PDA

View Full Version : Gravações programadas com Powerbox

aemarques
27-06-2006, 11:27
Uma pergunta para a geral:

Tenho o serviço TV Cabo analógico (sem canais premium, sem box). Neste serviço, temporizar gravações é simples e funciona tal como num sistema hertziano - programação da hora, dia e canal e já está.

Contudo, pelo que percebo do funcionamento das set-top boxes, isto não é possível com o serviço digital ou a partir do momento em que seja preciso fazer passar o sinal através de uma box, uma vez que a sintonia dos canais deixa de ser feita pelo gravador.

Alguém me pode confirmar se isto é mesmo assim? E sendo, há alguma volta a dar?

Lowrider
27-06-2006, 11:30
:nao:

cochinada
27-06-2006, 11:37
:nao:

:huum: Não, não é assim ou não, não dá?

jrosado
27-06-2006, 11:42
A power(bosta) não tem uma saída scart que possas ligar ao video-gravador?

aemarques
27-06-2006, 11:44
Rosado, o problema não é ter uma saída SCART (penso que tem).
O problema é que um gravador (seja de VHS ou de DVD) precisa de sintonizar directamente os canais para poder realizar gravações programadas. A menos que essas gravações sejam feitas apenas para o canal em que a box ficou ligada. Acho... :-\

jrosado
27-06-2006, 11:47
Nopes..O gravador (pelo menos todos os que me passaram pela mão) tb. pode gravar sinais que lhe entrem pela entrada SCART. Basta selecionar essa entrada, para gravar o sinal que lá está presente.

Quando tinha o meu humax, podia-lhe dizer para se ligar a determinada hora, em determinado canal e depois desligar-se a determinada hora...Com a power.... que a tvcabo insiste em vender (e que algumas pessoas insistem em dizer maravilhas), não sei se existe essa opção...

Se não existir, a unica solução é deixá-la ligada no canal em questão :duh:

Lowrider
27-06-2006, 11:52
:nao: quer dizer não faz... :Yes:

O problema é fazer a mudança de canal automáticamente... :huum:

Será que eles vão mesmo desligar o sinal analógico de vez... :???

NFCDS
27-06-2006, 12:07
Mas a powerbox não tem saídas RF :huum:

Se pela scart obriga a ter o canal selecionado (e a respectiva PWB ligada), não haverá a hipótese de se ligar através da saída RF da powerbox ao gravador ??

aemarques
27-06-2006, 12:12
Rosado, eu percebo que dá para gravar o "sinal que está lá". Mas o meu problema é outro: gravar temporizadamente - por exemplo, durante um fim-de-semana - vários programas em diferentes canais, sem que ninguém tenha de mexer na box.

Pior ainda, isso significa que não posso estar a ver um canal e gravar outro, certo?

PJ
27-06-2006, 12:32
Mas que eu saiba onde existe sinal digital, o analógico também lá está. Logo continuas a poder utilizar o video, ligado directamente ao cabo. Só não podes é fazer isso para os canais que só existam em digital.

jrosado
27-06-2006, 12:47
Pois...Com uma humax conseguias isso (a tal opção de ligar e desligar à hora que quisesses no canal que quisesses). Agora, com a power(bosta) pelos vistos isso não é possivel :duh:

NFCDS
27-06-2006, 14:35
Estive a conferir aqui http://www.tvcabo.pt/shared/presentation/documents/GuiaInstalacaooRapidapowerbox.pdf e, de facto, a PB tem a saída coaxial.
Assim, além da ligação por scart à TV, existe a possibilidade de sintonização dos canais através da ligação coaxial :luz:

PJ
27-06-2006, 14:50
Sim, mas se for num video, só dá os canais analógicos. Canais novos que só existam no sistema digital, não dá.

NFCDS
27-06-2006, 15:16
Quer dizer que, quem tem o pacote Funtastic (65 canais digitais) está lixado... :lalala:
Fica a opção dos canais analógicos (pacote Clássico), mas nada de Lusomundos, SportTV, Disney, Playboy ;D, Venus :-X... :eheheh: :eheheh:

PJ
27-06-2006, 15:18
Para gravações programadas em canais distintos, sim.

