PDA

View Full Version : NAD T752 e outras coisas

GPMonteiro
15-06-2005, 23:31
Bem haja a todos os curiosos e audiófilos deste fórum!
Escrevo pela primeira vez neste fórum para partilhar a minha paixão, desde os meus 15 anos (mais ou menos), pela musica e consequentemente pelos aparelhos que a reproduzem. Sempre tentei usar o bom senso na compra de aparelhos, mas tive na ultima compra alguma frustração.
Mas antes, vou expor o meu sistema de audio e video,, que é o seguinte:

.Amplificador Audiolab 8000S (tem 11 anos, muito satisfeito)
.Colunas Mission 735, FE e FD (tem 11 anos, muito satisfeito, com cabos straightwire Sextet,colunas de chão que não monopolizam o espaço)
.Leitor de CD Sony XA5ES (tem 10 anos, muito satisfeito, com cabo DPA Slink)

Este sistema modesto fez-me e ainda faz as minhas delicias quando ouço musica.

Veio o AV e comprei o NAD T752, para amplificar os canais central (B&W LCR60) e surround (B&W 601 S3). Só que ao fim de um ano e meio, começou a reproduzir um ruído, tipo zumbido, constante e irritante. A principio pensei que fosse da ligação com o Audiolab, mas não. Foi nessa altura que pesquisei na NET e verifiquei que havia muitos "bug's" com os novos receptores da NAD.
O aparelho teve de ser recolhido para os serviços técnicos e foram substituidos dois condensadores. Mas mesmo assim, continua a reproduzir o ruído, mas negligenciável e sem qualquer efeito negativo. Dizem os engenheiros da NAD, que não é um defeito, mas sim uma opção de concepção para tirar partido duma melhor qualidade (acho que os ROTEL também produzem algum tipo de ruído).
Eu pergunto quem tem receptores AV se conseguem ouvir algum ruído, atenção que não é ruído de fundo?
Li neste fórum que havia muitas pessoas a querer desfazer-se dos NAD. É possível que a NAD não esteja tão preparada em termos de decodificação MULTICANAL como a Yamaha ou mesmo a Denon, mas para quem tem um receptor NAD e não teve problemas, acho que continua a ser um bom aparelho.
São aparelhos que não têm os extremos tão vincados, mas não são cansativos (já ouvi receptores que cansam ao fim de 30 minutos). A imagem, quando o filme nos interessa, exige 70% da nossa concentração o resto é para a audição, não faz sentido o som sobrepor-se a todo o custo relativamente à imagem. Os receptores NAD não são aparelhos que nos chamem a atenção no primeiro instante, mas sim, depois de algum tempo de uso. E com a vantagem de serem muito limpos sem nos casarem, mesmo com filmes de três horas, experimentem ouvir a banda sonora no final do filme.
Possivelmente, num futuro próximo, estes aparelhos terão muita aceitação por esse mundo fora.

Gualter

Kraal
16-06-2005, 08:19
Eu tive um T752 e cheguei a sentir esse HUMMMM, bastou desligar as terras e tudo ficou bem.
Depois vendi e comprei o meu actual processador, não tem nada a haver. Mas na altura, comprei porque gostei e tinha uma grande caracteristica que era a facilidade de funcionamento e configuração.

GPMonteiro
16-06-2005, 08:45
Foi precisamente pela flexibilidade de configuração que adquiri o T752.
Relativamente à terra, não tenho qualquer aparelho ligado à terra por não terem essa ligação a não ser a própria tomada da parede...
Estou à espera das novidades dos novos Audiolab, principalmente na vertente do AV. Adquirir um processador Audiolab é uma hipotese. Espero que tenham a mesma qualidade que os anteriores, apesar de serem montados na China.

Gualter

Pato
16-06-2005, 11:28
Bem vindo Gualter :Yes:

Imho os receivers NAD têm dois grandes problemas:

- Falta de fiabilidade
- Processamento multi-canal medíocre

Enquanto que receivers como o meu, podem melhorar a sua prestação em 2ch recorrendo a tweaks e amplificação externa, no caso dos NAD é mais difícil já que melhorar o processamento é virtualmente impossível. :snif:

Também não acho que seja algo do outro mundo em termos de flexibilidade de configuração. :huum:

Quanto ao ruído de fundo, bugs, hummmms e afins, chez moi não existem. :nao:

Kraal
16-06-2005, 11:54
Então não sei porque ainda andas a pensar troca-lo?
Não existem hummm, porque tiveste de desligar as terras, ou já te esqueceste?
Não achas, porque possivelmente nem tiveste de configurar o processador que testaram!!!!!

Pato
16-06-2005, 12:31
Kraal,

Eu penso trocar o meu receiver da mesma maneira que tu pensaste em trocar o teu... chama-se a isso evolução.

Tive de desligar a terra??? Com terra ou sem terra, o meu receiver não faz hummmm PONTO. E não faz clicks cada vez que mudas de faixa num dvd, não tem drop outs, etc etc...

Quanto à configuração, só te faço uma pergunta: consegues definir diferentes frequências de corte para diferentes canais? :huum:

Já tivemos esta discussão 500 vezes, eu dou de barato a supremacia dos receivers NAD a reproduzirem 2ch, o que não é alheio à discrição do Gualter (extremos pouco vincados), mas em multi-canal não chegam à qualidade de processamento do meu, nem de longe.* o:) Se a isto juntarmos que a função principal de um receiver é o multi-canal (se não compravamos todos integrados 2ch), o NAD enquanto receiver é mediocre, digo eu... :naosei:

EDIT: BTW, tu já ouviste o meu... já sei o que vais dizer, mas olha que as colunas não tocam sozinhas. :-*

GPMonteiro
16-06-2005, 13:20
Kraal,

A ideia de trocar é pura e simples de melhorar o processamento multicanal, com a vantagem de ter um equipamento do mesmo nivel quanto à estetica e qualidade.
Neste momento estou minimamente satisfeito com a fiabilidade do aparelho, só que não acredito muito no seu futuro.

Pato,

O problema fulcral desta compra, foi a comparação, em som de 2ch, entre o NAD e o Denon, sem questionar o som de multicanal, pensando na permissa que "se soar bem em dois canais também soará em multicanal" e com a ideia de que em termos audiófilos o NAD era superior ao Denon, o que levou-me a comprar o NAD. Nada mais errado. Atenção que há vendedores que aplicam esta permissa!

Mesmo assim, estou mais inclinado a comprar um processador (com algum sacrificio) da Tag ou mesmo da Audiolab em relação ao Denon, apesar de pensar que a Denon deu um salto qualitativo, nestes ultimos tempos, nos seus receptores e leitores de DVD, aliás em termos de relação preço/qualidade estão muito competitivos.

É obvio que os engenheiros da NAD estão atentos a estes problemas, e que mais dia menos dia sairá para o mercado aparelhos com a qualidade que sempre demonstrou com os leitores de CD e amplificadores de 2ch.

Apesar de tudo o som em 2ch, como o rádio, é de muito bom nivel (desde que tenhamos uma antena exterior).

Gualter

Kraal
16-06-2005, 13:41
Quanto à configuração, só te faço uma pergunta: consegues definir diferentes frequências de corte para diferentes canais? :huum:
Mas isso não é facilidade de configuração, é versatilidade.... :zzzz:
O Tag tb não faz isso, pelo menos que eu tenha descoberto!!!!!

Já agora, porque razão desligaste as terras? Não digas que foi por causa do aquecedor!!!!!
Cá em casa havia um ground loop que se fechava nas terras, razão pela qual eu tive de desliga-las.

Pato
16-06-2005, 14:52
Gualter,

Excelente post o teu, confirma o que ando a pregar... :Yes:

Quanto aos enginheiros da NAD, tendo em conta que já se passaram 3 gerações com os mesmos problemas, a minha confiança é pouca. :huum:

Kraal,

Ah então é versatilidade... aham... diz-me lá então o que é para ti facilidade de configuração??? :lalala:

Para que chamas o TAG para a cumbersa? Estavamos a falar de os receivers NAD terem facilidade de configuração, eu disse que não achava por aí além, a tua argumentação é: ah e tal o TAG também não tem... :naosei:

Sabes porque desliguei as terras? Curte esta: PORQUE O LOWRIDER DESLIGOU AS DELE!!! Foi tão simples como isto, ele disse que tinha as terras desligadas, cheguei a casa, agarrei no alicate e pufa... o:)

Read my lips: o meu receiver Sony não faz hummmm com terra, sem terra, ligado, desligado, debaixo de água, ao sol and so on... biggrin:

Kraal
16-06-2005, 17:38
Ah então é versatilidade... aham... diz-me lá então o que é para ti facilidade de configuração??? :lalala:
O ser facil percorrer os menus e aqueles botões do comando para configurar os ganhos, dão muito jeito.
Para ti, facilidade de configuração é o resultado final, pronto, é um ponto de vista
Só falei to Tag, porcausa de teres falado na feature do Sony.
Voltando a falar no Tag, os menus são muito mais "compliado" que o NAD, numa razão de 3 para 1.

Pronto, se foi essa a razão, ainda melhor. :eheheh: Ainda bem que não tens ground loops.

Pato
16-06-2005, 18:01
Epah desisto... :duh:

Mas olha, se isso para ti é fácil configuração, havias de ver o remote do Sony. Até LCD tem. :-P

GPMonteiro
16-06-2005, 22:34
Estive a ler o manual do TAG, e verifiquei que é mais complexo que o NAD, mas já esperava isso. Visto que faz parte da filosofia da NAD serem simples na sua configuração. Mas quem compra um Tag, espera toda essa versatilidade na configuração e complexidade. Mas isso não me assusta (e teria muito gosto em poder manusear um Tag) . O que me asssusta é ver certos aparelhos complicarem o que é simples...
Mas o que me despertou mais no NAD, foi realmente os "shunts" (que poderiam ser de melhor qualidade) na parte de trás do aparelho. Que permite ter três amplificadores independentes (FE, FD e central). Com os dois canais frontais do Audiolab mais os outros cinco canais do NAD fazia os 7.1 ou mais propriamente 7.2 (o NAD tem saida para dois subwoofers) e utilizar todos os canais para uma configuração completa. Com outros receptores sem "shunts" a flexibilidade não tão grande. Visto terem "pre out" mas não "main in"
como o NAD.

Gostava que me explicassem melhor isso da "terra":

Maior parte dos aparelhos não tem o terceiro pino (ligação terra) na sua ficha que liga à tomada, como acontece no caso do Tag e NAD e outros mais. Mesmo que tenhamos fio terra ligado na tomadam, isso é indiferente ou não será assim?

Ao fazer a experiência com o NAD, fazendo uma ligação de um fio na caixa à terra presente na tomada, ouvi um HUmmmmm, não fazendo qualquer sentido essa ligação em aparelhos que não tenham o terceiro pino, penso eu!

Gualter

Daffyduck
17-06-2005, 08:38
Lexicon é o sinónimo de simplicidade na configuração...

Kraal
17-06-2005, 08:42
Estive a ler o manual do TAG, e verifiquei que é mais complexo que o NAD, mas já esperava isso. Visto que faz parte da filosofia da NAD serem simples na sua configuração. Mas quem compra um Tag, espera toda essa versatilidade na configuração e complexidade. Mas isso não me assusta (e teria muito gosto em poder manusear um Tag) . O que me asssusta é ver certos aparelhos complicarem o que é simples...
Gualter, pelo menos estamos a falar a mesma linguagem. *o:) (Pato tu ás vezes *:duh: :duh: :duh:)

O NAD não tem o pino da terra mas pode estar ligado a outros que têm, caso do subwoofer e dos powers. Assim o circiuto fecha-se tb nos interconnectors. Como estes são necessários para se fazerem as ligações, abre-se o groundloop pelo lado das terras dos restantes aparelhos.

Pode ter LCD, mas possivelmente se configurares um botão para essas funções, o SONY nem lhe responde, porque não tem essa feature. *:-P :-P

Pato
17-06-2005, 11:15
Irra...

Eu entendo que um receiver dito FLEXIVEL NA CONFIGURAÇÃO, é um receiver que permite alterar o maior numero de parametros possiveis e não um receiver que tem 3 ou 4 botões no comado para subir e descer ganho dos vários canais.

Mas leva lá a bicicreta... :duh:

Gualter,

Explica melhor por favor essa situação que descreves, de o NAD poder ir aos 7.1, 7.2 não penso que seja possível, visto que os 2 pre out de sub são solidários e não 2 canais discretos. Pelo menos no meu é, tenho sempre x.1, posso é ligar 2 subs.

Imho é preferivel uma gestão de baixos mais flexivel do que a hipotese de ir ao 7.1, até porque, receivers que cortam solidáriamente todos os canais, acabam por cortar o LFE também.

Kraal,

Não tens hipóteses. Quando vieres cá abaixo vês o comando e depois pagas uma cerbeza... biggrin:

Tens a certeza que o hummmm dos NAD é provocado pela terra? Olhe que não, olhe que não... :nao:

GPMonteiro
17-06-2005, 16:41
Pato,

Peço desculpa, na realidade é 7.1. Eu só quis referir que tem saida para dois subwoofers.

Outra questão:

Um amigo meu, quer comprar um sistema de 2ch. E está interessado nas colunas wharfedale 9.1 (permiadas pela What-Hifi). Eu nunca as ouvi. Será que alguém já as ouviu?
E qual o amplificador mais aconselhável? Será que o Rotel RA02 faz boa parceria?
Ou será melhor um NAD?

Ele está pensar comprar nesta segunda feira que vem e quer a minha companhia para o elucidar.

Alguém conhece um sistema dentro deste nivel que combine bem entre amplificador e colunas?

Eu sei que neste fórum, existe pessoal mais competente do que eu nesta andanças!...
Porque a "arte" está nas suas combinações...

Pato
17-06-2005, 16:56
Ele que ouça colunas 1º... depois logo escolhe que amp as vai conduzir.

Eu era capaz de experimentar um integrado NAD mais umas B&W ou Monitor Audio, ou Rotel mais Kef. o:)

Leva-o à Digisom e diz que vais da nossa parte. :Yes:

GPMonteiro
18-06-2005, 07:29
Pato,

Obrigado pela sugestão :Yes:
Gualter