PDA

View Full Version : Musica em/de filmes

MikeF
25-09-2005, 18:37
que tal começar um tópico com musica de filmes ou usada em filmes? algumas bandas sonoras são dramáticas no efeito que o filme transmite. Alguem já ouviu um filme que usava uma certa música, e foi a correr comprar essa música?

Vou começar com uma dessas:
o filme de animação que mais me marcou ultimamente não foi nenhum shreck nem incredibles... foi les triplettes de Belleville (Belleville rendez-vous em versão inglesa).
a cena da partida do barco onde vai raptado o neto da Mme Souza, a velha imigrante portuguesa, é feita ao som dos acordes iniciais do Kirie da Grande Missa de Mozart, que lhe dão um dramatismo avassalador!

pois é, e eu não tinha nenhuma grande missa, e fui a correr comprar uma!
há várias, conheço uma da harmonia mundi com o Herrewege a dirigir (em sacd st), e uma da brilliant com o nicol matt que tb não vai mal (em sacd st/multi) e em que a gravação tb não é nada má!

Skywatcher
25-09-2005, 19:12
Hmmm. ora aí está algo que dava pano para mangas.

A que de imediato me salta à cabeça é a inevitável abertura do 2001, com o Also Sprach Zarathustra, do Strauss. Ofereceram-me aqui há uns anos uma edição baratinha da Naxos, mas que nem vai nada mal, e como não é das coisas que normalmente oiço, serve muito bem cool:

A minha banda sonora preferida é a do Nightmare before Christmas, do Danny Elfman, que, na minha opinião "faz" grande parte do filme. E de que eu já soube de cor as canções todas... :clown:

Só me voltou a ocorrer essa reacção do "tenho que ter isto" noutro filme de animação curiosamente, e com outro dos meus compositores (de filmes) preferidos, foi com o Porco Rosso (Kurenai no Buta) do Miyazaki, como sempre com música do Joe Hisaishi (o mesmo que, com a BSO do Totoro me consegue deixar bem disposto naqueles dias em que chego à conclusão de que não deveria ter saído da cama, e só mesmo um conjunto de músicas tão alegres e ingenuamente infantis me fazem sorrir)

Outras bandas sonoras muito "adequadas ao filme" lembro-me do Gato Preto, Gato Branco, e no geral o Tarantino tem uma boa selecção de ambientes musicais.

Um abraço,

MikeF
25-09-2005, 21:35
outro filme que vive imenso da banda sonora foi o Piano.
acho que foi das melhores bandas sonoras do Michael Nyman. apesar de já ter feito muita coisa muito interessante para os filmes do Peter Greenaway, a banda sonora do piano é menos "experimental", e muito mais consistente e apelativa.
essa BSO de certeza que tem alguns fãns por aqui.
pena é que a banda dele grave tão mal, é um desconsolo ouvir musica tão interessante com som tão mauzinho.

MikeF
25-09-2005, 21:54
por falar em nightmare b4 Xmas, qd sai o the corpse bride??
tou à espera há que tempos...

Skywatcher
25-09-2005, 22:26
8 Dezembro
Também é "o" filme de que estou à espera no momento.

Um abraço,

Falp
26-09-2005, 11:04
Ouvi este sábado a B.S.O. do "Habla con ella" no carro de uma amiga enquanto vínhamos de Tomar e adorei!* o:) :Yes:

No registo mais comercial... as B.S.O. do "Matrix" e "M.I.2." são obrigatórias no meu carro... :Yes:

Ando há anos para comprar a B.S.O. do "Forrest Gump"... 8)

As do Tarantino também concordo... :Yes:

MikeF
26-09-2005, 14:10
a coisa mais gira da banda sonora do hable con ella é uma coisa do Purcell, uma ária da Fairy Queen, que é usada numa cena de dança logo no inicio do filme (com uma coreografia interessantissima).

Falp
26-09-2005, 14:36
a coisa mais gira da banda sonora do hable con ella é uma coisa do Purcell, uma ária da Fairy Queen, que é usada numa cena de dança logo no inicio do filme (com uma coreografia interessantissima).

A espanholada do Caetano Veloso é magistral... o:)

Mrs.Pato
27-09-2005, 15:30
Eu gosto da banda sonora do "Piano", "Natural Born Killers", "Limbo" e outros que não me lembro :huum: mas logo que lembre vou pôr num outro post... o:)

MikeF
27-09-2005, 20:26
acho que é no natural born killers que há uma coisa avassaladora do nusrah fateh ali kan com o peter gabriel... alucinante em volume mais puxado!

Falp
28-09-2005, 00:26
Ninguém me dá uma dica sobre a qualidade da B.S.O. do Forrest Gump...? ::)

adomingos
28-09-2005, 10:29
Mais um voto para "Natural Born Killlers" :Yes:

Outras que gosto, Missão Impossível, todas as do Danny Elfman, aliás a nº 4 (se não me engano) do disco é excelente para testar sistemas, nomeadamente colunas e amps...

Então e das do Sr. dos Anéis ninguém fala? :huum:

MikeF
28-09-2005, 20:34
NBK! e tás a ver a musica do ali khan que eu mencionei? acho k com o peter gabriel...
pra quem gosta disso, existem alguns discos fantásticos do ali khan, devo ter uns 4 ou mais.

a dos senhor dos aneis já vi à venda na fnac, mas nunca foi coisa que me passasse pela cabeça comprar. às tantas até se ouve bem, há alguns momentos interessantes.
já ouviste fora do contexto? ie, sem filme?

ui, agora cos testes de sistemas lembrei-me duma coisa... um cd da telarc gravado em dts full rate que tem algumas músicas interessantes, mais algumas coisas tb interessantes ::) tipo um f16 a passar dum filme qq, o lançamento do apolo 13... acho que se chama the big picture

shiseido
29-09-2005, 12:52
A unicas bandas sonoras que gostei no seu global, foi a do "wedding singer"... :eheheh: e estive na eminencia de comprar mas desapareceu e entretanto tenho unicamente o "studio 54"* :MrGreen:.
Recordo-me que tambem gostei de um filme que retratava o inicio do rock britanico nos anos 70, com grupos estilo happy mondays, simply red, joy division, new order e afins, mas nao me recordo do nome do filme :huum:

Malick
29-09-2005, 18:12

Se não me engano Mike a coreografia é da (excelente) Pina Bausch. o:)

MikeF
29-09-2005, 21:15
ora nem mais, Malick!
já agora, a pina bausch está cá, vão apresentar 2 coreografias dela nos próximos dias.
numa delas o palco está cheio de cravos... em vez das cadeiras dessa do hable con ella.