PDA

View Full Version : Samsung 860 HDMI: ruido na TV

SuBuFer
24-08-2006, 12:04
Boas. Ontem um amigo meu comprou um LG LB37, e eu fui a casa dele ajudá-lo a instalar tudo. Ele tem um sam 860 que ligámos por HDMI.
O problema é que quando passamos para 720 ou 1080i a tv começa a fazer muito ruido. Em 576 está tudo ok. Só acontece quando fazemos o upsclaing.
No manual diz que se a tv nnão tiver HDCP pode surgir ruido snow. Será o caso?
O som no amp sai correcto mas tem de se estar sempre a tivrar o som da tv senão não se ouve nada tal é o ruido... :-\
Alguém sabe o que pode ser?

Gracias a todos desde já. ;)

soulriver
24-08-2006, 12:14
Embora não seja para ajudar, posso dizer que tinha uma samsung le32r71b ligada a um peektonpk6006 por hdmi e tive o mesmo problema (se bem que não me lembrei que podesse ser o upscalling e nunca consegui que não tivesse ruido). Optei por ligar por componentes por ser a solução mais facil, mas se de facto a ligação por hdmi tiver melhor imagem (não tenho a certeza se terá ou não) e alguem souber como resolver o problema seria muito bom.

Maverick
24-08-2006, 12:24
Quando falas em ruído falas em algo que é audível ou visível?

Mav

soulriver
24-08-2006, 12:33
No meu caso, audivel e bem audivel. A imagem parecia chegar em perfeitas condições (mesmo que eu não tenha notado que a qualidade fosse melhor do que por componentes)

SuBuFer
24-08-2006, 12:36
Sim, audivel. Tem de se tirar o som da tv cada vez que se vê um filme. è mesmo muito incómodo.
Mas só em dvds e em 720 ou 1080. A 576 está tudo ok. Ainda experimentámos uns dvd com filmes caseiros da máquina de filmar mas é igual.
Com divxs não faz pois o dvd não permite o upscaling com divx.
Outra coisa, está sempre a aparecer uma msg no ecrã a dizer "HDMI audio not supported".
Já li qq coisa sobre isto no AVF mas não me recordo o que era. Sei que uma das soluções encontradas era desligar os avisos no ecrã mas eu queria era saber o porquê do aviso.

Maverick
24-08-2006, 13:20
O cabo HDMI passa audio também e é isso que provavelmente estará a acontecer. Vê no leitor de DVD se podes desactivar o audio em HDMI.

Mav

SuBuFer
24-08-2006, 13:26
Pois o problema é exactamente esse. Não consigo. Já procurei por todo o lado e não encontro essa opção.
E nestas alturas os manuais são sempre uma perola. No manual do dvd diz: Para mais infos sobre o HDMI consulte o manual da sua tv.
No manual da tv diz: Para mais infos sobre o HDMI consulte o manual do seu dvd.
:duh:

Maverick
24-08-2006, 14:15
Penso que é um bug dos Samsungs. O DVD envia o sinal bitstream pelo HDMI e, como a TV não tem descodificador dd ou dts, ouves o ruído. Poderias configurar o DVD para passar PCM em vez de bitstream, mas assim perdes a possibilidade de ouvir 5.1, o que não faz sentido.

Se a TV não tem possibilidade de desactivar o audio por HDMI, fala com a Samsung para saber se têm algum firmware que resolva este problema.

Mav

SuBuFer
24-08-2006, 15:44
Isso faz sentido, pq eu passei a saida para PCM e o ruido de facto desapareceu. Mas tambem perdi o 5.1... :-\

Pato
24-08-2006, 16:07
Nas Opções Audio do HD860, tens duas configurações que não entendo:

- Saída Digital
- Saída Digital Mpeg2

Já experimentaste colocar uma em PCM e outra em bitstream?

MikeF
24-08-2006, 16:19
as opções de audio da HDMI não costumam estar separadas das da saída spdif/optica?

eu tenho um menu para opções de hdmi que inclui as opções de audio e outro para as saídas spdif/optica, que não afecta a saída hdmi.
nem faz muito sentido que se misturem as coisas, porque julgo que muita gente que quer usar HDMI para transportar som o fará para um plasma, onde será mais conveniente stereo; e que terá a saída spdif ligada a uma amplificação para 5.1, onde faz sentido é ter bitstream (ac3/dts).

soulriver
24-08-2006, 17:34
Agora que vejo várias possiveis soluções para o problema (que eu não testei antes de devolver o cabo HDMI) pergunto. A imagem por HDMI têm melhor qualidade do que por componentes? Vale a pena voltar a trocar o cabo por um HDMI (ainda está no prazo de troca)?

SuBuFer
24-08-2006, 17:50
Pelo que vi no AVF é mesmo um bug do 860. Muitos já o devolveram e a Samsung já tem conhecimento do caso.
Qd contactada a resposta foi que a culpa era da tv. ::)
O problema é que ele não faz a separação, e como está a enviar 5.1 pelo hdmi a tv não descodifica e faz aquele ruido.
As soluções passam por tirar o som à tv quando se vê filmes, passar para PCM e perder o 5.1 no amp ou trocar de dvd.
Para já, e enquanto não sai um firmware que resolta esta questão, vai-se tirar o som à tv.

Mais infos:
http://www.avforums.com/forums/showthread.php?t=309340&highlight=860+hdmi

Zé Caixão
24-08-2006, 21:27
Agora que vejo várias possiveis soluções para o problema (que eu não testei antes de devolver o cabo HDMI) pergunto. A imagem por HDMI têm melhor qualidade do que por componentes? Vale a pena voltar a trocar o cabo por um HDMI (ainda está no prazo de troca)?

No meu entender, sim. Mas isto tem muito que se lhe diga!

As ligações HDMI encontram-se geralmente em plasmas, lcds e projectores. Todos estes dispositivos tem o seu funcionamento comandado por electrónica digital.

A ligação HDMI leva informação digital até ao display (plasma, lcd, etc.). O cabo por componentes leva a imagem no formato analógico.

Quer isto dizer que quando usamos a ligação analógica (componentes, S-vídeo, vídeo composto, rgb através de scart) o display terá que converter esse sinal analógico para o seu formato digital que comanda o funcionamento do aparelho e, assim, permite este apresentar imagem. É a chamada conversão analógica-digital.

Ora, tudo isto foi precedido de uma conversão oposta (digital-analógica) no leitor de dvds, ao ler o disco fonte, visto que a informação contida neste é digital. Depois desta conversão é que o sinal analógico foi enviado através do cabo por componentes (ou S-vídeo, vídeo composto, etc.) para o display, onde ocorre a conversão inversa.

No meio dessas conversões, há perdas de sinal. Mais grave do que isto, é que os conversores são chips que funcionam a uma determinada velocidade. E trabalham com memórias, que também tem uma determinada velocidade.

Sabemos já do mundo da informática que quanto mais rápido é um chip de uma placa gráfica e, especialmente, quando mais rápidas são as suas memórias, mais cara é essa placa. A compensação é que a placa é mais rápida, como é óbvio, embora muitos nem sonham a diferença que isto faz!

O mesmo se passa no mundo do vídeo caseiro. Os leitores de dvds e displays muito baratos usam chips lentos acoplados a memórias lentas.

Tudo funciona mais ou menos bem enquanto a carinha laroca da nossa actriz favoria, em grande plano, não se move. Mas quando a menina vira a cara para o lado repentinamente, "Cruzes! Credo! Que coisa horrorosa".

Com a ligação HDMI, o que é lido digitalmente no disco é assim transmitido ao display. Na realidade há sempre algum processamento pelo caminho e uma ou outra conversão, mas tudo no domínio digital. Assim, a carinha laroca da nossa menina talvez não tenha tanto cor "laroca", tipo actriz de telenovela mexicana, mas a dita menina pode movimentar a cara sem termos vontade de fugir.

Para as senhoras que estão a ler isto, dou-lhes o exemplo oposto - a cara do sexo masculino. Vejam a cara do ricaço do filme "Titanic", na cena inicial, quando chega de carro ao porto e se apeia do veículo. Na ligação analógica temos a sensação de que a barba do homem é um creme cinzento espalhado suavemente pelo seu rosto. Com a ligação HDMI percebemos que o homem tem a barba feita, mas que a dita é cerrada, daí o ponteado minúsculo que lhe escurece a face.

Outra "cena" gira é ver um carro (por exemplo, vermelho) visto de perfil. A luz que incide no pára-lamas da frente dá-nos um vermelho diferente do existente no pára-lamas de trás. A cor do carro é a mesma, mas os diferentes cambiantes de luz fazem a cor parecer mudar ao longo do carro. Isto nem falando nos reflexos...

Pois, bem. Com a ligação analógica, o nosso carro apresenta-se num vermelho vivo, bem "carregado" (cor saturada), muito homogéneo, tipo os cartazes publicitários dos anos cinquenta. Com a ligação digital, a luz e a cor tendem a perder-se um pouco na intensidade (embora começem a aparecer aparelhos já com situações opostas ou sem perdas), mas os diretentes cambiantes estão lá todos. Bem como os pormenores minúsculos.

Vejam a mãe da heroína do "Titanic" a entrar no barco, logo no cimo das escadas de embarque. Muitos que viram o filme em casa pensaram que o vestido da senhora é de um cinzento mais ou menos homogéneo(ou castanho acinzentado, já não me lembro bem). Olhem que não é! Está cheio de pintinhas pretas, tipo axadrezado (se não me falha a memória).

Então, porque não dizer logo que a ligação digital é melhor do que a analógica, do que estar com este palavreado todo?

Porque as coisas não são assim tão lineares.

