View Full Version : Cabo VGA para componentes, onde comprar?
Miguel Linhares
25-07-2005, 19:27
Alguém sabe onde posso comprar um cabo destes?
Já fui a lojas em Coimbra, liguei para a Imacústica, Digisom, Transom, etc., e nada…
Lowrider
25-07-2005, 20:43
Podes comprar 3 cabos digitais... o:)
Tens cabos desses de quase todas as matcas, eu mandei vir o meu LAT internacional pela net... :Yes:
Maverick
26-07-2005, 09:10
No Mediamarkt há cabos desses (com bom aspecto e as fichas parecem as da Canare). Presumo que estejas a falar de um cabo com ficha VGA numa ponta e componentes (com ou sem sincronismo) na outra.
Mav
Vá, vá...o homem vai testar um cabo desses meu, que tenho para lá perdido. Nada de me desviar o negócio 8) :eheheh:
Miguel Linhares
26-07-2005, 13:37
Sim, é para ligar um DVDO Iscan ao PA50.
Maverick
26-07-2005, 14:06
Qual é a versão do iScan?
Mav
adomingos
26-07-2005, 17:34
Para além da versão Miguel, gostava que depois partilhasses a tua opinião acerca desse equipamento, como o ligaste com quê, etc :Yes:
Quanto ao cabo, não te posso ajudar :naosei:
Miguel Linhares
26-07-2005, 19:05
É só o Ultra. Pelo que li no AVforuns os Panasonic funcionam melhor a 576p (pelo menos os paineis SD), sendo assim não achei valer a pena ir para o HD ou HD+, embora haja upgrade.
Maverick
26-07-2005, 19:13
Onde arranjaste o ultra? Eu tenho por cá um vélhinho iScan Pro que quer ver se testo com o meu Sim2 e com o PA30. Pena o representante não importar as novas versões HD que eu muito gostaria de experimentar...
Mav
Miguel Linhares
26-07-2005, 19:47
Ebay. Realmente o Ultra seria uma boa opção para ti, podias enviar sinal por VGA para o plasma e DVI para o projector.
E que tal o pro?
Maverick
27-07-2005, 09:04
Tenho-o lá há séculos mas ainda não o testei ::). Para a próxima semana já terei mais tempo e vou ver se faço uns testes. No eBay vi uns bons negócios para o ultra e até para as versões HD, mas não há €€€ para avançar para já. Como o Sim2 tem o deinterlacer da Faroudja nunca me preocupei muito mas pelo que tenho lido o Sil503/504 é melhor que o Faroudja para fontes PAL.
NS
marcolopes
05-11-2005, 17:54
Ebay. Tens lá de tudo.
Hmm, mas este cabo é para ligar o que a que?? Por acaso ate gostava de ter um para ligar o Portátil à minha tv, ou então em vez de no fim ser componentes ser scart, mas já procurei na net e não encontro nada. So encontro esquemas e nada em concreto.
Acham q isto dá ... http://www.ramelectronics.net/html/video-to-vga.html#hd15rgb ??
Se houvesse em scart era ideial pois queria so a entrada de componentes da tv so pro DVD. Não me apetecia passar o sinal pelo receiver.
desculpem a duvida, mas é para componentes ou para rgbhv?
é que já vi saídas de qualitvs em fichas tipo vga (rs232), mas são para rgbvh, ie, rgb normal mais 2 para sincronização. o meu projector tem uma entrada destas para alta definição, com 5 fichas cinch para r g b v e h.
Mike, devem estar a falar de vga (HD15) para rgbhv (5x BNC ou 3x BNC ou se o projector for mais foleirão 5 ou 3 RCA's). Não deve ser componentes. Que eu saiba só pelo cabo não consegues transformar rgb ou rgbhv (vga) em yuv (componentes). São sinais diferentes e não compativeis.
E já agora Mike, "fichas tipo vga (rs232)" não está correcto. As fichas tipo vga são HD15 e são diferentes das rs232 que são tipo D9 ;)
Onesolo, se o teu portátil tem saida de video composto ou s-video, podes ligar directamente à tv, mas tem em atenção que estamos a falar de resoluções diferentes e por isso o sinal convertido pelo portátil é mauzinho se for para imagens de PC tipo word e excel. Se for para apresentações powerpoint, fotografias ou filmes, então serve bem.
As unidades iscan têm duas fichas de saída: dvi-i ou hd15. O Miguel pretende usar a hd15. Neste caso apenas sinais analogicos de saída são permitidos. A unidade permite escolher entre saída analógica por componentes ou saída analógica RGB. Ele está a usar a primeira configuração. Por isso o cabo pretendido é hd15=>3xRCA.
Onesolo, se o teu portátil tem saida de video composto ou s-video, podes ligar directamente à tv, mas tem em atenção que estamos a falar de resoluções diferentes e por isso o sinal convertido pelo portátil é mauzinho se for para imagens de PC tipo word e excel. Se for para apresentações powerpoint, fotografias ou filmes, então serve bem.
Eu ja tenho o portatil ligado da saida svideo para a TV, mas sempre gostava se dava pra ligar da saida vga para a tv e saber tb se qualidade é melhor que svideo.
truto, não está a entender a dúvida. O cabo é HD15 para 3 rca's, mas em que as rca's são RGB e não componentes (YUV).
É isso não é ? Se for isso não se pode chamar cabo VGA para componentes. Componentes é YUV ou Y R-Y B-Y e não RGB.
Só isso.
Onesolo, querias um cabo que tivesse dum lado VGA e do outro Scart. Acho que não há. Terias que interligar um scaler pelo meio. Neste caso um downscaler de VGA para video.
onesolo: consegues ligar desde que a tua TV aceite RGB via scarts. Por componentes directamente não dá. O sinal analógico VGA-like usado nos computadores é RGBHV. As TVs com entrada RGB aceitam os sinais RGB dos computadores, mas -- depende da tv -- normalmente limitados ao PAL (15.624khz hor, 50hz vertical interlaçado). Ou seja, tinhas que pôr o PC nesta resolução para ser compatível com a TV.
pj: julgo que sim, que percebi. O scaler ISCAN tanto pode passar RGB na ficha HD15 como componentes. Se escolheres componentes, precisas de um cabo HD15->componentes. Certo?
truto, acho que te estás a esquecer de uma coisa. RGB do PC é RGBHV e RGB da TV é RGB (com sync no G). Não sei se será assim tão compativel, para não dizer que não é.
Segunda coisa, o iscan tanto pode para RGB na ficha HD15 como RGB por RCA. Será isso ? Se for, nada tem a ver com componentes. Ou o iscan converte RGB para componentes (mesmo componentes e não RGB) e se o iscan converte RGB para componentes, para que é que ele necessita do cabo VGA para componentes ? Se o iscan faz a conversão ?
pj: tem calma e lê bem as coisas.
HD15 é uma ficha com 15 pinos. O scaler iscan consegue meter um sinal RGB nos pinos 1-5 2-6 3-7 respectivamente com hsync e vsync no 13 e 14 (RGBHV) OU consegue meter um sinal Y Pb Pr (ou lá como é isso) nos pinos 1-5 2-6 3-7. Capiche? Estou a dizer isto há 3 posts! Se configurares o iscan neste último modo, apenas precisas de um cabo que tenha 15 pinos de um lado, e ligue o 1-5 a um RCA, 2-6 a outro, 3-7 a outro. Cada um dos três RCAs vai transportar um dos sinais que compõem os componentes, porque é isto que o scaler lá está a meter. FDSSS!
Quanto às TVs receberem o RGB de computador, na prática é irrealizável -- até porque o modo de resolução do PC passava a ser pior que VGA. Mas o que eu disse é válido. Os computadores normalmente usam RGBHV, mas não é necessário que assim seja, podes controlar o tipo de sync que fazes. Quem já teve que programar modelines para configurar placa gráficas sabe como se faz, por exemplo, uma modeline que produz RGB PAL apropriada para a entrada numa SCART-RGB é a seguinte: Modeline "720x576ic" 13.5 702 722 785 864 576 580 584 625 interlace composite -csync
(normalmente em vez de "-csync" aparece "+hsync -vsync" com os + e - a variarem)
Ah porque o RGB das TVs não tem sync no green como dizes, mas no video composto que tb passa na scart. O pino 13 do HD15 serve para hsync OU para csync (sync composto). Se a placa gráfica conseguir produzir o sinal da modeline de cima, podes ligar o HD15 que sai do PC a uma SCART (com o mapeamento de pinos apropriado) e ligar na boa a uma TV. A única diferença face aos sinais RGB produzidos por um DVD por exemplo, é que o da placa gráfica só manda mesmo informação de video por RGB enquanto o dos DVDs mandam RGB+composto.
Pronto ganhaste ;)
Só que me estava a parecer que haveria aqui alguma confusão entre RGBHV e componentes. Se calhar era eu que estava a fazer confusão :???
Não precisas de ficar nervoso por isso :-*
Sorry o:)
Eh então que é isso, tudo cool! Se deixei imagem de estar chateado no outro post, na verdade não estava.
Eu reparei que tu e o mikef julgaram que o pessoal estivesse a fazer essa confusão, mas na verdade o iscan, como é um processador de video, é muito configurável e converte quase todos os formatos de video em rgbhv-componentes-dvipc-dviv e fá-los sair por uma ficha HD15 (só os analógicos) e por outra DVI-I (analógicos e digitais). Cada pessoa escolhe o que quiser e for mais apropriado. Se tiveres uma entrada no projector/tv com 5 RCAs rgb-hv tb dá, mas com outro cabo e com outra configuração.
Normalmente assiste-se a muita confusão -- e aqui estou a falar genericamente, não é relacionado com isto nem contigo -- a estas coisas de cablagens, fichas e sinais, muito por confusão entre o que é uma coisa e outra. Um dos melhores exemplos é SCART. Muita gente refere-se a SCARTs como se fosse um sinal ("como consigo converter XPTO em SCART"?), mas SCART é apenas uma ficha que pode transportar vários sinais, nomedamente rgb, s-video e video composto.
Já agora uma curiosidade que é explicada indirectamente pelo meu post de cima: porque é que se conseguem fazer resoluções de alta definição (ou diferente de PAL, de um modo geral) via componentes, mas pelo RGB tradicional das TVs já não? Porque como o RGB faz sync pelo composto tem que ter a mesma bandwidth (por sinal, ou seja, 3x no total) que o composto, ou seja, 15 e poucos khz, muito longe dos 30s e 40s necessários para HD. Por componentes o sync é feito tb pelo composto (Y) do próprio sinal e não por um Y externo, por isso pode escalar em frequência. Esta é a única razão pela qual as entradas RGB não aceitam sinais progressivos, muito menos HD (se fosse RGsB já dava, por exemplo).
miguelbarroso
07-11-2005, 22:56
Quanto às TVs receberem o RGB de computador, na prática é irrealizável
Não é irrealizável... no AVForums, anda lá muita gente à volta do tópico, e já muitos conseguiram ligar o PC à TV por RGB. Depende da placa gráfica conseguir, de um cabo feito à medida, e de muita sorte - mas os resultados são francamente bons. O único senão é o risco... como é muito fácil haver enganos no fabrico do cabo, ou na configuração da placa gráfica, já uns tantos rapazes "fritaram" os circuitos das suas TVs...
Mas fornecer um sinal 16:9 a 1024x576 por RGB, do PC para a TV, acreditem que os resultados são bem melhores do que utilizando qualquer saída S-Video ou composto...
Mais sobre o assunto, leiam o referido tópico (mais de 20 páginas) :zzzz:
http://www.avforums.com/forums/showthread.php?t=136811
M.
Miguel Linhares
07-11-2005, 23:16
Por acaso, e só por mera curiosidade, com a compra deste Iscan foi-me oferecido um cabo Oehlbach VGA para 5x BNC. Comprei, por sujestão do Nuno e do Rosado, 3 adaptadores BNC para RCA, e está a funcionar perfeitamente.
Mas fornecer um sinal 16:9 a 1024x576 por RGB, do PC para a TV, acreditem que os resultados são bem melhores do que utilizando qualquer saída S-Video ou composto...
Mas qual é o objectivo de fornecer esse sinal á tv se ela não passa de 720/576? :huum:
miguelbarroso
07-11-2005, 23:27
720x576 é 4:3... 1024x576 é 16:9
M.
Mas o que estás a dizer é que uma crt normal pode "mostrar" um sinal que não 720/576 (que mantém a mesma resolução, seja 4:3 ou 16:9, desde que estejamos a falar de sinal tv ou dvd video)? :huum:
miguelbarroso
08-11-2005, 00:47
o sinal PAL é de 576 linhas visíveis... ou seja, a resolução horizontal vai determinar o aspect ratio... mas nada como* ler o tópico no AVForums...
M.
Penso que a resolução que o Miguel (Barroso) referiu é a PALPLus. O PALPlus é uma jogada técnica que fornece 16:9 com menos resolução em aparelhos não compatíveis com palplus, mas que fornece 16:9 com o mesmo número de linhas visíveis de PAL nos aparelhos compatíveis. Portanto a 1024x576 deverá funcionar em qq aparelho que seja palplus compatível, que devem ser quase todos os 16:9 que andam por aí.
Tinha aqui um cabo VGA de que não precisava e resolvi experimentar. Cortei-lhe uma das pontas, liguei-lhe 3 RCA e não é que a imagem é excelente. :o E é um cabo bastante rasca com umas fichas RCA (rascas) a condizer. ;D
Bernstein
03-12-2005, 10:11
Tinha aqui um cabo VGA de que não precisava e resolvi experimentar. Cortei-lhe uma das pontas, liguei-lhe 3 RCA
Como é que ligaste os RCAs ?
Tens um esquema?
Tb gostava de experimentar
Boas..
Talvez isto te ajude:
Vga Connector Pinout (http://www.bbdsoft.com/video.html)
Cumprimentos:
Pedro Vouga
Bernstein
04-12-2005, 10:20
Era isso MESMO que eu queria!
Ligam-se os RCAs dos Componentes aos pinos Red, Green e Blue, e cada um tb a um Ground, certo?
E o site tá altamente: tem esquemas de quase todas as fichas de pc!
Já pus nos Favoritos.
Obrigado!
miguelbarroso
04-12-2005, 10:47
hey hey hey... calma que isso não é assim tão simples..
Necessitas do sincronismo... aconselho a leitura deste topico: http://www.avforums.com/forums/showthread.php?t=136811
M.
Bernstein
04-12-2005, 12:01
Necessitas do sincronismo... aconselho a leitura deste topico: http://www.avforums.com/forums/showthread.php?t=136811
Mas isso é para SCART, certo?
Eu tava a dizer para Componentes, isto assim:
http://store.infocus.com/escalate/store/DetailPage?pls=infocus&bc=infocus&pc=SP-VESA-ADPT&tab=desc&clist=017080322b69:017080322b6b&ret=Accessories-Cables+and+Adapters&pls5catname=Accessories-Cables+and+Adapters
O meu InFocus X1 traz este adaptador.(Componentes -> VGA)
Tenho lá ligado um cabo de componentes desde o leitor dvd
Tem 5 metros, e atravessa a largura da sala
Mas isto tá provisório, pq tou a pensar por o X1 na parede ou teto.
Pra isso preciso de uns 12 a 15m de cabo, pra ficar escondido, ao longo dos rodapés
Gostava de saber se dá para pegar num cabo de Monitor, cortar uma das pontas, e soldar 3 RCAs para Componentes.
miguelbarroso
04-12-2005, 19:01
Componentes não é RGB.. é YUV - além disso precisas sempre do sync que creio que pode ir no verde.
M.
miguelbarroso
04-12-2005, 21:50
já agora, um adaptador deste é capaz de dar jeito: http://cgi.ebay.co.uk/Progressive-Scan-Component-VGA-Box-Multinorm-PAL-NTSC_W0QQitemZ7566989029QQcategoryZ298QQrdZ1QQcmdZ ViewItem
M.
Bernstein
04-12-2005, 22:20
Componentes não é RGB.. é YUV - além disso precisas sempre do sync que creio que pode ir no verde.
Exacto, não é pra RGB, é pra ligar ao Projetor
"Note: The Device to which the "VGA" connector is connected, needs to support Component video(which is actually "sync on Y", Y-Pr-Pb)or "sync-on-green" for this type of cable to work."
Portanto ao RCA Verde tb tem de se ligar o pino Sync
Então a este RCA ficarão ligados dois fios:
o Verde e o Sync, (alem do Ground), certo ?
EDIT:
acho que percebi!
Há 2 tipos de cabos, conforme seja, ou não necessária sincronização
Estes:
http://www.ramelectronics.net/html/video-to-vga.html#hd15rgb
e estes:
http://www.ramelectronics.net/html/hdtv-cables.html#hd15rgb
tou a aprender umas coisas ! ;)
miguelbarroso
04-12-2005, 22:36
Portanto ao RCA Verde tb tem de se ligar o pino Sync
Então a este RCA ficarão ligados dois fios:
o Verde e o Sync, (alem do Ground), certo ?
Isso já não posso dar certezas... aconselho prudencia, e se fizeres uma procura na net, até pode ser que encontres esquemas para o cabo que pretendes... o Google dá uma ajuda :-P
M.
Bernstein
05-12-2005, 10:48
Cada vez tou a descobrir mais coisas!
Afinal há TRÊS maneiras de transmitir o sinal:
"An RGB connection is the highest quality analog video connection, the luminance signal for each color (Red Green and Blue) is transmitted on its own cable, the horizontal and vertical synch information is transmitted on separate lines also. The RGB connection has several form factors:
-RGBHV: This is the most common connection today; it is essentially VGA, the connection your computer monitor uses. It uses separate lines for each signal: Red, Green, Blue, Horizontal Synch, and Vertical Sync. The cable can be five separate coaxial cables or a bundle of coaxial cables under a common jacket. The terminations can be a 15-pin high-density connector (VGA connector) or five BNC coaxial connectors.
-RGBS: Basically the same as RGBHV, but combines the Horizontal and Vertical Synch signals onto one line. Normally uses four coaxial cables or four coaxial cables under one jacket with four BNC connectors.
-RGsB: A three coaxial cable interface, both synch signals are combined with the green luminance signal. Three BNC connectors."
Está aqui o site:
http://www.myhometheater.homestead.com/videobasics3.html
Portanto, se só tiver 3 RCAs, como é o caso da ligação por componentes, os 2 pinos da sincronização Horizontal e Vertical ligam ao RCA Verde
Componentes é o tipo de ligação.
YUV e RGB são tipos de sinal... qualquer um deles é possível de ser transportado pela ligação de componentes.
O sincronismo vai "misturado" na ligação mais convencional, noutros casos pode ir separado ou até mesmo o h e v separados entre si.