View Full Version : Runco
O novo Runco CL-410 vai estar para demonstração na Q&V e ao que sei acabou de baixar de pvp para 3.900€.
Este sábado de manhã, alguém quer levar os respectivos leitores de DVD para testar a máquina? :eheheh:
Ignático
28-09-2005, 18:31
:D Pessoal no sábado também vou lá estar para dar todas as informações sobre a Runco, e levo 1 LiveLink com 15m para quem quiser ver DVI em condições
Eu e o Maverick estamos confirmados, o Lopes ficou de dizer alguma coisa hoje.
Aproveitem que é a vez do Maverick a pagar os cafés.
Atenção que as colunas que vão estar a tocar(Triad INWALL), são as que vão estar nas minhas paredes da sala dentro de pouco tempo.
Depois digam como se portaram.
E já agora digam como se portou o runco.
Filipe
Actualização:
Pato, Maverick, Lopes, Adomingos
Encontramo-nos lá às 11h.* :Yes:
adomingos
29-09-2005, 18:45
Confirmado, lá estarei ;)
Como foi no sábado?
Como estava o som e a imagem.
Filipe
Para quem não teve possibilidade de ir, perdeu uma excelente oportunidade de assistir a uma explicação detalhada de como se calibra um display com o DVE.
É de louvar que em PT haja alguém que siga metodologias comprovadas para afinar um display, ao contrário da maior parte que afina a "olhómetro".
O teste em imagem acabou por não ser conclusivo imho porque a fonte era tão bera, que não deu para ver o que o Runco podia fazer. Com a 2ª fonte, os resultados prometiam, mas eu já não assisti.
Fica para uma segunda oportunidade ver o Runco a trabalhar, mas temos de arranjar uma fonte decente. Inacreditável como 2 fontes da mesma gama de preços, têm comportamentos tão distintos... o:)
A repetir. :Yes:
[anexo apagado pelo Administrador]
movie_fan
03-10-2005, 10:00
E quais eram as fontes?
Maverick
03-10-2005, 10:05
Vimos primeiro com um Harman Kardon e depois com um Denon 17xx. O 1º tinha uma performance fraca com baixa resolução e deinterlacing muito abaixo da média.
Mav
e como eram essas metodologias comprovadas? e quem foi, o heitor?
eu por acaso acho que não fazia mal ao meu projector alguma afinaçãozinha extra para o calibrar para a firehawk, embora até ache que a olhómetro a imagem não tá nada má.
Maverick
03-10-2005, 10:38
IMHO é impossível afinar adequadamente um PJ ou plasma, ou... sem recurso a um DVD como o DVE ou AVIA. Melhor ainda seria com recurso a outro tipo de ferramentas mas, infelizmente, não conheço algum vendedor que as tenha.
Para além do que se pode fazer com o DVE no ajuste do Brilho, Contraste, Cor e Sharpness, grandes melhorias se obtêm com a afinação da "grayscale", mas aqui temos mesmo de ter equipamento adicional, embora pessoalmente acho que alguma coisa se consegue a olhómetro (mas fica longe do que se pode conseguir fazer).
Muitos lojistas teimam e insistem que a sua experiência é melhor do que qualquer disco e afinam a olho todos estes parâmetros com 1 ou 2 filmes de referência. Honestamente esta postura deixa-me atónito...
Mav
para ajuste do gamma há alguns extras da thx ( acho que p ex, o the wall dos pink floyd o traz) mas é tudo muito grosseiro...
o meu proj fui eu quem afinou, mas tb fiz poucos ajustes, fica melhor com quase tudo a meio. dei alguns ajustes no leitor, mas aí é mais fácil e dá para ter vários settings personalizados além dos standard.
o que achei que melhorava era um ajustezinho no nivel de preto e do gamma.
onde é que se arranjam esses dvds de afinação?
Maverick
03-10-2005, 10:51
Pessoalmente acho melhor não mexer na fonte e afinar tudo no PJ. Dando o exemplo do ajuste do Brilho e Contraste (que definem o black e white point, respectivamente), estás basicamente a definir onde é que a tua gama dinâmica começa (black point, ou brilho) e até onde vai (white point, ou contraste). Se o fizeres a olho não vais conseguir maximizar o detalhe que o PJ pode mostrar e assim perdes detalhes.
Podes mandar vir o DVE daqui: http://www.sendit.com/video/item/7000000081202.
Mav
movie_fan
03-10-2005, 10:54
Há uns tempos estava um tipo a vender o DVE no AVforums. Tenta procurar lá.
Off-topic: O Lopes está um bocadinho para o gordito!!!! Já agora, qual és tu Mav?
maverick:
tens razão, mas os ajustes parecem-me diferentes: p ex, para afinar cor tem de ser no projector, mas há vários tipos de afinação que o leitor tem e que não existem no projector.
quanto ao detalhe, isso em parte, acho, corrige-se com a afinação do gamma, que te salienta o detalhe das zonas escuras, não?
MikeF,
O Mav e seu pagem (moi) funcionam a queijo e tinto. :-P Se quiseres podemos prestar-te um visita...
Maverick
03-10-2005, 11:33
Off-topic: O Lopes está um bocadinho para o gordito!!!! Já agora, qual és tu Mav?
O que não se vê... :??? O fotógrafo não era grande espingarda...
maverick:
tens razão, mas os ajustes parecem-me diferentes: p ex, para afinar cor tem de ser no projector, mas há vários tipos de afinação que o leitor tem e que não existem no projector.
quanto ao detalhe, isso em parte, acho, corrige-se com a afinação do gamma, que te salienta o detalhe das zonas escuras, não?
Quais são os ajustes que tens no leitor e não no PJ?
De qualquer forma, ao dizer que se deve privilegiar o PJ, não quer dizer que não se possa complementar com a fonte.
O gamma a afecta a linearidade dos gradientes, que, como dizes pode retirar ou aumentar o detalhe nas zonas escuras e/ou nas brancas.
Mav
bom, os ajustes de video do leitor são 2 pags do menu...
detalhe, y delay, croma delay, algusn de noise reduction, black setting e level, gamma, croma... não sei todos de cor
pato: tu já te fizeste, e já foste conbidado, ainda num apareceste pq não disseste nada :-P
quanto a binhos, eu num bebo, mas às vezes há prali umas garrafas k me oferecem. não faço ideia de se são boas...
mas a sala é pequena e está feita para 2 pessoas a ver ou ouvir
Eu sei, mas isto não dá para tudo. :-P
Ligo-te mais tarde... :Yes:
MikeF quanto ao DVE comprei o meu na Amazon.uk, também podes procurar por lá nao sei se ainda o têm em stock...Mesmo com o meu sistemazeco notei melhorias significativas, com o teu sistema penso que será obrigatório! Caso não queiras comprar sempre podes investir num bom queijo e vinho e atrair para a tua toca o duo Mav e Pato, depois é só ir enchendo os copos deles e aguardar pelas melhorias que eles vão começar a ver no teu sistema (a partir do terceiro copo mais coisa menos coisa). :eheheh:
thanks pelo conselho, malick, está tratado.
e já agora, achas que as melhorias são reais ou se devem só ao binho? :eheheh:
Penso que a visita deles será ultra benéfica, pelo que leio deles há muito...Quanto ao binho podes sempre adicionar água sem que eles vejam não vá o diabo tecê-las. :eheheh:
Sabem qual era a marca da tela e dimensões?
Filipe
Maverick
03-10-2005, 17:12
Era uma Draper Baronet. Não sei as dimensões.
Mav
Boa Tarde
A tela que foi usada é de 114x203 com superficie em mate branco.
Viva.
No sábado também tive o prazer de estar na loja Q&V para a demonstração do Rumco e digo -vos que aprendi bastante.
Conheci pessoalmente alguns elementos do forum o que me agradou bastante, pois é sempre agradável conhecer pessoalmente os foristas que por aqui vão passando. Bem haja Augusto pelo modo como recebeste a rapaziada.
Quanto à demonstração, fiquei surpreendido como os leitores de Dvd utilizados, pudessem ser tão diferentes nas performances, aínda que de preços semelhantes. De facto o projector Runco é muito bom, gostei especialmente da sua colorometria, mesmo com fontes de sinal de entrada de gama.
É certo quem aínda não vi muitos projectores mas este é sem duvida um dos que mais gostei.
Por mim este tipo de evento é para repetir pois promove o convivio e apela á sapiencia... a repetir. :Yes:
Ignático
03-10-2005, 20:01
Pela minha parte fico satisfeito pela a aceitação deste tipo de eventos :Yes:
Podem consultar as minhas marcas em www.ignatia.pt e fico a aguardar sujestões para futuras sessões.