View Full Version : Afinar isto...
SergioRZ
27-06-2005, 20:33
Olá a todos.
Este espaço foi-me altamente recomendado por várias pessoas, por isso, aqui estou* :)
O meu nome é Sérgio, tenho 30 anos, e sou de Lisboa.
Recentemente decidi comprar o meu primeiro sistema de cinema em casa. Sendo o primeiro, não podia gastar muito $$$ ... isto foi o que se arranjou:
- Receiver Yamaha RX-V650
- Leitor DVD Pioneer DV-575A
- Um cabo digital coaxial Supra TRICO RCA liga o DVD ao receiver
- Dois pares de colunas Wharfedale 9.5
- Uma coluna central Wharfedale 9.CS
- Todas as colunas ligadas com cabos Chord Carnival Silver Plus
- Um subwoofer Wharfedale SW150
- Cabo de subwoofer Profigold 5mts (e um Y também da Profigold para ligar ao Sub)
Depois disso ainda adquiri outras colunas, para tentar minorar um problema de som algo baixo nos diálogos (coluna central):
- Um par de colunas Wharfedale 9.0, que fazem o lugar de colunas de presença, com Dialog Lift configurado no receiver (nos modos DSP)
- Estas colunas também ligadas com cabos Chord Carnival Silver Plus
Só para o registo, a TV escolhida foi uma Toshiba 36ZD36P... promoção do Mediamarkt* 8)
Bom, o sistema é usado 70% para filmes. Os restantes 30% são quase todos para ouvir música em DTS Audio CD, ou em CD Stereo...
Gostava de ouvir (ler...) ideia sobre configuração deste equipamento. Definições de crossover (no sub e no receiver), fase do sub (no sub e no receiver), tamanho de colunas, e outras afinações...
Gostaria especialmente de resolver dois problemas:
- Som dos diálogos é baixo em muitas situações, contrastando com o som demasiado alto em cenas de maior acção...
- Afinar o subwoofer. Perceber finalmente o que é a "fase", e como posso ter a certeza de que tenho o sub em fase com o resto...
Neste momento, se bem me lembro, tenho as seguintes configurações no receiver:
- Colunas todas em large, excepto central em small.
- Crossover a 60hz
- Bass Out: SWFR (em vez de Front ou Both)
- Nível de som em +4db nas frontais, +5db nas surround, +7db na central, +5db nas presença.
- Subwoofer phase em NORMAL (a outra opção é REVERSED).
Configurações no subwoofer:
- Phase em 0
- Volume a cerca de 48%
- Crossover a 85hz (máximo)
Ando às voltas com a fase do subwoofer. Uma modalidade dá-me maior impacto e volume, mas muito boooooominess. A outra modalidade tem menos impacto e volume, mas elimina o booooominess. Não sei qual delas está realmente em fase, e tenho receio de estar a cancelar sons se estiver fora de fase...* :-[
A definição de fase no sub e no receiver parece que faz a mesma coisa, anulando-se mutuamente.
Ideias?* :???
Muito obrigado pela vossa ajuda!* ;D
Bem vindo:
Isto é assim, as afinações são como as opiniões, toda a gente tem uma e dá-se bem com éla, tu hás-de encontrar a tua.
Básicamente precisas de primeiro afinar as colunas e depois partes para o sub.
Uma vez que estás a começar agora devias experimentar o posicionamento das frontais, ou seja, desligas tudo o resto e em stereo vais conhecendo a reação do som com o afastar das colunas uma da outra, como fica o palco sonoro, se precisam de alguma inclinação para dentro ou se podem ficar direitas em frente e muito importante como reagem os graves com a distancia ás paredes laterais e á traseira.Depois de teres acertado éstas e saberes como reagem e saberes que é assim que queres o som então adicionas a central e experimentas e depois as restantes.
Depois de teres as colunas todas acertadas, tens de ver que ressonancias tens, as colunas nesta fase são sempre em Large, então ouves e vês as ressonancias que tens, se houver o BOOOOM então tentas corrigir o melhor possivel, se não for possivel don´t wory.
Então vais partir para o sub.
O facto de estar em fase é simplesmente para o mesmo som os movimentos dos altofalantes das colunas e o do sub se estarem a movimentar na mesma direcção, ou seja um altofalante reproduz um som pela frente e um inverso por trás para um dado movimento, se o sub estiver num dado momento a movimentar-se para fora e os das colunas para dentro eles estão a produzir nesse momento sons inversos e estão-se a cancelar. Não tem nada que saber, a coisa mais simples para quem não vai lá de ouvido é pôr as mãos uma no altofalante de graves da coluna e a outra no altofalante do sub e ver se os movimentos são iguais ou inversos, no teu caso em fase é o que faz mais BOOOOm , pois o outro está certamente a cancelar daí terem menos BOOOOm e menos baixos certamente.
Depois disto então afinas.
Se as tuas colunas realmente por si só não fazem ressonancias tens a tarefa mais facilitada, podes deixar as tipas estar em Full Range e acrescentar o sub somente ou talvez até se sentires alguma falta de corrente na amplificação o que não me espanta nada dado á quantidade de colunas que tens, podes defeni-las como small, ajustares o crossover do reciver aí para uns 60 ou 70 Hz e o do sub ao máximo ou desligado se possivel para não interferir, depois sem mexer em mais nada é ir mexendo no crossover do reciver somente, subindo e descendo a frequência de corte até achares que atingiste o melhor contraponto.
Se tiveres ressonancias somente com as colunas, então vais ter mesmo que as defenir como small, e vais subindo a frequência de corte no receiver mesmo sem sub para tentares ver apartir de onde é que as dadas ressonancias tendem a desaparecer, depois acrescentas o sub e fazes como na primeira opção.
Só uma chamada de atênção, o sub não é para se ouvir, é para se sentir, um sub bem afunado parece que nem está ligado, então quando se desliga é que se dá falta daquela gama baixa do espectro sonoro que parece que não faz falta mas altera por completo a sensação sonora.
Espero que tenha sido útil, boas audições.
Craças... até parecia que me estava a ler. Comprámos os dois a mesma K7.* :eheheh:
Bem vindo Sérgio* :Yes:
4 coisas:
- a central em cima da tv* :nao:
- arranja outro cabo de sub
- tens spikes nas frontais?
- desliga essas mariquicesses todas do receiver
Cumprimentos,
Pato
P.S. Deslocamo-nos ao domicilio...* o:)
SergioRZ
27-06-2005, 23:38
Obrigado pelas respostas ;)
Hoje não consigo dar grande resposta porque amanhã vou ao Porto em trabalho e quero ver se durmo, depois logo volto cá :eheheh:
Eu tenho a central por baixo da TV... até fiquei com a ideia que isso não estava a contribuir para ter um som mais "claro" dessa coluna.
Mais tarde vou fazer upgrade ao cabo do sub ;D Este da profigold foi só para desenrascar.
Tenho spikes, os de origem, nas 4 colunas de chão. E que me estão a lixar o chão todo :snif:
As mariquices até estão a ajudar hehehehe com as presence speakers aquilo melhora um bocadinho o som dos diálogos e a localização dos mesmos. E isto de ter 7.1 dá cá um "sáinete" hehehehehe ;D ;D ;D
Bom, vou dormir, mas voltarei. Muito obrigado! :)
Sergio para não estragares o chão todo tens uns protectores para spikes que arranjas em qualquer loja hi-fi! :duh:
Pois... se calhar até tens os spikes directos no chão... e se calhar o chão é mosaico ou tijoleira... se for este o caso até admira como ainda não tiveste de ir buscar as colunas à cozinha.* :eheheh:
Como o Orpheus disse, perde tempo a afinar só as frontais com material stereo. Se não tens as frontais em condições, muito dificilmente terás as restantes. O volume da central é para cortar ao máximo possível, mesmo em codificações 5.1 a central tem tendência a querer assumir muito protagonismo. Tens de conseguir identificar a origem dos sons no espaço e não de que coluna.
Outra coisa, tens a certeza que as colunas estão ligadas na fase correcta? Pode acontecer. Conheço um Pato que se queixava que a imagem stereo era holográfica, vai-se a ver e tinha trocado a fase numa frontal.* :-P
Quanto ao sub, 48% de ganho...* :nao:
EDIT: Questão pertinente, como é a tua sala? Dimensões? Bem amortecida? Formato? Disposição do sistema no espaço?
SergioRZ
28-06-2005, 18:11
Ora viva! :)
Bom, vamos então por partes...
Em primeiro lugar, epah, gostava mesmo de resolver o problema dos spikes das colunas. São daqueles cónicos tipo "corneto", com bico no chão* :-[
A única solução que vi foi uns pézinhos todos catitas que custam 40 euros por coluna* :o
Portanto, se existe solução boa e barata, por favor digam-me onde posso encontrar isso em Lisboa* ;D
Bom, quanto ao resto. Segui o conselho, e avancei para a descoberta do stereo ehhehehehe. Usei um disco que me agrada bastante, a banda sonora do Leaving Las Vegas (Cage/Shue), com uma música "jazada", bons sons de baixos e agudos, e ainda vozes salientes com o Sting a dar uma ajuda. Gosto muito do filme e da OST* ;D
Primeiro, descobri que tinha o ângulo das frontais desajustado, muito viradas para a frente. Experimentei ir rodando as colunas para dentro, na direcção da posição de audição, e melhorou bastante a imagem da música e a localização da voz/instrumentos. Obrigado por me avisarem sobre isto... devo estar parvo e nem me lembrei de verificar este aspecto fundamental* :duh:
As colunas frontais distam 1.95m / 2.00m entre si. E a parede atrás delas está a 33cm. Uma das colunas, a do lado direito, está num canto (tem mesmo de estar), e pouca margem de manobra tenho para alterar estas posições (das frontais e de todas as outras colunas incluindo subwoofer).
A posição de audição é a 3.00m de cada coluna, mais ou menos 2.70m do centro entre as duas frontais (onde está a coluna central). E atrás de mim está outra parede...
O chão é de madeira (flutuante), dois ou três móveis... não tenho cortinados ainda, mas já tenho um tapete entre as colunas e o sofá ehhehehe vivo nesta casa há pouco tempo, por isso ainda faltam muitas coisas. Imagino que quando tiver os cortinados, e alguma coisa tipo uma tela grande na parede traseira, a acústica vai melhorar.
Bom, outras descobertas...
Ouvindo CD stereo, em modo 2 Channel no receiver, descobri que não tinha som do subwoofer. Estranhei... e então o que se passa é que para ter som no subwoofer em modo 2 channel, tenho duas hipóteses:
1- Defino as colunas frontais (ou todas) como small, e aí o receiver manda para o subwoofer as freqs abaixo do crossover (no meu caso está a 60hz). Fica porreiro.
2- Deixo as colunas como large, mas mudo a definição de Bass Out no receiver de SWFR para BOTH, e neste caso ele manda as freqs todas para as colunas, e além disso manda também as freqs abaixo do crossover (60hz) para o subwoofer. Neste caso há alguns sons, abaixo de 60hz, que vão sair simultaneamente nas colunas e no subwoofer.
Por enquanto, optei pela situação 1 (defini todas as colunas em SMALL, crossover a 60hz, e Bass Out: SWFR), que pensei poder ter alguns benefícios libertando o receiver de alguma carga, e evitando que se repitam freqs nas colunas e sub. O que acham?* :huum:
Faz-me alguma confusão ter comprado umas colunas que até são granditas, e que supostamente descem até 30hz (as 9.5), e depois definir como small e cortar as freqs... por outro lado, faz sentido que se dê trabalho ao sub mandando para lá o que é dele por natureza ...
SergioRZ
28-06-2005, 18:36
Esqueci-me de referir que detectei alguma ressonância usando só as colunas frontais... coisa pouca, não é fácil detectar, visto que o nível de bass usando apenas as colunas frontais não é muito alto. De certa forma até acho que as colunas produzem pouco bass... bom, depende um bocado da música que ouvir... deve ser só impressão minha heehheheh ::)
Aquele sistema automático do Yamaha (YPAO) diz que tenho as colunas em fase. À falta de melhor (ou seja eu ehhehehe) vou confiar no gajo... mas parece-me que sim, que estará tudo ok com as ligações.
Ficam aqui algumas imagens da sala, para ficarem com melhor ideia da coisa:
http://pwp.netcabo.pt/sergiorz/av/IMAG0005.JPG
http://pwp.netcabo.pt/sergiorz/av/IMAG0012.JPG
http://pwp.netcabo.pt/sergiorz/av/IMAG0010.JPG
Desculpem a qualidade ser fraquita...
As fotos mostram cerca de 60% da sala. O resto é para trás das fotos, onde está a mesa de jantar e a entrada da sala... e uns móveis. A zona de audição forma ali um quadrado "arectangulado".
SergioRZ
28-06-2005, 19:39
Existe a remota possibilidade da fase ser alterada quando mudo as colunas de LARGE para SMALL? Ou sou eu que estou a ficar doido? :???
Estás... :eheheh:
Vou-te explicar basicamente: olha para a traseira das colunas, tens 2 terminais, um vermelho e outro preto. Agora vai à beira do receiver e olha para a traseira, tens na mesma 2 terminais para cada coluna, um vermelho e tcham tcham tcham... um preto.
Agora pega nos cabos e na coluna direita vais ligar correctamente, ou seja vermelho com vermelho e preto com preto.
Na coluna esquerda vais ligar o vermelho com o preto e o preto com o vermelho.
Coloca um cd e voilá, tens uma coluna fora de fase.
SergioRZ
28-06-2005, 20:49
Oh caramba... agora é que isto está mau :eheheh:
Então não é que alterando o tamanho das colunas, o efeito de booominess passa para quando tenho o receiver em phase reversed :o
:huum:
Pronto, desisto :snif:
És mesmo tu.
Precisamente onde eu queria chegar, acabas por ter ressonancias mesmo sem o sub, ou seja, não me parece nada dificil a tua sala ter uma banda ressonante aí entre os 50 e os 70hz, ou pior ainda...
Primeiro que tudo tens que eleminar essa ressonancia por completo e depois é que te preocupas com o resto pois caso contrário torna-se sempre muito complicado avaliar qualquer resultado, não tenhas problemas em ir subindo a frequência de corte, não imagines também que estás a perder alguma coisa das colunas é que basta o sub ser da mesma gama das ditas para ter tendência para apresentar melhores resultados nessas gamas, integração e homogenidade é que já é outra coisa mas... e não te esqueças que á medida que vais tirando frequência a reproduzir pelas colunas estás também a libertar os drivers para as restantes, uns drivers como esses a reproduzir 40hz de uma forma audivel precisam de deslocar uma massa de ar relativamente grande e para tal têm de efectuar um precurso grande o que acaba por destabilizar as restantes gamas acima e como já referi libertas energia na amplificação e por impossivel que pareça os agudos agradecem, uma vez que estamos a falar de amplificação de um receiver.
Quanto aos Spikes, ó pa mete lá umas moedas de cêntimo e tes o problema resolvido por menos de 1€, claro que se colocares moedas de 2€ vai tocar melhor eheheheeh :eheheh:
A sério umas moéditas de cêntimo nem se vêm e já está, ou então vais a um marmorista mandas cortar uma marmore á côr que gostes aí com 3 ou 4 cm de espessura da medida da base das colunas e colocas por baixoe vais ver o que acontece aos baixos, se quiseres ir mais longe tiras a medida entre os spikes mandas cortar outras e colas por baixo da coluna e então depois contas o que aconteceu aos ditos.
A tua mesa de centro não ajuda nada, parece-me pedra ou vidro ou algo muito liso, tenta cobri-la com algum tecido ainda que não por todo, assim algo de design mas que contribua para a audiofilia é que não quero porrada aí em casa.
Se pudesses andar com o conjunto para a esquerda um pouquinho a coluna esquerda agradecia respirar um pouco, claro que os cortinados estão a fazer uma certa falta, mas quando optares por uns tenta algo mais grossito, foge dos tecidos sintéticos nada amigos dos audiofilos.
So what? Tens uma ressonância que é cancelada pela alteração de fase... Se estás a mudar o tamanho das colunas é natural que haja diferença nas respostas.
SergioRZ
29-06-2005, 11:17
Definitivamente, não me organizo...
Cada configuração que faço levanta mais dúvidas, e apresenta resultados por vezes contraditórios, ou extremamente variáveis dependendo da modalidade (stereo, multicanal)... até o tamanho das colunas faz variar a percepção da fase do sub relativamente às colunas... enfim :???
Entre falta de conhecimento rigoroso sobre o que de facto é configurado e o resultao esperado, e o medo de fazer borrada e estragar o equilibrio saudável da coisa, torna-se muito difícil chegar a um consenso comigo próprio.
O que eu preciso é de um critério científico, de uma análise tecnicamente válida, que me apague todos os fantasmas e me permita aceitar uma configuração sem reservas.
Já estou a pensar recorrer a uma empresa para recorrer a ajuda profissional. O meu receio é que, como em tantas outras coisas neste país, não consiga encontrar nenhuma empresa com o know how, dedicação ao problema do cliente, recursos técnicos e rigor, para eu ficar satisfeito e para justificar uma eventual despesa...
Uma empresa que possa chegar ali, fazer uns quantos testes, fazer medições, e dizer "isto assim está em fase, sem qualquer dúvida", "este é o melhor ponto de crossover", "a sua sala é assim e assado, por isso deve configurar assim"... resumindo, alguém que possa analisar e chegar a uma conclusão definitiva sobre o melhor compromisso possível, aquele que permita ouvir mais e melhor nas condições existentes, sem perdas de sons que possam fazer falta...
AHAHAHAHHAHAHAH...
Jóve, vieste ao local certo. :eheheh:
Neste momento o nosso consultor sénior está em Buffalo USA, mas temos aqui uns quantos que já percebem alguma coisa disso.
Diz-nos onde moras que nós vamos aí, e aproveita agora que só cobramos umas cerbezas e uns tremoiços. A lista de espera é que já é grande, temos de passar por casa do Jorge e do Maranellofan.
Um exemplo: http://forumhifi.com/board/index.php/topic,211.0.html
Lowrider
30-06-2005, 02:15
Já me mudei para Toronto Canada, não recebem os meus e-mails... :???
SergioRZ
30-06-2005, 08:17
Bem, vou comprar uns tremoços ;D
Do que se vê nas fotos, imho tens colunas a mais para o tamanho e disposição da sala. :nao:
A decoração é imutável ou há abertura a isso? :huum:
SergioRZ
30-06-2005, 10:14
Epah, dificilmente se pode mudar ali alguma coisa... :(
O que se nota claramente, estando na sala a ouvir aquilo, é que tenho demasiados reflexos de som por todo o lado :lalala:
Eu aceito as limitações do espaço e da configuração da sala... (que remédio). O que eu queria mesmo era garantir que, dentro dessas limitações, obtenho o melhor possível, e não estou a cometer nenhum erro de configuração que agrave ainda mais sobre as condições que, só por si, já são fracas.
SergioRZ
30-06-2005, 19:38
Provavelmente o grande "break through" vai ser o recheio da sala com objectos capazes de eliminar ressonância.
Uma tela grande na parede atrás do sofá, os cortinados...
Existe alguma coisa de "audiófilo" para colocar nos cantos? Tipo um "enchimento" qualquer? ;D