PDA

View Full Version : Cabos - Antena/SCART/Componentes

JCMarques
22-08-2006, 11:13
Caros Foristas:

Este é o meu primeiro post aqui no Forum HiFi, embora já siga o seu desenvolvimento há alguns meses. A razão que me leva a sair do anonimato diz respeito a uma questão sempre obscura para os mais iniciados no mundo do som e da imagem, ou seja, os CABOS.

Tendo em conta que comprei uma SONY Bravia 40V2000 (chega na quinta-feira de manhã), gostava agora de saber se me podiam ajudar a encontrar os melhores cabos para a utilização que inicialmente irei fazer da TV. Já que gastem 2150 euros numa TV, acho que deve ter a melhor imagem possível, pelo menos dentro das limitações da nossa TV CABO.

Em primeiro lugar vem a questão do cabo da antena. Pelo que já li aqui no fórum esta é uma peça fundamental tendo em conta a parca qualidade de imagem da Tv Cabo analógica. Já andei a ver uns cabos na FNAC, nomeadamente um da ProfiGold que me pareceram bastante bons (pelo menos eram bastante grossos :-P) e andavam pelos 40 +/- euros. Acham que vale a pena? A razão pela qual falo da FNAC é pq tenho uns vales no valor de 250 euros :Yes:que me dava jeito gastar por lá, no entanto se acharem que vale a pena gastar dinheiro em algo melhor é só avisar.

A outra ligação que preciso tratar diz respeito à Powerbox (sim, essa magnifica peça de engenharia!). Que cabo SCART devo comprar? Já sei que o melhor é ser RGB, não? No entanto, também sei que existem certos cabos SCART/RGB que só passam imagem e não o som, o que para a Powerbox não é aconselhável, certo? O que me aconselham? Também sei que na FNAC existem cabos da Profigold SCART da série Oxypure, mas acho que o que está por lá não é RGB!

Existe ainda a questão do DVD. Para já o meu DVD é temporário (quero comprar outro, mas preciso de esperar mais um pouco). Foi uma prenda e é um Samsung daqueles que vêm num conjunto de cinema em casa. Acham que vale a pena comprar um cabo especial para este DVD? Tendo em conta a qualidade (ou falta dela) do DVD, se calhar um cabo por componentes normal faz o efeito, não acham? Ou talvez seja melhor investir também num cabo melhor por componentes? Mais tarde quero comprar um leitor com saída HDMI, por isso talvez não valha a pena um grande investimento.

Desculpem a quantidade de questões, mas para pessoal tão entendido como vocês nestas matéria isto deve ser de fácil reposta.

Agradeço desde já as vossas respostas

Cumprimentos,

João Marques

Pato
22-08-2006, 11:22
Bem vindo João... :Yes:

Para cabo de antena, o meu conselho vai para o Bandbridge. Simples e barato. O que podes fazer para melhorar a imagem enquanto usas sinal terrestre, é adquirires 2 cabos de antena, um vai da parede à PBox e o outro da PBox à TV. Isto permite-te usares o sinal analógico. Quando quiseres ver canais que só estão disponiveis via PBox aí paciência...

Scart, as da QED são excelentes e valem cada centimo que custam. Mas acho que a FNAC não tem. Entre Supra e Ixos, alguém que se pronuncie. Tens é de adquirir uma Scart fully wired.

Se está para breve a compra de um Leitor com HDMI, IMHO não faz sentido gastar $$$ num cabo que vais deixar de usar.

Maverick
22-08-2006, 13:00
João,

Para cabo de antena recomendo este da Profigold:

http://www.profigold.com/index?act=product&product=PGV8000&division=Vision&subcat=High+Definition+Oxypure+Antenna+Coaxial+Int erconnects

ou este da QED:

http://www.qed.co.uk/i130c172-158/QED_Cables/Broadcast_Interconnects/QUNEX_RVR.htm

Quanto ao SCART, a minha preferência tb recai na QED:

http://www.qed.co.uk/i138c208-186-158/QED_Cables/Scart_Cables/Silver_Reference/Silver_Reference_AV21.htm

Mav

MikeF
22-08-2006, 13:58
João:
um scart com as ligações todas leva-te rgb, s-video ou composto, conforme escolheres no menu do leitor ou da powerbox.
a qed tem é uma linha de scarts que só tem as ligações para rgb, e que não leva som.

btw, se quiseres um qed da série performance (em fita) de 1 m tenho um por aí...

JCMarques
23-08-2006, 13:37
Obrigado pela ajuda!

