setup de um Yamaha DSP AX1

Collapse
X
 
  • Filter
  • Horas
  • Show
Clear All
new posts
  • MMCB
    Iniciado
    • 15-11-2005
    • 161

    setup de um Yamaha DSP AX1

    Caros audiófilos

    Sou um rookie nestas andanças e estou a tentar construir um sistema de som (por baixo) para ouvir música e ver filmes. Ao longo dos últimos meses adquiri alguns componentes novos e outros usados em bom estado e queria pedir a vossa ajuda para esclarecer as minhas dúvidas.

    Os meus componentes neste momento são os seguintes:

    Amp: Yamaha DSP-AX1
    DVD: Pionner DV 575
    Colunas Frontais DM 602 s3
    Coluna central B&W LCR 600
    Colunas surround - wharfedale 8.4 (provisório)
    Colunas de efeitos - wharfedale 8.2
    Sub: Strata V
    Cabos para colunas: Black Rod. AST200
    QED Qunex SR75
    QED Qunex 1

    Dúvidas:

    1º Como configurar as minhas colunas no Ax1 "small ou large" (alguém tem um amplificador destes? é um pouco confuso) e o LFE apenas para o SW ou para as colunas também? Já ouvi algumas opiniões, mas .......

    2º As colunas surround são provisórias, pretendo efectuar um upgrade. Na vossa opinião devo adquirir umas colunas de solo tipo B&W603 ou 604, ou outro par de B&W 602 (bastante agradáveis pelo preço), visto que a minha sala não é muito grande (7m por 4m). A minha preferência recai nestes modelos pois adquiri 3 colunas desta série a um bom preço.

    3º Sempre que ligo o DVD à entrada coaxial digital DVD do AX1 não tem som, por isso está ligada à entrada coaxial CD, estará a entrada danificada ou algum problema de configuração?

    Com os melhores cumprimentos

    Mário

  • #2
    Re: setup de um Yamaha DSP AX1

    Bem vindo MMCB...

    Um AX1??? Bom, tenho de ver o manual...

    Mas para configuração, deixava as frontais a large e ligava o sub por hi-level, e as restantes a small com corte nos 60Hz. Isto se a tua sala permitir claro.

    Quanto às colunas, eu optava pelas 602S3 e o resto que sobra para umas 603/604, investia num upgrade digno desse nome: uns Dali Silver Wave Four...

    Podes ter a configuração errada para a entrada coaxial DVD... deixa estudar o caso e depois logo se vê.

    Se fores de Lisboa, podemos combinar uma visita. E já agora aparece no dia 19...

    Comment

    • IN FIDELIDADES
      Loja
      • 15-11-2005
      • 51

      #3
      Re: setup de um Yamaha DSP AX1

      os yamaha vêm geralmente configurados com o sinal coaxia para a entrada de cd,tens de ir ao setup para configurar a entrada para dvd
      se és da margem sul podes trazer o amp á loja que nós fazemos os setup's

      Comment


      • #4
        Re: setup de um Yamaha DSP AX1

        IN FIDELIDADES escreveu
        se és da margem sul podes trazer o amp á loja que nós fazemos os setup's
        Olha olha, estão a querer acabar-me com os lanches, cerbeza e afins...

        Brincadeira, sejam bem vindos.

        Comment

        • movie_fan
          Loja
          • 31-05-2005
          • 5979

          #5
          Re: setup de um Yamaha DSP AX1

          Pato escreveu
          IN FIDELIDADES escreveu
          se és da margem sul podes trazer o amp á loja que nós fazemos os setup's
          Olha olha, estão a querer acabar-me com os lanches, cerbeza e afins...
          Cola-te e vai à loja também! Aproveitas e ficas a conhecer!
          Network Stereo Transports for Hi-Fi systems.
          Visite-nos em www.crucial-developments.com
          [email protected]
          http://www.facebook.com/crucial.developments http://twitter.com/crucialdevelop

          Comment


          • #6
            Re: setup de um Yamaha DSP AX1

            Tenho de lá ir craças, mas o tempo não abunda... :'(

            Mas eu não posso gastar $$$ e têm lá umas promos que é de evitar olhar sequer.

            Comment

            • WarLock
              Audiófilo
              • 02-11-2005
              • 1601

              #7
              Re: setup de um Yamaha DSP AX1

              eu configurava as frontais visto serem umas 602 como small não estou a ver estas colunas a fazer frequencias muito baixas.

              eu tenho 601 s3 a frente e 600 s3 atras, todas como small e com o crossover nos 80hz, e penso ter o crossover muito baixo.
              WarLock

              Comment


              • #8
                Re: setup de um Yamaha DSP AX1

                As 602S3 descem bem... imho tens é o xover muito alto.

                Comment

                • WarLock
                  Audiófilo
                  • 02-11-2005
                  • 1601

                  #9
                  Re: setup de um Yamaha DSP AX1

                  qual o meu ?

                  achas ?

                  é que as surround só vão aos 75hz e o proximo passo no cross do denon é 60hz.

                  o spec das 601: 60Hz - 22kHz

                  fica mesmo na linha de agua nao vou ter problemas? axo que vou experimentar, já não posso é ouvir nada a esta hora.

                  de qualquer forma para tras nao deve de ser enviado muita informação de baixas frequencias.

                  eu tb sou novo nisto e tenho muitas duvidas , espero que no sabado haja gente com paciencia para me aturar no evento
                  WarLock

                  Comment

                  • MMCB
                    Iniciado
                    • 15-11-2005
                    • 161

                    #10
                    Re: setup de um Yamaha DSP AX1

                    Antes de mais obrigado pela ajuda prestada até ao momento. Agradeço o convite para o dia 19, mas vai ser um pouco difícil aparecer pois sou de Braga, contudo vou tentar...... pois gostava imenso.

                    Estive a ver o Manual do ax1 e quando se configura as colunas como small o crossover fica a 90 Hz se for a Large fica a 60 Hz, penso eu.......

                    Quanto à entrada coaxial digital Dvd, ainda não consegui resolver o problema.

                    Só mais uma curiosidade: As minhas colunas B&W têm uma impedância de 8, mas as Wharfedale são de 6, pelo que tive de diminuir a impedância no ax1. Será que com isto estou a perder rendimento nas B&W?

                    Obrigado


                    Comment

                    • Orpheus
                      Pagawa
                      • 07-03-2005
                      • 4883

                      #11
                      Re: setup de um Yamaha DSP AX1

                      Não estou a entender uma coisa, o Ax1 não dá para ajustar frequências de corte independentes?, tipo 60hz para as frontais e 80hz traseiras, ou full range á frente e 80hz atrás.
                      Quanto á impedancia acho que devias manter de acordo com as frontais que são as mais importantes, as que têm obrigatoriamente de tocar bem para o todo tocar bem, e no fundo esses switch´s nos A/V que dá para alterar a impedancia ainda não cheguei a saber ao certo o que é que eles alteram na amplificação do dito, nada de especial.
                      Quanto ao evento o povo do norte está a pensar ir e vir de comboio... é uma ideia...
                      TETRA

                      Comment

                      • MMCB
                        Iniciado
                        • 15-11-2005
                        • 161

                        #12
                        Re: setup de um Yamaha DSP AX1

                        Sim, não consigo ajustar as frequências de corte de cada canal independentemente. Apenas sei que se configurar as colunas como small, o corte passa a ser aos 90 Hz.

                        Comment


                        • #13
                          Re: setup de um Yamaha DSP AX1

                          MMCB,

                          Do que li no manual e por alto, realmente só tens 2 hipóteses: ou large ou smal com corte nos 90Hz.

                          Com base nisto e partindo do pressuposto que a tua sala não é problemática eu colocava todas a large (válido para quando tiveres as SR).

                          Se a central se queixar (port traseiro) coloca-a a small.

                          E liga o Strata V por hi-level também.

                          Warlock,

                          As 600 têm port traseiro, podes cortá-las aos 60hz. As minhas estiveram assim enquanto não lhes descobri uma ressonância chata. Depois coloquei-as a 90hz.

                          As 601 experimenta cortar a 60hz, estamos a falar de roll off há sempre algo que passa para cima e para baixo. E se tens um REL, hi-level e large pois que sim...

                          Comment

                          • WarLock
                            Audiófilo
                            • 02-11-2005
                            • 1601

                            #14
                            Re: setup de um Yamaha DSP AX1

                            tenho o rel no LFE só
                            WarLock

                            Comment

                            • highlander
                              Iniciado
                              • 18-03-2005
                              • 266

                              #15
                              Re: setup de um Yamaha DSP AX1

                              MMCB escreveu

                              Quanto à entrada coaxial digital Dvd, ainda não consegui resolver o problema.
                              No menu de setup tens uma opção I/O Assign que te permite mudar a entrada digital que fica activa quando seleccionas uma determinada fonte.

                              Por defeito nos Yamaha a entrada DVD é óptica.

                              Comment

                              Working...
                              X