PDA

View Full Version : Posição certa de luz ambiente

beckzito
06-11-2005, 21:27
Na minha sala, estou a pensar instalar uns aparelhos de luz, tipo 2/3 cilindros pequenos que há no ikea, e ainda estou a pensar ao certo onde os vou pôr.

Imaginando um LCD 40" a meio de uma parede, com duas prateleiras por cima(uma mais a cima, outra por baixo desta)a posição correcta de duas lamapdas 10w por exemplo é onde?De lado do LCD com a luz a vir do chão?Por cima, numa das prateleiras?

Errado errado é colocar luz atrás de nós e de modo a ficarmos a meio caminho entre a imagem(de frente)e a luz ambiente(de trás).Certo?

Obrigado 8)

truto
06-11-2005, 22:07
Normalmente nos foruns estrangeiros vês pessoal a fazer esquemas desses DIY. O melhor que já vi foi um tipo que comprou, tb no ikea se me recordo, luzes fluorescentes em serpentina, em vez de comprar lâmpadas fluorescentes convencionais. Depois ladeou a parte de trás do plasma dele. Não se ficou a ver nada (porque a serpentina fica atrás do aparelho) e com o efeito de luz ambiente como deve ser feita. E isto, respondendo à tua outra questão, a luz deve vir de trás do plasma e na direcção dos lados.

A philips lançou o ambilight há uns dois anos, e fez uma grande festa com isso embora fosse algo já conhecido, que funciona como disse atrás. Este ano lançaram o ambilight stereo, que as luzes de cada lado reagem à imagem de forma independente. Por exemplo, numa cena em que alguém acena com uma lanterna vê-se a luz ambiente a acompanhar os acenos da imagem. Eu tenho a versão mono, mas gostava de ver esta em acção.

miguelbarroso
06-11-2005, 22:45
Eu fiz algo do género:

http://www.forumhifi.com/galeria/displayimage.php?album=lastup&cat=10006&pos=6

M.

beckzito
06-11-2005, 22:54
Pois, como supunha. :Yes:
E quanto á côr, não devem ser brancas?

Skywatcher
06-11-2005, 23:44
Ou como os novos ambilight da Philips, que vai fazendo camaleão (com suavidade, claro). Se do lado esquerdo do ecra a imagem é em tons vermelhos a iluminação do lado esquerdo acompanha, etc.

Um abraço,

MissMovie
28-11-2005, 11:44
Desculpem lá mas o que é isso do ambilight da Philips? Eu sou um zero à esquerda nestas coisas :duh:, mas fiquei curiosa.* :-P

Skywatcher
28-11-2005, 11:58
É mais ou menos o que descrevia. Sai uma luz por trás da TV (Plasma/LCD), suave para não cansar a vista, mas presente para "chamar" subconscientemente a tua atenção visual para a zona do ecrã e assim favorecer uma maior concentração involuntária da tua parte no filme. A versão do ambilight nos modelos mais caros é capaz de produzir tonalidades diferentes de luz em lados diferentes do ecrã, de forma a "condizer" com a tonalidade da imagem que está a ser reproduzida.
Era o tipo de coisa pela qual ninguém dava nada quando a Philips anunciou, mas que toda a gente que experimentou gosta e diz que funciona muito bem. Às vezes, as ideias simples são as melhores... :)

Um abraço,

MissMovie
28-11-2005, 12:45
Ok Sky, já vi isso algures sim mas n sabia o nome. Qnd explicaram não percebi que a luz vinha da tv, pensei que era algum arranjo de luzes feito depois. :-[ Acho a ideia engraçada mas isso é alguma lâmpada especial? Será que traz problemas depois com o uso? Dará pra substituí-la? Saõ coisas a pensar. :-P

rneiva
28-11-2005, 13:23
Os livros que li sobre Home Theater, etc dizem todos o mesmo. A luz tem que vir detrás da TV. Eu tenho uma daquelas luzes da IKEA que são redondas para meter dentro dos moveis para iluminação. São baratas e serve qualquer transformador de 12V daqueles para iluminação. Funciona bastante bem e é muito barato (tal como a tua ideia, aliás).

beckzito
28-11-2005, 14:51
Já tenho quatro feixes de neon azul(também há branco e verde)do Ikea, baratos e funcionam bem para o efeito:Acho que o produto se chama TRETOIEN.

NFCDS
05-03-2007, 15:27
Ora aqui está o meu "ambilight" do IKEA.

PS: ao vivo é bem melhor, a culpa é do fotógrafo :MrGreen:

[anexo expirou]

Sherman
05-03-2007, 23:31
http://www.ikea.com/webapp/wcs/stores/servlet/ProductDisplay?topcategoryId=15579&catalogId=10103&storeId=17&productId=11158&langId=-25&chosenPartNumber=00098172

serrano
06-03-2007, 08:18

Pois eu diria mais, a culpa não é do fotógrafo... é do modelo :devil: :devil: :devil: :eheheh: :eheheh: :eheheh:

NFCDS
06-03-2007, 12:17

Pois eu diria mais, a culpa não é do fotógrafo... é do modelo :devil: :devil: :devil: :eheheh: :eheheh: :eheheh:

...do modelo :huum:

Aaah, de facto, o Malato não é muito fotogénico :devil:

PJ
06-03-2007, 12:20
Pois, se havias de tirar uma foto a um canal mais interessante ::) daqueles com mulheres bonitas :drool:, tiras a gaijos.

:huum:

NFCDS
06-03-2007, 12:34
Gandas melgas :-P

[anexo expirou]

Sherman
06-03-2007, 21:02
Saiu tremida... dá para tirar outra?? :poing:

pjorgenunes
06-03-2007, 23:37
Bem, agora é que não há duvida... é mesmo do fotografo... :MrGreen: :lalala:

serrano
07-03-2007, 08:25
Sim, o fotógrafo pode não ser lá muito bom (desculpa lá NFCDS), mas o gosto na escolha do modelo a fotografar, melhorou substancialmente... :drool2: :drool2: :eheheh: :eheheh: :eheheh:

NFCDS
07-03-2007, 11:15
Eu avisei... ;D

A outro foto dessa menina ainda está pior :P

Ei, mas o que interessa aqui é o efeito da luz de fundo e não as "luzes da frente" :MrGreen:

Richie
07-03-2007, 11:36
NFCDS,

A cor do "NFCDSLight" :eheheh: mudou de uma foto para outra ou é impressão minha?

Mas as do IKEA dá para mudar de cor, tipo mesmo Ambilight, ou ficam sempre numa cor estática?

NFCDS
07-03-2007, 12:00
:eheheh:

Apesar do IKEA ter outras cores (azul e verde), a cor "NFCDS_Light" é sempre a mesma, ou seja, branca.

Só que, nas minhas experiências com a máquina digital :P, tirei várias fotos com vários modos de exposição e... deu nisto :-[

serrano
07-03-2007, 12:15
:eheheh:

Apesar do IKEA ter outras cores (azul e verde), a cor "NFCDS_Light" é sempre a mesma, ou seja, branca.

Só que, nas minhas experiências com a máquina digital :P, tirei várias fotos com vários modos de exposição e... deu nisto :-[

Já pensaste aderir a um fórum sobre fotografia? Olha que eu ouvi dizer que se aprende bué... o:) o:) o:) :eheheh: :eheheh: :eheheh:

NFCDS
07-03-2007, 13:34
É uma hipótese... uma pessoa está sempre a aprender... o:)