PDA

View Full Version : E que tal um media center.....

Carteiro
05-10-2006, 19:23
Olá a todos mais uma vez....como sabem ando numa de gastar dinheiro, já foi o lcd, agora vem ai as colunas, depois virá o Receptor A/V, depois os cabos, depois o Leitor de DVD, depois isto e mais isto e mais aquilo....enfim um rio de dinheiro que preciso de achar :-P ... depois de tanta conta de sumir fazer a cabecinha deu á luz e pimba! :luz:

Mediacenter :MrGreen:

Ena... porque é que nunca me lembrei disto, ainda vou a tempo porque só tenho o LCD e as colunas vem a caminho, até seria uma boa solução assim vendo á partida sem avaliar os pós e contras.

Á partida vejo logo as vantagens:

- Custos reduzidos face a tanta coisa que compraria em separado;
- Possibilidades acrescidas em multimédia;
- Menos cablagem;
- Possibilidade de evolução enorme;

Algumas desvantagens:

- Ruido;
- Qualidade dos equipamentos (DVD, Placa de Som, etc);

Enfim fica já uma duvida, será que existem já placas de som dolby digital com saida amplificada como deve ser para ligar directamente as uma Wharfedale por exemplo?

Gostava de ler muitos comentários a este tema pessoal :) , porque parece que mais pessoas tambem já pensaram nisto concerteza.

Cumps.

Tojal City
06-10-2006, 11:41
Não sei se a qualidade dos equipamentos será inferior. Repara não é o leitor de dvd-rom que faz a “descodificação” para a tv, mas sim a placa gráfica. E se comprares uma placa gráfica de média gama (já há ai algumas dedicadas para HTPC com HDMI e a um preço muito aceitável) a qualidade de imagem pelo que leio é tão boa como a dos leitores de DVD de topo de gama. E o mesmo para o som, se comprares uma placa de som da creative, e mesmo as onboard também costumam ser muito boas, também a qualidade poderá ser idêntica a dos leitores de topo de gama, mas para isto tens de comprar sempre receiver de alguma qualidade.
Ainda ficas com a vantagem para depois daqui a um ano poderes comprar uma drive nova de HD por um preço inferior.

miguelbarroso
06-10-2006, 12:22
Esquece placas de som da Creative ou as onboard se queres som "idêntico aos leitores de topo"... Se queres mesmo uma boa opção sem gastar muito dinheiro, tens as M-Audio Audiophile que são muito boas em Stereo, e fazem bypass do DD e DTS para o receiver, ou se quiseres abrir os cordões à bolsa, então tens as RME, que já são de um patamar bem alto.

Com Sound Blasters e afins, tens um som porreirote... mas não penses que tem alguma coisa a ver com "topo de gama".

Placas com saída amplificada para alimentar umas colunas normais... duvido que encontres :-P

Por fim, tens soluções de mediacenters já pré-construídos, mas a oferta cá em Portugal ainda é muito fraca e pouco especializada - em geral são empresas de Informática a tentarem consquistar esse mercado

Em breve surgirá oferta melhor :Yes:

PJ
06-10-2006, 15:10
Já o disse várias vezes e volto a referir. Por 250 euros, já contando com tudo, inclusivé wireless, comando ir, e ligação por componentes, tens na xbox o melhor média center de baixo custo.
Lê todos os ficheiros de audio e video, inclusivé via wireless do PC, vês fotos, dá-te informações meteorológicas e noticias actualizadas e ainda podes jogar. E não é feio, para ter na sala.

miguelbarroso
06-10-2006, 16:03
Não é feio... é horrível.

E faz algum barulho...

Ok, é baratuxo, e nem é mau de todo... tudo depende dos graus de exigência.