RS
27-06-2006, 15:32
Gravar, sem intervenção manual, a partir de boxes externas só através de duas opções (que eu conheça):

Definição de gravações temporizadas simultaneamente na box e gravador (para as boxes que permitem, que não é o caso da powerbox da tvcabo)

Utilização do Guide Plus+ para gravadores que permitam essa ligação (na outra extremidade do cabo existe um emissor IV que se encarrega de mudar o canal na box - exemplo o Pioneer 440 suporta esta funcionalidade). Mas a tvcabo não suporta Guide Plus+.

Mas atenção que para quem tem acesso a alguns satellites (nomeadamente Astra), e presumo que desde que os receptores que utilizem suportem igualmente o Guide Plus+, podem usar o (por exemplo) Pioneer 440 para gravações temporizadas dos respectivos canais.

Infelizmente também aqui o atraso da tvcabo é significativo.

Cumps

Tojal City
28-06-2006, 13:26
Já era tempo da TVkaka lançar um receptor com disco rígido não?? Estilo Tivo ou Sky+. Os espanhois vão lançar para o D+ no final do ano. Oh wait.. custa dinheiro e dá trabalho e os gajos é a lei do menor esforço. :zzzz:

FMoreira
28-06-2006, 23:02
De facto a PowerBox tem uma saída RF que permite ver canais digitais e/ou codificados (se tivermos subscrição dos mesmos), mas o sinal que passa pelo RF é, apenas o do canal seleccionado, além de todos os canais "analógicos", podemos ver num canal configurável (penso que por defeito vem no canal 36), o canal seleccionado na Box. Ou seja, se o que se pretende é gravar diversos canais sendo apenas um deles digital e/ou codificado, no problem, basta beixar a box ligada com esse canal seleccionado. Se se pretender gravar mais do que um canal digital e/ou codificado, tal não será possivel sem alterar/mudar a seleccção da box (manualmente ou com recurso a outros artefactos).

Resta salientar que o sinal RF da Box para os canais digitais e/ou codificados é uma javardice, aliás, eu neste momento tenho muito melhor qualidade nos canais "analógicos" (que dispensam a box) do que através da box, ou seja, tenho melhor imagem pelo cabo de antena do que pelo scart. E não é do cabo porque comprei um scart bastante razoável...

Uma coisa que a box faz muito bem é... estragar a qualidade de imagem (isto é só a minha opinião, claro!!!)

RS
29-06-2006, 13:13
Resta salientar que o sinal RF da Box para os canais digitais e/ou codificados é uma javardice, aliás, eu neste momento tenho muito melhor qualidade nos canais "analógicos" (que dispensam a box) do que através da box, ou seja, tenho melhor imagem pelo cabo de antena do que pelo scart. E não é do cabo porque comprei um scart bastante razoável...

Uma coisa que a box faz muito bem é... estragar a qualidade de imagem (isto é só a minha opinião, claro!!!)

:huum:

Tens a box configurada para RGB e ligada a uma entrada scart na tua TV que também aceite RGB ?

É que a powerbox até pode ser má, mas RF melhor que RGB ?!?!?

Cumps

aemarques
29-06-2006, 13:20
Sim - porque é um RGB (se é que é RGB) derivado do sinal RF...

RS
29-06-2006, 13:30
Sim - porque é um RGB (se é que é RGB) derivado do sinal RF...

Não é nada. É um RGB derivado da transmissão digital MPEG2. Logo tem obrigação de ser muito superior a RF. Na minha casa nem sequer há comparação possível, logo ... deve haver alguma configuração mal efectuada.

Cumps

aemarques
29-06-2006, 13:47
Mas se o RF (sinal analógico) for de boa qualidade e o MPEG2 (digital, comprimido) for de má, não
há RGB que o salve... ;)

FMoreira
29-06-2006, 14:24
Pois, está tudo bem configurado e acredita que o sinal nem sequer é comparável...
inclusivamente os nossos amigos da tvcabo já lá foram e já trocaram a box por duas vezes... e nada a fazer...

Uma possivel explicação (segundo um dos técnicos que lá esteve) é que o sintonizador da box (mesmo para o sinal Mpeg?!?!) é de péssima qualidade comparando com os das TV's.

RS
29-06-2006, 14:43
Mas se o RF (sinal analógico) for de boa qualidade e o MPEG2 (digital, comprimido) for de má, não
há RGB que o salve... ;)

La Palisse não teria dito melhor :devil:

Mas não é disso que se trata. Estamos a comparar um mesmo canal em analógico vs digital (ligação por RGB à TV) na tvcabo. Acredita que a diferença é abismal !

Cumps

RS
29-06-2006, 14:58
Pois, está tudo bem configurado e acredita que o sinal nem sequer é comparável...
inclusivamente os nossos amigos da tvcabo já lá foram e já trocaram a box por duas vezes... e nada a fazer...

Uma possivel explicação (segundo um dos técnicos que lá esteve) é que o sintonizador da box (mesmo para o sinal Mpeg?!?!) é de péssima qualidade comparando com os das TV's.

Pois ... os técnicos da tvcabo ....

Como é que tens configurada a saída de video na powerbox ?

Qual das saídas scart da powerbox estás a usar ?

A que entrada da tua TV tens ligada a powerbox ?

Quando comutas para a powerbox tens indicação de que a tua TV está a receber um sinal RGB ?

Tens uma qualidade de sinal de 100% na powerbox ?

Qual a força do sinal que tens ?

O cabo scart que usas tem os 21 pinos ligados ?

Talves estas questões te possam ajudar um pouco. Se não ajudarem manda a tvcabo para aquele sítio ...

Lowrider
29-06-2006, 15:11
Eles põem um filtro para diminuir a interferência do sinal digital no analógico, enquanto não o tirarem, o sinal digital é uma porcaria...

FMoreira
29-06-2006, 17:13
Pois ... os técnicos da tvcabo ....

Assim que chegar a casa... vou verificar!!!

Qual das saídas scart da powerbox estás a usar ?

À saída de TV, mas também já experimentei a do video...

A que entrada da tua TV tens ligada a powerbox ?

Jé experimentei todas, neste momento está na Scart1 (a principal)

Quando comutas para a powerbox tens indicação de que a tua TV está a receber um sinal RGB ?

Yeap

94%

86db

O cabo scart que usas tem os 21 pinos ligados ?

yeap, é o topo de gama da ixos

Talves estas questões te possam ajudar um pouco. Se não ajudarem manda a tvcabo para aquele sítio ...

Já mandei!!!

Só é pena morar no 3.º andar de um prédio de 8 andares e não querer colocar antenas na janela, mas qualquer dia coloco uma parábola no telhado e ponho um receptor decente...

FMoreira
29-06-2006, 17:17
Eles põem um filtro para diminuir a interferência do sinal digital no analógico, enquanto não o tirarem, o sinal digital é uma porcaria...

E não poderemos nós próprios retirar esse filtro?
Está na box ou na caixa de escada?

Lowrider
29-06-2006, 18:27
Na caixa da escada, mas é melhor serem eles a tirar, só que a maioria nem sabe o que isso é, tens de chatiar até aparecer um que saiba... :naosei:

No meu apartamento anterior ainda tiveram que aumentar a potência não sei de quê, porque havia mais utilizadores do que o equipamento existente suportava... ::)

FMoreira
29-06-2006, 20:31
Correcção ao Post anterior:

CVBS+RGB

Não aparece a indicação do tipo de sinal, apenas da porta de entrada...

100%

86%

SNR: 30,5 dB

RS
30-06-2006, 12:18
FMoreira,

A julgar pelas tuas respostas ... a situação está complicada ...

Por descargo de consciência tenta apenas fazer o seguinte:

- desabilita (põe a OFF) todos os processamentos de imagem / filtros da tua TV relativos à entrada AV1 (tipo: "Colour Management", "P-NR", "MPEG NR", "AI" ... nota: os nomes variam consoante a marca). Vê como fica a imagem com toda a tralha desligada. Depois liga cada um desses e vê o que faz à imagem, se a melhora ou piora.

- Liga um leitor de DVD por scar/rgb com o mesmo cabo na mesma entrada AV. A imagem é boa ? Má ?
(nota: este teste é por que já vi algumas reviews de utilizadores que têm LCDs que se queixam muito da qualidade de imagem por scart/rgb - pode ser tb o caso)

O que te queixas particularmente na imagem ? Podes por fotos do mesmo canal em analógico e digital, para tentar "ver" melhor que tipo de problemas é que poderás ter ?

É que sinceramente, se tens uma qualidade de sinal de 100%, alguma coisa de muito estranho se passa.

PS: Tens varanda ? Virada a N, S, E ou O ? Existem pratos muito pequeninos que com um bom LNB dão uma imagem muito boa ....

Cumps

FMoreira
30-06-2006, 14:13
Assim que chegar a casa já vou testar isso tudo.
Obrigado!!!

Varanda... nops. só mesmo no telhado, e como a ideia é por um prato grandinho para poder apanhar os canais HD do Astra2...
Estou à espera de um técnico que me ficou de ir fazer um orçamento para tentar passar os cabos pela tubagem do prédio (se tal for possivel) e para verificar se será melhor por uma antena motorizada ou duas antenas (para poder apanhar tb a TVCabo).

FMoreira
02-07-2006, 20:15
- desabilita (põe a OFF) todos os processamentos de imagem / filtros da tua TV relativos à entrada AV1 (tipo: "Colour Management", "P-NR", "MPEG NR", "AI" ... nota: os nomes variam consoante a marca). Vê como fica a imagem com toda a tralha desligada. Depois liga cada um desses e vê o que faz à imagem, se a melhora ou piora.

em todos os testes a imagem "RF" é sempre mais limpa e com mais detalhe...

- Liga um leitor de DVD por scar/rgb com o mesmo cabo na mesma entrada AV. A imagem é boa ? Má ?
(nota: este teste é por que já vi algumas reviews de utilizadores que têm LCDs que se queixam muito da qualidade de imagem por scart/rgb - pode ser tb o caso)

Liguei o DVD com scart/rgb, embora não seja a mesma qualidade que tenho com o HDMI, mesmo assim tem uma imagem bastante boa...

O que te queixas particularmente na imagem ? Podes por fotos do mesmo canal em analógico e digital, para tentar "ver" melhor que tipo de problemas é que poderás ter ?

A imagem "digital" tem muito menos detalhe, e por vezes, nalguns canais tem até ums espécie de fantasma. E na SporTV... uma treta, ainda ontem, ao ver o jogo de Portugal, experimentei a SporTV (por digital) e a SIC (em digital e analógico) e enquanto na SIC em analógico dava para ver o jogo bastante bem, em digital por vezes até tinha dificuldade em identificar os jogadores, e na SportTV o relvado parece uma massa de verdes, sem detalhe rigorosamente nenhum...

É que sinceramente, se tens uma qualidade de sinal de 100%, alguma coisa de muito estranho se passa.

Pois... estive a ver a caixa de escada para verificar se tinha lá alguma coisa estranha ligada (o tal filtro a que se referiu o Lowrider) mas não... aparentemente o cabo que vai para minha casa está ligado directamente ao splitter...
Acho que vou ter de chamar os gajos outra vez, mas o pior é que os técnicos muitas das vezes são apenas subcontratados para instalar cabo... ainda não apareceu aqui nenhum que demonstrasse conhecimentos técnicos, e equipamentos de teste... nunca os vi... normalmente limitam-se a substituir a box e os cabos (chicotes) o último que cá esteve insistiu em trocar o chicote RF por um que ele fêz, e o Scart pelo que acompanha a Box, não consegui fazê-lo entender que os meus cabos (ambos da Ixos) eram de longe melhores, depois msotrou-se bastante surpreendido quando a imagem piorou ainda mais com os cabos dele...
Na verdade, para a maioria dos canais não me faz impressão nenhuma estar a ver pela entrada analógica, até porque estamos mais habituados a usar o comando da TV, mas irrita-me um bocado estar a pagar canais que e serviços quenão funcionam bem...
Entretanto ontem estive na loja onde comprei o LCD, e antes que eu lhes dissesse que via melhor por RF, quando lhes disse que a imagem não era grande coisa, ele disse logo que tem diversos clientes a queixar-se que veem melhor por RF do que por Scart... disse-lhe que se calhar era algo aqui na zona, e ele disse que não, que tem dois clientes (um em Alverca e outro em Lisboa) que se queixam exactamente do mesmo...
Agora o teste que falta, é levar a Box para o quarto e ver se com a CRT se nota a mesma coisa...

Quanto às fotos, a maquineta que aqui tenho (Uma Sony) não consegue tirar fotos em que se note alguma coisa, e tenho a minha máquina fotográfica (a outra...) emprestada, depois quando ela vier posto umas fotos com as diferenças...

Brigadão!!!

Lowrider
03-07-2006, 06:49
Se continuares a reclamar eles acabam por arranjar isso, e o tal filtro não é óbvio, muitos técnicos nem sabem o que é... :nao:

NFCDS
03-07-2006, 10:30
Varanda... nops. só mesmo no telhado, e como a ideia é por um prato grandinho para poder apanhar os canais HD do Astra2...

Não sei de que zona do país estás, mas estou em Almada com um prato de 60cm apontado para o Astra2 e apanho bem os canais HD (80%-90% de sinal) :Yes:, preciso é de um receptor Humax HD :snif:

RS
03-07-2006, 10:30

A imagem "digital" tem muito menos detalhe, e por vezes, nalguns canais tem até ums espécie de fantasma. E na SporTV... uma treta, ainda ontem, ao ver o jogo de Portugal, experimentei a SporTV (por digital) e a SIC (em digital e analógico) e enquanto na SIC em analógico dava para ver o jogo bastante bem, em digital por vezes até tinha dificuldade em identificar os jogadores, e na SportTV o relvado parece uma massa de verdes, sem detalhe rigorosamente nenhum...

Comigo é exactamente ao contrário. A imagem da SIC é :puke:
A imagem da SportTV é do melhor que vi em transmissões SD de futebol. :Yes:
:huum:

HotSpot
05-07-2006, 12:16

Não sei de que zona do país estás, mas estou em Almada com um prato de 60cm apontado para o Astra2 e apanho bem os canais HD (80%-90% de sinal) :Yes:, preciso é de um receptor Humax HD :snif:

hmmm...Ele deve estar a falar do Astra 2D e este não deves apanhar com a de 60cm.

NFCDS
05-07-2006, 13:34
HotSpot, ao fazer a busca automática, o meu receptor identificou o canal Astra HD, NationalGeografic HD e outro, que não me lembro o nome, também HD (algo parecido com SMD HD :huum:).
Claro que, como o meu receptor não é HD, não tenho imagem mas... tenho o som :-P

cachucho
20-10-2006, 15:00
Tenho precisamente todos os problemas que o Fmoreira tem com a sua powerbox. Andava aqui a investigar alguém que tivesse problemas semelhantes e a descrição do Fmoreira sobre a qualidade de sinal é excelente. OS jogos de futebol da sportv são exactamente como ele diz, uma gigantesta massa verde sem detalhe que parece estar sempre a focar e a desfocar.

O sinal RF analógico é de longe muitissimo superior ao da powerbox.
Em relação ao filtro que o Lowrider fala não me parece que seja o meu caso, pelo menos não consigo ver qualquer filtro na caixa das escadas. Esse filtro estaria antes do meu cabo? Até deixo aqui duas fotos da caixa das escadas:

http://enresinados.weblog.com.pt/arquivo/instalacao1.jpg
http://enresinados.weblog.com.pt/arquivo/instalacao2.jpg