PDA

View Full Version : HDTV em português

RKA
27-05-2006, 21:47
Alguem sabe se algum dos canais portugueses planeia transmitir em HD num futuro breve?

Skywatcher
27-05-2006, 21:58
Foram realizados testes em Agosto do ano passado. E por aí se ficou, tanto quanto sei. Nunca soube quais os resultados dos testes. Apenas que o consórcio de emissores pediu à anacom que adiasse o prazo de obrigatoriedade de emissão. Tanto quanto sei esse adiamento foi concedido. Não sei até quando.

Um abraço,

Edit: Vai acompanhado aqui http://www.tvad.pt/index.html

Jorge Campos
27-05-2006, 23:47
HDTV em português
H.D.T.V.
(Há Definitivamente Tantos Viciados)
...em Audio e Av em Portugal :MrGreen: :eheheh:

pvox
28-05-2006, 01:22
ouvi dizer que é o canal benfica :eheheh:

Jorge Campos
28-05-2006, 12:20
...o canal Benfica num é :nao:
senão seria
HCTV
(HighCorruptionTV) :eheheh:

Jorge Campos
28-05-2006, 12:23
...Só eu sei por que não fico em casa, ale, ale... :-P
O pior de tudo é que tam :snif:bém num jogam um chavo
E lá tenho eu que voltar para casa para ver filmes, :MrGreen:

Tojal City
28-05-2006, 12:57
Alta definição por aqui :eheheh:

Há demasiadas condicionantes neste país para termos HD nos próximos, digamos, 10 anos.
Condicionantes como, por exemplo:

PT
PT
PT
Governo
ANACOM
PT
População pobrezinha
PT
ANACOM
População pobrezinha e pouco informada
PT
E por ai fora

Tojal City
28-05-2006, 13:00
Ah, mas esperem.. temos a fabulosa e altamente revolucionária semana 3d da RTP. ;D :MrGreen:

Jorge Campos
28-05-2006, 20:22
Com PT...quem perde é voçê!!

Tojal City
28-05-2006, 23:15
Já agora por curiosidade? Que outros países há, onde a empresa que “gere” a rede de cabo é igualmente a responsável pela rede de cobre??

RKA
29-05-2006, 20:26
Quer dizer, quem quiser aproveitar a alta resolução dos paineis actualmente disponiveis vai ter que se virar para o céu?

Miguel Carvalho
29-05-2006, 21:19
Quer dizer, quem quiser aproveitar a alta resolução dos paineis actualmente disponiveis vai ter que se virar para o céu?

Infelizmente é verdade! Não estou a ver nimguém em PT a mexer-se neste campo... :'(

Ricardo Felisberto
05-06-2006, 22:37
Com PT...quem perde é voçê!!
;D

Ricardo Felisberto
05-06-2006, 22:41
Já agora por curiosidade? Que outros países há, onde a empresa que “gere” a rede de cabo é igualmente a responsável pela rede de cobre??

deve ser só em latitudes mais baixinhas tipo .... burundi

Ainda recordo a fobia dos novos canais de tv portugueses, e da azafama para separar a difusão (infraestrutura de emissão) da pobre rpt, aliás como não podia deixar de ser, bommm, poder talvez até possa, e .... tomem lá comcorrentes da pt, afinal até era!!!!!!!!!

Lowrider
06-06-2006, 06:39
Mas a RTP voltou ao primeiro lugar, a malta mudou porque somos do contra, está sempre tudo mal, afinal os novos canais são uma merda... :devil:

Sebantes
12-06-2006, 11:40
Ah, mas esperem.. temos a fabulosa e altamente revolucionária semana 3d da RTP. ;D :MrGreen:

Não malhem tanto na RTP, há mt para fazer mas é um facto bastante evidente que a RTP melhorou muito nos ultimos 3 anos por mérito próprio, a todos os níveis. Não consigo conceber que há tempos se falasse na extinção do Canal 2 por exemplo...programas como o "Popup" são verdadeiras lufadas de ar fresco no meio de tanta :puke:

Mas também é verdade que os canais ditos "comerciais" caíram mt, sobretudo o enjoo do realitys, 15 a 20m de publicidade nos intervalos da TVI, 50 novelas portuguesas em simultaneo (porque nao esticam o stock trasmitindo só 1 por dia?)

HDTV!!?...amigos, se ainda temos todos TV's 16:9 e continuamos a ver em 4:3...

abraço

cochinada
12-06-2006, 13:53
...HDTV!!?...amigos, se ainda temos todos TV's 16:9 e continuamos a ver em 4:3...

Isso é verdade...eu na pouca televisão que vejo já me habituei a ver os srs. mais gordinhos (algumas sras. até ficam melhor o:)) porque se estiver à espera de programas em 16:9 até lá queimo o plasma com as bordas irritantes :lalala:.

Falp
12-06-2006, 14:21
Nunco uso modos esticados para os lados apenas... :nao:

cochinada
12-06-2006, 14:25
:huum: se esticares uma emissão de 4:3 para 16:9 sem ser para os lados apenas, vais perder imensa informação :lalala:.

Lowrider
12-06-2006, 14:29
Olha que não... :nao:

Falp
12-06-2006, 14:33
Eu uso o modo PAN na minha TV por defeito... corta ligeiramente em cima e em baixo e ficam duas barras muito pequenas de lado, excelente... o:)

Até tenho a posição vertical em +4 afinada para apanhar as legendas todas e tudo :Yes:

cochinada
12-06-2006, 14:47
Olha que não... :nao:

Eu uso o modo PAN na minha TV por defeito... corta ligeiramente em cima e em baixo e ficam duas barras muito pequenas de lado, excelente... o:)

Até tenho a posição vertical em +4 afinada para apanhar as legendas todas e tudo :Yes:

Olha que sim :eheheh:
Mas eu referia-me a esticar a imagem de forma a eliminar totalmente as barras laterais :luz:

Falp
12-06-2006, 14:49
Eu gosto e não perco nada que interesse e assim a Elle MacPherson não parece a Dolly Parton... :-*

Lowrider
12-06-2006, 15:45
Também não consigo ver esticado, até prefiro 4:3... :nao:

cochinada
12-06-2006, 16:13
É uma questão de hábito. Acreditem que há meninas que ficam bem mais interessantes assim mais rechonchudinhas :eheheh:.

Skywatcher
12-06-2006, 16:25
O que é 4:3 vejo em 4:3. O que é 16:9 vejo em 16:9.
O que é 1.85:1 vejo em 1.85:1. O que é 2.35:1 vejo em 2.35:1 ....

Não gosto de adulterações à imagem... :nao:

Um abraço,

miguelbarroso
12-06-2006, 17:57

Um abraço,

:worship:

Falp
12-06-2006, 18:59
Por isso mesmo vejo em PAN... o:)

Lowrider
13-06-2006, 08:19

Esqueces que as dimensões da imagem são sempre adulteradas, a não ser com ecran de resolução PAL, portanto resize por resize, desde que mantenha as proporções, mais vale aproveitar ao máximo o tamanho do ecran, mesmo perdendo as bordas superior e inferior da imagem... :naosei:

Skywatcher
13-06-2006, 08:55
Prefiro manter as proporções e não perder as bordas. Picuínhice, talvez...

Um abraço,

RKA
13-09-2006, 22:22
Viram o telejornal? A RTP comprou um carro de exteriores preparado para HDTV...deve ser para transmitir os jogos dos Sporting :MrGreen:.

lsalvador
14-09-2006, 09:11
Tambem vi isso, 14 metros de cumprimento, 2 pisos e 65 m2 de espaço, pareceu-me que dá para ligar ate 30 camaras HD. Nem imagino o custo daquilo.

PJ
14-09-2006, 09:45
Off-topic, pois, só não há dinheiro para as reformas nem para manter as maternidades abertas, mas para isso há dinheiro >:(

On-topic, vamos ver se ao menos se servem disso ou é só para Inglês ver e para gastar o dinheiro dos contibuintes.

Richie
14-09-2006, 10:27
Já lá estive dentro!!!!! :MrGreen:

O carro de exteriores já serviu de apoio ao jogo do Sporting-Inter.

É muito fixe e possibilitará a transmissão de conteúdos em Alta-Definição. Actualmente, já possuem câmaras e estúdios preparados para isso. O que falta mesmo é a transmissão/emissão do tal canal... o que deve demorar.

Mas, é um passo em frente, isso é. Em comparação com o analógico, é digital e preparado para a Alta Definição.

Abraço,
Richie

Ricardo Felisberto
14-09-2006, 10:57
Já lá estive dentro!!!!! :MrGreen:

... O que falta mesmo é a transmissão/emissão do tal canal... o que deve demorar.

Embore espere que sim. Permite-me contudo partilhar aqui algum cepticismo, :).

É igualmente possível que o 'carrito' tenha sido uma grande negociata para alguém, que nem sequer tenha pensado que este por si só de nada valia, cego pela 'comissão', e que o mesmo nunca venha a ser utilizado para a transmissão da HD.

Olha que tive um perente que lá trabalhou durante decadas (saiu à pouco), e que me chegou a contar 'cenas' de por os cabelos em pé.

......É possível, é possível ...... A ver vamos.........

Richie
14-09-2006, 14:13
Ricardo, pelo que deu para perceber, a RTP fez um avultado investimento, é certo! E "gabou-se" disso...

Mas, tem muitas parcerias e alguns meandros que me leva a crer que o negócio até nem foi mau para a RTP.

É um investimento. E, como tal, é claro que, agora, não está a ser utilizado nas suas máximas potencialidades. Mas, convém que os técnicos comecem a perceber, desde já, como tudo funciona.

Depois, o acordo com a Alfacam (que vendeu o carro), implica ainda formação para os técnicos tugas, da RTP, e a utilização pela Alfacam. Ou seja, a Alfacam fica com um carrito em Portugal para filmar conteúdos de Alta Definição e transmiti-los através dos canais da Europ1080, o HD1 e o HD2.

A emissão é, de facto, a última coisa a ser colocada em marcha. Primeiro tens de capturar e tratar em HD. Só depois envias em HD. Eu acho que seja benéfico.... Ou, pelo menos, quero acreditar nisso...

Para bem de todos nós, consumidores... :Yes:

Tojal City
14-09-2006, 15:22
Então e agora para quando é que poderemos começar a tirar proveito deste investimento?? 2014?? :-P

Há um tempo atrás, deu na 2 um documentário qualquer sobre o mar, ou barcos, ou whatever, e sempre que anunciavam o programa, diziam que o programa tinha sido gravado em HD?? E eu perguntava-me? E depois?? Vão transmitir em HD? Não, então calem-se.
O que interessa dizer que algo é gravado em Alta-definição se depois não o transmitem (e mesmo que quisessem nem podiam).
Se pudessem, a RTP por acaso até teria muitos programas que poderia transmitir em HD, as séries, os documentários internacionais da BBC e Discovery, os filmes, os jogos de futebol, a F1, etc..

lsalvador
14-09-2006, 15:43
Ainda a uns tempos atras, estavam a dar uma repostagem sobre um filme portugues em que entrava o Niculau Brainer e eles estavam a dizer que o filme ja estava a ser todo gravado em HD, claro que se estão a preparar para o futuro e não vai ser transmitido ja nesse formato.

Tem de criar conteudos para os poder ter em dose para passar ao consumidor final, não vamos ser tão pessimistas ( à bom Tuga ) e dizer que a galinha do meu vizinho é melhor que a minha. Fala-se que o pais está mal, mas cada vez se ve mais e melhores carros nas nossas estradas, as casas de luxo vendem-se que nem paezinhos quentes.

Temos de encarar o futuro com optimismo e não com péssimismo, nós Tugas tambem sabemos fazer as coisas bem. Sei que existem lobbys por de tras de grandes acontecimentos (esses é que deviam ser postos fora da carroça) para este ou aquele brilhar, mas vamos ter calma e olhar um pouco para nos, criar, crescer, somos tão bons como os outros.

Richie
14-09-2006, 15:50
Claro que os filmes e muitas das transmissões de eventos desportivos já são gravadas em HD.

Assim que surgir a emissão deste tipo de tecnologia, já há conteúdos (em arquivo) e todos aqueles que se irão criar posteriormente.

Na América, já existe HD há quantos anos? Dois? Três? Mas, já há mais de 5 que os conteúdos são todos gravados em HD.

Os documentários da BBC, NAtional Geographic e Discovery, já é tudo gravado em HD. Ainda não passam cá em HD. Mas, quando existir essa possibilidade, já existe arquivo.

Tal como os filmes em Blu-ray e HD DVD. Se já foram filmados em HD, a sua qualidade será melhor do que um originalmente gravado em SD. Enfim... Tem de existir primeiro arquivo...

Vamos esperar para ver. :Yes:

Tojal City
14-09-2006, 17:52
Na América já há HD desde meados dos anos 90, já oiço falar de transmissões televisivas em HD nos EUA desde 1998. Não vamos esquecer que o D-VHS apareceu nos EUA no início de 2000 com o intuito de gravar HD, curiosamente o TIVO nunca gravou HD, parece que só agora irão lançar um gravador para HD.
Na Austrália, na Coreia do Sul e no Japão desde 2001.

A Europa é quem esta mais atrasada neste ponto, depois, dentro do espaço europeu, vária consoante o país e o tipo de poder económicos, educacional e cultural de cada um. Começou com o Euro1080 para toda a Europa, mas só este ano (graças ao Mundial da Alemanha) é que vimos cada país a ter as suas próprias transmissões HD. Países que já transmitem são, França, Reino Unido, Itália, Alemanha, Luxemburgo, Suíça, Áustria; Holanda, Bélgica e os países Nórdicos.
Ou seja, pelos vistos é necessário um acontecimento desportivo para as tv´s tomarem a iniciativa, deste modo, só lá para 2008 é que poderemos ter esperanças.

Continuando, quanto aos restantes países, a Espanha já esta em fase testes através da D+ e falam no próximo ano para o lançamento do serviço (e atenção, os nossos também falam para o ano, mas testes não os vejo).
A Polónia.. o raio da Polónia onde dobram os filmes com uma só voz, falam para o final deste ano para começarem a comercialização de 3 canais HD..
E pronto, eu acho que Portugal será o último da Europa Ocidental a ter HD, a Grécia irá nos ultrapassar. Se no sistema TDT já estamos em último, não vejo porque razão o mesmo não se passará com a HD.

A minha esperança, é sem dúvida, que as PT se separem rapidamente para começar a haver uma verdadeira guerra.

Ricardo Felisberto
14-09-2006, 21:46
Quero acreditar que tudo vá funcionar bem, esperemos que sim, tanto na perspectiva de contribuintes como de consumidores, e tal como acima foi dito a RTP tem evoluído. Estava apenas a ser céptico e sarcástico.

Espero efectivamente q tudo corra bem.

Miguel Carvalho
14-09-2006, 22:28
Bem pelo menos já é um começo! E tem que se começar por qq lado!

Pena é que outros não lhe sigam o exemplo... Tenho pena que pelo menos esse grupo com pseudo pacotes de canais pagos a peso de ouro não tenha pelo menos ideias semelhantes!

Eu com a euforia do Mundial em HD :MrGreen: lá instalei uma parabólica com receptor HDTV e apesar de ainda estarmos aqui na Europa a dar os primeiros passos nesse sentido estou muito satisfeito com os resultados. Delirei com o mundial em HDTV e deliro a ver o Discovery Channel HD (só é pena ser em Alemão). A qualidade da imagem é fantástica e se pudesse assinava na hora o pacote da Sky HD (pelo menos sempre entendo alguma coisa) :eheheh:.

Portanto vamos rezar para que tudo isto corra bem e vamos a ver se daqui a uns 2 anitos já temos por cá TV em HD!
A massificação de Plasmas e LCDs HD Ready vai ajudar nesse sentido IMHO! Pois o consumidor vai ficar mais exigente! Espero eu... Se bem que muita gente copmpra estes TV pela estética...

Eu ja comecei a fazer a minha parte! Sempre que me liga alguém da tV cabo digo que só falo com eles se for para me proporem TV de alta definição e educadamente desligo em seguida! E vocês sabem que eles ligam mts vezes!
É pouco eu sei mas (mais uma vez) tem que se começar por algum lado! E qd tiver tempo vou redigir uma cartinha para eles! 8)

Façam o mesmo! :Yes:

NFCDS
15-09-2006, 10:57
Eu ja comecei a fazer a minha parte! Sempre que me liga alguém da tV cabo digo que só falo com eles se for para me proporem TV de alta definição e educadamente desligo em seguida! E vocês sabem que eles ligam mts vezes!
É pouco eu sei mas (mais uma vez) tem que se começar por algum lado! E qd tiver tempo vou redigir uma cartinha para eles! 8)

Coitados dos operadores da TVCabo... eles nem sabem o que é som Dolby Digital quanto mais TVAD :devil:

Digo isto porque, de tanto telefonarem para os meus pais a solicitarem a subscrição da SportTV/Lusomundo, houve um dia que "apanhei" uma chamada dessas e perguntei ao operador se esses canais tinham som DD 2.0... o rapaz ficou mudo por uns instantes e depois disse que "se calhar vai encarecer ainda mais a subscrição deste pacote". :duh:

Dito isto, educadamente, antes de desligar disse Boa Noite e muito obrigado :eheheh:

Off-topic: ENA PÁ !!! Já sou um Tweaker surprised:. O que é um Tweaker :huum: :-[ :eheheh:

sealight
19-09-2006, 22:37
A RTP tem agora um "Provedor do Telespectador".

Se houver alguma pressão nesse sentido (através do envio de alguns mails/cartas) talvez vejamos alguma coisa surgir no domínio na HD em Portugal mais cedo do que pensamos.

Eu a curto prazo já me contentava com emissões a 16:9.

Segundo um artigo do Expresso que li na diagonal há umas semanas 15% das televisões em PT já são 16:9. Assim sendo fazia sentido que pelo menos 15% das emissões o também fossem, o que já daria pelos menos 2 horas de emissão diária a 16:9.

Se 15% das TVs são 16:9 imagino que pelo menos metade já sejam HD ready. O que, seguindo este raciocínio, daria pelo menos 1h de emissão diária em HD.

Enfim... não passam de proporcionalidades.

Ricardo Felisberto
19-09-2006, 23:05
....o que já daria pelos menos 2 horas de emissão diária a 16:9.....

Se 15% das TVs são 16:9 imagino que pelo menos metade já sejam HD ready. O que, seguindo este raciocínio, daria pelo menos 1h de emissão diária em HD.

No caso de ser como os programas com qualidade, essa hora, ou duas, seria entre as .... 2:00 e 3:00 ou 4:00AM, ou então ali pelas 15-16. ;D.

Faz-me lembrar o horário de determinados serviços publicos, que pelos mesmos estavam abertos, na parte da manhã, entre as 10:50 e as 11:15, ;D, tipo intervalo para trabalho, por oposição a intervalo para café ;D ;D ;D.

miguelbarroso
19-09-2006, 23:45
tanto na RTP 1 como na 2: já passam bastantes programas em PAL Plus... a minha TV detecta a transmissão e muda automaticamente... já é melhor que nada. é impressionante como tanto a SIC como a TVI frequentemente passam filmes em Pan&Scan - ao menos em letterbox já não era mau...

Quanto a metade dos ecrãs 16:9 serem HD Ready... aí é que duvido... deve ser para aí uns 5 a 10%. Ou seja, deve haver cerca de 1% de TVs HD Ready... (e isto é já uma visão muuuuito optimista)

MikeF
20-09-2006, 00:28
o pal plus é compatível com tvs 4/3... e a rtp tem capacidade para transmitir, já tem feito vários programas em pal plus. e parece-me que têm capacidade para emitir tudo o que seja de estudio em pal plus. já era bem bom, pelo menos não tinhamos imagens esticadas.

RS
20-09-2006, 10:46
O Pal Plus só funciona em emissões analógicas. Não funciona em emissões digitais. Ou seja, quem tem powerbox da tvcabo terá que esticar manualmente a imagem (modo zoom1 no meu plasma), e a qualidade que obtém esticando, daquilo que eu já vi, é inferior à qualidade da emissão analógica em pal plus (Ok, fica com a relação de aspecto correcta sem perder imagem). Percebendo como é que funciona o Pal Plus, percebe-se fácilmente o porquê.

PS: O problema de uma emissão pal plus é que numa tv 4:3 a imagem fica em leterbox. Sendo a maioria de tvs ainda 4:3 talvez seja essa a razão para haver poucas emissões em pal plus.

Cumps

miguelbarroso
20-09-2006, 11:02
não percebo qual o problema do letterbox... se o programa foi filmado num aspect ratio diferente de 4:3, então acho que o mesmo deverá ser transmitido nesse formato original, e não em Pan&scan :duh: perfiro imagem mais pequena, a perder o enquadramento original... isto quando é apenas o enquadramento que se perde - se foi filmado sem preocupações para "ficar bem" numa tV 4:3, então é um espetáculo ::) ele é caras cortadas, personagens que nem aparecem no ecrã, etc :duh:

RS
20-09-2006, 11:13
Tu preferes assim, eu também, porque ambos temos TVs 16:9.

Quem tem TVs 4:3 é que provavelmente não prefere. Era apena o que estava a tentar explicar.

Cumps

miguelbarroso
20-09-2006, 11:14
pois... mas antes de ter 16:9, tinha uma 4:3 de 21"... aliás ainda a tenho no quarto, e prefiro sempre letterbox a pan&scan

RS
20-09-2006, 11:27
Então já somos dois. Mas cadê os outros ?

O que achas que diriam os milhões de portugueses que tem TVs de 4:3 se de repente todas as imagens que vissem nas suas TVs ficassem mais pequenas (em 33%) ? Iam a correr comprar uma TV 33% maior ? Ou reclamavam ?

Cumps

Zé Caixão
20-09-2006, 13:10
Reclamavam forte e feio. :-/

O problema é que quem tem displays 16:9, e leva a qualidade da imagem a sério, faz pouco barulho. E olhem que me parece que proprietários de um display 16:9 lá em casa já não são assim tão poucos... Alguns até choram pela sua antiga tv 4:3, pois compraram uma 16:9 porque está na moda e o vizinho também já tinha uma.

sealight
20-09-2006, 21:01
O que achas que diriam os milhões de portugueses que tem TVs de 4:3 se de repente todas as imagens que vissem nas suas TVs ficassem mais pequenas (em 33%) ? Iam a correr comprar uma TV 33% maior ? Ou reclamavam ?

É a vida! Se os programas foram gravados em 16:9 porquê adulterar a seu conteúdo "cortando" uma parte significativa da obra?
Faz mais sentido mostrar o mesmo no formato que o autor o concebeu mesmo que isso signifique a sua apresentação em letterbox em TVs 4:3. Desta forma ninguem perde conteúdo ao contrário do que acontece em Pan&Scan onde todos perdem.

A evolução inevitavelmente tem de ter pontos de ruptura. Este parece-me perfeitamente aceitável. Ninguem ficará privado das imagens.

satch
20-09-2006, 22:49
Se bem me lembro, há valentes anos atrás, os filmes eram transmitidos na TV no chamado Cinemascope, em apareciam as barras pretas em cima e em baixo.
Muito provavelmente, estavam a mostrar o filme no formato original.
Não sei porque se terá perdido esse hábito

cLipper
27-09-2006, 00:18
Em relação ao tópico acho que o maior entrave à implementação é o governo (Anacom). Para o primeiro concurso exigiam a cobertura de 95% do território (imaginem a quantidade de antenas necessárias), para o segundo concurso foram mais "comedidos" e pediram, apenas, a cobertura de 95% da população. Do mal o menos, assim já não é necessário colocar antenas no meio do mato.... pra bicho ver

Zé Caixão
27-09-2006, 19:56
Pois, pois...

Também já vi pessoal "mui fino" de Lisa Boa (de "boa", tem pouco mesmo!) a defender que os Açores são mato (para não dizer África), pelo que não valia a pena gastar dinheiro para o sinal chegar lá... E isto não se referia a HDTV.

Não deixa de ser curioso que nas vésperas das eleições os mandatários desse pessoal "mui fino" - leia-se "políticos" - lembram-se todos então de vir cá, tipo salvadores da pátria, prometer mundos e fundos em troca de uns míseros votos.

Eu cá voto no que disser - "HDTV em Portugal (Açores incluídos) já!"

ficial
29-09-2006, 12:22
E Madeira também. ;D

J_Adonis
29-09-2006, 15:14
E Madeira também. ;D

Ná. Quem têm o Alberto não precisa de mais diversão... ;)

RKA
30-09-2006, 10:14
Alguem conhece um email da RTP, SIC ou TVI para fazer perguntas sobre os seus planos para transmissões HD e 16:9?

Tojal City
30-09-2006, 12:33
http://exameinformatica.clix.pt/noticias/hardware/213962.html

TV Cabo escolhe Thomson para boxes de Alta Definição
No primeiro semestre de 2007, a TV Cabo vai lançar novas “caixas” para o formato de alta definição da TV digital. Em comunicado, a companhia detida pela PT informa que escolheu a Thomson para o fornecimento da futura geração de powerbox.

As novas caixas (modelo DCI8200) vão dispor de funções de Personal Video Recorder, sistema de voz e redes sem fios. As “caixas” da Thomson também estão equipadas para disponibilizar serviços de vídeo-a-pedido e som surround.
A “caixa” da Thomson opera com sistema digital áudio e vídeo, conectores Scart RGB para DVD e leitores de vídeo, além de ligações USB.

Da lista de opções, consta também a conexão com o PC, através de redes sem fios, e uma porta Ethernet que dá acesso directo à Net.

A TV Cabo lembra que a nova powerbox dispõe de duas conexões para telefones.

Um estudo da IMS Research revela que, no final de 2005, cerca de 14 milhões de casas em todo o mundo estavam capacitadas para aceder a programas de TV em formato digital. O mesmo estudo estima que, em 2010, a TV Digital deverá atingir 87 milhões de casas.

Ricardo Felisberto
01-10-2006, 13:46
E Madeira também. ;D

Ná. Quem têm o Alberto não precisa de mais diversão... ;)

Pena o Alberto não (?) ser adepto, senão já havia HD em pt, pelo menos na Madeira, como sempre à conta do OE ;D

ficial
02-10-2006, 10:37
Pelos vistos o homem n tem tempo para ver TV e agora... com a guerra com o Sócrates ainda menos tempo vai ter. :MrGreen:

Tojal City
02-10-2006, 11:33
Mais sobre a notícia.

TV CABO: NOVA POWERBOX EM 2007
O fabricante Thomson vai fornecer a próxima geração de terminais de recepção Powerbox do operador TV Cabo Portugal. Com lançamento previsto para o 1º semestre 2007, a nova Powerbox de Alta Definição (modelo DCI8200), disponível nas versões cabo e satélite, vai incluir PVR (Personal Video Recorder), sistema de voz e funcionalidades wireless, sistemas interactivos como o “video-on-demand”, um conjunto de opções de conectividade que incluem surround com sistema digital audio e vídeo, conectores Scart RGB para DVD e leitores de vídeo, além de ligações USB. No caso do cabo, o modelo DCI8200 vai facultar também a interoperabilidade com PC’s em redes sem fios Wi-Fi, assim como Ethernet para acesso à Internet e duas ligações para serviços telefónicos.

NFCDS
02-10-2006, 11:52
No site da Thomson está o modelo DCI8000: www.thomson.net/EN/Home/MiniSites/BAP/Cable/ModelDetail.html?category=CAb_Set%20Top%20Box&model=DCI%208000

RKA
15-10-2006, 10:37
Umas informações da terra do Big Ben:

Conversão para sinal de televisão digital:
http://www.bbc.co.uk/digital/tv/switchover.shtml

Hmmm, sendo assim em Portugal será...não tão cedo :duh:

Resolução HD da SKY
http://shop.sky.com/hd/What-Is-Sky-HD-Frequently-Asked-Questions.htm

Será que a imagem 1080i é superior a 720p?

miguelbarroso
15-10-2006, 12:25
Dos milhentos relatos que já li, em geral a preferência vai para o 720p em detrimento do 1080i... já o 1080p é outra loiça

cachucho
16-10-2006, 20:43
Segundo a notícia do Jornal de Negócios e passo a citar: "A Televisão Digital Terrestre (TDT) estará no terreno até ao final do primeiro trimestre de 2007, segundo a proposta de Orçamento de Estado.

"Face aos mais recentes desenvolvimentos tecnológicos, será previsível que até ao final do 1.º trimestre de 2007 seja lançado o concurso da TDT e seleccionado o respectivo adjudicatário concorrente.

O MOPTC irá, ao longo de 2007, procurar criar condições para a extensão da TDT à televisão móvel DVB-H, em função da disponibilidade de espectro radioeléctrico"."

cachucho
17-10-2006, 02:13
Em relação Às boxes thomson um técnico da tvcabo desmentiu-me essa informação. Disse.me que a tvcabo seria vendida até ao final do ano a um grupo espanhol.

Agora se é verdade ou não...

miguelbarroso
17-10-2006, 09:04
Sim, esse técnico da TVCabo deve estar muito por dentro das decisões da administração... ::) :zzzz:

Que raio, se ainda nem se sabe se a OPA vai mesmo em frente ou não :lalala:

Seja como for, será inevitável a separação da rede de cobre da rede de cabo... ou seja - é fácil advinhar que vai haver vendas dentro do grupo PT - e isso certamente provoca muita "conversa de corredor" entre os funcionários da empresa. Independentemente de quem irá ou não adquirir a TVCabo, as empresas continuam a funcionar no momento, com políticas e estratégias definidas, sendo uma delas a oferta de HDTV. Outra que fiquei a saber ontem por um amigo meu que tem uma empresa na área de internet e multimédia, que está nos planos a curto prazo da Netcabo, a disponibilização de acessos de 100Mbps.

Estas estratégias são as actuais... se irão ou não em frente... ::) opá - futurologia não é o meu forte :-P

RKA
17-10-2006, 21:41
Hoje fiquei a saber (informação de um funcionário da RP) que a máxima resolução vertical que um LCD pode ter são 720 linhas. Quando lhe perguntei se não haverá paneis com 1080 informou-me que esse número é a multiplicação dos pixeis na vertical pelos da horizontal :o.

sealight
17-10-2006, 22:26
Hoje fiquei a saber (informação de um funcionário da RP) que a máxima resolução vertical que um LCD pode ter são 720 linhas. Quando lhe perguntei se não haverá paneis com 1080 informou-me que esse número é a multiplicação dos pixeis na vertical pelos da horizontal :o.

:duh: Exacto... 720 x ... 1.5 pixel !!! :duh:

cachucho
18-10-2006, 00:49
Miguel Barroso, não digo o contrário, estava apenas a dizer o que ele me disse ( e eu nem lhe conhecia de lado nenhum).

Em relação às tais boxs da thomson, será que são de boa qualidade ou será mais do mesmo?

miguelbarroso
18-10-2006, 01:10
RKA... tangas... há LCDs com resolução vertical de 720 pixeis, outros de 768, outros de 1080, etc, etc...

esse "funcionário" trabalha em que área?... essa da multiplicação dos pixeis :eheheh: :eheheh: grande confusão naquela cabeça!

PJ
18-10-2006, 09:33

RP :??? Que é isso ? Restaurante "O Panelas" ??
Mas será possivel que conseguiste ouvir isso e ficar calado, sem te desmanchares a rir :eheheh:

Tojal City
18-10-2006, 13:17
RP - Rádio Popular??? Estes gajos são uns cromos do caraças. :-P

PJ
18-10-2006, 13:28
Acho incrivel é que ainda haja quem "ouça" tipos da Radio Popular, Fnac, Worten, Mediamarket, etc ... e lhes dê algum crédito.

RKA
22-10-2006, 11:47
Voltando à TVCabo e à box HD, há alguma informação se a transmissão vai ser 720p ou 1080i?

Tojal City
22-10-2006, 12:34
Saber que há uma nova box em testes já é uma sorte para todos nós :-P. Quem já a viu em funcionamento foi o Ignátio. Mas a que ele viu, nem disco rígido tinha ainda, por isso ainda vamos ter de esperar um pouco mais. Só lá para 2007 deveremos ter mais informações concretas.
Mas a opção 720p ou 1080i se for como nos EUA dependerá sempre da emissora e não tanto da tvcabo.
O que eu quero saber é quanto mais vamos ter de pagar para termos HD. Pois se uma pessoa já paga quase 30 euros pelo pacote Fantastic Live, vamos ver quanto paga uma pessoa só por querer ter melhor qualidade de imagem (para além da box claro)

RKA
22-10-2006, 12:55
Independentemente do formato de transmissão de cada emissora, ou a infrestrutura da TVCabo está a ser preparada para qualquer formato HD ou o sinal entregue aos clientes será limitado.

Já agora alguem sabe se há transmissões comerciais de TV a 1080p? Talvez por satelite? Ou se está previsto para o futuro?

Tojal City
22-10-2006, 15:03
Não deveremos ter transmissões a 1080p (por cá ou lá fora) tão cedo nos próximos anos, é que ocupa muita largura banda ou lá como chamam a isto agora.

RKA
22-10-2006, 15:45
Isso são informações importantes para quem anda à procura de uma TV nova (o meu caso). Se calhar não vale a pena investir num full hd só para ver uns filmes em bluray/DVD-hd de vez em quando.

PJ
22-10-2006, 18:51
Para ver filmes em HD-DVD, BlueRay, jogar jogar jogos PS3, tudo a 1080p.
E quando começarem a transmitir HD em mpeg4, já têm largura de banda suficiente para meter canais a 1080p.
É uma questão de aposta, mas apostar em algo que não seja fullHD, pode criar dissabores mais tarde, a não ser que seja uma TV para 2 ou 3 anos, mas se a ideia é durar 10, então é melhor apostar logo no melhor :Yes:

sealight
22-10-2006, 18:59
Isso são informações importantes para quem anda à procura de uma TV nova (o meu caso). Se calhar não vale a pena investir num full hd só para ver uns filmes em bluray/DVD-hd de vez em quando.

Nota: Apesar de por enquanto não haverem transmissões a 1080p (para já 1080p só nos bluray, dvd-hd, jogos Xbox360 e PS3) a maioria das transmissões HD são a 1080i e não a 720p.

Além do mais 1080i fica (em teoria) melhor num TV Full HD 1090x1080 do que num 1366x768 (por motivos obvios).

De notar ainda que as transmissões a 720p têm de ser upscaled mesmo nos LCDs x768. Não há emissões a x768 (NTSC=x480,PAL=x578, HD=x720, FullHD=x1080).

Daí que o formato 1366x768 me seja extremamente estranho! Seja qual for o formato de emissão as TVs com esta resolução têm de fazer conversões. O que não acontece nos Full HD.

Os LCDs 1080 actuais podem não ser future-proof mas certamente que o serão bem mais que os "estranhos" 1366x768.

Ricardo Felisberto
25-10-2006, 19:07
Daí que o formato 1366x768 me seja extremamente estranho! Seja qual for o formato de emissão as TVs com esta resolução têm de fazer conversões. O que não acontece nos Full HD.

Os LCDs 1080 actuais podem não ser future-proof mas certamente que o serão bem mais que os "estranhos" 1366x768.

Por acaso nunca tinha lido aqui (embora já deva ter sido focada ;D) acerca desta questão que sempre me pareceu estranhissima. Penso que a 1ª máquina com essa resolução foi o PJ de topo da Sony o V-qqcoisa-10.

Porque raio inventarão um chip com essa resolução é q seria engraçado saber. Mas mais engraçado ainda é a vulgaridade da sua utilização, diria mesmo, massificada mas várias propostas actuais de ecrãs planos........

Alguém q saiba da istória?

cachucho
02-11-2006, 12:55
Saber que há uma nova box em testes já é uma sorte para todos nós :-P. Quem já a viu em funcionamento foi o Ignátio. Mas a que ele viu, nem disco rígido tinha ainda, por isso ainda vamos ter de esperar um pouco mais. Só lá para 2007 deveremos ter mais informações concretas.

Quem é o Ignático, para eu lhe fazer umas perguntinhas? :eheheh:

RKA
28-11-2006, 19:44
Chamei cá casa a TVCabo porque o sinal ultimamente estava pró fraco (repararam a situação - era um conector). Bem importante mesmo é que estivemos à conversa e disseram-me que a nova box (HD) já está em testes em alguns clientes especiais (daqueles que têm uma conta superior a 100 euros/mês). E essa box vai estar disponível dentro de poucos meses. A informação vale o que vale.

Tojal City
28-11-2006, 22:03
Eu tb quero :'( Embora nunca tenha sido cliente da Tvcabo. Será que é desta que vou ser? A verdade é que não é só a HD que me suscita o interesse, o sistema PVR (Personal Video Recorder) se for igual a de outros países lá fora também me chama a atenção.
Tenho medo é do preços, não tanto do preço da box, mas sim da mensalidade.
Só espero que não sigam o caminho da SKY que é uma balurdio, mas também lá tudo é um caro.

sealight
28-11-2006, 23:27
A TVcabo/NETcabo tem um forum dedicado à televisão e não vejo muitas pessoas a insistirem na oferta de emissões com boa qualidade de imagem ou alta definição (por exemplo).
http://foruns.netcabo.pt/index.php?showforum=87
Se ninguém fizer pressão as coisas só acontecem quando for mesmo inevitável.

Tojal City
29-11-2006, 11:29
Claro que não, quantas pessoas sabem o que é HD e PVR :eheheh: Só nós os maluquinhos por áudio e imagem sabemos e percebemos destas coisas. Dai a minha esperança que o preço não venha a ser elevado, pois Portugal não é a Inglaterra ou os países nórdicos onde a educação tecnológica é muito elevada. Se eles vierem com um preço só para alguns, nem alguns terão.

rneiva
29-11-2006, 11:39
A Cabovisão não tinha um ou dois canaisem HD ?

Zé Caixão
29-11-2006, 11:44
(...) Bem importante mesmo é que estivemos à conversa e disseram-me que a nova box (HD) já está em testes em alguns clientes especiais (daqueles que têm uma conta superior a 100 euros/mês). E essa box vai estar disponível dentro de poucos meses. A informação vale o que vale.

Então o busilis da questão é: descobrir e trazer para o Fórum um desses clientes especiais para que nos digam da sua experiência com a nova box e os conteúdos HD (se é que estes já estão a ser emitidos).

NFCDS
29-11-2006, 11:49
Queixas e mais queixas...

http://foruns.netcabo.pt/index.php?s=7f7e1d1b6486f38e65af92b23c966063&showtopic=7314

Zé Caixão
29-11-2006, 12:50
É por estas e outras que mantenho a minha velhinha crt. Quando o sinal da TV Cabo for bom (indepentemente da resolução), já muitos plasmas e lcds de primeira geração estarão a dar o berro. >:(

rneiva
29-11-2006, 13:00
Eu recebo esta semana o meu LCD e vou experimentá-lo com a AR Telecom. Mas também comprei de 32" porque vejo a TV a 2/3 metros de distância. Claro que com LCD/Plasmas de 40", os pixels são tão grandes e a qualidade tão baixa que leva a estas queixas.

Zé Caixão
29-11-2006, 13:30
Desculpa lá a ignorância, mas o que quer dizer "AR Telecom" :huum:? Tv por antena?

lsalvador
29-11-2006, 13:35
Operador de TV

http://www.artelecom.pt/

rneiva
29-11-2006, 14:27
Triple play. POr 35 euros tens TV, internet a 2 MB com 4 GB de trafego e telefone. É através de um link de radio até um edificio que esteja perto do teu e depois metem-te o sinal em casa.

Digital end-to-end até à set top box que tem saída RGB e também é da Octal

lsalvador
29-11-2006, 14:31
Eu ando seriamente a pensar no serviço deles, agora o que me esta a deixar ficar como estou são as novas caixas da thomsom da TvCabo como HD, a ver vamos como isto fica. Como tenho net a menos de 1 ano, ainda ñ posso largar o serviço deles (Acho que temos de ter durante 12 meses). Até Abril de 2007 logo vejo o que faço.

Zé Caixão
29-11-2006, 15:06
Desconhecia este operador.

Rneiva

Não deixes de referir a tua experiência com este operador e o teu lcd. Pior do que ligado a uma power box da Tv Cabo parece-me que não vai ser. :eheheh:

rneiva
29-11-2006, 15:25
É uma Powerbox da Octal. Agora não sei se são as mesmas que as daTV Cabo.

Só poderei fazer a experiência na proxima 4ª feira.

luis neiva
29-11-2006, 15:36
comprei um lcd de 37", e estou bastante surpreendido com a imagem da tv cabo.
tenho os canais quase todos entre 90 e 100%

mas também estou mortinho que lançem o HD.

como é que há clientes que gastam 100eur de tv cabo?
eu gasto 55eur e só me faltam os canais de serranço :eheheh:

RKA
29-11-2006, 17:37
como é que há clientes que gastam 100eur de tv cabo?

TVCabo+Netcabo

Tojal City
29-11-2006, 18:50
Os gajos da telesatélite é que tinham a obrigação de ir a fundo sobre esta questão :huum:

cachucho
30-11-2006, 20:41
Em relação aos testes das novas boxs enviei um mail a pedir para ser um dos clientes escolhidos para testar e a resposta da tvcabo foi esta:

"Estimado Cliente,

Na sequência do seu contacto, que desde já agradecemos, informamos que de momento não dispomos de qualquer informação relativamente à questão que apresenta.

Contudo, se surgir alterações relativamente à sua questão, essa informação chegar- lhe-á através da nossa rede de comunicação.(...)
"

rneiva
30-11-2006, 21:32
Parece uma resposta daqueles filmes que negam tudo estilo X Files. Julgam que num assunto tão corriqueiro conseguem guardar segredos. É incrível.

Tojal City
30-11-2006, 21:47
Frase formatada. Os gajos que leram o mail nem sabem do que falas cachucho :eheheh:

Ricardo Felisberto
09-12-2006, 19:35
Eu ando seriamente a pensar no serviço deles, agora o que me esta a deixar ficar como estou são as novas caixas da thomsom da TvCabo como HD, a ver vamos como isto fica. Como tenho net a menos de 1 ano, ainda ñ posso largar o serviço deles (Acho que temos de ter durante 12 meses). Até Abril de 2007 logo vejo o que faço.

O periodo de fidelização é de 6 meses.

Ricardo Felisberto
09-12-2006, 19:36
A Cabovisão não tinha um ou dois canaisem HD ?

Nuna ouvi feedback deste serviço, alguém dispoem directamente dele, ou já teve acesso de forma a fazer algum comentário?