View Full Version : Distâncias de projecção e diagonais
filipe79
22-11-2005, 17:26
Andei a dar uma olhada na calculadora do projectorcentral.com para o Panasonic AE900, mas é uma dúvida que dá para qualquer máquina.
Na minha sala, estou limitado a duas coisas, distância de projecção que no máximo pode ser 3.5m e o tamanho da tela que no máximo pode ser 1.80m de largura (dá uma diagonal máxima de 2.07m).
Ora, colocando estes números na calculadora, não consigo evitar que apareça a mensagem "Recommend Lower Brightness". Na prática, o que é que isto quer dizer? Tenho obrigatoriamente de enquadrar estas medidas na calculadora?
Desde já obrigado a todos.
Viva:
Isso apenas significa que a essa distância de projeção, com essa diagonal (que já é grande na minha opnião, para a distância de visualização) o brilho da imagem projectada pode ser elevado demais. No entanto, há duas coisas que podes fazer: a primeira é baixar a intensidade da lâmpada para o modo ecnomico, uma vez que os cáculos do site projector central não estão feitos para esse modo. Outra é usar uma tela cinzenta, para melhorares o contraste (isto já depende dos gostos).
De qualquer das formas, não te preocupes muito com essa "warning"
cochinada
22-11-2005, 20:47
J. Rosado, penso que não se trata da distância de visualização mas sim de projecção. Falta pelo menos saber uma delas...penso eu de que... :huum:
O jove até pode estar a 4 metros da tela ;)
filipe79
23-11-2005, 09:32
Sim, estou a falar de distância de projecção, que no meu caso até seria quase igual à de visualização, ou seja, +/- 3,5m
Sim eu percebi que era distância de projecção. Mas deduzi (e correctamente) que a distência de visuzalização ia ser igual ou quase igual. E nesse aspecto, continuo a achar a imagem muito grande, para essa distância de visualização.
filipe79
23-11-2005, 09:56
Relembra-me lá outra vez qual é a "fórmula"... :huum:
há várias, mas uma é a largura (não a diagonal) ser metade da distancia de visualização.
eu diria que com ~30 cm a mais ultrapassas isso mas não demais, deve dar perfeitamente para veres legendas sem voltar a cabeça, mas um problema que se levanta são as colunas; tens de as afastar mais do que isso? é que depois o angulo das colunas frontais para a tua posição começa a ser muito largo e cria problemas no palco sonoro. ou vais meter as colunas para dentro da largura da tela? por baixo, p ex?
Este site é útil para ver as distancias e o lens Shift do ae700/900
http://www.panasonic.ca/English/audiovideo/television/HomeCinema/throw/aspct169/ae700.asp
filipe79
23-11-2005, 11:07
Mike, não tenho que afastar as colunas frontais mais que 1.5m entre elas, apesar de à frente ter uma parede de 2.20m. Até ao "posto de visualização" vão os já falados 3.5m.
Em relação ao tamanho do ecrã, uma tela destas (http://www.projectascreens.nl/pages/details.php?taalCode=UK&subgroep=&rID=64&productID=190) com 95x168cm era muito grande? Seria melhor o tamanho inferior de 82x146?
cochinada
23-11-2005, 11:15
IMHO acho que 1,80m não é nada grande para essa distância...
Para mim a tela que mencionaste agora (95x168cm) é o tamanho ideal para essa distância de visualização :Yes:
Maverick
23-11-2005, 14:25
IMHO acho que 1,80m não é nada grande para essa distância...
Idem : 180 cm de largura da área visível com distância de visualização de +/- 3,5m é, IMHO, perfeitamente adequado.
Mav
Para uma distância de vizualização de 3,5 mt, concordo com o Rosado no tamanho da tela. Era a que eu usava quando tinha o PJ, para a mesma distância.* o:)
filipe79
23-11-2005, 14:31
Ok, obrigado pessoal! :Yes:
Skywatcher
23-11-2005, 14:58
E já que falamos do AE900 a cerca de 3,5/4mts de dist. de visualização. Que telas há, a preços relativamente acessíveis e de boa qualidade?
É que acabaram de me perguntar isso, por isso encontrar este tópico caiu mesmo bem :eheheh:
Projecta.
www.multivisual.pt (http://www.multivisual.pt)
Já agora, 1,9 de largura (visiveis) para distancia de visualização entre 3,5 e 4 m? Parece-vos bem?
Maverick
23-11-2005, 15:09
Para além da Projecta tens também a Draper.
Já agora, 1,9 de largura (visiveis) para distancia de visualização entre 3,5 e 4 m? Parece-vos bem?
Se for mais para os 4m, não me parece haver problema. IMHO, para 190cm de largura visíveis consideraria uma distância mínima de visualização cerca de 3,6m.
Mav
OK. A mínima deve ser mesmo 3,6...
É que o projector tem que ficar a cerca de 5,3 metros... Essa é a largura mínima que eu consigo...