View Full Version : Cabos - Antena/SCART/Componentes
JCMarques
22-08-2006, 11:13
Caros Foristas:
Este é o meu primeiro post aqui no Forum HiFi, embora já siga o seu desenvolvimento há alguns meses. A razão que me leva a sair do anonimato diz respeito a uma questão sempre obscura para os mais iniciados no mundo do som e da imagem, ou seja, os CABOS.
Tendo em conta que comprei uma SONY Bravia 40V2000 (chega na quinta-feira de manhã), gostava agora de saber se me podiam ajudar a encontrar os melhores cabos para a utilização que inicialmente irei fazer da TV. Já que gastem 2150 euros numa TV, acho que deve ter a melhor imagem possível, pelo menos dentro das limitações da nossa TV CABO.
Em primeiro lugar vem a questão do cabo da antena. Pelo que já li aqui no fórum esta é uma peça fundamental tendo em conta a parca qualidade de imagem da Tv Cabo analógica. Já andei a ver uns cabos na FNAC, nomeadamente um da ProfiGold que me pareceram bastante bons (pelo menos eram bastante grossos :-P) e andavam pelos 40 +/- euros. Acham que vale a pena? A razão pela qual falo da FNAC é pq tenho uns vales no valor de 250 euros :Yes:que me dava jeito gastar por lá, no entanto se acharem que vale a pena gastar dinheiro em algo melhor é só avisar.
A outra ligação que preciso tratar diz respeito à Powerbox (sim, essa magnifica peça de engenharia!). Que cabo SCART devo comprar? Já sei que o melhor é ser RGB, não? No entanto, também sei que existem certos cabos SCART/RGB que só passam imagem e não o som, o que para a Powerbox não é aconselhável, certo? O que me aconselham? Também sei que na FNAC existem cabos da Profigold SCART da série Oxypure, mas acho que o que está por lá não é RGB!
Existe ainda a questão do DVD. Para já o meu DVD é temporário (quero comprar outro, mas preciso de esperar mais um pouco). Foi uma prenda e é um Samsung daqueles que vêm num conjunto de cinema em casa. Acham que vale a pena comprar um cabo especial para este DVD? Tendo em conta a qualidade (ou falta dela) do DVD, se calhar um cabo por componentes normal faz o efeito, não acham? Ou talvez seja melhor investir também num cabo melhor por componentes? Mais tarde quero comprar um leitor com saída HDMI, por isso talvez não valha a pena um grande investimento.
Desculpem a quantidade de questões, mas para pessoal tão entendido como vocês nestas matéria isto deve ser de fácil reposta.
Agradeço desde já as vossas respostas
Cumprimentos,
João Marques
Bem vindo João... :Yes:
Para cabo de antena, o meu conselho vai para o Bandbridge. Simples e barato. O que podes fazer para melhorar a imagem enquanto usas sinal terrestre, é adquirires 2 cabos de antena, um vai da parede à PBox e o outro da PBox à TV. Isto permite-te usares o sinal analógico. Quando quiseres ver canais que só estão disponiveis via PBox aí paciência...
Scart, as da QED são excelentes e valem cada centimo que custam. Mas acho que a FNAC não tem. Entre Supra e Ixos, alguém que se pronuncie. Tens é de adquirir uma Scart fully wired.
Se está para breve a compra de um Leitor com HDMI, IMHO não faz sentido gastar $$$ num cabo que vais deixar de usar.
Maverick
22-08-2006, 13:00
João,
Para cabo de antena recomendo este da Profigold:
http://www.profigold.com/index?act=product&product=PGV8000&division=Vision&subcat=High+Definition+Oxypure+Antenna+Coaxial+Int erconnects
ou este da QED:
http://www.qed.co.uk/i130c172-158/QED_Cables/Broadcast_Interconnects/QUNEX_RVR.htm
Quanto ao SCART, a minha preferência tb recai na QED:
http://www.qed.co.uk/i138c208-186-158/QED_Cables/Scart_Cables/Silver_Reference/Silver_Reference_AV21.htm
Mav
João:
um scart com as ligações todas leva-te rgb, s-video ou composto, conforme escolheres no menu do leitor ou da powerbox.
a qed tem é uma linha de scarts que só tem as ligações para rgb, e que não leva som.
btw, se quiseres um qed da série performance (em fita) de 1 m tenho um por aí...
JCMarques
23-08-2006, 13:37
Obrigado pela ajuda!
Para cabo de antena decidi-me pelo Profigold (Oxypure), visto existir na FNAC!
Para cabo SCART acho que vou seguir o conselho do Maverick e comprar o QED Silver Reference, é um bocado mais caro, mas espero que tenha qualidade suficiente para justificar o preço. Acho que a TV merece :Yes:! Mesmo assim agradeço ao MikeF a ajuda! Já agora, sabem qual a melhor loja física em Lisboa para comprar estes cabos? Ou será melhor comprar pela Net??
Gostava ainda de vos pedir um conselho relativamente a réguas de alimentação. Já ouvi dizer que são elementos importantes para a qualidade de imagem e som, na medida em que previnem interferências causadas pela electricidade. Aconselham alguma coisa em específico, sem ser demasiado caro? É que já ouvi falar de coisas para cima dos 200/300 euros!! Já agora, se souberem, podiam-me indicar um sítio onde se vendam essas réguas?
Agradeço a vossa paciência as minhas perguntas, mas já sabem como são os maçaricos!!
Cumprimentos
João Marques
P.S.: Amanhã já tenho a minha Sony Bravia 40V2000 à espera em casa :Yes: :Yes: :Yes:!
soulriver
23-08-2006, 18:07
Boas,
Sou novo no forum e gostava de tentar esclarecer uma duvida que tenho se alguem me conseguir ajudar.
Eu comprei um lcd samsung le32r71b e vão agora instalar a tvcabo em minha casa (e durante 1 mês tenho direito a sporttv pelo que devem instalar uma powerbox). Vejo muita gente a falar sobre os cabos para ligar a tv à tvcabo/powerbox e gostava de saber qual a melhor opção? Penso que daqui a um mês não vou continuar com sporttv e vou ficar sem powerbox (a powerbox melhora a qualidade de imagem ou piora?) Fico melhor servido se fizer ligação directa da antena à tv com um bom cabo (como os 2 referidos em cima)?
Cumps e obrigado desde já pelas possiveis respostas.
Bem vindo :Yes:
SporTV sem box? Como é que é possivel?
JC Marques,
Liga ou vai à Audioteam (www.audioteam.pt) e fala com o Jorge Alves, dizes que és nosso amigo. ;)
Quanto às réguas, eu tenho uma da AudioAgile, 5 tomadas e ronda os 180€.
Bem vindo Soulriver,
A ligação directa do cabo ao display é a que apresenta melhores resultados IMHO.
Marcos, free trial com PB e depois devolve.
soulriver
24-08-2006, 10:32
Bem vindo :Yes:
SporTV sem box? Como é que é possivel?
Penso que não seja possivel, dai a minha duvida. Quando ficar sem sporttv vou ficar sem box e a minha duvida é se vale a pena ficar com a powerbox ou não (podia enventualmente melhorar a imagem).
Bem vindo Soulriver,
A ligação directa do cabo ao display é a que apresenta melhores resultados IMHO.
Obrigado pela resposta pato, agora quanto ao cabo vale a pena comprar um cabo bom? Aqueles referidos uns posts em cima serão a melhor solução?
Soulriver,
A ficares com PBox só se justifica IMHO se quiseres ter alguns canais exclusivos. Para melhorar a imagem, com o que tenho visto não.
Quanto aos cabos, a resposta é sim. As minhas únicas reticências eram relativas ao Profigold de antena, mas se o Maverick recomenda, eu subscrevo. :Yes:
soulriver
24-08-2006, 11:47
Soulriver,
A ficares com PBox só se justifica IMHO se quiseres ter alguns canais exclusivos. Para melhorar a imagem, com o que tenho visto não.
Quanto aos cabos, a resposta é sim. As minhas únicas reticências eram relativas ao Profigold de antena, mas se o Maverick recomenda, eu subscrevo. :Yes:
MONSTER CABLE Cabo antena Monster Core Better por 25€ na pix será uma boa opção ou não se compara aos QED e ProfiGold?
Não conheço o Monster. :naosei:
JCMarques
24-08-2006, 19:10
Pato:
Obrigado pela informação! Vou tentar dar um salto à audioteam e ver isso dos cabos QED! Sabes se está aberto aos sábados?
Já agora, onde posso comprar essas réguas audio agile?
Cumprimentos,
João Marques
Penso que estão abertos de manhã, mas liga para lá a confirmar.
As réguas encontras em vários sitios: Digisom, Infidelidades, Quadros & Ventura.
Boas.
Já agora uma dúvida, relativamente a esses cabos chega trocar os cabos que vão da caixa da parede para a PB e da PB para a TV ou seria recomendável/possivel trocar os cabos que vem da caixa da escada para as caixas internas ?! :huum:
Jorge Campos
29-08-2006, 14:23
A Galsom esta a vender cabos Scart alta gama a 10 euros :duh:
Canso-me :duh:
[anexo apagado pelo Administrador]
João Lopes
29-08-2006, 16:32
Jorge!!!! De antena não há Ixos!!!!
Jorge Campos
29-08-2006, 19:00
Nao!
Amanha vou la buscar os meus cabos, e a minha nova drive de subwoofer da Polkaudio!!
Ha la um cabo e um leitor de CDS que tambem os vou namorar...se ainda la estao!
cachucho
05-09-2006, 02:38
Olá a todos.
Aproveitando a apresentação do JCMarques, aproveito para escrever aqui o meu primeiro post neste forum que já sigo a algum tempo como "visitante" mas que só agora resolvo também eu chatear-vos um pouco com as minhas dúvidas.
Comprei à pouco tempo uma samsung ws32 308T slim da samsung. Esta tv tem entrada por componentes, composite, svideo e duas scart, mas não tem por HDMI. Tenho powerbox da tvcabo porque pedi o serviço funtastic life e, não sei se é da tv, ou se é do sinal da tvcabo mas as imagem parecem-me "pixelizadas", como tal gostaria de melhorar a sua qualidade, mas antes gostaria de vos perguntar qual a vossa opinião sobre a cablagem a usar.
Li as recomendações do Maverick e segui os links, no entanto o Jorge Campos falou na galsom e eu fui espreitar ao site a que scart se referia. Penso que era neste que falava : http://www.galsom.pt/pd461375450.htm?defaultVariants=search0_EQ_75%20cm _AND_{EOL}&categoryId=17 . Este será um bom scart ao nível do scart da qed que o Maverick falou?
Em relação ao cabo de antena, preciso de um cabo com alguns metros, porque a parede onde vai ficar a tv não tem tomada tvcabo. Que cabo me recomendam (tendo em conta que queria gastar o mínimo possível)? Não tenho encontrado cabos de antena À venda em lojas online, podem me recomendar alguma?
A melhor solução para melhorar a imagem passa sempre por ligar um scart da powerbox à tv e cabo coaxial da tomada da tv cabo à powerbox? Ou dá para ligar a powerbox pela entrada de componentes?
Outra questão prende-se com um gravador de dvds que pretendia comprar. Pretendia um gravador (de preferência com disco rígido) que fizesse upscaling, mas não pretendia gastar muito dinheiro. Que me recomendam? o upscaling só é feito através de HDMI? a minha televisão não tendo entrada HDMI não beneficia em nada com o eventual upscaling do gravador de DVDs? Os gravadores de DVDs fazem upscaling apenas na imagem dos DVDs ou fazem também no sinal da tv?
Um agradecimento antecipado pela ajuda e um pedido de desculpas por meter as minhas questão num post iniciado por outro user.
Obrigado
EDITADO: Estive a ver melhor as especificações da minha tv: http://www.samsung.com/pt/products/tv/slim/ws_32z308t.asp , e diz que tem duas fichas scart (euroscart). Isto é diferente de scart RGB que tanto falam neste fórum? :). Desculpem a minha ignorância.
cachucho
07-09-2006, 15:24
E eu fui tão estúpido que por lapso comprei dois IXOS Scart 126 AV de 75cms em vez de 3ms :(
Alguém está interessado neles? Estão na embalagem ainda, e vendo ao preço da compra. (+-12 euros cada)
T.S MONK
12-03-2007, 18:28
Boas a todos sera mesmo que os cabos scart da "QED" são mesmo melhores que da marca "PROFIGOLD" é que comprei um da segunda marca e agora ao ler o topico sobre os cabos fiquei na duvida?
Ao adquirir um da "QED" vou mesmo notar a diferença comparado com o da "PROFIGOLD"?.
Obrigado
T.S MONK
09-10-2007, 15:46
Boa tarde,alguem sabe me dizer quanto custa um cabo scart da marca "QED" de 1.5m s.f.f.?
Obrigado
http://www.audioteam.pt/index_frame.html