View Full Version : DVD PIONEER DV-696AV-S
Boas.
gostava de saber que tem algumas indicações deste DVD é que já li algures que havia modelos com uns problemitas ...
Se calhar foi aqui que lestes: http://forumhifi.com/board/index.php/topic,1462.75.html, mas quem tem esses problemas é o modelo 490 :(
Exacto, mas como não vi nenhuma referência a este modelo, gostava de saber a little more, já tenho um preço de referência - 160 € não acho muito ...
Eu tenho seguido este tópico: www.avforums.com/forums/showthread.php?t=365162&highlight, até agora ninguém se queixa do 696 :Yes:
Já agora, esses 160€ são da net ou de uma loja :huum:
São de uma loja. O Belmiro Ribeiro na Amadora.
Só podia ser... :Yes:
aemarques
11-08-2006, 16:28
É um bom preço. O preço de referência da Pioneer é de 190 euros ("full list price").
lsalvador
15-08-2006, 18:00
E esse valor é para todos?
Será que terei ganhos em relação a um Denon 1910?
Sim, o valor é para todos, eu nem conhecia a loja (conheci aqui no forum) e inclusive o valor foi-me dado por telefone.
lsalvador
24-08-2006, 09:25
Bem pessoal,
Troquei o meu Denon 1910 por este 696AV.
Como podem ver pela minha assinatura, tenho um Plasma e com este leitor ja vão 3 leitores ligados, todos testados com componentes e o Denon tambem testado com DVI e posso dizer que o que gostei mais e achei com melhor imagem ate ao momento foi este pioneer ligado por componentes(ainda não testei HDMI-DVI), ontem tive o teste final, usei o DVD do Sr. dos Aneis (1º Filme), as imagens deixaram de ser baças, ganhou cor (não alterei nada nas configuraçoes do plasma) sem ser em demasia, deixou de haver artefactos na imagem, uma coisa que me irritava fortemente.
No proximo fim de semana mais alguns testes vou fazer e poderão ser mais conclusivos, mas ate ao momento estão a superar a minha expectativa.
soulriver
24-08-2006, 10:47
Peço desculpa desde já por usar esta thread para colocar uma duvida minha e por ainda só ter feito perguntas desde o meu registo, mas espero ir aprendendo e partilhar as minhas experiências no futuro.
Eu tenho um LCD Samsung LE32R71B e um leitor de dvd/divx PEEKTON PK6006HDMI que uso ligado por componentes. Estou um pouco descontente com a imagem, e gostava de saber se acham que adquirir o pioneer falado nesta thread por exemplo será um passo importante para melhorar significativamente a imagem?
Cumps,
aemarques
24-08-2006, 11:39
O seu leitor de DVD (uma marca francesa que se limita a importar produtos do extremo oriente - mas com muito bom aspecto!) usa o chipset Mediatek 1389 que, de resto, a Pioneer (e outros fabricantes consagrados) usa em muitos dos seus produtos mais baratos, embora não sei se será o caso com este último modelo.
Dito isto, muito depende da implementação - o chipset não é tudo. E, neste caso, o elo mais fraco é bem capaz de ser o seu leitor de DVD. O ideal seria poder experimentar outro ligado ao seu ecrã e depois comparar.
Por outro lado, penso que o seu televisor tem entrada HDMI. Assim sendo, porque não experienta essa ligação, já que o seu leitor também a tem?
soulriver
24-08-2006, 11:47
O seu leitor de DVD (uma marca francesa que se limita a importar produtos do extremo oriente - mas com muito bom aspecto!) usa o chipset Mediatek 1389 que, de resto, a Pioneer (e outros fabricantes consagrados) usa em muitos dos seus produtos mais baratos, embora não sei se será o caso com este último modelo.
Dito isto, muito depende da implementação - o chipset não é tudo. E, neste caso, o elo mais fraco é bem capaz de ser o seu leitor de DVD. O ideal seria poder experimentar outro ligado ao seu ecrã e depois comparar.
Por outro lado, penso que o seu televisor tem entrada HDMI. Assim sendo, porque não experienta essa ligação, já que o seu leitor também a tem?
Obrigado pela resposta. Quanto à ligação HDMI eu experimentei e não notei que a imagem tivesse melhor qualidade que por componentes (usei um cabo HDMI de fraca qualidade talvez) e o som tinha interferencias (não percebi se por problema do cabo ou do leitor), foi por isso que decidi usar antes a ligação por componentes.
No proximo fim de semana mais alguns testes vou fazer e poderão ser mais conclusivos, mas ate ao momento estão a superar a minha expectativa.
lsalvador, já utilizas-te a interface HDMI-DVI ??? Dá bons resultados ???
Diz qualquer coisa :Yes:
1 abraço.
lsalvador
04-09-2006, 12:43
Oi, ainda não testei por HDMI-DVI mas posso te dizer que por componentes esta a passar as minhas expectativas. Ontem vi os 3 primeiros filmes da Guerra das Estrelas e fiquei impressionado com o que o Pioneer fez ligado ao plasma por componentes, nada de artefactos que o Denon fazia, aqueles quadrados que devez em quando fazia, desapareceram por completo. Até ao momento estou muito satisfeito.
Aconselho e pelo preço que foi :Yes: :Yes: :Yes:
Olá a todos.
Posso vos dizer que também sou o feliz proprietário do leitor DVD Pioneer DV-696AV-S, e estou bastante satisfeito. Para já, a parafernália de regulações torna problemática uma primeira abordagem, mas depois, quando se decide por regular a imagem do DVD em situações neutras, e trabalhar a imagem através do écran, então tudo se resolve, e as melhorias são evidentes. Atenção, se o écran for um moderno HD Ready, com regulações digitais para tudo e mais alguma coisa, então é bom que se desligue tudo, e se reduza ao essencial o tratamento a dar à imagem. Vão ver que o resultado compensa. Isto para uma ligação HDMI/HDMI a 720p. Magnifica a resolução, excelente o recorte e definição, as cores são realistas, e claro mais esbatidas do que as que se retiram por exemplo, pela porta scart rgb. Mas a verdade é que o objectivo a atingir de máxima qualidade é olhar para o écran e ver algo que se aproxima da realidade. E aqui, o HDMI está muito mais próximo do que qualquer ligação actual. Mais... com este leitor, não é costume surgirem artefactos, os movimentos rápidos são bem tratados, os nevoeiros e fumos são realistas, as cores, como já disse, correspondem à realidade.
Em suma, por este preço (€ 170 a € 180), dificilmente se encontrará melhor.
Cumps.
Joaquim Serrano
serrano, já agora, qual é o teu plasma/lcd/pj ??
1 abraço.
Em resposta à ultima entrada de NFCDS, tenho a dizer que o meu écran é um modelo da Philips, um LCD, mais concretamente o Philips LCD 42 PF 7621D/10. Não faz parte da linha CINEOS, e não tem o ambilight, mas possui tudo o resto, inclusivamente o pixel plus 2 hd, duas portas hdmi, 2 scart rgb, 1 componentes, sintonizador digital, sensor de luz e mais uma quantidade razoavel de items relevantes. A imagem em emissão de televisão não é inferior (os programas transmitidos é que são uma desgraça :duh:) a um bom ecran CRT, e em DVD, ligado pela porta hdmi com o leitor da pioneer que aqui se está a discutir, a imagem é aquela que já referi na minha anterior intervenção, ou seja, imagem de arrasar. Posso vos dizer que o som também é excelente, com graves cheios, e palcos sonoros bem destacados, quase que se consegue "ver" as bandas a tocar em nossa casa. Quando comprei o LCD, a Philips ofereceu um gravador HDD DVD da marca, de base (3300h, salvo erro), sem scan progressivo. A imagem em alguns filmes era horrivel, com linhas e sobrelinhas nos contornos das cabeças das personagens, com digitalizações estranhas, e imagens pouco naturais. Só funcionava bem com desenhos animados, e a unica ligação possível era a scarta rgb. Quando troquei de leitor, para este Pioneer, tudo melhorou, e de que maneira...
Cumps
Serrano
Obrigado pela resposta serrano :Yes:
Li ontem uma thread no AVForums que sugere que os leitores da pioneer (sendo a fonte a própria pioneer) não suportam DD5.1 a 640kbps, como é o caso do último DVD Pulse dos Pink Floyd.
Alguém tem um leitor pioneer e o DVD referido que possa confirmar ?
Cumps
Li ontem uma thread no AVForums que sugere que os leitores da pioneer (sendo a fonte a própria pioneer) não suportam DD5.1 a 640kbps, como é o caso do último DVD Pulse dos Pink Floyd.
Cumps
Sim, eu tenho o leitor referido, assim como o DVD Pulse dos Pink Floyd. Posso te dizer que suporta o formato DD5.1 a 640kbps (é sempre assim que eu o ouço) e tem um som excelente.
Cumps
Serrano
Cumps
Sim, eu tenho o leitor referido, assim como o DVD Pulse dos Pink Floyd. Posso te dizer que suporta o formato DD5.1 a 640kbps (é sempre assim que eu o ouço) e tem um som excelente.
Cumps
Serrano
:Yes:
Bem me parecia que a pioneer não faria uma coisa dessas ... por isso pedi para confirmar.
Cumps
lsalvador
13-09-2006, 15:08
Obrigado pela resposta serrano :Yes:
NFCDS ja vi pela tua assinatura que encomendas-te o 696, já o tens? que tal? ;)
JÁ CHEGOU surprised: !!!!
Mas só à noite é que posso experimentar... estou completamente aos... :poing: :poing: :poing:
lsalvador
13-09-2006, 15:31
Tens de testar isso, por aquilo que tenho lido, o seu melhor desempenho é a 720P, mas ainda não testei porque tenho de comprar um cabo HDMI-DVI e como estou a pensar trocar o plasma LG por um modelo HD (LCD / Plasma / Retroprojector) ainda não o comprei, mas por comopentes esta a bater o Denon 1910. :Yes:
lsalvador, é exactamente isso que pretendo fazer, bem como testá-lo por componentes ;D, amanhã digo os resultados o:)
Relativamente ao cabo HDMI-DVI, recomendo um Supra (eu tenho um HDMI-HDMI de 2m) :Yes: ou então, se não quiseres gastar muito dinheiro porque estás a pensar trocar de TV, tens na Box (Jumbo) cabos desses baratuchos :luz:
PS: tens na tua assinatura Pioneer 686-AV ::)
lsalvador
13-09-2006, 15:51
Corrigido :MrGreen:
E desbloquear isso ? Há algum método simples e barato ? o:)
lsalvador
13-09-2006, 16:01
Que eu conheça não.
No AVF fartam-se de falar nisso e, pelo que tenho lido, é possível... mas nunca investiguei a fundo porque de momento não me interessa :-P
Boas,
Aqui têm uma pagina mt interessante sobre o dv696av.
http://www.pioneerfaq.info/english/dv696.php
Tambem comprei um,mas ainda ando em testes,mas posso dizer k bate em imagem o sansung hd850 e o denon 1920,por svideo.e o som é mt bom tb.
apenas tenho um problema ao ler um dvd do David Gilmour ao vivo e a solo, k ainda nao descobri pk a razao,faz pausas na imagem e som , :( ele lê bem noutros leitores.
lsalvador
14-09-2006, 11:49
Oi NFCDS, ja testas-te o Pioneer 696AV?
Que tal?
Boas,
Depois de uma longa espera, finalmente chegou o substituto do Sam HD-850… o leitor de dvd Pioneer DV-696.
Ontem à noite só tive tempo de experimentar a interface HDMI do leitor ao LCD, através do cabo Supra (2m). No fds vou experimentar a ligação por componentes. Relativamente ao Áudio, inicialmente tinha apenas o som da TV (via HDMI) e, posteriormente, conectei-o ao HC via coaxial (mas não pude “esticar” muito porque podia acordar a criançada o:)). Os menú´s são intuitivos e fáceis de utilizar (à semelhança do meu DVR), pena é não ter opção OSD em Português.
Do pouco que testei com o Gladiador e LOTR (disco 1), experimentei os vários modos HDMI e notei algumas diferenças (para melhor) principalmente de 576p para 720p :Yes:. Achei que a 1080i perdia-se o detalhe ganho no modo 720p. Não consegui visualizar no modo 576i porque o LCD não aceita via HDMI :P
Testei também a cor do HDMI nas 3 opções disponíveis (RGB, Full range RGB e Componente), tendo optado pelo modo Componente, uma vez que fiquei com a imagem límpida, contrastes bem nítidos e cores vivas.
Mas ainda tenho muito trabalho pela frente, dado que não mexi nos settings da imagem (contraste, gama, chroma, brilho, nitidez, etc) do leitor e tenho que “combinar” com os mesmos settings do LCD, de modo a obter a melhor relação/qualidade de imagem para mim.
Relativamente aos pontos menos positivos, tenho a realçar que, nem o painel frontal nem o comando dispõem de uma tecla para seleccionar o modo HDMI nem a saída de Vídeo.
Assim, o utilizador terá que obrigatoriamente parar o DVD e seleccionar o upscaling pretendido, bem como a saída de vídeo preferida (Scart, componente ou HDMI) através dos menú´s.
O ponto realmente negativo foi o ruído de funcionamento do aparelho :-/
Nas cenas mais calmas é perfeitamente audível e (para mim) um pouco incomodativo ouvir o aparelho a funcionar. Mesmo em Standby é ruidoso… de tal forma que, para comparar, 1º liguei o HC e depois o DVR (que tem uma ventoinha) e mesmo assim o ruído do DV-696 é superior :snif:
Bom, os testes irão prosseguir !
Em breve, cenas dos próximos capítulos… :eheheh:
lsalvador
14-09-2006, 14:13
Oi NFCDS, essa do barulho ainda não notei, tenho de ir averiguar isso. :???
Tambem ainda não tive tempo de mexer nas configurações, esta tudo Standart de fábrica.
Mas para o valor que custa, continuo a achar um excelente produto.
Se me permitem a opinião, experimentem manter as definições do leitor dvd como vem de fábrica (excepto aquela função de redução de artefactos, no fim da listagem de regulações, que deverá estar ligada), desligar todos os sistemas de tratamento digital de imagem do lcd/plasma (para evitar sobreprocessamento), e regular as cores, saturação, recorte, etc, a partir do que o écran deixa fazer.
Quanto ao ruído do aparelho, confesso que também não dou por nada... será que o teu aparelho tem algum defeito de fabrico? :huum:
Posso dizer que tenho o aparelho há 1 mês, e desde então tenho experimentado todas as combinações possíveis, e concluí que de facto a imagem a 720p por hdmi é a melhor, mas que existem filmes que são maus por natureza (a fotografia, as lentes de filmagem, a forma como passou para dvd, etc...). Também estou desconfiado que comprei um cabo fraco... banbridge hdmi-hdmi 1 metro, por €30,00... não sei, se calhar fiz porcaria :duh:
Na parte sonora, há a garantia de um som cheio, forte mas ao mesmo tempo bem definido. É verdadeiramente um regalo para os ouvidos.
Cumps
J. Serrano
Boas,
quanto ao ruído é de facto real,pois o meu tambêm o faz,mas é mais nas mudanças de faixa,stop e inicio,é devido a mecanica de leitura do laser.
O conselho k eu posso dar,foi o que realizei com umas placas de espuma absorventes de ruido(usadas em caixas de pc para absorver ruidos de ventoinhas e vibraçoes nas chapas laterais) facilmente adquiridas em http://www.minfo.pt/catalogo/detalhes_produto.php?id=49916.
Alem de eliminar quaisquer microvibraçoes da estrutura de metal do leitor (induzidas pelo vibrar dos altifalantes nos moveis k suportam os equipamentos) que axei mt fraquinho ajuda a diminuir o dito Ruído.
Ps: o dito producto tambem é mt util em leitores CD.
Espero ter ajudado.:Yes:
quanto ao ruído é de facto real,pois o meu tambêm o faz,mas é mais nas mudanças de faixa,stop e inicio,é devido a mecanica de leitura do laser.
Esses ruídos são perfeitamente audíveis (mudanças de faixas, navegar pelos menús do disco, stop, etc.), mas são momentâneos.
O ruído que me irrita mais é em Standby ou, simplesmente, em leitura do disco (Play), porque é um ruído constante e irritante :duh:
Segundo o tópico aqui ao lado, não sou o único a queixar-me desta situação :(
Agradeço a solução que sugeriste, mas no meu caso não é aplicável.
Relativamente à qualidade de imagem produzida pelo aparelho, de facto, depende da gravação/edição dos discos (DVD). Por exemplo, ontem vi a Edição Especial AlienVsPredator e a imagem estava fantástica :ena:, contudo, quando coloquei o VanHelsing não achei nada de especial :P. São DVD´s com edições recentes e foram vistos com os mesmos settings a 720p :???
Bom,realmente o meu nessas situações referidas nao faz ruído,ou pelo menos k seja audivel..mt menos agora, por isso presumo k seja uma situação de alguns,visto k ha mais reclamações...
ja esperimentou com a tampa aberta abrir e fechar a gaveta e verificar o funcionamento com atençao a tentar descobrir a origem do referido ruído? pode ser que depois de identificado seja mais facil solucionar. ;)
NFCDS as borrachas ou material para reduzir as vibrações é capaz de ajudar.. é usado também para silenciar bombas de água e discos rigidos de PC´s :Yes:
É uma coisa barata, não custa nada experimentares...
Eu começo a supor se o facto de algumas unidades virem ruidosas, não terá a ver com a forma como as transportadoras tratam o material.... pois eu já vi a forma como eles tratam as coisas e digo já que não é nada amigável... até chegarem às nossas mão já devem ter sofrido pancadas atrás de pancadas! :protesto:
P.S: De que loja mandaram vir os vossos leitores?
Amigo NFCDS,
Experimenta fazer o que recomenda o edrdp, pk ele percebe destas coisas.
:MrGreen:
miguelbarroso
15-09-2006, 12:12
Eu fui buscar o meu directamente à Maquimsom... só se a transportadora que lhes levou o DVD foi descuidada, pois da loja a minha casa, ele veio direitinho :-P
lsalvador
15-09-2006, 12:13
Eu fui buscar o meu directamente à Maquimsom... só se a transportadora que lhes levou o DVD foi descuidada, pois da loja a minha casa, ele veio direitinho :-P
O meu foi da mesma maneira, ate ao momento o barulho que faz é quanto esta com o play e o Yamaha a bombar ;D
Eu fui buscar ao Belmiro na Amadora... e ele tembém veio direitinho o:)
O meu foi da mesma maneira, ate ao momento o barulho que faz é quanto esta com o play e o Yamaha a bombar ;D
O Yamaha é o amplificador? É que li um post de um outro user no AvForum que se queixou de um barulho irritante quando ligava o 696 ao amplificador!
lsalvador
15-09-2006, 12:32
Só se era algo que não gostava de ouvir, porque ruidos (estranhos) não tenho nenhum.
Amigo NFCDS,
Experimenta fazer o que recomenda o edrdp, pk ele percebe destas coisas.
Por questões de espaço e WAF, de momento, não posso fazer essa "bricolage". Além do mais estou habituado ao funcionamento dos meus outros dois Pioneer´s, que não apresentam o ruído do 696 :duh:, por isso, não estou a pensar em gastar dinheiro para "abafar" ruídos.
PS: eu tive um Sam HD-850 que estava no mesmo local do 696 e o único ruído (normal) que fazia era quando inseria um CD/DVD :lalala:
Só se era algo que não gostava de ouvir, porque ruidos (estranhos) não tenho nenhum.
Penso que estava de alguma forma relacionado com o cabo HDMI!
o que ele diz é o seguinte:
"I have just noticed when turning off my 696 i get a hum/feed back through the audio on my amp, which is connected via digital.
Anyone else suffered or know what is coursing this..
cheers"
Para por o DV-696 multiregião: www.pioneerfaq.info/english/dv696.php?player=DV-696AV&question=Multiregion
Essa já tinha visto, mas fala de prontos e palms. Será que não dá com um ppc ?
Julgo que sim, mas terás que adquirir um aparelho que emite os sinais via IR (vê a foto).
Para os interessados, uma review extensiva do 696: www.hdtvpraxis.de/modules.php?op=modload&name=PagEd&file=index&printerfriendly=1&page_id=52
Para quem não sabe alemão: http://babelfish.altavista.com/
Para por o DV-696 multiregião: www.pioneerfaq.info/english/dv696.php?player=DV-696AV&question=Multiregion
Nos Pio, para passar a multi-região o mais prático é carregar um firmware alternativo.
Que se arranja onde e se passa como :???
Que se arranja onde e se passa como :???
Nesta página que referenciam atrás, penso que faz referência também a firmware's.
Isso é carregado num CD, e depois é seguir as instruções.
Já fiz isso uma vez num 575, e depois mais tarde tornei a carregar o firmware oficial, e correu tudo bem.
De qualquer forma, corre-s sempre algum risco.
lsalvador
26-09-2006, 16:10
NFCDS
O barulho ainda esta por ai ou ja despareceu ?!?!?!?
lsalvador, já consegui minimizar o ruído :Yes:
Após uma troca de equipamentos, o 696 foi para uma zona mais interior do móvel AV, logo, reduzindo aquele zumbido de funcionamento... :-/
Já agora, quais são os teus settings ?? Eu apenas coloquei o Sharpness no Fine, Gamma no LOW e o BNR ligado.
Eu apenas coloquei o Sharpness no Fine, Gamma no LOW e o BNR ligado.
Na ligação HDMI existe alguma diferença quando mudas o setting do Sharpness ?
E o BNR ligado ... preferes assim ?
Cumps
Na ligação HDMI existe alguma diferença quando mudas o setting do Sharpness ?
Nem por isso... coloquei nessa posição porque li algures (review ou AVF :huum:) que esse setting seria o ideal no Sharpness :naosei:
Noto diferenças é na Gamma, nos DVD´s com muita luminosidade, a posição Low é ideal. Acima disso a imagem escurece demasiado.
E o BNR ligado ... preferes assim ?
Como tenho os processadores de imagem desligados no LCD (excepto o DNIe porque não dá para desligar :duh:), tenho estado a verificar se o BNR faz algum "efeito" ou não... mas ainda estou em testes ;D
:Yes:
Depois conta as conclusões a que chegaste.
Cumps
soulriver
03-10-2006, 08:44
Estou inclinado para comprar um pioneer 696 e tenho dado uma olhadela pelo av forum onde reparei que o sony ns76h é muito popular. Já alguem teve a oportunidade de testar os 2 lado a lado? Em termos de qualidade de imagem por HDMI (o mais importante para a minha compra) qual o melhor?
Cumps,
Também estive a ponderar o Sony NS76h (por ser tão famoso no AVF), mas quando o vi não gostei do seu aspecto :nao: É tão fininho que parece um Mitsai/Denver, não tem nada a ver com o NS92 :nao:
Também estava no Belmiro (cerca 150€), mas não cheguei a comparar com o Pio 696 ;D
soulriver
03-10-2006, 14:45
Peço desculpa por estar a usar a thread do pioneer para esta duvida mas vou reformular a minha pergunta 2 posts acima e perguntar se alguem que tenha o sony ns76h está contente com a qualidade de imagem por HDMI?
Cumps,
Nesse caso, utiliza este tópico: http://forumhifi.com/board/index.php/topic,2193.0.html :luz:
1 abraço.
beckzito
04-10-2006, 10:11
Estou á espera que o Belmiro tenha o 696 há pelo menos 2 semanas.E isto com a expectativa de poder chegar todos os dias :duh:
O meu cabo Qed Signature está tão solitário :'(
Estou á espera que o Belmiro tenha o 696 há pelo menos 2 semanas.
beckzito, então e o Denon 2910 :???
beckzito
04-10-2006, 10:46
O "vendedor" afinal arrependeu-se :lalala:
E eu mudei um pouco as agulhas já que só estava a avançar para o 2910 pela oportunidade.
Enfim.
Ontem fui buscar o meu 696 ao Belmiro :-P Tambem já estava à espera dele a bué da tempo :( :( ainda não tive tempo para o testar, de hoje não escapa :eheheh:
JC
Ontem fui buscar o meu 696 ao Belmiro :-P Tambem já estava à espera dele a bué da tempo :( :( ainda não tive tempo para o testar, de hoje não escapa :eheheh:
JC
Se tiveres oportunidade, tenho alguma curiosidade no resultado do comparativo entre a saída por componentes em modo progresso, e a saída por componentes em HDMI com upscalling para 720p e 1080i.
Vais testar com que LCD?
Quanto te custou no Belmiro?
Se tiveres oportunidade, tenho alguma curiosidade no resultado do comparativo entre a saída por componentes em modo progresso, e a saída por componentes em HDMI com upscalling para 720p e 1080i.
Vais testar com que LCD?
Quanto te custou no Belmiro?
Não vou poder testar a ligação por componentes pq não tenho cabo (vou ter que aquirir um brevemente para outra ligação e nessa altura poderei comentar), para já leva com HDMI 720p :Yes: que é a que oferece melhor resultado (720p/1080i). É para ligar ao pioneer 436xde.
Qt ao preço, tens PM.
JC
Qt ao preço, tens PM.
É segredo :???
Não vou poder testar a ligação por componentes pq não tenho cabo (vou ter que aquirir um brevemente para outra ligação e nessa altura poderei comentar), para já leva com HDMI 720p :Yes: que é a que oferece melhor resultado (720p/1080i). É para ligar ao pioneer 436xde.
Já agora que vais ficar pelos testes em HDMI, tenho curiosidade em saber qual dos modos de cor HDMI tens melhor resultados: Full Range RGB, RGB ou Componentes? e claro o melhor modo (julgo que será, como dizes, 1280x720p)?
Que cabo HDMI estás a usar?
beckzito
06-10-2006, 10:07
Então meus amigos, lá fui na passada quarta-feira buscar o 696 ao Belmiro.
Vivi na Amadora N anos e só conhecia a loja de passagem...mas primam pela simpatia e pela variedade de produtos a bom preço.
Comprei o leitor em preto, acho-o mais bonito e com um aspecto supostamente mais robusto.
Primeira impressão, o peso.Ou melhor, a falta dele.Aquilo deve pesar kilo e pouco...
De resto, foi ligar ao LCD com HDMI QED Signature e voilá!No menu, trato de ir logo alternando entre os modos de resolução e acabo por me ficar nos já falados 720p.Curiosamente a minha dúvida foi(e até certo ponto, ainda pode ser)ente os tais 720p e os 576i que o LCD aceita e que trata como eu já sabia pelo meu antigo leitor, que também debitava os mesmos 576i para que fosse o LCD a tratar a imagem.Os 576p e 1080i ficam claramente atrás em recorte e nitidez.
Pus o modo de sharpness em Fine e o resto deixei tudo em default levels.Pus um dvd com o THX optimizer e fiz as alterações á imagem através do menu do próprio LCD.Destaco o brilho que tenho que o ter regulado quase a 2/3 para que fique como eu gosto, ao passo que no leitor antigo a progressivo nem a 1/3 estava.
A maior das dúvidas e para a qual usei uns 3/4 filmes diferentes foi o modo HDMI color, entre a opção componente ou RGB full range.Opto pela última porque no limite, me pareceu ter uma palete de cores ligeiramente mais completa embora acredite que na maior parte das cenas seja imperceptível.
Em termos de resultados propriamente ditos, devo dizer que não tenho expriência de contacto directo com leitores de dvds de gama alta, nem Denons 29xx, nem Pios 6xx/8xx/9xx, ou seja, a minha opinião é naturalmente condicionada pelo que conheco.Ainda assim, arrisco dizer que este Pio 696 tem a melhor imagem para o preço.E digo arrisco porque de facto só comparando com muitos mais modelos, coisa que não farei.A nitidez, saturação de cores, capacidade em mostrar pequenos detalhes é incrível.
È barulhento qb, não o acho intrusivo.
Recomendo vivamente para quem não tem pretensões de gama alta ou quer dar uso ao leitor de dvd essencialmente para imagem.Em termos de som, ainda não tive tempo de analisar.
Primeira impressão, o peso.Ou melhor, a falta dele.Aquilo deve pesar kilo e pouco...
1,7 Kg :MrGreen:
1,7 Kg :MrGreen:
Os leitores mais baratas da Pioneer são realmente leves, mas ao contrário de muito equipamento, não signifca que não tehnam uma excelente qualidade, em especial em termos de imagem.
Boas
Já agora uma pergunta a cerca do 696 : ele lê os formatos DVD+R/RW e DL ?
Cumprimentos e obrigado
Já agora uma pergunta a cerca do 696 : ele lê os formatos DVD+R/RW e DL ?
Sim, em geral todos os leitores da Pioneer lêm DVD+R/RW e DL e este modelo também.
Depois de umas semanas à espera, finalmente acabou-se a agonia e lá fui buscar ao Belmiro o leitor.
Numa primeira análise e por comparação com o meu antigo leitor, o Pioneer DV-575A, posso garantir que a saída SCART (modo RGB) e a saída em componentes em modo progressivo, não têm melhor imagem do que o 575A. Alías, se beneficiei alguma coisa, foi marginalmente na saída HDMI, e isto provavelmente deve-se mais à capacidade de processamento da imagem do LCD, do que do leitor de DVD.
De facto a saída HDMI apresenta as cores de um modo mais vivo e realista, com melhor recorte e maior definição, mas a diferença para a saída por componentes (em modo progressivo) é marginal. De todos os modos, a melhor imagem obtém-se em upscalling para 1280x720p. Nos modos de cor HDMI a opção de Componentes apresenta as cores mais vivas, mas por vezes um pouco saturadas, enquanto que o modo Full Range RGB embora apresente as cores menos vivas, tem a vantagem de nunca saturar.
Em alguns filmes, com formato 4:3, a mudança de escala para 16:9 não se efectua em HDMI no modo 1280x720p, enquanto que na saída por componentes a imagem é sempre esticada para 16:9 (sendo que é este o modo do LCD). Talvez seja um "bug" ou o HDMI a forçar no LCD a informação 4:3. O mesmo acontece com os menus dos DVD's, que ficam em 4:3, com as barras pretas laterais, só comutanto para 16:9 quanto é iniciada a reprodução do filme. Mesmo forçando no LCD os modos 16:9, Zoom, a imagem mantém-se na relação 4:3.
O Pioneer DV-696AV permite a saída simultânea de imagem por componentes e por HDMI, embora por componentes a resolução esteja sempre limitada a 720x576p @ 50Hz, enquanto que por HDMI pode-se seleccionar os modos: 720x576i @ 50Hz, 720x576p @ 50Hz, 1280x720p @ 50Hz, 1920x1080i @ 50Hz.
Reparei que as imagens do OSD geradas pelo leitor de DVD, durante as operações de Stop, Play, Pause, Forward, etc., têm um sombreado excessivo. Isto acontece em qualquer modo,em qualquer saída. Aqui não sei onde estará a origem do problema.
Outro inconveniente é o som de rotação dos CD/DVD's, que para níveis baixos de audição pode ser incomodativo. Felizmente tenho o leitor dentro de um armário, o que acaba por reduzir muito o nível de ruído. Enfim, lá tive que colocar o 696AV em cima de uns Vibrapods, sempre atenuam a vibração e o inerente ruído.
Resumindo, o "upgrade" só faz sentido para quem possa tirar partido da saída HDMI e dos modos de upscalling. Para quem efectuou um "upgrade" a partir do excelente Pioneer DV-575A, a melhoria em termos de imagem é marginal. Mas que não fiquem duvidas, a qualidade de imagem é excelente, com um processamento super suave e isento de artefactos e nesta gama de preços, arrisco a dizer que será provavelmente um dos melhores leitores do mercado.
Os testes foram feitos com cabo QED P-CV de componentes e IXOS XHT458-100 HDMI, mantendo todos os valores de defeito no leitor de DVD (BNR desligado, etc.), sendo as regulações de imagem apenas efectuadas no LCD da Samsung, com o DVD da AVIA.
[anexo apagado pelo Administrador]
movie_fan
08-10-2006, 17:21
O teu vinha com tapa-sol? ;D
Tapa sol e autocolantes q.b., deve ser para alguma versão para exposição.... :-P
Em alguns filmes, com formato 4:3, a mudança de escala para 16:9 não se efectua em HDMI no modo 1280x720p, enquanto que na saída por componentes a imagem é sempre esticada para 16:9 (sendo que é este o modo do LCD). Talvez seja um "bug" ou o HDMI a forçar no LCD a informação 4:3. O mesmo acontece com os menus dos DVD's, que ficam em 4:3, com as barras pretas laterais, só comutanto para 16:9 quanto é iniciada a reprodução do filme. Mesmo forçando no LCD os modos 16:9, Zoom, a imagem mantém-se na relação 4:3.
Confirmo o:)
O Pioneer DV-696AV permite a saída simultânea de imagem por componentes e por HDMI, embora por componentes a resolução esteja sempre limitada a 720x576p @ 50Hz, enquanto que por HDMI pode-se seleccionar os modos: 720x576i @ 50Hz, 720x576p @ 50Hz, 1280x720p @ 50Hz, 1920x1080i @ 50Hz.
O teu LCD permite 576i por HDMI :huum:
Outro inconveniente é o som de rotação dos CD/DVD's, que para níveis baixos de audição pode ser incomodativo. Felizmente tenho o leitor dentro de um armário, o que acaba por reduzir muito o nível de ruído. Enfim, lá tive que colocar o 696AV em cima de uns Vibrapods, sempre atenuam a vibração e o inerente ruído.
Afinal não sou o único... :eheheh:
Os Vibrapods atenuaram o ruído :huum: Onde é que compraste esses suportes ??
Tapa sol e autocolantes q.b., deve ser para alguma versão para exposição.... :-P
O meu também vinha com esse "tapa-sol" :eheheh: e autocolantes :duh:. Não trazia o manual em PT, mas bastou um e-mail para a Pioneer e passados 10 min. já estava na minha cx em formato pdf :Yes:
Realmante não fui preciso, o modo interlaçado de 576i apenas é permitido pelo LCD na entrada por componentes, porque em HDMI não aparece sequer imagem.
Bem, a ideia dos Vibrapods é evitar que as vibrações sejam transmitidas ao equipamento, tentando minimizar o efeito da microfonia. O ideal era que as placas de circuito impresso estivessem colocadas em amortecedores, como faz a Naim, ou então que os pés do próprio equipamento fossem concebidos com este tipo de propriedade, como a Classé que usa um material equivalente aos Vibrapods, o Navcom™ LimbSaver. De modo que os Vibrapods são uma alternativa barata e relativamente eficiente para equipamento que não tem estes atributos. Podes saber mais informação em http://www.vibrapod.com/. A Revista Audio & Cinema em Casa terá em tempos publicado uma análise aos Vibrapods. Existem também soluções destas para PCs. Eu encomendei-os directamente ao fabricante e nunca tive problemas. Uso-os no leitor de CD, leitor de DVD e no pré-amplificador. No caso do pré e do leitor de CD's da Rotel, retirei os pés originais e coloquei os Vibrapods.
No entanto, no caso dos leitores de CD/DVD os Vibrapods também funcionam no sentido inverso, ou seja, amortecer a vibração que este equipamento causa e, com menos eficiência, diminuir a respectiva ressonância causada nas estantes/prateleiras. Mas sinceramente, o ideal é colocar o 696AV fechado numa estante. :-P
Em geral, quando estou ver filmes, gosto de tudo fechado e apenas de um pouco de luz ambiente, muito ténue, porque até os displays do equipamento me incomodam, ficando só mesmo aquilo que interessa, a imagem do LCD, e o som a propagar-se pelo ar. No meu caso, a escolha do LCD da Samsung também teve a ver com o facto de ser preto, pena não ser baço, mas ainda assim parece que a imagem flutua no ar. Alías, a única coisa brilhante que vejo por vezes, é o sangue a correr pela moldura do LCD em filmes de terror/guerra !:Yes:
Voltando à vaca fria do tópico, por acaso já notas-te que em certas cenas a imagem parece que clareia. Isto é, após a transição de cena, na seguinte por vezes parece que a luz aumenta. É um efeito instantâneo, mas perceptível. Será que LCD a efectuar alguma correcção à imagem, o leitor de DVD ou será mesmo do filme? É que em alguns filmes, dá para perceber as colagens, porque por vezes a cena mantém-se, com os actores em 1º plano, mas consegues perceber que ao fundo algo modificou, ou desfocou, etc. :huum:
Alías é impressionante como pode ser revelador um LCD com boa imagem, acompanhado com um bom leitor de DVD. :D
Por acaso confirmas a existência de sombreado escessivo na informação OSD gerada pelo 696AV?
soulriver
10-10-2006, 12:11
pbarata, penso que esse clarear que descreves provem do LCD. O contraste dinamico do samsung tem dessas coisas. Já tiveste oportunidade de experimentar usando por exemplo o pre-set "movie"?
Quanto aos vibrapods, embora ainda não tenha adquirido o pioneer 696 já estou a pensar na opção de adquirir os vibrapods. Sabes onde é que os posso comprar? e preços?
cumps,
No entanto, no caso dos leitores de CD/DVD os Vibrapods também funcionam no sentido inverso, ou seja, amortecer a vibração que este equipamento causa e, com menos eficiência, diminuir a respectiva ressonância causada nas estantes/prateleiras. Mas sinceramente, o ideal é colocar o 696AV fechado numa estante. :-P
O meu 696 está numa gaveta do móvel A/V (Antarte - www.antarte.pt/), mesmo empurrando o aparelho mais para o fundo ainda é audível o ruído :P
Voltando à vaca fria do tópico, por acaso já notas-te que em certas cenas a imagem parece que clareia. Isto é, após a transição de cena, na seguinte por vezes parece que a luz aumenta. É um efeito instantâneo, mas perceptível. Será que LCD a efectuar alguma correcção à imagem, o leitor de DVD ou será mesmo do filme? É que em alguns filmes, dá para perceber as colagens, porque por vezes a cena mantém-se, com os actores em 1º plano, mas consegues perceber que ao fundo algo modificou, ou desfocou, etc. :huum:
Pelo que descreves, parece-me que tens o Sensor de Brilho do LCD ligado. Não me parece que seja o Contraste Dinâmico... qualquer das maneiras eu tenho essas opções desligadas :-P
Por acaso confirmas a existência de sombreado escessivo na informação OSD gerada pelo 696AV?
Tenho que ver isso com mais atenção... mas não me pareceu nada de anormal :naosei:
Realmente é estranho, porque o meu 696 com a tampa superior da móvel fechado (da marca Brazão em cerejeira), é praticamente inaudível.
Não vejo que o meu LCD Samsung LE37R72B tenha sensor de brilho. Onde está essa opção? :huum:
aemarques
10-10-2006, 18:57
Realmente é estranho, porque o meu 696 com a tampa superior da móvel fechado (da marca Brazão em cerejeira), é praticamente inaudível.
Não vejo que o meu LCD Samsung LE37R72B tenha sensor de brilho. Onde está essa opção? :huum:
Eh pá, foi mesmo à justa! Estou a ver que compraste o LCD que cabia, e não o que querias! :D
soulriver
10-10-2006, 19:21
Por acaso também não encontro sensor de brilho no meu, dai eu ter falado em contraste dinamico... Penso que quando mudei o contraste deixei de ter esse clarear da imagem (pelo menos os meus olhos acreditam que sim). Se de facto existe um sensor de brilho nestes lcd's onde é que o podemos activar/desactivar?
cumps,
Zé Caixão
10-10-2006, 23:30
(...)
Afinal não sou o único... :eheheh:
Os Vibrapods atenuaram o ruído :huum: Onde é que compraste esses suportes ??
(...)
Os Vibrapods compram-se na firma Quadros & Ventura. Desconheço se há mais alguém em Pt que os comercialize.
Tenho três debaixo do meu leitor de cds e faz diferença. Nunca experimentei debaixo do leitor de dvds, até porque para os barulhos que o Denon 1920 se lembra de fazer de vez em quando, não há Vibrapod que lhe valha. :lalala:
Eh pá, foi mesmo à justa! Estou a ver que compraste o LCD que cabia, e não o que querias! :D
Realmente foi mesmo à justa e o único de 37" que cabia, sobraram 0,5 cm para cada lado. Um exercício de precisão. Logo q possa, publico mais fotos da estrutura de vigas em madeira que engendrei para o segurar suspenso dentro do móvel, tudo DIY :luz:.
Enfim, é um excelente LCD, estou muito satisfeito com a imagem. Recomendo. :Yes:
Quanto aos vibrapods, embora ainda não tenha adquirido o pioneer 696 já estou a pensar na opção de adquirir os vibrapods. Sabes onde é que os posso comprar? e preços?
Encomendei directamente na página do fabricante, ficaram em cerca de 6 € cada, mas podes comprar cá numa das seguintes lojas em PT: http://www.vibrapod.com/dealers/europe.htm
Esqueci-me de mencionar que o meu móvel é aberto à frente e atrás... por isso é que é audível o funcionamento do 696 :P
Por acaso também não encontro sensor de brilho no meu, dai eu ter falado em contraste dinamico... Penso que quando mudei o contraste deixei de ter esse clarear da imagem (pelo menos os meus olhos acreditam que sim). Se de facto existe um sensor de brilho nestes lcd's onde é que o podemos activar/desactivar?
Se calhar os modelos novos já não têm essa opção :naosei:
No menu Imagem do meu LCD tenho as seguintes opções:
• Modo (dinâmico, standard, filme e pessoal)
• Tamanho (Wide; 4:3; Zoom, etc)
• NR Digital (on/off)
• Demo DNIe
• O meu cont. cores
• Contraste dinâmico (on/off)
• Sensor de brilho (on/off)
• PIP
Tenho três debaixo do meu leitor de cds e faz diferença. Nunca experimentei debaixo do leitor de dvds, até porque para os barulhos que o Denon 1920 se lembra de fazer de vez em quando, não há Vibrapod que lhe valha. :lalala:
Faz diferença em relação ao ruído ou à vibração do teu leitor de cd´s ???
• Contraste dinâmico (on/off)
• Sensor de brilho (on/off)
Efectivamente no modelo LE37R72B não existem estas duas opções... :snif:
beckzito
12-10-2006, 11:16
Boas
Alguém já testou o 696 na sua vertente audio stereo, como transporte... ou mesmo usando os dacs residentes?
Carteiro
12-10-2006, 11:39
No samsung 37R72, se escolheres o modo de imagem como dinamico, tens o contraste dinamico activado, se escolheres outro, pessoal, etc, já não. Penso que por ai consegues activar ou não essa função.
Boas
Alguém já testou o 696 na sua vertente audio stereo, como transporte... ou mesmo usando os dacs residentes?
Partindo do principio que não haverá diferenças significativas a nível de audio entre o 696 e o 575, e tendo eu já testado o 575 em stereo utilizando os dacs internos do mesmo, posso dizer que são uma porcaria. Testei depois de ter ouvido a mesma faixa no meu leitor de CDs (CA 640Cv2, logo nem sequer é de uma gama média alta) e só consegui ouvir 10 segs porque depois desliguei de tão mau que tudo aquilo soava.
Como transporte nunca usei.
Cumps
aemarques
12-10-2006, 17:25
O 696 tem DACs burr brown separados para o processamento de áudio e não é nada mau...
Uso o Pioneer DV-696AV essencialmente para ver DVDs e transportar as "streams" de audio Dolby Digital e DTS para um processador A/V.
Das comparações que fiz em estéreo, acho a saída analógica inferior (o som é um pouco amassado) à saída analógica do meu leitor de CD da Rotel. Já relativamente à utlização como transporte de audio proveniente de CD's para o pré-amplificador de A/V, a diferença esbate-se muito e aqui é dificil dizer, se o Rotel em coaxial é melhor transporte do que o Pioneer em coaxial? Existem diferenças, mas com a resolução do meu sistema, não consigo explicar quais são.
Relativamente a SACD e DVD-Audio, ouço muito esporádicamente e mais por curiosidade. No caso de SACD com ligação em estéreo analógica ao pré-amplificador de A/V processador, em geral a diferença entre a faixa SACD e a faixa CD, na maioria dos casos, é práticamente inexistente, o que me faz pensar que em muitos SACD as versões pouco diferem, ou seja, a captação, processamento, etc., deve ter sido efectuada com baixa resolução. Por outro lado, em muitos SACD, a versão CD é em HDCD, e no meu caso, acabo sempre por ouvir a versão de 20 bits e não a de 16 bit (não é possivel comutar para 16 bits no leitor da Rotel).
Se no entanto usar como fonte o leitor de DVD e comutar entre a versão estéreo SACD e a versão CD, noto algumas diferenças, mas mais uma vez, não consigo avaliar bem. É que há situações em que me soa melhor a versão em CD, outras em que soa melhor a versão SACD.
Em versões multi-canal (5.1) de SACD e DVD-Audio, não sei dizer, porque actualmente tenho só a saída estéreo analógica ligada ao pré-amplificador.
Nos filmes e DVDs de música, em que existem versões Dolby Digital e DTS, a versão em DTS é em geral melhor, com maior dinâmica e detalhe. Mas aqui os méritos são da qualidade do DTS e do pré-amplificador A/V.
Ligações:
Leitor DVD -> Pré-ampificador A/V - QED Qunex 2 (análogico) + QED P75 (Coax. digital)
Leitor CD -> Pré-ampificador A/V - QED Qunex 3 (analógico) + Profigold PGD 481 (Coax. digital)
beckzito
12-10-2006, 20:31
pbarata :Yes:
Confirmas a maioria das minhas expectativas 8)
O 696 tem DACs burr brown separados para o processamento de áudio e não é nada mau...
Suponho que os 575/585 já tinham, e provávelmente serão as mesmas.
Faz diferença em relação ao ruído ou à vibração do teu leitor de cd´s ???
::)
E ainda ninguém sabe desbloquear isto ? :'(
E ainda ninguém sabe desbloquear isto ? :'(
Desbloquer é relativamente simples, basta importar uma nova firmware, gravar num CD-RW e efectuar os procedimentos de actualização.
Podes obter toda a informação em:
http://www.pioneerfaq.info/english/dv696.php?player=DV-696AV&question=Firmwares
http://www.pioneerfaq.info/english/burn_guide.php
Alterando o firmware torna o dvd region free ? Não sabia. Nessa página não diz isso.
Alterando o firmware torna o dvd region free ? Não sabia. Nessa página não diz isso.
Tens razão, nas versões disponíveis realmente não diz expressamente isso, de modo que só experimentando (ainda não o fiz porque não tenho conteúdos de zona 1). Eu tive o DV-575A e nas firmwares havia sempre a hipótese de coloca-lo Region free.
De modo que se não resultar, tens o método do telemóvel ou do PDA da Palm: http://www.pioneerfaq.info/english/dv696.php?player=DV-696AV&question=Multiregion
Já não me lembro quem perguntou sobre a qualidade de leitura Divx pelo 696 :huum:, mas posso confirmar que funciona muito bem (4 filmes num DVD-R 4.7Gb) :MrGreen:
PS: não tinha legendas :P
Já não me lembro quem perguntou sobre a qualidade de leitura Divx pelo 696 :huum:, mas posso confirmar que funciona muito bem (4 filmes num DVD-R 4.7Gb) :MrGreen:
Acho que fui eu! :MrGreen:
Então mas não tinha legendas porque não vinha nos Divx ou porque o leitor não as reconheceu?
Em relação a qualidade/preço o 696 contiua a ser o melhor leitor DVD Divx ou já existem outras opções melhores?
:duh: Eu volto ao mesmo. Já alguém conseguiu desbloquear as regiões disto ?
Não quero sites, quero experiencias o:)
soulriver
21-11-2006, 16:36
Acho que fui eu! :MrGreen:
Então mas não tinha legendas porque não vinha nos Divx ou porque o leitor não as reconheceu?
Em relação a qualidade/preço o 696 contiua a ser o melhor leitor DVD Divx ou já existem outras opções melhores?
Acho que continua a ser uma das melhores opções. O sony n76 (acho que é este nº) é muito bem visto nos avforuns mas nunca tive oportunidade de o experimentar, o 696 tenho um e estou muito satisfeito com ele.
Não tinha legendas por opção... o 696 continua a ser referência nos leitores < 160€ o:)
Oi...
Tenho o Pioneer 696 ligado a um lcd philips (ambos compatíveis com 480p, 576p, 720p e 1080i) via HDMI. O que se passa é que sempre que ligo o pioneer, o indicador vermelho HDMI do painel frontal, não estabiliza.. fica a piscar e tenho que reiniciar o pioneer para que tudo fique bem... Já experimentei com todas as resoluções e acontece sempre o mesmo...
Ainda está na garantia... Acham que devo trocar?
Relativamente ao denon 1920, seria uma boa opção?
Saudações
Ontem experimentei vários DVD´s com formato 4:3 de origem (séries do Gato Fedorento, Ruca, entre outros).
Já tinha conhecimento que o DV-696 não conseguia escalonar esses conteúdos para 16:9 via HDMI, como já foi referido na análise da Video&DVD de Outubro. Contudo, descobri que isso acontece quando se seleciona a resolução para 720p, porque quando se utiliza a resolução 576p, o 696 consegue escalonar os formatos 4:3 para 16:9 :huum:
Alguém já verificou esta situação (com o Pioneer ou outros leitores) ??
Acho que isso é perfeitamente normal e acontece com todos os leitores que fazem upscalling por HDMI.
Repara, quando se fala de HD (High Definition) e respectivas resoluções de video (720p, 1080i/p) está sempre implícita uma relação de aspecto de 16:9 (720p = 1280x720: 1080i/p=1920*1080). Um display HD é por definição 16:9.
Ou seja, sempre que tens uma ligação por HDMI a 720p ou 1080i/p o pressuposto é que o que lá passa é 16:9, logo regra geral (penso que existe uma ou outra excepção) nem Display nem Leitor te permitem qualquer conversão da relação de aspecto, dado que a fonte e o display por serem HD terão que ter uma relação de aspecto de 16:9.
O que te acontece é que quando fazes upscalling de um fonte SD para um sinal HD (seja ele 720p, 1080i/p) o sinal passa a ser para todos os efeitos HD. Mas a fonte era SD, o que significa que poderá ter uma relação de aspecto de 4:3. Nestes casos, o normal é o dispositivo que faz o upscalling fazer o pillarbox da imagem (barras laterais pretas), de forma a que a imagem 4:3 seja convertida numa imagem 16:9, mas com a relação de aspecto correcta.
Ao invés 576i/p poderá ter uma relação de aspecto de 4:3 ou 16:9 anamórfico. Para este tipo de sinais é comum quer displays quer leitores terem várias funções de conversão de relação de aspecto, dado que podes ter um leitor a tocar um DVD 4:3 ligado a uma TV 16:9, ou um leitor a tocar um DVD 16:9 anamórfico ligado a uma TV 4:3. Geralmente ambos te permitem fazer os ajustes necessários para que vejas a imagem com a relação de aspecto correcta ou a vejas ocupando todo o display.
Espero que tenha ajudado.
Cumps
Só para informação, este leitor tem estado esgotado em todo o lado, mas a maquimsom tem. Se alguém quiser antes do Natal, pode ser a unica alternativa.
Custa 160 euros.
Acho que isso é perfeitamente normal e acontece com todos os leitores que fazem upscalling por HDMI.
RS, agradeço o esclarecimento mas devo-te dizer que o Sam HD-850 não fazia isto, ele "colocava" tudo em 16:9 independentemente se o formato original é 4:3 ou não... talvez fosse mais uma "deficiência" do Samsung... :naosei:
aemarques
11-01-2007, 13:14
RS, agradeço o esclarecimento mas devo-te dizer que o Sam HD-850 não fazia isto, ele "colocava" tudo em 16:9 independentemente se o formato original é 4:3 ou não... talvez fosse mais uma "deficiência" do Samsung... :naosei:
De facto, é habitual (o não esticar quando em HDMI) mas não é forçoso que tal aconteça... Depende da implementação.
Eu disse que pensava que existia uma ou outra excepção e efectivamente o pensava que o samsung era uma delas (um irmão meu tem o HD 950).
Mas é meramente uma questão de opção de implementação, não é um requisito em termos da ligação HDMI. Agora, que faz jeito, faz.
Tens sempre uma solução possível sem andar a alterar os parâmetros da ligação HDMI. Ligas o leitor também por scart ou componentes e nesses casos podes esticar à vontade.
Cumps
Também há excepções em termos de displays, e agora já o posso confirmar, o panasonic 37PV60 permite o ajuste da relação de aspecto através das suas entradas HDMI.
Pensando um pouco, talvez isso seja mais "normal" nos plasmas para evitar barras pretas e o possível desigual desgaste do fósforo dos pixeis ... digo eu ... :naosei:
Cumps
Ontem vi o Sin City (excelente para ver os contrastes) e depois vi os Extras (entrevistas ao actores/realizadores) e pumba... salta para o formato 4:3... :P
aemarques
12-01-2007, 18:28
Não testei nenhum deles, mas as descrições parecem promissoras.
Como sempre., não há garantia de que funcione, pelo que quem experimentar deverá fazê-lo por sua conta e risco.
http://www.pioneerfaq.info/english/dv696.php?player=DV-696AV&question=Firmwares
lsalvador
12-01-2007, 22:43
Uma review da HomecinemaChoice.
http://www.homecinemachoice.com/cgi-bin/displayreview.php?reviewid=7001
aemarques
13-01-2007, 12:23
E há outra na V&D n.º 38... ;)
:duh: Eu volto ao mesmo. Já alguém conseguiu desbloquear as regiões disto ?
Não quero sites, quero experiencias o:)
Relato de um forista que desbloqueou o DV-696:
"Sim, já o fiz e é muito fácil!
Usei um (velho) Palm Pilot III (funciona também com qualquer Palm mais recente!) e o OmniRemotePro tal como indicado em www.pioneerfaq.info/english/dv696.php?player=DV-696AV&question=Multiregion."
Já tinha conhecimento que o DV-696 não conseguia escalonar esses conteúdos para 16:9 via HDMI, como já foi referido na análise da Video&DVD de Outubro. Contudo, descobri que isso acontece quando se seleciona a resolução para 720p, porque quando se utiliza a resolução 576p, o 696 consegue escalonar os formatos 4:3 para 16:9 :huum:
Alguém já verificou esta situação (com o Pioneer ou outros leitores) ??
[/quote]
Sim, eu também tenho um Pio 696, e acontece-me rigorosamente isso... :snif:
Viva! Sou o forense referido pelo NFCDS que debloqueou o Pioneer DV-696 com um Palm Pilot e esta é a minha primeira mensagem no Fórum HiFi.
Comprei o Pio depois de ter ficado desapontado com o Sony DVP NS76H que tem problemas em gerar imagens com um Aspect Ratio correcto (quer em 4:3 quer em 16:9) quando envia sinais progressivos. Constatei o problema ao reparar que as caras e corpos das pessoas pareciam ligeiramente alongados. Confirmei isto com os testes de Aspect Ratio do THX Optimizer pois os círculos não eram perfeitos mas sim ligeiramente ovalizados (esticado na vertical). Fiz testes com dois televisores (o Philips 32PW9551 e um LCD Samsung LE32R32 ) e com dois DVP NS76H e confirmei sempre o mesmo "desvio": cerca de 7 mm para um círculo com um diâmetro da ordem dos 30 cm! Sim, eu usei uma fita métrica! ;D Com o Pio 696 os círculos são perfeitos! Para além disso o Sony tem um outro problema: os DivX com imagem anamórfica não são redimensionados correctamente para 16:9, antes "esticados" na horizontal, ficando a imagem distorcida! Pois bem, testei com o Pio 696 e este reproduz correctamente estes DivX! Resultado: comprei o Pio há uns dias e devolvi o Sony ontem à noite pois ainda não tinham passado as duas semanas da data de compra.
Porque é que vos conto tudo isto? Para que me fiquem a conhecer um pouco melhor antes de passar a expor o assunto que me traz ao fórum:
Há dois dias detectei o que parece ser um GRAVE problema com o Pio 696! :(
A imagem progressiva (quando em movimento) apresenta uma quantidade inaceitável de jaggies (ou outros artefactos semelhantes)! Isto acontece tanto na ligação por componentes como na ligação HDMI (e, neste último caso, independentemente da resolução que estiver a ser usada).
Testem por exemplo com um DVD do StarWars. Vejam a sequência da introdução/sumário (logo no princípio) que faz aquele zoom-out lento em letras amarelas (ex: "Episode IV - A NEW HOPE - It is a period of civil war. Rebel spaceships, striking from a hidden base...")! As letras não param de tremeluzir! O resultado é tão mau como ver a imagem em modo entrelaçado (interlaced) em 576i!
Ninguém reparou nisto ainda? Será que o problema é do meu aparelho? Alguém pode fazer um teste cuidadoso usando essa mesma sequência inicial do StarWars e dizer de sua justiça?
Com o Sony NS76H o deinterlacer faz aquilo que é suposto fazer (demora uns segundos, portanto deve usar o método de motion compensation e provavelmente lê correctamente as progressive flags que estão guardadas na stream MPEG) porque a imagem fica estabilizada, as letras ficam completamente sólidas! (Atenção que esta não é uma mensagem a dizer que o Sony é melhor que o Pio! Tal como referi no início o Sony tem os seus próprios problemas que fizeram com que tomasse a decisão de o devolver!)
Quando desligo o modo progressivo no Sony (usando a ligação por componentes) e passo a ter uma imagem 576i então sim, noto um efeito semelhante (como seria de esperar!). A mesma coisa se usar um cabo SCART.
Ao que parece o deinterlacer do Pio é bastante medíocre para não dizer mesmo péssimo! >:( E eu que estava tão satisfeito com a minha compra! :(
Será possível que nenhum fabricante tenha conseguido criar um leitor de DVDs barato (abaixo dos 200 euros) que produza uma imagem decente em todos os modos e funcionalidades que é suposto (e que é anunciado) suportar!? >:(
Entretanto continuei com os testes e os problemas são notórios em muitíssimas cenas de vários DVDs (sempre em PAL), inclusivé com "Os Incríveis", que parece ser louvado em todo o lado como exemplo de uma excelente masterização. >:(
Peço aos forenses possuidores do Pio que façam o teste com a sequência inicial do StarWars enviando o sinal em 576p ou 720p para o vosso televisor/projector/etc. Não enviem o sinal entrelaçado porque assim irão usar o deinterlacer do vosso dispositivo de imagem e não o do Pio. Digam-me por favor qual o resultado de forma a que possa perceber se o problema é desta unidade em particular ou do modelo.
Nota: todos os testes foram feitos com a Philips 32PW9551 e com os mesmo cabos: Bandridge VL1010 (1 metro) para HDMI e Profigold PGV332 (1.5 metros) para ligação por componentes.
Sobre o pioneer 696, já tive oportunidade de escrever o seguinte:
"modo 720p -> muito bom nos dois, talvez com uma ligeira vantagem em termos de detalhe para o pioneer em algumas situações e para o toshiba noutras. O pioneer tinha um ligeiro shift para a direita aí de menos de meia dúzia de pixeis, logo uma ligeira vantagem para o toshiba aqui. No Pioneer pareceu-me detectar (mas a confirmar !) umas ligeiras "escadinhas" em alguns objectos que deveriam ser arredondados. Mas repito: a confirmar. No toshiba não reparei, mas também não analisei nas referidas cenas."
Ou seja, já tinha reparado no fenómeno que referes, que para mim poderão ser alguns resquícios do CUE (Chroma Upsampling Error).
Quando puder aprofundar logo poderei dizer mais alguma coisa.
Cumps
cajarana
25-01-2007, 12:42
boas! acabei de adquirir o pio 696 e gostava de uma opinião vossa.
Quero comprar um sistema de colunas para o leitor, não pretendo gastar mto mais de 300€, daí ter visto um pack da Logitech 5.1 Z-5500 na pixmania a 320€. Ja ouvi dizer mto bem dele, se alguem tiver algo a dizer agradecia :)
Cumps
aemarques
25-01-2007, 12:52
As Z-5400 são melhores - e mais baratas. E até tens uma versão sem fios para as colunas traseiras, as Z-5450 ao preço da Z-5500.
Vêm em http://www.logitech.com/index.cfm/products/details/PT/EN,CRID=2177,CONTENTID=10927 (http://www.logitech.com/index.cfm/products/details/PT/EN,CRID=2177,CONTENTID=10927) e em http://www.logitech.com/index.cfm/products/details/PT/EN,CRID=2177,CONTENTID=10928
As Z-5400 são melhores - e mais baratas. E até tens uma versão sem fios para as colunas traseiras, as Z-5450 ao preço da Z-5500.
Vêm em http://www.logitech.com/index.cfm/products/details/PT/EN,CRID=2177,CONTENTID=10927 (http://www.logitech.com/index.cfm/products/details/PT/EN,CRID=2177,CONTENTID=10927) e em http://www.logitech.com/index.cfm/products/details/PT/EN,CRID=2177,CONTENTID=10928
Por acaso já tinha referenciado essas 5500 para juntar também ao meu pio 696, mas porque dizes que as 5400 são melhores ?
Skywatcher
25-01-2007, 15:01
O António refere por aí noutro tópico que já fez review às 2 e as 5400 soavam melhor. E o sub das 5500 descontrolava-se um bocado e não se integrava bem com as colunas ;)
(Acho que era isto)
aemarques
25-01-2007, 15:47
É exactamente isso. :Yes:
Ok obrigado, já fui ver o tópico já agora só uma questãozinha o:) em relação ás 5400 e 5450 não perderão qualidade, as 5450, pelo facto de serem sem fios ?!
Relativamente aos problemas verificados pelo forista Marble , tenho a declarar que, após o visionamento de TODOS os StarWars bem como o DVD "Os Incríveis", não detectei nenhuma anomalia com o meu DV-696 :-P
aemarques
25-01-2007, 17:55
Ok obrigado, já fui ver o tópico já agora só uma questãozinha o:) em relação ás 5400 e 5450 não perderão qualidade, as 5450, pelo facto de serem sem fios ?!
Numa palavra: não! :Yes:
soulriver
25-01-2007, 18:12
Tenho as z-5500 (330€ na fnac, estas não compensa comprar na pix, agora as 5400 a 172€ na pix é que é um preço brutal) e tenho o pio-696 ligado às colunas através de cabo digital coaxial. De inicio de facto achei o sub completamente descontrolado, mas mais em musica. Agora andei a mexer nas configurações ao máximo e estou bastante satisfeito com o resultado, claro que mesmo assim não é o sistema AV com que vou ficar, mas vai durar um ano ou mais até juntar para os componentes que quero.
Já agora e não desfazendo a opinião do aemarques :worship: que tipo de alterações fizeste para que obter esses resultados ? (é que as 5500 tem um WAF mais elevado ...)
soulriver
26-01-2007, 15:03
Bem, não há muita coisa para mexer portanto limitei-me a colocar todas as colunas ao mesmo nivel com o "pink noise" e escolher o nivel do sub e o nivel do surround com ajuda do dvd video essentials, depois coloquei um dvd com o matrix, e experimentei ouvir umas cenas em que o sub foi colocado mais em acção, e estava tudo optimo, de seguida coloquei um dvd de jack johnson em que inicialmente os graves eram claramente exagerados e pareceu-me melhor (no entanto para o meu gosto pessoal continuo a ter que utilizar o remote para baixar o sub quando ouço alguns tipos de musica). Normalmente tenho o sub sensivelmente a meio (na escala do display na consola central) e para filmes é o ideal, mas para musica em que o grave se começa a separar dos médios e agudos tenho que o baixar para cerca de 1/3 da escala, algo que se faz com uns cliques no botão sub- no remote.
De referir que nunca cheguei a ouvir as 5400, e nem quero ouvir com medo de me aperceber que ficava igual com 140€ a menos :P mas estou satisfeito com as 5500.
aemarques
26-01-2007, 15:08
Não sei se o WAF das 5500 será melhor. A minha cara-metade achou-as demasiado grandes (o sub-woofer em especial) e "flashy". Mas gostos não se discutem... (cultivam-se!)
E que tal abrir um tópico sobre essas colunas Logitech ;)
soulriver
26-01-2007, 15:41
Não sei se o WAF das 5500 será melhor. A minha cara-metade achou-as demasiado grandes (o sub-woofer em especial) e "flashy". Mas gostos não se discutem... (cultivam-se!)
Concordo. Não gosto muito do look das colunas, nem a minha cara metade. Só ficaram porque a consola central se enquadrou,os satélites não sendo bonitos também não são feios :P e o sub tinha um cantinho entre o sofá e o movel da tv à espera dele :P (p.s. este subwoofer à vista fica muito mal mesmo, é grande, feio, e como têm o amp vai ter os cabos todos soltos lá atrás).
Quanto à sugestão do NFCDS se de facto o OZZY continuar interessado em esclarecer algumas duvidas, penso que seria ideal criar uma nova thread, para não roubarmos a thread ao pio 696 :P
Muito obrigado fiquei esclarecido. E devolvo o threag ao pio 696 reafirmando que após também visionamento do star wars também não detectei a anomalia reportado pelo Marbles :naosei:
Pelos vistos, só quem não tem um 696 sou eu :duh: :duh:
Queres comprar o meu??? Estou a brincar!!!
mn61, relação preço/qualidade, é do melhor que podes arranjar!!
Abraço
Quando eu tiver o meu é melhor vires cá ligá-lo e configurá-lo, que eu onde ponho as
mãos estrago tudo :eheheh:
mn61, para configurar um 696 basta seguires este tópico desde o início ;)
NFCDS :Yes:
O meu Samsung em principio fica pronto hoje.
Gostaria de ter algo um pouco melhor que julgo ser o caso do
Pioneer 696, mas a vida está díficil :duh:
mn61 um abraço
Pelos vistos, só quem não tem um 696 sou eu :duh: :duh:
A partir de hoje tambem faço parte do clube :Yes:
mn61
Olá a todos
Estava eu com a pica toda para comprar um leitor destes, e quando liguei para o Belmiro Ribeiro disse-me que o modelo foi descontinuado e que lá para o fim de maio sai o equivalente.
Na Maquimsom só têm um e confirmaram a noticia, mas dizem que é o mesmo leitor só que com outra designação, não sei se me disseram isto só para vender o que ainda lá têem.
De qualquer forma tentei pesquisar em tudo o que é paginas e foruns (tanto Nacionais com internacionais) e não encontro nada sobre o assunto.
Alguém aqui está dentro do Assunto.
Gostava de saber qualquer novidade e se vale a pena esperar???
Cumprimentos
movie_fan
26-04-2007, 22:09
Segundo parece, o novo leitor vai fazer upscale para 1080p e acho que vai ter ou uma entrada USB ou um leitor de cartões (não me lembro qual). De resto, deve ser a mesma coisa.
boas! tambem tenho o 696 e estou satisfeito,é um belo aparelho!
o unico defeito que lhe aponto é que não acho a qualidade de construção referencial. a pioneer ja fez bem melhor!
Skywatcher
27-04-2007, 00:42
a pioneer ja fez bem melhor!
Por 150€ ? :-P
mesmo por 150..tinha obrigação de fazer melhor :eheheh:!!
aemarques
27-04-2007, 09:32
Por acaso, pelo preço até acho referencial. Não me passou por aqui nada desse preço com construção semelhante. Por exemplo, o Denon 1730 e até o 1930, muito mais caros, em termos de construção são bem piores. Isso é especialmente aparente por dentro - embora eu não aconselhe a abrirem as máquinas que estejam ainda dentro da garantia... ;)
O meu muito obrigado a quem me vendeu o meu :Yes:
Voçês sabem do que (quem) eu estou a falar :eheheh: :eheheh:
abraço
mesmo por 150..tinha obrigação de fazer melhor :eheheh:!!
Também depende do tipo de ligação e do display que utilizas :luz: