PDA

View Full Version : CD para audição

saxo
22-11-2005, 12:24
Bom dia

Ao ver os comentários ao Evento Fórum Hi-Fi (parabéns pelo evento embora não tenha participado compena minha mas sou do Porto e as duas crianças não me permitem algumas veleidades...) vi a existência de várias trocas de informação sobre os CD's que estavam a tocar. Para além disso, não sendo um verdadeiro audófilo, gosto sempre de conhecer música menos comercial de qualidade. Infelizmente também não tenho tempo para procurar. E ao ver os comentários do evento, já "ganhei# dois novos CDs: Getz/Gilberto e Lyambiko

Assim, sugeria que colocassem os 7 (para não ser 5 nem 10...) CD que levaram/levariam para uma audição...

Obrigado

Maverick
22-11-2005, 12:26
Estamos a ver se compilamos uma lista com o que por lá se passou (pelo menos da nossa responsabilidade). Depois postamos na thread do evento.

Claro que isso não invalida que por aqui se façam outras sugestões!

Mav

Pato
22-11-2005, 12:28
Se quiserem podemos colocar aqui as faixas que cada um de nós seleccionou para o Evento de sábado, inclusive à noite posso colocar uma foto que demonstra o momento de escolha das faixas. Cada um levou uns quantos discos, e no fim só podiamos ter 6 faixas cada um. Este processo de escolha foi de um profissionalismo avassalador... :lalala:

MikeF
22-11-2005, 12:30
mas que é que tu pretendes? ter uma lista de cds para audição, tipo quando vais ouvir umas colunas a ver se detectas defeitos rapidamente, ou de pura musica para ouvir?
hmm, não querem mudar isto para a musica? e já agora, que tipo de musica é que gostas/procuras?

saxo
22-11-2005, 15:29
Pretendo mesmo conhecer boa música (obviamente é um conceito variável), musica pura.

Gosto de vários géneros. É mais fácil dizer que não gosto de Metal e musica de discoteca (a actual)...

Se calhar faz mais sentido em Música. Como se muda?

[Nota da Moderação: No Forum Hifi, um Moderador sempre ao seu dispôr... :-*]

MikeF
22-11-2005, 22:24
se gostas de musica vocal barroca posso recomendar um disco que levei mas não se ouviu; foi "editor's choice" da gramophone em 2004:
Haendel - Ode para o dia de Santa Cecília, gravação em sacd da Hyperion

http://www.hyperion-records.co.uk/details/67463.asp

por acaso a faixa que podes ouvir é a que eu menos gosto no disco, é a mais espalhafatosa e não ouves a voz da carolyn, que é bem boa.
mas podes ouvir o resto na fnac...

MikeF
22-11-2005, 22:31
Outro que para mim é lindo:
sibelius, musica para teatro.

http://www.linnrecords.com/cd_information/cd_information.asp?RecordingID=286

a suite pelleas et melissande é extraordinária, mas é musica calma e triste (a morte da Melissande, então...), tirando a musica para a festa de Belshazzar.
tenho uma paixão por este disco, e não percebo porque não se ouve mais sibelius.

Malick
22-11-2005, 23:17
Mike e cds da Naxos que se possam encontrar facilmente e que recomendes? :huum: Gostava de arranjar algo do Mahler porque no outro dia estava a rever o Death in Venice do Visconti e lembrei-me da Naxos! :-P

MikeF
23-11-2005, 00:10
argh, Mahler para mim é intragável depois da 2ª sinfonia...
se quiseres uma primeira jeitosa em termos de gravação, tens uma naquela série económica em sacd da LSO. tb há uma 5ª, que até comprei, mas não consegui ouvir aquilo... a primeira é mto gira.

quem sabe com o tempo consigo digerir a 5ª... entretanto tenho de me dedicar à 2ª, um amigo meu que me conhece e conhece bem mahler disse-me que da 2ª devia gostar; daí pra frente tenho as minhas dúvidas.

Malick
23-11-2005, 00:16
Mike thanks! Mas não tenho sacd... :'( Por isso tem mesmo de ser CD! Bem vou procurar na net algumas reviews sobre boas edições da Naxos, ou as mais recomendadas/premiadas. Caso te lembres de mais alguma coisa (não é preciso ser Mahler) avisa! :Yes:

MikeF
23-11-2005, 00:31
são sacd hibridos, podes comprar à vontade e ouvir num leitor de cds normal! qd tiveres um leitor de sacd ouves em sacd!

Malick
23-11-2005, 00:36
Ahhhh ok não sabia que era um híbrido, pensava que era só sacd!

shiseido
23-11-2005, 12:13
Os cd´s que regra geral andam sempre atras de mim, para as audiçoes costumam ser Dire Straits, Ac-Dc, Barry White, Tracy Chapman e Gary Moore. Alem destes, costumo usar um cd de musica classica (o unico pois nao gosto!) que veio de oferta na revista gramophone destinado especificamente para testes e antigamente (até o ter perdido :duh:) usava um cd de testes de car audio da focal :Yes:

Falp
23-11-2005, 12:57
Eu andava com uma bolsa de CDs atrás...

Hei-de passar as faixas chave para CD-R...

Mas de entre vários estilos de musica contavam-se faixas de Miles Davies, Diana Krall, Bob Marley, Beyoncé (até o lowrider se passou com os Strata :-P), Nitin Shawney, Jamiroquai, Mettalica e mais qq coisa...

MikeF
23-11-2005, 13:01
surpreende-me a facilidade com que se diz "não gosto de música clássica" e se mete tudo no mesmo saco, quando há coisas tão diferentes umas das outras.
curiosamente passava-se o mesmo em relação ao jazz há uns anos atrás, diziam que não gostavam de jazz como se não gostar de abercrombie fosse o mesmo que não gostar de ella fitzgerald...
acho que era mais prudente dizerem que não conhecem bem que não gostam, às tantas pelo meio há montes de coisas que até gostam e muito se se dedicarem a ouvir

shiseido
23-11-2005, 13:35
Realmente miguel, isto é como o pessoal que vai a um restaurante xinoca e de 50 pratos existentes, so experimenta 40 e no final ainda tem a petulancea de afirmar que nao gosta de comida xinoca..... ::)
Eu que adoro comida xinoca (pelo menos meia duzia de pratos) nao percebo o porque de certas pessoas afirmarem tal, quica nos 10 pratos que lhes falta experimentar,estejam os meus 6, ou quiçá pura e simplesmente tenham gostos diferentes e nao gostem!!!!!!!!!
Nao sei...... :naosei:

Pato
23-11-2005, 13:46
Acho que não se deve ostracizar ninguém...

Cabe a cada um, uma postura pedagógica para dar a conhecer a outros música, que por n motivos nos passa ao lado.

Mas para isso é necessário uma mente aberta e que aceite ser estimulada para novas descobertas.

E isso aplica-se a quem diz que não gosta de música classica, MAS TAMBÉM a quem só vê na música classica o único e nobre exemplo de Música.

Abraço

shiseido
23-11-2005, 13:57
O "problema" nao é as pessoas poderem ostracizar as outras, mas sim fazerem juizos de valor, sobre pessoas que nao conhecem e como tal, nao sabem minimamente a motivaçao que as leva a dizer que gostam de algo ou nao, utilizando argumentos como tal, errados para criticar a "escolha" dos mesmos!
Pato, a postura pedagogica do dar a conhecer, é louvavel mas obviamente é pertinente quando nao se conhece.... :luz:
Ah e pessoalmente, tambem nao gosto nada de hip hop mas concerteza existe quem goste, como por ex a minha cara metade* :duh:

Pato
23-11-2005, 14:01
Mas que sensíveis que estamos todos...

Querem que repita o meu post, ou perceberam à primeira? Em vez de se continuar com a discussão, porque não se dá a outra face? Fica bem e um pouco de tao tao é sempre agradável. :-*

P.S. Back on topic please.

MikeF
23-11-2005, 14:04
julgo que não ostracizei nem fiz juizos, no máximo achei que tinhas sido precipitado.
é que essa atitude era muito comum quanto ao jazz há uns tempos atrás, agora penso que é menos. e foi pelo que disse, tanto em jazz como em clássica, são duas designações que incluem uma variedade enorme, e acho dificil que no meio de tanta coisa não se goste de nada; mas se já provaste 40 dos 50 pratos então és um verdadeiro connaisseur...

quanto a hip hop, não é exactamente o género, mas alguem conhece trickie? acho que era esse o nome... mas posso confirmar.

shiseido
23-11-2005, 15:38
Mike, pessoalmente, os 40/50 foram um ligeiro exagero :eheheh:, mas conheco mais do que o suficiente para dizer que nao gosto, pois os meus sogros sao "fanaticos" na mesma alem do checimento absorvido ao longo dos anos, no entanto salvaguardo que "consigo" ouvir musica classica, mas depende do local e circunstanceas, nao é uma musical "universal"... Sobre jazz, aí admito que conheço pouco e o jazz é um tipo de musica deveras heterogeneo, no entanto, quiça nao se englobe no jazz :huum: mas sou fa da randy crawford :Yes:
Ps, fizeste um juizo de valor, mas no problem ;)

Falp
23-11-2005, 16:00
Há 15 anos atrás gostava de todos os géneros de música "menos jazz"...

Depois comecei a gostar de fusão, e depois de Jazz e adoro à anos... ao vivo nem se fala... :Yes:

Jazz é como whisky... amargo à primeira e depois aprecia-se mesmo... :-P

Orpheus
23-11-2005, 21:42
Eu não imagino sequer não poder ouvir um Coltrane, uma Patricia Barber, uma Cassandra Wilson ou até mesmo um Coleman...
Eu respiro Jazz, embora tenha horizontes para muita mais coisa, só mesmo o Hip Hop, o Rap, o transe e algumas outras é que não entra nada, nem mesmo forçando, não adianta. :huum:

MikeF
23-11-2005, 22:50
broaden your horizons!
pra não dizerem que só vos sugiro clássica, um pouco de trip hop!! :-P
tipsy - trip tease

até é engraçado!

[Imagem apagada por antiguidade]

Malick
23-11-2005, 23:28
Mike arranjei umas listas com os prémios das edições da naxos e estou a passá-la a pente fino :eheheh:, Vou ainda no início (ordem alfabética) mas o que te parece isto:

J.S. Bach - Concertos for Oboe and Oboe D'Amore
Bela Bartok - Contrasts+Violin Sonatas 1e2
A. Barrios - Guitar Music Vol 1
A. Bax - Symphony no 3 - The Happy Forest
A. Bliss - Adam Zero - A Colour Symphony :-P

MikeF
24-11-2005, 00:20
daí só comprava o de bach... mas os outros... ouve e logo vês.

bela bartok não quase de certeza. bax e bliss parecem-me contemporâneos demais para o meu gosto.

mas olha, falando em contemporâneos, um requiem que tens na naxos e que acho lindissimo é o do Rutter!! compra isso e vai pra casa digerir (é de fácil digestão!), vais ver que adoras.