Para cabo de antena decidi-me pelo Profigold (Oxypure), visto existir na FNAC!

Para cabo SCART acho que vou seguir o conselho do Maverick e comprar o QED Silver Reference, é um bocado mais caro, mas espero que tenha qualidade suficiente para justificar o preço. Acho que a TV merece :Yes:! Mesmo assim agradeço ao MikeF a ajuda! Já agora, sabem qual a melhor loja física em Lisboa para comprar estes cabos? Ou será melhor comprar pela Net??

Gostava ainda de vos pedir um conselho relativamente a réguas de alimentação. Já ouvi dizer que são elementos importantes para a qualidade de imagem e som, na medida em que previnem interferências causadas pela electricidade. Aconselham alguma coisa em específico, sem ser demasiado caro? É que já ouvi falar de coisas para cima dos 200/300 euros!! Já agora, se souberem, podiam-me indicar um sítio onde se vendam essas réguas?

Agradeço a vossa paciência as minhas perguntas, mas já sabem como são os maçaricos!!

Cumprimentos

João Marques

P.S.: Amanhã já tenho a minha Sony Bravia 40V2000 à espera em casa :Yes: :Yes: :Yes:!

soulriver
23-08-2006, 18:07
Boas,

Sou novo no forum e gostava de tentar esclarecer uma duvida que tenho se alguem me conseguir ajudar.

Eu comprei um lcd samsung le32r71b e vão agora instalar a tvcabo em minha casa (e durante 1 mês tenho direito a sporttv pelo que devem instalar uma powerbox). Vejo muita gente a falar sobre os cabos para ligar a tv à tvcabo/powerbox e gostava de saber qual a melhor opção? Penso que daqui a um mês não vou continuar com sporttv e vou ficar sem powerbox (a powerbox melhora a qualidade de imagem ou piora?) Fico melhor servido se fizer ligação directa da antena à tv com um bom cabo (como os 2 referidos em cima)?

Cumps e obrigado desde já pelas possiveis respostas.

Orpheus
23-08-2006, 20:13
Bem vindo :Yes:
SporTV sem box? Como é que é possivel?

Pato
24-08-2006, 09:38
JC Marques,

Liga ou vai à Audioteam (www.audioteam.pt) e fala com o Jorge Alves, dizes que és nosso amigo. ;)

Quanto às réguas, eu tenho uma da AudioAgile, 5 tomadas e ronda os 180€.

Bem vindo Soulriver,

A ligação directa do cabo ao display é a que apresenta melhores resultados IMHO.

Marcos, free trial com PB e depois devolve.

soulriver
24-08-2006, 10:32
Bem vindo :Yes:
SporTV sem box? Como é que é possivel?

Penso que não seja possivel, dai a minha duvida. Quando ficar sem sporttv vou ficar sem box e a minha duvida é se vale a pena ficar com a powerbox ou não (podia enventualmente melhorar a imagem).

Bem vindo Soulriver,

A ligação directa do cabo ao display é a que apresenta melhores resultados IMHO.

Obrigado pela resposta pato, agora quanto ao cabo vale a pena comprar um cabo bom? Aqueles referidos uns posts em cima serão a melhor solução?

Pato
24-08-2006, 10:37
Soulriver,

A ficares com PBox só se justifica IMHO se quiseres ter alguns canais exclusivos. Para melhorar a imagem, com o que tenho visto não.

Quanto aos cabos, a resposta é sim. As minhas únicas reticências eram relativas ao Profigold de antena, mas se o Maverick recomenda, eu subscrevo. :Yes:

soulriver
24-08-2006, 11:47
Soulriver,

A ficares com PBox só se justifica IMHO se quiseres ter alguns canais exclusivos. Para melhorar a imagem, com o que tenho visto não.

Quanto aos cabos, a resposta é sim. As minhas únicas reticências eram relativas ao Profigold de antena, mas se o Maverick recomenda, eu subscrevo. :Yes:

MONSTER CABLE Cabo antena Monster Core Better por 25€ na pix será uma boa opção ou não se compara aos QED e ProfiGold?

Pato
24-08-2006, 11:53
Não conheço o Monster. :naosei:

JCMarques
24-08-2006, 19:10
Pato:

Obrigado pela informação! Vou tentar dar um salto à audioteam e ver isso dos cabos QED! Sabes se está aberto aos sábados?

Já agora, onde posso comprar essas réguas audio agile?

Cumprimentos,

João Marques

Pato
25-08-2006, 09:37
Penso que estão abertos de manhã, mas liga para lá a confirmar.

As réguas encontras em vários sitios: Digisom, Infidelidades, Quadros & Ventura.

OZZY
25-08-2006, 14:13
Boas.

Já agora uma dúvida, relativamente a esses cabos chega trocar os cabos que vão da caixa da parede para a PB e da PB para a TV ou seria recomendável/possivel trocar os cabos que vem da caixa da escada para as caixas internas ?! :huum:

Jorge Campos
29-08-2006, 14:23
A Galsom esta a vender cabos Scart alta gama a 10 euros :duh:
Canso-me :duh:

[anexo apagado pelo Administrador]

João Lopes
29-08-2006, 16:32
Jorge!!!! De antena não há Ixos!!!!

Jorge Campos
29-08-2006, 19:00
Nao!
Amanha vou la buscar os meus cabos, e a minha nova drive de subwoofer da Polkaudio!!
Ha la um cabo e um leitor de CDS que tambem os vou namorar...se ainda la estao!

cachucho
05-09-2006, 02:38
Olá a todos.
Aproveitando a apresentação do JCMarques, aproveito para escrever aqui o meu primeiro post neste forum que já sigo a algum tempo como "visitante" mas que só agora resolvo também eu chatear-vos um pouco com as minhas dúvidas.

Comprei à pouco tempo uma samsung ws32 308T slim da samsung. Esta tv tem entrada por componentes, composite, svideo e duas scart, mas não tem por HDMI. Tenho powerbox da tvcabo porque pedi o serviço funtastic life e, não sei se é da tv, ou se é do sinal da tvcabo mas as imagem parecem-me "pixelizadas", como tal gostaria de melhorar a sua qualidade, mas antes gostaria de vos perguntar qual a vossa opinião sobre a cablagem a usar.

Li as recomendações do Maverick e segui os links, no entanto o Jorge Campos falou na galsom e eu fui espreitar ao site a que scart se referia. Penso que era neste que falava : http://www.galsom.pt/pd461375450.htm?defaultVariants=search0_EQ_75%20cm _AND_{EOL}&categoryId=17 . Este será um bom scart ao nível do scart da qed que o Maverick falou?
Em relação ao cabo de antena, preciso de um cabo com alguns metros, porque a parede onde vai ficar a tv não tem tomada tvcabo. Que cabo me recomendam (tendo em conta que queria gastar o mínimo possível)? Não tenho encontrado cabos de antena À venda em lojas online, podem me recomendar alguma?

A melhor solução para melhorar a imagem passa sempre por ligar um scart da powerbox à tv e cabo coaxial da tomada da tv cabo à powerbox? Ou dá para ligar a powerbox pela entrada de componentes?

Outra questão prende-se com um gravador de dvds que pretendia comprar. Pretendia um gravador (de preferência com disco rígido) que fizesse upscaling, mas não pretendia gastar muito dinheiro. Que me recomendam? o upscaling só é feito através de HDMI? a minha televisão não tendo entrada HDMI não beneficia em nada com o eventual upscaling do gravador de DVDs? Os gravadores de DVDs fazem upscaling apenas na imagem dos DVDs ou fazem também no sinal da tv?

Um agradecimento antecipado pela ajuda e um pedido de desculpas por meter as minhas questão num post iniciado por outro user.

Obrigado

EDITADO: Estive a ver melhor as especificações da minha tv: http://www.samsung.com/pt/products/tv/slim/ws_32z308t.asp , e diz que tem duas fichas scart (euroscart). Isto é diferente de scart RGB que tanto falam neste fórum? :). Desculpem a minha ignorância.

cachucho
07-09-2006, 15:24
E eu fui tão estúpido que por lapso comprei dois IXOS Scart 126 AV de 75cms em vez de 3ms :(

Alguém está interessado neles? Estão na embalagem ainda, e vendo ao preço da compra. (+-12 euros cada)

T.S MONK
12-03-2007, 18:28
Boas a todos sera mesmo que os cabos scart da "QED" são mesmo melhores que da marca "PROFIGOLD" é que comprei um da segunda marca e agora ao ler o topico sobre os cabos fiquei na duvida?

Ao adquirir um da "QED" vou mesmo notar a diferença comparado com o da "PROFIGOLD"?.

Obrigado

T.S MONK
09-10-2007, 15:46
Boa tarde,alguem sabe me dizer quanto custa um cabo scart da marca "QED" de 1.5m s.f.f.?

Obrigado

Pato
09-10-2007, 15:56
http://www.audioteam.pt/index_frame.html