenhuma opção, 2ch sem ser directo, e com as colunas small, é sempre + sub, pelo menos devia... :huum:
Exacto... pelo menos devia. Mas há equipamentos que nunca desligam o sub, outros que nunca o ligam... e aquelas instruções não ajudam nada. :naosei:
Boas, pessoal
Pato e Lowrider, obrigado pelas vossas dicas.
Entretanto, fui tentar aprofundar melhor esta questão e, realmente, confirma-se que, em 2 canais apenas (CD's, SACD's stereo e afins) e com a ligação low, o vincent manda toda a informação para as colunas frontais, não fazendo qq corte de frequência para o sub. :'(
Assim sendo, e no meu caso concreto, a única maneira de pôr fontes de 2 canais a tocar nas frontais+sub será a ligação high, que, pelo menos no meu caso (com o Strata V), me obriga a ir ao sub desligar um cabo e ligar o outro cada vez que quiser alternar entre os 5.1 e os 2.0 (é que este sub não funciona se eu tiver os 2 cabos ligados simultaneamente :duh:)
Talvez haja ainda outra hipótese que é utilizar as ligações analógicas entre o A11 e o proces., ficando deste modo a gestão de baixos a cargo do A11 e o proc. em modo Direct, só que esta ainda vou ter de experimentar. :-P Depois posto aqui.
Já agora, alguém me sabe dizer se o Strata III funciona com os 2 cabos ligados em simultâneo (high e low)?
Cumprimentos
Pedro Bara
Lowrider
18-06-2005, 07:20
Clzro que funciona... o:)
Acho boa ideia usares a gestão de baixos do A11 para stereo... :Yes:
Pedro,
O meu receiver funciona da mesma maneira, o que para mim é óptimo, já que sou um acérrimo defensor da ligação hi-level. Se seleccionar a opção 2CH Stereo, é mesmo isso que ele debita. :eheheh:
Acho estranho o Strata V não funcionar com as 2 ligações em simultaneo. Mais uma razão para nem pensar nele. :luz:
Em casa do irmão do António, o A11 deu um bigode ao 3805 em matéria de descodificação... :Yes:
Boas,
Já experimentei a hipótese de fazer a gestão de baixos no A11, só que em relação ao meu problema afinal não me adianta nada pois, a não ser que haja alguma opção que não tenha descoberto, a única altura em que o sub funciona é nos discos que tenham o .1 (vai dar ao mesmo do processador). :duh:
Assim sendo, parece-me que, se quiser ouvir 2 canais+ sub, não me resta outra hipótese que não seja a saída "high", o que me leva à seguinte questão:
Pato,
Qdo der, hás-de-me fazer a descrição das ligações que tinhas na altura do Quake, e o que fazias qdo querias alternar entre a ligação "low" e "high". Já agora, e sem querer exagerar, quais os tipos de fonte que utilizavas para cada uma delas (cd, dvd, etc)? :-P
Outra coisa, que extensões é que estás a usar para ligar os equipamentos? São as da Audio Agile? Quantas entradas? 5?
E em termos de ficha de parede, fizeste alguma alteração? Se sim, o que puseste?
Lowrider
Tenho impressão que dantes tinhas 2 Audio Agile de 5 entradas e depois mudaste para 1 de 8, não foi? Teve a ver com alguma diferença de qualidade, ou algo do género? Outra coisa, em termos de ficha de parede, fizeste alguma alteração? Se sim, o que puseste?
Vocês desculpem estar com tanta pergunta, mas é que, tal como falámos na altura em que lá estiveram em casa, estou agora nessa onda.
Cumprimentos
Pedro Bara
Oi Pedro,
Qdo der, hás-de-me fazer a descrição das ligações que tinhas na altura do Quake, e o que fazias qdo querias alternar entre a ligação "low" e "high". Já agora, e sem querer exagerar, quais os tipos de fonte que utilizavas para cada uma delas (cd, dvd, etc)?
Tinha o Quake ligado com um QED SR SW para low e o cabo com a Neutrik para Hi. O Quake permite as duas ligações em simultaneo, estava na posição 2. And so does the Strata V...* :Yes:
Estive a ler o manual e na realidade, o Strata V continua a permitir as 2 ligações em simultaneo, o que faz todo o sentido já que é uma das mais valias destes equipamentos imho. Logo, tens a opção de fazer uma conexão igual à que eu tinha. EDIT: Atenção que as 2 ligações têm volumes independentes, não tenhas alguma a 0 ou a freq. de corte do sub a 0 ou algo que o valha.* :huum:
Ligas o sub via Hi e Low Level, colocas tudo a 0 no sub, frontais a Large e podes colocar corte nos 60hz para as restantes. Ligas o A11 via coaxial para o multi-canal, e via IC analógicos para stereo. Não tenho dúvidas que o A11 tem DACs no minimo iguais aos do pre Vincent.* o:)
O cabo coaxial vai à entrada normal (a que tens agora, deve ser DVD), que seleccionas sempre que queiras ver um filme, concerto, com codificação 5.1...
Os ICs analógicos vão à entrada CD por ex do pre, sendo que a seleccionas sempre que queiras ouvir um CD.
Depois vem a fase de setup do REL. Com tudo a 0, segue os passos descritos no manual para setup da Hi Level. Afina sempre 1º esta ligação sem intromissão do LFE, logo tens de seleccionar CD no pre, coloca um CD que conheças bem no A11 e boa sorte. Não desistas, é dificil mas os resultados imho são superiores. Como base de partida podes ver no manual das Concerto qual a freq a que descem e a quantos db. Por ex: 45 a -3db, podes partir deste nº no setup do REL para uma boa integração. Mais para cima, dá mais corpo à gama média mas perdes em extensão, mais para baixo podes criar fosso na transição. Tens de achar um compromisso, jogando também com o volume.* :Yes:
Depois de achares uma boa integração com o Hi Level, passas para o Low, bastante mais fácil, só jogas com o volume. Colocas um DVD, seleccionas DVD no pre, um filme com o LFE cheio e é só afinar.* o:)
Outra coisa, que extensões é que estás a usar para ligar os equipamentos? São as da Audio Agile? Quantas entradas? 5?
E em termos de ficha de parede, fizeste alguma alteração? Se sim, o que puseste?
Eu tenho 2 extensões da Audio Agile, com 5 tomadas cada (normais, sem o filtro digital* :nao:). E tenho também 2 circuitos dedicados (directos aos disjuntores), um para analógico e outro para digital. Há quem diga que faz mal, há quem diga que estando os dois na mesma fase não há problema, enfim, há para todos os gostos.
Devo dizer-te que foi o upgrade mais em conta e que melhores resultados deu, os circuitos dedicados, audio e video.* :Yes:
O António deve estar a caminho de Buffalo, pode demorar a responder.* :-P
Não incomodas nada, dispôe.* :Yes:
Abraço
Pato
Obrigado, Pato
Muita coisa para fazer, já vi! :snif:
Em relação à extensão, sendo assim, provavelmente irei para a Audio Agile de 5 ou 8 (a prever o futuro) entradas normais (acho que tb é isso que o António tem).
E em relação às tomadas de parede, o que é que puseste?
Abraço
Pedro Bara
E em relação às tomadas de parede, o que é que puseste?
Normais. :huum:
O António é que tem umas HMS(?) que têm muito boa fama. :Yes:
Lowrider
22-06-2005, 18:53
Aqui de Bufalo e muito mais cara a minha consultoria... o:)
Tenho uma tomada HMS e a extensao de 8 porqu nao preciso de mais...
See you guys... :eheheh:
OFF TOPIC: António, que tal Buffalo? Dá novidades pah... :-P
OFF TOPIC: António, que tal Buffalo? Dá novidades pah... :-P
Deve andar a ver as Buffalas!!!!!
Lowrider
25-06-2005, 00:28
Buffalo e melhor que eu pensava, mas ate agora fiquei em casa do patrao que e maluco, hoje mudo para um hotel, finalmente... ::)
Ainda nao tenho o meu PC a trabalhar... :snif: