PDA

View Full Version : Cds: Os melhores em qualidade de som

Malick
28-06-2005, 14:52
Gostaria de saber quais as melhores edições que conhecem a nível de qualidade de som, entre edições normais, ou seja facilmente adquiríveis (excluem-se assim os cds ditos audiófilos).
Através dos meus, poucos, conhecimentos a este nível, reconheço 2 na minha colecção:
Wilco-Yankee Hotel Foxtrot
John Coltrane-Blue Train

p.s. já agora conhecem algum site onde haja análises á qualidade de gravação das edições? (sem ser a stereophile) :-P

Pato
28-06-2005, 14:58
Os do Nitin Sawhney são bons, The The remasterizados também, aquele que o Lowrider indica de Jazz. Buddha Bar também... o:)

Malick
05-07-2005, 15:40
Aqui fica uma página para quem quiser discos para testar o seu sistema (segundo a son-video) desde clássica a rock passando por Jazz:

http://www.son-video.com/Selection/Disques/Intro.html

Posso aconselhar o Blue Train, que possuo, muito bem gravado e excelente album. o:)

Pato
05-07-2005, 15:45
Existem também os da Chesky Records.

http://www.chesky.com/index.cfm

Malick
05-07-2005, 15:59
Já está em bookmark! :Yes: :-P

cochinada
11-07-2005, 15:50
Qualidade inquestionável, caixa xpto e preço a condizer: Mobile fidelity

http://www.mofi.com/

Falp
13-07-2005, 20:07
Uma das minhas referências cá de casa... Cowboy Junkies - the Trinity Sessions

"A Digital R-Dat recording, using only a Calrec Ambisonic Microphone"... :-P

Boa Malick! Ando para comprar o Blue Train há anos, tenho de tratar disso... :luz: ;)
EDIT: O Ebay já serviu mais uma vez... :MrGreen:

Orpheus
09-08-2005, 11:44
Scorpions Acoustica, :Yes: excelente gravação, sempre a pedir mais volume, viciante, recomendo.

Falp
09-08-2005, 12:22
Scorpions Acoustica,* :Yes: excelente gravação, sempre a pedir mais volume, viciante, recomendo.
Não conheço o CD... mas o DVD tenho e... :Yes: :Yes:

Já agora mais uma referência em qualidade geral e dinâmica: Miles Davis - Amandala

movie_fan
09-08-2005, 12:51
Já agora mais uma referência em qualidade geral e dinâmica: Miles Davis - Amandala

Vais Amandala contra a parede? :devil:

Amandla!!! E mais um: Tutu. :king:

Falp
09-08-2005, 15:10

Vais Amandala contra a parede?* :devil:

Amandla!!!* E mais um: Tutu. :king:

Eh Eh... escrevi Amandla e depois corrigi... :lalala: o:)
No Tutu what?* :eheheh: Tb já ouvi dizer bem desse... ;)

Orpheus
11-08-2005, 12:40
Recebi hoje o DVD da B&W, o promocional da série 800, e :Yes: trás lá algumas faixas de grande som, mesmo á artigo de demosntração de colunas, e algumas entrevistas interessantes.
A B&W anda a apostar forte e está-se a sair muito bem.

Kraal
12-08-2005, 19:49
Recebi hoje o DVD da B&W, o promocional da série 800, e :Yes: trás lá algumas faixas de grande som, mesmo á artigo de demosntração de colunas, e algumas entrevistas interessantes.
A B&W anda a apostar forte e está-se a sair muito bem.

Já tenho esse dvd há alguns meses e realmente tem um som 5*****.

MikeF
19-09-2005, 22:38
já agora posso-vos dizer que actualmente a editora que me parece estar a gravar melhor em SACD e em musica clássica é a channel classics, com algumas ligações à philips. tenho vários discos deles, e um deles é o que acho ser a melhor gravação de piano que tenho; a D960 de schubert pelo dejan lazsic. e ele até toca bem! tinha isso pela MJ Pires numa gravação velhinha da erato e prefiro o dejan.

MikeF
20-09-2005, 02:41
encontrar dvd-a é uma raridade, mas há tempos a philips (quem diria, eles, que inventaram o sacd... ok, junto com a sony, mas a sony é k se apodera sp dos louros...); a philips, dizia eu, lançou um disco da elis regina e tom jobim, chamado elis & tom. ainda por cima vinha com um cd com as mesmas musicas, o que dá pra ouvir o dvd-a em casa e levar o cd pro carro... ainda mais prático que um sacd hibrido, hein? quem leva um sacd pra praia pra deixar no carro ao sol?
a qualidade sonora é fabulosa! a musica podem nem todos gostar, mas das águas de março é um bocado dificil não gostar.
dá perfeitamente para perceber que a elis estava a cantar de pé e o tom jobim sentado!

tb há alguns dvd-a da naxos; um popular é o das suites de jazz do schostakovich, que tem a famosa valsa usada pelo kubrik no eyes wide shut, logo no início, quando a nicole kidman se está a despir, e que dá um tom fantástico à abertura do filme.
a qualidade sonora é francamente boa, mas não impressiona tanto como a elis; quem sabe se é por a naxos o ter gravado a 24bit/48khz em 5 canais, quando devia fazer os masters a 24/96 ou mesmo a 192...

MikeF
20-09-2005, 19:07
já agora, sejamos um cadinho nacionalistas!
acho k é de aplaudir o 1º sacd de musica portuguesa, ainda por cima bem gravado, com um bom 5.1 e tudo:
cristina branco: Ulisses
a voz dela é optima, e sabe-a usar bem, com bom gosto. os arranjos são fantásticos e os acompanhantes são de 1ª.
o que já não me parece tão bem é cantar em brasileiro, em espanhol, em francês... embora a musica que canta em espanhol ser a minha preferida do disco.

adomingos
20-09-2005, 22:41
MikeF, já vi que tens bom gosto ;) acho um disco absolutamente fantástico. :Yes:

Quanto ao facto de cantar em várias linguas neste caso até acho bem, porque acho todas boas com a excepção de uma, a versão de "A Case of You", mesmo mázinha esta versão! :puke:* Pelo que sei este disco é um pouco diferente do resto das obras dela (anteriores) que se dedicavam penso exclusivamente ao fado. Pois desta feita a menina quis afastar-se dessa imagem e mostrar que também é capaz de cantar outras coisas, e se canta senhores, RECOMENDADÍSSIMO :Yes:

MikeF
21-09-2005, 11:28
vá lá que alguem gosta das minha sugestões :)

Falp
21-09-2005, 11:42
vá lá que alguem gosta das minha sugestões :)

Mike F... espera que te lembres destas boas sugestões para ouvir nas ML... :Yes:

movie_fan
12-12-2005, 13:31
Mais uns cds com baixo de cortar a respiração:

Stanley Clarke - "At the movies"
Marcus Miller - "M2"

biggrin: :ena:

rneiva
12-12-2005, 17:04
A Telarc (http://www.telarc.com/) além de ter interpretes magnificos, tem também umas gravações magníficas. Fica o conselho do 1812 de Tchaikovski em SACD. Os canhões no fim da gravação são verdadeiros. Magnífico e cuidado com as colunas.

Além disso têm dezenas de musicas para baixar (MP3 já sei) mas que passas para um CD e ficas com 7 ou 8 CDs com musica da Telarc. Experimentem.

jordanopeth
13-12-2005, 15:46
Os CDs da Telarc encontram-se facilmente numa FNAC ?
Ou tem que ser mesmo comprados online ?

rneiva
13-12-2005, 17:51
Encontrar encontram só que o preço é de fugir, sempre para cima dos 20 Euros e quase nos 30.

MikeF
14-12-2005, 00:57
não gosto assim tanto das gravações da telarc. são muito espalhafatosas, com uma dinâmica exagerada a ponto de parecer algo artificial, o agudo tem sempre um grão estranho e a transparencia tb não é nada de primeira água. são daquelas gravações que impressionam à primeira, mas que depois de ouvir bem se fica com a sensação que há algo errado. tenho alguns discos da telarc, inclusive um ou dois sacds, e isso acontece em todos. deve ser da electrónica que usam... ou dos cabos da monster...

marcolopes
14-12-2005, 05:35
não gosto assim tanto das gravações da telarc. são muito espalhafatosas, com uma dinâmica exagerada a ponto de parecer algo artificial, o agudo tem sempre um grão estranho e a transparencia tb não é nada de primeira água. são daquelas gravações que impressionam à primeira, mas que depois de ouvir bem se fica com a sensação que há algo errado. tenho alguns discos da telarc, inclusive um ou dois sacds, e isso acontece em todos. deve ser da electrónica que usam... ou dos cabos da monster...

Fizeste-me recordar o "unplugged" da Alanis. Adorei a gravação. Pareceu-me TOP, mesmo. Uns minutos depois de começar a ouvir sentia-me incomodado com as altas frequências, ao ponto de chegar ao final do cd completamente eufórico (no mau sentido) e enjoado...

Despachei o CD para um amigo meu, que acabou por dizer exactamente a mesma coisa. Não faço ideia do que foi feito na masterização, mas por vezes enfatizam-se certas gamas de frequências que acabam por estragar a gravação.

Lowrider
14-12-2005, 07:02

Concordo, apesar dos meus serem bastante antigos, serão bons para impressionar, mas cansam... :nao:

Naxos
14-12-2005, 16:37
Alguns merecem a pena...

IMHO,

Beethoven, 6º Sinfonia "Pastoral" - Christoph von Dohnanyi/Cleveland Orchestra (em volumes elevados, cuidado com as colunas...)
e
Mozart: Symphonies No. 25, No. 28 & No. 29 - Sir Charles Mackerras (premiado pela Pinguin Guide to Classics)

paulo.sebastiao
14-12-2005, 19:13
Posso aconselhar o Blue Train, que possuo, muito bem gravado e excelente album. o:)

À vossa custa, na remessa de discos de natal lá tive de incluir o blue train. 9 dólares por um belo LP. :eheheh:

*edit* Ups... isto era sobre cd's :duh:

MikeF
14-12-2005, 20:38
Naxos, claro que alguns telarc até valem a pena
a pantera cor de rosa pelo Erich Kunzel, p ex!! (é um disco com coisas do Mancini que começa logo com a pantera... é uma abertura deliciosa para um disco :P)

OnFire
15-12-2005, 00:04
Rene Aubry - Signes
http://www.amazon.com/exec/obidos/tg/detail/-/B0000085FR/ref=m_art_li_3/102-7824114-4487344?v=glance&s=music

das melhores gravações q ja ouvi.

MikeF
17-12-2005, 02:40
se gostam tanto de baixos, o mais usado para isso do René Aubry é la revolte des enfants...
a primeira faixa é mto gira para testar baixos, o joão pedro da digisom fartava-se de por isso há uns anos atrás.

marcolopes
17-12-2005, 05:55
Para todos os que podem gozar de som SACD / DVD-Audio, aqui fica um dos meus sites preferidos:
http://www.highfidelityreview.com/

Have fun!

pjorgenunes
17-12-2005, 16:15
Um dos que eu gosto mais e com excelente são as Quatro Estações de Vivaldi da Naxos em DVD-Audio:

http://www.highfidelityreview.com/reviews/review.asp?reviewnumber=435054

Também tenho o Blue Train do Coltrane e alguns do Miles Davies em SACD e são todos excelentes.

No entanto existem alguns CDs de música com qualidade excelente e que eu gosto sempre de ouvir:

Dire Straits: Live Over Gold
Dire Straits: On every street
Dire Straits: Brothers in Arms (CD e SACD* :MrGreen:)

BB King: Deuces Wild (sei que alguns vão ficar ofendidos mas por mim excluía a musica com o Eric Clapton - pura e simplesmente acho a música do Eric Clapton irritante...* ::))

E muitos outros...

[Imagem apagada por antiguidade]

marcolopes
17-12-2005, 19:02
Um dos que eu gosto mais e com excelente são as Quatro Estações de Vivaldi da Naxos em DVD-Audio:
BB King: Deuces Wild (sei que alguns vão ficar ofendidos mas por mim excluía a musica com o Eric Clapton - pura e simplesmente acho a música do Eric Clapton irritante...* ::))
E muitos outros...

Dire Straits até em CD soam bem... gravações fabulosas. Não passo sem eles. Complete Bliss!

Eric clapton, são gostos. ADORO o raio do MTV Unplugged 8) em CD.

Foi (e é) daqueles cd's que rodou, e é quase certo, mais de um MILHAR de vezes completas no meu sistema... deve ter sido o cd que mais ouvi... com prazer ABSOLUTO! Aquele dedilhar das cordas é completamente viciante... (gostar do género tb ajuda!). Muitas vezes cheguei atrasado a encontros por causa do raio do cd! :lalala:

Orpheus
17-12-2005, 19:47
Comprei este http://www.aversion.com/bands/costello/images/rev526.gif na Fnac, baratinho 12€ acho, e ou não fosse ele da Deutsche Grammophon apresenta uma qualidade muito boa, uma projecção de vozes muito boa, um som limpo forte e articulado, um grave profundo e muito micro detalhe, gostei muito, fica aqui a recomendação para quem gostar do género, eu como admirador do Elvis Costello não podia deixar passar.

pjorgenunes
17-12-2005, 22:58
E muitos outros...

Dire Straits até em CD soam bem... gravações fabulosas. Não passo sem eles. Complete Bliss!

Eric clapton, são gostos. ADORO o raio do MTV Unplugged* 8) em CD.

Foi (e é) daqueles cd's que rodou, e é quase certo, mais de um MILHAR de vezes completas no meu sistema... deve ter sido o cd que mais ouvi... com prazer ABSOLUTO! Aquele dedilhar das cordas é completamente viciante... (gostar do género tb ajuda!). Muitas vezes cheguei atrasado a encontros por causa do raio do cd!* :lalala:

OK. Acustico... acho que vale a pena experimentar. O que mais me irrita é que gosto imenso de Blues e o Clapton toca muito bem* :duh:. Apenas há qualquer coisa que eu não consigo explicar e me faz saltar a tampa normalmente na música dele (creio que é a batida ou os baixos* :huum:). Vou ouvir esse acustico!* ;)

marcolopes
18-12-2005, 01:10
OK. Acustico... acho que vale a pena experimentar. O que mais me irrita é que gosto imenso de Blues e o Clapton toca muito bem* :duh:. Apenas há qualquer coisa que eu não consigo explicar e me faz saltar a tampa normalmente na música dele (creio que é a batida ou os baixos* :huum:). Vou ouvir esse acustico!* ;)

O MTV é completamente diferente. Se gostares de um som acústico de "cordas", com um bom piano, este é imperdível. Mas tem faixas que só mesmo os amantes de blues é que as suportam! o:)

MikeF
18-12-2005, 03:57
Para todos os que podem gozar de som SACD / DVD-Audio, aqui fica um dos meus sites preferidos:
http://www.highfidelityreview.com/

Have fun!

andei a ver e achei isto...

In the early 1970’s, Philips Classics was already highly aware of the advantages offered by multi-channel music reproduction compared to the stereo techniques in use at the time. The quadraphonic tapes (4-channels recordings) from that period are a classic example of a recording technique way ahead of its time. The advantages of a multi-channel recording and reproduction system are self-evident: the sound is much more natural, the resolution is better and the spatial impression is much more convincing than stereo.

As can be expected of a company such as Philips Classics, much attention was paid not only to the artistic side, but also to the technical side of the recordings. During a number of years, the recording department tried out various microphone set-ups, which would be able to make optimal use of the potential advantages of the so-called quadraphonic system.

Although amazing results were achieved on the recording side, it turned out to be almost impossible to reproduce the major increase in quality on the gramophone record of the time in combination with the sound systems used by consumers in their homes. Both due to this and to the fact that there were too many competitive systems battling for the favour of the public at large, the quadraphonic recording never managed to become a successful new system for the reproduction of music at that time.

Now – over a quarter of a century later – thanks to the arrival of the multi-channel Super Audio CD (SACD), there is finally a system available which permits us to release these recordings in their original form.

PentaTone Music will be issuing these exceptionally good multi-channel recordings – never before released in this form – in a special series.

This so-called RQR (Remastered Quadro Recordings) series will enable the consumer for the first time in the history of recording to listen to these beautiful recordings via a multi-channel reproduction system in the comfort of his own home.

http://www.highfidelityreview.com/news/news.asp?newsnumber=13068961

vou ver se compro... Tchaikovsky é um bocado piroso, mas a serenata para cordas é das melhores coisas dele (era ele próprio quem o achava, reconhecendo que muita coisa que tinha composto era muito espalhafato para agradar, mas que a serenata era das suas obras aquela a quem ele reconhecia mais mérito; a valsa -2º andamento - é bem bonita.)

Mme WAF
19-12-2005, 14:35
Rene Aubry - Signes
http://www.amazon.com/exec/obidos/tg/detail/-/B0000085FR/ref=m_art_li_3/102-7824114-4487344?v=glance&s=music

das melhores gravações q ja ouvi.

Adoro René Aubry!!! ;D

Não deixem de ouvir o "Invités sur la terre" (2001), em especial a primeira música pois consegue-se sentir o ar entre o bater das palmas.

O "Seuls au monde" (2003) um cd completamente diferente dos anteriores, mas reconhecemos o seu autor.....deste, adoro a última música.

Para mim são os melhores de Aubry e excelentes para testar os equipamentos. :eheheh:

luis neiva
22-12-2005, 12:37
cd´s que eu acho que têm uma qualidade de som boa:

aki vão alguns

steve vai - seventh song
sting - ten summoner tales (e os outros quase todos)
jamie cullum - 20 something
katie melua - call of the search
pearl jam - benaroya hall
(depois vou acrescentando) :huum:

sacd - ainda não tenho, mas vou comprar um pioneer 585 :eheheh:

Orpheus
22-12-2005, 12:41
Os cd´s dos sting na versão remasterizada assim como os dos Dire Straits tocam muito bem, o Ten Summoner Tales ainda assim deve ser mesmo dos melhores, pelo menos para mim.
Agora a audiofilia na Net anda toda louca com a versão em XRCD do Brother in Arms dos Dire Straits, dizem que é a melhor versão de sempre em XRCD, WAiting...................

jordanopeth
22-12-2005, 15:53

É verdade, este CD tem um som do "camandro".
É das coisas que soam melhor lá em casa.

Outros que acho que também têm um bom som são os da Aimee Mann e da Tori Amos.

marcolopes
23-12-2005, 13:03
cd´s que eu acho que têm uma qualidade de som boa:
aki vão alguns
steve vai - seventh song
sting - ten summoner tales (e os outros quase todos)
jamie cullum - 20 something
katie melua - call of the search
(depois vou acrescentando) :huum:
sacd - ainda não tenho, mas vou comprar um pioneer 585* :eheheh:

"Call OFF the search" é FABULOSO!! Heaven! Bliss! Senhores engºs de som: APRENDAM a fazer uma gravação! (tem estado no leitor nas ultimas semanas)

MikeF
23-12-2005, 13:21
Quanto à katie melua, tinha falado dela por aqui em Outubro...

http://forumhifi.com/board/index.php/topic,514.0.html

o call off the search foi o primeiro disco dela
mas o 2º disco dela deixa imenso a desejar em termos de gravação...

Bernstein
09-01-2006, 23:07
Tenho um CD dos Gene Loves Jezebel que tem uma qualidade de som extraordinária: Heavenly Bodies

são um grupo que gosta mto do nosso país; eu já os vi cá 3 vezes

o Acoustica dos Scorpions como já foi dito, tb é mto bom
O BestOf dos Vaya com Dios tb toca mto bem

tenho de ir ver a minha coleção pra ver se me lembro dos mais bem gravados...

FReis
10-01-2006, 09:27
Tenho vários Cd's do keith Jarrett, a solo e em trio, alguns também do Dave Holland, e outros gravados pela ECM, e além de gostar deles em termos musicais, penso que têm uma gravação bastante boa, o que, penso será genérico nesta editora.
Uma editora que penso que também grava muito bem, e tenho alguns discos, é a CHESKY RECORDS.

http://www.ecmrecords.com/

http://www.chesky.com/

Cumprimentos