View Full Version : The Royal Philarmonic Orchestra em SACD por 2 tostões!
Comprei recentemente um SACD de R.Strauss tocado por "The Royal Philarmonic Orchestra" e acho bastante bom (sendo um leigo na matéria :lalala:). Uma edição muito cuidada, apresentação excelente e a qualidade de gravação também me parece fantástica (para já só ouvi em cd, pois é um híbrido e não tenho leitor de sacd). As edições podem ser vistas aqui, todas tocadas pela Royal Philarmonic Orchestra creio eu:
http://www.membran.net/db_php_eng/index.php?action=list&pageNr=6&sid=5c7dffa3b4401c8a5042b7b4702580d8#
De referir que o SACD me custou a módica quantia de 9€!!! :eek: :poing:
http://www.membran.net/img/222879_front.jpg
http://www.membran.net/img/222879_back.jpg
E podes dizer onde é que arranjas SACD a esse preço, tenho curiosidade de testar um HDCD no meu Rotel... de repente no mesmo sitio pode-se arranjar… Depois no outro post diz lá algumas coisinhas do teu novo brinquedo, quando já o tenhas testado bem.
E podes dizer onde é que arranjas SACD a esse preço, tenho curiosidade de testar um HDCD no meu Rotel... de repente no mesmo sitio pode-se arranjar… Depois no outro post diz lá algumas coisinhas do teu novo brinquedo, quando já o tenhas testado bem.
O SACD comprei-o no MediaMarkt aqui em Braga! :-P Um dia destes ainda passo lá e trago mais 2 ou 3 edições desta colecção, pois por este preço acho que vale mesmo a pena! Quanto ao brinquedo novo, "estou maravilhado" como dizia o outro! :eheheh:
Tens aqui um espectacular (IMHO obviamente), o "Cafe Blue" da Patricia Barber, está um bocado caro, sempres podes tentar arranjá-lo "online".
http://www.ajasom.net/1frame.html#D_ETIfim
Essa é uma série económica em sacd da RPO, os preços julgo que rondam os 10 euros na fnac. a série deve ir praí nas 2 dezenas de sacds.
tenho uma 1ª e uma 5ª sinfonias do mahler nessa série; a 1ª é razoável, mas não é do melhor em gravação nem em performances... a 5ª ainda não tive pachorra para a ouvir, é duma fase diferente do mahler e não encaixo muito bem aquilo... as sinfonias dele são bastante diferentes umas das outras, e a primeira é a mais acessível. por isso comprei numa série económica...
o que noto é que os agudos às vezes são agressivos, o que costuma ser raro em sacds bem gravados, e a dinâmica não é das mais naturais e "effortless"...
Essa é uma série económica em sacd da RPO, os preços julgo que rondam os 10 euros na fnac. a série deve ir praí nas 2 dezenas de sacds.
tenho uma 1ª e uma 5ª sinfonias do mahler nessa série; a 1ª é razoável, mas não é do melhor em gravação nem em performances... a 5ª ainda não tive pachorra para a ouvir, é duma fase diferente do mahler e não encaixo muito bem aquilo... as sinfonias dele são bastante diferentes umas das outras, e a primeira é a mais acessível. por isso comprei numa série económica...
o que noto é que os agudos às vezes são agressivos, o que costuma ser raro em sacds bem gravados, e a dinâmica não é das mais naturais e "effortless"...
Para os meus ouvidos e para o meu sistema parece-me bastante bom! Até estou a pensar comprar mais algumas coisas desta série. No pequeno booklet do cd explicam que o objectivo é esse mesmo: levar qualidade ao "povo" através de um preço acessível. E creio que por 9€ será difícil fazer melhor...Para mim está aprovadíssimo! :Yes:
acho mto bem que comecem a comprar sacds e a ouvir em multicanal...
tens uma outra série económica da brilliant em que tens uma ou outra coisa bem interessante por preços parecidos: tens um de musica coral de brahms lindo, uma grande missa do mozart, a sinfonia sacra do schutz... são 3 discos a aproveitar.
na naxos tb tens vários sacds económicos com coisas fantásticas: um p ex é o te deum do charpentier, adoro o disco... (o princípio do te deum era usado como hino da eurovisão... mas continua a ouvir pq a obra é muito interessante mesmo).
tb pode ser que a zarathrousta esteja mais bem gravada que o mahler; e é com o sir charles mackerras, que é um bom maestro... os estudios da abbey road são bons e isso foi gravado em 95, não há mto tempo, mas em 95 não sei se já gravavam em dsd.
sou capaz de comprar isso, a única zarathrousta que tenho é em vinyl; se comprar depois digo.
e vais ver que depois de te habituares o que custa é dar mais de 20 euros por um banal cd...
Lowrider
21-12-2005, 07:20
Mahler, o meu favorito quando tenho pachorra para fechar a luz e entrar na musica...
A mais acessível é a 4, very nice, a melhor, mas dificil, é a 9... :duh:
Tenho alguns sacds da Royal Philarmonic Orchestra. Destaco aqui 2:
- Carmina Burana, de Carl Orff (quem não conhece por este nome oiça a primeira faixa e fica o problema resolvido). Simplesmente a melhor gravação que já ouvi;
- Bolero, de Maurice Ravel. Excelente qualidade de gravação com uma dinâmica muito boa. O tempo um bocadinho apressado para o meu gosto mas mesmo assim muito bom.
Comprei há já algum tempo, na Fnac, ao preço de 11 órios a unidade.
Tenho que dar um salto ao Mediamarkt para ver o que se encontra lá!
Naxos:
carminas buranas, boleros... só te falta as quatro estações... :-P
num te chateies, tb gosto da carmina burana; tenho a da telarc mas em cd, já e velhinho e é daquelas gravações da telarc do principio da era digitas... +/-...
não sabia que a da LPO era boa; quem é que dirige, lembras?
já agora, tb tenho uma em dvd com uma encenação dos anos 70 muito engraçada.
Lowrider
21-12-2005, 10:17
Também tenho esse Telarc, junto com o 1918, ou será 1818, do Tchaikovsky eram as referências na altura... ::)
Lowrider
21-12-2005, 10:23
É a PDI... :naosei:
Fjnr,
Esses da Ajasom estão um bocado carotes, no entanto vou dar uma voltinha pelo Ebay a ver o que se arranja.
Tenho visto muitos HDCD feitos em Asia, cd's GOLD, por exemplo nestes dias venderam um dos êxitos de NIRVANA HDCD...
Tenho lá ido a Mediamarkt mas nunca vejo nada HDCD...só normais, será que o Malick esconde os cd's :eheheh:
Mike
o "fortuna" nesta Carmina Burana até nem é grande espingarda pois gosto dela muito explosiva! nñao me recordo de quem dirige mas muitas das faixas apresentam uma dinâmica excepcional. o barítono é fabuloso.
Quando às 4 estações, a referência que tenho é da Chesky Records, pelo Connecticut Early Music Festival Ensemble. Um som cristalino, com uma resolução estratosférica.... só ouvindo...
[Imagem apagada por antiguidade]
das quatro estações já falamos por aqui num topic; o unico que me apeteceu comprar foi o da foné e não tenciono comprar mais nenhum...
Lowrider, mahler não atino com ele... e penso que a malta que não adora clássica mais vale que não se meta em mahler senão continua a dizer que não gosta de clássica.
Lowrider
21-12-2005, 13:28
Experimentem a 4ª, até foi usada num filme, por isso é familiar... :Yes:
A minha versão, excelente, recomendada no Penguin é da CBS cantada pela Catheline Battle, se não me engano, está em Cascais... :'(
mahler não atino com ele... e penso que a malta que não adora clássica mais vale que não se meta em mahler senão continua a dizer que não gosta de clássica.
Subscrevo.
Lowrider
21-12-2005, 15:14
A maior parte da musica dele é muito comprida, muito sofrida, precisas de ter muitas horas de musica clássica, a 4ª é só um disco e fácil de ouvir, também gosto imenso da canção da terra, mas é muito melancólica...
Por acaso gosto de Mahler e não sou nenhum entendido em Clássica. Talvez seja uma questão de simples gosto pessoal, e também por razões cinéfilas (aí sou barra :-P).
marcolopes
22-12-2005, 04:15
Música clássica é uma das minhas paixões tb, mas confesso que não tenho sistema para a ouvir mínimamente como gosto. Felizmente tenho quase sempre, uma vez por mês, o prazer de poder ouvi-la ao vivo através da Orquestra do Norte. Tocam numa igreja que, para além de bela, tem uma acústica fenomenal... ficar a 1 metro da primeira fila de violinos (não estou a exagerar) é qq coisa que NENHUM HIFI consegue reproduzir... pode tentar... pode.
Deixo aqui a minha dica para voces que adoram SACD. a www.cdgo.com tem muita coisa em catálogo, tanto clássica como pop / rock / jazz...
Skywatcher
22-12-2005, 10:13
Bem visto, tenho que ver se passo lá hoje à tarde na CDGo. Ia passar lá perto e ia...
Um abraço,