O meu anterior leitor de dvds, um Samsung DVD-HD935, prémio EISA 2003/2004, tinha uma saída dvi, o "antepassado" do HDMI. E com todos os displays a que o liguei usando a ligação digital tive problemas com ruído na imagem (vulgo, "chuva"), uns mais, outros menos. Igual problema experimentei, embora não tão pronunciado, com um Denon DVD-1710. Diziam os entendidos que isso acontecia com os leitores de dvd muito baratos e com implementações de saídas de imagem digital baratuchas. Outros diziam que era sobreprocessamento digital do sinal.

Quero lá saber! Comprei um Denon DVD-1920. Deixei de ter esse problema e não quero saber da ligação analógica para nada.

Mas destas experiências vale a pena ver este tópicos:
http://forumhifi.com/board/index.php/topic,1615.30.html
e
http://forumhifi.com/board/index.php/topic,1341.30.html
estando o relato pormenorizado das minhas experiências no fim.

Conclusão: Experimentem vocês e optem. A vossa opção, se for de encontro ao vosso gosto, é a correcta. Mesmo que outros bradem o contrário!

Já agora, o cabo de componentes, se vai ser curto, convém ser "bonzinho". Pode é custar é um bocadinho mais do que o Samsung 860...

Há tópicos neste fórum sobre isto e gente bem mais entendida para dar indicações.

Amén.

Zé Caixão
26-08-2006, 10:41
Só mais um relato de ligação HDMI versus componentes, com aparelhos da Samsung:
-Experiência muito rápida realizada com lcd Samsung LE32R51BX, Samsung DVD-HD935 e ainda Denon DVD-1920 (este usado só com componentes por falta de cabo HDMI-HDMI)
- A imagem digital (DVI->HDMI, cabo+adaptador) cumpriu, com um grão muito ligeiro, mas negligenciável, cores um pouco saturadas, em imagem globalmente a tender para o escuro, sem muita luminosidade, embora nada de grave;
- A imagem por componentes foi de :drool2:. Cores correctas, vivas sem serem berrantes e escuras, muita luminosidade, detalhe q.b., sinais de arrasto só perceptíveis estando muito perto da imagem (tipo a um metro) e mesmo assim é preciso saber onde procurar.
- O Denon foi um pouco superior ao Samsung (comparação em sinal por componentes), mas muita boa gente não notará a diferença e recusará pagar o custo extra existentes entre aparelhos.

O mais importante na qualidade e equilíbrio da imagem foi o desligar as opções do setup do lcd designadas por "contraste dinâmico" e "sensor de luminosidade".

O filme usado foi o "VanHelsing", na primeira cena (a preto e branco) até ao mostrar da fachada do castelo, cena da praço do vaticano e confessionário, cena da chegada de barco, cavalgada pelas montanhas, entrada na aldeia e início do ataque das mulheres-vampiro.

Afinal - qual a melhor ligação?

Experimentem e decidam por vocês mesmo! O vosso olho será sempre o melhor juíz.

MikeF
26-08-2006, 11:38
Zé:
eu uso hdmi-hdmi para o projector e dvi-dvi para o plasma. a ligação hdmi é bem superior à dvi, com dvi o processamento é a 8 bits e não a 10, e isso influencia muito.
experimentei uma vez um cabo de componentes para o projector, e o detalhe e a definição de hdmi são de longe superiores.

acho que se tentares um bom cabinho hdmi para o denon vais gostar...

Zé Caixão
26-08-2006, 14:16
Acredito que o cabo DVI castre as superiores potencialidades de processamento de um processador que opere a 10, 12 ou mesmo 14 bits.

Mas o meu projector tem como entrada digital de imagem o M1-DA. É uma formato tipo dvi, mas mais largo e com mais pinos que a Infocus teima em usar. Por essa porta podem entrar sinais HDMI, DVI e VGA. Há quem considere a ligação M1-DA a forma universal de aceitar sinais de vídeo digitais. O inconveniente é que são precisos adaptadores para ligar a qualquer um dos outros formatos.

No caso dos testes que efectuei com outros aparelhos, e anteriormente descritos, usei algumas vezes um cabo HDMI-HDMI da Profigold (de um amigo meu) e vários cabos DVI-DVI (fornecidos com os equipamentos testados) e adaptadores DVI-HDMI.

Uso entre o meu pj e o Denon 1920 um cabo DVI-DVI, de 5 metros, que liga à porta HDMI do Denon através de um adaptador, recorrendo-se a solução idêntica na ligação à porta M1-DA do pj.

Até os meus olhos verem o contrário, sou dos que acredita que bits são bits, independentemente do cabo.

Sei sim, é que é preciso um bom cabo (e um bocado de sorte) para levar-se bits a grandes distâncias.

Por incrível que pareça, ainda não arranjei tempo para ver a imagem do meu pj com a saída de componentes do Denon. Ainda só fiz essa experiência com o velhinho Samsung HD935, entretanto encostado às boxes.

MikeF
26-08-2006, 14:39
se essa entrada tiver processamento a 8 bits não há muita volta a dar...

Zé Caixão
26-08-2006, 15:46
Ainda não investiguei isso muito, mas acho que é mesmo 8 bits.