PDA

View Full Version : DV-696AV ou Samsung DVD-HD860

rsprivado
19-09-2006, 17:22
boas a todos.
ando a pensar comprar um dvd e ando indeciso entre estes dois:

Pioneer DV-696AV ou Samsung DVD-HD860

Tenho comigo um Pioneer DV-575 mas queria comprar um outro para um familiar chegado...
Ando a pesquisar pelos sites de marcas mais conceituadas e reparado em algo que me atrai bastante que se resume á taxa de transferencia ( VIDEO DAC ) se se pode assim dizer: bits e Mhz...

Resumindo: o meu Pioneer DV-575 que se tem portado de escelente forma tem um Vídeo DAC 12 bits/108Mhz
o Pioneer DV-696AV tem exactamente o mesmo! e
o Samsung DVD-HD860 tem um Vídeo DAC 14 bits/108Mhz
Pergunta: Que diferença poderá fazer + 2 bits ou que influencia poderá fazer a medida de Mhz no que vejo em alguns leitores DVD de gama mais alta?

RS
19-09-2006, 18:53
Ainda ninguém respondeu, mas eu atrevo-me (como iniciado :devil:) a dizer alguma coisa.

- Não olhes para as especificações dos DACs de Video. Mesmo que os venhas a usar (isto é, se usares ligações analógicas e não usares nenhuma ligação digital) não dizem nada sobre a qualidade de imagem. Essa só consegues avaliar vendo os leitores em acção (particularmente com o display com que o vais usar) ou esperando pelo feedback de alguém que já tenha visto e comparado.

- Como utilizas como referência o Pioneer 575 (que eu também tenho) posso-te dizer sobre o mesmo que a qualidade de imagem quer por scart/rgb quer por componentes (interlaçado ou progressivo) não é, na minha opinião, nada de especial. Pelo contrário. Provavelmente qualquer uma das alternativas que referes, só pelo facto de serem mais recentes, serão melhores relativamente às mesmas ligações analógicas.

- Se pretendes usar uma ligação digital, eu até agora só li/ouvi coisas positivas sobre o Pioneer 696. Como já referi, tenta arranjar um (ou os dois) para avaliar com o display que vais usar.

Cumps

NFCDS
20-09-2006, 10:23
Acho que é isso que o RS disse, ou seja, se for para utilizar a saída digital (HDMI) julgo que é indiferente os DAC de Video, dado que não há a conversão digital -> analógico -> digital.

Se utilizares as saídas analógicas (scart, s-video, componentes, etc), julgo que 2 bits não irão fazer grande diferença. Mas se a dúvida persistir, não há nada como experimentar lado a lado (de preferência com o mesmo display).

Da experiência que tive com um Sam HD-850 e agora com o Pio 696, sem dúvida que te recomendo o Pioneer :Yes:

rsprivado
20-09-2006, 11:13
mas , mas, mas.... lol
em HDMI deveriam ser todos iguais? certo?
é que o 575 tem o mesmo DAC que o 696 por isso n percebo que diferença poderia fazer de utilizasse o meu 575 ou o 696 em RGB?

ontem fiz a experiençia e resultou melhor em coneção RGB mas a sair em video interlaçado ou em progressivo do que saída em RGB, será que alguem me compreende?

miguelbarroso
20-09-2006, 11:17
o DAC não é tudo num leitor... o chip que faz a descodificação MPEG tb faz muita diferença... ah, e dois DACs com as specs generalistas iguais (12 bits/108Mhz ), não quer dizer que sejam mesmo iguais...

RS
20-09-2006, 11:22
em HDMI deveriam ser todos iguais? certo?

Errado. Apesar de por HDMI o sinal de video ser transmitido no dominio digital, acredita que a semelhança entre o que sai pela saída HDMI de dois quaisqueres leitores de DVD é pura coincidência. E o que sai pela saída HDMI já nada tem a ver com o que estava no DVD. É esse processo intermédio que dita essa diferença. Se quiseres detalho um bocado mais técnicamente.

é que o 575 tem o mesmo DAC que o 696 por isso n percebo que diferença poderia fazer de utilizasse o meu 575 ou o 696 em RGB?

Mesmos DACs não significa forçosamente imagem igual. Pode ser ou não. Depende das implementações. O descodificador MPEG2 e/ou o chip que faz o desinterlaçamento acredito que tenham mais influência do que propriamente o DAC de Video.

ontem fiz a experiençia e resultou melhor em coneção RGB mas a sair em video interlaçado ou em progressivo do que saída em RGB, será que alguem me compreende?

Não. Podes explicar melhor o que resultou melhor ?

Cumps

rsprivado
20-09-2006, 12:06
o que aconteçe no 575, é que em em sintonia RGB n deixa fazer nem interlaçado nem progressivo, só deixa de colocarmos na opção VIDEO. Tem por opção , VIDEO, SUPER VIDEO e RGB

agora descobri este site:
http://www.precomania.com/rating_getprodrev.php/product_id=18402274/id_type=M//

RS
20-09-2006, 12:24
Ok, vamos lá a ver se estruturamos isto:

- O pioneer 575 permite um sinal RGB através da ficha scart. Este sinal é interlaçado. Quando seleccionas sinal RGB pela saída scart, não consegues ter ao mesmo tempo um sinal de video por componentes (interlaçado ou progressivo) pela saída de video por componentes (3 fichas RCA azul, verde e vermelha). Quando seleccionas saída video (sinal video composto) pela ficha scart então já é possível ter ao mesmo tempo um sinal de video por componentes pela saída de componentes (seja intelação ou progressivo).

- Daquilo que percebi, tens o pioneer ligado por scart ao teu display e a imagem é melhor quando seleccionas RGB do que quando seleccionas VIDEO. É isto ? Se assim for é perfeitamente normal dado que um sinal RGB não se compara (por ser muito melhor) a um sinal VIDEO (composto).

- Para tirares partido da ligação de video por componentes (interlaçado ou progressivo) tens que ligar o leitor ao display (se este permitir) através de um cabo de componentes - as tais 3 fichas RCA azul, verde e vermelha, que se denominam YCrCb.

Cumps

rsprivado
22-09-2006, 14:18
bem...depois de tanta confusão acabei de comprar o samsung HD860!
e...... a experiençia foi de algum modo gratificante.
pois cheguei á conclusão que com HDMI mesmo com o cabo de origem a imagem resulta bem melhor com 720p que qualquer outra ligação!!! tendei exprimentar por 1080i mas a imagem fica com alguns arrastamentos e diminui o recorte tornando a imagem um nada mais fosca...
afinal os 14 bits é simples publicidade ou ilusão fisica.

Outros contras são: A luz de On/Off em estado On é demasiado intensa e deveras incomodativa!

outro ponto é: O menu: É muitoooooooooooooooooo lento e na resolução de 720p ele n memoriza para futura reprodução de outro disco, o que quer dizer que quando quero ler a 720p tenho sempre de ir ao menu dar ordem... estranho mas verdade.

E por ultimo o comando: As teclas são quase todas do mesmo tamanho fazendo com que ás escuras n conseguimos distinguir o Play do Stop entre outros

Vou troca-lo e exprimentar o 696AV embora tenha já telefonado para um assistente da Pionner e me tenha dito que os Dac`s são exactamente os mesmos que o meu DV-575 ( granda maquina ), com a diferença que tem ligação HDMI.

PS: espero que vos seja util esta experiencia postada aqui neste topico.
Abraços: Rui Silva

miguelbarroso
22-09-2006, 14:22
Rui... como já te disseram, os DACs são apenas uma parte de um todo que produz a imagem... por HDMI nem usas os DACs... o processamento da imagem, a descodificação MPEG... essas são certamente diferentes das do 575.

rsprivado
22-09-2006, 14:28
OK OK, espero bem que sim, e para melhor.
PS: eu compreendi, referia-me somente aos DAC`s, todo o resto espero que ainda seja melhor.

NFCDS
22-09-2006, 15:01
outro ponto é: O menu: É muitoooooooooooooooooo lento e na resolução de 720p ele n memoriza para futura reprodução de outro disco, o que quer dizer que quando quero ler a 720p tenho sempre de ir ao menu dar ordem... estranho mas verdade.

:nao:... tens essa opção no comando (botão HDMI SEL.) para escolheres entre 576p/720p/1080i o:)