View Full Version : DVD para calibrar LCD/Plasmas
Alguém me pode indicar se existe no mercado algum tipo de dvd para calibrar as cores e a imagem em geral dos lcd/plasmas?
Agradeço a ajuda
Cumps
Joaquim Serrano
beckzito
25-09-2006, 13:52
Dvd Video Essentials.
Ok, e onde se compra uma coisa destas???? :huum:
Tens aqui um link que dá umas luzes...
http://forumhifi.com/board/index.php/topic,2684.0.html
beckzito
25-09-2006, 14:03
Ok, e onde se compra uma coisa destas???? :huum:
Fnac, lojas online, etc.
Além do DVE tens também o AVIA.
Daquilo que já experimentei o DVE para mim parece-me mais fácil.
Prepara-te pois o processo de calibração (pelo menos nas primeiras vezes) é um pouco moroso. Se depois tiveres dúvidas, apita que talvez te possa(m) ajudar.
Cumps
Eu tenho o AVIA (amazon) e depois de calibar a TV catódica, a verdade é que não tem nada a ver. Muito melhor. Mas cuidado. Estamos habituados a ver cores saturadas e mal reguladas. As TVs vêem assim de fábrica porque de outra forma não sobressaiam em relação às outras na loja. Depois de regulado dá uns dias para te habituares à nova regulação. Depois disso não queres voltares como tinhas. Foi uma muito boa compra.
Dito isto, não experimentei com LCD/Plasma porque ainda não tenho nenhum. Poder ser que o Pai Natal seja bonzinho.
Mas, reforçando a dúvida, e após a nega da FNAC, existe alguma loja física onde se possa comprar um dos DVDs que ajude a calibrar a imagem?
E para discussão futura, não acham que as revistas da especialidade deveriam, no momento dos testes aos lcds e plasmas, informarem quais as melhores configurações para cada aparelho, de forma a facilitar a vida a quem possa estar interessado nesses equipamentos?
Cumps
J. Serrano
aluisbeb
09-10-2006, 23:20
Já agora, e um pouco off topic,
ao efectuar a calibração do televisor, seja crt, lcd ou plasma, esta não será afectada pela própria configuração do leitor?
Digo isto porque comprei o leitor dvd ao beckzito e utilizei a funcionalidade da THX no disco do star wars e houve diferenças em relação ao valores registados com o anterior dvd
Cumps
Editado pelo Moderador:
Há certas coisas que ficam tão bem ditas por sei lá... PM não??? :duh:
ao efectuar a calibração do televisor, seja crt, lcd ou plasma, esta não será afectada pela própria configuração do leitor?
Digo isto porque comprei o leitor dvd ao beckzito e utilizei a funcionalidade da THX no disco do star wars e houve diferenças em relação ao valores registados com o anterior dvd
Sim, leitores diferentes poderão originar calibrações diferentes. Se tiveres mais do que um leitor ligado à TV deves calibrar cada um deles (ou seja, cada entrada da TV) separadamente.
Éu já tive 3 leitores ligados a uma TV (CRT) por scart/RGB e por acaso a mesma calibração servia para os 3 leitores o que significa que os 3 estavam realmente dentro dos parâmetros standard do scart/RGB. Mas nem sempre será assim.
Cumps