PDA

View Full Version : Logitech harmony 885 user review

truto
25-10-2005, 01:09
Viva pessoal, não havendo um espaço mais apropriado, aqui fica a minha pequena review ao comando universal da logitech, harmony 885 http://www.logitech.com/index.cfm/products/detailsharmony/US/EN,CRID=2084,CONTENTID=9933.

Quando andava a escolher um comando universal, tinha basicamente três grandes candidatos: logitech-harmony, kamaleon ou philips pronto. Quando eu mostrei as opções que tinha em mente à lady, mal viu o harmony disse logo "eh que bonito". Depois já nem quis ver os outros muito menos ouvir falar em caracteristicas técnicas. Foi um dois em um, a escolha ficou feita com wife approval incluído.

Dito isto, estou felicíssimo da vida. Esta é uma das minhas melhores compras dos últimos tempos. Apenas com um comando consegue-se controlar facilmente todos os aparelhos, que no meu caso, de momento são 4 (tv,avr,dvd-rec,dvd). Mas que se note bem, para se ter todo o conforto com isto, os aparelhos precisam de ser deixados pelo menos em standby, o que elimina logo alguns dos foristas :eheheh:

Descrição geral
O sistema é composto pelo comando universal e uma docking station onde o comando pode ser deixado quando não está a ser usado
http://cgd.sdf-eu.org/ht/lh3.jpg
O comando não tem pilhas, usa uma bateria que se recarrega quando este é pousado na docking station. Reparar nos três contactos dourados
http://cgd.sdf-eu.org/ht/lh-dock.jpg.

Docking station
A docking station segue o mesmo padrão de design harmonioso do comando. Tem apoios de borracha para não se deslocar e a alimentação tem dois pormenores engraçados, embora não inovadores. Existem dois sulcos cavados na parte de baixo da docking station para transportar o cabo de alimentação. Os dois sulcos que "saiem" da docking em sentidos opostos dão-nos liberdade para que o cabo de energia venha do lado que nos der mais jeito. Ou seja, tanto pode entrar pela frente como por trás. Reparar nos dois sulcos na imagem:
http://cgd.sdf-eu.org/ht/lh-back.jpg

Comando remoto
Na minha modesta opinião, este comando tem três pontos fortes: estética, ergonomia e o conceito de actividades.

... estética
O comando é bonito. Wife approval garantido. Com as linhas curvas quebra um pouco a rigidez ortogonal dos comandos usuais. As cores predominantes, cinza escuro e claro, ficam bem.

...ergonomia
Por não ter pilhas é muito leve, e de um modo geral é ligeiramente mais pequeno que os outros. Depois é uma peça toda pensada em ergonomia. Desde duas cavidades na parte de baixo para encaixar os dedos indicador e grande, ao formato em silhueta de mulher, com a parte central mais estreita, onde as mãos ajustam bem para agarrar, são uma série de pequenos pormenores que fazem a diferença.
Existem indicadores de teclas no "5" e nos chapter next/prev (os indicadores de teclas são as marquinhas que estão em algumas teclas para as identificar sem ter que olhar para lá, por exemplo, nos teclados de computadores existem nas "f" e "j", que é onde devem estar colocados os indicadores esquerdo e direito na posição de repouso), e as teclas a prateado são curvadas em altos e baixos para se poder deslizar com o dedo até à tecla certa. Por exemplo, tanto o vol+ e vol- como o ch+ e ch- são uma só tecla física sendo as funções depoletadas nas "partes altas" da tecla.

...actividades
O comando, como se pode ver nas imagens, é composto por uma série de teclas físicas e um painel LCD. Não existem teclas tácteis. O LCD pode mostrar texto genérico, mas usualmente está dividido em 4 linhas de duas colunas. A cada linha/coluna corresponde uma tecla que despoleta a função da label a que está associada. O mesmo conceito das máquinas multibanco, por exemplo.
Deste modo temos umas 39 (aprox) teclas físicas com simbolos escritos, cuja função final em princípio deverá ser relacionada com o seu símbolo e 8 teclas associadas a etiquetas livres. Ou seja, temos 8 teclas de função livre. Melhor, o painel LCD faz scroll entre páginas, pelo que as 8 teclas estão associadas a 8 funções de cada página. Fazendo scroll podemos usar as 8 teclas de cima para controlar toda e qualquer função que os aparelhos possam ter, com nomes intuitivos.

Depois há o conceito de aparelho (devices) e actividades.

O comando pode memorizar até 15 devices. No modo device, todo o comando fica com as teclas mapeadas nas equivalentes do device, bem como as combinações que não foram atribuidas às teclas físicas, dispostas em páginas no LCD. Por exemplo, o denon 3805 tem 12 páginas de funções no LCD, ou seja, 12x8 funções, fora as que foram atribuidas às teclas fisicas.

O modo actividade é uma combinação de um ou mais devices. O comando pode ter até 255 actividades. Neste caso as teclas físicas dos comandos ficam distribuidas pelas dos aparelhos que compõe a actividade, e na parte do LCD são adicionadas etiquetas/funções a gosto de cada device. Além de termos um comando cujo ch+-/ch- pode ser enviado directamente à tv enquanto simultaneamente o vol+/vol- é enviado ao AVR o conceito de actividade não se esgota nisto: no inicio de actividade são executadas uma sére de comandos a gosto, tal como no fim da actividade. Entre actividades, o comando tem noção a actividade em que está, e apenas executa as acções necessárias para passar à próxima actividade.
Exemplos:
tudo desligado -
"ver tv": liga a TV;
"ver tv+avr": mantem a tv ligada e liga o avr (aqui parte das teclas ficam mapeadas para a TV, parte para o AVR);
"ver dvd+avr": mantem a tv e o avr ligados, liga o dvd, muda a tv para o input dvd, mudar o avr para a source dvd e faz play no dvd. As teclas ficam mapeadas entre os três aparelhos.
"ouvir rádio": desliga TV, desliga DVD, mantem avr ligado e muda a source para tuner.

Configuração
Toda a configuração tem que ser feita via web e apenas em windows ou mac (eu uso linux :#$%:). Tem que se criar uma conta no site da logitech-harmony e toda a gestão de devices e actividades é sempre feita através desse site via WEB/internet. O configurador deles tem a maior dos casos comuns já programados e respondendo a uma curta série (3,4) de questões de escolha múltipla faz-se o setup de forma trivial. Todos os aparelhos que eu tenho estavam na base de dados deles. Caso isso não aconteça, através de heuristicas conseguem arranjar um comando conhecido pelo sistema deles ao que temos. Existem opções para fazer "fine tunning" das configurações, como mudar a função das teclas, criar mais etiquetas/funções para aparecem no LCD em cada actividade, aprender funções novas, etc.

Conclusões

prós:
+ bom aspecto
+ muito fácil de usar e funcional
+ bateria recarregável

contras:
- um bocado carote (cerca de 270EUR)
- configuração tem que ser feita via web+internet (era mais rápido e prático ter software local)

cochinada
25-10-2005, 09:55
Tem de facto um aspecto fantástico :drool: e, se como dizes, a base de dados deles possui assim tantos aparelhos, então a programação torna-se extremamente simples :Yes:.

Já agora compraste onde? E só para comparar preços, uma vez que não faço ideia, quanto custam as outras duas opções kameleon e philips pronto?

MikeF
25-10-2005, 11:03
cochinada:
tenho um kameleon 6 com base; foi-me oferecido e comprado na alemanha, mas posso-te dizer que foi 50€ e a base (que inclui carregador e pilhas recarregáveis) foi 35€, +/-. funciona relativamente bem e a base de dados deles tb é grandinha. houve um código que não trazia (para o cyrus) mas mandaram-me por mail um ficheiro de audio. foi só por a tocar e encostar o comando à coluna do computador. se não tiveres computador fazem-te isso por telefone.

o logitech tb é giro e parece ser bem mais sofisticado (e não parece, é, bem mais caro). já o tinha andado a ver mas no site não tinham opções para o cyrus, se bem me lembro, ou se tinham não funcionavam bem (isto naquele tutorial na net...)
posso dizer que gosto bastante da logitech, uso teclados e trackballs deles (odeio ratos :#$%:) sem fio há anos, e como tenho a secretária do computador em vidro...

cochinada
25-10-2005, 11:08
MikeF,

Então posso depreender que estás satisfeito com o teu kameleon? Em relação ao logitech estive a investigar um pouco no Amazon.com e há (como sempre) tipos a dizer maravilhas e outros a dar-lhe com os pés MAS... uma coisa chamou-me a atenção nesta crítica (a bold):

"I just bought the 880 and altough it seems like a promising device I can't get it to connect with my computer. The install instructions are not clear and give you no idea of what to expect. When I called customer support (within the posted hours) I get put on hold and then after about 10 min or so the recording asks you to leave a message and hangs up on you. I should have expected problems when the "test drive" on the web did not work properly and when others on the net had expressed problems with install and customer support. For the price I think they should at least answer the phone and have usefull and easy to understand prompts to guide the install. One of the automated recommendations is to click on a link and re-install the software. When you click on the link you get "file not found". I would look for a different product - this one is not worth the frustration."

É que também tentei o tal "test drive" e....chapéu :-\

P.S.
já agora este tipo foi um dos que deu 1 em 5 estrelas sendo que a média é de 3,5 em 28 reviews o que não é propriamente famoso :nao::

http://www.amazon.com/exec/obidos/tg/detail/-/B00093IIRA/qid=1130234797/sr=8-1/ref=pd_bbs_1/002-2136316-3344026?v=glance&s=electronics&n=507846

MikeF
25-10-2005, 11:53
acho que as rotinas que eles implementaram tipo windows media center (p ex, ouvir cds » ligar leitor e amp, ver dvds... etc) são um bocado complicadas e dependem muito do estado em que estão os aparelhos (tipo estão todos em standby ou não, pq muitos aparelhos reagiriam a essa rotina desligando-se caso estivessem ligados)

o kameleon dá algum jeito sobretudo para ver cinema, pq consegui pô-lo a controlar o interruptor da luz. isso mais os controlos basicos do dvd e volume do amp já dá jeito. mas como ainda mexo bastante nos ajustes de video do pioneer ainda vou buscar o comando deste muita vez. e o projector achei mais seguro nem tentar controlá-lo com o comando, pq se se liga inadvertidamente...
pra fazer zapping dá perfeitamente, mas se quiser usar pip já tenho de ir ao comando da tv.

cochinada
25-10-2005, 12:32
Hummmmm estou a ver que não é nenhuma panaceia então :-\

truto
25-10-2005, 15:43
Este aqui mandei vir do RussAndrews porque aproveitei a encomenda de duas "Silencers" para pagar menos transporte. Ao fim e ao cabo, acabei por não ganhar grande coisa porque o BCP cobra 1.7% em transferências não-euro. Urgh. Ainda por cima, apesar de eu ter posto uma nota para não enviarem se não tivessem modelos com fichas compatíveis com as europeias continentais (shucko) enviaram-me o transformador com aquelas irritantes fichas britânicas (http://cgd.sdf-eu.org/ht/bp1.jpg). Agora estou a mandar vir um adaptador.

Para outros sítios possíveis de compra, tens o pixmania por exemplo.

Quanto aos concorrentes, o kamaleon já foi referido pelo mikef. Os philips pronto apresentam 4 modelos. Um que parece um comando tradicional, é o mais barato, depois a o pronto ng e o pronto pro ng, que parecem pdas, e tem um 4o que parece um tablet pc. Este última deve ser acima dos 1000eur, os dois modelos do meio, são na ordem dos 300 e 800 eur.

Quanto a problemas relacionados com o logitech, felizmente tem funcionado tudo impecavelmente. O site de configuração deles é windows only ou mac only. E pode dar alguns problemas para pôr o site "a falar" com o logitech. Mas conseguindo pôr isso a funcionar, fica tudo a correr bem e não dá problemas.

Quanto à confusão de estados, não tenho tido grandes problemas. Existem alguns issues de automatismos, mas isso tem que ser cada utilizador a fazer o tweak. Por exemplo, definir como é que a TV selecciona a source -- neste momento tenho esse problema, às vezes em vez de me seleccionar a entrada av1 mete uma à frente, depois quando é para voltar à TV (tuner) vai ter ao AV1, mas isso são tweaks que se fazem no site.

Depois temos sempre a hipótese de saltar para o modo device e aí temos todas as funções por nome, pip, teletext, etc pode ser feito tudo pelo mesmo comando.

Estou bastante contente com isto de facto. Para já porque me poupa bastante trabalho, torna a tarefa de ver os vários modos av (musica, tv, filmes) à distância de um clique. Depois porque finalmente a minha mulher começou a fazer uso decente do sistema, em vez de se limitar a ligar apenas a TV ;)

Orpheus
26-10-2005, 13:52
Ainda por cima, apesar de eu ter posto uma nota para não enviarem se não tivessem modelos com fichas compatíveis com as europeias continentais (shucko) enviaram-me o transformador com aquelas irritantes fichas britânicas . Agora estou a mandar vir um adaptador.

:huum: E se cortares o cabo e ligares lá uma vulgar ficha schuko de 1€, não ficava mais barato, rápido ,simples e bonito. :huum:

truto
26-10-2005, 14:32
:huum: E se cortares o cabo e ligares lá uma vulgar ficha schuko de 1€, não ficava mais barato, rápido ,simples e bonito. :huum:

Eu pensei nisso, mas os contactos estão directamente acoplados ao transformador (vê a foto com os crocodilos). Preciso mesmo do adptador. Ficou-me a brincadeira em perto de +10EUR.