View Full Version : Cabo componentes - 10 mts
O PJ Sony trás um cabo que passa componentes, composto e S-video de origem.
Que opções é que tenho no mercado para cabos de video composto que possam trazer melhorias significativas? A que preços? Atenção que necessito de 10 mts.
adomingos
24-10-2005, 14:53
Só te posso falar da minha experiência :MrGreen:, Belden's 1694A vê aqui http://www.avforums.com/forums/showthread.php?t=104551 é excelente.
10mts não é problema, eu tenho 15mts :Yes:
Claro que não esperes milagres, composto é já por si um sinal muito mauzinho... :duh:
Se isso melhora comparativamente ao teu cabo isso já não sei, não o vi em accção! :snif:
O Xavier enganou-se...* o:) Ele queria dizer por componentes. Talvez um cabo melhor, com melhor isolamento permita que o Arcam "passe" no teste de resolução. :naosei:
Aconselhava-te o Belden, mas para a calha que tens...* :huum: Talvez o Ixos que o Mav usa. Mas tenta experimentar 1º, não estejas a mudar só por mudar.
P.S. Ele tem perguntado por mim?* :'(
em termos de scart posso dizer-te que os melhores eram qed, supra e ixos.
mas esse famoso projector do pato não tem entrada hdmi? é uma pena não a usares. o meu passou lindamente na resolução com o dve do adomingos...
Scart??? :huum: Para quê?
O famoso PJ ex Pato tem entrada HDMI e é realmente uma pena que ele não a utilize imho. Mas cada um sabe de si, e o Xavier é muito cioso da qualidade audio, daí manter o Arcam. São opções. o:)
P.S. O meu ex Denon passou lindamente na resolução com o dve por componentes, com o cabo de origem... :-P
um upgradezinho para hdmi não lhe devia fazer mal...
e se fizer, pode-se usar um dac externo... tou tentado a comprar um novo myself... um dac xp, que faz de dac, pré stero balanceado e liga-se ao meu pré av funcionando os controlos de volume em simultaneo... o preço é que... :o
Correndo o risco de estar a responder pelo Xavier, o problema dele não são os DACs já que utiliza os do AV32R. É mais o transporte...
Mas a imagem via HDMI de um Denon naquele PJ é viciante. o:)
Adomingos,
De facto "compontes" é uma palavra hibrida. Refiro-me a componentes.
O problema dos Belden por componentes é que têm uma secção de 200 mm :snif:.
Quanto ao HDMI, o meu Arcam 27A só tem saidas analógicas . Mudar? Está fora de questão, uma vez que em performance audio o Arcam é um verdadeiro vencedor.
Se ponderar em prioridades Audio vs Video daria 70% Audio e apenas 30% Video.
Pato,
Desculpa dizer mas o PJ não perguntou por ti :eheheh:
Qual é o modelo do IXOS? Conheces algum sitio que empreste?
só que os dacs novos, pelo menos o xp da cyrus têm tecnologias novas para regular as janelas de tolerancia dos sinais digitais e parece que tocam lindamente com transportes menos bons... por isso uma variaçãozeca não se deve fazer sentir...
mas um upgrade para hdmi mexe no transporte desde quando?
Xavier,
Nosso amigo Mav é que sabe... acho que inclusive os faz. Mas ele anda irascível, sádico e com maus fígados, é capaz de te cobrar uns 500€ por 3 pingos de solda e se ficar uma trampa ainda te diz que falta a rodagem...* :-P
MikeF,
Ah, estavas a sugerir um upgrade para HDMI no Arcam? Não sei se o Xavier já investigou essa possibilidade...
Já agora ele que faça um sistema em banho maria para estar sempre quntinho. :-P
Os Denon (29XX ou 39XX) são à partida inferiores ao Arcam 27A. O Arcam é fabuloso, principalmente na reprodução de CD's.
Talvez um modelo de topo da Denon possa estar equiparado, no entanto isso pressupõe um investimento adicional que não estou disposto a fazer. Alternativamente prefiro investir num AV32R DP (mais uma vez o audio sobrepõe-se ao Video) ;) .
Existe um upgrade disponível no UK para SDI (fora da Arcam). No entanto como tenho garantia de 5 anos para o Arcam (e ainda faltam 4 anos) não pretendo mexer nele.
