PDA

View Full Version : Gainclone

FMoreira
21-10-2006, 15:21
Estou neste momento a começar a montagem de um gainclone.
Comprei o Kit Premium do Peter Daniel (www.audiosector.com) e já tenho os transformadores (2x 400VA).
As caixa serão compostas de aluminio e madeira. Paredes em aluminio de 8mm, fundo em aluminio de 2mm e topo em alumino perfurado de 2mm, e duas laterais em madeira (panga-panga de 30mm).
De inicio vou experimentar fazer dois monoblocos, com duas fontes de alimentação separadas (400VA cada) e um "pre passivo" (será mais um selector de fontes com um atenuador...)
Os cabos de ligação no interior de todas as caixas são "cardas" comprados ao Peter.
Todas as soldaduras serão com "wonder solder"
Para já, nesta fase de testes vou colocar RCA's e terminais de colunas normais comprados numa casa de electrónica, depois logo decido se vale a pena mandar vir terminais "cardas" ou outros...
Para os "umbilicais" estou a pensar experimentar cabos de coluna "kimber" com fichas "Neutrik" de 4 polos.

Iniciei o trabalho com os materiais que foram chegando... a nivel de electrónica ainda me falta a solda, portanto, não dava para começar por aí. Os aluminios também só devem chegar durante a próxima semana, portanto começei pelas madeiras...
Cada peça de madeira foi lixada primeiro com uma lixadora vibratória com lixa grão 280, depois à mão com lixa grão 400. Depois de lixada, foi aplicada cera de acabamento (3 camadas com intervalos de seca de cerca de 1 hora) e polida à mão com uma escova do tipo das escovas de engraxar calçado.

Entretanto, estou também a tentar encontar "alodine" para depois aplicar no aluminio. Ainda não decidi se o aluminio vai ser "polido" ou "escovado", só quando o receber, depois de experimentar com uma das peças irei decidir.

Está a ser um processo bastante moroso, mas... não tenho pressa e está a dar-me bastante gozo...

Depois de ter cada um dos elementos montados (caixas e electrónica) vou tentar fazer alguns testes com vista à qualidade de som, experimentar diferentes condensadores, diferentes cabos, diferentes filtragens nas PSU, etc...

Dado que a experiencia neste tipo de projectos é nula, todas as sugestões e/ou troca de opiniões são bem vindas. Já existe pelo menos um coforista que montou um destes kits (que aliás é o culpado disto!!!), portanto, vamos lá a ver se conseguimos ouvir música de forma decente sem gastar fortunas...

Irei brevemente colocar fotos da evolução do projecto...

miguelbarroso
21-10-2006, 15:39
Boa Fmoreira :Yes:

nada como um projecto assim para inaugurar a secção DIY! ;D (ok, já havia outros posts, mas este é o primeiro colocado aqui directamente :eheheh: )

Vou ficar muito atento, pois tb tenho vontade de num futuro everedar por aqui. Para já ando na investigação de coisas para as SDL (Single Driver Loudspeaker).

Mas tenho aqui duas questõe para te colocar: onde arranjaste o alumínio de 8mm? e o que é isso do "alodine"???? :huum: :huum:

Bom trabalho!

PS. Já agora, ficam aqui umas imagens para teres noção do acabamento escovado que dei à caixa de computador que eu construí há uns anos:

http://www.tribalddb.pt/barroso/fotos/2002_0628AN.jpg

http://barroso.phneutro.com/al3/al³-8.jpg

http://barroso.phneutro.com/al3/al³-7.jpg

http://barroso.phneutro.com/al3/al³-5.jpg

[anexo apagado pelo Administrador]

Mozartiano
21-10-2006, 18:27
Boa Tarde :Yes:

Gostaria apenas de mandar um abraço online a este nosso amigo, pois este singelo e pequeno País á beira mar plantado precisa de gente assim. Temos que dar valor a todos aqueles que se lançam em projectos válidos, pois temos que perder um pouco o hábito de dizer só mal dos portugueses, infelizmente a balança cai para esse lado, do dizer mal, eu também tenho parte de culpa, mas é a realidade Portuguesa. Neste e noutros casos, gentes do nosso Portugal deveriam estar noutras terras onde o valor fosse realmente atribuído. Tiro o chapéu :worship: ao nosso amigo pelo projecto, ou projectos, siga em frente, pois para a frente é que é o caminho. :poing:

Abraço

FMoreira
21-10-2006, 19:07
Miguel,
De facto não foi fácil arranjar aluminio de 8mm, mas como trabalho numa empresa de construção civil (bastante grande...) foi por os contactos a trabalhar... :)
A alodine:

"Alodine" is a non-anodic protective coating. Alodine {aka Iridite, aka Chromate Conversion} is a microscopic thin film commonly prescribed on aluminum to:

Provide an Excellent surface prep for paint
Aid in Corrosion Resistance
Impose desired Electrical 'Resistance' characteristics, and so is commonly prescribed for Radio and Amplifier cabinets.

Pela informação que tenho conseguido reunir, tipicamente o alodine é aplicado por submersão em tina, mas mais uma vez, os contactos estão a trabalhar, e parece haver em spray... estou à espera de resposta...

Já agora, como escovaste o aluminio da caixa do PC? (que por sinal ficou fantástica, Parabéns!!!) foi à mão? com lixa, escova ou lã-de-aço? Depois de escovado não aplicaste nenhum produto para proteger de riscos e corrosão? é que se não arranjar o alodine, não sei como fazer, o verniz não me parece uma solução...

FMoreira
21-10-2006, 19:10
Só mais uma questão,
Onde aranjaste os pés que colocaste na caixa do PC?

miguelbarroso
21-10-2006, 22:21
Isso de ter bons contactos vale ouro :Yes:

Escovei o alumínio à mão com lixa, usando apenas um bloco para lixar - lixa de água, creio eu de grão 160 (mas não garanto - já lá vão 4 anos!)

quanto aos pés, foram feitos em madeira, e forrados com uma película cinzenta metalizada de modelismo - solução de recurso!

aqui duas imagem do trabalhinho em curso:

FMoreira
22-10-2006, 01:35
Excelente trabalho, e ainda por cima bem documentado.
Mais uma vez os meus parabéns!!!

Falp
22-10-2006, 10:45
Excelente trabalho Miguel :Yes:

E força no teu projecto Fmoreira, vai postando :Yes:

Aquele abraço!

FMoreira
22-10-2006, 20:20
Boas,
Para informação dos interessados, irei começar a colocar algumas fotos dos componentes e evolução do projecto.
Como não me parece que este seja o local para colocar todas as fotos, muito brevemente irei colocar a descrição mais detalhada em http://www.moreira.com.pt/gainclone/index.htm para quem quiser consultar.

Para já aqui ficam algumas...

- A chegada do kit devidamente embalado
- Os componentes
- O atenuador e o selector de fonte
- Os condensadores

FMoreira
22-10-2006, 20:31
Mais Algumas...

- Os dissipadores (ainda sem limpar...)
- Os Transformadores
- Detalhe de um transformador
- RCA's

FMoreira
22-10-2006, 20:39
e mais algumas...

- A PCB
- A outra face da PCB
- As madeiras ainda em bruto

FMoreira
22-10-2006, 20:50
- Madeiras já polidas (ainda falta mais uma polidela...)
- Madeiras dos amplificadores
- Madeiras do pré

Para já não tenho possibilidade de evoluir mais, ainda me falta a solda para começar com a electrónica, e os aluminios e parafusos para poder começar com as caixas, entretanto vou polindo as madeiras... :eheheh:

Falp
22-10-2006, 22:12
Calculo que queiras fazer uma caixa igual às das fotos do site, bem giras por sinal... :Yes:

Não vendem essas caixas em kit?

FMoreira
22-10-2006, 22:36
Penso que te estejas a referir ao site do Peter Daniel (www.audiosector.com).
De facto a ideia é fazer algo muito semelhante, embora ele faça dual-mono e eu vou fazer monoblocos.
As caixas, ele não vende, vende é o amp já montado, mas custa cerce de 1300 $USD...

Eu sei que tu vais ser o próximo a comprar o kit... :Yes:

Falp
22-10-2006, 22:55
Adoro fazer DIY, mas neste momento nem logística teria... ;)

miguelbarroso
22-10-2006, 23:08
Já agora 2 coisinhas:

- a madeira que estás a usar, creio que se chama Panga-Panga e não Tanga-Tanga :-P
- o alumínio da minha caixa foi acabado com verniz, embora muito diluído pelo que quase nem se nota que o mesmo foi aplicado.

FMoreira
22-10-2006, 23:20
- a madeira que estás a usar, creio que se chama Panga-Panga e não Tanga-Tanga :-P

Pois...
Como dizia o outro... "a tanga dada não se olha à panga"

Agora a sério, obrigado pelo esclarecimento, porque acho que é importante saber de facto o que compõe as nossas máquinas.

JPAguas
23-10-2006, 00:14
Cumprimentos a todos os membros do forum!
Estou a pensar enveredar pela construção(montagem) de um amplificador digital da marca Hypexwww.hypex.nl (http://www.hypex.nl), e gostaria de saber se algum membro do forum já construiu algum? Ou se conhece alguém que o tenha feito e queira partilhar a experiência? Não me estava a apetecer fazer uma e por outro lado como não queria uma caixa, com um aspecto rústico/artesanal, lembrei-me de postar, para ver se alguém conheçe algum fornecedor de caixas de alumínio, já feitas, BB?(bonitas e Baratas)
JPA

Miguel Carvalho
23-10-2006, 01:30
Cumprimentos a todos os membros do forum!
Estou a pensar enveredar pela construção(montagem) de um amplificador digital da marca Hypexwww.hypex.nl (http://www.hypex.nl), e gostaria de saber se algum membro do forum já construiu algum? Ou se conhece alguém que o tenha feito e queira partilhar a experiência? Não me estava a apetecer fazer uma e por outro lado como não queria uma caixa, com um aspecto rústico/artesanal, lembrei-me de postar, para ver se alguém conheçe algum fornecedor de caixas de alumínio, já feitas, BB?(bonitas e Baratas)
JPA

Antes demais queria felicitar o FM Moreira e o JPA por esta iniciativa! Eu proprio já me pus esta questão mas não sou lá muito dado à electrónica. Mas pode ser que mais tarde e com a vossa experiencia e feedback me dedique a algo do género!

JPA de facto estes UcD da Hypex tem muito boas criticas um pouco por toda a parte e são já utilizados por companhias como a CIAudio nos seus amps e com algum sucesso como demontrado pelas reviews da Positive Feedback ao CIAudio D200 e no recente show HE2006 em que os D400 acompanharam as VR5! portanto parece-me ser uma excelente aposta esta que fazes nos módulos da HYPEX! Ja estive em tempos a dar uma olhadela aos preços e de facto comprando o amp, power suply e transformador por cerca de 500 euros poderás fazer um monobloco baseado nos UcD400.

Entretanto deixo-te aqui algumas coisas que fui reunindo sobre os módulos UcD (se calhar algumas já deves ter consultado mas aqui fica):

UcD400 (http://hardwareanalysis.com/action/printarticle/1822/)

UCD180 TNT review (http://www.tnt-audio.com/ampli/udc180_e.html)

UcD700 inglês (http://www.hypex.nl/docs/AR.pdf) e aqui original italiano com algumas figuras UCD700 original (http://www.hypex.nl/docs/AR.pdf)

Aqui Thread sobre os módulos Hypex (http://pinkfishmedia.net/forum/showthread.php?s=6bc4dc5885402eebfcc096254f2e1d50&t=26205)

Depois vai postando os avanços e se possivel com fotos!

Nota: desculpa a intromissão FMoreira

miguelbarroso
23-10-2006, 11:21
Esses da Hypex parecem-me mesmo tentadores, pois os módulos já vêm montados :lalala:... é só juntar módulo+PSU+transformador meter tudo numa caixa, e voilá! :Yes:

Secalhar ainda faço um destes mais cedo do que julgava... :-P

Miguel Carvalho
23-10-2006, 11:36
Esses da Hypex parecem-me mesmo tentadores, pois os módulos já vêm montados :lalala:... é só juntar módulo+PSU+transformador meter tudo numa caixa, e voilá! :Yes:

Secalhar ainda faço um destes mais cedo do que julgava... :-P

Pois era essa ideia e parece-me que não será muito dificil! E já para não falar no preço que não me parece excessivo... Um monobloco com 700 w a 4 ohms por cerca de 800 euros parece-me bastante razoável! Mesmo assim não me vou meter nisso para já...

Miguel já que tás com o "bichinho" aí dentro avança e depois vai colocando fotos! :Yes:

paulomartires
23-10-2006, 11:42
Bons dias,

antes de mais, parabéns ao FMoreira pelo projecto. So o som for tão bom como o do meu, de certeza que não se vai arrepender, sobretudo tendo em conta o preço do projecto.
Por falta de tempo, o meu amp continua na sua ranhosa caixa de madeira e estou cheio de inveja das madeiras do FMoreira. Espero conseguir ter tudo montado antes do Natal. Já agora, o aluminio foi adquirido onde? Apenas consigo encontrar com o máximo de 6mm.
Em relação à solda, eu usei solda de prata, de qualidade mediana e, daquilo que tenho lido, desde que seja de prata não se nota grande diferença entre as várias marcas. Pode é ser mais fácil de trabalhar.
Outra sugestão, o Peter no kit envia duas resistências caddock de 220 ohm, para serem instaladas em R1. Contudo, ele no Patek omitiu essas resistências pq o som fica mais limpo. Eu tb experimentei e gostei mais sem, mas tudo depende do resto do equipamento.

Um abraço,

Paulo

paulomartires
23-10-2006, 12:00
Um link para uma review da 6moons http://www.6moons.com/audioreviews/audiosector/patek.html.

Os Hypex tb parecem interessantes, embora digam que têm um som mais "digital" do que os gainclone.

Paulo

FMoreira
29-10-2006, 14:40
Finalmente comprei a solda para dar inicio à montagem do meu gainclone.
Como qualquer DIY'er que se preze, vai de montar a oficina (laboratório), para desespero da cara-metade, na cozinha... :eheheh:

FMoreira
29-10-2006, 14:49
Vai de dar inicio à montagem...

- Colocação das primeiras peças

FMoreira
29-10-2006, 14:50
Continuação...

A colocação da resistência de feedback não foi tão fácil como eu pensava...

FMoreira
29-10-2006, 14:57
Continuação,
Chegou a vez da rectificadora...

FMoreira
29-10-2006, 15:02
E o primeiro canal estava pronto, até ver sem complicações nenhumas...

FMoreira
29-10-2006, 15:18
E foi aqui que as coisas começaram a dar para o torto...
Depois de ter o primeiro canal terminado, era imperativo fazer o teste. Como não tenho ainda as caixas e portanto não queria estar a soldar cabos sem ter a certeza dos comprimentos necessários (e os cabos são caros...) decidi soldar terminais para poder ligar cabos para testes. Depois esses terminais serão retirados para soldar os cabos nos devidos lugares.
Vai de arranjar uma fonte (um walkman com line-out) e uma coluna (uma coluna de automóvel) que apesar de ser apenas de 4o não me pareceu que daí viesse qualquer problema já que o objectivo era verificar se o power estava funcional ou não.

Vai de ligar o transformador à corrente e... pimba... o integrado estourou. Para melhorar as coisas, quando tentei desligar o transformador da corrente, a p*** da ficha estava presa e não saíu com a rapidez necessária e... pimba... os condensadores pareciam uma castanha...

Bela forma de começar...
Ainda não descobri o que estava mal... decidi arrefecer os ânimos e amanhã ou depois irei tentar perceber o que se passou.

Aqui se prova que esta coisa de DIY não é para quem quer... é para quem sabe! É que isto aparentemente não tem mesmo nada que saber, é uma montagem extremamente simples, mas...

FMoreira
29-10-2006, 15:19
...

paulomartires
29-10-2006, 17:41
FMoreira,

podes colocar fotos da placa rectificadora ligada ao amp? Verificaste a orientação dos condensadores? O chip poderá ainda estar bom, o meu tb estalou um bocado devido a uma resistência mal colocada, agora os condesadores foram ao ar :snif:

Paulo

FMoreira
29-10-2006, 19:06
Paulo,
A rectificadora estava ligada ao amplificador através de cabos que entretanto desliguei para arrumar...
A orientação dos condensadores foi verificada pela indicação na cápsula dos mesmos, onde está indicado o negativo, e não verifiquei pelo comprimento dos pernos... :snif:

Epaminondas
31-10-2006, 16:18
FMoreira,

Lamento o que te aconteceu.
Para a próxima tenta fazer as coisas por partes. Antes de ligares tudo junto, liga a fonte em separado do circuito do amp e verifica se as tensões de alimentação estão correctas.

Também podes com um multímetro verificar se não há nenhum curto-circuito à entrada de alimentação do circuito do amp e na saida do mesmo.

Podes ainda usar um fusivel à entrada da alimentação do circuito para prevenir acidentes durante os testes. Mais vale rebentar fusiveis que o circuito. Começa com um fusivel fraquinho (por exemplo 0,5A; se não ligares logo o altifalante, até podes usar um valor mais baixo)

Vejo pelas fotos que um dos terminais de ligação está sobreposto à tal resistência. Não perdes nada em dessoldar a mesma e colocá-la por baixo da placa de circuito impresso. Parece-me ser uma resistencia de 1W, pelo que deve aquecer um pouco. Se assim for, não a montes encostada à placa de circuito impresso, deixa um espaço de alguns milimetros para ajudar a libertar calor e não queimar a placa, que é suposto aguentar muito calor, e a propria resistência.

Boa sorte e se tiveres alguma dúvida pergunta, pode ser que eu ou alguém te saiba ajudar.

FMoreira
01-11-2006, 12:17
Obrigado.
Já estive a dessoldar os componentes danificados. Ao dessoldar o IC, tarefa que não se revelou nada fácil... parti um perno da resistência de NFB, mais um componente danificado...
Entretanto já contactei o Peter para adquirir os componentes, e segundo ele, deve ter havido um erro na ligação da rectificadora ao power, algum cabo invertido...

Quanto ao facto de ter um dos terminais em cima da resistência, é uma situação provisória, logo que verifique que tudo está a funcionar, os terminais serão retirados e os cabos serão soldados directamente às placas.

Também foi colocada ao Peter a questão do aquecimento da resistência, ele diz que a placa suporta o calor, e que é preferivel estar encostada à placa já que o mais importante é ter os caminhos o mais curto possivel (será que mais 1mm faz diferênça??).

Entretanto já arranjei um multimetro e estive a medir o transformador e a rectificadora, parace estar tudo bem, o transformador estava a dar 23,6V em vez dos 22V, mas a alimentação também estava a 238V em vez dos 220V, penso que por aí não haverá problema.

Hoje não devo ter tempo para pegar nisto, mas a ver se no fds tenho tempo de refazer este canal...

FMoreira
01-11-2006, 12:19
Epaminondas, obrigado pela disponibilidade, irei chatear com certeza... :Yes:

FMoreira
09-12-2006, 16:50
Boas,
Ontem, com a ajuda de um colega aqui do fórum (já viram bem o que se consegue neste fórum???) acabei a electrónica.
Ainda não temos nenhuma ideia do comportamento em termos de qualidade de som, porque o teste foi feito apenas com um canal de cada vez, tendo como fonte um walkeman e como coluna uma drive de automóvel... deu para ver que funciona, mas mais nada. Só irei ligar a fonte e colunas decentes depois de tudo terminado...
Entretanto, nos últimos fins de semana tenho andado às voltas com a "mecânica da coisa" que também não se tem revelado nada fácil. Já foram detectados alguns erros de projecto, mas com os erros também se aprende, e quando um dia quiser fazer outro... já terei experiência...
Verifiquei que a ideia de fazer 5 caixas, além do trabalho extra, também vai levantar algumas dificuldades na colocação do equipamento, hoje talvez fizesse um integrado, ou no limite um pré e dois monoblocos.
Também não foi muito boa ideia fazer as caixas com as paredes todas em aluminio de 8mm, acreditem que não é nada fácil trabalhar aluminio desta espessura. As caixas vão ficar bastante pesadas, o que também tem vantagens óbvias...
Começei ontem a polir o aluminio, começei a fazê-lo à mão com lixa-de-agua grão 360, ao fim de cerca de 1 hora a dar ao braço, para uma peça com 20cmx5cm, em apenas um dos lados, ainda não está nem perto... muitas horas de musculação de avizinham... :) -entretanto talvez experimente com a lixadora vibratória-

Logo que tenha algum tempo tentarei colocar algumas fotos...

Paulo, obrigado man!!!

FMoreira
10-12-2006, 20:02
De facto, este forum (ou as passoam que dele participam) está sempre em cima...
Depois de pensar que não iria ser capaz de polir o aluminio como deve ser, decidi socorrer-me novamente da sapiência dos membros deste forum, e como o Miguel Barroso mostrou a caixa do PC dele, vai de lhe colocar perguntas. O homem foi logo direito ao assunto e disse-me para mudar o grão da lixa... e era mesmo isso, estive a fazer um teste, e consegui mais em 10 minutos, do que com a lixa anterior em 2 horas...

Isto demora... mas vai!!!

