PDA

View Full Version : Pedido de ajuda c/phono

Omar
19-10-2006, 23:59
Boas

Eu tenho um phono já antigo( talvez já "vintage"), Kenwood KD-3070.O meu antigo amplificador Denon PMA-560 tinha um botão para selecionar MM/MC e phono só funcionava bem numa dessas posições ( já não me lembro qual ).

Desculpem a minha ignorância mas qual é a diferença entre MM e MC e como consigo saber que tipo é o meu prato.Aliás até queria comprar uma cabeça nova.

Agradeço aos entendidos ajuda e esclarecimento da minha ignorância.

Cumprimentos e obrigado

Omarhttp://

[anexo apagado pelo Administrador]

vinilsuporter
20-10-2006, 00:47
Caro Omar

Existem 2 tipos de células de leitura: MM (moving magnet ou magneto móvel) e MC (moving coil).

Se o seu PMA-560 tinha a possibilidade de comutar MM/MC e só "funcionava bem" numa das posições, isso é assim mesmo: ou dá numa posição ou dá noutra (nunca nas duas). Sorte a sua pois muitos amplificadores integrados só aceitavam células MM e assim o meu amigo tem a possibilidade de montar no kenwwod qualquer tipo de célula que o Denon "aceita" reproduzir o som.
Se usa agora outro amplificador integrado (não conheço o seu sistema) terá apenas de antes de comprar a célula saber se o mesmo tem a tal comutação mm/mc ou qual o tipo de entrada phono que possui.
Se for um conjunto pré + power e o prévio for um prévio de linha, terá de comprar um prévio de phono para lhe permitir "ler" a célula que instalar. para o gira discos que é não é preciso nenhum andar phono por aí além, basta ler alguns dos tópicos alusivos ao vinil para descobrir diversos modelos.
os kenwwod são bons gira discos e tocam bem quando afinados. o seu modelo não conheço.

cumps

josé

Omar
20-10-2006, 00:58
Obrigado pela explicação.

Agora tenho um AV/receiver e assim pressumo que se o mesmo não possuir a possibilidade de comutação MM/MC terei verificar o manual do mesmo e comprar uma célula adequada à entrada phono do A/V. Estou correcto ?

No manual do A/V, na entrada de phono diz: "is designed for use with moving magnet cartridges..."

Assim, posso concluir que só aceita células MM ?

Cumprimentos e obrigado

Omar
20-10-2006, 01:11
Obrigado pela explicação.

Agora tenho um AV/receiver e assim pressumo que se o mesmo não possuir a possibilidade de comutação MM/MC terei verificar o manual do mesmo e comprar uma célula adequada à entrada phono do A/V. Estou correcto ?

No manual do A/V, na entrada de phono diz: "is designed for use with moving magnet cartridges..."

Assim, posso concluir que só aceita células MM e não necessito de prévio de phono?

Cumprimentos e obrigado

vinilsuporter
20-10-2006, 10:47
caro omar

correcto. terás de comprar um célula MM adequada às caracteristicas do braço que equipa o teu kenwwod e à headshell respectiva. tens o "livro" com as caracteristicas do gira discos ?

cumps josé

Omar
20-10-2006, 11:39
Boas

Como o phono era do meu pai já não tenho o manual do mesmo.Já tentei na net mas tb não não consegui. Acho que vou mesmo levar o prato aquela casa das agulhas da Rua das Portas de Santo Antão, junto ao coliseu.

Outra coisa : os cabos de ligação que na ponta são terminados em rcs + 1 de terra são curtos.Devo mandar substitui-los ou arranjo um cabo de acrescento rca fêmea/rca macho de boa qualidade e acrescento + 75 cms ?

Mais uma vez obrigado

Omar

vinilsuporter
20-10-2006, 12:36
quanto menos ligações e emendas houver entre o sinal de partida e o de chegada, melhor.
se tiveres a possibilidade de "refazer" os cabos, com a introdução de uns novos e mais adequados, o som só agradece.
Em Lisboa tens a Delmax que te faz isso numa boa e o Rui Borges é a pessoa mais adequada para até te dar uma opinião geral acerca do teu kenwood, qual a célula mais adequada, etc etc. e até procede à sua montagem e te afina o gira discos (penso eu de que).
Eu como te disse não conheço o teu modelo, ouvi uma vez um KD-996 que é muito raro e fiquei muito bem impressionado.
Depois disso tudo feito, tens de testar com a tua entrada phono do teu receiver e já agora fazer mais tarde um teste com uma unidade phono emprestada para verificares se a diferença entre uma opção e outra justifica ou não ires para a compra de de previo phono.
Eu falei-te na Delmax pois tenho lá o meu Thorens TD-160 a transformar, vai levar um braço Rega RB300 e toda a cablagem vai ser mudada.
Ainda sobre as células MM e MC eu pessoalmente gosto mais das MC e mesmo no outro que tenho, o Thorens TD-165 com braço de origem, a Ortofon MC15 Super II porta-se muito bem, mas eu uso uma unidade de phono a válvulas de outro campeonato. Eu digo-te isto só para teres uma ideia que há muitos factores que vão influenciar positiva ou negativamente o comportamento do teu kenwood, o prato e o braço são importantes mas depois há muitos outros factores condicionantes do final desempenho sonoro do mesmo, daí eu te aconselhar um dia a comparares pois tenho a ideia (se calhar errada) que as entradas phono dos receiver não devem ser "grande coisa". Mas eu sou um amador entusiasta do vinil, com pouco dinheiro, daí ser melhor aconselhares-te com quem sabe, vulgo Delmax através do sr. Rui Borges.

josé

KRELL
22-10-2006, 18:50
mas eu uso uma unidade de phono a válvulas de outro campeonato.

José: qual é essa unidade? ando à procura de um phono stage valvulado, ja me deram algumas dicas mas mais uma opinião é sempre bem vinda
Cumps

vinilsuporter
22-10-2006, 23:02
Caro Krell

Quando eu digo é de outro campeonato, não estou a afirmar que seja melhor ou pior que as actuais que não conheço. É de outro campeonato no que concerne ao preço, já que me custou há mais de 12 anos na Luz e Som aqui no Porto a módica quantia de cerca de 230 contos.
A marca penso que já nem existe e o modelo é Audio Innovations P2MC. Tem para mim um grande valor estimativo por circunstâncias diversas da vida e gosto muito do seu som. casa muito bem com a Denon DL103 e tem-se dado bem com a actual célula do 2º gira discos (Ortofon MC 15 Super II).
Mas acredito que com a evolução que os prévios de phono têm tido, pelo mesmo preço se consigam coisas melhores.

Cumps

josé

KRELL
23-10-2006, 09:34
Bom dia caro amigo José

Agradeço a informação sobre o phono stage, fico contente em saber que foi no Porto porque normalmente falam que os entendidos estão na Delmax ou o Sr. Rui Borges e isso fica em Lx o que não me facilita muito as audições.
O mundo do vinyl para mim é mais complicado que o mundo do cd porque é muito simples encontrar um leitor de cd e fazer várias audições porque todas as lojas se disponibilizam e quanto aos pratos já não é bem assim.
Vou tentar passar na Luz & Som e ver com calma até porque a minha compra não será para breve, e ver se acerto, já tenho algumas dicas de alguns menbros deste forum.

Cumps

vinilsuporter
26-10-2006, 00:25
Caro Krell

Presumo que conheces, mas mesmo assim aqui fica o link:

http://www.elusivedisc.com/prodinfo.asp?number=MHVP129

Descontando a publicidade, é capaz de ser interessante, o problema é ouvir uma coisa destas.

josé

shade_of_pale
26-10-2006, 00:31
Interessante este Bellari, e classe B da stereophile. Para este escalão de preços deve ser imbativel.

gorogoro
26-10-2006, 10:10
Interessante este Bellari, e classe B da stereophile. Para este escalão de preços deve ser imbativel.

um phono stage com volume???? :huum:

vinilsuporter
26-10-2006, 10:31
Caro gorogoro

Se assim for não é o primeiro que tem volume.
Posso dar-te o exemplo do meu phono: tem volume e pode ser ligado directamente ao amplificador de potência melhorando claramente o desempenho pois não há outras ligações pelo caminho. Se for ligado a um prévio, tem um controle que rodado totalmente para a direita o "tira de linha", passando neste caso o volume a ser "regulado" pelo prévio.
Como eu não uso "prévio", ligo-o directamente ao um "power" que foi "modificado" com a alteração do circuito e a inclusão de um pot de volume, rodo o tal botão (ou controle) para a direita e o tal pot de volume controla o volume do som.
A única chatice que tenho é que quando quiser voltar a ouvir cd, tenho de trocar o cabo interconnect.
O deixar de utilizar prévios foi uma opção seriamente ponderada, daí a escolha de modificar o power a válvulas (golden tube audio se-40) que tinha alguns problemas de aquecimento e desregulação do biass e assim matei 2 coelhos de uma só cajadada. É evidente que esta operação foi feita por uma pessoa amiga e competentíssima para o efeito, sem o qual eu teria de comprar um amplificador novo.

josé

westernelectric
26-10-2006, 10:35

É possível, já que permite a sua ligação directa a um "power", eliminando a necessidade de um pré-amplificador. Essa Belari também tem o botão de volume por outra razão, é que também é um amp. para auscultadores.

gorogoro
26-10-2006, 11:19

É possível, já que permite a sua ligação directa a um "power", eliminando a necessidade de um pré-amplificador. Essa Belari também tem o botão de volume por outra razão, é que também é um amp. para auscultadores.

Sim, mas para os ascultadores tens outro volume :P. Fixe isso de ligares directamente a um power, mas nao faz mt sentido pq normalmente tens sempre mais de uma fonte para as mesmas calunas, logo a necessidade de um pre pra ligares as varias cenas e fazeres switch entre isso para o power...
Como normalmente ligas sempre a phonostage a um pré ou integrado nao sei até que ponto será bom teres dois volumes. Isso nao poderá afectas um pouco a qualidade?

vinilsuporter
26-10-2006, 11:54
caro gorogoro

não há aqui 2 volumes, ou seja, ao "tirar o phono de linha", o seu volume fica inactivo.
eu só uso gira discos e cd (60% - 40%) . como não sou preguiçoso, o trabalho de ir atrás e trocar o interconnect da fonte é minimo comparado com a melhoria de sinal que tenho ao fazer a ligação directa. o que eu sei é que o prévio de linha que tinha só "atrapalhava" o som (ficava mais fechado, mas a marca e o modelo também não eram famosos), daí a opção adoptada que no meu sistema é audivel, nos outros sistemas acredito não seja assim e concordo que quem tenha outras fontes para além das mencionadas não seja exequível este procedimento.

josé

shade_of_pale
28-10-2006, 19:34
Já coloquei este post no som "Problemas de hummmmmm" mas como o problema surgiu desde que liguei o phonostage, apresento aqui tambem o problema:

Estou com um problema de hummmmmmmmm, sai nas 2 colunas e surgiu desde que ontem liguei um novo phonostage, como comprei em Inglaterra veio com uma ficha de 3 pernes a ficha inglesa, comprei um adaptador, que tem dum lado a entrada de 3 pernes onde liguei a ficha do phono, e do outro tem a ficha normal de 2 pernes que liga a tomada na parede.

Ora bem este hummmmm nota-se bem quando nao à música, e à medida que levanto o nivel de som ouve-se mais. Tinha o phonostage no ganho maximo para a minha cabeça Dynavector karat D2 MKII, que vi em em livros (Listener) editor Art Dudley que escreve tamb para a stereophile, e revistas que tem uma saída de 0,23mv, enquanto no site do importador a Audioteam tem 0,26mv, não sei qual será o correcto?????????

É que o 1º intervalo MC Very Low O/P vai de 0.05 - 0.25 mV, o 2º MC LOW O/P vai de 0,25 - 0,4mV, e o 3º MC Normal 0.4 - 0.6 mV, e estive na dúvida, assim optei por acertar para o 1º intervalo, mas depois como o barulho do Hummm era muito baixei para o 2º Intervalo. Mas continua fazer Hummmmmm, verifiquei cabos, desliguei, liguei, desliguei muitas x, mas continua a fazer, não sei o que poderá ser.

Mas é incomodativo! Sugestões?

westernelectric
28-10-2006, 22:02
Shade, já ouvi dizer que às vezes o ruído nos amps. se deve a más ligações de terra, á provável que o problema esteja na ficha.

vinilsuporter
28-10-2006, 22:27
caro shade of pale

aqui vai um "disparate":

presumo que o teu gira discos tem um fio de massa que liga ao prévio de phono. ok ?
experimenta desligar esse fio e vê se o huuuummmmm se mantem.

josé

shade_of_pale
29-10-2006, 13:41
Ora bem la estive a experimentar a desligar o fio da massa do g-discos e o barulho de presença ainda aumenta um bocadinho, não deu certo. Porque será este hummmm irritante? :duh:

shade_of_pale
29-10-2006, 13:44
Shade, já ouvi dizer que às vezes o ruído nos amps. se deve a más ligações de terra, á provável que o problema esteja na ficha.

Será que é da ficha adptadora que uso como ligação do cabo do phono a tomada na parede? :duh:

MikeF
29-10-2006, 15:54
tens algum cabo de corrente a passar perto do cabo de sinal?
induz hum...

vinilsuporter
29-10-2006, 21:53
caro shade of pale

o problema pode então passar por um problema na ligação interna do gira discos, no que à massa diz respeito.
no meu TD-165 (e foi por isso que te fiz a sugestão) eu tenho o tal fio de massa desligado do previo de phono, pois de outro modo eu teria o tal huuuuuummmm nas colunas (e assim com o fio desligado o silêncio é total).
em breve o problema deverá ser resolvido, por quem sabe que não eu, e passará pela medição dos valores de saída com um equipamento adequado, no sentido de detectar o problema.

josé

shade_of_pale
30-10-2006, 12:33
Separei tambem o cabo de sinal do da corrente, mas continua igual, tambem isolei o pin da ficha inglesa com fita isoladora, mas nada.

Começo a acreditar que tambem possa ser mesmo do proprio phonostage, ter aquele hummmm quando não á música, o tal som de fundo, que se começa a notar em volumes mais altos, e a intensificar á medida que puxo pelo volume.