Não vendas o Kimber, pode ser que apareça um 2910 usado a bom preço... :-*
Pato,
Não descansaste enquanto não me impingiste um produto ÇONE. Agora vens com o HDMI!!! Qualquer dia nomeio-te o meu líder espiritual. :eheheh:
adomingos
24-10-2005, 18:39
Adomingos,
De facto "compontes" é uma palavra hibrida. Refiro-me a componentes.
O problema dos Belden por componentes é que têm uma secção de 200 mm* :snif:.
Tem graça que comecei a responder-te para o de componentes, mas depois li melhor e era composto, afinal é mesmo o de componentes que procuras.
Em performance duvido que encontres melhor que o Belden 7710A, mas de facto tem o pequeno detalhe da secção, ou não lhe chamasse eu "Cabo Submarino"!* :eheheh:
Tens o Supra que também é muito bom, já o vi noutros sistemas (10-12mts sem problemas), não no meu. Mas se o Pato diz que o cabo dele passou bem nos testes com o Denon2910 e DVE então sugiro claramente que experimentes antes de comprares o cabo, ou então que faças os testes com o DVE, quem sabe o teu Arcam chumba! :devil:.
Já chumbou... :devil:
Mas pode ser de várias coisas, como sabem eu sou um crente em matéria de cabos, e o meu sistema nesse aspecto bate-se com os melhores, desde circuitos dedicados, passando por ferrites, extensões de sector até power cords e ERS, tudo estava lá.
No caso do Xavier, eu começava por dinamizar a componente alimentação e então é que me dedicava aos cabos de componentes. Quer dizer, eu no caso do Xavier comprava logo um Denon com HDMI. :eheheh:
Xavier, eu só quero o teu bem, aliás, o teu bem significa que o "meu" PJ é bem tratado e alimentado... :-*
Não sei se será este o cabo Ixos referido atrás, mas poderá servir perfeitamente:
110AV 75ohm Six Core (seis condutores de 75 ohm)
A six core cable for room to room, or long distance or most often AC-3 multi-channel signal transfer. Designed for Audio,Video, Home Theatre and professional use, the 110AV has six, individually labelled cores within a single outer jacket. Each core is made of pure OFC copper and has an aluminium screen for noise rejection. Built to perform and last!
http://www.ixos.co.uk/image/model/110.jpg
Maverick
25-10-2005, 09:50
Ora bem, venho um bocado atrasado, mas de qq forma, aqui vai...
Tal como já aqui foi dito, em termos de performance absoluta, não conheço nenhum cabo de componentes melhor do que o Belden 7710A com as fichas da Canare. O preço é tudo menos estratosférico e a performance, fantástica. Infelizmente, como não há bela sem senão, é um cabo com 20mm de secção ou seja, não se enquadra propriamente nos pesos leves. Uma coisa é certa: com este cabo, se algo comprometer a imagem que se vê, nunca será ele o responsável. Se para distâncias inferiores a 3m não é crítica a escolha do cabo, para mais do que isso, já há que ter algum cuidado.
Como alternativas há o Ixos (não 110AV que tem 6 condutores, mas a versão com 3), ou talvez melhor ainda o Monitor (que se não estou em erro é representado pela Delaudio).
O cabo que tenho para S-Video+Composto+Trigger da tela é o 110AV e o cabo para componentes, o Belden 7710A. Inicialmente tinha o 110AV para tudo porque é um óptimo compromisso tendo em conta a sua versatilidade (6 condutores em cerca de 11mm).
Quanto a outras questões aqui levantadas... pois o dilema de apostar em equipamentos bons em audio ou bons em video dependerá sempre do que cada um dá mais valor. Se se dá valor a ambos, então a solução passa (IMHO) por ter não um mas dois equipamentos. Mesmo um A1XV, que me parece uma referência em performance de video, comprometerá um pouco a performance em Stereo comparado com leitores de CD dedicados na ordem > 1.500 €, claro. Mas é um excelente all-in-one para os não puristas em audio.
Para quem tem o DV27A a solução pode passar pela implementação da saída SDI e compra de um iScan HD. O problema é que a brincadeira fica à volta 1.500€. De qualquer das formas, é uma boa solução para quem quer o melhor de dois mundos.
Xavier:
Terei todo o gosto em te fazer o cabo se necessitares.
Mav
O Maverick diz tudo. É uma questão de importância que cada um dá à componente Audio vs Video. A minha ponderação tem sempre pesado mais para o Audio.
Quanto ao cabo, necessito de um cabo de sinal bom (até porque a distância ultrapassa largamente os 3 mts) mas com um secção de 100 mm-110mm. Pelo que vi os Monitor não deverão cumpriri com o requisito da secção. São 3 cabos com secções identicas a um nomal interconnect o que deve avançar para 150 mm.
Já a solução IXOS com 3 condutores, parece-me aceitável. Pegando nas palavras do Maverick poderá tb ser uma solução boa do ponto de vista da performance.
Alguém tem experiência com SUPRA?
Quanto à solução SDI + iScan HD, prefiro pensar num upgrade para AV32R DP.
Xavier:
Terei todo o gosto em te fazer o cabo se necessitares.
Mav
Podes dar mais informações sobre este assunto?
Daffyduck
25-10-2005, 14:38
Eu vi o 2910 com o HS20 (HDMI Kimber)
E o FMJ27A com o HS10 (componentes Extron)
Preferi a imagem do FMJ (na altura a morar lá em casa), muito mais cinematográfica e menos "in your face".
Pelo menos é assim que eu gosto de ver cinema, e dou muito mais importância ao Video que ao Audio...
O FMJ foi o único leitor que passou lá por casa que mereceu enviar sinal progressivo para o HS10 em deterimento do desinterlacing da Sony.. :-P
Agora se passava nos testes do DVE isso não sei, tenho o DVE e o AVIA e não entendo nada daquilo... Prefiro (visto não perceber o que estou a fazer) colocar um DVD THX estilo T2 e calibrar com os olhos, e isso satisfaz-me plenamente. O que não quer dizer que se o Maverick vier ao Norte a coisa não possa mudar... o:)
Maverick
25-10-2005, 15:35
Eu vi o 2910 com o HS20 (HDMI Kimber)
E o FMJ27A com o HS10 (componentes Extron)
Preferi a imagem do FMJ (na altura a morar lá em casa), muito mais cinematográfica e menos "in your face".
Pelo menos é assim que eu gosto de ver cinema, e dou muito mais importância ao Video que ao Audio...
O FMJ foi o único leitor que passou lá por casa que mereceu enviar sinal progressivo para o HS10 em deterimento do desinterlacing da Sony.. :-P
Agora se passava nos testes do DVE isso não sei, tenho o DVE e o AVIA e não entendo nada daquilo... Prefiro (visto não perceber o que estou a fazer) colocar um DVD THX estilo T2 e calibrar com os olhos, e isso satisfaz-me plenamente. O que não quer dizer que se o Maverick vier ao Norte a coisa não possa mudar... o:)
O problema dos testes THX é que normalmente são feitos a pensar na masterização do disco em si, e não na própria norma, ou seja, até se pode encontrar uma configuração adequada para o filme em causa, mas que não seja a melhor para outros.
Tenho pensado em ir passar um fds ao Porto e comer uma francesinha na Duvália. Quando for, digo qq coisa para ver se se arranja uma visita.
Mav
Para quê? Esse pató já vendeu o Arcam... :duh: Ainda vai comprar um Pioneer :puke:
Miguel Linhares
25-10-2005, 20:21
E porque não manter o Arcam e o cabo DVI que já tens, comprando um Iscan Ultra ou HD, por exemplo Ebay, e um conversor DVI para HDMI. Ligas tudo quanto é vídeo ao Iscan e só passavas um cabo para o projector.
Daffyduck
26-10-2005, 09:45
Para quê? Esse pató já vendeu o Arcam... :duh: Ainda vai comprar um Pioneer :puke:
Vai? Já tá na assinatura :eheheh:
Mas isso não quer dizer nada, agora o desafio ainda é maior :eheheh: :eheheh:
E que eu saiba, vale sempre a pena vir cá, nem que seja pelo lanche... o:)
Desafio maior ou impossível? :devil:
a pioneer vai lançar um 989, com circuitos de video enhancement e dizem eles "fine tuned by air studios london"...
nitidamente para responder aos novos denon. a verdade é que a pioneer passou à frente da denon quando lançou o 868, só bastante depois é que a denon lançou o 3910 e o a1xv.
e no avforum há quem vá trocar alguns denon 3910 pelos pioneer... há malta que diz que a denon dá muitas broncas. tb já me tinha constado noutros tempos. e por acaso li há pouco uma review do a1xv em que a revista dizia maravilhas, mas tb dizia que o deles tinha um "ligeiro" problema - a imagem engasgava vez em quando como se houvesse um buffer runout. a que a videoacustica respondeu que não tinham conhecimento doutro com o mesmo problema. mas que não deixa de ser um exemplo de problemas, não deixa.
tenho um 868 há uns 2 anos, e nunca me deu broncas. sei que não é o "cup of tea" do pato, mas em cds engole tudo, muitas vezes sobrecarregado com um disco de ceramica anti jitter que gosto de usar; e o ultimo dvd que vi (o reino dos ceus) vi com esse disco sobre o dvd. a imagem pareceu-me melhor que nunca.
e francamente, não tenho visto melhor noutros lados. tenho de ir à casa do pato e do maverick um dia destes...
O poder das farpas... :devil:
A minha casa podes vir quando quiseres mas já não vês nada. :'( Mas a casa do Mav basta ele perder o amor a uma garrafita e estamos lá. :-P
Eu tenho a certeza que um Denon 3910 em tua casa ficava melhor, além de mais competente imho. O que não quer dizer que tu vás gostar. Os gostos não são necessáriamente iguais. ;)
E sim, o preço a pagar por uma imagem de referência são alguns bugs irritantes. É uma questão de escolha. :naosei:
pois, já agora queria ver como é o 989...
o 3910 ainda não vi, não disseste que talvez arranjasses um?
o a1xv, penso bem se o devia comprar... mas como tb não é já já... vou investigando
Daffyduck
26-10-2005, 11:16
Desafio maior ou impossível? :devil:
Estás a dizer que o meu olho é melhor que o do MAV? :-P
Ou que o DVE e AVIA não fazem nada? :huum:
:-*
Maverick
26-10-2005, 11:26
Não conheço nenhum equipamento que não tenha problemas. Vai-se a uma thread de Denon's e ouve-se falar em bugs de Denon's. Uns falam maravilhas, outros pensam em mudar para Arcam ou Pioneer. Vamos a uma thread da Pioneer e é a mesma coisa: bugs do Pioneer com clientes satisfeitos e outros a querer mudar. É por isso que as marcas se sustentam: cada um tem as suas preferências, algumas delas até por mera simpatia à marca que condiciona parcialmente o seu julgamento.
O Kris Deering da Secrets (cuja experiência e conhecimentos costumam ser tidos em conta) tem, como opinião pessoal, o ranking de DVD's:
1. A1XV (ou Onkyo de topo se o audio em 2ch for mais importante):
2. 3910 (ou Pioneer 868 se o 3910 tiver problemas com Macroblocking com o display em causa)
Esta era a lista há +/- um mês. Há sempre equipamentos novos a sair e obviamente que as escolhas têm sempre vantagens e desvantagens associadas consoante o que mais valorizamos. De qualquer forma, a diferença entre estes equipamentos é muito pequena e depende do resto do HW envolvido pelo que não é para se levar "sem sal"...
Mav
movie_fan
26-10-2005, 12:04
muitas vezes sobrecarregado com um disco de ceramica anti jitter que gosto de usar;
O que é isto? :huum:
é um disco de ceramica que se põe por cima do cd e que impede um pouco que o disco vibre quando está a rodar a alta rotação.
quando levei o pioneer à assistencia para desbloquearem tb tinham lá um mas em aluminio que usavam nos testes de jitter.
em termos de audio notam-se ganhos na separação, profundidade e estabilidade da imagem. em termos de video não te sei dizer bem, mas sei que quando o experimentei neste fds pareceu-me que a imagem tinha um contraste fantástico. como não experimentei ver o filme sem o dito cujo não te sei dizer se fez diferença ou não. o filme, já disse, era o reino dos ceus.
infelizmente isso é coisa que não se vende há muito. o meu tem mais de 10 anos e é da audio-technica
já agora, a pioneer lançou há uns anos um leitor de cds em que o cd era assente por cima dum prato, com a face de leitura para cima, em que o prato funcionava da mesma maneira. esse leitor na altura foi mto bem recebido, mas isso passou de moda.
a teac é que nos transportes da esoteric (fantásticos..) tem um disco a todo o tamanho do cd/dvd que o segura. tirando mark levinsons, não sei se algum transporte chega aos pés desses em termos mecanicos.
