PDA

View Full Version : Haendel - concertos para orgão

MikeF
23-09-2005, 20:13
Sempre tive um fraco por musica inglesa - Purcell, Haendel e mesmo alguns mais recentes tipo elgar e vaughan williams.

a Brilliant tem uma edição em sacd dos concertos para orgão do Haendel que acho uma delícia. Não é uma integral - se a quiserem tb têm uma caixinha de cds a preços brilliant, ie, beem acessíveis!
o sacd é só um, mas o que tem é muito agradável.
o orgão não é um orgão avassalador, é muito harmonioso e não tem registos muito graves (se quiserem um avassalador têm um sacd novo do olivier latry no orgão de Notre Dame). é musica relativamente fácil, acho que a maioria deve gostar bastante. e um optimo negócio, o preço é muito bom, quer para o sacd quer para a caixa de cds com a obra integral.

Falp
26-09-2005, 10:59
Adoro concertos de orgão.

Nomeadamente Bach... tens de me recomendar umax coisas...! :Yes:

cochinada
14-10-2005, 19:05
Epa só agora vi este tópico :snif:. Também ando à procura de cds e não SACDs com música de orgão bem poderosa. O que recomendarias MikeF?

Falp
14-10-2005, 20:39
Epa só agora vi este tópico :snif:. Também ando à procura de cds e não SACDs com música de orgão bem poderosa. O que recomendarias MikeF?
Eu adoro Bach... sugestão, procurar obras na loja da mula e depois escolher as versões de melhor qualiddae...

cochinada
14-10-2005, 21:16
Eu adoro Bach... sugestão, procurar obras na loja da mula e depois escolher as versões de melhor qualiddae...

:huum: :huum: :huum:

movie_fan
14-10-2005, 22:47

:huum: :huum: :huum:

Pirataria e ripanço, cochinada.... :nao: :nao:

Falp, dá bons conselhos.... :protesto:

cochinada
14-10-2005, 22:55
Então era isso... ::)

Bem mas o que eu gostava mesmo era que alguém indicasse uns cds realmente poderosos do género em que o orgão nos faz arrepiar os dedos dos pés capiche? :-P
Não quero um orgão pífio ou até fraquito :nao:

movie_fan
14-10-2005, 22:59
Ó meuze amigoze..... :eek: :eek:

MikeF
15-10-2005, 01:30
pra quem gosta de bach a naxos tem uma coleção enorme, tenho praí uma meia duzia...

mas o cd vai aos 20 hz e um sacd vai mais abaixo...
um de arrepiar é o do olivier latry no orgão de notre dame, mas pra dizer a verdade acho um bocado barulhento e espalhafatoso demais, tenho outros cds de que gosto mais.

tenta um da naxos: bach - organ works pelo wolfgang rubson, que começa com um preludio e fuga bwv 553, acho eu.
acho esse orgão bem agradável, vai fundo e é macio. ouve-se um bocado o abrir e fechar de palhetas, mas mesmo assim acho mto agradável.
isso só te custa uns 8€ na fenaque por isso acho que não te vale a pena piratear...

Falp
15-10-2005, 11:18
Rapazes, a loja é só para ouvir se as obras são boas e de quais gosta, depois compra-se o CD... :'(

È o que eu faço... o:)

O Lowrider tinha um orgão de Bach em CD DTS que era magistral... :huum:

Falp
16-10-2005, 17:35
O Lowrider tinha um orgão de Bach em DTS que era magistral... :huum:

E que segundo o próprio é este que adorei em casa dele... :Yes: o:)
http://www.dts.com/entertainment/catalogue/music.php?upc=692860106529

Já agora que acham da oferta de música clássica da www.cd-wow.com ?
São em conta e tenho estado para comprar alguns nem que seja como introdução... ;)

cochinada
16-10-2005, 21:21
...
Já agora que acham da oferta de música clássica da www.cd-wow.com ?
São em conta e tenho estado para comprar alguns nem que seja como introdução... ;)

Não conheço...mas a oferta da Brilliant na Fnac está muito boa! Comprei este fds 3 duplos cds de Handel e J.S.Bach a €7.20 cada :Yes:
A Naxos também tem excelentes preços. É caso para dizer que assim vale a pena :), agora dar mais de €15 por um cd :nao: :nao: :nao:

cochinada
16-10-2005, 21:47
O Lowrider tinha um orgão de Bach em DTS que era magistral... :huum:

E que segundo o próprio é este que adorei em casa dele... :Yes: o:)
http://www.dts.com/entertainment/catalogue/music.php?upc=692860106529

Isto é o q :huum:? Um DVD-A?

MikeF
16-10-2005, 23:03
cochinada:

deve ser dos tais formatos de que eu falei.
a telarc tem alguns cds em que o ficheiro de gravação não é wav/cda, mas uma stream de dts. o suporte é cd e dá para copiar para cdr :lalala:.
sai pela saída digital de qualquer leitor de cds ou dvds, e qualquer preamp/receiver av que suporte dts converte.
o bitrate é em versão full de dts, ie, 1536, igual ao bitrate de wav. e posso dizer-te que a qualidade é surpreendente.
as gravações da telarc é que podem não ser ao gosto de todos, costumam ter uma gama média meia granulosa e uma dinâmica um pouco puxada (ie, meia artificial...), mas isto já é ser picuinhas, o som até é mto bom, soa enorme e com profundidade de palco. o grão no orgão não se deve notar muito.

era interessante ter o lowrider a confirmar.

Falp
16-10-2005, 23:20
Cochinada...

O som é DTS, mas só som, e o suporte fisico é um CD.

Por isso são CD DTS, foram já falados no outro forum.
Há inclusive algumas coisas destas na loja da mula que podes passar para CDR...

Tocam em qualquer leitor DVD que leia DTS.

cochinada
16-10-2005, 23:21
Cochinada...

O som é DTS, mas só som, e o suporte fisico é um CD.

Por isso são CD DTS, foram já falados no outro forum.
Há inclusive algumas coisas destas na loja da mula...

Tocam em qualquer leitor DVD que leia DTS.

E tu a dar-lhe com a loja da mula :o. Não faço ideia se o meu leitor lê isto :naosei:

Falp
16-10-2005, 23:23
Claro que sim, é leitor DVD e lê DTS :Yes:

cochinada
16-10-2005, 23:24
Boa notícia :Yes:. E depois ligo pelo cabo coaxial ao receptor? Não preciso de 5 cabos analógicos pois não?

Se este pseudo-cd for tão bom como isso estou tentado em comprá-lo ;).

Falp
16-10-2005, 23:27
Boa notícia :Yes:. E depois ligo pelo cabo coaxial ao receptor? Não preciso de 5 cabos analógicos pois não?

Se este pseudo-cd for tão bom como isso estou tentado em comprá-lo ;).

Coaxial, analógico, como quiseres, o mesmo que para um DVD-Video DTS...

Eu adorei... :Yes:

Já ouvi uma ou dois coisas em CD DTS noutros sistemas e são bem interessantes... eu diria pseudo DVD-A.

cochinada
16-10-2005, 23:35
Acabei de encomendar :Yes:. Espero bem que seja bom ou já não te pago um café :-P :eheheh:.

Mas não percebi bem uma coisa: preciso ou não do receptor para fazer o processamento? Ou o trabalho é todo feito pelo leitor e o receptor serve apenas como prévio?

Falp
16-10-2005, 23:52
Acabei de encomendar :Yes:. Espero bem que seja bom ou já não te pago um café :-P :eheheh:.

Mas não percebi bem uma coisa: preciso ou não do receptor para fazer o processamento? Ou o trabalho é todo feito pelo leitor e o receptor serve apenas como prévio?
No teu caso tanto o leitor com o receptor têm DACs DTS acho eu... no meu caso teria de ter um receptor ou processador (o meu leitor não tem saídas 5.1, só digital)

O caso que referes do trabalho feito todo pelo leitor é a norma para DVD-A e SACD com raras excepções...

MikeF
17-10-2005, 10:19
se gostares podes tentar os da telarc, eles têm uns poucos no catálogo.
julgo que a dvdboxoffice tem, acho que foi de lá que mandei vir o que tenho.

cochinada
17-10-2005, 13:43
se gostares podes tentar os da telarc, eles têm uns poucos no catálogo.
julgo que a dvdboxoffice tem, acho que foi de lá que mandei vir o que tenho.

MikeF,

O meu problema é que não sou absolutamente nada um entendido em música clássica e tenho receio de comprar às cegas :huum:.

Falp,

Podes chamar-me bronco, mas ainda não percebi bem como faço para ouvir este pseudo-CD. Vejamos se ponho as coisas de forma simples: eu não tenho nem quero comprar se puder evitar mais cabos para ligar o DVD ao receptor. Ou seja, fico-me pelo coaxial e pelo par de analógicos tout court. Mas daquilo que sei, por exemplo com um SACD se ligarmos o leitor pelo cabo digital o que iremos a ouvir não é mais do que a camada CD, pois que, para tirar partido do SACD, temos de o ligar com 5 cabos analógicos, certo? Assim pergunto-me se não terei de fazer o mesmo.
Obgdo.

MikeF
17-10-2005, 14:12
cochinada:
o sinal de dts passa perfeitamente por um coaxial digital.

quanto a sacd, depende do que escolheres no menu do leitor, se escolheres multicanal tens de ter os 6 cabos rca, mas se escolheres stereo bastam-te os 2 rcas das frontais.
os sacd geralmente têm 3 hipoteses de escolha: cd normal; sacd stereo e sacd multicanal
a maior parte dos discos têm as 3 hipóteses, mas a que têm quase sempre é a sacd stereo.

Falp
17-10-2005, 14:23
Cochinada

Um CD DTS lê-se como um DVD DTS, apenas é gravado em CD e não DVD e não tem imagem, got it?

cochinada
17-10-2005, 20:41
Ok, agradecido aos dois :Yes:.

Naxos
18-10-2005, 10:00
"Brilliant tem uma edição em sacd dos concertos para orgão do Haendel que acho uma delícia"

MikeF
Compraste na Fnac?

MikeF
18-10-2005, 10:18
Naxos:
acho que sim, ou na fnac ou no corte inglês.
e se não disse antes tens 2 opções: um sacd com uma seleção, ou uma caixinha com alguns cds normais com a gravação da obra integral. eu comprei o sacd, e acho que vale a pena comprar, mas até fiquei com vontade de ouvir o resto, por isso às tantas um dia compro a caixa, se bem que preferia tudo em sacd.

tb tens uma série de concertos para orgão do haendel da pentatone, acho ( a da naxos é recente, se calhar em dsd), embora seja uma gravação antiga passada para sacd; mas pode ser que as master tapes até tenham muita qualidade...

cochinada
18-10-2005, 10:26
...
e se não disse antes tens 2 opções: um sacd com uma seleção, ou uma caixinha com alguns cds normais com a gravação da obra integral. eu comprei o sacd, e acho que vale a pena comprar, mas até fiquei com vontade de ouvir o resto, por isso às tantas um dia compro a caixa, se bem que preferia tudo em sacd.
...

Por acaso não vi essa caixa de que falas tanto na FNAC do Colombo :huum:. Era capaz de me interessar se estivesse a um preço simpático...

P.S.
Já agora esses cds da Naxos são DDD? Sabes? E quantos são ao certo?

Naxos
18-10-2005, 10:55
Obrigado!
Vou então ver na Fnac e pesquisar pelos sacds da Naxos!

Depois dou "feedback" ;)

MikeF
18-10-2005, 11:07
cochinada, não sei se eram 4 ou 6. o preço é simpatiquissimo, é edição da brilliant, que faz preços de arrasar.
deve ter sido no corte inglês, eles têm montes de caixas da brilliant.

cochinada
18-10-2005, 11:08
Ok, thanks! :Yes:

MikeF
18-10-2005, 11:15
no corte inglês não te deixam ouvir uma caixa, mas o sacd até deixam.

olha que se eras tu que querias um orgão avassalador, esse não é, é muito articulado e melódico, mas com poucos graves; ou então são os concertos que não usam muito a pedaleira e as notas mais graves do orgão. pede para ouvir antes de comprar.

cochinada
18-10-2005, 11:19
Ora bolas que com essa é que me lixaste :huum:. Quero um com orgão que desça quase tanto como o oboé mas tem de ser cd o:)

MikeF
18-10-2005, 11:55
bom, um oboé não me parece que desça assim tanto...

se quiseres posso-te deixar ouvir...

Naxos
18-10-2005, 12:49
Cochinada,
Experimenta "An Organ Blaster :oSampler", da Telarc (se tiveres cinto de segurança no sofá...) :eheheh:

cochinada
18-10-2005, 13:14
Tanto quanto me disseram um oboé desce até aos 18Hz se não me enganaram :huum:.

Naxos, obgdo pela sugestão :Yes:

cochinada
19-10-2005, 09:47
bom, um oboé não me parece que desça assim tanto...

Pois afinal até eu estava enganado. Alguém sabia que o instrumento que foi mais abaixo foi o famoso clarinete modificado do Gregg Bailey? Agora segurem-se bem...quero ver quem tem colunas para isto :eheheh: :eheheh:: 4.09Hz :worship: :worship: (http://www.contrabass.com/2002/2002-06-08.html)

Mas em segundo lugar está o famoso orgão "Hill organ, Sydney Town Hall, Sydney AU" que desceu até a uns espantosos 8.18Hz!!! (http://www.theatreorgans.com/sydney/)

Ora dêem aqui uma olhada para saber mais:

http://www.contrabass.com/pages/frequency.html

MikeF
24-10-2005, 13:51
por acaso vi a caixa hoje no corte ingles; são 4 cds e custa 19.95

cochinada
04-12-2005, 20:22
cochinada, não sei se eram 4 ou 6. o preço é simpatiquissimo, é edição da brilliant, que faz preços de arrasar.
deve ter sido no corte inglês, eles têm montes de caixas da brilliant.

Acabei de comprar a caixa de 5CDs por apenas €18 na FNAC e gravação DDD :Yes:. Espero que me agrade ::)

cochinada
17-12-2005, 13:30
Isto tem muito pouco orgão para meu gosto :-\.