PJ
06-10-2006, 21:42
Miguel, com esse grau de exigencia, 250 euros vais tu pagar só pela caixa para um media center. Foi o que me fez desistir e ficar pela xbox. Caixas apresentaveis para pc, era para cima de 250 euros. Mais o resto dos componentes, vais ter media center para 1000 euros. Isto sem pensar no barulho, senão é impossivel. Comparados com os 250 da xbox, já com tudo, é natural que se tenham que aceitar compromissos.
E uma caixa com a frente preta, é feia porquê ?
Mas os pobres é assim :-* têm que abdicar de algumas coisas.

miguelbarroso
06-10-2006, 22:50
Eu concordo que 250? por um media center porreiro como a X-box, qua ainda por cima é uma consola de jogos tb porreira, é uma excelente preço.

Mas como tudo, depende do nosso grau de exigência...

Quanto à caixa, quando eu montar o meu, a caixa será certamente feita por mim (como podes ver por esta, que foi "produção da casa" - a próxima terá melhor qualidade, pois esta foi feita à mão, a próxima será cortada a laser) :D

Por fim, a Silverstone, já tem caixas com muito bom aspecto, a partir dos cento e poucos euros.

Jorge Campos
06-10-2006, 23:31
Oh Miguel estive a apreciar os teus sistemas, o de sala, escritorio, e quarto e so falta mesmo o de cozinhas e W.C., assim e que e ser audiofilo!
Se continuarem com esta qualidade, vai la vai :-P :eheheh:

miguelbarroso
06-10-2006, 23:54
No WC não tenho... mas na cozinha, tenho uma Mini da Pioneer, uma NS-8 :Yes: :eheheh:

trinity
12-10-2006, 15:31
Não é bem um Media Center, mas comprei um disco duro de 300 Gb com saída de linha directa, que ligo ao amplificador. Dá para armazenar toda a música que já ouvi na vida. :eheheh: Também tem saída por componentes até 720p para video, mas para mim não me interessa, porque filmes vejo no DVD de sala ligado ao projector.
A interface com o utilizador tem que ser a TV (além da saída por componentes tem s-video e video composto normal), onde aparece um menu como os que aparece no leitor de dvd quando pomos um CD de MP3.
Por incrivel que pareça, o geniozinho do design que programou a interface escolheu para identificar a musica que estamos a escolher as cores branco sobre fundo amarelo, o que torna impossível visualizar o item actual, temos que deslocar o cursor para baixo e para cima para conseguir ler. Como é que é possível pessoas tão bem pagas (imagino que um programador da Iomega ganhe mais do que eu...) cometa erros tão estúpidos como este e ninguém repare? Bom, uma vez seleccionado o album a tocar, desligo a TV e isso deixa de ser um problema, mas não deixa de ser uma chatice.
Como solução para ouvir música e ver fotos na TV ou no projector é do melhor, acabaram-se os CDs espalhados pela sala e com as capas trocadas...
Saudações

Carteiro
12-10-2006, 16:39
Trinity, onde compraste e por quanto? julgo que deve ser este

http://www.iomega-europe.com/item?SID=23775220a1c85694bcf2a13e4632182cd68:4740&sku=136133663

thks

sealight
12-10-2006, 22:20
Por preços muito semelhantes aos que referiram compram um Kiss DP600 que lê DivX/XVid em HD e WMV9.
Tem ainda wireless, USB2 e audio 5.1.

A Xbox 360 é muito interessante mas não tem HDMI, não lê DivX, muito menos em HD, não tem output a 1080p nem saídas 5.1 analógicas.

PJ
13-10-2006, 07:23
Se a xbox normal lâ divx, duvido muito que a 360 não leia.

trinity
13-10-2006, 12:34
Trinity, onde compraste e por quanto? julgo que deve ser este
http://www.iomega-europe.com/item?SID=23775220a1c85694bcf2a13e4632182cd68:4740&sku=136133663
thks

É igual a esse, embora a capacidade do meu seja só de 300 Gb, esse deve ser um modelo novo.
Custou-me 300,00€ na Fnac. Já tinha visto de outras marcas, como um modelo de 200 Gb da conceptronic por 200,00€ na Chip7, e outro de uma marca estranha no media markt, mas que não comprei porque já tinha uma vez comprado um disco externo dessa marca no mediamarkt que vinha avariado e imediatamente trocado por outra marca.
Da conceptronic está para sair o modelo novo:
http://www.conceptronic.net/site/DesktopDefault.aspx?tabindex=1&tabid=200&Cat=20&grp=2010&ar=194&Prod_ID=1351&Prod=CMED3PLUS
com leitor de cartões e entrada usb frontal.
Como vou também usar o disco para backup de dados do PC, pareceu-me mais fiável a Iomega, além de que o precisava da ligação Firewire que este tem.
Abraço

sorenson
13-10-2006, 12:39
eu uso um mediacenter para as minhas necessidades AV

o que vos posso dizer é que as possibilidades de qualidade tanto visual como sonora são muito altas, no entanto é necessario bastante cuidado e conhecimento para criar uma solução assim...e dinheiro...

para uma solução banal é relativamente simples e barato, mas se queremos qualidades acima da media com niveis de exigencia elevados é preciso saber escolher e como em tudo estar disposto a fazer algumas concessões, dou apenas um exemplo: será muito mais conveniente utilizar o itunes ou o musikcube como player da biblioteca de musicas, no entanto se queremos garantir uma fiabilidade audiofila temos de ir para o Foobar2000 com o kernelstreaming ou um ASIO, e isto é apenas na parte que toca ao software.

sealight
13-10-2006, 20:54
Se a xbox normal lâ divx, duvido muito que a 360 não leia.

A Xbox (I) apenas lê DivX depois de "rippada". Até hoje ainda ninguem conseguiu fazer o mesmo à Xbox360.

De qualquer forma a Xbox (I) não tem output a 1080p (True HD) nem todas as outras coisas (HDMI, saida 5.1 analógica...)

Brevemente a Xbox 360 suportará output a 1080p (mas não por HDMI segundo consta).

PJ
13-10-2006, 21:15
Dá-lhe tempo, além disso com o kiss não podes jogar Pes5 :eheheh:

NFCDS
18-10-2006, 15:15
Sony Vaio VGX-XL202 Media Center PC with Blu-ray Drive: www.trustedreviews.com/article.aspx?art=3570

slc
15-03-2007, 17:29
Saudações a todos

Este é um dos meus primeiros Posts, mas achei que devia meter a Colherada e dar-vos a conhecer a solução que achei mais indicada, tendo em atenção alguns aspectos como qualidade de imagem, qualidade sonora, capacidade de armazenamento, e relação custo beneficio, sendo que esta ultima pode-vos parecer alta, mas cujo investimento compensa largamente.
Embora já tenha visto várias demos de Media Centers, sempre achei que o Investimento numa box com qualidades à altura significava um investimento na casa dos 3000 a 4000 euros, com boa performance tanto em audio como em video, e também silenciosa.
No entanto sempre achei que mais uma caixa junto ao meu equipamento todo, teria que ocupar um volume reduzido, mas mantendo a mesma qualidade.
Sendo assim aqui vai a descrição dos componentes:

Investi num Media Player, o PixelMagic MediaBox MB200

Link do fabricante : http://www.pixelmagicsystems.com/products/media_players/hd_mediabox.htm

Review : http://www.hometheaterhifi.com/volume_13_3/pixel-magic-mb200-media-server-7-2006-part-1.html

Existem duas versões, a MB100 e a MB200, sendo que foi nesta ultima que caiu a minha escolha, em virtude dos componentes a nível de audio empregues.
Como podem ver as caracteristicas são impressionantes, sendo que esta é a unica box que conheço que contêm um scaler incluído, e é das poucas que tem saída HDMI e cuja saída pode chegar aos 1080p, e embora seja um produto em desenvolvimento, e isto significa que ainda existem algumas arestas para limar, o desenvolvimento dos firmwares tem ocorrido com alguma frequência denotando alguma preocupação por parte do fabricante no sentido de minorizar as fraquezas do produto (tem algumas mas poucas).

Vantagens:
- É uma caixinha simpatica, que ocupa pouco espaço e que segundo o que sei e verifiquei em alguns testes que efectuei a algumas semelhantes mas mais baratas, tem uma qualidade excepcional em termos de qualidade de Imagem e de Audio. Acreditem que esta ultima superou bem tudo o que ouvi até hoje (do mesmo género claro).
- É completissima pois suporta imensos formatos de audio e video (em alta definição não suporta ficheiros com codec H264)
- Tem um scaler incluído com saída HDMI, 1080p máx.
- Tem saídas audio de boa qualidade
- Faz absolutamente tudo o que é anunciado, tirando alguns codecs relacionados com o WMV HD, sendo que alguns
ficheiros têm problemas mas que o fabricante está a tentar resolver com o fabrincante do chip de descodificação de imagem (a sigma designs).

Bom este é o media player, e onde é que se coloca o "Material" visionável, audio, fotos, etc?

Bom aí optei por este bicho que pode ter várias mais valias a nível de utilização:

o Thecus 5200R link: http://www.thecus.com/products_over.php?cid=1&pid=8

Podem ler várias reviews do equipamento no site do fabricante

Tenho o Media Player ligado por rede ao NAS Storage onde guardo toda minha informação, sendo que a Mediabox é dos poucos Media Players que suporta o mapeamento de drives de rede usando NFS, que permite uma largura de Banda absolutamente necessária à tranferência em streaming de ficheiros HD, ou mesmo os DVDs de bitrate mais elevado.
Esta solução permite que o storage esteja no escritório (pois tem ventilação como qq caixote de discos), e o Media Player está na sala perto do local de visionamento.

Vantagens Storage:
- Unico ponto de armazenamento para toda a vossa informação
- poupança nos DVD-R
- acesso bastante configurável sendo que o Thecus 5200 tem um serviço imbutido que suporta um Media Center UPNP.
- Quando acabar o espaço poderão sempre actualiza-lo com Discos de maior Capacidade (sata2) embora o processo de actualização do Raid seja algo demorado, mas acho que vale a escalabilidade pelo tempo que demora.
- Tem um Switch Gigabit incluído com 4 portas, com tudo o que isso permite.
- Tem uma porta extra eSata, caso queiram adicionar mais um caixote com discos para aumentarem o espaço disponível
- Tem 2 Portas usb2 caso queiram copiar as fotos que vieram na Usb Pen do amigo que nos fio visitar lá em casa, ou para ligar qq outro aparelho USB.

Desvantagens:

- é algo barulhento, mas segundo a Tomshardware é dos NAS domésticos o máis rápido
- o Firmware ainda está em desenvolvimento, mas está suficiente maduro.
- Não é muito barato, pois além do caixote, há que encher aquilo de Discos, mas que pode ser efectuado por etapas, até porque o preço dos Discos Sata está sempre a diminuir,
- Tem que se mandar vir de Fora, pois n existe representante cá.
- Obriga a que se tenha uma infraestructura de rede montada em casa. Caso n se tenha pode-se sempre optar por esta solução (http://www.netgear.com/Products/PowerlineNetworking/PowerlineEthernetAdapters/HDX101.aspx)
que foi o que eu fiz (é mais um custo, mas para quem n tenha cabo de rede espalhado pela casaé uma boa alternativa, mas que tem que passar por testes pois está dependente da instalação electrica e a qulidade desta ultima varia de caso para caso).
Podem sempre utilizar o wireless, mas infelizmente não sou muito partidário da solução.

Bom a solução total fica algo cara, sendo que não existem em Portugal representantes ou revendedores de ambas as marcas, e estamos a falar de preços :

NAS Thecus 5200 Diskless 800 eur.
Discos para encher o NAS 480 eur (5 discos de 320 GB)
MB 200 +- 500 eur

TOTAL : 1800 aerios + ou -

É um Investimento grande, mas se quiserem coloquem um disco dentro da Media Box, que pode levar um disco IDE, que no caso de escolherem um mais artilhado fica nos 300-400 euritos, mas tb pode escolher um pequenino de 320 GB como eu fiz e já os encontram a 80-90 euros.

Espero n vos ter maçado muito com tanto paleio.

Divirtam-se

SLC