PDA

View Full Version : Vinyl - Recordar

Mrs.Pato
17-06-2005, 16:03
Posso dizer q vou a partir de hoje puder ouvir os meus vinyl, já que o meu esponjo vai trazer o novo rpm4 para casa. :eheheh:

O q eu gostaria saber é como posso limpar os meus discos ( já q há muito tempo não os uso e também ficaram guardados num espaço não muito próprio ). :snif:

Obrigada

Kraal
17-06-2005, 18:03
Não te preocupes com a limpeza dos LPs e SPs, porque o Pato disse:

Quem limpa o pó aos meus sou eu... Eu é que sei o que eles precisam, tadinhos
A não ser que existam "os teus" ;)

Mrs.Pato
17-06-2005, 18:10
Claro q existem os meus.... :Yes: E tenho o mesmo direito a ouvi-los... :MrGreen:

Por isso , tou interessada em preserva-los... o:)

Daffyduck
17-06-2005, 18:19
Mas talvez na hora da limpeza fosse melhor serem os VOSSOS. Assim limpava ele todos... :MrGreen:

Mrs.Pato
17-06-2005, 18:27
ó Daffy, só que há um problema...os discos não são o género do Pato, logo por isso ele não limpa...you know what i mean? cool:

Miguel Linhares
17-06-2005, 20:35
E faz ele muito bem.

Comigo, se fosse para limpar LP's que não gostava, só com "palha-de-aço"! ;D ;D ;D

Pato
17-06-2005, 21:07
Já toca...

http://img.photobucket.com/albums/v41/Ganso/sistema%20hc/DSC02227.jpg

Skywatcher
17-06-2005, 21:40
bem?

Pato
17-06-2005, 22:25
Demorei quase 1 hora para juntar as peças todas... :duh2:

O 1º disco a rodar foi o Dark Side Of The Moon, que comprei ontem na Fnac. Como primeiras impressões, o palco recriado e a doçura de reprodução. :Yes:

Mas aquilo tem montes de coisas para afinar, portanto esta noite vou só ouvir um disco ou outro e depois é começar a procurar info sobre afinação do braço.

Miguel Linhares
17-06-2005, 23:50
Boa! ;)

O som de um bom LP e de um bom prato, é praticamente imbatível. E então com umas Nautilus :Yes: :Yes: :Yes:

Pato
18-06-2005, 17:28
Depois de um pequeno problema no RPM4, prontamente e profissionalmente resolvido pela Audio T :Yes:, tenho uma nova unidade empacotada em casa à minha espera. Logo à noite é que vão ser elas... biggrin:

Lowrider
19-06-2005, 10:38
Para deixares completamente de ter tempo para ouvir musica, só faltam umas válvulas, que também te mantêm oucupado com afinações em vez de audições... o:)

Quanto ao discos, é lavá-los com àgua e sabão, palha de aço só para os do Pato... o:)

Kraal
19-06-2005, 12:07
Para deixares completamente de ter tempo para ouvir musica, só faltam umas válvulas, que também te mantêm oucupado com afinações em vez de audições... o:)

Quanto ao discos, é lavá-los com àgua e sabão, palha de aço só para os do Pato... o:)

Já tinha ouvido que o sabão era indicado para os vinil, apenas não referênciei, porque não sabia se era sabão branco, azul ou natural!!!!!! ;D ;) (brincadeirinha)

Pato
20-06-2005, 00:38
Já tenho um liquido e escova xpto para limpar os discos.

Assim do pé para a mão, posso dizer que o RPM4 dá um bigode ao 2910 em matéria de definição do palco. Mais definido, mais recuado, mais 3D e para usar um termo do Mav mas que acho que define na perfeição, mais orgânico. o:)

E ainda estou a usar a etapa phono do receiver, ou seja, a tendência é melhorar. :Yes:

Mrs.Pato
20-06-2005, 00:39
Obrigada pela informação...mas o meu querido Pato comprou um 'kit' de limpeza de discos vinyl e já anda a limpar os MEUS discos :eheheh: ( já q ele ainda n tem os dele em casa ) :oops:

Por isso, já andamos a deliciar a ouvir os MEUS discos na maravilhosa 'grafonola' o:)

Beijos

Domus
20-06-2005, 00:46
Olá Mrs Pato, para lavar os discos é necessário água, sabão e...........o pincel da barba, sim é um optimo acessório de limpeza pois consegue entrar nos sulcos do disco. Assim os discos ficam com muito menos pipoca :MrGreen: :MrGreen: :MrGreen:

Pato
20-06-2005, 00:50
Ora bem, levantas uma questão pertinente: o que provoca a irritante "pipoca"??? :duh:

jbranco
20-06-2005, 11:27
A pipoca pode ser:

Má prensagem, solução, comprar outro;
Disco em mau estado, solução, comprar outro;
Simples estática, solução, tratar os LP's com o carinho que eles merecem.

Pato
20-06-2005, 11:31
Aponto para a 2ª hipótese. :Yes:

Quando vais lá a casa ouvir este e levar o teu? o:)

Abraço

jbranco
20-06-2005, 11:53
Convêm não esquecer que a “pipoca” faz parte do charme dos LP’s.* ;D

Ultimamente até parece estar na moda acrescentar esse efeito nos CD´s (exemplo: Maroon 5 - She Will Be Loved)* :-P

Falp
20-06-2005, 11:57
Boas! ;)

Bela máquina o RPM4, sim senhor! :)

Agora já vais rever o ritual de ouvir música em vez do mero gesto... o:)

Abraços!

Pato
20-06-2005, 12:26
João,

Exacto. Cada vez há mais gravações com esses efeitos. Mas a dita "pipoca" que não incomoda é uma coisa, aquelas que se sobrepôem à música é que não. :nao:

Filipe,

É lindo né? E toca bem o que às vezes nem sempre acontece. o:)

jrosado
20-06-2005, 14:07
Sempre tive a ideia que a "pipoca" dos LP's se devia ao pó (e às vezes a pelos que se agarram à agulha) :huum:

Lowrider
20-06-2005, 14:13
Quando passar a novidade e a pipoca começar a mexer com os teus nervos, ficas com um bibelot chiqésimo, não sei se é do teu tempo, quando preferiamos ouvir cassettes, apesar do mau som, porque seria... :hihihi:

jbranco
20-06-2005, 14:31
Sempre tive a ideia que a "pipoca" dos LP's se devia ao pó (e às vezes a pelos que se agarram à agulha)* :huum:
O principal inconveniente do pó é que, por se acumular na agulha dificulta a leitura o que gradualmente vai piorando o som. Numa situação extrema a agulha deixa de entrar no espira e depois não há som para ninguém.* ;)

PS. Comparar cassetes com LP´s… enfim…

Lowrider
20-06-2005, 14:40

Exactamente... Mesmo soando pior, quase sempre preferiamos tocá-las... o:)

Pato
20-06-2005, 14:45
Err... "no meu tempo" preferia tocar cassetes porque estavam gravadas com as musicas que eu queria, e dava menos trabalho, não tinha de ir trocar de lado, ou levantar a agulha para saltar uma musica.

Mas isso era noutro tempo, menos idade, o sangue corria mais rápido. Agora aprecio outras coisas. :-P

jbranco
20-06-2005, 14:49
Exactamente... Mesmo soando pior, quase sempre preferiamos tocá-las...* o:)

No entiendo...* :naosei:

Nunca me dei ao trabalho de gravar cassetes tal como hoje não me dou ao trabalho de gravar CD’s ou DVD’s…

Edit: Nós, os audiófilos, somos assim. :eheheh:

Lowrider
20-06-2005, 15:19
Eu raramente gravava cassettes, comprava já gravadas... :nao:

Pato
20-06-2005, 15:30
Paravas numa área de serviço e pufa... uma k7 do Toni de Matos.* :-P

Pois que não comprava, só gravava. Comprar era só vinyl e nem eram muitos.* :huum:

Oh João, demoras muito a ir chez moi e bifo-te o SME!!!* :eheheh:

EDIT: Quanto à famosa "pipoca", o único disco novo que tenho (Pink Floyd) não tem disso, o que me leva a pensar mesmo na 2ª hipótese avançada pelo João.

Lowrider
20-06-2005, 15:42
Eu comprei um giradiscos, mas tinha 0 discos, só em casa do meu pai tinha LPs...

Falp
20-06-2005, 16:08
Bem... eu por mim tinha excelentes gravaçãoes em K7... :luz:

Tb as usava no carro, que passado alguns meses se iam gastando, mais ainda hoje tenho excelentes K7 lá por casa numa caixa...

jbranco
20-06-2005, 16:34
Pato, embora tivesse a esperança que o Thorens fosse eventualmente aproveitável, o que verdadeiramente me interessou no conjunto foi o SME II, ainda não tinha nenhum com shell destacável.

Anteriormente já tinha um outro idêntico a esse mas com "Shell" fixa, o que é uma grande chatice porque dificulta imenso a montagem da célula. Comprei-o com pouco uso mas há anos que está guardado na caixa (desde que foi substituído pelo III). A vantagem teórica da shell fixa é que tem menos massa suspensa (não tem o anel de fixação entre o braço e a shell).

Por fim tenho o série III que está em utilização montado num 160 MK2 de 1985 que é o conjunto que eu ainda hoje uso depois de o ter comprado novo há 20 anos ( o SME III tem menos 2 ou 3 anos do que o Thorens).

Porque o meu está impecável ao fim de 20 anos tinha a esperança que aquele que te emprestei também estivesse, pelos vistos o anterior proprietário não soube estimar o prato, o braço, pelo contrário, está como novo e é ainda hoje um óptimo braço. *

GPMonteiro
20-06-2005, 16:43
Tenho um project DEBUT II, e estive, vai não vai, para comprar um RPM4, mas atendendo ao número de vinis que tenho (à volta de 70) optei numa primeira fase ir para o DEBUT. E tenho vários vinis de qualidade em que não ouço qualquer pipoca.
Já comprei alguns usados com algumas pipocas a acompanhar, mas não é o que me irrita! O que me irrita, é na parte final do disco, o som degradar-se, e apresentar um som distorcido e porquê?

Porque aquele disco foi colocado num gira discos com retorno automático ou com um braço de fraca qualidade (conjunto cabeça) e que provoca uma má colocação na espira do disco, provocando um irremediável estrago. Isso sim, provoca dores de cabeça.

Um disco bem guardado, um gira discos bem configurado, um cuidado com o pousar da agulha e uma limpeza (quando muito sujos, com agua e sabão) com uma escova de qualidade, terá musica de encantar os deuses, sem pipocas.

Pato
20-06-2005, 16:53
Eu fui para o RPM4 porque estava em promo na Audio T. A minha ideia seria mesmo começar por um Debut. :Yes:

João, quer-me parecer que te vou bifar mesmo o SME. Nem faço ideia se dá para colocar no RPM4, é mesmo só para te obrigar a ir lá a casa... :eheheh:

jbranco
20-06-2005, 17:31
Eu percebi que estava na brincadeira mas… NÃO SE BRINCA COM O QUE TEM A VER COM SOM ANALÓGICO!!!

Brincadeiras só com essas pequenas, insignificantes e medíocres rodelas prateadas a que chamam… deixa ver se me lembro do nome… já sei! São os cd’s ou dvd’s ou lá o que é aquela porcaria se chama. :eheheh:

Noto que estás um pouco desesperado para que eu vá lá buscar o trambolho. Aquilo está a atrapalhar muito? o:)

chivato
20-06-2005, 22:59
Eu sem quem a seguir vai investir num amplificador a valvulas... :clown: sei... sei... o:)

Pato
21-06-2005, 00:16
Caro João,

Não atrapalha nada. Posso experimentar o SME? Aquilo aceita MM ou é fino demais? :-*

Chi,

Eu cá não. Amplificação digital, esperemos que seja o que o Lowrider afirma.

Btw, o nosso patriarca parte hoje (terça feira) para Buffalo. Quando chegares telefona... :-P :eheheh:

jbranco
21-06-2005, 10:40
Fica sabendo que esse braço pode levar uma peça, que eu desmontei para facilitar o transporte, e que serve para ajustar a "vivacidade" do braço a qualquer tipo de célula. :eheheh:

O braço só não é compatível com células que precisem de mais de 1,5 gramas de peso na agulha.

A propósito... Que tal a minha "Imagem Personalizada"? ;D

Pato
21-06-2005, 11:26
A minha célula necessita de 1,5 a 1,7 gramas i think... :huum:

E o anti skating está na posição do meio, que são 2 gramas. :huum:

É capaz de ser isso. :naosei:

jbranco
21-06-2005, 12:29
Porque é que tens o anti skating afinado dessa maneira? Em geral ele deve estar na posição correspondente ao peso.

Outra coisa que tem muita influência na qualidade do som é a afinação do alinhamento da agulha com o disco, ao menor desalinhamento o som sofre.

Pato
21-06-2005, 14:01
Pois... este fim de semana, passas por lá a que horas? :huum:

jbranco
21-06-2005, 14:41
Temos de combinar isso. :)

Domus
21-06-2005, 15:46
Afinal quem acabou por comprar o valvulas fui eu ...eh..eh... agora eu tenho o amplificador e voces têm o gira discos.

Pato, qual é a agulha que vem com o teu RPM4??? :MrGreen: :MrGreen: :MrGreen:

Pato
21-06-2005, 15:55
É esta: http://www.project-audio.com/en/k4.html