Cal
27-12-2006, 19:39
Fmoreira,

Os condensadores electrolíticos explodem quando acontece uma de três coisas:

1. são ligados com a polaridade invertida
2. se troca o + com o -
3. se liga à sorte e se tem azar

Para o integrado explodir também, deves ter trocado a polaridade à saída da ponte rectificadora. Atenção que o + da fonte sai do cátodo dos díodos e o - sai do ânodo (o que pode parecer um paradoxo para alguns).

Basicamente deves ter tido as protecções do integrado em curto-circuito até este estoirar. Até aí o curto circuito deve ter servido para reduzir a tensão inversa aos terminais dos condensadores. Depois do integrado fora do caminho, os condensadores ficaram polarizados negativamente, o que faz com que o electrólito derreta, as placas + e - se toquem, cria-se um curto-circuito que provoca aquecimento dentro do condensador, que faz subir a pressão até ao limite mecânico do encapsulamento do condensador e a partir daí, só há uma saída possível...que é o escape! :-)

Também já me aconteceu o mesmo há uns anos atrás quando montei umas psicadélicas. O que vale é que estavam dentro de uma caixa fechada, senão podia ter levado com a cápsula numa vista!

O segredo aí é ligar o transformador e a ponte rectificadora sozinhos e verificar as tensões com um multímetro, depois ligar os condensadores COM MUITO CUIDADO e verificar outra vez. Só depois de a fonte estar GARANTIDAMENTE bem ligada é que se liga o resto do material.

Um abraço e boa sorte

PS: O meu gain clone está neste momento montado numa caixa de sapatos. Em princípio vou comprar uma caixa vinda de www.audiokit.it (uma galaxy max). Só estou preocupado é com a capacidade de dissipação.

paulomartires
28-12-2006, 10:45
Cal,

e que tal o som, apesar de estar numa caixa de sapatos?
Também comprei duas caixas Galaxy Max... são bem porreiras :Yes:

Paulo

Cal
29-12-2006, 04:31
Olha, só tive paciência de o pôr a tocar um par de vezes. Posso dizer que o som era diferente do meu amp AV (Marantz SR7400), agora se era melhor ou pior...não faço a mínima.

Além disso não tinha as massas bem ligadas e por isso tinha um bocado de hum.

Colocaste dissipadores adicionais ou usas as laterais? Para uso normal devem servir, mas para puxar pelos Watts é curto pois devem ter uma resistência térmica demasiado alta.

Um abraço

paulomartires
29-12-2006, 10:33
Primeiro vou ligar apenas com as laterais... se aquecer demasiado coloco dissipadores adicionais.

Paulo

FMoreira
29-12-2006, 20:28
Cal,

Como dizes, em principio terá sido polaridade trocada.
Mas com a ajuda do PauloMartires, já toca...

A seguir às festas vou recomeçar o trabalho nas caixas e logo que possivel fazer um teste como deve ser.

Está de facto a levar muito tempo, mas a verdade é que este tipo de coisas não é para fazer... é para ir fazendo!

Abraços e boas entradas a todos.

Tube_Dude
23-04-2007, 16:20
[[ Secalhar era melhor continuar este assunto no local certo: ]]

So, Miguel Barroso, here I am! 8)

Que queres saber?

Jorge

miguelbarroso
23-04-2007, 17:20
ando com dificuldades em escolher um projecto, não só para a fonte de alimentação, bem como para o próprio amplificador - é que há 500.000 versões diferentes, e fico sem saber qual a melhor implementação

Estou a pensar em ir para uma fonte de alimentação apenas (nada de dual-mono), com o LM4780 para evitar duplicação de massas

Tube_Dude
23-04-2007, 17:25
Miguel

Acho que uma boa alimentação para os dois canais é a melhor solução , para evitar ground loops.

Usa 10.000 uF de capacidade.

O esquema que vais implementar leva pot ou vai ser apenas Power?

Abraço

Jorge

miguelbarroso
23-04-2007, 17:28
por uma série de exigências da minha utilização, irei utilizar um pré Rotel RC-850 (preciso de várias fontes e de saída de headphones). assim, será apenas um power ::)

Eu sei que um integrado apenas com um potenciómetro seria melhor... mas para já é o que se tem :eheheh:

Tube_Dude
23-04-2007, 17:32
por uma série de exigências da minha utilização, irei utilizar um pré Rotel RC-850 (preciso de várias fontes e de saída de headphones). assim, será apenas um power

Apenas perguntei , para saber qual o layout e grounding ideal... ;)