View Full Version : O CANTINHO DO ANALÓGICO - Só Para aficionados
shade_of_pale
16-09-2006, 23:22
Ora tenho pesquisado muito pelo forum e realmente parece-me que tem algumas insuficiências, desde logo o Grande Tema " SOM" é muito abrangente e mete tudo no mesmo saco, seria bom haver maior separação entre temas, para assim tambem ser mais fácil e mais rápido o acesso aos tópicos e pesquisar, postar, debater nos centros de interesse de cada um.
Assim propunha numa proxima remodelação uma maior apresentação de temas, com varias tematicas diferentes.
Ate lá e porque é uma falha grande, não existe um topico relacionado com o analógico, que continua a ter muitos amantes, e cada vez mais adeptos vinilófilos, já que o vinil esta a ressurgir em força por todo o mundo e Portugal não é excepção, dadas as excelentes qualidades sonoras dos sistemas com fonte gira-discos.
Então proponho este tópico até ser devidamente enquadrado num espaço so para si , analógico, onde os:
-gira-discos
-braços
-cabeças
-unidades phono
poderão ser tratadas com atenção e possam albergar todos os amantes do vinil e assim discutir sobre este formato sonoro, que ainda nenhum outro conseguiu suplantar ou sequer igualar.
shade_of_pale
16-09-2006, 23:51
Para começar:
http://www.hificlube.net/common/ver_artigo.asp?id_artigo=1269&seccao=Arquivo&subseccao=Reportagem
Digam lá se isto não é arte? Imagens de Gira-discos do ultimo High-End 2006 em Munique, capatados pelo J.Vitor Henriques.
Deixa-nos com água na boca!
Excelente ideia :Yes:
já estou ansioso :drool:
mas olhem que gira-discos e som digital não são incompatíveis...
posso-vos dizer que o melhor som que ouvi ultimamente dum gira-discos foi num sistema em que o sinal do gira-discos entrava num conversor analógico/digital com uma entrada de phono fantástica, que tinha curvas de correcção específicas para as principais células de topo da Ortofon, além de curvas RIAA várias, que se podiam escolher consoante a época da gravação, para gravações efectuadas antes de ser adoptada a curva padrão.
desse conversor o sinal passava para um amplificador digital a 192 kHz... talvez imaginem qual... e o resultado era espantoso...
shade_of_pale
18-09-2006, 08:58
Dado o meu recente upgrade, em compra aqui no forum o ORACLE Paris com braço AQuest, o meu pre de phono , um Creek OBH-8 MM nao se esta a dar muito bem com a cabeça Dynavector 17Karat D2 MK II, um Mc com saida 0,26 , desta forma ja estou no mercado á procura de um phono com capacidade de afinação de ganho, resistencia, capacitâncias, para cabeças quer de MM quer de Mc. Vamos a ver o que se arranja, já que a Creek trabalha bem com cabeças MM ou Mc com um alto nivel de saida. :humpf:
gorogoro
18-09-2006, 10:32
Dado o meu recente upgrade, em compra aqui no forum o ORACLE Paris com braço AQuest, o meu pre de phono , um Creek OBH-8 MM nao se esta a dar muito bem com a cabeça Dynavector 17Karat D2 MK II, um Mc com saida 0,26 , desta forma ja estou no mercado á procura de um phono com capacidade de afinação de ganho, resistencia, capacitâncias, para cabeças quer de MM quer de Mc. Vamos a ver o que se arranja, já que a Creek trabalha bem com cabeças MM ou Mc com um alto nivel de saida. :humpf:
ha um à venda no forum q parece jeitoso!
Boa iniciativa :Yes:
vinil lover 8)
shade_of_pale
18-09-2006, 11:09
Gorogoro
Do qual falas?
Obrigado pelo apoio.
Mas audio analógico resume-se a gira-discos/vinil? :huum:
A mim parece-me bem a separação do analogico.
Neste momento também estou virado para o mundo do vinyl e até gostaria de saber a vossa opinião se concordam com o que se diz neste site:
http://www.tonearm.co.uk/dj-technics-arm.htm
Eu tenho o Technics SL 1210 MK 2 com pre-phono Goldring e cartridge Rega Bias 2 mas o som ainda deixa muito a desejar pela força dos graves que parece ser uma caracteristica deste deck.
Não confio nos decks da rega porque ja li em muitos sites que tem problemas no pitch e pensei na substituição do braço por um braço rega.
O que me deixa admirado é nesse site dizerem que com as alterações que fazem o braço RB250 soar melhor que o RB600 ou RB900.
http://www.tonearm.co.uk/faq-tonearms-frequently-asked-questions.htm#physicaldifferences
Digam a vossa justiça
JoaoPaulo
18-09-2006, 12:50
Concordo com a divisão por sub-temas dentro do som... aliás já tinha sugerido isto por aqui no fórum como meio de revitalizar as discussões... o:)
(ex. Colunas, Fontes, Amps, Analógico......)
Back on topic... ;D
e que tal esta máquina... que custa uns módicos 100.000 $ .... :o
http://www.musicalsurroundings.com/clearaudio/CAstatement.html
http://www.musicalsurroundings.com/clearaudio/images/Statement.jpg
shade_of_pale
18-09-2006, 21:53
Mas audio analógico resume-se a gira-discos/vinil? :huum:
Então proponho este tópico até ser devidamente enquadrado num espaço so para si , analógico, onde os:
-gira-discos
-braços
-cabeças
-unidades phono
poderão ser tratadas com atenção e possam albergar todos os amantes do vinil e assim discutir sobre este formato sonoro, que ainda nenhum outro conseguiu suplantar ou sequer igualar.
shade_of_pale
18-09-2006, 22:05
Neste momento também estou virado para o mundo do vinyl e até gostaria de saber a vossa opinião se concordam com o que se diz neste site:
Eu tenho o Technics SL 1210 MK 2 com pre-phono Goldring e cartridge Rega Bias 2 mas o som ainda deixa muito a desejar pela força dos graves que parece ser uma caracteristica deste deck.
Não confio nos decks da rega porque ja li em muitos sites que tem problemas no pitch e pensei na substituição do braço por um braço rega.
O que me deixa admirado é nesse site dizerem que com as alterações que fazem o braço RB250 soar melhor que o RB600 ou RB900.
http://www.tonearm.co.uk/faq-tonearms-frequently-asked-questions.htm#physicaldifferences
Digam a vossa justiça
Parece que sim a Origin Live transforma os braços rega e ficam muito melhores, estes braços tem muito boas reviews, eu conheço o importador espanhol e ele diz maravilhas do braço da Origin Live EncounterII.
Digam a vossa justiça
Desculpa-me a franqueza, mas um braço Rega num Technics, parece-me um desperdicio (IMHO).
Os Rega que dizem terem problemas de pitch eram alguns mais antigos, já tive um P3, na Imacústica verificarem a velocidade com estroscópio e estava certinha.
Com o que vais gastar no braço mais adaptação, de certeza que compras um P3 usado (Não o Planar 3 que é o mais antigo), metes-lhe a Rega Bias 2, e ficas muito mais satisfeito.
E não te esqueças que isso de "Direct Tracking", é bom para os DJ's, porque de resto só é bom para transmitir as vibrações do motor à cabeça.
Cumps
Desculpa-me a franqueza, mas um braço Rega num Technics, parece-me um desperdicio (IMHO).
Os Rega que dizem terem problemas de pitch eram alguns mais antigos, já tive um P3, na Imacústica verificarem a velocidade com estroscópio e estava certinha.
Com o que vais gastar no braço mais adaptação, de certeza que compras um P3 usado (Não o Planar 3 que é o mais antigo), metes-lhe a Rega Bias 2, e ficas muito mais satisfeito.
E não te esqueças que isso de "Direct Tracking", é bom para os DJ's, porque de resto só é bom para transmitir as vibrações do motor à cabeça.
Cumps
Eu agradeço a franqueza pois era mesmo isso que pretendia saber, a opinião mais sincera de cada um.
Em relação ao Rega que ouvi dizer que dava problemas era o P3 mas ja houve quem dissesse que isso acontecia porque era novo e precisava de rodagem e que ao fim de rodar uns 3 dias o problema desaparecia.
Não gostaria de entrar num campo onde iria gastar dinheiro em vão.
A unica queixa que tenho do technics é que com o excessivo grave perde a nitidez em todos os aspectos e é nos agudos que se sente mais.
Talvez venda o prato e compre um rega novo, pelo menos ja vendi a cartridge ortofon concorde nightclub com uma facilidade que nem poderia algum dia imaginar. Visto ser um deck dj tambem deve ser facil vender.
Mas será o p3 o melhor prato preço qualidade da rega?
Cumps
Segundo li, havia alguns problemas de pitch na 1ª versão do Planar 3, o P3 que é a última versão tem o motor e a electrónica associada diferentes.
Neste momento a gama da Rega penso que começa no P3, e a partir daí parece que os preços sobem bastante, tudo depende de quanto queiras gastar.
Se tiveres paciência, de vez em quando aparecem uns P3 usados à venda, vendi o meu há pouco tempo, e quem por vezes tinha lá alguns era a Interlux.
Também há uns clones do P2, da Goldring, o GR1 que segundo parece, para o preço, também é bem jeitoso (o braço básicamente é um RB250).
http://www.supersonido.es/productos/productos-ver.asp?id=1534&idCategoria=11
gorogoro
19-09-2006, 10:06
Cumps
Eu agradeço a franqueza pois era mesmo isso que pretendia saber, a opinião mais sincera de cada um.
Em relação ao Rega que ouvi dizer que dava problemas era o P3 mas ja houve quem dissesse que isso acontecia porque era novo e precisava de rodagem e que ao fim de rodar uns 3 dias o problema desaparecia.
Não gostaria de entrar num campo onde iria gastar dinheiro em vão.
A unica queixa que tenho do technics é que com o excessivo grave perde a nitidez em todos os aspectos e é nos agudos que se sente mais.
Talvez venda o prato e compre um rega novo, pelo menos ja vendi a cartridge ortofon concorde nightclub com uma facilidade que nem poderia algum dia imaginar. Visto ser um deck dj tambem deve ser facil vender.
Mas será o p3 o melhor prato preço qualidade da rega?
Cumps
Tb tens os project.
Quanto a meter-se braços rega em Technics nao me parece desperdicio nenhum!
Deve melhorar imenso o som e nao deixas de ter um Gira Discos de DJ.
Tb tens os project.
Disseste bem, não deixa de ter um Gira Discos de DJ, mas penso que a finalidade não seria essa.
Só que um braço Rega, custa quase tanto como o gira-discos completo.
Quanto aos Project, andava aqui um para venda.
gorogoro
19-09-2006, 11:09
Tb tens os project.
Disseste bem, não deixa de ter um Gira Discos de DJ, mas penso que a finalidade não seria essa.
Só que um braço Rega, custa quase tanto como o gira-discos completo.
Quanto aos Project, andava aqui um para venda.
A finalidade é mesmo essa! É o que dizem no site! Os melhores clubes londrinos fazem essas alterações aos seus giradiscos!
A mim parece-me uma boa opção, quando (daki a uns anos) tiver um gira discos de DJ para poder brincar um bocadinho! Um braço daqueles custa quanto mais ou menos??
600 e tal euros?? :-\
Estava a dizer que a finalidade não seria essa, mas em relação ao que o Krell pretende do gira-discos.
Os preços dos braços da Rega podes consultar na Audioteam, mas a adaptação também não deve ficar barata.
Amigo acho realmente um desperdício por um braço rega no Technics, será melhor investir num bom gira discos antigo, daqueles bem construídos, genero Garrard 301 401, Thorens (quase todos), micro seiki, ariston etc. Nada daqueles exercicios de estilismo tipo oracle, project e similares, que de gira discos de qualidade nada têm. O p3 tem o problema da base e o motor ser baixa qualidade. O braço da rega sem dúvida é uma grandé maquina.
shade_of_pale
19-09-2006, 12:40
P3 preto com braço RB 300 - 490€
P3 cores com braço RB 300- 590€
Braço RB 300 - 300€
Braço RB 250 - 200€
Quanto aos exercicios de estilo tipo Oracle, Project etc, acho que não sabes do que falas porque dizer que estes gira-discos de qualidade nada têm bem............... no coments. Vai ouvir e logo vês se tocam bem ou não!
Com o que dizes do P3 ta certo, mas mantem uma relação qualidade /preço imbativel, e o braço RB 300 e sem duvida maquina.
As adapatações melhoram o som final dos braços mas tambem custam $$$.
Eu tenho um P3 com RB 300 e um Oracle com Audioquest e ambos são boas maquinas.
Estava a dizer que a finalidade não seria essa, mas em relação ao que o Krell pretende do gira-discos.
Os preços dos braços da Rega podes consultar na Audioteam, mas a adaptação também não deve ficar barata.
Exactamente, eu não vou usar mais o prato como dj ou afins, apenas pretendo som hi-fi e aproveitar o que tenho para evitar gastos.
A hipotese de o vender não me agrada muito porque está como novo pois teve pouco uso e o valor que me vão dar por ele de certeza que não será um valor justo mas enquanto não me decido vai servindo para ouvir uns vinyl.
vinilsuporter
19-09-2006, 13:07
Caro Shade of Pale
"Eu tenho um P3 com RB 300 e um Oracle com Audioquest e ambos são boas máquinas"
Confesso que fiquei um bocado "baralhado" com esta sua afirmação. É que eu já ouvi por mais do que uma vez P3 a tocar e não gostei nada (se calhar eram dos tais com problemas). Em teoria o Oracle será bastante melhor que o rega. Ou será que a diferença é mesmo teórica ?
Eu sou adepto da pro-ject e gosto muito do seu topo de gama e estou até curioso em um dia poder ouvir o pro-ject 10 (salvo erro é essa a designação) que só pelo aspecto parece imponente. Depois se isso vai resultar em melhoria do som é outra conversa. Para ja ouço thorens.
Mas já agora se me puder esclarecer acerca das diferenças (ou não) entre o Rega e o Oracle, ficava-lhe grato.
Cumprimentos
josé
Caro shade, não gosto falar de cor, já ouvi os tais oracle, project rp qualquer coisa. e realmente não valem aquilo que custam. Já os ouvi na loja do Rui Borges e prefiro sem dúvida o preço qualidade de P3. Deste já fui possuidor de um. Existe tantos thorens a vender por cerca 150 euros, instala o braço rega gastas 70 contos e ficas com um gira discos melhor do qualquer dos exercicios estilísticos atrás citado
shade_of_pale
19-09-2006, 16:00
Bem vou tenta responder:
Caro Shade of Pale
"Eu tenho um P3 com RB 300 e um Oracle com Audioquest e ambos são boas máquinas"
Confesso que fiquei um bocado "baralhado" com esta sua afirmação. É que eu já ouvi por mais do que uma vez P3 a tocar e não gostei nada (se calhar eram dos tais com problemas). Em teoria o Oracle será bastante melhor que o rega. Ou será que a diferença é mesmo teórica ?
Eu sou adepto da pro-ject e gosto muito do seu topo de gama e estou até curioso em um dia poder ouvir o pro-ject 10 (salvo erro é essa a designação) que só pelo aspecto parece imponente. Depois se isso vai resultar em melhoria do som é outra conversa. Para ja ouço thorens.
Mas já agora se me puder esclarecer acerca das diferenças (ou não) entre o Rega e o Oracle, ficava-lhe grato.
Cumprimentos
josé
Ora para falar bem e honestamente não é fácil conseguir determinar a qualidade de qualquer um assim facilmente.
O meuP3 toca muito bem, mas tambem esta com uma cabeça Dynavector 20 XL e uma phono Creek OBH-8 portanto optimizado, e depois com os MLevinson 380S e monos 436, mais as Revel Salon, surpreendeu ja muitos amigos e adeptos do vinil.
No entanto a nivel de graves este um pouco abaixo do que desejo.
O Oracle Paris é outra máquina diferente, mais robusta, mais bem desenhada e construida, e esta com um braço Audioquest e uma cabeça Dynavector Karat 17D2MKII, a phono é uma Desen portanto compraçoes directas nao se podem fazer, no entanto consegue-se um maior equilibrio geral, mais graves, mais focagem, mais relaxamento, melhor sem dúvida este conjunto.
Mas que são bons disso nao tenho duvidas.
Caro shade, não gosto falar de cor, já ouvi os tais oracle, project rp qualquer coisa. e realmente não valem aquilo que custam. Já os ouvi na loja do Rui Borges e prefiro sem dúvida o preço qualidade de P3. Deste já fui possuidor de um. Existe tantos thorens a vender por cerca 150 euros, instala o braço rega gastas 70 contos e ficas com um gira discos melhor do qualquer dos exercicios estilísticos atrás citado
Bem podem não valer aquilo que custam isso ja e outra conversa, sim o Rega P3 preço/qualidade é imbativel.
Agora comparaçoes directas entre o Thorens Oracle ou outros so nas mesmas condiçoes, ja que á muitas variaveis em jogo.
Mas pronto o que é preciso e gostarmos do que ouvimos, o Oracle alem de tocar bem é sem duvida muito bonito. Então o Delphi MK V e lindissimo.
Eu tb os acho bonitos. Mas são aparelhos pouco robustos. Por falar em bonitos desde a uma semana para cá sou possuidor de um B&O Beogram 1202. São de uma beleza minimalista intemporal, nada de novo riquismos. E também não toca mal.
gorogoro
19-09-2006, 17:19
Bem, já q existe este cantinho e surgiu mais pessoal q curte a onda do vinil.
Como posso melhorar o som do meu gira gira sem grandes gastos?? humm??
O gira gira é o q tá na assinatura, bem como o pré de phono a cabeça é uma coisa qq da grado:
http://www.project-audio.com/main.php?prod=k4&cat=cartridges&lang=en
Pro-Ject K4
Moving magnet cartridge
The cartridge, which is manufactured by Grado in the U.S.A. is equally suitable for all styles of music. The Flux-Bridger generator and OFC (oxygen free copper) coils lend them unusually musical qualities for their price class. Its electrical values make the Pro-Ject K4 an ideal partner for most entry-level audiophile equipment.
Eu sugiro não mexer na electronica mas sim no suporte. Para ouvi um bom vinilo nada melhor do que ter o disco bem lavadinho. Existe maquinas para o efeito, desde aqueles que aspiram limpam, lavam, etc, que custam um pipa de massa. Tb existem umas baratinhas, manuais que servem bem. O Rui Borges vende umas alemãs, por 75 eurecos. Eu uso o alcool isopropilico na medida de 1 para 5 de água destilada.
Depois um anti estático é essencial. Eu uso um desmagnetizador de fabrico nacional. E aquilo faz cá uma diferença. Só visto e ouvido.
gorogoro
19-09-2006, 17:48
Eu sugiro não mexer na electronica mas sim no suporte. Para ouvi um bom vinilo nada melhor do que ter o disco bem lavadinho. Existe maquinas para o efeito, desde aqueles que aspiram limpam, lavam, etc, que custam um pipa de massa. Tb existem umas baratinhas, manuais que servem bem. O Rui Borges vende umas alemãs, por 75 eurecos. Eu uso o alcool isopropilico na medida de 1 para 5 de água destilada.
Depois um anti estático é essencial. Eu uso um desmagnetizador de fabrico nacional. E aquilo faz cá uma diferença. Só visto e ouvido.
Sim, isso tb faço!
http://forumhifi.com/board/index.php/topic,702.0.html
shade_of_pale
20-09-2006, 21:46
Ora bem, la continuo a minha saga á procura de uma phono boa ja a serio, e ouvi bons coments e reviews da AR PH 5 , PLinius M14, Aesthetix Rhea, TRichord Dino, Delphini, Diablo, da Trigon a Vanguard II, Jeff Rowland Cadence, Benz Micro lucacheck, e umas quantas mais, ah uma da Audionet, bem tenho de me decidir e como estou um pouco afastado de tudo terei de arriscar a qual é que não sei, estou indeciso. Vamos a ver, alguem ja ouviu alguma destas phonos?
:huum:
Bem não sei se estou a ensinar a missa ao papa. ;D
Mas há quem mude a cabelagem dos braços.Parece que dá bons resultados. o:)
cablar um braço é uma operação muito complicada e pouco recomendável, a não ser que seja na fábrica do braço, onde o conseguem desmontar e montar com os mesmos apertos de chumaceiras... noutros sítios não pensava nisso.
cablar um braço é uma operação muito complicada e pouco recomendável, a não ser que seja na fábrica do braço, onde o conseguem desmontar e montar com os mesmos apertos de chumaceiras... noutros sítios não pensava nisso.
Concordo, e que tal a ideia de mudar o cabo entre o pre-phono e o pre amplificador? pois os cabos de origem ja se sabe como são.
shade_of_pale
21-09-2006, 18:35
Isso seria bom se o cabo for de qualidade, e á por ai tantos, mas tambem sao caros. Eu estou na ideia de que sera melhor investir em bons aparelhos ate o sistema estar completo, depois ir ouvindo cabos e se algum fizer a diferenças, então pondera-se a sua compra. Mas 1º os aparelhos, um bom prato com bom braço e boa cabeça, unidade de phono, e por ai fora.
gorogoro
22-09-2006, 12:05
Concordo, e que tal a ideia de mudar o cabo entre o pre-phono e o pre amplificador? pois os cabos de origem ja se sabe como são.
tb há quem altere os cabos entre o gira gira e o pré de phono! Será q vale a pena???
tb há quem altere os cabos entre o gira gira e o pré de phono! Será q vale a pena???
Parece que isso depende do prato em causa, por exemplo para o meu MK2 não vale, pelo menos foi a opinião da AudioTeam, mas vou trocar o do pre-phono e pre amplificador porque o phono stage nem sequer trazia interconnect e utilizei um muito fraco da bandrige/profigold
shade_of_pale
23-09-2006, 23:24
trichord dino :Yes:...
Falas do trichord dino só ou com fonte de alimentação Dino+?
E ainda pode ser fornecido com o "'standard" power interconnect lead
ou fornecido com o "High Performance Power Interconnect Lead "?
Este HPPIL lead substitue o standard power interconnect lead fornecido com o 'Dino+' power supply.
e transporta a corrente entre o 'Dino+' power supply e o Dino phono stage.
Um maior upgrade in sonic performance e sentido quando esta cabo é usado
E tambem existe a fonte de alimentação Never connected ainda mais performante.
Ja os ouviste?
Que tal?
se te recomendei foi porque ouvi e gostei muito.
além disso, quem ma recomendou não me engana e tem muita experiencia no assunto.
shade_of_pale
24-09-2006, 11:11
se te recomendei foi porque ouvi e gostei muito.
além disso, quem ma recomendou não me engana e tem muita experiencia no assunto.
Desculpa isso nao esta em causa , eu perguntei qual a configuração que ouviste:
trichord dino :Yes:...
Falas do trichord dino só ou com fonte de alimentação Dino+?
E ainda pode ser fornecido com o "'standard" power interconnect lead
ou fornecido com o "High Performance Power Interconnect Lead "?
Este HPPIL lead substitue o standard power interconnect lead fornecido com o 'Dino+' power supply.
e transporta a corrente entre o 'Dino+' power supply e o Dino phono stage.
Um maior upgrade in sonic performance e sentido quando esta cabo é usado
E tambem existe a fonte de alimentação Never connected ainda mais performante.
Ja os ouviste?
Que tal?
a que ouvi julgo que tinha 2 caixas, uma devia ser a alimentação; o resto dos detalhes não sei.
shade_of_pale
24-09-2006, 18:01
:Yes:
Sabes que o Rui Borges utilizou no ultimo Audioshow esta phonostage com a fonte de alimentação Dino+, para demonstrar o seu gira-discos, e á uma semana atras quando falei com ele falamos disso, e ele tambem gosta muito desta combinação, ate portque não ia arriscar a ligar o seu gira-discos a uma phono qualquer.
shade_of_pale
30-09-2006, 22:54
Alias esta marca a Trichord tem lançado alguns bons produtos , antes do Dino ja tinha lançado o Delphini que recebeu tambem muito boas criticas.
O Dino ate foi considerado o melhor na relação qualidade /preço
SUPERB PHONO STAGE.
WHAT HI-FI AWARD WINNER FOR VALUE AND SOUND
Sei, era dele que estava a falar quando disse que quem mo recomendou não me enganava... :Yes:
fui cliente do Rui durante muito tempo, enquanto fui só consumidor.
gorogoro
01-10-2006, 15:31
fui cliente do Rui durante muito tempo, enquanto fui só consumidor.
:huum: :eek:
shade_of_pale
01-10-2006, 19:21
Mike
Agora tambem tens uma loja de audio?
E que tal esta a correr? Queres desvendar?
E vendes o quê, marcas etc....
Não é uma loja, é uma empresa de importação, chamada ZenAudio... tens o logotipo por baixo do meu nick. e se clicares no website vais ter ao website da empresa.
A empresa foi criada em abril deste ano por mim e pelo Augusto Quadros. Até lá fui, como a maioria dos foristas, apenas consumidor e entusiasta.
Não é uma loja, é uma empresa de importação, chamada ZenAudio... tens o logotipo por baixo do meu nick. e se clicares no website vais ter ao website da empresa.
A empresa foi criada em abril deste ano. Até lá fui, como a maioria dos foristas, apenas consumidor e entusiasta.
ja estive a consultar o teu site e reparei que pretendes comercializar produtos do norte da europa, e uma lufada de ar fresco no nosso mercado, quanto aos produtos em si tem muito bom aspecto, desejo-te muitas felicidades e bons negocios, e quem sabe um dia... :Yes:
shade_of_pale
01-10-2006, 20:52
Sim muita sorte e sucesso para a empresa, e felicidades para vocês. Esperemos que a economia melhore, que as empresas tambem irao melhorar. :Yes:
Obrigado aos dois! esperemos que gostem dos nossos produtos! :Yes:
vinilsuporter
02-10-2006, 18:46
olá amigos do analógico
gostaria de ter a vossa ajuda no seguinte:
- preciso comprar cerca de uma centena de capas plásticas para proteger exteriormente os LP´s e talvez duas centenas para proteger ep´s. alguém me pode fornecer endereços onde as possa adquirir e os respectivos preços ?
faço é uma ressalva: estou a falar das capas plásticas duras, daquelas que são coladas a calor nos rebordos e que não rasgam com facilidade. são por exemplo as que a Retroparadise aqui no Porto usa nos LP´s que vende. Eles vendem essas capas para LP, acho é que 50 centimos a unidade é carote.
obrigado pela vossa ajuda
josé
shade_of_pale
02-10-2006, 19:22
Tenta contactar a AudioTeam, o Jorge Nunes Alves, para analogico o que é que ele não tem?
Eu ja lhe comprei tambem daquelas sacas antiestaticas para meter os discos, ja que muitos discos que tinha nao tinham essas, mas sim das de plastico. Depois diz se conseguiste.
Tambem a Interlux podera ter, e a Absolut sound e vision tudo em Lx. E quem sabe o Rui Borges da Delmax.
gorogoro
02-10-2006, 23:23
olá amigos do analógico
- preciso comprar cerca de uma centena de capas plásticas para proteger exteriormente os LP´s e talvez duas centenas para proteger ep´s. alguém me pode fornecer endereços onde as possa adquirir e os respectivos preços ?
faço é uma ressalva: estou a falar das capas plásticas duras, daquelas que são coladas a calor nos rebordos e que não rasgam com facilidade. são por exemplo as que a Retroparadise aqui no Porto usa nos LP´s que vende. Eles vendem essas capas para LP, acho é que 50 centimos a unidade é carote.
josé
ebay
deve haver lá e barato..
Audio Team é tudo caro como o raio...
shade_of_pale
02-10-2006, 23:32
sim pode haver no ebay, agora como e que procuras ? como se escreve sacas de plastico?
Mas toca a pesquisar, a ver se da.Ja agora qual o teu prato, braço, cabeça phonostage?
Não tenho nada essa ideia da AudioTeam, até acho que têm material acessível e com boa relação qualidade/preço...
gorogoro
02-10-2006, 23:43
Não tenho nada essa ideia da AudioTeam, até acho que têm material acessível e com boa relação qualidade/preço...
epá o gajo nao tem um vinil a baixo de 30€ :???
Só isso pra mim ja diz mta coisa! Em relação aos hardwares nao ha mtvolta a ar! Nestas cenas High End é o preço e acabou, tal como os carros.. há é pequenas flutuações/promoções etc.. tal como os carros.
http://cgi.ebay.co.uk/50-x-12-Vinyl-LP-Polythene-Poly-PVC-sleeves-covers_W0QQitemZ330034951015QQihZ014QQcategoryZ161 37QQrdZ1QQcmdZViewItem
Toma lá morangos
Uma vez perguntei na carbono onde os gajos arranjavam. mas já nao me lembro da resposta!
Tens para uma data de preços disse-me ele! HAvia umas q eram tipo 1€ cada (as mais caras q eles tinham). E tive a sorte de me arranjarem uma data delas assim amis velhinhas e das baratinhas. Mas mt fixes..
Mas no tempo da almirante reis a carbono só tinha coisas em 2ª mão!
vinilsuporter
03-10-2006, 00:05
caro shade of pale
eu devo ter-me expressado mal, aqui fica a rectificação: o que eu procuro não são as capas anti-estáticas para envolverem o lp propriamente dito, essas eu tenho algumas mas um amigo meu prometeu arranjar-me uma grande quantidade delas e estou a aguardar (quem espera.....).
o que eu procuro são mesmo as capas plásticas para colocar a proteger a capa do LP propriamente dito. Há de várias texturas e durezas de plástico, eu só consigo arranjar a 50 centimos a unidade para os LP´s mas para EP´s não encontro. Eu sei que para muitos de vocês 100 paus pode parecer barato, mas a vida está dificil e estou desempregado. Já pensei em as mandar fazer à medida, mas a poupança deve ser pequena, até porque não consegui encontrar à venda o plástico que pretendo. Em tempos comprei umas via net mas rasgavam-se com facilidade.
Eu procuro preservar os discos o melhor que sei e posso, mas sem exageros. O meu equipamento está em remodelação tendo um Thorens TD-160 a ser reparado em Lisboa onde vai levar um braço Rega RB300, cablagem nova e uma célula Denon DL304 (ainda está em estudo, por causa da massa do braço). O 2º gira discos é um Thorens TD-165 com braço de origem e que vai levar uma Ortofon MC15 que foi descontinuada. O prévio de phono é um Audio innovations P2MC a válvulas com mais de 12 anos que tem botão de volume e liga directamente a um Golden Tube Audio SE-40 a válvulas que foi transformado em integrado depois de ser todo revisto por quem sabe, dado ter alguns problemas no ajuste do biass. É um som modesto, mas que serve perfeitamente para as minhas necessidades e que casa muito bem com as Monitor Audio Studio 20 SE também já muito "entradotas" na idade.
josé
gorogoro
03-10-2006, 00:45
Mas no tempo da almirante reis a carbono só tinha coisas em 2ª mão!
nada disso! :nao: Sempre tiveram cenas novas.
Depois até chegaram a tar em dois pisos um com coisas novas e outro com cenas em 2ªmao.
No vinil haviam cenas novas poucas e logo a seguir as usadas sem nada a dizer: novo/usado :)
jose nice system :Yes:
olá amigos do analógico
josé
José,
Já foste à JO-JO's no início da Rua de Cedofeita? Já lá comprei capas de plástico em tempos. Sinceramente não me lembro do preço, mas foi seguramente menos do que 50 centimos por unidade.
Abço,
JJ
shade_of_pale
04-10-2006, 01:02
Jose (vinil suporter)
Eu percebi que tu querias as capas plasticas para meteres as capas dos discos, e claro com os discos la dentro.
Falei na Audioteam porque vou la muito e aquilo e um autentico antro do analogico, ali á de tudo ou quase... para o vinil.
Por acaso nunca comprei capas plasticas mas tambem gostaria de ter mais algumas.
quanto aos preços deles, bem 30€ por um disco audiofilo e o minimo que por la se arranja, mas e o preço deles, pegar ou largar.
Sao ediçoes novas da classic records, speakers corners, e outras e sao caras na origem, o que se pode fazer.
Eu ja la comprei alguns discos a 45rpm de grande qualidade, mas cada um custou-me 75€.... ate doi............... mas tem uma qualidade de gravação, que ao ouvires, minimiza os estragos dos 75... ao menos isso.
Ja vi alguma coisa no colombo fnac mas ediçoes que nao me disseram nada e nao comprei, agora ir a audioteam e nao trazer nada, isso e que custa tantos tantos sao os discos tao bons, que ou levamos pouco $$$ ou corremos os discos de perder a cabeça.
No ultimo audioshow vi um vinil adept , a comprar discos levou ai uns 30 Vinis a 30€ no minimo bem tao a ver a conta não e?
E quando ela paga , e pega nos sacos carregados de bom vinil com ar de feliz, diz ai agora como vou explicar isto a minha mulher? Ela ve-me aparecer com este material o que faço? Tou perdido é o divorcio, se ela sabe o preço tou despachado.Logo houve quem se oferecesse para salvar o casamento.... epa deixa comigo alguns que assim ficas salvo, outros logo se ofereceram para ajudar... eu ajudo deixa tambem comigo alguns, e ele hesita hesita, e diz olhem vou ARRISCAR, a ver o q dá. Mas pouco convencido la foi carregadinho de vinil ultimo grito e nos a olhar para ele e a desjarmos ter tambem aquele problema, mas a razao falou mais alto e cada um levou 1, 2, 3 ou mesmo 4 discos e foi um pau, Este ano no Show á mais, seria curioso encontrar este nosso companheiro e saber como se safou, ou não....................................... :huum:
vinilsuporter
04-10-2006, 19:06
Caro Vertigo (J J):
Obrigado pela dica, pois nunca me tinha apercebido no site da Jo-jo´s que eles tinham acessórios à venda e pelo preço as capas plásticas são baratas. Vou lá passar talvez 6ª feira para ver o "tipo de plástico".
Caro Shade of Pale:
Comprar discos a 30 euros nunca comprei e duvido que um dia o venha a fazer, mas é como tudo na vida quem sabe se o totoloto não me contradiz. O mais perto que andei desse valor foi para comprar um LP duplo de homenagem ao Otelo Saraiva de Carvalho chamado precisamente "obrigado otelo" e que foi uma edição internacional do CEDRI (comité europeu para a defesa dos refugiados e imigrados) e eu como "ajuntador" de música de carácter politico tinha mesmo de o comprar.
Quanto ás mulheres, eu tenho o mesmo problema e a solução é fácil: guardam-se os discos na garagem (que não tem ponta de humidade já se vê) e vão-se levando para cima a conta gotas os Lp´s e dissimuladamente coloca-se no lote. Depois como faço trocas com outros amigos, muitas vezes são proveninetes dessas trocas. Assunto encerrado, só que elas nem sempre comem a cebolada e depois há vários erros de percurso e há que levar na cabeça. Nada que o amor não resolva.
Ainda sobre o vinil, gostava de vos contar uma cena passada na cidade do Porto, aquando do aparecimento do cd e que é assim:
Havia uma loja de discos no cruzamento da Rua Alexandre Braga com a Rua Fernandes Tomás (no Porto) chamada Roma MegaStore que um dia colocou na montra uma série de Lp´s e Ep´s queimados e chamuscados e um cartaz onde se dizia: O VINIL MORREU, VIVA O CD (se não era assim era esta a ideia expressa). Ainda por cima eu não tinha alguns, o que me deixou muito triste, e pedi para falar com o responsável pela loja onde lhe exprimi o meu desagrado pela ideia e pelo facto de propositadamente se terem "estragado" bastantes discos (eram para aí mais de 40 seguramente). Haveria certamente outro modo mais educado de exprimir e publicitar a chegada de um novo formato de audio. Naturalmente que o individuo me expressou o seu ponto de vista e ficamos até amigos e eu até lhes comprei bastantes cd´s. (na altura ainda não havia a FNAC).
Ao que parece fruto de má gestão ou fosse lá porque fosse, passado uns anos a loja fechou com o argumento que havia muita pirataria e que se vendia cada vez menos, pelo que não se justificava a sua manutenção. Um dia mais tarde encontrei o referido indivíduo e relembrei-lhe que afinal o vinil estava vivo, contrariamente ao cartaz da montra e que muitas vezes aquilo que parece ser o "progresso" é afinal o início da "ruína" de alguns. Calou-se bem caladinho e lá foi à sua vida.
Um abraço
josé
shade_of_pale
04-10-2006, 21:30
É só estrategias, o pessoal nao pode dizer a verdade sobre os custos do audio e video, senão á problemas e sérios.
As coisas boas são caras e alimentam uma doença que alguns de nos tem e que tem tendencia para se desenvolver com a idade e o aumneto do poder economico, mas isto e por todo o lado nao estamos sos.
Quanto ao vinil pois e ja se vendem em muitos paises mais pratos do que leitores de CD. Essa é a verdade, portanto vamos a ver se não sera o vinil ainda a enterrar o CD.Ca estaremos para ver.
Por mim , nao compro um CD á muito, e vinil la vou comprando.
Shade, duvido que em alguma parte a venda de pratos já seja superior à de cds... e duvido que o standard do cd seja substituido tão cedo. esperemos bem que não, porque o formato mais bem posicionado para isso é... o download por mp3!!
está a haver um certo ressurgimento de vinyl, mas a música nova é editada em quê? há novos lançamentos em vinyl? uma pequena amostra? se há é muito pequena mesmo. o que vejo são algumas reedições de coisas antigas.
o cd está longe de ser substituido; não o foi pelo sacd, com grande pena minha, e não será o vinyl que o vai substituir... o vinyl continuará a ser um formato de nicho, como é o sacd. o que poderá ser um novo formato a sério talvez seja alguma coisa nova baseada nos novos standards de alta definição, mas como na imagem, no som tambem muita água vai correr antes do cd ser substituido (excepto se for pelo download... e isso também não me agrada muito).
isto não é o que eu quero que aconteça, note-se... por mim até gostava de ver boas prensagens em vinyl de coisas novas! embora também não gostasse que o cd fosse substituido (depois o que é que ouviamos no carro?). e tb gostava que houvesse mais sacd!
shade_of_pale
04-10-2006, 22:06
Ja li que em Inglaterra se vendem mais gira-discos que leitores de cd, li na stereophile e em muitos outros paises a venda de leitores de CD esta a cair e a de gira-discos a aumentar.
Claro q estava a brincar sobre o vinil enterrar o CD, nao ira acontecer mas perecebes o que quero dizer.
claro que percebo...
o que esses numeros devem reflectir é que a venda de leitores de cd dedicados é pequena, a maioria das pessoas compra universais ou leitores de dvd!
shade_of_pale
05-10-2006, 18:44
Um bom sinal é o regresso dos gira-discos as prateleiras das grandes superficies, como ja vi na fnac , e na mediamarkt.
vinilsuporter
06-10-2006, 20:49
caros amigos
aqui estou para vos dar conta do que descobri na "invicta" em termos de capas plásticas exteriores para lp´s e ep´s:
- descobri na Rua José falcão nº 11, no Porto, uma loja que vende capas de "dureza média" ao preço de 2,30 euros cada kilo. Isto dá cerca de 190 capas de ep´s e 55 capas de lp´s.
ainda não consegui descobrir foi onde se podem encontrar as mais duras, mas isso vai ser o próximo objectivo, pois na Rua do Almada dar 0,50 euros e 0,35 euros é um pouco carote.
josé
shade_of_pale
06-10-2006, 22:03
Mas a dureza média não é já boa? Penso que devera ser satisfatoria, mas ve la e diz.
vinilsuporter
06-10-2006, 23:18
Meu caro shade of pale
Numa escala de 1 a 5 eu diria que a "dureza" será 3, o que para mim serve perfeitamente. Como ainda estão com capas novas, naturalmente que os lp´s "deslizam" um pouco quando acondicionados na prateleira.
josé
shade_of_pale
07-10-2006, 00:27
Depois diz, o que encontrares.
Acabei de sacar o velhinho gira-discos do meu pai (DUAL 1224). Aquilo já não funciona há largos anos, portanto vamos lá ver se consigo por aquilo a tocar.
Para já tenho 2 dúvidas:
- o meu receiver não tem entradas phono; vou ter que arranjar um pré?
- o aparelho tem um conector DIN; resolve-se cortando fora e aplicando RCA?
[anexo apagado pelo Administrador]
Outra imagem ...
(não estou a conseguir pré-visualizar a mensagem com os anexos)
Acabei de sacar o velhinho gira-discos do meu pai (DUAL 1224). Aquilo já não funciona há largos anos, portanto vamos lá ver se consigo por aquilo a tocar.
Para já tenho 2 dúvidas:
- o meu receiver não tem entradas phono; vou ter que arranjar um pré?
Sim. Um pré de phono. Acho que há qualquer coisa nos classificados.
- o aparelho tem um conector DIN; resolve-se cortando fora e aplicando RCA?
Sim. Abre o gira-discos e vê as ligações não vás trocar algum cabo.
shade_of_pale
07-10-2006, 12:22
Bemvindo a este cantinho, e vais ver que tiveste uma grande ideia ao ires buscar o Dual e po-lo em funcionamento.
Ora bem vais precisar de um phonostage, onde ligas o prato(normalmente todos os phonostage tem entradas e saidas RCA, e dai para o pre de linha ou o amplificador integrado.
Se a saida do gira-discos e um conector, teras de o substituir por cabo com terminação RCA, o que deve implicar abrir o gira-discos e substituir o cabo conector pelos ditos RCA, se cortando as terminaçoes do conector e substitui-las por terminais RCA da isso nao sei, mas dependendo de onde moras consulta uma loja que venda analogico e um tecnico melhor te podera esclarecer.
RKA, se tiveres um ferro de soldar e uma cabo à mão, abre o gira-discos, desliga o cabo antigo, liga o novo e tens o problema resolvido.
Se te vais pôr a consultar lojas ainda te convencem a comprar um gira-discos novo. :eheheh:
Se não te desenrascares sózinho consulta um técnico de eletrónica, não um vendedor.
Obrigado pela ajuda.
Vou pedir autorização ao "dono" para lhe kitar o equipamento :eheheh:
Obrigado pela ajuda.
Vou pedir autorização ao "dono" para lhe kitar o equipamento :eheheh:
Se tiveres por aí uns cabos que não estejas a utilizar, cortas uma das extremidades, e pronto.
shade_of_pale
08-10-2006, 17:50
Tenho vindo a constatar que cada vez mais temos mais pessoas a regressar ao analógico, quer com recuperação de pratos antigos que estavam adormecidos , quer com a aquisição de novos pratos. Isto é curioso, ja que houve interregno de anos na forma como muitos ouviam musica, causado talvez pelo CD, mas agora é o CD a abrandar e o vinil a ressurgir em força, e começo a ver que em cada casa de um nosso colega audiofilo ja mora um gira-discos, ou já estão a pensar em adquiri-lo, é a confirmação que afinal o vinil tem muitas qualidades e as pessoas apreciam o seu som.
Sejam benvindos a este Cantinho do Analógico. :Yes:
disco preto
08-10-2006, 20:53
Este é o meu primeiro post e começo por saudar todo o pessoal aqui do Fórum. :eheheh:
E agora uma pergunta: onde poderei encontrar discos de vinyl usados? Tenho uma colecção razoável e gostava de comprar algumas "antiguidades". Moro em Aveiro e por estes lados não tenho conhecimento de nada.
Já comprei alguns a amigos e conhecidos mas agora já não sei onde os encontrar.
Agradeço a ajuda.
Abraços.
westernelectric
08-10-2006, 23:03
Existe em Lisboa uma loja que só vende discos de vinilo e fica, não sei se conheces, ao pé da cervejaria Trindade, no começo de uma escadarias que ligam o largo da Trindade(este largo fica alguns metros acima da cervejaria) à estação do Rossio. Essa loja é excelente, mas não sei como se chama.
vinilsuporter
09-10-2006, 11:17
caro disco preto.
no Porto, podes encontrar discos de vinil nos seguintes locais:
- Livraria Académica (salvo erro é esse o nome) no final da Travessa de Cedofeita.
- Numa espécie de centro comercial prafrentex que existe na Rua Miguel Bombarda, mais ou menos a meio da rua (há pelo menos lá 2 lojas).
- no centro comercial que existe na Praceta Adelino Amaro da Costa (perto da rotunda da Boavista) há uma loja no 1º andar.
- na rua do Almada existem pelo menos 3 lojas de discos, na parte superior da rua, depois do cruzamento da rua do antigo cinema Trindade. Uma delas é a Louie Louie, outra a Retroparadise e a outra é recente mas só tem música do género metálico e música alternativa, mas não sei o nome.
- Ao sábado naturalmente na Feira da Vandoma que fica junto à Torre dos Clérigos e onde há 2 ou 3 vendedores que aceitam encomendas e cujos discos estão sempre em boas condições e os preços são em regra 1/3 dos praticados nas lojas.
Há depois alguns nichos distribuidos pela cidade, onde às vezes se encontra vinil à venda, mas em regra "intocável" pois são as chamadas cash converters.
Se precisares de alguma ajuda, apita.
Cumps
josé
disco preto
09-10-2006, 21:03
Agradeço a ajuda.
Se mais alguém tiver uma ideia cá fico à espera.
shade_of_pale
09-10-2006, 22:25
Sempre tens tambem o Ebay opnde aprece muito Vinil e a bons preços, tem e de se ver se estao bons. :Yes:
movie_fan
09-10-2006, 22:48
Como é que vês isso no EBay? :huum:
shade_of_pale
09-10-2006, 23:31
OLha normalmente compro no alemao e no ingles. Depois de entrar vais ao search e colocas LP, e aperece o material.Tens e de estar registado para fazer compras e fazer licitaçoes, esiste de tudo e so escolheres. Tambem podes procurar LP e poe o nome do grupo ou artista a frente.
Se tiveres duvidas manda PM.
movie_fan
09-10-2006, 23:47
Heh! :MrGreen:
Não, perguntei como é que vês se estão bons. :lalala:
A melhor loja para comprar vinil em Lisboa e a loja do Vitor na Escadinhas do Duque, próximo da Estação do Rossio. A carbono tb têm um bom lote de discos novos e recentes,bem como em 2ª mão. A Ananana já tem alguns, sendo a maior parte, recentes e, muitas vezes são mais baratos do que a edições em CD.Tb existe a possibilidade de encomendar.
Existe tb a loja do Mário, na calçada do Duque que tb aceita encomendas.
shade_of_pale
10-10-2006, 20:24
Heh! :MrGreen:
Não, perguntei como é que vês se estão bons. :lalala:
Bem vejo se tem a designação Mint, ou VG ou VG+, ou zustand, e depois e acreditar no que o vendedor diz. Ate agora nao me tenho dado mal. Os discos estao como eles dizem que estao.
shade_of_pale
12-10-2006, 11:10
Classificação dos LP's, será nisto que tens de te basear:
MINT:THE RECORD ITSELF SHOULD BE IN BRAND NEW CONDITION WITH NO SURFACE MARKS OR SCRATCHES OR DETERIORATION IN SOUND QUALITY.THE COVER & ANY EXTRA ITEMS SUCH AS THE LYRIC SHEET,BOOKLET OR POSTER ARE IN PERFECT CONDITION.RECORDS ADVERTISED AS SEALED OR UNPLAYED SHOULD BE MINT.
EXCELLENT:THE RECORD ITSELF SHOWS SOME SIGNS OF BEING PLAYED,BUT THERE IS VERY LITTLE LESSENING IN SOUND QUALITY.THE COVER & PACKAGING MIGHT HAVE SLIGHT WEAR AND/OR CREASING.
VERY GOOD:THE RECORD HAS OBVIOUSLY BEEN PLAYED MANY TIMES,BUT DISPLAYS NO MAJOR DETERIORATION IN SOUND QUALITY,DESPITE NOTICEABLE SURFACE MARKS & THE OCCASIONAL LIGHT SCRATCH. NORMAL WEAR & TEAR ON THE COVER OR EXTRA ITEMS,WITHOUT ANY MAJOR DEFECTS,IS ACCEPTABLE.
GOOD:THE RECORD HAS BEEN PLAYED SO MUCH THAT THE SOUND QUALITY HAS NOTICEABLY DETERIORATED, PERHAPS WITH SOME DISTORTION & MILD SCRATCHES.THE COVER & CONTENTS SUFFER FROM FOLDING,SCUFFING OF EDGES,SPINE SPLITS,DISCOLOURATION,ETC.
FAIR:THE RECORD IS STILL JUST PLAYABLE BUT HAS NOT BEEN CARED FOR PROPERLY & DISPLAYS CONSIDERABLE SURFACE NOISE; IT MAY EVEN JUMP.THE COVER & CONTENTS WILL BE TORN,STAINED AND/OR DEFACED.
POOR:THE RECORD WILL NOT PLAY PROPERLY DUE TO SCRATCHES,BAD SURFACE NOISE, ETC.THE COVER & CONTENTS WILL BE BADLY DAMAGED OR PARTLY MISSING.
BAD:THE RECORD IS UNPLAYABLE OR MIGHT EVEN BE BROKEN,& IS ONLY OF USE AS A COLLECTION-FILLER.
shade_of_pale
13-10-2006, 22:16
O sistema dispunha de fonte analógica, o notável gira-discos Basis Debut 2500 II; e digital, o leitor-CD SimAudio Moon Eclipse. O primeiro prato foi sempre digital (CD), seguindo-se depois a doce sobremesa do analógico (LP), ambos obtidos a partir da mesma matriz.
Uma vez mais, foi o LP’ que ganhou com uma mão atrás das costas (e estamos a falar de um bom leitor-CD), o que nos leva a especular sabre o que andámos a fazer das nossas vidas audiófilas nos últimos vinte anos. A música era a mesma, como é óbvio, e a tarola até soou mais seca e tensa no CD e os pratos e a guitarra mais vivos, mas há uma coisa que o CD, neste caso particular, não nos deu: subjectivamente, a emoção contida em cada nota do sax-alto de Maceo Parker, em acesa disputa com o sax-tenor de Bee Wee Ellis; objectivamente, a noção exacta de que cada um dos instrumentos foi gravado numa cabina diferente: o som do ar que envolve as dois músicos é acusticamente distinto, assim como o que envolve os outros intervenientes no processo musical. No LP ouve-se; no CD adivinha-se. Experimente comparar.
Carolina, que entretanto se juntara ao painel de ouvintes, e não sabia que o som também pode ter “bouquet” como o vinho, não queria acreditar no que ouvia. Depois da noção agora aprendida de “ar que envolve músicos”, a voz de Kari, a Ute Lemper nórdica, foi a revelação final: não só era melhor a colocação da voz, era-o também a dicção e fundamentalmente a intenção da artista, algo que o LP transmitia e o CD escondia, ou pelo menos resguardava, a tal ponto que suspeito, neste caso, de uma má transcrição da matriz.
Buena Vista Social Club só veio confirmar o que fica dito, com Ruben Gonzaga e Compay Segundo a saltar do LP para a chão de pedra do palco sonoro. Vivos e ao vivo. O CD soava como um clone. Liofilizado.
O sistema estava a tocar tão bem - e com ele as Harpa -, que só o frio - e com ele o arrepio - nos fez sair ainda a tempo de aprender que o sol, quando se põe, não é para todos: pode ser visto do alto do Forte de S. Filipe, descendo majestoso e quente sabre o verde da serra da Arrábida, ou aos quadradinhos através das grades da masmorra. O sol é o mesmo, o contexto é diferente. Há também quem oiça som aos quadradinhos, pensando que está livre, só porque tem um controlo remoto na mão.
Quem matou (ou tentou matar) o LP devia ser condenado a cem anos de prisão, tantos quantos os anos que levou a aperfeiçoar o gjra-discos. Eu, que só uso CD, sou cúmplice do crime. Mea culpa.
O mistério do Forte de S. Filipe
TEXTO DE JOSÉ VICTOR HENRIQUES
Um excerto da reportagem. Achei engraçada, mas leiam tudo no www.Gpaudio.com ou no site do JVHenriques. :eheheh:
Mozartiano
13-10-2006, 23:35
Caros Audiófilos :Yes:
Se me permitem também vou mexer a panela com a minha colher '' audiófila ''
Sem dúvida alguma que o vinilo, está de regresso, pois esteve em hibernação para muitos apaixonados do analógico, ou nem por isso. Serei suspeito porque sempre fui fiel ás 33, 45, 78 rotações, o prazer que tira, sentir a música, ver a agulha a '' abrir caminho pelas faixas de um vinilo, ou vinyl, como quiserem, á vontade do fréguês, dizia eu que é um prazer impar, e '' unique '', para quem tem um bom prato. Para uns um bom prato, é um prato cheio de massa, para outros um bom prato será o que dele brota, o que dele se sente, o que dele, os nossos tímpanos gostam, a forma como a nossa Dopamina reage, enfim, só ouvindo mesmo a música no seu estado mais puro fazendo-se reproduzir no tal bom prato, com a tal cabeça, e claro com um bom braço, pois com um mau '' tonearm '', seria um prato maneta. Mas atenção, para se ouvir vinilo no seu estado mais puro e fiel possivel, não é necessário ir para os fundamentalismos audiófilos, nem para exageros financeiros, tudo q.b., pois só assim se conseguirá tirar partido da música, neste caso da qualidade sonora. Para quê gastar milhares de €uros em Pratos da marca tal. tal. tal. Que adianta ter um Ferrari, para aqueles que gostam deste automóvel, dizia eu, se não se tem pneus com alguma qualidade, que adianta ter mesa farta, se não há tempero.
O analógico ( o som, a música ) será um pouco assim, ou seja ter um prato razoável, com uma cabeça um pouco melhor, com um braço também um pouquinho melhor, colunas, amplificador e pré igualmente, serão sempre uma mais valia, mas se o vinilo fôr de qualidade sonora débil, fica-se com a ideia errada óbviamente de que o cd e o sacd é que é bom. Lá está o tal Ferrari, anda depressa com boas ferraduras, se forem de má qualidade, prefiro o meu VW.
Isto apenas só para dizer que os verdadeiros amantes da música, neste caso do vinilo, e audio de dois canais, numca se deixarão seduzir ás tentações comercias das quais todos os dias somos invadidos. :nao:
Viva o VIINILO :poing:
Abraço para todos :Yes:
vinilsuporter
14-10-2006, 01:01
Caro Shade of Pale
Eu por acaso já conhecia o texto da GP Audio, que está muito bem escrito e vem na sequência do caso que contei da Mega Roma. Quiseram matar o vinil e agora aguentem-se à bronca, embora já saibamos que o vinil é um nicho de mercado, etc etc etc.
Eu só compro revistas de audio desde que falem "muito" em gira discos e braços (tipo edição especial) e por isso fui obrigado a dar 7,70 euros pela "hi-fi world" vynil special issue nº 9 - vol. 16 de Novembro onde curiosamente os analistas se inclinam por uma marca que não há (penso eu) à venda em Portugal e que se chama Acoustic Signature (pelo menos foi o que percebi, mas o meu inglês é do antigo ciclo preparatório e por isso posso estar equivocado).
As revistas valem o que valem, o mercado inglês é necessáriamente muito diferente do nosso (não me lembro de nenhum País onde tenha visto tanto amplificador a válvulas e tantas marcas diferentes), mas o engraçado é que o teste veio a reforçar a ideia (boa) que tinha dos gira discos VPI de que já ouvi dois exemplares diferentes (não sei a referência pois foi há algum tempo e o preço que pediam por eles mesmo em 2ª mão matou logo o meu interesse) e na altura fiquei siderado com a sua qualidade sonora, com uma célula Dynavector, que agora o teste (valendo o que vale) veio a confirmar e logo que possa vou tentar ouvir o VPI Scout com braço 9" JMW. Mas o óbice é o preço.
Por isso acho que podia e devia haver da parte de quem fabrica e vende e revende uma politica de, dentro do possivel, reduzir os preços do gira discos de média gama, pois doutro modo nunca mais o comum do mortal lá chega. O VPI que é americano custa no UK 1300 libras o que torna o preço dos outros testados na revista extraordinariamente caros dado serem fabricados na Europa e por isso não terem taxas, despesas de transporte e outras alcavalas. O Pro-ject RPM 10 que eu tanto aguardava custa mais 200 libras. Foi uma tremenda duma decepção o seu preço, a não ser que por cá seja substancialmente mais baixo. Se a isto tudo adicionarmos o preço da célula, percebe-se a opção por outras formas de reprodução audio. O que nos vale são os Thorens e similares.
E como dizia o nosso amigo "o dinheiro não é de quem o ganha, mas de quem o poupa".
josé
shade_of_pale
14-10-2006, 10:51
Amigo vinilsuporter
Sabes a produção de gira-discos continua a ser baixa ja que é destinada a um nicho de mercado que é pequeno. Dai os preços de produção serem altos.
Por outro lado os fabricantes sabem que quem compra gira-discos, normalmente so o de entrada e mais barato, porque a partir dai e sempre a subir, e é o preço que nos fazem pagar, por desejarmos mais e mais.
Assim fazem os g-d de entrada baratinhos para cativar e agarrar o pessoal, e depois a seguir são logo preços mais elevados até mesmo estupidamente altos,porque quem quer cavalgadas mais altas tera de ter $$$ e estar disposto a gasta-lo.
É o preço a pagar pela excelência, e eles sabem disso.
O que nos vale ainda são as máquinas 2ª mao que vão aparecendo, ou por dificuldades financeiras dos donos ou o desejo da cavalgada dos audiofilos mais endinheirados e sonhadores. ::)
Seria interessante que se pudesse falar de comparativos de gira-discos visto que parece ser bastante complicado conseguir audições dos mesmos nas lojas, ou não tem em stock, ou se tem falta sempre qualquer coisa como a agulha ou o phono stage, pelo menos foi essa a experiencia que tive em algumas lojas da especialidade.
Não tenho duvidas que para a gama de entrada a nivel de preço /qualidade os project serão imbativeis.
Mas gostaria de saber o que é mesmo imbativel entre a faixa dos 500 a 1000 euros sem incluir o preço da agulha.
Neste momento estou a usar um prato de DJ, o Technics SL 1210 MK2 com agulha Bias 2 da Rega e um phono stage da Goldring que me foram aconselhados pelo Sr. Jorge da Audioteam tendo em conta o prato em questão, pois mais do que isso não se justificava gastar.
Mas gostaria de poder evoluir, talvez mudar apenas o prato e aproveitar o resto.
Aguardo sugestões e disertações :eheheh:
shade_of_pale
14-10-2006, 14:34
É assim mesmo Krell, este topico e mesmo para isso.
Olha e pelo que sei nessa gama de preços conheço o Rega P5, classe C da stereophile 1100€,
o clearaudio Emotion,
thorens td-240,
e varios Project, alias se quiseres fazer um bom negocio a supersonido tem o Project studie modelo exdemo com 2 braços 9c e 12c que valia 1760€ e pedem 1100€.
http://www.supersonido.es/productos/productos-listar.asp?idCategoria=11&idSubCategoria=21
Depois tens tambem
um basis 1400 sem braço para 1842€,
roksan radius 5 1100€,
michell tecnodec 950 e o tecnodec rb250 1100€,
e da nothingham analogue tens 2 o horizon 670€
e o interspace 950€
Se gostares de algum dos basis, e nothingham diz-me.
shade_of_pale:
agradeço as dicas, mas no meio de tanta coisa fico perdido, estou a ver que ha mais ofertas nessa faixa de preços do que poderia imaginar, a Rega para mim sempre foi uma referencia, então o P5 tenho a certeza por aquilo que ja li que não ficaria mal servido, a questão é saber se pelo mesmo preço não comprarei outra coisa muito melhor.
Normalmente as marcas conhecidas são sempre mais caras que marcas menos conhecidas, não me interessa o design mas apenas o resultado final, como não ouvi nenhum dos modelos que sugeres gostaria de saber se alguem já ouviu e se possivel indicar as virtudes e defeitos.
O meu MK2 puxa muito os graves, faz muita resonância, trocar a ortofon concorde nightclub por uma rega bias 2 melhorou mas.....tenho que mudar mesmo o deck... pretendo manter a bias 2 assim como o phono stage e na oferta que ha por aí sera que a Rega seria a melhor opção? :huum:
shade_of_pale
14-10-2006, 20:41
Pelo que ouvi:
1º Basis 1400
2º Nothingham interspace
3º Rega P5
Com qualquer um ficas bem servido, com um braço Rega RB 250 0u 300, ou os da Basis trabalhados pela marca.
Esse Basis 1400 é muito bonito e tem muito boas criticas, o preço do RB 300 está dentro do orçamento mas o deck é que não está, pelo menos por enquanto, sabes quem comercializa o Basis aqui em Portugal?
shade_of_pale
14-10-2006, 21:45
Ve as P.M., no entanto sempre te digo que é a G&P audio & Video.
vinilsuporter
14-10-2006, 22:47
Caro Krell
Se lhe posso dar um conselho, não se iluda muito com o aspecto imponente de alguns gira discos. O importante é a relação qualidade de som/preço. E aí é muito dificil avaliar devido à enorme multiplicidade de factores que podem influir nesse "som final".
Dou-lhe um exemplo: o Michell Gyrodeck MKV + RB300+Dynavector 17 D2 MKII toca ligeiramente melhor que um velhinho Pro-ject 6.1 + DL103 mas custa 3 ou 4 vezes mais. Se olhar para o Michell o aspecto é fabuloso, se olhar para o 6.1 até foge. Mas o que é certo é que foi feito esse comparativo "face to face" e para minha surpresa o resultado foi aquele que citei.
Por isso, tem 3 opções a meu ver:
a) gastar pouco dinheiro:
compre um Thorens TD-150, TD-160 ou TD-165 (não gasta mais de 200 euros), meta-lhe uma célula em condições e vai ver o seu brilho. Atenção que os braços originais destes 3 thorens não são grande coisa (têm headshell) pelo que é preciso escolher bem a célula. Mais tarde, quando a vida sorrir, compra um RB300 usado e leva-o a uma casa da especialidade para o montarem e aí o leque de opções de célula aumenta significativamente e o som melhora em conformidade.
b) gastar já algum dinheiro:
pode perfeitamente comprar o Basis 1400, mete-lhe um RB 300 + uma célula a condizer (por exemplo uma Denon DL304 deve casar bem ) ou outro mais evoluido da marca. Eu pessoalmente nada tenho contra os pratos da rega, mas não compraria nada dessa marca.
c) gastar muito dinheiro:
ouviria um VPI Scout Master com braço 9" JMW (atenção é um conselho "no escuro" pois nunca ouvi este modelo e os 2 desta marca que ouvi nunca mais os esqueci) que deve casar bem com a Dynavector que falei atrás. até há cá representante e tudo. Há naturalmente outras marcas como a clearaudio (os espanhóis são muito aficcionados a esta marca), a própria michell tem agora um modelo novo. Quem tiver dinheiro é só "ir à pesca".
Boas audições
josé
Mais uma vez aproveito para agradecer as vossas dicas e vou aproveitar a ideia do caro amigo vinilsuporter no que diz respeito a opção a) pois quem sabe eu poderei ficar satisfeito com aquilo que se vai conseguir.
Então gostaria de saber o seguinte, penso que todos são unanimes em afirmar que um bom braço será o RB 300.
Pergunto se não valerá comprar um deck tudo em 1, talvez um rega P3 porque esse já traz o braço RB 300 ? :huum:
Tenho 2 alternativas, ir para uma solução mais barata e não esperar muito , ou ir para um basis e esperar e esperar :eheheh:
Entretanto enquanto espero vou tendo o MK2
shade_of_pale
15-10-2006, 10:59
É assim o Rega P3 como se sabe é um bom prato de entrada, eu acabei de vender o meu aqui no forum,como novo ao vertigo, e sem duvida que nos satisfaz, so que quando começamos a ouvir cada vez mais, a tentação do upgrde torna-se maior e mais dia menos dia la embarcamos para outras viagens. Mas nunca o esquecemos ja que foi o P3 que nos voltou a ligar ao vinil, e nos fez adictos,. e isso tem que contar.
Julgo que o P3 sera sempre uma mais valia, e nunca se perede muito na sua venda, no entanto se ja se esta a pensar em depois trocar, eu aconselhava manter o actual prato, e quando fosse possivel dar logo um salto bem jeitoso, e ai o Basis ja e outro campeonato e sera prato, que com um RB300 e uma boa cabeça, acolitados por uma boa phonostage, seria para a vida a menos que saisse o euromilhoes, e ai .................................
Os nothingham analogue tambem valem o que custam, dada a sua qualidade de construção,design, e performance, e e tambem um prato ingles que nao paga taxas e mais taxas e direitos de importação.
Olá a todos
Gostaria de saber a vossa opinião sobre a seguinte configuração:
Prato - Thorens td 2030 c/Thorens Stabilizer
Braço - SME 309
Célula - Algures entre a Benz Glider e a Benz Reference
Pré de Phono - LEHMANN Black Cube Decade ou LEHMANN Silver Cube
shade_of_pale
15-10-2006, 15:25
Grande combinação sim senhor. ;D
Já agora se puderes apresenta os preços desse equipamentos. Devem fazer um bom conjunto analógico. Já tens?Vais comprar?
Entre 6000 de 7000,00 euros, dependendo da célula e do pré de phono.
Em relação ao prato e braço a decisão está quase tomada, quanto ao resto, devido aos valores envolvidos, terá de ficar para mais tarde.
(Será melhor "Entre 6000,00 e 7000,00 euros")
Descriminando melhor os valores envolvidos:
Prato + braço - cerca de 4000,00 euros (devo conseguir algum desconto)
Célula - até 1200,00 euros
Pré de phono - até 2000,00 euros
shade_of_pale
15-10-2006, 17:50
Sim senhor é uma boa entrada no analogico, em força, tens muitos discos?
Ve as PM. Já vi que queres construir um grande sistema, fazes bem se podes avança. :Yes:
Só me falta mesmo a componente analógia, o restante sistema está práticamente estruturado, salvo um ou outro cabo que ainda me falta. Podes dar uma vista de olhos ele está na Galeria.
Quanto ao n.º de LPs entre mim e os meus irmãos andarão à volta de 400.
westernelectric
15-10-2006, 23:19
Com esse orçamento, tem muito por onde escolher,e pode até nem gastar tanto.
Por exemplo pode ir para o topo de gama da Rega(na Audioteam), pode também(em Lisboa) ir à Delmax ver os giradiscos do Rui Borges.
No representante da Rega, tem também os Clearaudio.
Na Megaudio, em Massamá, poderá encontrar giradiscos de marcas Japonesas dos anos 70, 80 de qualidade surpreendente e de preço bem abaixo do seu orçamento.
Na Delaudio, não sei se ainda vendem os Roksan.
Na Atitude, também têm giradiscos, e na Digisom também devem ter.
(Todas estas lojas são em Lisboa e arredores)
Não sei se ajudei alguma coisa.
Boa sorte na compra
gorogoro
16-10-2006, 10:12
Shade, duvido que em alguma parte a venda de pratos já seja superior à de cds... e duvido que o standard do cd seja substituido tão cedo. esperemos bem que não, porque o formato mais bem posicionado para isso é... o download por mp3!!
está a haver um certo ressurgimento de vinyl, mas a música nova é editada em quê? há novos lançamentos em vinyl? uma pequena amostra? se há é muito pequena mesmo. o que vejo são algumas reedições de coisas antigas.
Há mta coisa nova a sair em vinil!
Mais do que pensas!
westernelectric
Como é normal considerei várias opções, nomeadamente: o Rega P9 o VPI Scoutmaster e claro o Thorens td 2030, foi precisamente a conselho do Rui Borges que optei pelo Thorens é que o SME 309 faz toda a diferença.
Não vem no seguimento, mas uma informação que pode interessar a quem se quiser lançar no vynil sem gastar muito dinheiro.
A Rega lançou um novo modelo de entrada de gama, o P1:
http://www.rega.co.uk/html/p1.htm
Alguem sabe o preço do P1? 8)
shade_of_pale
17-10-2006, 01:01
O preço ainda não esta no site do importador.Quem for ao Audioshow por favor pergunte no stand do Jorge Nunes Alves ( deve ter la vinis com fartura para venda) o preço previsto para Portugal para o P1 e poste aqui para o Naka.
Alguem sabe o preço do P1? 8)
Vi nalguns sites que falavam em 350 USD, já vem com uma Ortofon OM5E
http://www.gcaudio.com/products/newArrivals.html
soundsport
17-10-2006, 11:29
Deve ser maquina para rondar os 300€.
westernelectric
17-10-2006, 14:12
Astra
Nunca ouvi o giradiscos e o braço que adquiriu, mas ouvi o Rega P9, de que gostei muito, se os preferiu é porque a sua performance o justificava.
Não conheço pessolmente o Rui Borges, mas pelo que li numa Audio, por amigos audiófilos que já foram à Delmax, trata-se de alguém extremamente competente e conhecedor, uma pessoa em quem se pode confiar em matéria de Hi-Fi.
A marcas que optou são históricas e são "valores sagrados" do analógico. Eu tenho um giradiscos dos anos 70 da Pioneer, o modelo PL-L1000 de braço tangencial, com o qual estou muito satisfeito.
Fez muito bem em apostar no vinil, seria uma pena um sistema da qualidade do seu, não ter um giradiscos.
Não tenha dúvidas, uma fonte analógica de qualidade é superior, quanto a mim, a qualquer fonte digital.
Com os melhores cumprimentos
Westernelectric
westernelectric
Como é normal considerei várias opções, nomeadamente: o Rega P9 o VPI Scoutmaster e claro o Thorens td 2030, foi precisamente a conselho do Rui Borges que optei pelo Thorens é que o SME 309 faz toda a diferença.
Astra, posso te perguntar qual o valor que deste pelo SME 309? ;)
Mozartiano
17-10-2006, 17:27
Caros Amigos, :)
Já experimentaram o AVID. ? :drool2:
Paulo Abreu
17-10-2006, 17:44
Na Delaudio, não sei se ainda vendem os Roksan.
Vendem! Eu comprei o meu lá!
Dizem que o meu BIX funciona na perfeição com o SME 309 ;D
Aqui vai uma foto do meu sistema analogico:
- Prato: DIY Hifi Supply Bix Turntable (com correia de fita magnetica)
- Braço: Moth Rb300 Incognito
- Celula: Ortofon Kontrapunkt A + Denon DL103
- Suporte: Signal Guard II platform
- Phono-stage: ASR Micro Basis
- Interconnect: Harmonic Technologie Pro-silway II
E ainda os seguintes extras:
- Clamp: Michell clamp + Audio Precision record Weight
- Escova (disco): Goldring Super Exstatic
- Escova (agulha): Ortofon Brush
- Pés de suporte: Vibrapods
- Liquido de limpeza: (Cabos): Audioquest Ultra connect
- Liquido limpeza (agulha): Last Stylus cleaner
- Gel de limpeza (agulha): Onzow Zerodust
- Maquina de limpeza (discos): Knosti record cleaner
- Balança digital: Fusion F-tech FMT 300
- Gabarito de afinação: Clearaudio cartridge alignment tool
- Discos de teste: Hifi News Test Record le + Cardas Frequency Sweep and Burn-In Record
E ainda me faltam adquirir os seguintes (e mais dispensáveis):
- KAB SpeedStrobe Disc and light
- RDC cones, discs and cups
- MIchell Tecnoweight
- Mobile Fidelity Geo Disc
- Funk Firm Achromat Universal Record Mat
No final de contas, pôr um gira-discos a tocar em condições é dispendioso, moroso, (pode ser) enervante e sobretudo muitas vezes frustante, numa constante batalha do tipo tentativa-erro, mas assim que acertamos com a "coisa" é quase um... milagre :worship:
Se somarmos os custos dos extras que adquiri, o valor final é de certo um choque (mais do que o proprio prato!), ainda assim se tornam uma boa compra e indispensaveis de certo modo - Sem eles não conseguia os resultados que tenho da fonte analogica... e envergonhar o MERIDIAN 506.24 com discos usados de €5!!
Aconselho portanto que não estourem o orçamento no conjunto prato-braço-celula se não estiverem dispostos a gastar algum mais em "extras" indispensáveis. :o Se repararem mais de metade dos extras são dedicados ao cuidado da celula/agulha e dos discos.
Um Rega P3 bem afinado e instalado será superior a uma coisa mais exoterica afinada a olhometro! Mas é quanto mais complexas são as possibilidades de afinação (sobretudo do braço) maior o potencial do conjunto, e a necessidade de proceder a cuidados de afinação / instalação. São exemplos disto a maioria dos braços, a começar pelos PRO-JECT, que permitem ajustar também o VTA e o Azimute.
Lembro também da importancia do suporte do prato - fundamental! - e todas as suas variaveis e implicações no que deverá ser o desejado resultado final. O que apenas se consegue com sistematicas experiencias.
Numa conversa com Frank Alles, da STEREO TIMES (www.stereotimes.com) este confirmou o que eu suspeitava: que o BIX, após cuidada afinação, era de longe superior aos VPI Aries Scout e Michell Gyro - ambos custam mais do dobro do BIX.
Com isto quero lembrar que o BIX, quando saido da caixa e afinado a olhometro, soou frio, agressivo e algo descontrolado. Só depois de uma extensa compreensão de todas as partes mecanicas e afinação rigorosa (utilizando os apetrechos em cima citados) se atingiram os resultados esperados... ou inesperados ;D
(Ainda estou em choque quando me lembro que recentemente - quando perguntava pela disponibilidade de uma ferramenta) um dos empregados de uma famosa loja de Lisboa, com um ar convencido e irritante, me disse: "pra quê?!! é tudo a olho e ouvido...". Eu disse que assim era nos ajustes finos, mas necessitava de um gabarito para colocar o conjunto braço/celula no sitio certo. Ao que ele... deu a mesma resposta!!!)
Lembro que o BIX é um gira-discos de chassis rigido (apesar de umas anilhas de soborthane dividirem as duas placas de acrilico preto) com motor e controlador externo, o que indicava á partida que seria facil de afinar... isto é... em relação ao meu anterior PRO-JECT Perspective, com suspensão de molas e banho de silicone. Acontece que o processo de afinação é apenas diferente, requerendo a mesma dose de cuidado.
(nota: O Frank tinha um BIX e recentemente trocou-o por um Michell ORBE SE com um braço WILSON BENESCH...)
FMoreira
17-10-2006, 18:28
Vale a pena... :-P
http://www.theanalogdept.com/index.html
Naka
Eu ainda não o comprei, estou em negociações com o José Martins da JM Audio com vista à sua aquisição. Quanto ao preço do braço não sei uma vez que ele já vem de fábrica com o braço. De qualquer maneira pela informação que tenho não andará longe dos 1500,00 euros.
Naka
Eu ainda não o comprei, estou em negociações com o José Martins da JM Audio com vista à sua aquisição. Quanto ao preço do braço não sei uma vez que ele já vem de fábrica com o braço. De qualquer maneira pela informação que tenho não andará longe dos 1500,00 euros.
Obrigado pela resposta! Também é o preço que tenho (no estrangeiro).
Já investigaste os BASIS? São soberbos e creio que estão dentro do teu orçamento :D
gorogoro
18-10-2006, 02:09
Dizem que o meu BIX funciona na perfeição com o SME 309 ;D
Aqui vai uma foto do meu sistema analogico:
- Prato: DIY Hifi Supply Bix Turntable (com correia de fita magnetica)
- Braço: Moth Rb300 Incognito
- Celula: Ortofon Kontrapunkt A + Denon DL103
- Suporte: Signal Guard II platform
- Phono-stage: ASR Micro Basis
- Interconnect: Harmonic Technologie Pro-silway II
E ainda os seguintes extras:
- Clamp: Michell clamp + Audio Precision record Weight
- Escova (disco): Goldring Super Exstatic
- Escova (agulha): Ortofon Brush
- Pés de suporte: Vibrapods
- Liquido de limpeza: (Cabos): Audioquest Ultra connect
- Liquido limpeza (agulha): Last Stylus cleaner
- Gel de limpeza (agulha): Onzow Zerodust
- Maquina de limpeza (discos): Knosti record cleaner
- Balança digital: Fusion F-tech FMT 300
- Gabarito de afinação: Clearaudio cartridge alignment tool
- Discos de teste: Hifi News Test Record le + Cardas Frequency Sweep and Burn-In Record
E ainda me faltam adquirir os seguintes (e mais dispensáveis):
- KAB SpeedStrobe Disc and light
- RDC cones, discs and cups
- MIchell Tecnoweight
- Mobile Fidelity Geo Disc
- Funk Firm Achromat Universal Record Mat
No final de contas, pôr um gira-discos a tocar em condições é dispendioso, moroso, (pode ser) enervante e sobretudo muitas vezes frustante, numa constante batalha do tipo tentativa-erro, mas assim que acertamos com a "coisa" é quase um... milagre :worship:
Se somarmos os custos dos extras que adquiri, o valor final é de certo um choque (mais do que o proprio prato!), ainda assim se tornam uma boa compra e indispensaveis de certo modo - Sem eles não conseguia os resultados que tenho da fonte analogica... e envergonhar o MERIDIAN 506.24 com discos usados de €5!!
Aconselho portanto que não estourem o orçamento no conjunto prato-braço-celula se não estiverem dispostos a gastar algum mais em "extras" indispensáveis. :o Se repararem mais de metade dos extras são dedicados ao cuidado da celula/agulha e dos discos.
Um Rega P3 bem afinado e instalado será superior a uma coisa mais exoterica afinada a olhometro! Mas é quanto mais complexas são as possibilidades de afinação (sobretudo do braço) maior o potencial do conjunto, e a necessidade de proceder a cuidados de afinação / instalação. São exemplos disto a maioria dos braços, a começar pelos PRO-JECT, que permitem ajustar também o VTA e o Azimute.
Lembro também da importancia do suporte do prato - fundamental! - e todas as suas variaveis e implicações no que deverá ser o desejado resultado final. O que apenas se consegue com sistematicas experiencias.
Numa conversa com Frank Alles, da STEREO TIMES (www.stereotimes.com) este confirmou o que eu suspeitava: que o BIX, após cuidada afinação, era de longe superior aos VPI Aries Scout e Michell Gyro - ambos custam mais do dobro do BIX.
Com isto quero lembrar que o BIX, quando saido da caixa e afinado a olhometro, soou frio, agressivo e algo descontrolado. Só depois de uma extensa compreensão de todas as partes mecanicas e afinação rigorosa (utilizando os apetrechos em cima citados) se atingiram os resultados esperados... ou inesperados ;D
(Ainda estou em choque quando me lembro que recentemente - quando perguntava pela disponibilidade de uma ferramenta) um dos empregados de uma famosa loja de Lisboa, com um ar convencido e irritante, me disse: "pra quê?!! é tudo a olho e ouvido...". Eu disse que assim era nos ajustes finos, mas necessitava de um gabarito para colocar o conjunto braço/celula no sitio certo. Ao que ele... deu a mesma resposta!!!)
Lembro que o BIX é um gira-discos de chassis rigido (apesar de umas anilhas de soborthane dividirem as duas placas de acrilico preto) com motor e controlador externo, o que indicava á partida que seria facil de afinar... isto é... em relação ao meu anterior PRO-JECT Perspective, com suspensão de molas e banho de silicone. Acontece que o processo de afinação é apenas diferente, requerendo a mesma dose de cuidado.
(nota: O Frank tinha um BIX e recentemente trocou-o por um Michell ORBE SE com um braço WILSON BENESCH...)
:o WOW!!!
Nao me queres ir afinar o meu gira gira???? ;D
Na boa... se morasses em Evora :eheheh:
Talvez tenha mesmo sido a dificuldade em me aconselhar com um logista (leia-se "por quem sabe"), que tive de me desenrascar sozinho, o que sem duvida terá servido para desenvolver o meu interesse por estas coisas... já la vão mais de 15 anos!
Não conheço ninguem mais conhecedor e habil (e simpatico) nestas coisas que o Rui Borges da Delmax, por isso a malta de Lisboa tem uma excelente "capelinha" do analogico á porta - ainda por cima se nota desde logo que o Rui está nestas coisas primeiramente pela musica :)
Tens um prato excelente para o preço! Que celula usas? E que andar de fono?
Os mais interessados poderão comprar o novissimo DVD do guru do analogico Michael Freemer (da revista Stereophile), onde ao logo de mais de 3 horas ele vos diz TUDO o que sabe acerca do assunto ;) inclusive a afinar :luz:
Para tal usa 3 ou 4 gira-discos, do mais barato Pro-ject ao totalmente exotico Continuum Labs.
Vale a pena 8)
http://www.elusivedisc.com/prodinfo.asp?number=MFDV001
(bem...com tantos posts num só dia pareço o SergioRZ :duh: ) :eheheh:
vinilsuporter
20-10-2006, 11:57
Caro Naka
Confesso que fiquei surpreendido com a tua enome "devoção ao analógico" a acreditar que assim é em função da parafernália de acessórios inerentes ao gira discos.
Por isso, caso seja possível, agradecia me esclarecesses duas ou três questões:
- o teu BIX tem a designação DIY porque foi transformado por uma empresa da especialidade, sobre o gira discos base ? Eu tinha a ideia que o BIX era de origem Neo Zelandeza ou coisa parecida. Tens ideia do seu preço actual ?
- reparei que não usas desmagnetizador. É por opção ou porque não precisas em função do cuidado que tens com os discos eles não chegarem a ficar "danificados" ?
- Por curiosidade, o tal critico que comprou o Michel Orbe SE montou nele qual dos 2 braços da Wilson Benensch, o 0.5 ou o outro ?
Cumps
José
Aproveito o post para colocar ao forum esta questão:
- qual a vossa experiência com desmagnetizadores: funcionam ? não funcionam ?
eu vi um site na net onde se vende uma "pistola" milty zerostat anti static gun e fiquei curioso.
http://www.hifix.co.uk/sitemap/goldring/goldring-exstatic-sleeves.html
Vende-se neste mundo muita banha da cobra e confesso tenho muitos discos com "batata frita" pois são adquiridos em feiras e a particulares e gostava de ter "um remédio" para a extirpar.
venham daí as vossas experiências com "desmagnetizadores" que agradeço
josé
desmagnetizadores são necessários periódicamente.
há uns tempos atrás o meu prato estava magnetizado; se retirasse a correia e fizesse girar o prato à mão com a agulha suspensa por cima, ouvia um ruido induzido pelo girar do prato.
então levei o prato, subprato e mat ao rui borges e ele desmagnetizou com um desmagnetizador potente que é construido cá em lisboa por um técnico que conhecemos e o problema ficou solucionado.
enquanto estava a ser desmagnetizado o prato vibrava a sério... depois da desmagnetização até era diferente o contacto do metal com a pele; enquanto magnetizado, se passasse a mão por cima do prato a sensação era bem diferente.
Caro José,
Para desmagnetizar um vinil faz o seguinte:
Arranja um cabo de alimentação com ligação terra. Corta a IEC fora, descarna só o fio terra e separa os condutores para formar uma superficie estilo "vassoura". Isola os condutores Live e Neutral com fita adesiva para não haver surpresas.
Ligas a ficha shuko a uma tomada de parede passa a "vassoura" pelo disco.
Depois conta. :Yes:
P.S. Esta técnica foi-me ensinada no I Forum Hifi Event.
Isola os condutores Live e Neutral com fita adesiva para não haver surpresas.
Mas isola-os separadamente. Não os isoles juntos, senão tens uma surpresa na mesma :eheheh:
Luís:
isso descarrega a estática, não desmagnetiza...
vinilsuporter
20-10-2006, 12:21
Caro Pato
se funcionar nos casos mais "graves", como dizia o outro, "há coisas do diabo".
obrigado pela dica, logo que possivel vou construir o "equipamento".
josé
Luís:
isso descarrega a estática, não desmagnetiza...
É uma questão de semântica... :MrGreen:
Deves ter razão de certeza, mas eu sempre quis partilhar isto convosco. o:)
vinilsuporter
20-10-2006, 12:39
Caro Mike
Mas então não é a "estática" que provoca a "batata frita" ? Confesso que já ouvi várias versões, por isso esclarecimentos necessitam-se.
josé
Penso que a "confusão" nasce de o Miguel referir um desmagnetizador para o gira discos em si, e nós estarmos a falar do disco propriamente dito.
O "gingarelho" que referi é para aplicar no disco claro, e serve para retirar a estática, vulgar pipoca.
o desmagnetizador tambem se pode usar para desmagnetizar discos, e tambem resulta nos discos.
e sim, a estática é a maior causadora de pipocas, mas não é a única, e ter um campo magnético a girar por baixo da agulha também causa ruidos do género.
quanto a descarregar a estática uma vulgar escova de fibra de carbono se for bem usada descarrega bem.
vinilsuporter
20-10-2006, 18:12
Caro pato
o "equipamento" está construido e o fio verde acaba em "vassoura".
pergunta: passa-se a "vassoura" em cima di disco a seco ou passa-se com o disco colocado no gira discos, com este a rodar ?
a pergunta pode parecer estranha mas entendo dever fazê-la.
josé
No gira discos a rodar... :Yes:
Caro José
Para responder as tuas perguntas:
- O BIX TEM ORIGEM NUMA COLABORAÇÃO CHINA-USA E É UMA LINHA VENDIDA EM KIT DA MARCA CONSONNANCE DO FABRICANTE OPERA AUDIO (WWW.OPERAUDIO.COM). É VENDIDO COMO KIT MAS QUAL GIRA-DISCOS NÃO É?! OS GIRA DISCOS DA CONSONNANCE VENDEM-SE POR 3 VEZES MAIS MAS SÃO IGUAIS EM TODAS AS PEÇAS - SALVO DIFERENÇAS RELATIVAS AOS PROPRIOS MODELOS. O BIX CUSTOU-ME CERCA DE 1000 EUROS (APÓS TRANSPORTE E IMPOSTOS), ISTO É SEM BRAÇO - PARA TAL USO UM EXCELENTE MOTH RB300 INCOGNITO, COM CABO CARDAS - OU CELULA.
- NÃO USO DESMAGNETIZADOR DE CELULA NEM OUTRO TRATAMENTO DE ANTI-ESTATICA QUE NÃO OS CITADOS NA LISTA DE EXTRAS. A KNOSTI E A ESCOVA GOLDRING PARA OS DISCOS, E A ONZOW E LIQUIDO DA LAST PARA LIMPEZA DA AGULHA. GUARDO OS DISCOS EM CAPAS ANTI-ESTATICAS, E LONGE DO CALOR E PÓ. NÃO DEIXO OS DISCOS AOS AR, ISTO É, QUANDO NAO ESTÃO A TOCAR E NÃO LHES TOCO COM OS DEDOS (APENAS NO REBORDO). É SÓ! COM ESTES CUIDADOS ELES DURAM IMENSO. TODOS OS DISCOS COMPRADOS (USADOS OU NÃO) PASSAM ANTES PELA KNOSTI.
- O FRANK ALLES USA O WILSON BENESCH 0.5
O meu sistema toca um vinil usado dos PINK FLOYD (mais usado é impossivel :-P ) quase sem "batata-frita" e o que se ganha em musica faz o cerebro colocar esse ruido num plano imperceptivel e irrelevante para a experiencia musical. É quanto a mim este o milagre dos extras e sobretudo duma boa afinação, da compreensão da mecanica das partes (prato, braço e celula) e do conjunto... até ao andar de fono, interligações e corrente.
Abraço, Vasco
vinilsuporter
22-10-2006, 22:54
Caro Naka
Fiquei totalmente esclarecido e já agora obrigado pela informação. É que há uma empresa salvo erro Holandesa que vende o BIX sem braço ou com o braço RB250, mas não indica o preço.
Eu não estou interessado em comprar o BIX mas fiz-te a pergunta para me situar, quem sabe um dia quando eu puder dispôr de algum dinheiro para investir num gira discos o BIX seja uma opção dado ser a um preço acessível. O BIX+ é muito bonito (pelo menos no site).
cumps
josé
MikeJazz
30-10-2006, 10:50
"Shade, duvido que em alguma parte a venda de pratos já seja superior à de cds... e duvido que o standard do cd seja substituido tão cedo. esperemos bem que não, porque o formato mais bem posicionado para isso é... o download por mp3!!"
Concordo....Quem gosta de música gosta de vinil, da sua naturalidade, da música que nos entra na cabeça sem esforço!
Agora o Vinil não voltará a ser um formato mainstream, disso ninguém tenha dúvidas. Recuperará algum espaço no mercado porque muito boa gente reconheçe agora que o CD é limilitado, e o vinil é o formato de alta resolução com mais baixo custo.
Quanto ao mp3 serve para muito boa gente em que a música é apenas "uma companhia", ou "música de fundo", para quem é impensável ouvir música sem fazer mais nada senão apreciá-la! Haverá sempre boa gente para quem os factores de conveniência superam largamente os factores de qualidade musical.
O futuro da música está associado ao futuro da internet. Este será (infelizmente) o principal canal de distribuição. As larguras de banda serão determinantes. A tecnologia permitirá comprar a musica online com qualidade CD ou melhor e armazená-la em servidores - não em discos rígidos, mas em memórias tipo "flash" de altíssima capacidade. Será uma forma de música sem alma mas muito prática!
Resta-nos esperar que o "nicho" do analógico seja suficiente grande para que esta ligeira recuperação de mercado se consolide....
MikeJazz
30-10-2006, 11:03
Um bom sinal é o regresso dos gira-discos as prateleiras das grandes superficies, como ja vi na fnac , e na mediamarkt.
Só ser for pelo prazer do os ver. Mais valia estarem quietos na FNAC Lisboa! Já alguém viu como tratam os os discos de Vinil em exposição lá atrás? Com umas luzes bastante quentes a poucos centímetros dos pobres discos! Aquilo não pode dar grande resultado.
Depois vi lá um sistema a rodar em que o som estava um desastre apesar da relativa qualidade dos componentes (Project gama média, colunas Monitor Audio, amplificação Paganini....).
Enfim, receio bem que alguns clientes com desejo de voltar a tocar os seus discos sejam (mal) servidos por aqueles senhores e depois deitem as culpas no formato...em vez de falarem com gente que sabe do ofício!
shade_of_pale
30-10-2006, 12:29
Sim revela da parte deles a pouca atenção que o formato lhes merece. Terão o que merecem!
Mas eu falei no sentido de estes produtos analógicos voltarem de novo a serem vistos nestes locais, o que é de sublinhar. Porque acredito que quem se interessa e é amante do analogico procura casas da especialidade, pessoas conhecedoras etc. Só assim pode ir evoluindo os seus equipamentos.
vinilsuporter
30-10-2006, 12:51
No "El Corte Inglês" de Vila Nova de Gaia está em exposição um Pro-ject de gama média (não me recordo o modelo mas o seu preço anda à volta dos 750 euros com uma célula ortofon MC10) mas num cubículo que nem dá para se escutar música pois nem assentos tem Ao lado existe um outro espaço não tão minúsculo, mas onde o potencial interessado, mesmo que quisesse escutar o gira discos, poucas hipóteses terá de ouvir alguma coisa de jeito e teria também de fazer a audição de pé.
Na Fnac de V.N.Gaia as condições são já um bocado melhores, com a possibilidade de utilizar o chamado "sweet spot", mas os gira discos são apenas 2 da project (1 de entrada o Debut e outro de gama média salvo erro o 2expression). Já lá tiveram o Radius 5.
Mas já é bom pelo menos começarem a expôr alguns gira discos.
paulomartires
30-10-2006, 14:36
Boas,
um dos foristas falava em adquir um Thorens por menos de 200 euros, em segunda mão presumo. E onde se encontram esses gira-discos: ebay? alguma loja por estas bandas?
Paulo
No ocasião de vez em quanto aparecem. E mais baratos do que os 200 euros.É so estar atento.
vinilsuporter
30-10-2006, 19:28
caro paulomartires
é capaz de não ser o modelo mais aconselhado, mas pode orientar-se por aqui:
http://www.ocasiao.pt/conteudos/index.cfm?accao=ListarRegistos&Cate_ID=81&Pagina=1
se depois não conseguir, mande-me uma PM que eu forneço-lhe o endereço de um individuo aqui do grande porto que costuma ter thorens e outros modelos para venda.
cumps josé
shade_of_pale
01-11-2006, 11:41
caros amigos
aqui estou para vos dar conta do que descobri na "invicta" em termos de capas plásticas exteriores para lp´s e ep´s:
- descobri na Rua José falcão nº 11, no Porto, uma loja que vende capas de "dureza média" ao preço de 2,30 euros cada kilo. Isto dá cerca de 190 capas de ep´s e 55 capas de lp´s.
ainda não consegui descobrir foi onde se podem encontrar as mais duras, mas isso vai ser o próximo objectivo, pois na Rua do Almada dar 0,50 euros e 0,35 euros é um pouco carote.
josé
Então como está a tua procura pelas capas de plastico para os discos?
Olha encontrei à venda no ebay conjuntos de capas vé lá se interessam:
7" covers are 7 1/2" x 7 1/2" and are 2mil. in thickness. They can accomodate up to most 2 LP gategold sets.
- 7.04€/13.30€ 50/100 capas
10" covers are 10 1/2" x 10 1/2" and are 2mil. in thickness. They can accomodate up to most 3 LP gategold sets
- 7.82€/14.08€
12" covers are 12 5/8" x 12 5/8" and are 2mil. in thickness. They can accomodate up to most 3 LP sets with Tri-Gatefolds.
-27.39€
Tem todas 2mil que tipo de dureza é esta? media ou dura?
vinilsuporter
02-11-2006, 15:04
Caro shade of pale
No que às capas plásticas diz respeito, fiquei para já servido com as que comprei aqui no Porto, dado que não consegui encontrar as outras "mais duras" à venda, para além da excepção assinalada (que é bem carota).
Eu não tenho por hábito comprar nada no e-bay e também não sei o que significa a dureza "2mil".
Como tenho poucas, decidi investir na compra de mais capas interiores anti-estáticas, que me vão ser trazidas de Espanha à condição (a preços mais controlados do que cá - falta saber se são ou não boas)
josé
shade_of_pale
02-11-2006, 15:16
Julgo que 2milimetros sera a espessura do plastico. ja que existem varias espessuras, dai ser mais duro ou não.
Sera que me conseguias arranjar meio kilo dessas capas exteriores ai no Porto?
vinilsuporter
02-11-2006, 17:27
caro shade of pale
eu posso-te enviar os kilos que queiras.
posso é até enviar-te uma amostra de cada uma das capas (ep e lp) e assim já analisas.
indica-me por PM um endereço para onde as enviar.
eu estou a ponderar levar um exemplar dos mais grossos à casa onde vendem o plástico, no sentido de ver se eles fazem por encomenda uma centena ou 2 centenas das mais duras. mas eles não mostraram grande interesse, se calhar a receptividade vai ser nula.
cumps
shade_of_pale
02-11-2006, 19:03
Ok. Mas ve se essa casa nao os fizer solicita-lhe o contacto da fabrica e entra-se em contacto directamente com a fabrica, a ver se assim se arranja.
shade_of_pale
03-11-2006, 17:54
Naka
sera melhor abordarmos aqui, a nossa troca de informação. Assim a ultima questao que te tinha colocado é esta:
Ora diz-me é necessario ter as 2 peças a bolha clearudio, e o peso com bolha? Qual o interesse de ter as duas? em que situaçoes usas uma e outra?
a de 9.90 é esta:
http://cgi.ebay.de/Clearaudio-Wasserwaage-Libelle_W0QQitemZ7627434063QQihZ017QQcategoryZ9627 1QQcmdZViewItem
e depois a esta prateada a 26.50
http://cgi.ebay.de/Clearaudio-Wasserwaage-Libelle-mit-Metallring_W0QQitemZ140048694537QQihZ004QQcategory Z23324QQcmdZViewItem
e a dourada a 32.00:
http://cgi.ebay.de/Clearaudio-Wasserwaage-Libelle-mit-Metallring_W0QQitemZ140048694537QQihZ004QQcategory Z23324QQcmdZViewItem
portanto qualq uma destas nao entra no veio do prato certo?
sim as capas sao mais facil de lidar assim, igual a goldring (audioteam cada .80€ nao consigo e ver o preço golring da escova.
gorogoro
03-11-2006, 19:21
sera melhor abordarmos aqui, a nossa troca de informação.
Concordo isto tá interessante :)
Naka
sera melhor abordarmos aqui, a nossa troca de informação. Assim a ultima questao que te tinha colocado é esta:
Ora diz-me é necessario ter as 2 peças a bolha clearudio, e o peso com bolha? Qual o interesse de ter as duas? em que situaçoes usas uma e outra?
a de 9.90 é esta:
http://cgi.ebay.de/Clearaudio-Wasserwaage-Libelle_W0QQitemZ7627434063QQihZ017QQcategoryZ9627 1QQcmdZViewItem
e depois a esta prateada a 26.50
e a dourada a 32.00:
portanto qualq uma destas nao entra no veio do prato certo?
sim as capas sao mais facil de lidar assim, igual a goldring (audioteam cada .80€ nao consigo e ver o preço golring da escova.
A de 9.90€ faz o serviço na perfeição!
Não sei de certeza mas acho que nenhuma das 3 tem a furação para entrar no veio, daí a necessidade extra do peso c/ bolha que te recomendei - pesado, duradouro e eficaz ;)
shade_of_pale
04-11-2006, 11:14
Deixa-me ver se percebi:
A do peso com bolha utilizas ja no prato portanto na parte final da afinação.
E a da bolha de ar da clearaudio , neste caso a de 9.90 é utilizada em que situação? Na base de pedra, na de madeira, e por ai fora?
É que não percebi bem onde se utiliza uma e outra.
percebeste mto bem... é isso mesmo! :Yes:
shade_of_pale
05-11-2006, 01:26
No que diz respeito a agulha e cuidados a ter com ela, vi que tens a escova da ortofon, o liquido da last stylus cleaner, e o gel da Onzow zero dust, como tenho algumas duvidas , diz-me ves necessidade de usar o liquido e tambem o gel, ou achas que basta uma das 2 opçoes, isto para quem quer controlar o investimento ja que muita coisa á a comprar para por o material á maneira.
bem visto!
Eu não tenho acessorios que acumulam funções pela mesma razão que evocas. A ONZOW foi me oferecido pelo logista da minha celula aquando da compra desta. Funciona mas não tão bem como pensava, mas ainda assim a recomendava para celulas com o cantilever pequeno ou fragil.
O liquido LAST foi também oferecido por um amigo lojista de Londres - ele estava encantado com o produto.
Prefiro o LAST decididamente, apesar da ORTOFON recomendar a ONZOW e não aconselhar liquidos de limpeza - talvez não tivesse a LAST em mente, pois considero o seu uso FUNDAMENTAL!
Actualmente, do ONZOW, apenas uso a tampa que é uma excelente lupa :Yes:
shade_of_pale
05-11-2006, 18:45
Pois é Naka, estas cheio de sorte, 2 boas ofertas. Não conhecia o liquido da LAST stylus cleaner, mas para ja vou-me ficar com o gel ONZOW por segurança, .
Agora depois da bolha clearaudio e do estabilizador da fine-art-metal aquele q me indicaste, estou a espera dos dois, vou investir na escova da goldring super ex Static record clenaing brush,ou em alternativa na Hunt EDA Mark 6 Record Cleaning Brush que me parecem iguais e feitas na mesma fabrica, acho que tambem á uma igual audioquest e na maquina Knosti. Realmente parecem-me muito mais eficazes que a q tenho a clearaudio, sabes por acaso o preço da goldring na audioteam? Se tiverem preços parecidos como me parece nao hesito, venha a escova goldring.
Ja estou a tratar tambem da questao das capas interiores, e exteriores para os LP.
O liquido da LAST poes na escova da ortofon, ou usas o pincel agarrado a tampa que o frasco da LAST traz?
Ab.
JL
Excelente! Vais ver que essas compras irão recompensar :Yes:
Uso o liquido LAST directamente na agulha, com o pincel fornecido. Aquilo tira mesmo todo o vestigio de pó, ao contrario das escovinhas para agulhas e da ONZOW. Uso a escova dura da ORTOFON antes de passar o pincel com LAST.
À parte da EXCELENTE e RECOMENDADISSIMA maravilha da KNOSTI, nunca molho os discos e evito limpa-los com o que quer que seja - a passagem com a escova e apenas se necessario. Como diz Roy Gandy da REGA: quanto menos lhes tocarmos melhor. Do prato do gira-discos vão logo para a capa!
Ainda não falamos nisto: uso também os discos de teste da CARDAS e da HIFI-NEWS, que para alem de emitirem tons de afinação e desmagnetizarem a celula também têm outras funções uteis. Por exemplo o da CARDAS tem uma faixa em branco, sem espirais, para afinar o ANTI-SKATING (entenda-se por "força lateral do braço") e é indispensavel! O meu braço REGA têm uma regra que diz que o nivel de anti-skating tem de ser uma dada porção do valor utilizado para o peso na agulha - tudo isto com uma escala (de 0, 1 e 2...) marcada no braço, o que é bastante vago. Quem tem braços REGA (ou outros)sabe do que tou a falar. É impossivel certificar-mo-nos do valor correcto sem este disco de teste!
Já no que toca á velocidade de rotação, é a unica coisa que, no momento, afino a ouvidometro e curiosamente com duas vozes que conheço tão bem como a da minha... mãe: caetano veloso e tom waits. Já pensei em comprar um STROBE DISCO e a respectiva lanterna. Existem dois interessantes: o CLEARAUDIO (150€) e o KAB ($100) - Ver fotos.
;)
Os gabaritos de afinação da agulha tambem são interessantes. Existem varios interessantes:
- Feickert Universal Protractor
- Clearaudio Alignment Tool
- Pro-Ject Allign it Cartridge Allignment Tool
Escolhi o CLEARAUDIO pela sua disponibilidade e preço, já que beneficiei de um saudavel desconto. Uma ferramenta como esta é no minimo um descanso, pois consegue-se um excelente ponto de partida para uma afinação mais cuidada e pessoal. Contudo é caro e de uso esporádico :huum:
As duas primeiras andam á volta dos 160€, pelo que a Pro-ject, sendo a mais barata (100€) é sem duvida a de menor qualidade, ainda assim...
Pelo baratucho temos a ressuscitada Mobile Fidelity Geo Disc ($50) que apesar de ser basicamente um disco com marcas de afinação foi considerada em tempos a melhor ferramenta do genero - só testei o modelo antigo. A investigar, portanto!
Contudo sabendo da importancia destes apetrechos gostava de pôr mão numa Feickert Universal Protractor, que segundo me dizem, é excelente mas não é para principiantes :drool2:
.
...tanta regra e acessorio de afinação e não posso afastar mais o sistema da colunas... que BOSTA de sala! :duh:
(atenção que a tomada electrica á esquerda apenas alimenta a Tv, Dvd e video. Daqui a uns dias todos estes migrarão para outra sala e esta fica exclusivamente: sala de som. Para o sistema utilizo uma regua AUDIO AGILE LINE 2)
shade_of_pale
06-11-2006, 11:25
Sinceramente tenho de te tirar o chapéu, tens uma panafernália de equipamento, de grande utilidade e funcionalidade, estás na linha da frente no que ao analógico diz respeito, muito trabalho pesquisa e dedicação estou ansioso pela tua vinda e poder analisar e afinar todo este meu material.
Conhecia este material mas sinceramente nunca tinha tido interesse em o adquirir porque tambem não tenho muitos conhecimentos de afinação dos materiais, sempre o deixei para pessoas onde tenho comprado os equipamentos.
Gosto mesmo é de ouvir música, mas reconheço que é de todo o interesse saber montar e afinar tudo isto. Tirando o básico, nunca me aventurei por estas áreas, porque também verdade se diga que a minha aventura pelo analógico a sério começou á cerca de 3 anos, com um prato Toshiba que tinha à 20 anos, que depois foi trocado, por um Rega Planar 3, depois um P3, e agora o Oracle Paris.
Mas agradeço toda esta informação e ajuda. É assim mesmo é que também por aqui no Alentejo a informação e conhecimentos não abundam, bem como audiófilos vinilófilos.
Sei do que falas, eu também vivo no alentejo :-\ mas não me rendo á (in)disponibilidade de informação ou de interessante companhia nesta materia :eheheh:
a saga
Talvez pelo amor á musica e por defeito de fabrico (sou forreta assumido), é que cedo me desagradou o facto de os meus discos não tocarem como ouvia em casa de "quem sabe" ou em lojas especialistas (Rui Borges, G&P e na antipática ATITUDE).
BASTA! A partir de agora vou tirar todo o sumo dos meus discos e rentabilizar (em "notas de prazer" :??? ... :eheheh: ) a minha sempre crescente colecção de discos - disse o rapazinho convicto!
Se no resto do sistema a entrada do MERIDIAN 506.24 provocou um UAU! AGORA SIM!, contagiante a todos os presentes, a parte do analogico era mais dificil: teria de escolher e decidir entre tantas variaveis que me pareceu tarefa impossivel. Afastar-me o mais possivel de produtos banha-da-cobra.
Ouvi varios em lojas (onde confesso que duvidava da afinação de tudo o que me mostravam), em casa (onde explorava as potencialidades de afinação ao maximo), e os suspeitos-do-costume (Michell, Rega, Clearaudio) em casa de amigos mas continuava algo insatisfeito - algo faltava.
Gostei da filosofia do Clearaudio Champion, especialmente com alguns upgrades... e o giradiscos do Rui Borges (especialmente a ultima versão) é simplesmente suberbo e uma pechincha!
Claro que entretanto fui tendo uns giradiscos para testar a frustração - Rega Plannar 3, Pro-ject RPM6 SB, Pro-ject Prespective - mas não passavam de componentes BEST BUY, com excelente valor mas pouca sufisticação no seu som - se bem que, com muita (muita, mesmo muitaaaaa) paciencia e dedicação, o Prespective consegue um desempenho bem elevado :Yes:
E anos se passaram
Um dia descobri o BIX, e tive um mês de constantes conversas com o fabricante e projectista (Sr. Brian Cherry) , importadores e donos pelo mundo fora, facto que criou em mim uma inegavel admiração pela peça.
Arrisquei e encomendei um.
Gostei do resultado imediato (com braço REGA INCOGNITO, cabeça BENZ-MICRO MC GOLD e andar de fono AUDIO ALCHEMY VITB)
Tomei consciencia das suas fraquezas.
Modifiquei peças: projectei e mandei fazer (a um torneiro de precisão) uma ARMBOARD para o braço REGA (a profissão de Arquitecto deu jeito), que enviei ao Sr. Cherry, o qual gostou tanto que irá inclui-la numa versão proxima :Yes: ...estou a desenvolver uns pés de suporte e um sufisticado colar de VTA também para os braços REGA (do tipo do novo braço da BASIS :drool2: )
Dediquei-me a estudar o BIX (um giradiscos rigido) e as ferramantas de afinação já citadas. Li imenso sobre o assunto, desde a gravação, ás prensagens, aos conceitos á afinação, etc... e mesmo admitindo que foram muitas horas a NÃO ouvir musica, dou-as como bem empregues, pois agora posso me recostar e apreciar o resultado, fazendo afinações intuitivas e seguras :Yes:
...tudo pelo amor á musica! Tenho pena que os meus mais de 1500 cd's não toquem assim, mesmo no Meridian :duh:
fim ...não me parece... :eheheh:
Ah... e também estou humildemente a projectar um giradiscos de raiz... mas deve demorar mais uns anitos até ter um prototipo... o Rui Borges disse-me que era uma "dor de cabeça". Acredito!
Bem... existe quem lhe dedique filmes :-P
vale a pena ver:
http://www.youtube.com/watch?v=oc9Znrel7XA
http://www.basaudio.net/data/BIX.wmv
a foto em baixo é do KIT tal como se vende
Mozartiano
06-11-2006, 16:21
Sim Senhor :Yes: É bem merecido. :salute:Bom Gosto
Sem dúvida, o analogico é deveras sublime, é impar, é '' unique ''.
BIX com SME 309... a minha proxima conquista :Yes:
Mozartiano
06-11-2006, 16:53
Naka,
Sim senhor, mais uma vez bom gosto e bom investimento. :Yes:
Pena é que os meus 1100 cd's não se transformem em vinilo, pois sempre gostei muito do vinil, os meus 575 vinilos, já merecem um prato razoável, mas o $$$ não chega para tudo :duh:
Só para satisfazer a minha curiosidade e sem querer estar a cometer alguma A BIX, não é uma fusão Sul Africana com construtor Chinês ou Americano? Pois penso que já li algures qq coisa sobre isso, se não é da Bix, é de outro construtor qualquer.
Mozartiano
06-11-2006, 17:21
Naka, já agora só mais uma coisa:
Como já referi, sou um amante incondicional do Vinilo, e óbviamente de música. Serei suspeito na minha tendência em termos de pratos, pois a Rega Britânica, que já nos tenm vindo a habituar desde os anos 70 a bons pratos, e óbviamente a minha inclinação iria para um um dos planar's que se seguem P5, ou P7, o P9, óbviamente é excessivo se ainda com braço RB1000, pois por este preços teríamos um Avid mediano, etc. Os Americanos igualmete são grandes construtures de pratos, a VPI Industries, a Teres Turntables que diga-se de passagem, é simplesmente colossal, mas pouco conhecida em Portugal, penso eu, temos igualmete a Oracle Canadiana, enfim. Dizia que ás vezes certos pratos são mais patine e ''haute cotture'' do que o seu verdadeiro e real desempenho musical. Pois não é a isso que me proponho.
a questão que coloco é: A Rega é, e será sempre uma boa opção? Caro Naka, não é meu hábito colocar questões deste tipo em fórums, etc, normalmente a minha experiência ''audiófila'', ao longo de 25 anitos não me tem deixado ficar muito mal, mas gostaria de saber a opinião, visto que me parece ter uma relação bem sólida do Analógico. :Yes:
Partilho do teu (podemos nos tratar por tu, colega audiofilo?) ponto de vista e acrecento a minha admiração pelos fabricantes Alemães.
Eles têm aquele jeito teimoso de cão-de-caça que os leva sempre a resultados inovadores, fiaveis, acessiveis e com um elevado grau de satisfação final - sem terem as tendencias para o OVERBUILD dos americanos, que também aprecio.
Só como nota gostaria ainda de fazer notar os fabricantes Franceses, que têm produtos sempre na vanguarda da tecnologia e com um caracter sonoro de altissimo nivel! Contudo são desconhecidos por estas bandas.
Será a Rega ainda uma aposta segura? Bem, o Rega que mais gostei foi sem duvida o P25, mas o facto de estar inserido num sistema todo Rega é um tanto ao quanto enganador. Tenho a convicção que se nesse sistema colocassemos outro giradiscos do mesmo nivel ele se iria portar igualmente bem, ou seja, eu tenho um fetiche assumido pelos conjuntos amplificador-coluna da Rega. Aquilo toca muito muito bem e dá cartas a muita coisa esoterica que custe 3 vezes mais. E tenho excelentes provas de memoria para alem dos inumeros sistemas Rega que ouvi: recentemente o meu muito velhinho Rega Elex a amplificar as Paragon Regent; um integrado Rega Mira com as MA Studio 15, as colunas Rega Kyte e EL8 do meu sistema de adolescente, etc...
A questão é que quando as soluções de reprodução de discos de vinil começaram a ser muito más, desinteressantes e posteriormente inexistentes, a Rega manteve-se á tona e colocou-se por consequencia no inicio do pelotão. Para trás ficaram, os Systemdeck, Roksan, AR, Pink Triangle, etc.. apenas a Pro-ject se insurgiu, resistiu e vingou. (Não menciono os japoneses tipo direct-drive, pois não gosto de nenhum!). A Rega garantia uma performance muitos furos acima da parca concorrencia, apesar de o Plannar 3 (ou agora P3) ser uma solução sem duvida competente - apenas há que notar que foi bastante inflacionado nos ultimos anos :-\ - com o revivalismo (!) do analogico começaram inevitavelmente a surgir outros fabricantes, e modelos!
Os giradiscos Rega são soluções com boa engenharia (mais que testada!) e com bom valor, mas pelas questões de afinação e sinergia com as celulas que me interessam, não foram a minha escolha! Apenas para citar algumas razões que me "perturbam":
- a falta de afinação do VTA do braço
- o tapete de feltro (vulgo "acumulador de pó") em vidro, assente em subprato plastico!
- construção leve, com base em MDF maquinado, susceptivel a "vibrações aereas"
- tensão do motor-subprato alinhado por o-rings (isolamento da vibração)
É certo que existem no mercado (com alguma pesquisa e gastos extras consideraveis) upgrades a algumas destas fraquezas, mas... prefiro um Pro-ject 6.1 por exemplo. Este ajusta todos os parametros do braço, sendo uma mais valia para uma (por exemplo) celula Ortofon mc25fl ;)
Num sistema mais transparente e capaz, o som do Rega P3 conseque ser algo opaco e instavel! O P25 punha-me nervoso pela sua falta de "upgradebilidade" (ainda assim o meu irmão pediu-me que lhe arranjasse um giradiscos usado e eu não hesitei em recomendar-lho) e capacidade de ajuste para celulas mais mimadas!
Em suma, são excelentes soluções para quem não quer pensar no assunto... porque não têm paciencia, jeito ou disposição para se dedicar a afinar e ter ainda assim um "bom som".
Os outros ficam insatisfeitos e... fazem florescer o mercado de usados com pechinchas irrecusaveis, com olho em propostas mais... humm... complexas! :eheheh:
Mozartiano
06-11-2006, 18:25
Claro que sim :Yes:, o tu torna este encontro de ideias online um pouco mais ''pessoal''
Caro Audiófilo, partilho sem dúvida da mesma ideia que tu, diz-me só uma coisa, se bem percebi, no teu penúltimo parágrafo, dá a entender que o Rega P7 ou P9, são soluções medianas? Favor estarei errado? E então os Notingham Analogue? Que dizes? Outra coisa o que fizeste ás Studio 15? eram as que estavam no ebay?. Pois só para estabelecer um pararelo, e hoje ainda '' choro ''drunk: pelas minhas MA 352MD, que grandes e saudosos tempos da MA, ó tempo volta para trás, já cantava uma fadista
Optimo, mais um amante das boas Monitor Audio :Yes:
Sim, eram as do ebay, tenho- as embaladas na caixa de origem, como novas, e ainda estão para venda - com um enorme nó na garganta (sei que me vou arrenpender :o ) pois apenas pelo espaço sou obrigado a vende-las (incluem os suportes) por um preço que, hoje em dia, não compra nada na loja! Mas creio que é uma peça para verdadeiros conhecedores e não para... enfim... :eheheh:
Podes vê-las na secção de classificados neste forum e ficas a saber tudo sobre elas - e as razões da venda: as monstruosas Paragon Regent. Também se quiseres, posso enviar-te mais fotos. No problemo ;)
Quantos aos P7 e P9 são como dizer.... quanto a mim são: mais do mesmo! É apenas a mesma filosofia aplicada com materiais diferentes - tolerancia de fabrico mais apertadas, electronica refinada e uso de compositos e materiais sofisticados. Claro que um P9 é superior a um P3, mas... não discutindo com quem goste, eu prefiro investir noutras coisas: clearaudo, avid, basis, vpi, scheu...
Lembro que sou inteiramente PRÓ-REGA :Yes: e volto a afirmar que são produtos mal conhecidos.
Eu aconselhava e esquecer os gira-discos e tentava explorar a magnifica linha de amplificadores colunas - uma proveitosa tardada no importador e talvez saiam de lá impressionados... e com um giradiscos debaixo do braço :eheheh:
Nâo ouvi os Nothingham Analogue com atenção mas tenho imensa curiosidade, sem duvida! Especialmente o SpaceDek e Spacearm 8)
Mozartiano
06-11-2006, 19:14
Eu sei que estvam nos classificados, mas posso dar uma opinião Não as vendas :nao: Sabes taõ bem quanto eu, a qualidade sonora que essas meninas atiram. Pois o Iqbal enquanto estive na Monitor Audio, soube conduzir os destinos de um dos grandes construtores de colunas. Disso já não se faz em sitio nenhum do planeta. :protesto:Poderiam servir como opção de um segundo sistema. penas bem, numca é demais recordar timbricamente umas Monitor Audio dos bons e velhos tempos.
AINDA estão nos classificados!
Pois é tens razão, já pensei nisso tudo, mas acontece que não tenho espaço para as guardar, nem para as ouvir quando me apetece - onde poria as enormes PARAGON, e os seus 70Kg cada?! - tal como não estou interessado em fazer um segundo sistema (e muito menos um á altura delas) igualmente por questões fisicas, como também financeiras!
Com o meu triste pesar a decisão foi á muito tomada: têm de ir embora! Já dei o mesmo conselho (que me dás agora) a quem tem umas Studio 20 SE: não as vendas! - insisti
Também não gostava de vê-las nas mãos de um borrabotas qualquer... (bolas uma pessoa afeicoa-se a estas porcarias :-[ )
Tás comprador de um giradiscos? Já ouviste os NOTHINGAM ANALOGUE?
Mozartiano
06-11-2006, 19:35
Naka, confirama por favor, a questão que coloquei atrás, se a BIX é uma fusão de uma empresa Sul Africana, com algum construtor Chinês ou Americano? Gostaria se satisfazer a minha curiosidade nesse sentido :Yes:
Pois já li algures por aí qq coisa sobre isso, ou estarei a fazer confusão com outra parceria.
Mozartiano
06-11-2006, 19:45
É verdade caro amigo, sem dúvida só mais tarde é que vi a asneira :duh:que fiz ao despachar as minhas MA 352MD, quando as pus á venda, pareciam ratos, tudo o mundo as queria. Vi umas no ebay, todas lixadas.
Não, neste momento é-me completamente impossivel pensar num prato é um anseio que gostaria de ver concretizado mais tarde, pois pensei,e e penso sempre na Rega, e muito fugazmente na Nothingham Analogue, no Space Deck, que sendo o mais mediano é um grande Prato, tambem bos Avid, no Basis, mas este, o representante atira-se para fora de pé.Enfim vida de pobre :duh:, bem como o da VPI
É o que faz gostarmos de ouvir muisica da forma mais fiel possivel :??? o:)
vinilsuporter
06-11-2006, 20:20
hi-fi news awards 2006
apenas como curiosidade para quem se interessa por estas coisas aqui deixo a lista dos nomeados e vencedores no capitulo de gira discos e similares:
vencedor best turntable: basis audio 2200 signature (preço 3795 libras). outros nomeados: oracle delphi V (3999 libras) e o bem conhecido Linn Sondek LP 12 (1540 libras).
vencedor do melhor braço: basis audio vector model 3 (2995 libras). outros nomeados: SME V (1782 libras) e Hadcock GH242 Cyro (919 libras).
vencedor melhor célula: transfiguration temper V (1995 libras) outros nomeados: Dynavector DV17D3 (595 libras) e Linn Akiva (1980£)
vencedor melhor phono stage: aesthetik rhea (3175 £) outros nomeados: Ayre p-5xe (1695 £) e Gsp era gold V (480 £)
Confesso que no plano estritamente teórico fiquei com curiosidade acerca deste pre de phono da Graham Slee Projects, é pena não haver por cá para se testar.
shade_of_pale
06-11-2006, 20:33
É o vicio, é o vício. Nunca estamos satisfeistos, agora é um cabo, a seguir, um braço, depois o gira-discos, a seguir a phonostage, depois a célula, a seguir sao os cabos de coluna e a seguir é a banca rota.............................................. ........ :snif:
Mas admito que tambem tenho uma panacada pelo braço SME V, e ando sempre de olho no mercado de usados a ver se..............
Naka, confirama por favor, a questão que coloquei atrás, se a BIX é uma fusão de uma empresa Sul Africana, com algum construtor Chinês ou Americano? Gostaria se satisfazer a minha curiosidade nesse sentido :Yes:
Pois já li algures por aí qq coisa sobre isso, ou estarei a fazer confusão com outra parceria.
Éuma fusão america-china, onde um projectista americano se baseia nos CONSONNANCE da OPERA AUDIO, made in China. Vai á pagina da OPERA AUDIO e verás que os giradiscos (incluindo o monstro 5.0) partilham peças com o BIX. É quase uma relação tipo Audi-Vw-Seat-Skoda... que tando gosto :Yes:
O mais barato dos CONSONNANCE, custa cerca de 2000€ e pergunto porquê, pois é igualzinho ao BIX, á excepção da troca de chassis - aluminio por acrilico. :huum:
shade_of_pale
07-11-2006, 00:46
BIX com SME 309... a minha proxima conquista :Yes:
E então porque não com o SME V?
Este braço é mesmo aquele que queria, vamos a ver.
Mas tambem precido de cabo para coluna.
Isto esta lindo está! Estava a pensar no nordost SPM reference que um amigo meu esta a pensar em vender.
No entanto o meu prato tem uma furação Linn, e assim acho que o braço SME V não iria dar, mas acho que era possivel acomodar o armboard para este braço, o Rui pelo menos acho que deveria dser capaz de o fazer.....
Estou muito indeciso.
a minha preferencia pelo SME 309 en relação ao V têm apenas aver com o preço, pois também ando á busca, no mercado internacional, de uma pechincha usada! ;)
Tens o Paris á pouco tempo presumo... e pergunto: já te afeicoaste a ele ou consideravas troca-lo (não pergunto por estar interessado) por algo superior?
Tenho uma critica na boa Audio antiga - já tens ou queres que te arranje? :Yes:
shade_of_pale
07-11-2006, 13:10
Tenho o Oracle Paris á pouco tempo, gosto dele, no entanto acho que podera melhorar o rendimento se tiver um braço melhor tipo SME V. Esse critica não conheço, é de revista Audio? É sobre O Paris? Arranja-me o que puderes. Trocar nos podemos sempre pensar desde que seja para melhor, e bem melhor. Tudo é possivel não é?
Faste num filtro de rede, e regua, ja agora conheves este?
http://www.supersonido.es/productos/productos-ver.asp?id=720&idCategoria=12
Consigo em preto por 500€ que tal?
Naka concordo com tua apreciação relacionado com a rega. Realmente são produtos com um preço qualidade quase imbatíveis. Qual é a tua opinão (de mestre) relacionado com os gira discos/braços vintage. Nomeadamente os garrard, Thorens, Linn e afins. Será que se podem bater de igual modo com a maquinas actuais.
Eu sou possuidor de um Thorens TD 160 com um braço SME 3009, com upgrade feito no Rui Borges. Tive um Rega P3 que é um gira discos muito bom a nível dos silêncios, mas não se compara ao nível do detalhe/dinamica com o atrás referido.
Tenho o Oracle Paris á pouco tempo, gosto dele, no entanto acho que podera melhorar o rendimento se tiver um braço melhor tipo SME V. Esse critica não conheço, é de revista Audio? É sobre O Paris? Arranja-me o que puderes. Trocar nos podemos sempre pensar desde que seja para melhor, e bem melhor. Tudo é possivel não é?
Faste num filtro de rede, e regua, ja agora conheves este?
http://www.supersonido.es/productos/productos-ver.asp?id=720&idCategoria=12
Consigo em preto por 500€ que tal?
Gosto bastante dos productos da AUDIOAGILE, e este parece simpatico... mas não sei o que esta lá dentro! É apenas filtro? Será condicionador, ou regenerador? ...se bem que o preço é convidativo, pois esses productos andam pla hora da morte :o
Podes testar antes?
Ando há tempo a pensar nesta materia - que sempre me preocupou, mesmo quando ainda não se falava nisto - e acabei por nunca comprar nada. Agora existem productos interessantes como os PS AUDIO, e os ISOTEK ou ISOL-8 mas ainda não tive coragem para ir á loja e pedir um emprestado. :huum:
...bem, é natal...hummm ...talvez o faça mais cedo que queria... :Yes:
Fiquei muitissimo curioso com este que consigo por cerca de 400€:
Dianxing 5Kw - Condizionatore stabilizzatore di rete
Caratteristiche:
Tensione d'ingresso: 140V~250V AC
Tensione d'uscita: 220V AC ±1~3%
Frequenza: 50Hz/60Hz
Ritardo in uscita: 6 sec/3 min
Dimensioni: 485x400x190
Peso netto: 17.6 Kg
Descrizione:
1. Controllo avanzato a microprocessore (MPU);
2. Display dinamico LCD ;
3. Stabilizzazione ad alta precisione;
4. Visualizzazione digitale della tensione d'ingresso;
5. Visualizzazione digitale della tensione d'uscita;
6. Visualizzazione digitale della corrente in uscita;
7. Elevata protezione contro le sovratensioni;
8. Protezione da sovraccarico;
9. Protezione da cortocircuito in uscita;
lO.Delay time selezionabile
Naka concordo com tua apreciação relacionado com a rega. Realmente são produtos com um preço qualidade quase imbatíveis. Qual é a tua opinão (de mestre) relacionado com os gira discos/braços vintage. Nomeadamente os garrard, Thorens, Linn e afins. Será que se podem bater de igual modo com a maquinas actuais.
Eu sou possuidor de um Thorens TD 160 com um braço SME 3009, com upgrade feito no Rui Borges. Tive um Rega P3 que é um gira discos muito bom a nível dos silêncios, mas não se compara ao nível do detalhe/dinamica com o atrás referido.
Da ultima vez que visitei um Rui Borges, ele parecia "entretido" a restaurar um THORENS - deu para ver que estaria a adaptar um braço REGA e a renovar algumas partes mecanicas já "comidas" pelo tempo.
Pensei: seria este um passo que me interessaria?! Isto é, comprar e restaurar um dinossauro...? Humm, não me parece que sim, a menos que fosse um daqueles GARRARD com upgrade da SLATEAUDIO (apenas disponiveis no UK e carissimos de importar).
Com a profusão de novas soluções para fazer-rodar-o-disco-preto nestes ultimos anos - e o avanço da tecnica - prefiro as filosofias (qual delas?!) e os designs actuais, e diga-se de passagem, que restaurar - como deve ser -um giradiscos antigo não é baratinho :o
Eu, se me permites a dica, sem duvida conservava o THORENS em pleno funcionamento (pois deve ser bastante bom) e quando pudesse emparelhava-o com uma solução mais moderna e de qualidade (e infelizmente cara!) - mas isto só fará sentido caso o teu amor á causa, e o tamanho da colecção de discos, o justifique.
Também, á uns anos, pensei e comprar um LINN, mas depois de ter o PRO-JECT PRESPECTIVE, calculei que teria também de comprar uma caçadeira (barata) e dar um tiro na cabeça (o que alterar-me-ia um pouco os planos de vida em diversos parametros :eheheh: ) pois estamos mais tempo a afinar "a coisa" que a ouvir musica! E a culpa é apenas nossa, pois subsiste sempre aquela duvida de: será que um ajustezito ali... e outro acola não melhora a... bla, bla, bla... :???
Verdade seja dita que os LINNs actuais nada têm a ver com as primeiras series - estão bastante melhorados em termos de funcionamento, precisão e ajuste - com o auxilio de carradas de upgrades carissimos, contudo!!!
Nop, I prefer the simplier side of things... :Yes:
obrigado.
Claro que tem tudo um preço, e eu gastei cerca de 400 euros na minha máquina (compra do gira, braço e montagem), . De qualquer forma na altura na loja do Rui, com ele bem afinado e com uma celula barata tocava bem melhor com um, salvo erro cleraudio com um braço RB 300 que custava cerca de 1700 euros que pude comparar na altura :eheheh:o Rui não há duvida que é uma pessoa mt simpática. o:)
sim... foi uma boa compra sem duvida :Yes:
Na verdade gasto mais $$$ nos discos. Mas existe cada prensagem :duh:O problema é que por vezes sistemas muito bons também mostram demasiado o defeito das gravações versus prensagem.Na verdade não percebo nada de aparelhos, por isso é que gosto de aprender com "os mestres".Obrigado Naka :Yes:
há tenho cerca de 1200 disquinhos pretos :MrGreen:Nada de discos aufiófilos, mas mt boa musica e outra menos boa. ::)
vinilsuporter
07-11-2006, 17:07
Caro naka
Da última vez que visitaste o Rui Borges ele estava a restaurar um Thorens e a montar um RB300. Sinceramente espero que seja o meu TD-160 que está lá exactamente para esse efeito.
Quanto à pergunta que muitos fazem: e vale a pena ?
Resposta: No meu caso vale a pena pois o gira discos foi oferecido (ia para o lixo), o rega planar 3 custou 150 euros e deu para aproveitar o braço. Com o custo adicional que vou ter de pagar pelo exemplar trabalho do mestre, vai continuar a ficar a um preço inferior ao que eu pagaria se quisesse comprar alguma coisa de jeito. vai levar em principio uma Denon DL304 ou uma DL103 e com a cablagem mudada vai brilhar o suficiente para que eu goste do som. Já ouvi um exactamente nessas condições a tocar e fiquei fortemente impressionado.
Agora a ideia que eu tenho (e que é mais do discutível) é que só 3 modelos são bons para esse upgrade: TD-150, TD-160 e TD-165, por esta ordem de prioridades. Infelizmente não consegui encontrar nenhum 150 e agora também não estou para leilões. O 165 por exemplo vai ficar com o braço de origem pois destinar-se-à a tocar discos EP´s e singles unicamente.
É que eu tenho um problema diferente da maioria das pessoas, ou seja, os meus discos são usados, muitos deles muito usados (em especial os de carácter politico), raramente compro discos novos e como tal um gira discos topo de gama dificilmente se justifica no meu caso. Já tive um Linn cerca de 3 meses e despachei-o logo pela sua constante "desregulação". Fiquei arrependido de ter vendido o pro-ject 6.1 mas como se diz "a ocasião faz o ladrão". O dinheiro também não abunda e como diz um amigo meu "há vida para além do vinil".
shade_of_pale
07-11-2006, 18:18
a minha preferencia pelo SME 309 en relação ao V têm apenas aver com o preço, pois também ando á busca, no mercado internacional, de uma pechincha usada! ;)
Tens o Paris á pouco tempo presumo... e pergunto: já te afeicoaste a ele ou consideravas troca-lo (não pergunto por estar interessado) por algo superior?
Tenho uma critica na boa Audio antiga - já tens ou queres que te arranje? :Yes:
Não chegaste a responder. O que me dizes.?
shade_of_pale
07-11-2006, 18:26
Chegaste sim senhor, não tinha visto as PM, obrigado depois de ler digo qualquer coisa. :Yes:
caro shade of pale a busca dum sme V ainda é valida? Se sim existe um Gold na AUdiolite e porque não ver os preços do importador em ESpanha os novos são a preço razoável
gira discos pessoal basis 2001+braço vector+ célula lp
shade_of_pale
07-11-2006, 20:58
Ok vou ver na Audioelite, e em Espanha e depois comparo.Obrigado. Tens uma excelente combinação analogica.Parabens.
caro shade of pale a busca dum sme V ainda é valida? Se sim existe um Gold na AUdiolite e porque não ver os preços do importador em ESpanha os novos são a preço razoável
gira discos pessoal basis 2001+braço vector+ célula lp
quanto a isto, só tenho uma coisa a dizer: :drool2:
se for a versão VTA do Vector ainda mais ... (verde de invejaaaa)
:eheheh:
Chegaste sim senhor, não tinha visto as PM, obrigado depois de ler digo qualquer coisa. :Yes:
o teu PARIS com um suporte cuidado (pois a constituição da suspensão parece-me, pelo que li, um pouco melindrosa) e o tal SME deve ficar bastante interessante :Yes:
Estou curioso ;D
shade_of_pale
07-11-2006, 22:06
É que tenho tambem de ter em conta que ao actual braço tem uma furação tipo Linn, e não sei mas isto implica mexer no buraco onde o braço vai encaixar.
Procuro no mercado de usados, ja que novo não dá e olha o gold então é muita massa.
Talvez encontre 1300 a 1500€. Mais que isso tambem nao.
O que te parece.
Pois... também apenas estou disposto a dar 650-750€ por um 309 usado. Ao longo destes 2 anos já me fujiram alguns por não ter o cacau a postos :P ...os IV e V são superiores mas ao preço não me interessam!
A minha outra opção é a GRAHAM 1.5, 2.0 ou 2.2 - É excelente e afina todos os paramentros, incluindo o VTA com o disco a rodar - que ainda por cima são relativamente faceis de arranjar... á volta de 1250€ em boas condições :Yes:
shade_of_pale
07-11-2006, 23:00
Pois nem sempre e o momento certo.
Havera problema com a furação do Oracle? Ou nada que não se resolva facilmente? Ele tem a furação Linn.
è verdade liguei para a audioteam, e na ausencia do pedro e jorge uma senhora disse-me que ja nao importame a escova Goldring Super Ex-Static Record Cleaning Brush, ja que parceia que nao era tao eficaz como a clearaudio, e o veludo ao centro poderia riscar os discos. Q esta clearaudio era melhor, olha fiquei na duvida. Eu ja desconfiava que a audioteam poderia nao a ter uma vez q nao ta no precário.
Quando já não se vende e apenas se tem uma diferente diz-se que não presta! É tipico :duh: mas olha, resolvi-te o problema da escova ;D
http://cgi.ebay.com/Goldring-Super-Ex-Static-Record-Cleaning-Brush_W0QQitemZ250045340431QQihZ015QQcategoryZ4864 8QQrdZ1QQcmdZViewItem
Não sei como irás proceder para adaptar o SME ao PARIS, pois se leres o teste que te scanei vês (lês) que foi necessaria fazer uma furação nova, coisa que, diga-se de passagem, é complexa e arriscada, mesmo por quem sabe :-\
É obvio que o teu braço - audioquest, certo? - é o elo mais fraco do sistema analogico e um SME ia mesmo a calhar ;)
Já agora, conheces esta joia?
shade_of_pale
08-11-2006, 09:36
nao conhecia esta balança, mas é muito jeitosa. peso o conjunto braço /cabeça a força que exerce sobre o disco nao e?
tamn
bem tenho o problema dos cabos de coluna para resolver, tenho um lojista s
espanhol q me faz 1100€ a uns nordost SPM 1,5m bicablados, e tambem ando a pensar nisso. uma pessoa da em maluca com tanta coisa.
os cabos são sem duvida uma inquietação!
À mais de um par de anos recebi umas massas e resolvi tudo com HARMONIC TECHNOLOGY:
- Pro-9 + (coluna)
- Pro-Silway II (interconnect)
- Truth-Link II (interconnect)
- Pro-Ac 10 Fantasy (corrente)
(se formos á Absolut ou Viasonica estes cabos estão lá, agora que têm importador, mas o preço é... :duh2: ) ver em: http://www.harmonictech.com/
e agora estou descansado. São os cabos mais usados pela malta do HIGH-END a par com os NORDOST e KIMBER SELECT, o que me despertou a curiosidade e mais uma vez pus-me á conversa com o proprietario e designer da marca, o Dr. Robert Lee, tão simpatico e crente nos seus cabos que me indicou um logista nos USA para comprar usado :Yes:
Curiosamente antes de comprar conheci um Sr, colega audiofilo (vendi-lhe qualquer coisa, já não me lembro), que era nada menos nada mais um "sócio" de um grupo consideravel de audiofilos nacionais, daqueles do HIGH-END puro e duro, (do tipo sistema-que-dá-pa-comprar-uma-casa) e estáva tudo a trocar os Kimber Select, VDH, e outros, para mandar vir os HT (comjunto semelhante ao meu) em Espanha. Achei curioso e arrisquei...sem ouvir...
...mas também diga-se que o conjunto PLINIUS - SONUS FABER que tinha na altura (ou MICHAELSON - MONITOR AUDIO?!; não lembro), teria condicicionado de certo modo os resultados e a escolha.
Quem pesquisar sobre estes cabos vai perceber o porquê da minha paixão...
Shade, já me ofereci para leva-los quando te for visitar :Yes: apesar de não estarem á venda :eheheh:
Miguel Carvalho
09-11-2006, 03:04
Só para informar os aficionados aqui do cantinho analógico que a Stereophile na sua edição de Dezembro acaba de nomear como producto do ano o Gira Discos Continuum Audio Labs Caliburn com braço Cobra e stand Castellon.
Review aqui (http://stereophile.com/turntables/106con/). Se é que já não a devoraram... :eheheh:
Sa senda do entusiasmo debitado pelo Shade, acabei de encomendar um desses CONTINUUM... e depois... acordei!!! :eheheh:
caro shade posso saber que colunas é que tem ,porque comprar nordost ,harmonic ou outra marca sem saber o pré o power o cd e as colunas pode-se aconselhar quase tudo e depois não toca
para o braço do giradiscos e por exemplo num sme ai sim pode-se aconselhar uns kimber ou ainda melhor nordost(carotes)
quanto ao chassi não aceitar outro braço normalmente nos giradiscos médios dá para substituir o armbord,tem que se perguntar ao construtor se isso é possível-Da nossa praça para adaptações só o RUI BORGES desde que se tenha tempo para esperar (bastante pois ele não tem tempo para tudo).
quuanto aos harmonic e em relaçao ao Caro Naca só não aprecio o de corrente pois acho que altera o timbre dos instrumentos
Dentro destes preços gostei duns AUDIENCE
movie_fan
09-11-2006, 21:56
Só para informar os aficionados aqui do cantinho analógico que a Stereophile na sua edição de Dezembro acaba de nomear como producto do ano o Gira Discos Continuum Audio Labs Caliburn com braço Cobra e stand Castellon.
Ainda esta semana estive a ler uma review do Kessler (parece que se reformou) a este gira-discos. Bomba de vácuo, controlo computorizado e quejandos... :o
shade_of_pale
11-11-2006, 15:09
caro shade posso saber que colunas é que tem ,porque comprar nordost ,harmonic ou outra marca sem saber o pré o power o cd e as colunas pode-se aconselhar quase tudo e depois não toca
para o braço do giradiscos e por exemplo num sme ai sim pode-se aconselhar uns kimber ou ainda melhor nordost(carotes)
quanto ao chassi não aceitar outro braço normalmente nos giradiscos médios dá para substituir o armbord,tem que se perguntar ao construtor se isso é possível-Da nossa praça para adaptações só o RUI BORGES desde que se tenha tempo para esperar (bastante pois ele não tem tempo para tudo).
quuanto aos harmonic e em relaçao ao Caro Naca só não aprecio o de corrente pois acho que altera o timbre dos instrumentos
Dentro destes preços gostei duns AUDIENCE
Desculpa a demora e de tratar por tu, mas tem sido assim entre todos nós, não é de levar a mal.
As minhas colunas são as Revel Ultima Salon, até á bem pouco tempo o modelo topo da Revel, porque sairam recentemente as Salon 2, mas não gosto mesmo nada do aspecto.
Qunato ao problema do braço, estive a pensar meter um braço SME V no meu Oracle Paris, com furação da Linn, e ate contactei o Rui Borges para isso, mas... conclusão desisti da ideia e fiz uma encomenda do Rui Borges Turntable ultimo modelo, e pronto depois daqui a uns tempos quando estiver pronto, arranjo então o braço SME V. Na altura veremos com que cabos.
No entanto para as colunas, estava a pensar nuns nordost SPM, 1,5m bicablado usado, ja que aos novos e +precido ter muita massa e estomago para dar tanto dinheiro por uns cabos.
[[/quote]
Desculpa a demora e de tratar por tu, mas tem sido assim entre todos nós, não é de levar a mal.
As minhas colunas são as Revel Ultima Salon, até á bem pouco tempo o modelo topo da Revel, porque sairam recentemente as Salon 2, mas não gosto mesmo nada do aspecto.
Qunato ao problema do braço, estive a pensar meter um braço SME V no meu Oracle Paris, com furação da Linn, e ate contactei o Rui Borges para isso, mas... conclusão desisti da ideia e fiz uma encomenda do Rui Borges Turntable ultimo modelo, e pronto depois daqui a uns tempos quando estiver pronto, arranjo então o braço SME V. Na altura veremos com que cabos.
No entanto para as colunas, estava a pensar nuns nordost SPM, 1,5m bicablado usado, ja que aos novos e +precido ter muita massa e estomago para dar tanto dinheiro por uns cabos.
[/quote]
ok conheço o giradiscos do rui e aqho que é muito bom se possível e se fores ao Port ele vai apresenta-lo lá com um braço Sme V ,apesar do som ir ser digitalizado pelos Lyndorf pelo menos dá para espreitar
shade_of_pale
23-12-2006, 17:42
Pois parece que é sempre boa altura para ouvir um vinil. Bom Natal.
shade_of_pale
20-01-2007, 12:07
Com o aparecimento no forum de uma secção dedicada ao analogico, este cantinho perdeu um pouco o seu espaço já que abarcava todo o espectro do analogico e afins, e agora existem topicos e estão as coisas mais subdivididas, assim e no sentido de o revitalizar propunha aqui neste espaço começar por fazer uma listagem tipo inventário das fontes analógicas da rapaziada que frequenta este espaço e o forum. Assim cada um ia colocando o seu equipamento numa lista que ia crescendo consoante o numero de utilizadores vai crescendo. é só ir copiando. Uma coisa do tipo:
Forista Gira-discos Braço Cabeça
Shade_of_pale - Oracle Paris + Jelco/Audioquest SA 250ST + Dynavector 17 Karat D2 MK II
jorgemachado5
20-01-2007, 23:26
Forista Gira-discos Braço Cabeça
Shade_of_pale - Oracle Paris + Jelco/Audioquest SA 250ST + Dynavector 17 Karat D2 MK II
jorgemachado5 Rega P3 Rega RB700 Dynavector 17 Karat D2 MK II
gorogoro
22-01-2007, 12:38
Forista Gira-discos Braço Cabeça PhonoStage
Shade_of_pale - Oracle Paris Jelco/Audioquest SA 250ST Dynavector 17 Karat D2 MK II
gorogoro Pro-Ject 1Xpression Pro-Ject 9c Pro-Ject K4 Cambridge Audio Azur 540P
Shade_of_pale - Oracle Paris Jelco/Audioquest SA 250ST Dynavector 17 Karat D2 MK II
nbunuel Thorens TD 160 / SME 3009 s2
Denon DL 103 -
Phono Linn
shade_of_pale
22-01-2007, 14:12
Actualização: Não façam "Citar" seleccionem antes e copiem e depois é só acrescentar (Ainda temos uma base de dados) :eheheh:
Shade_of_pale Oracle Paris Jelco/Audioquest SA 250ST Dynavector 17 Karat D2 MK II Trichord Diablo
nbunuel Thorens TD 160 SME 3009 s2 Denon DL 103 Linn
RuiRocha
22-01-2007, 15:52
Shade_of_pale Oracle Paris Jelco/Audioquest SA 250ST Dynavector 17 Karat D2 MK II Trichord Diablo
nbunuel Thorens TD 160 SME 3009 s2 Denon DL 103
RuiRocha Clearaudio Emotion Clearaudio Satisfy Denon DL 103R
Pro-ject tube box se
Mas o analógico não são só gira-discos!... também há: sintonizadores, gravadores de bobine e gravadores de K7. Onde é que coloco o meu Magnum Dynalab Etude?
shade_of_pale
22-01-2007, 21:52
Pois é Astra tens razão mas podes colocá-lo no fim da lista, ficam primeiro as fontes de giradiscos todas e depois o resto do material ok? Eu dou o exemplo e tu completas ora vê lá:
shade_of_pale
22-01-2007, 22:00
RuiRocha Clearuadio Emotion Clearaudio Satisfy Denon DL 103R Project Tube Box SE
Outras fontes que não os gira-discos:
Fonte
Astra Magnum Dynalab Etude
westernelectric
22-01-2007, 22:27
Forista- Westernelectric
Giradiscos- Pioneer PL-L1000(braço tangencial integrado)
Cabeça- Dynavector Dv-20x
Unidade fono- Megáudio phono stage(válvulas)
Sintonizador- Aiwa 9700
shade_of_pale
22-01-2007, 22:55
Shade_of_pale Oracle Paris Jelco/Audioquest SA 250ST Dynavector 17 Karat D2 MK II Trichord Diablo(vendido)
RuiRocha Clearuadio Emotion Clearaudio Satisfy Denon DL 103R Project Tube Box SE
Westernelectric Pionner PL-L1000 PIonner(tangencial) Dynavector 20XL Megaudio Phono valvulas
Fonte
Westernelectric Sintonizador Aiwa 9700
Forista* * * * * * * * * ** Gira-discos* * * * * * * * * ** Braço* * * * * * * * * ** * * * * * * ** Cabeça* * * * * * * * * * PhonoStage
Shade_of_pale* * * Oracle Paris* * * * * ** Jelco/Audioquest SA 250ST* * Dynavector 17 Karat D2 MK II* * ** Trichord Diablo(vendido)
jorgemachado5* * * Rega P3* * * * * * * * * Rega RB700* * * * * * * * * * * ** Dynavector 17 Karat D2 MK II
gorogoro* * * * * * ** Pro-Ject 1Xpression** Pro-Ject 9c* * * * * * * * * * * * Pro-Ject K4* * * * * * * * * * * * * * ** Cambridge Audio Azur 540P
nbunuel* * * * * * * * Thorens TD 160* * * * SME 3009 s2* * * * * * * * * * ** Denon DL 103* * * * * * * * * * * * * * * Linn
RuiRocha* * * * * * * Clearuadio Emotion* ** Clearaudio Satisfy* * * * * * * * Denon DL 103R* * * * * * * * * * * * ** Project Tube Box SE
Westernelectric* * Pionner PL-L1000* * ** PIonner(tangencial)* * * * * ** Dynavector 20XL* * * * * * * * * * * * Megaudio Phono valvulas
Naka* * * * * * * * * DIY Hifi-Supply BIX* * * Rega RB-300 Incognito* * * * Ortofon Kontrapunt A* * * ** * ASR Mini Basis* * * * * **
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * Fonte* * * * * * * * * * * * *
Astra* * * * * * * * * * * * ** Magnum Dynalab Etude* * **
Westernelectric* * * * * ** Sintonizador Aiwa 9700
jorgemachado5
30-01-2007, 23:37
Shade_of_pale Oracle Paris Jelco/Audioquest SA 250ST Dynavector 17 Karat D2 MK II Trichord Diablo(vendido)
jorgemachado5 Rega P3 Rega RB700 Dynavector 17 Karat D2 MK II Michell Delphini
Westernelectric Pionner PL-L1000 PIonner(tangencial) Dynavector 20XL Megaudio Phono valvulas
Naka DIY Hifi-Supply BIX Rega RB-300 Incognito Ortofon Kontrapunt A ASR Mini Basis
Fonte
Eu como não percebo nada, em termos tecnologicos, venho aqui pedir o auxilio dos mais experts.
Queria comprar um gira - discos porreiro mas não queria gastar muito dinheiro.
Não se já existe tb com saida optica ou coaxial para ligar a umas logitech z-5450.
Podem recomendar-me algo?
shade_of_pale
23-02-2007, 17:11
Bem vindo Robben, olha se não te importas, entra no topico giradiscos mesmo aqui no vintage, e coloca a questao que ai o pessoal intervem, porque aqui seria mais para descriçao dos equipamentos que cada um tem . Obrigado.
shade_of_pale
19-05-2007, 00:55
Shade_of_pale Oracle Paris Jelco/Audioquest SA 250ST Dynavector 17 Karat D2 MK II ASR BAsis Exclusive
Naka DIY Hifi-Supply BIX Rega RB-300 Incognito Ortofon Kontrapunt A ASR Mini Basis
Fonte
jpatatas
19-05-2007, 10:12
Shade_of_pale Oracle Paris Jelco/Audioquest SA 250ST Dynavector 17 Karat D2 MK II ASR BAsis Exclusive
jpatatas VPI Scout JMW 9 Dynavector 10X Dyna P75
Fonte
shade_of_pale
19-05-2007, 10:26
Fonte
Krell Technics SL 1210 MKII Rega Bias 2
Goldring PA 1
Fonte
shade_of_pale
19-05-2007, 13:05
Krell Technics SL 1210 MKII Braço origem Rega Bias 2 Goldring PA1
Fonte
goncas_pt
09-10-2007, 19:57
goncas_pt Pro-Ject RPM 9.1X Pro-Ject 9cc Denon DL 110 NAD PPA2
Fonte
sevencom
09-10-2007, 20:27
sevencom Clearaudio Emotion Clearaudio Satisfy Sumiko Blue Point nº2 CIAudio VPP1
Fonte
greytear
09-10-2007, 21:03
sevencom Clearaudio Emotion Clearaudio Satisfy Sumiko Blue Point nº2 CIAudio VPP1
greytear MISSION 775 Mission 774SM Benz Micro MC Silver Michell Iso
Fonte
natas
michell GyroDec
michell GyroDec - RB300
Audio Tecnica OCC7
Audio Innovations MM/MC
gorogoro
11-10-2007, 09:43
Phono Stage nova -> Mesa de misturas Numark com cerca de 20 anos ou assim :eheheh:
(temporariamente...)
aemarques
11-10-2007, 10:03
aemarques Denon DP-59L Braço de origem Denon DL-103 AA MAP-305II (phono integrado)
Fonte
aemarques Denon DP-59L Braço de origem Denon DL-103 AA MAP-305II (phono integrado)
Johnny Michell GyroDec Rega RB300 Benz Micro Glider M Plinius Jarrah
Fonte
Johnny Sony ST-S707ES
Mellowship
14-10-2007, 02:22
Mellowship Telefunken s500 Ortophon (origem) Sumiko Oyster Cambridge 540p
Fonte
Johnny Sony ST-S707ES
vinilsuporter
14-10-2007, 16:38
vinilsuporter Thorens TD-160 Rega RB300 Denon DL-103 / Ortofon MC Salsa
Audio Innovations P2MC a válvulas modificado
Fonte
Johnny Sony ST-S707ES
westernelectric
15-10-2007, 10:55
Vinilsuporter
Gostaria de lhe perguntar o seguinte:
Como se comportam as suas actuais agulhas, a Denon dl-103 e a Ortofon mc salsa, relativamente à sua antiga Ortofon mc-15mkII?
Cumps
"Western.."
vinilsuporter
15-10-2007, 13:27
caro west
a Mc salsa é melhor que as outras 2 que refere, mais corpo, mais dinâmica mas acredito que isso também tenha a ver com o braço. direi que a DL-103 não deve ser a célula mais aconselhável ao Rega RB300, no entanto como tive o "acidente" com a salsa (espero que tenha recuperação) a DL-103 serve de reserva (material de guerra).
a MC15 tocava muito bem com o braço de origem do TD-165. o forista que comprou o conjunto também aqui poderá dar a sua opinião.
O engraçado é que eu não conhecia a salsa e apenas a comprei porque o sr. rui borges da Delmax a sugeriu e ao princípio não fiquei lá muito entusiasmado, mas com a rodagem dei-lhe razão. mas atencão que a diferença é pequena, neste nível de preços não há milagres.
cumps
jose mario
el_raton
12-01-2008, 21:02
Krell Technics SL 1210 MKII Braço origem Rega Bias 2 Goldring PA1 goncas_pt Pro-Ject RPM 9.1X Pro-Ject 9cc Denon DL 110 NAD PPA2
vinilsuporter Thorens TD-160 Rega RB300 Denon DL-103/Ortofon MC Salsa Audio Innovations P2MC mod.
el_raton Systemdek IIX900 Rega RB250 Denon DL-103 -
Forista Fonte
Johnny Sony ST-S707ES
aemarques
04-02-2008, 20:24
aemarques Denon DP-59L Braço de origem Goldring 2200 Rotel RC-06 (phono integrado)
vinilsuporter Thorens TD-160 Rega RB300 Denon DL-103/Ortofon MC Salsa Audio Innovations P2MC mod.
Forista Fonte
Johnny Sony ST-S707ES
pedromdf
21-02-2008, 00:53
Já está nas mãos de Rui Borges o meu "novo" Thorens TD145 que vai beneficiar de um mod made by RB e vai ficar com uma Ortofon 530 mkII, aconselhada pelo mesmo.
Fiquei a saber que possuo uma edição especial que na época era fornecida sob encomenda e que por isso era mais cara que o modelo normal. O próprio RB ficou radiante pois conhecia bem esta opção mas ainda não lhe tinha passado nenhum pelas mãos. Imaginem então como fiquei.
"Vai ficar espantado quando ouvir isto a tocar", palavras de RB, mas só daqui a 30 dias (na melhor das hipóteses).
Até lá vou-me contentando em ouvir prateados, que também os há muito bons ...
goncas_pt
21-02-2008, 14:11
goncas_pt Pro-Ject RPM 9.1X Pro-Ject 9cc Denon DL 120 NAD PPA2
aemarques Denon DP-59L Braço de origem Goldring 2200 Rotel RC-06 (phono integrado)
goncas_pt Tecnhics SL2900 Braço de origem Ortofon 510MKII NAD PPA2
Forista Fonte
Johnny Sony ST-S707ES