View Full Version : Pedro Abrunhosa - Intimidades
Como não tenho acesso a adicionar este tópico ao DVD estreias, aqui vai:
Ontem deparei-me com este titulo. (2CD's + 1DVD) do concerto intimidades que tive a felicidade de ver no CCB. Ao vivo foi, de longe, das experiencias mais intimistas que tive.
Comecei agora a ouvi-lo (ainda em CD) e, para quem gosta de Abrunhosa, garanto-vos é SIMPLESMENTE FABULOSO!!!* :Yes: :Yes: :Yes: :Yes: :Yes: :Yes: :Yes: :Yes: :Yes: :Yes:
Simplicidade, composição cuidada, muito bem gravado.
http://www.fnac.pt/images/catalogo/dvdVhs/xl/602498750193.jpg
Também estou muito curioso face a essa gravação, a casa da música tem um potêncial fantastico para grandes gravações, aquilo tem uma acustica fabulosa, consegue-se ouvir ao pormenor os segundos planos, é escolher um instrumento e segui-lo até onde se quiser.
Se a gravção for boa acho que esse será um dos melhores feitos até hoje em Portugal.
Quanto deste?
Deve ser carote.
miguelbarroso
29-11-2005, 22:35
Pena é o rapaz não saber cantar... ::) (e ele sabe disso! :eheheh:)
M.
adomingos
29-11-2005, 23:22
Confesso que sou um admirador do Pedro Abrunhosa mas tenho de concordar com o Miguel, aliás, não é facto de não saber cantar, ele não tem mesmo é voz.
Por isso ainda o admiro mais, porque com todas as limitações que possui ao nível da voz é um artista extraordinário, sabe-se rodear de músicos excelentes e tem feito coisas diferentes ao longo da carreira e quanto a mim muito bem. :D
Quanto a este DVD não perdi tempo e comprei-o. Para fã é bom, mas claro, ao vivo as limitações de voz vêm mais ao de cima, não são disfarçaveis como em estúdio.
A embalagem é muito bonita em cartão e lá dentro um pequeno panfleto com fotos dele e da banda, assim como dois CD's (sim dois) e um DVD. :Yes:
O DVD, está marcado como DD 5.0, no entanto, o meu processador detecta o .1 e sai som por lá, não sei se foi engano se o quê. O que aconteceu quando ouviram?! :huum:
Quanto à imagem, para mim uma desilusão completa.* :duh: Bolas que porcaria, mais um bocado e via-se os quadrados do mpeg como acontece por vezes nas emissões de cabo quando o streaming emperra na emissora por um instante. Que imagem tão mediocre. Caramba não sei qual foi a razão mas aquilo está com uma compressão absolutamente miserável. Também acharam? :huum:
Quem é que editou isso? Com uma imagem tão má??? :eheheh: Quanto ao Abrunhosa: :puke:.
miguelbarroso
29-11-2005, 23:52
Eu não disse que ele é mau músico.. dou-lhe o valor devido! Foi simplesmente genial no "Viagens", com músicas que foram um pedrada no charco do panorama nacional (e bem adequadas à sua voz), consagrou-se com o Tempo (com o tipo de músicas que mais vendia) e espalhou-se no Silêncio, que musicalmente (e comercialmente) foi muito fraco). No Momento, é um saco misturado de sons melhores , outros piores...
Eu conheço-o e é um tipo muito inteligente, que soube preparar e gerir a sua carreira muito bem. Não teve sorte na voz que lhe deram... podia fazer como o Rodrigo Leão e arranjar quem cante por ele, mas isso não lhe enchia o ego, nem provavelmente lhe daria a popularidade que tem... :-P :MrGreen:
M.
eu não o conheço, mas o tipo acho que era prof de composição no conservatório... que é onde se aprende música... (bom tb se aprende no hot club)
por isso, tem alguma escola e sabe usar um pouco alguns recursos, e sabe fazer umas musicas de modo a compensar a ausencia de melhores recursos vocais...
confesso que tenho um disco dele que comprei em saldo e que até achei piada a uma ou outra coisa. era um de capa vermelha com um f...
aliás, os recursos vocais por si só não fazem um bom cantor... pensem em 2 exemplos portugueses... :
dulce pontes :puke: que pode ter uma grande goela, mas não a sabe fechar, a tentação para escancarar é tão grande... deve ter aprendido os vicios da celine dion e outras que tal.
e cristina branco, que pode não ter o vozeirão da outra, mas que usa a voz que tem com uma técnica e bom gosto 5*...
Quanto á imagem, julgo que ele quis dar um aspecto de filme/pelicula e miturou um filtro que enfatiza o brilho. IMHO foi propositado. Agoa cada um dirá se está mais ou menos bem conseguido. Ao inicio tive a mesma sensação, mas despois reconheci algum eventual "statement" estético.
marcolopes
03-12-2005, 11:30
Quanto à imagem, para mim uma desilusão completa.* :duh: Bolas que porcaria, mais um bocado e via-se os quadrados do mpeg como acontece por vezes nas emissões de cabo quando o streaming emperra na emissora por um instante. Que imagem tão mediocre. Caramba não sei qual foi a razão mas aquilo está com uma compressão absolutamente miserável. Também acharam? :huum:
O Dvd da "Maria Rita" tem o mesmo "defeito". Mas esse é mesmo exagerado! Até numa tv fracota se notam os "D-efeitos?".
Já, por exemplo, dvd's cá do cantinho, Rui Veloso Acústico, Silence 4 Ao vivo, são muito bons em tv's 16:9, mas passando para projector o que se nota é que os srs's devem ter gravado aquilo em 4:3 e depois fizeram uma edição em 16:9...
Em contrapartida, o SOM dos dvd's portugas é Muy Bueno!
jccarreira
30-04-2010, 05:53
Desculpem-me os fãs, mas este senhor anda perdido. O viagens mostrou que tem talento mas a partir do segundo trabalho demonstrou que não teve capacidade de continuar a inovar no panorama musical nacional.
Ele não tem voz mas tem lastro musical. Podia ser uma referência e ter a magnitude de um Rodrigo Leão, mas não. O popularucho foi mais apetecível...
Isto aqui é demasiado pequeno e já está cheio de cantores lamechas que não cantam nada. Há sempre lugar para mais um, mas é mais do mesmo.
Adorei o viagens, tive grandes expectativas para o futuro e custa ver um tipo com talento andar a fazer figuras destas. Não vai conseguir fazer sombra ao Tony Carreira e não há espaço para um pretenso sucessor do Júlio Iglésias a cantar Português.
Espero que ele acorde um dia e decida mostrar o talento que realmente tem.
o PA é audiofilo sabiam?
e tinha umas proac Studio :D
jccarreira,
Tenho que discordar. O Álbum viagens é o mais RAW do abrunhosa, o mais pop. Pop mais fácil e talvez "popularucho". A sua excelência como compositor e instrumentista só veio a revelar-se ao longo da carreira e dos discos que se seguem. A qualidade musical dos seus álbuns estão ao nível do melhor que se faz internacionalmente. Um misto de Jazz, com soul, uma mistura de sensibilidade e de pormenores fabulosa. Isto com a participação de um conjunto de músicos do melhor que a escola do Jazz pode oferecer. Experimenta dissecar qualquer um dos álbuns, apreciando com atenção a performance de cada instrumento, tentando separá-lo dos restantes. O sentido de tempo, a subtileza com que os instrumentos se misturam, a gestão do silêncio entre as notas, enfim... . De facto a a voz do Abrunhosa é muito má mas quem aprecia a técnica instrumental e a composição, é apenas um pequeno pormenor. E não vou entrar pela lado das letras.
E perdoa-me agora pelo desabafo. Quem não sabe distinguir entre Tony Carreira e Pedro Abrunhosa, terá que por em causa a forma como vive e interpreta a música.
Abrunhosa é um excelente músico de Jazz, e um extraordinário compositor. O Tony Carreira tem muito mérito comercial e profissional mas toca para um público musicalmente pouco evoluído. As suas musicas utilizam construções frasicas banais e quadradas, que resultam em composições desprovidas de criatividade músical. Copy, paste!
Apenas a minha opinião.
Um abraço
Xavier
jccarreira
01-05-2010, 07:20
Caro Xavier,
Ambos vemos o PA como um músico sério, competente e talentoso. No entanto, como fã que deixou de o ser, acho que poderia (e deveria) dar mais. Se achasse que ele não tinha capacidade para outros voos não me sentia tão desiludido.
Confesso que para além dos dois primeiros albuns não voltei a ouvir mais nada e só tenho acompanhando o seu trabalho pela rádio e tv. Como tal, posso não estar a ser muito justo na minha análise. Vou ouvir melhor os outros CDs para ver se valorizo mais o seu trabalho.
Sobretudo, não gosto da forma como ele, como produto comercial, nos tem sido vendido. A pose, a imagem, o estilo, o merchandising nos pontos de venda, as capas e artigos nas revistas cor de rosa, as entrevistas no programa do Goucha, etc. É deplorável...
É devido a essa imagem comercial que o colo ao Tony Carreira. As qualidades de cada um são muito distintas, concordo contigo, mas vejo-o como mais um produto para consumo massivo. E, Tonys, Represas e Ruis Velosos já há muitos.
Eu sei que a música para nós é um prazer e que para os artistas é também um ganha pão. Mas para as editoras, aquilo tem que dar dinheiro e ser espremido até à última. É pena que assim seja...
Enfim, gostava de olhar para ele como olho para um Rodrigo Leão.
Cumprimentos,
jccarreira
Caro Xavier,
Ambos vemos o PA como um músico sério, competente e talentoso. No entanto, como fã que deixou de o ser, acho que poderia (e deveria) dar mais. Se achasse que ele não tinha capacidade para outros voos não me sentia tão desiludido.
Confesso que para além dos dois primeiros albuns não voltei a ouvir mais nada e só tenho acompanhando o seu trabalho pela rádio e tv. Como tal, posso não estar a ser muito justo na minha análise. Vou ouvir melhor os outros CDs para ver se valorizo mais o seu trabalho.
Sobretudo, não gosto da forma como ele, como produto comercial, nos tem sido vendido. A pose, a imagem, o estilo, o merchandising nos pontos de venda, as capas e artigos nas revistas cor de rosa, as entrevistas no programa do Goucha, etc. É deplorável...
É devido a essa imagem comercial que o colo ao Tony Carreira. As qualidades de cada um são muito distintas, concordo contigo, mas vejo-o como mais um produto para consumo massivo. E, Tonys, Represas e Ruis Velosos já há muitos.
Eu sei que a música para nós é um prazer e que para os artistas é também um ganha pão. Mas para as editoras, aquilo tem que dar dinheiro e ser espremido até à última. É pena que assim seja...
Enfim, gostava de olhar para ele como olho para um Rodrigo Leão.
Cumprimentos,
jccarreira
Mas porque é que a imagem, o merchandising, a publicidade e os programas do Goucha nos hão-de fazer distrair daquilo que é importante: A MUSICA???:confused:
Pessoalmente também não aprecio a forma como o 'Abrunheira' explora a sua imagem mas sei perfeitamente distinguir o seu mérito como compositor e músico para que isso me incomode, apenas ignoro esse aspecto...aliás, não vejo os gouchas. :rolleyes:
Dou um exemplo que se passa comigo, e até talvez de um caso mais extremo: Não sendo um apreciador ou consumidor de música heavy-metal ou hard-rock aprecio a música do Marilyn Manson...apesar de todo o circo que acompanha o homem (se é que se pode chamar-lhe isso). Aliás, a minha primeira reacção ao tipo foi de asco, nem lhe dava atenção. Um dia um amigo meu apreciador do género emprestou-me um CD (Mechanical Animals) pedindo-me para que me limitasse a ouvi-lo com atenção. E de facto tive de reconhecer o seu mérito na criação e composição musical, letras bastante acutilantes, melodia por detrás da agressividade. Acabei por comprar o álbum e continuo a gostar de o ouvir. Não vejo os seus videoclips, não vou aos concertos, não leio as suas entrevistas, não sou 'fã'...enfim, apenas aprecio a música. Afinal...não é isso o que importa? ;)
Mas porque é que a imagem, o merchandising, a publicidade e os programas do Goucha nos hão-de fazer distrair daquilo que é importante: A MUSICA???:confused:
Pessoalmente também não aprecio a forma como o 'Abrunheira' explora a sua imagem mas sei perfeitamente distinguir o seu mérito como compositor e músico para que isso me incomode, apenas ignoro esse aspecto...aliás, não vejo os gouchas. :rolleyes:
Dou um exemplo que se passa comigo, e até talvez de um caso mais extremo: Não sendo um apreciador ou consumidor de música heavy-metal ou hard-rock aprecio a música do Marilyn Manson...apesar de todo o circo que acompanha o homem (se é que se pode chamar-lhe isso). Aliás, a minha primeira reacção ao tipo foi de asco, nem lhe dava atenção. Um dia um amigo meu apreciador do género emprestou-me um CD (Mechanical Animals) pedindo-me para que me limitasse a ouvi-lo com atenção. E de facto tive de reconhecer o seu mérito na criação e composição musical, letras bastante acutilantes, melodia por detrás da agressividade. Acabei por comprar o álbum e continuo a gostar de o ouvir. Não vejo os seus videoclips, não vou aos concertos, não leio as suas entrevistas, não sou 'fã'...enfim, apenas aprecio a música. Afinal...não é isso o que importa? ;)
....eu sou igual ! Adoro Tarte de Maça ! ;D
vinilsuporter
02-05-2010, 15:15
vivi muitos anos no porto, não sou por assim dizer fã do pedro abrunhosa, mas confesso que o tipo tem uma certa queda para fazer por vezes canções muito interessantes e profundas, mesmo não tendo voz.
a última "fazer o que ainda não foi feito" parece-me ser das melhores coisas que ele editou até hoje e por isso mesmo não gostando temos de dar o mérito a quem o tem.
vivi muitos anos no porto, não sou por assim dizer fã do pedro abrunhosa, mas confesso que o tipo tem uma certa queda para fazer por vezes canções muito interessantes e profundas, mesmo não tendo voz.
a última "fazer o que ainda não foi feito" parece-me ser das melhores coisas que ele editou até hoje e por isso mesmo não gostando temos de dar o mérito a quem o tem.
Lá jeito para a queda ele tem sim senhor!;D
.....vou pedir ao metaleiro para te emprestar Gipsy Kings....com o o uso pode ser que passes a gostar.....;D.....é como o Gel de Banho....e o Sabonete !
jccarreira
02-05-2010, 23:10
De acordo. O mais importante é a música. Tenho é dificuldade em levar a sério um bom músico que se deixa promover como mais um mediano produto para consumo massivo.
É tudo uma questão de expectativas. De alguém com o potencial dele espero melhor.
Casos como o do Manson também tenho uns poucos. Desde que a música agrade, ignora-se o resto.
Infelizmente, exemplos como o do Abrunhosa que lançam um primeiro trabalho surpreendente e inovador e que não conseguem continuar a marcar a diferença também há vários. Como amante de música, assumo a desilusão.
Para os actuais fãs ele está no caminho certo. As vendas demonstram uma estratégia vencedora. Como antigo fã espero que ele mude e me volte a surpreender. Até lá, viva a boa música que nos alimenta a alma...