movie_fan
26-10-2005, 12:44
O meu transporte actual é um desses Pioneer. Tenho também um Teac VRDS T1, que estou à espera que chegue do hospital.... :-[
O naim CD5i tem um iman para prender o disco e o TAG DVD32R também penso eu. :huum: E o meu RPM4 tem um uma cena esquisita que se aperta... :-P
movie_fan
26-10-2005, 12:50
E o meu RPM4 tem um uma cena esquisita que se aperta... :-P
Esse é o ultimate jitter reducer!!!!! :eheheh: :eheheh:
o meu transporte antigo (um marantz 94) tb prendia o disco com um clamp magnético, pq a marantz achava que as molas causavam excentricidade.
quanto ao project, tb uso no meu linn um clamp para o disco (da michell, acho eu); mas esse é anti-empenos, que em vinyl não há jitter :-P
movie, e que tal o teac? não gostas dele?
já o experimentaste com um bom dac externo?
Daffyduck
26-10-2005, 13:37
E pensava eu que este tópico era sobre imagem e cabos componentes mais especificamente.
Cambada de moderadores baiolas :lalala:
movie_fan
26-10-2005, 14:41
movie, e que tal o teac? não gostas dele?
Tenho também um Teac VRDS T1, que estou à espera que chegue do hospital....
já o experimentaste com um bom dac externo?
Tenho o AV32BP192 e um Audio Alchemy :Yes:
Este pato estranjeiro agora comprou material resmenga e já está a variar.* :lalala:
Pequeno desvio. Pessoal, on topic please, se acharem pertinente criamos novo tópico sobre clamps...* :Yes:
Linhares, o Xavier neste momento só tem cabo HDMI e entrada HDMI no PJ, mais nada. Mas vamos ver uma coisa, imho a opção por um iSan não seria nada por aí além já que o Sil504 do Arcam dá boa conta do recado. Um scaler talvez mas o do Sony é francamente bom e adaptado para a resolução "anormal" do PJ.
Onde ele ia ganhar imho era manter o sinal o mais possível no dominio do digital com uma ligação HDMI. Se mantiver o Arcam, terá sempre de fazer a saída em analógico e arranjar um conversor para HDMI algures no caminho. Compensa? :naosei:
Por 500€ ele consegue a melhor solução, um Denon 2910 usado, e mantém o Arcam para a componente audio (CDs e uns DVDs de concertos por ex.) IMHO claro.* o:)
Daffyduck
26-10-2005, 15:01
Xavier:
Deixa-te estar como estás. Mantem o Arcam para DVD que é fantástico, quando chegar a PS3 com o blueray ligas com o HDMI....
Estamos apenas no campo do debate. Neste momento estou estremamente satisfeito com a imagem que tenho (mesmo sem ser por HDMI).
Maverick
26-10-2005, 16:38
Ignorance is a bliss, acredita ;)
Mav
Ignorance is a bliss, acredita ;)
Mav
:worship:
P.S. Xavier, cash in. :Yes:
João Lopes
27-10-2005, 08:32
E sim, o preço a pagar por uma imagem de referência são alguns bugs irritantes. É uma questão de escolha. :naosei:
Quem diria que eu ia ler isto ::) ::)
Hum... e onde é que um receiver NAD tem um som de referência? :huum:
marcolopes
05-11-2005, 20:30
Estamos apenas no campo do debate. Neste momento estou estremamente satisfeito com a imagem que tenho (mesmo sem ser por HDMI).
Isso era o que dizia o meu primo... E eu batia-lhe na moleirinha e dizia-lhe: O TEU projector vai parecer um mutante quando o ligares com um CABO Component a um leitor de DVD de 20 contitos. 3 meses depois ainda diz a mesma coisa: "Bolas... abençoados 30 contos..." (20 para um Sony "UAU até que enfim que se chegou a acordo para o PAL-progressivo" e 10 para um Cabo component com 10 metros).
Agora dá gosto ver filmes em casa dele...
Moral da história: Podemos estar satisfeitos, mas SEM saber, temos equipamento capaz de dar o DOBRO, sem grandes investimentos.
Pelos testes realizados, o DV29 da Arcam (com saída HDMI) foi considerado com uma performance inferior ao DV27A com saída por componentes. Assim dito, não sei se terei muito a ganhar. :)
Deixem-me consolidar o meu padrão de imagem (com o PJ Sony) e depois talvez passe a outro patamar!!! :MrGreen: