PDA

View Full Version : cabos diy, mais alguem testou?!

filipesousa
21-04-2006, 17:10
bom sou um adepto de diy (para aprender não há melhor),é pena o forum nao ter uma area especifica dedicada a DIY(isto é tipo ..pedido) . fiz uns cabos para as colunas com cabo cat6 metodo VH (bicablagem) e fiquei :o , nunca pensei que ia ter um bom tao bom.alguem mais pode comentar experiencias semelhantes?
As minhas wharfedale agradecem ,ja nao os tiro tao depressa ;D pois gostei imenso dos resultados, e nem estou a pensar em custos de cabos para colunas.

peixe fino
21-04-2006, 17:29
Oh, isso do FVM é do que mais há cá no pessoal
:MrGreen: o:) :eheheh:
Ora far-me-á o caríssimo a fineza de estudar a profundidade do tópico seguinte...
http://forumhifi.com/board/index.php/topic,664.msg11337.html#msg11337

pjorgenunes
21-04-2006, 18:30
Sim, há vários tópicos nessa área. Concordo é que era interessante ter uma secção só para tópicos de DYI.

:Yes: :Yes: :Yes:

Pato
21-04-2006, 19:31
Ok Ok... registo o pedido. Vai a Conselho de Administração. :-*

filipesousa
21-04-2006, 23:00
pato

agradeço desde ja a atenção sobre o assunto ;D

Manuel
21-04-2006, 23:00
bom sou um adepto de diy (para aprender não há melhor),é pena o forum nao ter uma area especifica dedicada a DIY(isto é tipo ..pedido) . fiz uns cabos para as colunas com cabo cat6 metodo VH (bicablagem) e fiquei :o , nunca pensei que ia ter um bom tao bom.alguem mais pode comentar experiencias semelhantes?
As minhas wharfedale agradecem ,ja nao os tiro tao depressa ;D pois gostei imenso dos resultados, e nem estou a pensar em custos de cabos para colunas.

Que é isso do método VH? Como fizeste? Fizeste uma trança? Quantos condutores utilizaste? E a terminação? Como terminaste os cabos?

Explica aí mais qualquer coisa ao pessoal. Se possível "posta" aí umas fotos. :Yes:

JoaoPaulo
22-04-2006, 12:58
Aqui vão dois links dos projectos de cabos DIY mais conhecidos nos foruns...

http://www.geocities.com/jonrisch/index.htm

http://www.venhaus1.com/diycatfivecables.html

:Yes:

filipesousa
22-04-2006, 20:22
usei o metodo do Chris VenHaus (http://www.venhaus1.com/diycatfivecables.html). ele tem um feedback destes cabos bastante bom e foi isso que me levou a fazer a experiencia.o metodo no que toca á geometria penso ser patenteado e usado em alguns kimbercable.
é sempre com 3 tranças nos pares (3x3x3), para bicablar usei 3 tranças cada uma com 9 pares. 2 tranças para os graves e a restante para os agudose fiz a tranças final,apesar de ter arranjado uns terminais ainda nao os usei,com testar com cabos crus e depois com terminais, ja li alguns feedback's negativos (que vou dismitificar nos ensaios)quanto a utilizacao de terminais(é verdade que sem eles o cobre oxida)e bons terminais sao caros...logo se ve os resultados do teste, para acabamentos ja comprei a manga termoretratil, mas para cobrir a maioria do cabo pensei em usar corda de nylon(tipo de alpinista) é só retirar o 'miolo', mas ainda nao encontrei com o diametro correcto, tambem pensei em usar manga de nylon extensivel mas é mais dispendiosa e so encontrei a venda na net em paginas estrangeiras. quando tiver tempo livre vou tentar encontrar( se alguem souber onde encontrar desde ja agradeco).
se quiserem trocar ideias , duvidas, resultados... :Yes:

[attachment expired]

Manuel
22-04-2006, 20:39
Deve dar uma grande trabalheira.

Usaste alguma marca em especial ou foi a primeira que encontraste?

subrisum
22-04-2006, 20:41
Viva!

Eu queria fazer uns cabos desses com várias variantes, passe a expressão. E foi, exactamente no começo, que começaram as dificuldades. Não encontrei em lado nenhum em Portugal, cabo utp 5e com condutores isolados com teflon ou algo parecido.

Que cabos usaste? Normais, com isolamento em pvc e protecção exterior em pvc?

Até mais!

filipesousa
22-04-2006, 20:47
dá trabalho e requer alguma paciencia (em especial ate se apanhar o jeito), mas valeu bem a pena pelo resultado, usei um cabo cat6 krone premisnet,unifilar, isolamento dielectrico P.E. (tipo FEP...teflon). tentei escolher um com bom isolamento.tinha essa marca aqui á mao(perto de onde moro) do que investiguei da marca axo ser uma boa marca de cabos, e foi muito acessivel 60 centimos o metro :eheheh:

WarLock
23-04-2006, 12:54
mas voçes usam UTP ou STP?

e cabo unifilar costuma ser duro que nem cor### é mais usado para fazer infra-estrutura de cablagem.

jrosado
23-04-2006, 13:13
UTP é sem shielding (malha)

STP é com shileding (malha). Em qualquer um dos casos, existe sempre versão com fio unifilar e multifilar.

filipesousa: Em vez de fita isoladora à volta, poderias ter usado manga térmica. Fica com um aspecto mais agradável ;)

filipesousa
23-04-2006, 21:35
boa noite, eu usei UTP uma vez que vais retirar a capa exterior do cabo, deixando apenas os 8 paires (coms as respectivos isolamentos coloridos), nao faz sentido ter blindagem pois a vamos tirar. usei tambem a versao unifilar, nao é assin tao rijo pois o cabo tem +/- meio milimetro,a vantagem segundo o VH (Chris VenHaus) e axo que faz sentido, é de que uma vez que o cabo nao é OFC ao ser tem menos espaçosentre este e o condutor de cobre dificultando assim a sua oxidacao..enquanto que o multifilar ja tem estes pequenos espaços apesar de serem muitos pequenos a geometria cilindrica de varios condutores obriga a ter espaços. a fita isoladora é temporaria.pois vou usar corda ou manga extensivel, esta tornase mais maleavel que a manga termica que endurece apos ser retraida e tambem nao encontrei em comprimento que desse para o cabo todo de uma unica vez, so pretendo usar a manga termica para fixar no fim a corda ou manga de nylon extensivel ao cabo e tambem nas zonas terminais do cabo onde se separa os polos + e - .

;)

filipesousa
23-04-2006, 21:39
axo que vou usar entre a trança e a corda de nylon ,fita de teflon. :huum:. encontrei um rolo aqui perdido, sempre ajuda a segurar a trança e reforça o isolamento :luz:

paulomartires
24-04-2006, 13:02
Viva,

e ao nível do som? Que tal se portam os cabos? Eu tenho uns cabos de "prata" Oelhbach que melhoraram bastante o som, mas tenho lido tantas opiniões favoráveis sobre os cabos VH que me sinto tentado a experimentar, sobretudo porque os bons cabos de coluna são carissimos.

Já agora, uma secção DIY vinha mesmo a calhar! :Yes: Ando a pensar fazer uma coisa destas: http://www.audiosector.com/lm3875.shtml, que tem excelentas criticas em meios audio mais underground e na comunidade DIY. A tecnologia é igual aos Gaincard e Shigaraki e estes têm um som excelente. A Absolut Sound&Vision tem um Shigaraki que, com jeitinho, eles deixam ouvir, embora não esteja à venda. Parece uma torradeira antiga, mas que grande som :drool:

Paulo

filipesousa
24-04-2006, 23:30
eu gostei bastante do despenpenho..ganhou mais viva, pareceu-me mais controlado e definido, sem margens para duvidas que em especial nas frequencias mais altas...nao é que saja mau em graves pois nao é....é sim exelente nos agudos, de um modo geral nota exelente. é claro que tambem depende do sistema usado, pois a sinergia que existe entre os 2 componentes (amplificador e coluna) é crucial..na minha opiniao..o cabo so vai revelar este aspecto..e este cabo axo que faz isto..mostra o sistema sem colorir ou alterar. a casos de quem use outro cabo por exemplo nos graves pois axo que perdeu graves...eu axo que ganhou foi agudos que chamam mais á atenção dos ouvidos..sendo estes uma novidade quando se testa o cabo..a outro que se queixam dos agudos serem muito agressivos..ai estao os componentes e as suas caracteristicas a revelaren-se.
em relacao a electronica é uma area que gostava muito de aprender, pois tenho um projecto simples em mente para realizar, afim de conseguir baixar a frequencia do sub para este fazer os 10 hz ou menos...gostava de testar isto.esse amplificador segundo li nao pode levar uma rede de zobel, por isso se pensares em usar este cabo toma atencao a isso pois estes cabos tem uma capacitancia elevada ( é o preço a pagar por um bom isolamento individual) sonicamente nao é importante mas para o amplificador é outra conversa..este pode oscilar ou mesmo desligar, tenta por isso manter os cabos o mais curto possivel afim de evitar elevar o valos da capacitancia do cabo.

força, tenta fazer uns cabos VH usa o cat6 ou cat 7(se bem que este ainda é caro)
:Yes:

Domus
26-04-2006, 15:40
Viva, gostaria de saber onde posso arranjar cabos de rede idênticos aos que referiram anteriormente, na zona de Lisboa???

filipesousa
27-04-2006, 02:32
em lisboa..nao te posso ajudar..eu comprei na leiritronica em leiria www.leiritronica.com , deves de ter imensas casas do genero em lisboa.
boa sorte o:)