PDA

View Full Version : Discos HDCD

aemarques
22-09-2005, 12:40
Não sei se este tópico faz mais sentido aqui ou no som, mas aqui vai:

Alguém tem ideias formadas sobre a qualidade de som HDCD vs. CD normal? Têm preferidos? Sugestões? Sítios onde comprar? É que na FNAC do Colombo nem sabem do que estou a falar...

Orpheus
22-09-2005, 13:31
Eu neste momento não tenho nada que descodifique HDCD, mas quando tinha já havia reparado que por exemplo o Sailing To Philadelphia do Mark Knopfler soava bem melhor que agora, bem mais controlado e defenido, de facto a defenição é que me pareceu ser sempre maior em qualquer HDCD.
O HDCD assim como o XRCD são de facto merecedores de alguma atenção, se bem que para o XRCD não seja preciso equipamento compativel, aliás acho que o HDCD nunca teve muita atênção devido a ser preciso equipamento compativel para se notarem as diferênças e os equipamentos que são HDCD ready são regra geral mais caros, não sei se será alguma coisa do genero certificação THX que os construtores têm de pagar por isso ou se será de facto mais cara construção. :naosei:

Falp
22-09-2005, 14:16
Segundo julgo saber o HDCD é uma forma de codificar 20 (ou 18? :huum:) bits num CD de 16 bits inventada (julgo) pela Microsoft... e é totalmente compatível com leitores "normais" de 16 bits...

Existem muitos CD HDCD mas nem se dão por eles...

Existem diversas formas de explorar essa resolução e não só através de leitores HDCD...
Existem DACs externos HDCD.
ReceptoresAV / Processadores... fiquei admirado com o factos do novos Maratnz SR4600 / SR5600 de nível de entrada virem com HDCD.

Quanto a diferenças... beats me... I don't know... :naosei:

adomingos
22-09-2005, 14:43
Quanto a mim faz diferença para melhor, pelo menos nos CD's que tenho com esta insignia. Agora se a melhoria de quqlidade se deve aos 20bits de gravação versus os 16bit normais em cd ou se a diferença é porque de facto a gravação foi muito bem feita, isso já não sei :o Mas que é um facto que noto excelente qualidade nestes. :Yes:

Alguns que me lembro de excelente qualidade (sonora e artistica):

Kari Bremnes - Norwegian Mood
Beck - Tropicalia
Silje Neergard - Nightwatch

Que eu me lembre por vezes alguns destes CD's nem ostentam a insignia HDCD, caso do segundo que recomendei.

aemarques
22-09-2005, 15:05
Segundo julgo saber o HDCD é uma forma de codificar 20 (ou 18? :huum:) bits num CD de 16 bits inventada (julgo) pela Microsoft... e é totalmente compatível com leitores "normais" de 16 bits...

São 20 bits. E a invenção não é da Microsoft, embora tenha recentemente sido adquirida pela Microsoft (ver em http://www.microsoft.com/windows/windowsmedia/forpros/hdcd/hdcdabout.aspx).

A minha dúvida era saber se o pessoal aqui do fórum tem experiência prática - discos que soam de facto melhor, locais onde os encontrar, etc.

Falp
22-09-2005, 15:16
Penso que pelo menos o Miguel Barroso tem um leitor HDCD...

adomingos
22-09-2005, 16:50
No meu caso é descodificado no Processador... o:)

Pato
22-09-2005, 16:55
Hum... mas a fonte também não tem de ser compatível? :huum:

aemarques
22-09-2005, 17:43
Hum... mas a fonte também não tem de ser compatível?* :huum:

Não. O que é preciso é que haja descodificador algures: pode ser na fonte ou pode ser no pré/processador/amp integrado.

Informação retirada do site http://www.microsoft.com/windows/windowsmedia/forpros/hdcd/hdcdfaq.aspx:

Q: Do I need an HDCD amplifier (in addition to an HDCD CD player) to take full advantage of HDCD technology or will a regular amplifier work as well?
A: You do not need an HDCD amplifier if you have an HDCD CD player. Just connect the analog outputs from an HDCD CD player to any amplifier or receiver. To decode an HDCD recording, an HDCD amplifier needs a digital signal from a CD player, which it decodes and then converts to analog.

Q: Do I need an HDCD receiver (in addition to the HDCD player) to take full advantage of HDCD technology or will a regular receiver work as well?
A: You need either an HDCD CD player or an HDCD receiver for HDCD to work. However, for a non-HDCD CD player to work with an HDCD receiver, it must have a digital output that is connected to the HDCD receiver, which then decodes the signal. The analog outputs of a non-HDCD CD player cannot be decoded.

Ou seja, é como num leitor de DVD quando queremos DTS, por exemplo: para usar os decoders do leitor, ligamos através das saídas analógicas; se não quisermos (ou o leitor não tiver decoder integrado), ligamos via digital para que seja o processador externo a descodificar.

MikeF
23-09-2005, 01:15
acho que o formato pegou pouco, mas se bem me lembro quem tinha alguns leitores capazes de ler HDCD era a rotel; devem existir outros... :huum:

já que estamos numa de formatos pouco usuais, dois que acho pena que não peguem mais são:
o dts-cd ( um cd com gravação em dts, que tem o mesmo bitrate do wav; e que pode ser descodificado por qualquer amp av ou receiver que descodifique dts; é dts full rate, que tem uma qualidade de som fantástica para 5.1; melhor só mesmo dvd-a ou sacd); a telarc tem vários, e eu tenho um que é uma experiencia mto interessante
as gravações em 24/96; usam o standard dvd-video, mas com uma gravação de audio em pcm a 24bits e 96khz - o melhor que se consegue em stereo sem entrar em dvd-a e sacd! e o som é fantástico, tenho uns 3 ou 4 duma editora italiana, arts music.
no audioshow o jorge nunes alves costuma ter uns desses à venda.

miguelbarroso
23-09-2005, 01:20
Pois o meu leitor de DVD lê HDCD... mas acho que não tenho nenhum CD com codificação HDCD :huum: :-P

M.

pbara
23-09-2005, 12:35
Boas

No meu caso, quer o leitor (A11), quer o processador (Vincent SAV-C1) apresentam o logotipo do HDCD :Yes:, por isso, julgo que o descodificam. Só é pena é nunca lá ter entrado um disco desses para tb ver sobre as diferenças.

Cumps

Pedro Bara

aemarques
23-09-2005, 17:31
acho que o formato pegou pouco, mas se bem me lembro quem tinha alguns leitores capazes de ler HDCD era a rotel; devem existir outros... :huum:

Continua a haver muitos. Os leitores universais da Denon, acima do 2910, inclusive, descodificam HDCD.

MikeF
23-09-2005, 18:45
lembrei-me agora que acho que a JVC é que tinha umas edições de discos de jazz que eram HDCD. mas posso estar enganado

shiseido
29-09-2005, 12:57
Discos hdcd so tenho dois, o best of dos dires straits (cd obrigatoria em audiçoes) e o mitico concerto do peter frampton. Por acaso quando comprei as minhas jm lab, estive a ouvir dire straits no nad 541i (com hdcd) e num rotel sem descodificaçao mas sinceramente nao sei onde acabavam as alteraçoes motivadas sonoras motivadas pelo leitor em si e iniciavam devido unicamente á descodificaçao :huum:

Xavier
29-09-2005, 13:09
Há uns tempos adquiri a licença HDCD à TMA e comprei alguns CD's.

Fiquei com a nítida sensação que a qualidade no processo de gravação e masterização dos CD é mais importante do que a norma por si. Alguns dos CD's com HDCD tinham uma qualidade que me decepcionou imenso.

"Just my thoughts"

OnFire
21-11-2005, 22:31
o meu NAD 542 suporta HDCD. mas acho isto uma tanga. Tenho um album de Andrew Bird q quando o ponho a tocar começa logo a piscar as letras "HDCD" a vermelho no leitor. O som é mau! gravação de ma qualidade.
nao percebo

Malick
21-11-2005, 22:53
Album do Andrew Bird? Bom gosto OnFire! :Yes: Fui vê-lo a famalicão! Excelente concerto! o:)

OnFire
21-11-2005, 23:33
tens o Swimming Hour? achas q ta com bom som?
pode ser a minha copia que está em más condições... :huum: é proveniente dum APE da mula! ::)

Malick
21-11-2005, 23:47
Não uso mula, só originais! Só conheço o "The Misterious Production of eggs" (album da namorada) que tem um som jeitoso e que é um grande album! :Yes:

OnFire
21-11-2005, 23:56
ah. é o ultimo. já ouvi e gostei mto! (mas só ouvi em MP3) :'(

pjorgenunes
26-11-2005, 11:08
o Denon 3910 descodifica HDCD. E soa melhor (20 bits).

OnFire
06-12-2005, 20:56
nao consigo perceber isto. o problema dos meus CDs HDCD soarem mal tem a ver com a gravação... a minha! :lalala:
no entanto nao consigo perceber o que se passa. gravo os APEs pelo Nero directamente pra CD, sem qq opção que me diga que vou gravar HDCD ou não. no entanto, certos CDs, quando os meto no leitor (o NAD 542) acende logo a luz do HDCD, mas o som é PIOR! :duh:
não percebo... o meu método de copiar CDs através de APE's funciona sempre bem... mas no que toca a HDCD fico com som pior que se fosse só CD. :huum:

alguma sugestão?

Skywatcher
06-12-2005, 21:47
Comprar um HDCD original, e veres como soa um gravado como deve ser (i.e. gravado a 20 bits, coisa que o nero não creio que faça, acabando por "estragar" o som). :-P

OnFire
06-12-2005, 22:38
os HDCD originais soam muito bem!!! :duh: só não tive ainda oportunidade de testar lado a lado o mesmo album HDCD original e cópia de APE...
ao menos nos CDs normais (sem HDCD), som da copia = som do original.

WarLock
06-12-2005, 23:11
Eu tenho esta ultima colectanea dos dire straits que saiu.

ao tocar o cd no meu NAD C521 no receptor aparece a informação HDCD ligada.

O cd tem um som muito bom.

onesolo
07-12-2005, 10:58
Eu dos meus 400 e tal cds acho q so tenho um HDCD, pelo menos q tenha reparado e q tenha o logo no disco. Mas como n tenho nada q descodifique... talvez qd tiver o denon 2910 ou 2920...

OnFire
08-12-2005, 01:03
consegui gravar finalmente um CD HDCD com som bom... muito bom! :poing:

mudei mta coisa e por isso não sei o que terá feito a gravação resultar em pleno.

como fazia dantes para CDs com HDCD armazenados em APE:
- grava directamente do NERO - abria a .cue como imagem e gravava.

agora experimentei:
- extrair o APE para WAVE.
- gravar usando o EAC.

e deu... resta saber se foi do WAVE ou do EAC.

Falp
09-01-2006, 20:14
Mas e o original não era 16 bit :???

shiseido
09-01-2006, 20:39
Eu tenho esta ultima colectanea dos dire straits que saiu.

ao tocar o cd no meu NAD C521 no receptor aparece a informação HDCD ligada.

O cd tem um som muito bom.

War, mas nao é so o 541 que tem descodificaçao hdcd??
Sinceramente acho que o hdcd nao e sinonimo de qualidade efectiva, pois os meus cds hdcd, num leitor compativel, levaram "uma tareia" de cds xinocas "normais" e nao so, mas cds com excelentes gravaçoes, no entanto é possivel que comparando num leitor hdcd e noutro da mesma marca, mas sem descodificaçao, o mesmo cd toque pior :naosei:

WarLock
10-01-2006, 22:12
shiseido eu sei....

isso tambem me baralhou, tenho o nad ligado por coaxial digital ao denon 3805, quando ponho o cd a tocar aparece as letras HDCD no display principal do denon e liga o simbolo HDCD.

No Nad não diz nada.

Falp
10-01-2006, 22:22
O DAC é que lê e identifica o formato HCDC, pode-se ter um leitor normal e um DAC externo a ler HDCD...

movie_fan
10-01-2006, 22:52
O DAC é que lê e identifica o formato HCDC, pode-se ter um leitor normal e um DAC externo a ler HDCD...

Exacto! O DAC é que reconhece o formato HDCD que vai no sinal digital lido pelo teu NAD, que assim fica a servir de transporte.

Como o NAD não tem DAC's que reconheça HDCD, não te informa disso.

WarLock
11-01-2006, 18:33
Se lesse tb SACD era uma maravilha :)

bom mas para isso tenho o pio 868

movie_fan
11-01-2006, 22:57
Se lesse tb SACD era uma maravilha :)

Isso só consegues com um transporte de SACD...