PDA

View Full Version : Rodrigo y Gabriela

jordanopeth
24-02-2006, 17:15
Não, não é nenhum duo brasileiro, nem nenhum casal de "actores" daqueles filmes :eheheh:

Pode custar a acreditar mas isto é uma miscelânea instrumental de flamenco, jazz, world e ... metal apenas tocado por duas guitarras acústicas !

Para além da música ser fabulosa é daquelas gravações que nos faz ficar contentes com o sistema que temos, principalmente o álbum ao vivo.

Checkem em www.rodgab.com onde podem ouvir uma música do álbum novo e o video da mesma música ao vivo e vejam aqueles dedos a voar :Yes:

Para quem conhece Metallica (não deve ser das coisas mais ouvidas por aqui...) deêm uma olhadela em

http://www.myspace.com/rodrigoygabriela

e ouçam a cover do Orion.

Foi com esta música que os descobri, entretanto já comprei os dois álbuns que têm (um de estúdio e outro ao vivo) e já tenho o álbum novo em pre-order na amazon.

Por acaso fiquei agora a saber que o disco entrou para primeiro lugar do top irlandês :ena:
Haja um país onde um top tenha alguma qualidade.

movie_fan
24-02-2006, 18:15
Uma cover do Orion?? Deixa-me cá ouvir isto....

EDIT: Sim senhor, está engraçado! :Yes:

Francesco Zappa
24-02-2006, 18:41
O Medley do One com o Take 5 também está muito engraçado :Yes:

luis neiva
01-03-2006, 17:59
guitarras acusticas não há nada que chegue ao guitar trio
(friday night in san francisco :king:)

mas Tuck e Patti também é cool
(o homem toca muuuuuuuuiiiiiiittttttttttoooooooo)

jordanopeth
01-03-2006, 18:29

O que me faz gostar tanto do rodgab como do friday night é o facto de serem instrumentais tocados apenas com guitarras acústicas, o que não acontece com o Tuck e a Patti.
Se ao menos a Patti estivesse caladita :eheheh:
Desculpa, mas os meus gostos no jazz não conseguem ir assim tão longe ...

Falp
01-03-2006, 18:33
Para quem conhece Metallica (não deve ser das coisas mais ouvidas por aqui...)

O meu DVD do concerto dos Mettallica com a orquestra de San Francisco é :Yes:

jordanopeth
01-03-2006, 18:53
Para quem conhece Metallica (não deve ser das coisas mais ouvidas por aqui...)

O meu DVD do concerto dos Mettallica com a orquestra de San Francisco é :Yes:

Não tenho o DVD, mas tenho o CD ( e o triplo vinil :Yes:) e talvez seja das coisas de Metallica que menos gosto ...
Tem floreado "sinfónico" a mais para o meu gosto, acho que o Michael Kamen (RIP) exagerou (ou deixaram-no exagerar...) um bocado.
Obviamente esta é só a minha opinião.

É giro ver nesse concerto que o público não sabe como reagir :eheheh:
O pessoal fica sem saber se aquilo é um concerto clássico ou de metal ...

Aconteceu exactamente a mesma coisa cá com Apocalyptica no CCB :MrGreen:
Será que se deve gritar ? Será que podemos "berrar" o refrão ?

movie_fan
01-03-2006, 19:21
Olha, não sabia que o Michael Kamen já não estava entre nós....

Concordo também que, por vezes, a orquestra e a banda não estão propriamente em sinfonia, perdão :-P, em sintonia....

luis neiva
02-03-2006, 10:54

:huum: blasfemia
ouve o castles made of sand ou o time after time o:)

jordanopeth
02-03-2006, 11:36

:huum: blasfemia
ouve o castles made of sand ou o time after time o:)

Eu sei que isto deve soar a blasfémia para muita gente aqui mas sinceramente não consigo gostar.

Ando a tentar ouvir algumas coisas, e gosto de umas coisitas daquelas muito light.
Gosto do Jazz at the Pawnshop e agora descobri outro muito fixe, Jaques Loussier - Baroques Favorites em que o senhor toca versões jazzisticas de algumas peças de música clássica.
Aliás andei a fazer umas pesquisas e o senhor já deve ter convertido grande parte da música clássica para jazz :eheheh:
Mas lá está, tudo instrumental.

Afinal de contas, eu sou daqueles que acha que se aquilo que a Maria João faz é cantar, vou ali e já venho ... :lalala:

Francesco Zappa
02-03-2006, 12:07

Tuck e Patti, apesar do homem tocar que se farta, não é coisa que aprecie por aí além.
Será, talvez, pela escolha de repertório que não gosto particularmente. :huum:

O trio é, de facto, impressionante, quer no todo quer nas suas partes mas há outros nomes que ombreiam com estes na guitarra acústica. Uns mais pelo virtuosismo outros mais pela composição, inovação e/ou singularidade.
Nomes como Derek Bailey, Bill Frisell, Ralph Towner, Ry Cooder, Richard Thompson, Leo Kottke ou Baden Powell entre outros.
Já agora, e como curiosidade, deixo aqui este link para uma lista (que como todas as listas, vale o que vale) de 100 álbuns acústicos essenciais

http://www.acousticguitar.com/issues/ag45/feature45.html

Como qualquer lista que se preze, faltam outros tantos ;D

Francesco Zappa
02-03-2006, 12:35
Afinal de contas, eu sou daqueles que acha que se aquilo que a Maria João faz é cantar, vou ali e já venho ... :lalala:

Cantar não tem de ser forçosamente a articulação/vocalização de palavras/frases, cantar é mais que isso, cantar é a emitir uma "série de sons musicais cadenciados, formados pela voz" (claro que como em tudo há bons e maus ;) ).
Claro que as pessoas estão muito mais habituadas/condicionadas a ouvir/gostar do canto que "lê" um texto, tendo alguma dificuldade em aceitar qualquer "fuga à norma".
Muitas técnicas vocais, como o scat, são usadas improvisando sílabas/sons/palavras como forma de interacção com os outros músicos, um género de pergunta/resposta.
A Maria João usa a voz mais nesse sentido, como um instrumento como o é um saxofone ou um trompete e, gostando-se ou não, uma coisa é certa, ela faz o que quer com o seu "instrumento". :eheheh:

jordanopeth
02-03-2006, 14:28
[

O trio é, de facto, impressionante, quer no todo quer nas suas partes mas há outros nomes que ombreiam com estes na guitarra acústica. Uns mais pelo virtuosismo outros mais pela composição, inovação e/ou singularidade.
Nomes como Derek Bailey, Bill Frisell, Ralph Towner, Ry Cooder, Richard Thompson, Leo Kottke ou Baden Powell entre outros.
Já agora, e como curiosidade, deixo aqui este link para uma lista (que como todas as listas, vale o que vale) de 100 álbuns acústicos essenciais

http://www.acousticguitar.com/issues/ag45/feature45.html

Como qualquer lista que se preze, faltam outros tantos ;D

Fixe, bela lista, thanks :Yes:

Ry Cooder já conheço, a grande BSO do Paris Texas.
Acho que o One Guitar, No Vocals é do Leo Kottke :huum:

Cantar não tem de ser forçosamente a articulação/vocalização de palavras/frases, cantar é mais que isso, cantar é a emitir uma "série de sons musicais cadenciados, formados pela voz" (claro que como em tudo há bons e maus ;) ).

Obviamente que eu sei isso, aliás não consigo perceber puto de grande parte das coisas que oiço embora os tipos estejam a dizer alguma coisa :eheheh:

Mas às vezes parece que esse pessoal esteja apenas a executar aqueles exercicios para aquecer o "instrumento" ...
Faz lembrar aqueles guitar heros (que costumam aparecer nas demos das marcas) que impressionam pela velocidade com que tocam, mas para quem esteja habituado sabe que aquilo não passa de exercicios de escalas encadeados uns nos outros.

Claro que as pessoas estão muito mais habituadas/condicionadas a ouvir/gostar do canto que "lê" um texto, tendo alguma dificuldade em aceitar qualquer "fuga à norma".

Isto faz-me lembrar a história de um conhecido meu que conseguiu em Paris chegar à fala com o vocalista da banda (não tenho a certeza mas acho que eram os Obituary ...) da qual era fã absoluto e lhe perguntou o porquê dos LPs não trazerem as letras.
Ao qual o senhor respondeu que .... não tinham :MrGreen:
Era tudo inventado na hora, de qualquer maneira se tivesse não se percebia nada, por isso era igual ao litro :eheheh:

Francesco Zappa
02-03-2006, 14:36
Acho que o One Guitar, No Vocals é do Leo Kottke :huum:

É sim senhor ;), e apesar de não ser, IMHO, dos seus melhores (ou será que queria dizer dos meus preferidos :huum:) é um álbum muito agradável. :Yes: